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Google oferece surpresas em 3D neste Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas acontece neste sábado (31), mas já é possível conferir algumas figuras tradicionais e divertidas da data em Realidade Aumentada direto na Busca do Google.

A novidade pode ser acessada de qualquer o celular e conta com cinco figuras em 3D.

Basta buscar por “Dia das Bruxas” no Google usando um smartphone, e depois clicar em “Ver em 3D” para girar ou aproximar a imagem e enxergar todos os detalhes. Em seguida, é possível trazer as figuras para dentro de casa usando a Realidade Aumentada e ajustar o tamanho delas, além de tirar fotos e gravar vídeos.

As figuras disponíveis são um fantasma em 3D, que pode ser visto para consultas por “Dia das Bruxas”, um gato preto com chapéu de mágico para pesquisas por “gato”, um esqueleto humano que dança para as buscas por “esqueleto Humano”, além do cachorro-quente, que aparece nas buscas por “cachorro”, e o cachorro pirata, para as pesquisas por “pastor alemão”.

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SAGA expande cursos de design para o ambiente online e mira alunos de todo o Brasil

A SAGA expande sua atuação para o ambiente virtual e passa a oferecer cursos online, ministrados ao vivo, para interessados em ingressar na indústria criativa, seja por meio da computação digital, da arte ou dos jogos eletrônicos.

Três novos cursos já estão disponíveis para alunos de qualquer parte Brasil e do mundo, que podem se matricular pelo site.

“Iniciamos o planejamento da SAGA Digital em 2018 e desde então temos realizado estudos e contratações pontuais para transformar este projeto em realidade. Até meados de 2021 teremos investido R$1,5 milhão na transformação digital que levará aos alunos de qualquer lugar a mesma qualidade encontrada em nossas salas de aula presenciais”, disse Alessandro Bomfim, fundador e CEO da SAGA.

“Nossa nova grade curricular vai seguir priorizando a qualidade do ensino, a interação entre alunos e professores e o preparo dos estudantes para diferentes áreas de atuação profissional dentro da indústria criativa, uma das que mais cresce em todo o mundo”.

Para este momento de expansão, a SAGA também desenvolveu um novo site, já alinhado com todas as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e que receberá aprimoramentos em breve para oferecer um ecossistema ainda mais interativo para seus alunos.

Conteúdo pedagógico
A escola segue oferecendo os cursos presenciais “Playgame” e “Start 5.0”, e passa a trabalhar com três novos cursos on-line, o “Playgame 5.0”, “Ilustração Vetorial e Animação 2D” e “Photoshop: do Zero a uma Edição Completa”. Além disso, conta com oficinas gratuitas de Introdução ao Photoshop, Animação e Games, tanto em unidades físicas quanto na plataforma digital.

– Playgame (presencial) e Playgame 5.0 (on-line e desenvolvido em parceria com uma produtora de games) – cursos de produção de games, que ensinam o aluno a fazer seu próprio jogo digital, passando por todas as etapas desde a introdução ao game, desenho básico, concept art de cenários, personagens e armas, escultura de personagem, composição e textura, criação de personagens 3D, animação de personagem etc. Ao final do curso, os estudantes aplicam tudo o que aprenderam no motor gráfico Unreal Engine e desenvolvem o próprio jogo. Ou seja, o Playgame ensina desde a pré-produção até a entrega de uma demo jogável. Têm duração de 24 e 9 meses, respectivamente, com 1 ou 2 aulas por semana. Preço: parcelas a partir de R$289,90.

– Start 5.0 (presencial) – é um curso de nove módulos sobre arte digital, computação gráfica, prototipagem e tecnologias imersivas. Nele, são ensinados arte vetorial, composição de imagens, pintura digital, efeitos visuais e motion graphics para vídeos, edição audiovisual, 3D, animação & interatividade, criação de cenários e personagens, e realidade virtual e aumentada. Tem duração de 27 meses, com 1 ou 2 aulas por semana. Preço: parcelas a partir de R$399,90

– Ilustração Vetorial e Animação (on-line) – ideal para quem deseja começar na área da animação 2D, ensina os conceitos da arte digital e os fundamentos básicos para manipular formas e fazer ilustrações vetoriais de flat design no Adobe Illustrator, além de dar vida às criações a partir de técnicas fundamentais de animação no Adobe After Effects. Esse conhecimento pode ser aplicado nas áreas de publicidade e propaganda, social media e criação de apresentações didáticas interativas. Tem duração de 4 meses, com 1 ou 2 aulas por semana. Preço: parcelas a partir de R$249,90

Photoshop: do Zero a uma Edição Completa (on-line) – ensina técnicas e uso de ferramentas da arte digital no Photoshop. O aluno aprende desde a utilização básica da interface do software até técnicas avançadas de edição de imagens e animação (cinemagraph). Tem duração de 2 meses, com 1 ou 2 aulas por semana. Preço: parcelas a partir de R$199,90.

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AMD revela Radeon RX Série 6000, sua linha de placas gráficas para entusiastas

A AMD revelou sua nova linha de placas gráficas AMD Radeon RX 6000, entregando grande performance e features necessárias para definir um novo padrão de experiência gamer a nível entusiasta.

A série AMD Radeon RX 6000 inclui a Radeon RX 6800, Radeon RX 6800 XT, e a nova topo de linha Radeon RX 6900 XT – a placa gráfica para jogos mais rápida já desenvolvida pela AMD.

As placas gráficas AMD Radeon RX 6000 são baseadas na arquitetura RDNA 2 da AMD – uma nova fundação para os consoles, PCs, laptops e dispositivos mobiles da próxima geração – entregando até 2X mais performance e até 54% mais performance por watt em comparação com as placas gráficas AMD RDNA.

Radeon RX 6900 XT

Também incluem a tecnologia AMD Infinity Cache que entrega até 2.4X maior largura de banda por watt contra placas GDDR6 – apenas baseadas em AMD RDNA.

Com a tecnologia de alta largura de banda PCIe 4.0 e 16GB de memória GDDR6, a série Radeon RX 6000 foi desenhada para suportar os jogos mais exigentes em 4K com as mais altas configurações possíveis.

Preço e disponibilidade
As placas gráficas AMD Radeon RX 6800 e Radeon RX 6800 XT devem estar disponíveis globalmente a partir do dia 18 de Novembro, com preço sugerido de US$ 579 e US$649, respectivamente. A AMD Radeon RX 6900 XT deve estar disponível dia 8 de Dezembro, com preço sugerido de US$ 999.

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PODCAST – “Um ano intenso” Assim foi 2020 para a NTT no Brasil e América Latina

Neste podcast com Jefferson Anselmo, vice-presidente sênior da NTT para o Brasil e América Latina, conversamos sobre o primeiro ano da integração da Dimension Data ao portfólio da corporação, que aconteceu em outubro de 2019.

A NTT é uma empresa japonesa global de TIC (TI e Telecomunicações) com mais de 40 mil funcionários, negócios em mais de 200 países e regiões que provê serviços de nos segmentos de varejo, utilities, saúde, finanças e educação.

Conversamos sobre como foi esse primeiro ano de pandemia na região que Anselmo dirige, cibersegurança, LGPD e outros assuntos.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



GoPro anuncia a chegada da HERO9 Black ao Brasil

A HERO9 Black chega oficialmente ao Brasil, com “tudo e mais um pouco”, a partir desta semana.

