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Samsung anuncia nova sede do Ocean na Unicamp

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é a mais nova integrante do Samsung Ocean, programa de inovação e capacitação tecnológica da companhia.

O polo de inovação da universidade contará com um espaço físico de infraestrutura completa para as atividades que, neste primeiro momento, serão realizadas no formato online por conta do distanciamento social. Os cursos, palestras e workshops oferecidos estarão integrados com as Universidades de São Paulo (USP) e Estadual do Amazonas (UEA), em Manaus, que já possuem parceria com a iniciativa da Samsung.

A nova unidade do Ocean fica localizada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O programa da Samsung oferece capacitação tecnológica à comunidade e fomenta a criação de empresas de base tecnológica (startups). Com instalações modernas, o programa oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Mais de 86 mil pessoas já passaram pelo programa e cerca de 3.700 sessões de treinamentos, workshops e eventos foram realizados pela iniciativa.

“É com satisfação que anunciamos o Ocean Unicamp como a mais nova unidade do projeto. Estrategicamente, será um ponto de referência para atender à demanda de Campinas e região, que têm vocação muito forte em inovações tecnológicas. O espaço físico do programa está preparado para atividades presenciais e, também, online, com integração entre as unidades. A expansão faz parte da estratégia da Samsung em continuar a cumprir sua missão de capacitar profissionais com um olhar atualizado para as demandas do mercado de trabalho”, afirmou Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

“É uma alegria para a Unicamp poder fazer parte do grupo de universidades que têm uma unidade do Ocean, um modelo inovador de oportunidades em diversas áreas tecnológicas. O Ocean Unicamp estará próximo às nossas unidades de ensino e pesquisa e em contato com as empresas incubadas e filhas da Unicamp. Certamente, agregará mais valor a um ecossistema que vem a cada dia mais se fortalecendo em torno de nossa universidade. Esperamos que as atividades do Ocean, integradas com as outras unidades, possam trazer muitos benefícios para todos os atores de inovação da região”, declarou Marcelo Knobel, reitor da Unicamp e coordenador do projeto.

Onda de cursos
Desde abril a Samsung unificou os cursos do Ocean Manaus e São Paulo e se adaptou à nova realidade para promover ciclos mensais de cursos, palestras e oficinas no formato online, com programações variadas que dão destaque a temas que são tendência no mercado de tecnologia, como Blockchain, Bixby (assistente virtual criada pela companhia), Internet das Coisas, Python, Unity, entre outros. Em dezembro, está ocorrendo a nona onda de cursos.

As inscrições podem ser feitas pelo site.

IOT Week
Entre 30 de novembro e 3 de dezembro, a Samsung promove a Intelligence of Things Week (IoT Week), com palestra e workshops gratuitos e online promovidos pelo Ocean em parceria com as Universidades de São Paulo (USP) e Estadual do Amazonas (UEA).

Todas as atividades têm como foco Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Tecnologias Digitais, com abordagem voltada para tendências do mercado. As inscrições podem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas.

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Digital House anuncia novo programa de bolsas para todo o Brasil

A demanda por profissionais de tecnologia, segundo a Revelo, aumentou mais de 160% de 2018 para 2019. E o Brasil terá, de acordo com a consultoria McKinsey, um gargalo de 1 milhão de profissionais de tecnologia até 2030.

Para reverter esse cenário e formar novos talentos, bem como ajudar aos interessados em fazer a melhor transição de carreira possível, a Digital House segue firme o seu propósito de estimular o conhecimento e lança mais um programa de bolsas para pessoas de todo o país. Ao todo, serão mais 400 bolsas de estudo, de até 100%, nos cursos de Marketing Digital, Desenvolvimento Web Full Stack, Data Analytics, Data Science, UX, Gestão de Produtos Digitais, Desenvolvimento Mobile Android e Desenvolvimento Mobile IOs, em formato 100% remoto. 

Os pré-requisitos para quem quer participar do processo seletivo são ter mais de 18 anos, ter o segundo grau completo e ser residente em qualquer cidade do Brasil. E não é necessário realizar qualquer tipo de pagamento. Os interessados devem acessar o site, preencher o formulário e completar o teste de lógica até o dia 31/01/2021.

Após essa primeira etapa, os selecionados terão entre os dias 04/02/2021 e 23/02/2021 para realizar o desafio online. Aqueles que passarem por essa segunda peneira passarão pelas entrevistas a partir de 01/03/2021 e, se aprovados no processo seletivo, terão até o dia 19/03/2021 para efetuar a matrícula. O início das aulas está previsto para acontecer a partir do dia 01/04/2021.

“Estamos em busca de pessoas comprometidas, curiosas e que tenham desejo de crescer profissionalmente. A ideia é integrar estudantes de todo o Brasil, promovendo a troca de experiências em encontros remotos, com a participação ativa de todos no conteúdo da aula. Essa interação ao vivo com o professor e os colegas, que é um dos nossos grandes diferenciais, nos ajudará a capacitar os futuros profissionais que possam suprir essa demanda de mercado tão latente”, declara Cristiano Santos, CMO da Digital House. 

Dinâmica da DH traz segurança e perspectiva aos alunos
Entre janeiro e novembro de 2020, a Digital House concedeu 1.130 bolsas de estudos, entre iniciativas próprias (260) e parcerias com grandes organizações (870). Para os alunos que têm a chance de participar de um dos programas, a escola não só proporciona segurança quanto à qualidade do ensino – já que conta com um corpo docente reconhecido no mercado pela sua alta qualificação -, mas também perspectivas em relação ao futuro dos bolsistas.

A pandemia e a quarentena, de fato, promoveram os processos de transformação digital em muitas empresas. Para se ter uma ideia, 60% dos executivos consultados pela Robert Half afirmam que o período de quarentena acelerou a transformação digital de empresas de todos os setores – o que corrobora a alta busca por profissionais de tecnologia.

Para quem tem vontade de aproveitar esse momento, é importante destacar que o salário médio para carreiras digitais como Programação, Marketing Digital, Dados e UX, é de R$ 8.149,00 (Fontes: Glassdoor; Vagas; Época Negócios).

“O brasileiro tem talento para as carreiras digitais, independentemente do local em que viva. Com mais essa iniciativa, queremos  chegar aos quatro cantos do país e mostrar na prática que é possível ser especialista aonde quer que a pessoa esteja. A distância, definitivamente não é empecilho, e a Digital House tem capacidade para levar aos alunos dos locais mais afastados um ensino de qualidade, inovador e alinhado às tendências do mercado de tecnologia”, declara Edney “InterNey” Souza, diretor acadêmico da Digital House.

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Veja dicas para economizar e comprar o seu primeiro carro

Independentemente da idade ou das condições financeiras, muitas pessoas sonham em adquirir o próprio carro.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pela Anfavea, cerca de 70% dos jovens adultos entrevistados, de até 25 anos, têm esse desejo. No entanto, para a maioria dos brasileiros, infelizmente, a realização desse sonho está longe de ser uma tarefa simples, por inúmeros motivos.