“Nossa nova estrela no line up da GoPro tem tudo e mais um pouco, mais pixels, mais telas, mais duração de bateria, mais performance, mais versatilidade, mais GoPro”, diz Nicholas Woodman, fundador e CEO da empresa. “E eu quero agradecer aos brasileiros pela paixão que sempre mostraram à GoPro, significa muito pra gente”.

Para anunciar a chegada do produto, a marca organizou uma live em formato inédito transmitida a partir de um estúdio de televisão com Caio Castro e conta ainda com Marcos Mion, Letícia Bufoni, André Vasco e todo o seu time de embaixadores brasileiros.

Além do sinal ser transmitido nas redes sociais da própria GoPro no Brasil e no seu canal no YouTube, todos os embaixadores também transmitirão o sinal simultaneamente em suas redes sociais.

A nova câmera da GoPro traz muitas novidades incluindo um novo sensor que oferece vídeos 5K e fotos de 20 megapixels, estabilização de vídeo HyperSmooth 3.0 de última geração com nivelamento de horizonte direto na câmera, um novo display frontal, display traseiro maior e bateria com tempo de duração 30% mais longo.

Recursos da HERO9 Black:

– Novo sensor de imagem
– Vídeo: 5K30, 4K60, 2,7K120, 1440p120, 1080p240 e muito mais
– Foto: 20 MP
– Novo display colorido frontal de 1,4″ com visualização em tempo real e modos de status
– Display de toque traseiro maior de 2,27″ com zoom de toque
– Duração da bateria 30% mais longa do que a da HERO8 Black com melhor desempenho em climas frios
– Bateria recarregável removível
– HyperSmooth 3.0 com nivelamento de horizonte integrado à câmera
– TimeWarp 3.0 com velocidade real e meia velocidade
– Transmissão ao vivo em 1080p
– Modo Webcam em 1080p
– PowerTools: HindSight, LiveBurst, Captura Programada e Duração de Captura
– SuperFoto + Vídeo com Lapso Noturno HDR
– Fotos em RAW
– Lentes digitais
– Controle por voz com 14 comandos em 11 idiomas + seis sotaques
– Três microfones com redução avançada de ruído do vento
– Áudio estéreo + RAW
– Alto-falante maior para reprodução de áudio aprimorado
– Tampa da lente removível
– Hastes de montagem dobráveis embutidas
– Resistente + à prova d’água até 10 m
– Compatível com Módulo de lente Max, Módulo de iluminação, Módulo de display e Módulo de mídia para a HERO9 Black

Sustentável
A GoPro também eliminou o plástico da embalagem da HERO9 Black e embalou a câmera em um estojo de viagem de alta qualidade que comporta suportes e acessórios adicionais. “Reduzir o uso de plástico o máximo possível em nosso negócio é uma prioridade para nós”, afirma Woodman. “Estamos entusiasmados em embalar a HERO9 Black em um estojo de viagem de alto valor, no lugar da embalagem tradicional e descartável, e estamos comprometidos em fazer o mesmo com o restante das nossas câmeras até o final de 2021”.

Sorteio
Além disso, a marca realiza um sorteio da nova HERO9 Black e um kit completo com mala de viagem, mochila, acessórios e roupas da marca. Para participar, basta preencher os dados no site e seguir o perfil brasileiro da marca no Instagram: @GoProBR.

Million Dollar Challenge da HERO9 Black
Pelo terceiro ano consecutivo, a GoPro desafia seus usuários a criarem o vídeo de destaque para a sua nova câmera principal. Aberto apenas aos usuários da HERO9 Black, o Million Dollar Challenge concederá uma parte igual de USD 1.000.000,00 aos criadores dos clipes que forem escolhidos para o vídeo do Million Dollar Challenge da HERO9 Black, que será lançado em dezembro de 2020.

Os usuários da HERO9 Black estão convidados a capturar e enviar seus clipes de vídeo do Million Dollar Challenge da HERO9 Black para o site. As inscrições terminam na sexta-feira, 4 de dezembro.

Preço e disponibilidade
A HERO9 Black estará disponível a partir da quinta-feira (29) no novo e-commerce local da marca ( GoProBr.com ) com o preço sugerido de R$4.899,00. “Nossas câmeras sempre foram um objeto de desejo, mas muito além disso, a GoPro chega a ser um movimento aqui no Brasil, de celebração e inspiração. Nossos usuários criam conteúdos incríveis e estimulam uns aos outros a explorarem o País de norte a sul e capturarem e compartilharem imagens e histórias incríveis. Assim decidimos trazer junto com a estreia da câmera no nosso mercado, um conteúdo que celebrasse o lifestyle GoPro com a nossa família de embaixadores”, conta Mauricio Gandini, Country Manager da GoPro para o Brasil.

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PlayStation divulga video global de lançamento do PS5 (assista aqui!)

A PlayStation divulgou hoje o vídeo global de lançamento do PlayStation 5.

A campanha, que traz como tema explorar, conta com narração do rapper Travis Scott na versão em inglês e tem como objetivo celebrar o desejo de romper barreiras do que é possível e despertar emoções e experiências únicas através do PS5.

O vídeo, com dublagem em português, está disponível no canal oficial da PlayStation Brasil no YouTube.

Assista! 

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Demanda por soluções de segurança em nuvem impulsiona Forcepoint no Brasil

O ano de 2020 tem sido muito desafiador para todas as empresas, não só no Brasil, como no Mundo inteiro. A pandemia do novo coronavírus acelerou a migração do ambiente de escritório para o modelo home office, o que criou uma necessidade imediata de CIOs e CISOs reverem os modelos de segurança de suas empresas.

No cenário do Brasil há ainda um outro fator que faz com que os principais gestores se atentem para a segurança de seus dados: a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD.

Diante deste cenário, a Forcepoint anuncia crescimento de 15% em vendas no território nacional durante o primeiro semestre de 2020. Felipe Canale, country manager da companhia no Brasil, prevê crescimento entre 40 e 50% no comparativo ano a ano. “Com esse resultado já temos conversado internamente sobre o aumento da nossa equipe no Brasil e esperamos adicionar mais 30% de novos colaboradores para 2021”, afirma.

Atualmente a companhia tem mais de 400 clientes ativos no Brasil de todos os segmentos, como por exemplo algumas das principais instituições financeiras da América Latina e alguns órgãos públicos.

“Definitivamente a LGPD (recentemente confirmada para este ano) ajudou a impulsionar investimentos em segurança, em especial proteção de dados, onde a Forcepoint se destaca mundialmente há mais de 10 anos. A pandemia, por sua vez, prejudicou algumas empresas forçando o adiamento de investimentos ou troca de plataforma previstos, porém a necessidade de trabalho remoto do dia para a noite trouxe novas oportunidades pois, além da conectividade, é necessário que esse trabalho remoto seja seguro. Um bom exemplo positivo foi a flexibilidade que nossos clientes tiveram em simplesmente mudar a licença antes 100% on premise para uma licença hibrida ou 100% Cloud sem custo adicional suportando essas mudanças”, diz Canale.  

O executivo acredita que, de maneira geral, as empresas brasileiras estão preparadas para garantir a segurança de seus dados. “As empresas que sempre tiveram maturidade em segurança passaram estes últimos dois anos, antes da lei entrar em vigor, de forma mais suave. Aquelas com maturidade mais baixa, sofreram no início, mas estão avançando significativamente. A Pandemia fez com que a o resultado da transformação digital esperada para os próximos 3 anos acontecesse em 3 meses, e segurança da informação aproveitou a onda”, destaca Canale.

A Forcepoint é conhecida por este nome há apenas 4 anos (anteriormente era conhecida como Websense ou Raytheon|Websense), mas tem uma presença no Brasil há mais de 15, suportando clientes e canais. 

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Samsung lança nova versão do Flip, tela interativa voltada para a educação

A Samsung apresentou ao mercado brasileiro a nova versão do Samsung Flip, uma tela digital criada para atender às demandas da educação moderna. Com 85″ e resolução UHD, o modelo WM85R é uma solução inovadora para gerar maior integração entre professores e alunos e oferecer uma experiência mais interativa e completa na aprendizagem em sala de aula.

“Vivemos uma era de acelerada transformação digital e isso também se reflete na educação. Professores buscam novas formas, que consigam melhorar aprendizagem e aumentar interatividade seja presencial ou remotamente. E as telas interativas aparecem como solução eficiente como uma tendência de mercado para os próximos anos. A digitalização dos ambientes escolares é necessária”, aponta Kaue Melo, Diretor da Divisão de B2B e monitores da Samsung Brasil.

O novo Samsung Flip entrega navegação ainda mais fluida e intuitiva para os professores, que podem sincronizar a tela com conteúdos de outras fontes através das múltiplas conexões (USB / HDMI / DP / NFC) para fazer anotações e apontamentos ou criar conteúdos originais a partir de modelos pré-definidos que estão disponíveis na memória da tela.

No caso de anotações feitas sobre um material pronto ou de outra fonte, é possível salvar as telas editadas para compartilhar com os alunos, sem perder a versão original dos arquivos. Esses apontamentos podem ser feitos nos modos caneta ou pincel e o Samsung Flip reconhece até dez escritas simultâneas, permitindo que os professores trabalhem lado a lado com os alunos e promovam atividades em grupo mais divertidas.

O novo Samsung Flip ainda permite navegação na internet – também com possibilidade de fazer edições na tela – e oferece um sistema especial de segurança e administração remota para auxiliar os professores.

Preço e disponibilidade
O modelo já está disponível no mercado, e está sendo comercializada por estes parceiros.

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Huawei promove aula gratuita online sobre tecnologia para energia solar

A Huawei continua com a sua série de aulas online gratuitas sobre temas importantes no cenário da transformação digital. Na quarta edição do Open Class, a ser realizada em 29 de outubro (quinta-feira) às 18h30, o tema será tecnologia para energia solar e a transmissão pelo canal da Huawei Brasil no YouTube.

A aula será comandada por Rennyo Nakabayashi, gerente de produtos da Huawei Solar Brasil, que vai destacar a importância da Inteligência Artificial para o desenvolvimento da energia solar no Brasil.

“As soluções digitais fotovoltaicas permitem maximizar a experiência do cliente e entregar valor sustentável aos negócios no setor de energia. Suas principais características são rápida recuperação de possíveis falhas, eliminar a presença de experts no campo, menor custo de operação e manutenção, além de melhor eficiência operacional”, explicou o instrutor Nakabayashi.

Confira os tópicos do curso:

– O que é Energia Solar Fotovoltaica
– Custo Nivelado de Energia (LCOE, do inglês Levelized Cost of Energy)
– Tendências
– Como a Inteligência Artificial pode contribuir com o desenvolvimento da energia solar
– Inversores String vs. Centrais
– Curva I-V
– Operação e Manutenção Inteligente
– Sistema de Rastreamento Inteligente
– Suporte à rede elétrica

Serviço

Evento: Open Class da Huawei – Tecnologia para energia solar
Data: Quinta-feira, 29 de outubro de 2020
Horário: 18h30 às 20h (horário de Brasília), neste link

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Mais do que inteligente, uma cidade sustentável

Por Michael Alexander Amador *

O ano de 2020 já entrou para a história como um dos mais importantes de todos os tempos. Essa afirmação vale para qualquer cidadão que superou os intensos desafios desse período, e se aplica de maneira muito particular – e positiva – para um grupo de empresas e entidades empenhadas na consolidação de Aguaduna, um projeto único na história, localizado na região Nordeste do Brasil.

Falar de Aguaduna começando pelo tema da pandemia do novo coronavírus não é apenas uma questão de coincidência de datas. Ao longo de 2020, o mundo refletiu de forma intensa sobre a necessidade urgente de restabelecer o equilíbrio entre as atividades humanas e a natureza. Também falamos muito sobre modelos de vida e de trabalho mais inteligentes e percebemos como a tecnologia foi e será cada vez mais vital para o aprimoramento desses modelos.

O Projeto Aguaduna é uma iniciativa da empresa de capital espanhola Naurigas Empreendimentos, em parceria com a também espanhola Seed Global Advisoring (SGA), especializada em desenvolvimento de projetos. A Siemens ingressou no empreendimento como parceira estratégica, assumindo o compromisso de apresentar propostas e, posteriormente, implementar soluções e tecnologias que farão de Aguaduna uma referência de cidade inteligente e sustentável, inclusive como exemplo replicável para outras localidades.

Aguaduna ficará no município de Entre Rios, cidade no litoral norte da Bahia, que atualmente tem em torno de 41 mil habitantes. No entanto, o projeto de Aguaduna deve impactar cerca de 380 mil pessoas na região. No município vizinho, Mata de São João, está localizada a Praia do Forte, um dos destinos turísticos mais importantes da Bahia. Embora esteja em uma região de forte apelo turístico, Aguaduna será muito mais que um resort em um paraíso tropical. O empreendimento será de fato uma cidade, com unidades residenciais, um polo de geração de inovação, espaços destinados à educação e capacitação profissional e instalações turísticas. Tudo projetado para operar em harmonia com a natureza. O caráter de desenvolvimento social para a região estimulou o poder público local, gerando um protocolo de intenções com o governo do Estado da Bahia, em 2019.

Aguaduna pretende que os produtos de consumo de forma geral sejam rastreados, para que a população e a administração tenham controle do ciclo de vida de cada um deles. Além disso, a gestão do local vai incentivar o consumo de produtos e serviços provenientes de empresas e instituições que tenham a produção consciente em sua estratégia.

O projeto da nova cidade foi estruturado em cinco pilares: Qualidade de Vida, Pensamento Verde, Inovação & Conectividade, Desenvolvimento Alimentar e Mobilidade Inteligente. As iniciativas associadas a cada um desses pilares, em conjunto, têm como objetivo criar um modelo de cidade que seja ideal para se viver, cujas emissões de gases de efeito estufa sejam limitadas por embasamento cientifico (Acordo de Paris e Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas/IPCC), estruture suas soluções em conceitos inovadores, apoie uma produção de alimentos sustentável e se beneficie de transportes eficientes e amigáveis com o meio ambiente.

Para atingir esses objetivos, o projeto será baseado em conceitos nada aleatórios: são iniciativas que, em conjunto, estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030, plano de ação lançado em 2015 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Aguaduna nasce com o objetivo de ser uma plataforma de teste e um exemplo de cidade inteligente, tecnológica e sustentável, que possa ser replicada ao redor do mundo. Ao se consolidar como esse exemplo, Aguaduna será capaz de compartilhar também as soluções sugeridas pelos parceiros comprometidos com o projeto.