Além da aquisição ser uma conquista pessoal, ter um veículo proporciona mais independência: poder ir onde quiser, quando quiser, de forma confortável e sem depender de ninguém, é realmente libertador.

Porém, para conseguir juntar o dinheiro necessário para a compra do veículo, é preciso ter disciplina, planejamento e até fazer alguns sacrifícios. Pensando nisso, separamos quatro dicas que irão te ajudar nesse processo. Confira!

1. Faça o controle de suas despesas

Antes de comprar do seu primeiro automóvel, a primeira atitude a tomar é reconhecer a sua realidade financeira. Para isso, reserve um dia para anotar todos os seus rendimentos e despesas mensais — o que pode ser feito com o auxílio de uma planilha eletrônica no computador ou até um caderno de anotações.

É essencial que você seja o mais preciso possível nessa anotação, incluindo despesas corriqueiras também. Após passar todas essas informações para o papel, você poderá visualizar seus gastos e analisar quais deles podem ser evitados ou diminuídos, fazendo com que sobre um dinheiro a mais no fim de cada mês.

2. Pague suas contas em dia

Pagar as contas em dia é uma ótima maneira de evitar o desperdício de dinheiro, pois, dessa forma, você não terá que pagar multas ou juros relacionados a atrasos. Embora pareça pouco dinheiro, se você fizer as contas de quanto isso representa em um ano, verá que é uma economia considerável, principalmente, pelo fato do Brasil ter uma das taxas de juros mais altas do mundo.

3. Defina o valor do carro

Antes de começar a juntar o dinheiro, de fato, é preciso ter em mente o tipo de veículo que você pretende comprar, sabendo se o valor dele se encaixa no seu orçamento.

Se o objetivo for um carro do ano, por exemplo, provavelmente, você irá levar muito mais tempo para conseguir juntar o valor necessário. No entanto, se a sua preferência for por um carro popular, será possível concluir o seu objetivo em um prazo menor.

Portanto, é essencial definir a quantia que você está determinado a gastar e o tempo em que deseja adquirir o veículo. Definindo isso, você estará ciente do quanto será necessário economizar mensalmente para conseguir o montante para a entrada, podendo arcar com as parcelas mensais do financiamento.

4. Reserve uma parte do seu salário

Definido o carro e o prazo, o próximo passo é estipular um percentual do seu salário que será economizado, guardado em uma poupança, todo mês. Por exemplo, se você ganha R$ 2 mil e estipula uma economia mensal de 20% do que ganha, o valor da sua poupança será de R$ 400.

Dessa forma, ao final de um ano, você terá R$ 4.800,00 reais guardados na poupança, fora os rendimentos. Esse valor já poderia ser dado de entrada e, após isso, só seria preciso arcar com as prestações.

Contudo, vale ressaltar que é de suma importância encarar essa poupança como mais uma dívida mensal, para que não haja ausência em nenhum mês. Uma boa opção é gerar boletos bancários com o valor que você decidiu economizar, efetuando o pagamento mensalmente.

Seguindo todas essas dicas, você conseguirá realizar o sonho de comprar seu primeiro carro com tranquilidade.

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Trabalho na pandemia: o olhar do RH

Por Ju Ferreira *

De tempos em tempos, acontecimentos mundiais fazem com que a cronologia se divida em antes e depois. Neste ano ocorreu algo que mudou por completo o curso das nossas vidas e do nosso trabalho: a chegada da pandemia do Coronavírus trouxe um mar de incertezas, que afetou desde as finanças até a saúde mental de boa parte dos indivíduos.

A crise e a consequente necessidade de isolamento social também fizeram com que muitas empresas tivessem que adotar o trabalho remoto, de forma total ou parcial. De grandes a microempresas, todas que puderam partiram para o trabalho on-line. Mas como gerir e cuidar dos colaboradores neste momento?

Graças à Transformação Digital que já vinha ocorrendo no Brasil e no mundo, muitas empresas já tinham alguma experiência com esse tipo de trabalho. Ainda assim, os gestores de RH se viram diante de um enorme desafio: como motivar as equipes, manter a produtividade e a busca por bons resultados neste cenário em que cada um está, quase que literalmente, no seu quadrado?

Home office

Desde que o trabalho remoto foi regulamentado pela Reforma Trabalhista de 2017, realizar as atividades profissionais de casa passou a ser uma alternativa – e virou tendência.

Sabemos que realizar o trabalho em equipe com os colegas estando a poucos passos de distância é uma tarefa muito mais fácil do que cada um no conforto (ou desconforto) do seu lar. Reuniões, lives e calls o dia inteiro. Filhos em homeschooling. Todos dividindo o mesmo espaço. Muitas casas tiveram que se adaptar a essas novas necessidades.

Um fato ficou claro desde o início: o regime de home office exige disciplina, organização, comprometimento e concentração bem maiores. E quem não detinha alguma dessas habilidades se viu obrigado a passar por uma transformação pessoal a fim de dar “conta do recado”.

Apoiar, acolher e eliminar as dúvidas dos colaboradores é papel do RH, sobretudo nestes tempos. Usando das tecnologias que possibilitem a realização de videoconferências, é primordial que os responsáveis pelo setor se mostrem presentes e disponíveis para a realização dos mais variados esclarecimentos. Somente por meio da transparência é que poderão ser debelados inimigos da produtividade, como a ansiedade, preocupação com a manutenção do emprego e com como anda a saúde financeira da empresa.

Mais do que nunca, é indispensável também que o capital humano se sinta valorizado. Comunicados, divulgação de resultados e elogios a um trabalho bem feito são alguns dos temas que necessitam de atenção e constância.

Outro ponto importante tem a ver com a capacitação e desenvolvimento de competências dos funcionários. É essencial propiciar oportunidades de evolução aos colaboradores: mentorias, coachings, treinamentos e cursos, como os de administração do tempo, produtividade, comunicação ou mesmo mindfulness e felicidade são indicados. Dicas de leituras e de séries também podem ser interessantes – tudo para levar a uma transformação pessoal.

Também recomendo o desenvolvimento de materiais que apresentem boas práticas a serem exercidas durante o home office. Entre essas, estão aquelas que se referem ao controle das horas trabalhadas, à etiqueta na participação em reuniões (câmera aberta ou fechada, como se darão as discussões, quem deve participar etc.) e à entrega dos resultados de atividades (já que no home office há mais flexibilidade de horários, mas os entregáveis têm prazos e as metas precisam ser cumpridas).

Além disso, neste cenário, mais do que nunca as empresas devem ter suas estratégias muito bem traçadas. E a fim de aproveitar o que cada um tem a oferecer de melhor, é crucial que a companhia conheça seu colaborador a fundo. Gostos, preferências, qualidades, defeitos, competências, pontos fortes e fracos devem ser mapeados pelo RH utilizando ferramentas analíticas. Desta forma, será possível analisar se aquele profissional está alocado no setor mais acertado ou quais características ele deve desenvolver para se adequar melhor. Olha a necessidade de transformação interna aí, novamente!