Parceria estratégica
A participação da Siemens no projeto é um acontecimento que gera grande entusiasmo na equipe do Brasil. A sustentabilidade faz parte da estratégia da Siemens e isso pode ser atestado em diversas dimensões. Está no nosso compromisso mundial de neutralizar as emissões de carbono até 2030, e está também em outros exemplos, como o fortalecimento permanente do nosso portfólio ambiental, que hoje já responde por quase 50% do faturamento global.

Nossa área de Smart Infrastructure atua justamente para desenvolver e implementar soluções que tornem as cidades mais eficientes e sustentáveis. Na fase inicial do Projeto Aguaduna, a equipe brasileira da Siemens está empenhada em propor soluções que contribuam para consolidar os cinco pilares do empreendimento, baseadas sobretudo em serviços digitais, com o uso de Big Data para otimizar a performance da cidade-modelo.

Dentro do portfólio da Siemens para Smart Cities, o projeto utilizará principalmente produtos e soluções para tecnologia predial, infraestrutura de carregamento elétrico para veículos e geração distribuída para microrredes de energia. O foco é garantir elevado desempenho tecnológico para a cidade, assegurando eficiência energética e confiabilidade no fornecimento de energia.

No aspecto da energia, a empresa projeta sistemas que promovam a integração de fontes variadas, com ênfase nas renováveis (eólica e solar, principalmente). Do portfólio da empresa também sairão soluções como nossa ferramenta web E2Go que permite um acompanhamento dos principais indicadores energéticos, além da plataforma EEA, que oferece uma visão do consumo de energia com foco no uso de Analytics. Os sistemas de armazenamento de energia, outro instrumento visto como indispensável para eficiência energética e segurança no fornecimento, também faz parte do portfólio da Siemens para cidades inteligentes.

Outro aspecto do projeto abordado pelas tecnologias da Siemens está no planejamento de edifícios inteligentes. O conceito de edifício inteligente vai além da eficiência operacional, colocando as necessidades das pessoas no centro dos projetos. Com soluções integradas de automação, proteção e combate a incêndio, além de ferramentas já moldadas para o “novo normal” (identificação da densidade de pessoas, câmeras térmicas, rastreamento de contatos etc.), o edifício inteligente do futuro, que se projeta para Aguaduna, reduz custos operacionais e de capital, aprimora o espaço e a eficiência de ativos, aumenta a produtividade das equipes, otimiza a segurança e a proteção, reduz os riscos e impulsiona o crescimento da receita.

Nossa empresa também trabalha na consolidação de projetos para o setor de água e tratamento de efluentes da cidade, outro nicho de enorme potencial para ganhos ambientais e no qual a Siemens já atua com grande sucesso em vários projetos espalhados pelo mundo. Por meio de tecnologias inovadoras, a Siemens apoia o setor de fornecimento e tratamento de água com recursos de eletricidade, automação e digitalização, em todas as etapas do ciclo da água.

O campo das telecomunicações também está sendo abordado pela Siemens no Projeto Aguaduna, com soluções que promovem a integração de redes de dados, conectando sistemas de energia, mobilidade e edifícios inteligentes. Ao integrar esses sistemas, Aguaduna será uma cidade que oferece qualidade de vida a seus habitantes, com inúmeras funcionalidades conectadas. E será também um exemplo de gestão urbana, à medida que essa integração amplia a eficiência dos serviços e gera um dos mais importantes ativos do mundo, hoje e no futuro: dados.

Neste ponto, entra um diferencial valioso da Siemens. Todo o fornecimento de soluções será monitorado via plataforma de gestão de dados MindSphere, o sistema operacional em nuvem da Siemens para Internet das Coisas (IoT). A disponibilidade dessa plataforma irá permitir uma expressiva geração de dados, com diferentes possibilidades de análises de indicadores.

Por último, mas não menos importante, a Siemens também está se colocando à disposição do projeto com sua experiência em programas de sustentabilidade, seja no aspecto da preservação ambiental, na qualificação profissional ou na geração de empregos. Programas consolidados na empresa, como o de capacitação de jovens em situação vulnerável, em parceria com a Fundação Siemens, também serão apresentados como forma de contribuir para o desenvolvimento social local.

O entusiasmo da equipe da Siemens, portanto, é mais que justificado. Aguaduna está sendo criada para ser não apenas uma cidade eficiente e sustentável como também um modelo replicável para outros projetos. Afinal, se 2020 aponta para a necessidade urgente de novos modelos urbanos, de trabalho e de interação entre a sociedade e a natureza, o potencial para projetos idealizados já com essa finalidade tende a ser crescente nos próximos anos, tornando-se um legado de valor inestimável neste ano tão atípico

* Michael Alexander Amador é Gerente de Marketing Estratégico da Smart Infrastructure da Siemens

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Férias de isolamento: Rede oferece privacidade e serviços personalizados de hotelaria

À medida que países como México, Maldivas e Polinésia Francesa abrem aos brasileiros, é irresistível não pensar nas férias futuras com família e amigos.

Como a segurança é essencial, a tendência que está ganhando força mundialmente é a preferência por destinos junto à natureza que garantam o máximo de isolamento. Para combinar os dois, a melhor alternativa é o aluguel de casas dentro de hotéis e resorts, que oferecem exclusividade combinada à conveniência dos serviços de hotelaria.

Para quem procura esta opção, o Four Seasons Hotels and Resorts oferece as Private Retreats, uma coleção com mais 750 casas, villas e apartamentos projetados por arquitetos e designers renomados em destinos para todos gostos: essas propriedades reúnem o conforto de estar “em casa” com a exclusividade do serviço premium da rede, totalmente personalizado para proporcionar férias perfeitas.

As estadas são personalizadas, complementadas por serviços com o alto padrão. Serviços de governança duas vezes ao dia, um chef à disposição e piscina particular em extensas áreas externas são apenas algumas das comodidades oferecidas. E para limitar a interação pessoal, a rede oferece o aplicativo Four Seasons App, que permite solicitar todos os serviços, tais como, check-in e check-out, coleta de bagagens, pedidos de refeições e traslados para o aeroporto.

Conheça algumas opções fantásticas ao redor do mundo:

México
A Oceanfront Villa do Four Seasons Punta Mita está entre as mais exclusivas, proporcionando conforto em ambientes internos e externos.

Famílias grandes podem aproveitar toda a estrutura da casa que inclui cinco quartos, piscina privativa, cozinha ao ar livre e espaço para churrasco.

Polinésia Francesa
No Four Seasons Resort Bora Bora, a Two-Bedroom Premier Beachfront Villa Estate conta com uma cozinha ao ar livre, piscina de borda infinita, jardins e vista de tirar o fôlego para o Monte Otemanu.

Famílias e grupos de amigos são mimados desde a chegada com experiências tradicionais da ilha, e ainda podem realizar celebrações sem preocupações: um anfitrião se encarrega de todos os detalhes.  

Seicheles
As vistas ininterruptas do Oceano Índico criam uma sensação de tranquilidade na Residence Villa, maior villa do Four Seasons Resort Seychelles, com dois andares, seis quartos e capacidade para até 12 pessoas.

Os hóspedes têm à disposição atividades como aulas de ioga, noites de cinema na beira da piscina privativa e cuidados de spa no terraço.

Maldivas
Entre as residências particulares mais extraordinárias do Four Seasons, a Four Seasons Private Island Maldives Private Island at Voavah, Baa Atoll ocupa uma ilha particular em uma Reserva da Biosfera da Unesco.

A villa, que só pode ser alugada em sua totalidade, possui sete quartos com capacidade para até 20 hóspedes. É um paraíso tropical envolto por vegetação exuberante, praias banhadas por águas cristalinas e completamente inacessível para outras pessoas. 

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Samsung inicia pré-venda do Galaxy Z Fold2 5G no Brasil

É oficial, o Galaxy Z Fold2 5G está no Brasil, e em pré-venda. Quem adquirir entre hoje (26) e o próximo dia 12 de novembro ganhará um fone de ouvido sem fio Galaxy Buds Live e um smartwatch Galaxy Watch3, para usufruir de uma experiência de mais alto nível com o Ecossistema Galaxy.

“A Samsung foi pioneira ao criar e disponibilizar globalmente a categoria de smartphones com telas dobráveis, reimaginando o conceito de dispositivos móveis a partir de um formato flexível. No Brasil, também fomos a primeira empresa a lançar um smartphone dobrável, o Galaxy Fold, em janeiro deste ano, e expandimos a categoria com o Galaxy Z Flip, em março. Agora, reforçando nosso compromisso de oferecer no País o que há de mais moderno e inovador, trouxemos o Galaxy Z Fold2, com uma série de recursos multitarefas e o auge do design”, afirmou Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Flexibilidade para ir além: recursos para uma experiência revolucionária
O modelo conta com espaço de tela ainda maior para aprimorar a visualização de e-mails, consulta de mapas em aplicativos de rotas e, claro, a diversão assistindo a filmes, séries, navegando pelas redes sociais ou jogando.

Detalhe da dobradiça e das câmeras

A tela externa agora conta com 6,2 polegadas, enquanto o display principal apresenta incríveis 7,6 polegadas, com recorte minimizado. Além disso, a taxa de atualização da tela é de 120Hz (assim como o Galaxy S20 Ultra), melhorando as transições de imagens.

Já o sistema de áudio, com alto-falantes duplos e efeito estéreo, proporciona um som nítido e imersivo.

O Galaxy Z Fold2 5G reúne o modo Flex e a Continuidade de Aplicativos para permitir que o usuário tenha a melhor experiência e usufrua de seus aplicativos favoritos, seja com o dispositivo dobrado ou desdobrado.

Ele aberto = Tela enorme

A janela Multi-Ativa permite ao usuário abrir vários arquivos do mesmo aplicativo simultaneamente e visualizá-los lado a lado. Outra solução focada em auxiliar pessoas com perfil multitarefa é o recurso Múltiplas Janelas, que, a partir da integração do Pareamento de Aplicações e do Painel Edge, gera uma experiência ainda mais cômoda.

Já com a ferramenta arrastar e soltar, basta arrastar textos, imagens e documentos de um aplicativo para outro para realizar uma transferência imediata.

Galaxy Z Premier Service
Smartphone premium, serviços premium. Os usuários brasileiros do Galaxy Z Fold2 poderão usufruir do novo serviço de atendimento Galaxy Z Premier Service, que conta com uma equipe de especialistas para oferecer a melhor experiência com o smartphone.

Os consultores do Z Premier Service estão disponíveis 24h, sete dias por semana, via telefone e chat online, para auxiliar na resolução de dúvidas. Para aumentar a comodidade em caso de algum reparo, a Samsung disponibiliza o serviço de leva e traz, que busca o Galaxy Z Fold2 5G na casa do usuário e depois de concluído o serviço, devolve ao endereço de origem.

Além disso, os usuários do Galaxy Z Fold2 5G receberão um ano de proteção Samsung Care+: Seguro de tela, assegurando proteção de dispositivo única contra danos acidentais à tela, tanto interna quanto externa, por um prazo de um ano a partir da data de compra.

Importante, para aderir ao Samsung Care+: Seguro de tela, é necessário acessar o site e seguir o passo a passo para adesão do seguro e emissão do bilhete.

Preço e disponibilidade
O smartphone está disponível nas lojas online e físicas da Samsung, com preço sugerido de R$ 13.999,00, em versões em Mystic Black e Mystic Bronze. A venda oficial terá início em 13 de novembro.

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Philips lança caixas de som Bluetooth vintage no Brasil

A Philips lança no Brasil suas caixas de som Bluetooth vintage, para quem é aficionado por música, não dispensa alta tecnologia, mas não deixa de lado o design retrô.

“A linha de caixas de som vintage ou retrô foi criada para atender a um pedido de mercado para um nicho de consumidores que gostam deste estilo, mas querem produtos com tecnologia atual e qualidade de som”, diz Bruno Morari, diretor de Marketing e Produtos do Grupo TPV.

Para o Brasil, a marca aposta em dois modelos exclusivos de caixas de som Bluetooth para esse segmento: O VS500, portátil com bateria recarregável; e o VS700, que possui maior tamanho e potência. Entre os principais diferenciais, destacam-se: o estilo vintage inspirado na lendária caixa de som Philetta 254, que foi um produto de enorme sucesso mundial da Philips da década de 50, e tecnologias atuais somadas à potência de som. 

“Com um equilíbrio perfeito de graves, médios e agudos, a linha de áudio da Philips se destaca por entregar um som nítido que agrada a várias gerações de consumidores há muitos anos”, reforça Morari.

Modelo VS500

A Philips é uma marca muito forte no mercado de áudio e, desde que os fones de ouvido foram relançados no Brasil, os consumidores pedem novos lançamentos em outras linhas de áudio. “O lançamento da nossa linha vintage representa o retorno da Philips ao mercado de caixas de som Bluetooth no Brasil, o que abre a porta para uma nova série de produtos no mercado”, conclui Morari.

Preço e disponibilidade
Os produtos estarão disponíveis nas próximas semanas no e-commerce e nas lojas físicas pelos preços sugeridos de:

TAVS500 – R$ 699,00.
TAVS700 – R$ 1.199,00.

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Na maior Black Friday da história, lojistas apostam em entregas colaborativas

O comércio eletrônico está vivendo bons momentos e segue em alta em 2020, e a expectativa pela Black Friday é enorme. Segundo o índice Bling, lojistas passaram a apostar em novos formatos de entrega, e transportadoras e integrações logísticas seguiram em evidência pelo segundo mês consecutivo.

De acordo com o levantamento, o destaque vai para a Mercado Envios Flex, que no comparativo com o mês anterior cresceu 100%. Também se destacam a Total Express (10%) e Jadlog (10%).

Os dados têm reflexo da greve os Correios, o número de objetos postados pela empresa caiu 15%, na comparação com agosto. “O e-commerce brasileiro vive um novo momento e vem de uma crescente constante. O setor está se solidificando cada vez mais e o consumidor está aprendendo e entendendo mais as vantagens de comprar online”, comenta Sidney Zynger, diretor de marketing do Bling.

“Por outro lado, a chegada de grandes marketplaces segmentados e plataformas bem estruturadas dão ao lojista novos canais de venda para atender à demanda”, finaliza.

Com o consumidor cada vez mais adepto às compras online, uma tendência surge entre as startups de logística, são as entregas colaborativas para diminuir o tempo de entrega.