Estamos diante de um “novo normal”. Paradigmas foram quebrados, desafios aparecem diariamente. Mudanças são fundamentais para nos mantermos vivos em um cenário de competitividade e de incerteza que não se dissipará tão cedo. Mais do que manter os colaboradores motivados, o RH deverá ser responsável pelo crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Um desafio e tanto, mas também uma jornada formidável, que pode levar a resultados exponenciais.

* Ju Ferreira é palestrante, mentora, criadora da metodologia Alquimia Pessoal

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A evolução dos bots, tecnologia cada vez mais capaz de entender e colaborar com o ser humano

Por Vanessa Tiba *

A tecnologia tem avançado de forma exponencial nos últimos anos e essa crescente causa influência significativa em diversos setores. Os contact centers, por exemplo, se transformaram à medida que o atendimento deixou de ser apenas humano e passou a contar com a ajuda de bots. Nos últimos anos, com a chegada da inteligência artificial, os robôs foram ficando cada vez mais humanizados e capazes de interpretar as necessidades do cliente.

Com a pandemia, a demanda nos contact centers cresceu em mais de 1.000%. Este fato acelerou a necessidade de melhorias e de um atendimento que esteja disponível 24 horas por dia, sete dias da semana e em qualquer canal, para atender a todos os clientes com qualidade e rapidez.

Muito além disso, essa evolução tem ajudado as empresas a manter um relacionamento com seus clientes e os atendentes a terem mais controle sobre cada interação, sejam elas síncronas ou assíncronas, com migração de um canal para outro. Tudo isso permite que a jornada do cliente seja melhor aproveitada.

O uso de bots de voz, por exemplo, tornou possível a interação por meio de menus completos e complexos – sem a impressão de que um robô está falando com o cliente. É essencial que haja uma curadoria dos chatbots a fim de que eles sejam configurados para entender o máximo possível da solicitação do cliente. Dessa forma, as empresas evitam reclamações sobre falta de clareza ou ausência de humanização no contato.

Para que isso seja possível, é necessário que os dados dos clientes sejam atualizados constantemente e as plataformas estejam integradas, para garantir uma análise completa da jornada do cliente, do seu comportamento e do histórico de suas interações. Com isso, o bot vai se tornando mais inteligente e a empresa pode expandir as suas possibilidades de fidelizar clientes ou conquistar novos.

Além disso, a inteligência artificial permitiu que os bots se tornassem capazes de analisar emoções humanas em tempo real. Desta forma, ficou mais fácil o direcionamento do cliente para um atendimento mais assertivo e qualificado com o agente recebendo sugestões de como lidar com cada situação, prevenindo possíveis problemas e com maior garantia de satisfação do cliente.

Mas, para o que os bots atinjam seu máximo potencial, especialmente no mercado brasileiro, é preciso que o mesmo se torne mais maduro. Essa maturidade somente será alcançada quando as empresas utilizarem toda a potencialidade das plataformas de atendimento ao cliente e invistam cada vez mais em tecnologias que agreguem ainda mais valor a elas.

* Vanessa Tiba é Country Manager da Altitude Software

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Black Friday da pandemia antecipou em até 8 semanas os descontos do e-commerce

Para reagir à queda da atividade econômica provocada pandemia do Covid-19, o varejo online brasileiro apostou este ano na antecipação das liquidações de Black Friday – a sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

A rápida adesão dos brasileiros às compras online em 2020, para driblar os riscos de aglomerações no comércio tradicional, levou a uma Black Friday de adesão sem precedentes. Por isso mesmo, mirando a retomada das vendas, há dois meses a adesão às promoções viralizou-se no Brasil.

Há oito semanas 63,25% das lojas online já ofereciam promoções. À meia-noite, ao final desta quinta-feira, dia 26, a adesão das lojas virtuais às ofertas de Black Friday chegou a 98,35% dos mais de 1,5 milhão e-commerces do País.

Ao lado do Dia das Mães e do Natal, já é a data mais expressiva do comércio eletrônico, segundo a Webshoppers. Para mapear esse fenômeno do varejo online, o PayPal e a BigDataCorp., acompanham as ofertas de Black Friday na web desde 2015, sendo esta a sexta edição do levantamento. Os descontos médios de 2020 superaram os do ano passado (42,59%), batendo em 51,36%, o que pode caracterizar uma reação do comércio ao difícil cenário que vemos hoje.

Os resultados são os seguintes:

Novidades
– Nesta sexta-feira, entre os grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por mês, o desconto médio foi de 59,74%. Entre os demais e-commerces, ela chegou a 50,58%.

– Nas oito semanas antes da Black Friday, os descontos deste ano chegavam,  em média, a 5,94%.  Já duas semanas antes da data, os descontos avançaram progressivamente para expressivos 45,35%% este ano (contra 10,58% em 2019 e 3,9% em 2018).

– No Top 5 categorias em que a pesquisa BigDataCorp. encontrou os maiores descontos, a medalha de ouro vai para livros, músicas e filmes (59,25%), seguidos por brinquedos (55,98%), eletrônicos (58,22%), roupas/moda (51,16%) e cosméticos (45,96%).

Citações
“Boa parte do varejo buscou atrair um consumidor temeroso de desemprego e da queda nas atividades econômicas. Por isso, apostou na antecipação das promoções. Os descontos foram maiores este ano e já eram significativos dois meses antes da Black Friday.” Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigDataCorp.

“O e-commerce tem sido um grande aliado do varejo, seja ele pequeno ou grande, neste ano. A pandemia quebrou as últimas resistências às compras online, trazendo uma adesão massiva de consumidores ao comércio eletrônico. Boa parte dos descontos mais significativos já estava valendo há duas semanas da Black Friday, o que é mais impactante do que ter os descontos só em cima da hora.” Thiago Chueiri, Head de Vendas do PayPal Brasil

Metodologia
A BigDataCorp realizou a coleta dos sites para esse estudo a partir de uma base de dados com endereços (URIs). Essa base foi construída por um processo que roda há oito anos e que visita mais de 1,5 bilhão de sites no mundo inteiro. A empresa utiliza o processo de captura de dados da internet extraídos de visitas a mais 28 milhões de sites brasileiros, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links.

Os sites são acessados e se faz o download dos documentos HTML. São desconsiderados os sites inativos, ou seja, os que estão fora do ar ou que não respondem a visitas por quatro semanas seguidas. Também são desprezados os que, por oito semanas consecutivas, não fazem qualquer alteração em seu conteúdo. Assim, são considerados neste estudo cerca de 14 milhões de sites ativos no Brasil

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JBL anuncia sua nova caixa de som bluetooth GO 3

A JBL GO 3 já está disponível no Brasil. Com visual renovado, design à prova d’água e poeira, e aprimoramento dos recursos de conectividade, a terceira geração desta caixa de som portátil da JBL garante graves mais potentes e fortes – e mantém as dimensões compactas que fazem desta linha uma parceira para acompanhar os consumidores em todos os lugares.