O método utiliza a tecnologia própria de otimização para aproveitar rotas existentes. É necessário encaixar pedidos dos perfis mais diversos e compartilhar os custos de execução. Desta maneira mais clientes podem ofertar um serviço expresso em suas vendas online.

A solução se aplica tanto para e-commerces quanto para marketplaces. Os clientes corporativos estão mais exigentes e buscam mais conveniência para o consumidor final. Modalidades de entregas mais rápidas (dia seguinte ou mesmo dia) e com melhor visibilidade e tracking em tempo real tem tido maior busca. Também vale ressaltar uma alta na procura por operação “ship from store”, que é a entrega direta das lojas físicas que, na maioria das vezes, é uma entrega mais expressa que a convencional.

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Alpargatas recebe inscrições para programa de estágio no Brasil

A Alpargatas, detentora das marcas Havaianas, Osklen e Dupé, abriu inscrições para seu programa de estágio. São 31 vagas, sendo 21 em São Paulo, seis remotas e quatro no Rio de Janeiro, em áreas como finanças, marketing e jurídico.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro pela plataforma de seleção de pessoal Eureca. O link para se inscrever é este.

Os pré-requisitos para concorrer a uma das vagas são ser universitário, ter inglês intermediário, conhecimentos no Pacote Office e estar formado até dezembro de 2022.

O programa considera diferenciados os candidatos que tiverem feito iniciação científica ou pesquisa, experiência internacional, vivência em empresa júnior e participado de trabalho voluntário.

O processo seletivo será todo à distância e acontece entre novembro e dezembro. Mesmo após a pandemia, as vagas de tecnologia continuarão remotas, o que abre possibilidade para participantes de todo o Brasil nessa área.

Durante o Programa de Estágio da Alpa, o universitário vai ser incentivado a aprimorar habilidades como mindset digital e empreendedor e a manter o foco na experiência do usuário. O objetivo do projeto é oferecer desenvolvimento e evolução profissional e pessoal para os jovens.

Todas as etapas e ações foram criadas com foco na visão da empresa: ser uma Powerhouse Global, Digital, Inovadora e Sustentável, de Marcas Desejáveis e Hiperconectadas.

O estágio é dividido em quatro fases: no Check-in, o estagiário é apresentado ao universo Alpa; no Desenvolvimento online, ele aprimora habilidades por meio de vídeos e gameficação; na fase Ações de sustentação, o jovem participa de webinars e se conecta com o grupo; e no evento Alpathon, tem a oportunidade de apresentar uma proposta aos líderes da companhia.

A lista de benefícios dos estagiários contratados é grande: vale-refeição, vale-transporte, 13º salário, participação nos resultados, férias e assistência médica e odontológica, além de poder sair mais cedo em dias de prova e ter folga no dia do aniversário.

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[TESTE] Robô aspirador Midea VRB81B

Com a pandemia, a maioria das pessoas têm trabalhando de casa, e com isso as tarefas domésticas passaram a chamar mais a atenção. Cuidar da roupa, da louça e da limpeza da casa. Varrer, passar aspirador, passar um pano úmido… Trabalhos que tomam certo tempo.

Ainda não estamos “no futuro” mostrado em filmes e desenhos das décadas de 80 e 90, em que tudo se limpa e organiza sozinho, porém estamos no caminho e já temos dispositivos que resolvem muitos dos trabalhos domésticos! Um deles que está fazendo muito sucesso é o robô-aspirador.

Eu recebi o modelo Midea VRB81B para testes e já adianto, ele é bem completo, pois aspira, passa pano úmido e tem um recurso que só vemos em modelos “de categoria superior” (ou seja, mais caros): ele retorna para a base carregadora sozinho!

Vou contar para vocês em detalhes como o robozinho funciona, mas já posso adiantar que a experiência foi ótima!

O que vem na caixa
O produto chegou bem embalado, e na caixa temos:

– O robô-aspirador;
– A base carregadora com fonte para ligar na tomada;
– Reservatório para água e colocação do pano para limpeza (vem dois panos);
– Um par de escovas giratórias sobressalentes;
– Um filtro HEPA extra;
– Controle remoto;
– Uma escova para limpeza;
– Manual do produto

Montagem
Muito simples, o aspirador já vem praticamente pronto para uso, com escovas e filtros pré-instalados. Basta tirar equipamento do plástico e colocar a fonte na tomada, conectar na base e posicionar a “Rosie” (apelido carinhosamente dado pelo meu filho ao robô, em homenagem aos Jetsons) na posição em que faça contato com a base.

Quem lembra dos Jetsons?

A carga completa da bateria levou cerca de 2h e enquanto carrega, uma luz vermelha fica piscando na parte de cima, indicando o carregamento. Quando completo ela para de piscar, a luz muda para a cor azul e é sinalizado por cinco BIPs sequenciais.

Bateria totalmente carregada

A autonomia de uso indicada pelo fabricante é de cerca de 1h20 (que foi confirmada nos testes).

A “Rosie”
Com dimensões de cerca de 40cm de diâmetro, 8cm de altura e pouco mais de 4kg, robô da Midea tem tamanho bom para realizar a faxina em casa. Com duas escovas giratórias e bom poder se sucção, consegue se locomover por baixo de móveis com facilidade, e em sua parte frontal existe um amortecedor de impactos que, ao bater nos móveis, faz com que ela não danifique nada (nem ela) e desvie seu caminho. A Rosie é capaz de identificar – além de obstáculos – desníveis, por meio de um conjunto de sensores espalhados nela. Então caso você more em uma casa com escadas (meu caso), pode ficar tranquilo pois ela não sofrerá quedas.

Não se preocupe, ela não cai

Reservatório de poeira
Ao levantar a tampa da Rosie, vemos o reservatório de poeira. Ele dispõe de capacidade de cerca de 0,30 litros e conta com dois sistemas de filtragem, um filtro maior para poeira grossa e um ótimo filtro HEPA. Esse filtro garante melhor capacidade de retenção de partículas finas de poeira, sendo especialmente importante para pessoas alérgicas. Boa notícia, ambos os filtros são removíveis e laváveis, e são fáceis de encontrar no varejo quando for necessário substituí-los.

Reservatório pequeno, mas com dois filtros bons

Senti falta de um sensor indicando que o reservatório de poeira está cheio, mas isso não prejudica o trabalho.

Reservatório para água
A Rosie possui um reservatório inferior de água (capacidade de 0,3 litros) que pode ser removido.

Como ela é por baixo

Esse acessório é utilizado para molhar um pano acoplado na parte inferior do robô aspirador, passando pano úmido no mesmo momento em que aspira a sujeira.

Reservatório para água, que mantém o pano úmido durante o uso

Ou seja, o resultado final da limpeza acaba sendo “aprimorado”, principalmente quando o robô é utilizado em superfícies duras (porcelanato, piso laminado, entre outros).

Com o pano logo após o uso

Modos de limpeza
Os modos de limpeza (ou de funcionamento) disponíveis na Rosie são muito satisfatórios e não fogem do padrão da grande maioria dos modelos, que são: Autolimpeza, Limpeza especial (em espiral), Limpeza aleatória, Limpeza de Bordas e Cantos e Limpeza em Zigue-Zague.

Modos de limpeza

Todos os modos – além do modo manual – podem ser escolhidos por meio do controle remoto, presente com o produto. É possível “pilotar” o aspirador por meio das setas direcionais presentes no controle.

Controle remoto

Em uso
O poder de sucção e qualidade da limpeza são muito bons para pisos duros e tapetes. Apesar de possuir alguma limitação para encarar degraus maiores e mudanças de nível, a Rosie consegue passar por obstáculos e obter bom nível de remoção de todo tipo de sujeira, inclusive pelos de animais.

Já em tapetes e carpetes suas escovas motorizadas têm bom desempenho, e a remoção de sujeiras neste tipo de superfície é bastante eficiente.

Praticidade
Um recurso presente no aspirador que é um diferencial aos modelos básicos no mercado é a sua capacidade de retornar para a base carregadora quando a bateria estiver fraca. Isso facilita muito o trabalho, pois você pode ativar o robô e sair para um compromisso, e ao retornar o ambiente estará limpo e a Rosie pronta para trabalhar novamente.

A Rosie volta sozinha pra base!

Senti falta da possibilidade de se agendar o trabalho do aspirador e utilizar o celular como controle remoto, recurso presente em modelos mais sofisticados, mas isso tornaria o produto muito mais caro.

Nível de ruído
Com um nível de ruído de cerca de 50 dB, a Rosie é bastante silenciosa durante sua operação (sensivelmente mais silenciosa que um aspirador de pó convencional)

Veredito
A Midea tem um conjunto bem equilibrado em seu aspirador robô. A Rosie pode pecar por não possuir algumas funcionalidades mais complexas (como o agendamento para liga-la em dias da semana específicos). Porém, ela se sobressai por possuir desempenho na limpeza bastante satisfatório em todos os pisos, bem como bateria de longa duração. Sua capacidade de passar pano úmido também é um recurso muito útil e interessante.

Mesmo sendo relativamente “simples”, seu custo-benefício é bastante alto e ela recebe nosso selo de PRODUTO RECOMENDADO!

Promoção para compra
Atenção pessoal: A Midea está dando um cupom-desconto especial para quem leu a matéria aqui no Vida Moderna quiser adquirir uma Rosie!

No site da Midea, insira o cupom aspiradormidea quando for efetuar a compra, e receba 12% de desconto em qualquer aspirador do site + frete grátis para todo o Brasil (exceto região Norte). Ah, o cupom é válido até 31/12, e não vale para os modelos PETIT, VENTUS e AUSTER.

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Atenção: Empresa alerta para ameaças distribuídas em Java

A Forcepoint, por meio de seu braço de pesquisas, o X-Labs, tem acompanhado campanhas emergentes de distribuição de malware que utilizam a plataforma Java. Os downloaders de Java são uma ameaça conhecida há um bom tempo, mas há pelo menos um recurso inexplorado da plataforma que ajuda a automatizar o download e a execução de malware: o Java Network Launch Protocol (JNLP).

Ele foi concebido para ser um mecanismo simples para iniciar aplicativos Java remotos clicando duas vezes no equivalente a um arquivo Windows Link. Atualmente, está sendo aproveitado como uma nova maneira de executar automaticamente arquivos Java maliciosos.

O que é JNPL?
O Java Network Launch Protocol ou Java Web Start – como os programadores costumam se referir a ele – é um protocolo que usa a linguagem de marcação XML. Ele foi projetado com o único propósito de iniciar aplicativos Java automaticamente de um local remoto.

Para que isso funcione, o arquivo JNLP deve conter um endereço de host e um caminho do pacote de aplicativo Java (JAR) de destino a ser baixado e executado. Depois que o usuário clica duas vezes em um arquivo JNLP, o Java tenta acessar o host descrito na estrutura XML, baixar o pacote JAR especificado e, se for bem-sucedido, executá-lo. O único pré-requisito é a existência do Java Runtime Environment (JRE) no PC local. 

“É bastante óbvio que essa funcionalidade oferece uma oportunidade atraente para automatizar o download e a execução de um arquivo malicioso”, afirma Luiz Faro, diretor de engenharia de sistemas da Forcepoint para América Latina.

As campanhas de spam mal-intencionados que utilizam um anexo JNLP – no estado em que se encontra ou dentro de um arquivo ZIP – começaram a aparecer nas últimas semanas. O X-Labs identificou mensagens que parecem vir do INPS (Istituto Nazionale della Previdenza Sociale), que é a principal entidade do sistema público de aposentadoria da Itália.

Curiosamente, o site do INPS foi alvo de ataques no início de 2020, quando os cidadãos italianos começaram a se inscrever para receber benefícios; mas desta vez o órgão está sendo usado como isca, tamanha é a relevância da organização. Neste caso em específico, o malware encontrado é um cavalo de Tróia bancário, baseado na família de malware Gozi.

É sedutor que as pessoas verifiquem seu saldo e solicitem um reembolso abrindo o anexo, afinal, o logotipo do INPS está incluído. No entanto, olhando mais de perto o endereço do remetente, o corpo da mensagem escrita de maneira desajeitada e o anexo, torna-se fácil perceber que é suspeito. Abrir o anexo JNLP em um editor de texto revela claramente o endereço C2 do primeiro estágio.

Embora este exemplo específico de malware em uma ferramenta de lançamento de Java seja direcionado apenas a endereços IP italianos (acessar qualquer lugar que não seja um endereço IP italiano fará com que o servidor ignore a solicitação), a técnica não se limita a esta geografia. É natural que os cibercriminosos continuem a evoluir este ataque, logo podemos esperar ver diferentes iscas usando as mesmas técnicas JNLP para baixar malware.

É recomendável bloquear anexos de arquivo JNLP no nível do gateway para evitar a execução indesejada junto com suas consequências. Ter a funcionalidade de inicialização automática em aplicativos ou plataformas populares não significa necessariamente que eles são seguros para uso ou foram criados com a segurança em mente. Provavelmente, eles simplesmente não foram explorados por cibercriminosos ainda.

Neste link é possível verificar se o Java está instalado em sua máquina. 

“Se fizer a verificação, vale a pena denunciar para sua equipe de TI em caso positivo. Temos alertado sobre a natureza vulnerável do Java desde pelo menos 2013. É muito importante ter cuidado, como de costume, ao não clicar duas vezes em anexos de e-mail não solicitado”, orienta Faro. 

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C6 Bank abre inscrição para prêmio de jornalismo

O C6 Bank lançou a segunda edição do Prêmio C6 de Jornalismo, com foco em educação financeira e finanças pessoais. O objetivo é reconhecer iniciativas que incentivem a cidadania financeira, conceito usado pelo Banco Central do Brasil para se referir à inclusão financeira, à educação financeira e à proteção ao consumidor de serviços financeiros.

Também serão consideradas reportagens que facilitem a compreensão do mercado e ajudem os brasileiros a tomar decisões informadas em relação a finanças pessoais.

Os jornalistas podem inscrever conteúdos veiculados durante todo o ano. O prêmio terá duas categorias. A primeira é dedicada a reportagens publicadas em veículos impressos ou online. A segunda categoria contempla conteúdos veiculados em rádios, TVs e podcasts.

O valor prêmio é de R$ 15 mil para cada categoria. Cada profissional pode inscrever até três trabalhos.

Os conteúdos serão julgados com base nos seguintes critérios: didatismo, relevância, qualidade do texto e ineditismo. As inscrições começaram no início de outubro e encerram-se no final de dezembro pelo site.

A divulgação dos três finalistas de cada categoria ocorre em 12 de fevereiro de 2021. Os vencedores serão anunciados no dia 05 de março de 2021.