O lançamento traz o som lendário JBL, rico em detalhes e graves potentes, além de ampliar a potência sonora da linha para 4.2W RMS. Com o Bluetooth 5.1, a JBL GO 3 garante conexão com smartphones, tablets e outros dispositivos compatíveis com a tecnologia.

A caixa de som possui até 5 horas de bateria com apenas uma recarga – e se quiser prolongar esse tempo de reprodução, basta conectá-la ao cabo de carregamento USB-C.

O design foi atualizado, dando adeus para os cantos quadrados e agora com um design mais arredondado e jovem. O lançamento apresenta combinações de cores marcantes e um loop integrado para torná-lo portátil. Tecidos coloridos e detalhes expressivos tornam o visual incrível.

O modelo conta com proteção IP67, à prova d’água e de poeira, é capaz de criar um cenário ideal para a diversão.

Preço e disponibilidade
A JBL GO 3 já está disponível no Brasil nas cores preta e cinza, com previsão da chegada das opções em vermelho, teal, azul e verde para os próximos meses.
Seu preço sugerido é R$ 299,00

O lançamento está na loja online da marca.

Especificações técnicas:

Transdutor: 43 x 47mm / 1,5”
Potência de saída: 4,2WRMS
Resposta de frequência: 110Hz a 20kHz
Relação sinal-ruído: >85Db
Tipo da bateria: Bateria de polímero íon-lítio de 2,7Wh
Tempo de recarga da bateria: 2,5horas (5V/1A)
Tempo de reprodução de música: Até 5horas*
Versão Bluetooth®: 5.1
Dimensões (L x A x P): 87,5 x 75 x 41,3mm
Peso: 0,209kg/0,46lb

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Nova versão do Android poderá ser atualizada via Play Store

Segundo informações obtidas pelo XDA Developers, o Android 12 (ou S) poderá chegar com um novo módulo do projeto Mainline, a fim de facilitar a distribuição de atualizações importantes, que – teoricamente – poderão ser baixadas diretamente na Play Store.

Segundo detalhes de um engenheiro da Google, a empresa planeja transformar o Android Runtime (ART) em um módulo atualizável. Com isso, a empresa terá controle extra dessa parte do sistema, que se tornará mais independente das fabricantes de smartphones.

Essa mudança permitirá que o Google lance atualizações do ART com mais frequência e sem a necessidade de ajustes dos grandes fabricantes em suas versões. E com as atualizações diretamente na Play Store, isso reduziria bastante uma das reclamações mais comuns entre os usuários, a demora das atualizações para alguns modelos. A distribuição será muito mais fácil e rápida.

Fragmentação – prós e contras
Essa mudança tem pontos positivos e negativos. Se por um lado pode reduzir a fragmentação de versões do sistema (culpa das fabricantes) e aproximar a experiência de uso do Android em diferentes aparelhos, facilitando a vida de quem desenvolve aplicativos, ao mesmo tempo fará com que as fabricantes percam a possibilidade de modificar o ART em suas interfaces customizadas, o que deve limitar o lançamento de funções exclusivas em certos smartphones.

De modo geral, a mudança poderá ser positiva. O atraso na distribuição de atualizações para o Android cairá bastante, pois o Google tem realizado mudanças na estrutura do sistema para garantir updates mais rápidos.

As principais armas da empresa para acelerar as atualizações são os projetos Mainline e Treble. As iniciativas visam compartimentar o Android para facilitar a distribuição de updates.

Enquanto essa nova estratégia não chega ao mercado, a nova abordagem já começou a trazer mudanças. Segundo o Google, a versão 10 do Android foi o sistema que teve a distribuição mais rápida na história do SO. Resta agora aguardar para ver se a nova edição do software repete esse sucesso.

Fonte:  XDA Developers

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Pesquisa Salesforce: 95% dos líderes brasileiros em serviços financeiros veem operações autônomas como vantagem competitiva

A Salesforce divulgou seu relatório “Trends in Financial Services/Tendências em Serviços Financeiros”, que mostra de que maneira as instituições de serviços financeiros lutam para acompanhar o ritmo de mudança impulsionado pela pandemia global.

A análise de dados de duas ondas de pesquisas de campo, em 2019 e 2020, mostra que a experiência do cliente sofreu junto, levando as corporações a reorganizarem suas prioridades e gerarem vantagem competitiva com novas tecnologias. No Brasil, a experiência do cliente continuou como 3ª prioridade nos dois períodos da pesquisa.  

“À medida que a tecnologia continua a se desenvolver em hipervelocidade, as instituições de serviços financeiros precisam utilizar esse momento não para fazer as coisas com mais eficiência, mas de forma diferente. As expectativas dos clientes estão aumentando. Suas preocupações com seu futuro financeiro no longo prazo também estão se aprofundando”, explica Fabio Costa, general manager da Salesforce Brasil.

“Eles exigem atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde quer que estejam, e precisam de suporte prático e soluções para superar essa crise. Ao fornecerem soluções inovadoras e acessíveis e automação para expandir seus negócios, as instituições de serviços financeiros podem reimaginar seus produtos e a experiência do cliente em conjunto e não isoladamente”, diz o executivo.

A Salesforce Research entrevistou quase 2.800 líderes globais em seguros, bancos de varejo e gestores de patrimônio na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico, incluindo 200 entrevistados do Brasil em dois momentos importantes – imediatamente antes da pandemia e novamente quase um ano depois. Combinados, esses dois estudos fornecem uma perspectiva única sobre a evolução do setor de serviços financeiros e o que agora é necessário para ter sucesso, revelando os seguintes insights: 

– Como as crises econômicas e de saúde estão alterando as prioridades dos serviços financeiros, expondo as rachaduras nas bases digitais e uma necessidade de melhorar as experiências do cliente (CX);  

– Estratégias e táticas de crescimento adotadas por instituições de serviços financeiros (FSIs, em inglês); 

– A importância de inovações como operações financeiras autônomas – que a Forrester define como serviços financeiros baseados em algoritmos que tomam decisões ou agem em nome do cliente – permitirá que as instituições de serviços financeiros ofereçam, em escala, melhores experiências ao cliente e gerem fluxos de valor totalmente novos. 

Uma novidade neste ano, o relatório apresenta dados interativos disponíveis no Tableau, destacando as principais descobertas por país e por setores financeiros.  