No ano passado, na categoria impresso e online, os vencedores foram Flávia Cunha e Geórgia Santos, do site Vós: Pessoas no Plural, com a reportagem “Ele disse que me mataria, que eu era uma vagabunda e interesseira”, que explorou o tema violência patrimonial. Na categoria rádio, TV e podcast, o trabalho premiado foi “Fintechs miram 45 milhões de brasileiros sem conta bancária”, de Anna Carolina Papp, Bárbara Cardozo, Bernardo Moura, Danuza Mattiazzi, Rafael Quintão, Gabriella Bridi e Mariano Dellasoppa, da GloboNews.

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Motorola anuncia Moto G com tecnologia 5G no Brasil

A família moto g sempre trouxe boas especificações para a categoria intermediária, e hoje a empresa anunciou o lançamento do moto g 5G plus no Brasil, o primeiro smartphone da família moto g com tecnologia 5G, que traz a velocidade da nova rede para mais e mais consumidores.

Além de conectividade ultrarrápida, o moto g 5G plus inova mais uma vez ao trazer para o mercado brasileiro a câmera selfie frontal dupla com ultra-wide; performance incrível com 8 GB de memória RAM; a primeira tela CinemaVision da família moto g com taxa de atualização de 90 Hz, bateria de 5.000 mAh, além do carregador Turbo Power de 20W.

Tela
Com proporção 21:9, a tela CinemaVision Full HD+ de 6,7″ do moto g 5G plus oferece certificação HDR10 para que o usuário possa curtir todo conteúdo com cores vívidas e verdadeiras com brilho e contraste melhorados. Esta é a primeira tela CinemaVision da família moto g.

Com uma taxa de atualização de tela de 90 Hz, que torna os movimentos mais suaves durante o uso, além de uma experiência de jogos mais fluida. A taxa de atualização mede o quão rápido o display é capaz de se atualizar, neste caso são 90 vezes por segundo.

A tela do moto g 5G plus oferece ainda o recurso Gametime, que garante uma experiência mais imersiva e fluída para gaming, bloqueando interrupções e oferecendo acesso fácil a apps e ferramentas que turbinam seus jogos.

Câmeras
O moto g 5G plus traz o primeiro sistema de câmera selfie dupla com um sensor ultrawide, que enquadra 4x mais. Seu segundo sensor de 16 MP utiliza tecnologia Quad Pixel com 4x mais sensibilidade à luz para fotos mais claras em condições de pouca luz.

A câmera traseira de 48 MP conta com tecnologia Quad Pixel e 4x mais sensibilidade à luz, permitindo fotos nítidas e brilhantes mesmo em ambientes com baixa luminosidade. Já a lente ultra-wide enquadra 4x mais. O sensor de profundidade agrega fundos borrados de qualidade DSLR às fotos. E, para registrar os pequenos detalhes, o sensor Macro permite ao usuário chegar 5x mais perto do objeto comparado com uma lente regular.

Em ambientes com pouquíssima luz, o modo Night Vision revela mais detalhes. Ao combinar vários quadros a diferentes exposições, você consegue fotos nítidas e realistas com uma clareza incrível e cores mais fiéis. O recurso está disponível tanto na câmera traseira quanto na câmera selfie.

Desempenho
O modelo possui processador Qualcomm Snapdragon 765, que integra a velocidade do 5G com o Sistema Modem RF Qualcomm Snapdragon X52 e garante bom desempenho. Além disso possui Inteligência Artificial para selecionar experiências, incluindo entretenimento. Ele conta ainda com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Bateria
A bateria do moto g 5G plus é de 5000 mAh, capaz de oferecer cerca de dois dias de uso. Quando necessário, o carregador TurboPower de 20 W garante horas de energia com apenas alguns minutos de carga.

Sistema
A empresa continua a desenvolver integração estreita com os serviços Google, mantendo o sistema bem limpo. Como em todos os aparelhos Motorola, o Google Fotos permanece sendo o aplicativo nativo para fotos. Isso significa armazenamento sem limites para todas as fotos, com backup automático e acesso, edição e compartilhamento de qualquer lugar.

O moto g 5G plus também vem com My UX, que inclui todas as Experiências Moto que os usuários conhecem e adoram, bem como uma variedade de novos recursos customizáveis. My UX dá ao usuário configurações customizadas e controles avançados para música, vídeos e jogos. Os usuários podem criar seus próprios temas, escolhendo fontes, cores e formas de ícones únicas, deixando seu aparelho verdadeiramente único.

Disponibilidade & preços
O moto g 5G plus estará disponível a partir de hoje (22) e será vendido exclusivamente pela operadora Claro com uma oferta especial de lançamento: 21 parcelas de R$ 89,90 no Combo Multi 30 + 30 GB. O aparelho tem hoje compatibilidade somente com a rede 5G DSS da Claro e funcionará nas futuras frequências da tecnologia 5G que serão implementadas no País.

Os usuários da operadora poderão usar seu pacote de dados atual, sem custos adicionais no plano contratado. A rede já está disponível em algumas das regiões com maior demanda de tráfego nas cidades de São Paulo (avenida Paulista, Jardins, Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olimpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera, Santo Amaro e na Avenida Berrini) e Rio de Janeiro (Ipanema, Leblon, Lagoa e se expandindo por toda a orla, do Leme até a Barra da Tijuca, passando por Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana).

O aparelho, com a configuração da Claro instalada, também poderá ser encontrado no Site Oficial da Motorola e nas MotoStores localizadas nos principais shoppings centers do país, com preço sugerido a partir de R$ 2.999.

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Número de smartphones no mundo cresceu quase 430% em 10 anos

O estado da economia em todo o mundo, em alguns setores, é de crescimento exponencial devido à pandemia global. E uma coisa é certa: no que depender do segmento de eletrônicos, o que não falta são tentativas para que o lucro anual seja igual ou melhor comparado a um ano comum.

Isso por que somente em 2020 um total de 1.571.22 bilhões de unidades de smartphones já foram vendidos mundialmente para usuários ativos, conforme um levantamento realizado no terceiro trimestre deste ano pela organização Statista.

No primeiro semestre do ano, cerca de 86,3% de todas essas vendas foram apenas de marcas que funcionam por Android – e o dado não surpreende. No ano passado, o Cuponation já havia divulgado uma pesquisa com os dez celulares mais comprados no Brasil e no mundo nos meses que antecederam o estudo, e todos eram deste sistema.

O levantamento ainda apontou que em 2019 o número de compras de celulares era de 1.542.84 bilhões de unidades, o que significa um aumento de vendas de pouco mais de 3% no último ano. Além disso, a estimativa é de que para o próximo ano essa mesma porcentagem de crescimento não ultrapasse 1,15%.

No entanto, apesar das porcentagens desanimadoras, podemos ressaltar que se formos comparar o dado de 2020 com o de 2010,  o resultado é gritante: as vendas de celulares móveis subiram quase 430% em todo o globo em 10 anos.

Mesmo com a taxa baixa no aumento de aparelhos rodando mundialmente dos últimos meses, um segundo estudo da organização mostrou no início deste ano que o número global de usuários de smartphones é alto (3,5 bilhões de pessoas), e que esse dado deve crescer mais de 50% até o final de 2021, o que pode fazer com que a estimativa da primeira sondagem possa ser ultrapassada conforme a melhora da economia de cada região.

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