Insights dos entrevistados do Brasil: 

As instituições financeiras reorganizam as prioridades em meio à crise  
A pandemia derrubou todos os setores – incluindo o de serviços financeiros. As FSIs brasileiras reorganizaram suas prioridades. Por exemplo, o aumento da personalização ganhou força, subindo de décimo, em 2019, para sexto, em 2020. Conforme as prioridades mudaram, também mudou a satisfação do consumidor. Uma visão global da satisfação do cliente mostra grandes lacunas: somente 27% dos clientes globais descrevem as FSIs como totalmente centradas no consumidor, e apenas 23% dos clientes globais acreditam que as FSIs lidaram com a crise da melhor maneira possível*

Os provedores de serviços financeiros adotam novas táticas para reagir à pandemia
Nossa pesquisa também incluiu novas perguntas em 2020 para descobrir diferentes táticas empregadas por líderes de serviços financeiros em reação à crise. No Brasil, 88% das FSIs concordam que, desde o início da crise, focar no bem-estar financeiro do cliente se tornou mais importante. Ao mesmo tempo, 80% dizem que a expansão dos serviços cresceu em importância desde o início da pandemia. No entanto, consideravelmente menos FSIs brasileiras estão tomando medidas concretas como reação. Somente 44% estão investindo em serviços em todos os canais e 57% estão enfatizando o bem-estar financeiro do cliente.  

Atingir objetivos de crescimento em escala requer automação inteligente  
À medida que experiências personalizadas sob demanda se tornam a norma, as demandas dos clientes por experiências financeiras aprimoradas estão estimulando mudanças no setor. No Brasil, 93% dos líderes de serviços financeiros concordam que as operações financeiras autônomas logo serão essenciais para terem um desempenho de ponta. 

Metodologia
Os dados neste relatório são de uma pesquisa duplamente cega realizada em duas ondas. A primeira foi ao campo de 12 de novembro a 12 de dezembro de 2019 e gerou respostas de 1.400 líderes em seguros, varejo bancário e gestão de patrimônio nas regiões da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia-Pacífico.

A segunda onda foi implementada de 21 de agosto a 21 de setembro de 2020, gerando respostas de 1.360 líderes dos mesmos setores e geografias. Todos os entrevistados são painelistas terceirizados (não se limitando aos clientes da Salesforce). Devido ao arredondamento, nem todos os totais percentuais neste relatório são iguais a 100%.

Todas as comparações são feitas a partir de números não arredondados. Entre os países pesquisados estão Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Nova Zelândia, Países Nórdicos, e Reino Unido. O viés cultural afeta os resultados da pesquisa.  

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Escola SAGA inaugura espaço de entretenimento em shopping da zona leste de São Paulo

Visitantes do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, na zona leste de São Paulo, agora também podem jogar, tirar fotos com os amigos em diferentes cenários e ver uma exposição de quadros de personagens da cultura pop.

A SAGA acaba de abrir o ExpoSAGA, espaço com dois fliperamas com centenas de games clássicos para o público jogar à vontade, um chroma key para facilitar fotos em diferentes situações, e uma exposição de obras de alunos da SAGA. O espaço é aberto e as atividades são gratuitas, mediante inscrição no próprio local.

Quem quer jogar alguns jogos clássicos?

Além das atividades, o público ainda poderá conhecer um pouco mais sobre a escola, já que instrutores estarão no local para tirar dúvida sobre os cursos presenciais (Playgame e Start 5.0) e on-line (Playgame 5.0, Ilustração Vetorial e Animação 2D, e Photoshop: Do Zero a uma Edição Completa), e sobre as oficinas gratuitas de Introdução ao Photoshop, Animação e Games oferecidas pela escola.

Serviço
O ExpoSAGA fica no segundo andar do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé (Rua Gonçalves Crespo, 78 – Tatuapé, São Paulo – SP), e o horário de funcionamento é o mesmo do shopping: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e de domingo das 12h às 20h.

Para mais informações sobre a SAGA e seus cursos, acesse o site.

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CASE Startup Summit libera 450 horas de conteúdo sobre startups e empreendedorismo

O CASE Startup Summit 2020, maior evento online de empreendedorismo e tecnologia da América Latina, está liberando todo o conteúdo exibido durante o encontro, realizado em outubro.  

Por cinco dias, 24 horas por dia, os participantes puderam assistir a palestras, talks e exposição de produtos e serviços. Agora, o material ficará disponível gratuitamente a todos os interessados. Foram quatro palcos com 300 palestrantes, 12 trilhas de conteúdo.

Tudo isso pode ser acessado no link.

O Startup Summit já impactou mais de 6 mil participantes e o CASE (Conferência Anual de Empreendedorismo e Startups) já reuniu mais de 40 mil pessoas para discutir empreendedorismo e tecnologia. 

“Ambos  são eventos consolidados no cenário nacional e a junção potencializou o nosso alcance, garantindo um conteúdo online de qualidade tanto para pessoas interessadas em empreender quanto para empreendedores experientes”, afirma Alexandre Souza, gestor do Startup SC .

Nomes conhecidos do ecossistema de inovação e empreendedorismo nacionais e internacionais expõem suas experiências nas palestras.

São pessoas como Fabrício Bloisi, presidente do Ifood; Eric Santos, cofundador e CEO da Resultados Digitais; Gina Gotthilf, ex-Vice Presidente de marketing e growth do Duolingo; e Brad Feld, empresário, autor e investidor americano. 

Mais de 25 mil pessoas participaram da edição de 2020 na plataforma virtual do evento, realizado pelo Sebrae, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e ABStartups (Associação Brasileira de Startups). 

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Termômetro pré Black Friday mostra varejo em alta. Confira os números

Amanhã (27) acontece uma nova edição da Black Friday no Brasil. Para este ano espera-se que a data traga cerca de 30% mais vendas que o mesmo período do ano de 2019.

O número faz parte de um levantamento realizado pela Senior Sistemas. De acordo com a empresa, a semana mais importante do varejo já começou movimentada.

“Nesta segunda-feira (23), as vendas já cresceram 63% em relação ao dia 25 de novembro de 2019, que também era uma segunda-feira pré Black Friday”, destaca o head de Produtos para logística na Senior, Anderson Benetti.

De acordo com Benetti, o número continuou em alta na terça, quando apontou um crescimento de 102% em relação a terça, pré black Friday de 2019.

Os números também chamam atenção se comparados aos dias comuns, sem influência da Black Friday.

“Se compararmos a segunda-feira anterior (16) com a segunda da semana da Black Friday (23), também temos um aumento de 32%. Na terça (17) os números seguem com um crescimento de 34% em relação a terça (17). Esses dados nos mostram que o mercado está aquecido e que as empresas estão cada vez mais preparadas para as vendas online”

Cerca de 40% das transações do e-commerce no Brasil passam pela gestão da Senior Sistemas e por seus softwares WMS e TMS, soluções que auxiliam na gestão de estoque e gestão de transportes de grandes empresas brasileiras.

“Nunca vivemos uma Black Friday em uma pandemia, por isso se trata de uma realidade incerta para todo o mercado. No entanto, aqui na Senior sentimos que o varejo segue engajado em melhorias logísticas, e por conta de todo esse investimento acreditamos que o resultado deste ano também será positivo”, reforça o executivo.

Logística na estratégia do e-commerce
Para Benetti, o cuidado das empresas com a experiência de compra no ambiente online tem gerado maior confiança para o consumidor e contribuído com o aumento das compras no e-commerce.

“A experiência positiva, a agilidade no atendimento e as ofertas, chamam atenção dos consumidores que estão cada vez mais habituados com essa forma de comprar. Além disso, hoje trazemos tecnologias que otimizam o processo logístico de armazenagem e transporte, vitais para a assertividade do e-commerce. Como exemplo temos o tracking de pedidos, que mostra todo o caminho da mercadoria tanto para a empresa como para o consumidor. Tudo em tempo real”, finaliza.

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iGree: levando o Blockchain para (muito) além da área financeira

Por Fabiano Falvo *

Falar de Blockchain sem associar com área financeira é inevitável. O termo surgiu do encontro desses dois universos. As criptomoedas (Bitcoin, posteriormente, Ether e Litcoin) são exemplos dessa união. Mas, para quem não é totalmente familiarizado com o assunto, o Blockchain nada mais é que um livro-razão (como um livro contábil compartilhado e imutável para a gravação de transações, o rastreamento de ativos e a construção da confiança), que funciona como uma cadeia de blocos virtuais com informações.

Cada bloco tem o seu arquivo e hash (algoritmo que mapeia dados de comprimento variável para dados de comprimento fixo). Essa cerquilha é o que garante a conexão e segurança entre os blocos. 

Uma das razões pelas quais a tecnologia chama a atenção é pelo seu risco de invasão, que é extremamente difícil. Isso porque rede, além de descentralizada, conta com diversas camadas de segurança. Em outras palavras, toda vez que o sistema identifica e reconhece um ataque em potencial, ele automaticamente trava em questão de segundos.

Agora, o que muita gente nem imagina é que o conceito não se restringe à área de finanças. Sim, o Blockchain é uma tecnologia muito versátil, que pode ser aplicada em diversas frentes de atuação. E nós mesmos já fizemos isso em uma de nossas soluções.

Recentemente, lançamos uma plataforma para Onboarding e formalização de acordos totalmente digital para qualquer tipo de contrato, que elimina o fluxo e troca de documentos e o uso de papel. A solução, chamada iGree, utiliza justamente a tecnologia Blockchain para proporcionar a segurança e confiabilidade necessários na troca e no armazenamento de informações em diferentes blocos virtuais. 

A “Pesquisa global de BlockChain 2019”, elaborada pela norte-americana Deloitte, mostra que as fintechs são, de fato, as que mais utilizam a tecnologia. No entanto, o documento comprova que o uso de Blockchain vem sendo expandido para outras áreas, tais como tecnologia, mídia e telecomunicações, saúde e governo, e está se tornando uma solução pragmática às empresas.

Se você ainda não se convenceu disso, saiba que 40% das empresas participantes estão dispostas a aplicar US$ 5 milhões ou mais em novas iniciativas de Blockchain nos próximos 12 meses; que 53% dos entrevistados afirmam que a tecnologia se tornou uma prioridade crítica para suas organizações em 2019, um aumento de 10% em comparação ao ano anterior; e que 83% dos entrevistados afirmaram ver casos efetivos ao usar a ferramenta.

Agora, falando do que nos concerne, o iGree é um exemplo bem interessante de aplicação dessa tecnologia, e além de usar o Blockchain para armazenar informações de modo criptografado, a solução é totalmente baseada em inteligência artificial. Para se ter uma ideia de como funciona, a aplicação identifica, em menos de um minuto e de forma totalmente segura por meio de selfie, vídeo e biometria de voz, todo e qualquer usuário.

Seu maior benefício é gerar um score de tomada de decisão com base em parâmetros e consultas realizadas de forma automática em órgãos externos, auxiliando no cruzamento dos dados e na criação de modelos preditivos para score e antifraude durante a jornada do usuário. Em outras palavras, o suprassumo da segurança em tempos de cibercriminosos cada vez mais criativos, arrojados e audaciosos.

* Por Fabiano Falvo é Head de Produto da Neo

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Conheça os 6 maiores mitos sobre Bitcoin

Segundo uma recente pesquisa da ConsenSys, o Brasil registra, no mundo todo, o maior domínio de buscas pela palavra “Bitcoin” (88%) em relação a “Ethereum” (4%), “Criptomoedas” (1%) e “Blockchain” (7%).

Além de o dado representar um forte indício do interesse brasileiro por este mercado, ele ainda serve de estímulo para que as pessoas tenham acesso a uma educação financeira correta sobre o assunto.

De fato, a falta de conhecimento pode afastar as pessoas desse tipo de investimento e contribuir para disseminar informações incorretas. Para desfazer mal entendidos e tirar as dúvidas sobre o assunto, Daniel Coquieri, que é COO da BitcoinTrade, explica abaixo os 6 principais mitos sobre Bitcoin.

Acompanhe:

Bitcoin não é rastreável
As transações com Bitcoins podem sim ser rastreadas. As técnicas para isso são as mesmas usadas para rastrear um e-mail ou outras informações digitais. Em todo caso, quem investe em Bitcoin em algum momento vai querer transformar suas criptos em moedas tradicionais, como dólar ou real.

Para isso, a pessoa precisará ter uma conta em uma exchange (onde serão exigidos dados pessoais) e ainda terá de declarar este criptoativo para a Receita Federal.

Bitcoin é ilegal
Apesar de ainda não existir uma regulação específica para criptomoedas no Brasil, é incorreto dizer que a operação com Bitcoins é ilegal. A moeda pode ser inclusive usada como pagamento de vários produtos e serviços (como viagens, imóveis, jóias, diárias em hotels, ingressos para shows, roupas, entre outros) e ainda deve ser declarada no Imposto de Renda.

Certamente, nem todos os estabelecimentos aceitam compras com Bitcoins, mas esta é uma tendência que tem ganhado cada vez mais a atenção do comércio.

Bitcoin é baseado em mera especulação
Assim como um metal precioso, o Bitcoin também é finito, pois sabemos que ele é limitado a 21 milhões de unidades. Não é à toa que a criptomoeda é chamada de “ouro digital”.

Por isso mesmo, o valor do Bitcoin está vinculado a esta oferta e pode ainda sofrer alterações com base em fatores que não apenas especulação, como planos de regular a moeda digital, comentários de políticos sobre o assunto e a chegada de novos criptoativos no mercado, entre outros.

É necessário ter o valor inteiro de um Bitcoin para começar a investir
Na verdade, é possível começar a investir em porções pequenas de um Bitcoin. Cada corretora do mercado estipula o valor mínimo para realização de aplicações. Nesse sentido, geralmente é possível começar investindo com valores pequenos, de R$50 a R$100, que irá permitir que o usuário compre algumas frações de Bitcoin.

Investir em Bitcoin não é seguro
O Bitcoin funciona com base na tecnologia do blockchain, que é uma cadeia de blocos de informações na qual as transações são compiladas de forma criptografada, como em um “livro contábil” que registra os valores que são enviados e recebidos. Dessa maneira, esses dados ficam armazenados em várias “bibliotecas” diferentes, fazendo com que seja muito difícil apagá-las.

Para acessar um bloco, é necessário decifrar seu algoritmo e também o do bloco anterior, que precisaria do antecedente e assim em diante. O blockchain ainda é público, o que significa que todas as pessoas podem ter acesso às transações e também auditá-las.

A segurança da Rede Bitcoin ainda pode ser confirmada pelo fato de nunca ter sido hackeada desde sua criação, em 2009. Dados do blockchain ainda permitem afirmar que, atualmente, a criptomoeda é oito vezes mais poderosa em termos de segurança do que no final de 2017, quando o Bitcoin foi cotado em torno de US$ 20 mil.

Bitcoin é um esquema de pirâmide
Em um esquema de pirâmide, não há nenhum ativo envolvido e o dinheiro se acumula de acordo com a entrada de novos membros, que sustentam os ganhos dos mais antigos. O Bitcoin, por sua vez, funciona em uma lógica bem diferente.

Trata-se de uma moeda virtual, com estoque finito com cotação altamente volátil, e que pode ser comprada e vendida, do mesmo modo que outras moedas no mundo.

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[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4

Quando pensamos em Wi-Fi, a grande maioria das pessoas se lembra das propagandas das TVs de assinatura, que oferecem TV, telefone e internet, em que o modem já disponibiliza a opção de internet sem fio. Porém, nem sempre os equipamentos fornecidos são de boa qualidade e conseguem proporcionar uma cobertura Wi-Fi com potência de sinal e velocidade satisfatória na casa inteira. Geralmente o alcance é curto, e isso é um problema que pode ser resolvido de algumas maneiras.

A solução mais recente é por meio da tecnologia Mesh, em que você conecta um roteador ao modem da sua operadora, e ele também se conecta e “conversa” com outras bases espalhadas pela sua casa.

Nós recebemos pra teste o excelente TP-Link Deco M4. Composto por três bases, é um sistema Wi-Fi doméstico simples de instalar e ainda mais fácil de gerenciar graças ao aplicativo para celular.

Frente da caixa

Ele oferece um ótimo desempenho, além de poder ser configurado como access point, ter controle de acesso para os pais bem detalhado, priorização de dispositivos e inclusive comandos de voz por meio da assistente Alexa.

Verso da caixa

O que vem na caixa

Abrindo a caixa

O conteúdo da caixa é bem simples e objetivo:

– As três bases TP-Link;
– Três fontes de energia;
– Um cabo de rede RJ45;
– Um manual de instruções.

Fontes e manual

Design e portas
A unidade recebida consiste no kit com três bases, capazes de gerenciar até 100 dispositivos em uma área de até  510 m², porém devemos levar em consideração que esse número é pensado para residências americanas, com paredes de drywall ou madeira, e não se aplica tanto para as casas brasileiras que costumam ser feitas de alvenaria.

Três unidades iguais

Enquanto o irmão maior Deco M5 usa bases circulares de baixo perfil, o Deco M4 é composto de três cilindros verticais, como três torres, cada um com 19cm de altura 9cm de diâmetro.

Vista de cima

Os modelos são brancos com acabamento fosco, uma grade preta e um indicador LED na parte superior (que pode ser desligado, inclusive com horário programado), além de duas portas LAN gigabit na lateral.

Conexões Gigabit

O conector de alimentação e um botão de reset estão na base. Seu design é bem “clean” e elegante, como uma peça de decoração.

Por baixo

Hardware
Todas as bases usam o mesmo hardware, então não importa qual deles você selecionará como seu roteador principal. Sob o “capô” está o circuito 802.11ac de banda dupla (2.4GHz e 5GHz) que suporta streaming de dados simultâneos de entrada múltipla e de múltiplos usuários (MU-MIMO), Beamforming (transmissões de sinal direto para o cliente), direção de banda automática e backhaul Ethernet. Sei que esses nomes são estranhos, mas na prática significa que seu roteador pode atuar de diversas formas, simultaneamente, com várias conexões ao mesmo tempo e mantendo o máximo desempenho.

O sistema AC1200 pode atingir taxas máximas de dados de 300 Mbps na banda de 2.4 GHz e 867 Mbps na banda de 5 GHz. O Deco M4 não oferece recursos específicos de automação residencial, mas tem suporte a comandos de voz Amazon Alexa e miniaplicativos IFTTT (If This Then That). Por exemplo, você pode ativar e desativar a rede de convidados usando comandos de voz com a Alexa e criar um miniaplicativo IFTTT que acende uma luz Philips Hue sempre que um novo dispositivo se conecta à sua rede. É divertido!

Software
O Deco M4 é gerenciado usando um aplicativo bem simples no smartphone, com versões tanto para Android como iOS. É só baixar e criar uma ID da TP-Link.

O primeiro passo é ligar uma das unidades próxima ao modem da sua operadora e seguir as instruções do aplicativo. Com a luz do LED azul, o smartphone consegue detectar o equipamento e prossegue com a definição do nome da rede (SSID) e senha de acesso.

Configurações no celular

O próprio app permite que o celular se conecte automaticamente a nova rede, sem ajustes e senha. É possível se conectar por meio de IP Dinâmico (DHCP), mas também pode-se para configurar com IP estático, PPPoE e outros tipos de autenticação.

Após a conexão da primeira base, é necessário adicionar individualmente os outros equipamentos. Uma coisa bem legal é a possibilidade de se expandir a área de cobertura de acordo com a sua necessidade, adquirindo pontos adicionais individualmente, sendo possível até mesmo utilizar modelos diferentes da família Deco.

O aplicativo exibe o status da internet (online/offline) e uma lista de dispositivos conectados com upload e download de internet em tempo real. Toque em um dos clientes para ver suas informações de endereço IP e MAC, sendo possível até dar-lhe prioridade de largura de banda.

Recursos
O Deco permite uma série de configurações que a grande maioria dos roteadores comuns não tem, como dedicar portas Ethernet a receptores IPTV (VLAN), priorizar dispositivos, beamforming e controle parental.

As configurações do roteador incluem os botões Wireless, Blacklist, Update Deco e Advanced. Porém, não há opções ou configurações de segurança que permitam dividir as banda ou ajustar as configurações do canal. O botão Blacklist permite bloquear o acesso à rede para clientes ou outros dispositivos, e o botão Update Deco é usado para verificar se há atualizações de firmware.

O botão Avançado leva você a uma tela onde você pode definir as configurações de IPv4, IPv6 e VLAN, habilitar o encaminhamento de porta e roaming e configurar o Deco para ser executado no modo Roteador ou AP (Ponto de acesso).

O controle parental é ótimo, e inclui predefinições para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos. Dependendo da idade do seu filho, você pode usar uma predefinição para bloquear o acesso a categorias como jogos de azar e sites de redes sociais, jogos online, downloads e sites de pagamento para navegar. Você também pode bloquear o acesso a sites específicos.

Você também pode definir limites de horário de rede para dias de semana e fins de semana, assim como um horário de dormir, que bloqueia o acesso em um determinado horário. Para usar o controle dos pais, crie um perfil para cada pessoa, atribua uma predefinição e inclua todos os dispositivos usados ​​por essa pessoa. Toque em qualquer perfil para pausar o acesso à Internet dessa pessoa e ver seu registro, que ainda informa quais sites ela visitou e por quanto tempo.

Só ficou faltando o software de proteção anti-malware e vírus, que acompanha outros sistemas da marca, como o Deco M5.

Uma parte que pode incomodar alguns usuários mais exigentes – mas é uma tendência – é que todos os ajustes e configurações do Deco são feitos diretamente no aplicativo do smartphone. O roteador até possui uma interface web acessível pelo IP do gateway (como modelos comuns), mas serve apenas para visualizar informações sobre dispositivos conectados, atualização de firmware e reinício.

Alexa e IFTTT
O Deco M4 possui integração com a Amazon Alexa. Uma pena que a skill da TP-Link (ainda) não suporte o nosso português, apenas inglês, alemão e japonês. A caixa do produto não informa isso de maneira clara.

Segundo informações, a skill em português deverá chegar em breve, e só atrasou devido a pandemia.

O IFTTT funciona muito bem, a própria TP-Link disponibilizou alguns atalhos interessantes, como desligar as luzes ao sair de casa (o roteador irá identificar quando o smartphone se desconecta da rede) ou enviar uma notificação quando alguém chegar na residência. Na prática, a integração com IFTTT acaba “resolvendo” a “falta de comunicação” com a Alexa, já que é possível utilizar os atalhos pela assistente da Amazon.

Testes de desempenho
O produto é indicado para usuários de banda larga com velocidades acima de 100 Mb/s, uma vez que todas as portas de rede utilizam padrão Gigabit Ethernet.

Minha casa é um sobrado e a internet é fibra óptica de 200 MB (200 Mb/s de download e 100 Mb/s de upload), e as três unidades cobriram todas as áreas sem dificuldades. A velocidade alcançada varia com o posicionamento dos equipamentos, e o aplicativo exibe qual unidade é a fonte de sinal e a respectiva potência.

Unidade da sala, ao lado de um PlayStation 3

Com o uso você movimentará as torres pela sua casa até encontrar a melhor configuração para cobrir todos os ambientes. Aqui, como são 2 andares + garagem no subsolo, ficou: Uma na sala (cobrindo a sala, a garagem e corredor), uma no escritório (cobrindo a metade da frente do andar de cima) e uma no quarto (cobrindo a metade de trás do andar de cima, e o quintal).

Essa é a grande vantagem das redes mesh, alterar o posicionamento das fontes de sinal sem a necessidade de mover cabos ou fazer mais configurações.

Em testes
O Deco apresentou velocidades bem consistentes em todos os testes. Tanto na rede 2.4GHz quanto na 5GHz, a conexão se manteve alta mesmo distante de uma das torres, mostrando que o roteador atenderá com folga a expectativa da maioria das pessoas.

A menor velocidade que alcancei foi no momento que para a garagem, um pavimento abaixo da base mais próxima, em que os testes de velocidade apontaram mais de 50Mb/s o tempo todo. Consegui fazer chamadas de vídeo, streaming de vídeo e ouvir música sem interrupções. Excelente desempenho!

Veredito
O TP-Link Deco M4 3-Pack é uma maneira inteligente e fácil de cobrir casas grandes com Wi-Fi.

A facilidade de instalação permite que mesmo pessoas leigas ampliem e gerenciem a rede Wi-Fi sem dificuldades. O desempenho de um roteador mesh é muito superior aos repetidores convencionais, que normalmente se utilizam de sinal fraco de uma rede sem fio existente e expandem a cobertura com baixa velocidade, alta latência e desempenho ruim.

Com ele, você pode facilmente controlar o acesso de qualquer dispositivo com programações e predefinições de acesso que impedirão que crianças visitem sites inadequados. E seu aplicativo para smartphone é bem simples de mexer.

O Deco M4 é altamente indicado para residências grandes, apartamentos com muitas paredes ou mesmo casas com dois andares.

O maior problema desse produto é… seu preço. Sim, uma solução dessas não é barata. Atualmente seu preço sugerido está na faixa de R$ 1.700,00 , enquanto o kit com duas bases sai por cerca de R$ 1.200,00.

Mas por todos os benefícios, ele recebe nosso selo de PRODUTO RECOMENDADO!

Especificações técnicas

Processador: Qualcomm Dual Core
Memória RAM: 128 MB
Portas: Gigabit Ethernet (x2) híbrida de WAN e LAN
Rádio: 802.11ac, frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, MU-MIMO, 2 antenas internas
Velocidade nominal: 300 Mb/s em 2,4 GHz e 867 Mb/s em 5 GHz
Conectividade: IPv4, IPv6
Modos de operação: Roteador (servidor DHCP), Access Point (cliente DHCP)
Serviços extras: Amazon Alexa (indisponível em português), IFTTT e TP-Link Cloud
Recursos: rede de convidados, relatórios de dispositivos, controle parental, controle de banda (QoS), Beamforming
Dimensões: 90,7mm de diâmetro e 190 mm de altura

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Transtorno psicológico em animais: como identificar se seu pet não está bem

Muita gente não sabe, mas as doenças psicológicas afetam também a saúde mental dos animais e trata-se inclusive de um problema mais comum do que imaginamos. 

Neste sentido, como os animais não falam, é preciso que os tutores estejam sempre atentos a fim de identificar qualquer sinal de que algo não vai bem com o seu amiguinho. 

Mas afinal, quais são os indícios de que o seu pet pode estar sofrendo de algum transtorno psicológico? Quais as doenças mais comuns que acometem os animais? E principalmente, qual a melhor forma de lidar com essa situação? 

Para encontrar essas e outras respostas sobre o assunto, continue acompanhando nosso conteúdo! 

O que são os transtornos psicológicos nos animais?
Assim como os humanos, os animais estão suscetíveis a sofrerem de transtornos psicológicos, principalmente quando expostos a situações de vulnerabilidade ou ainda, quando atingem uma idade avançada e são muito dependentes dos tutores. 

Todas essas condições podem contribuir para que o pet apresente distúrbios de humor, quadros de ansiedade, fobias e até mesmo a depressão, que são os transtornos mais comuns apresentados pelos animais. 

No entanto, alguns sintomas dessas doenças podem ser facilmente confundidos com outras patologias, sendo necessária uma atenção especial do tutor para conseguir diferenciar uma simples alteração de humor do animal, para algo mais sério. 

Quais são os principais sintomas dessa patologias?
De um modo geral, a maioria das doenças mencionadas acima apresentam sintomas semelhantes, que podem variar de acordo com a personalidade do animal, e grau da patologia. 

Dentre as principais alterações, podemos destacar: 

Mudança repentina de humor – Se o seu pet costumava ser alegre e feliz, e de uma hora para outra passou a ficar mais quieto ou agressivo, isso pode indicar que algo não vai bem com a sua saúde mental. 

Esses comportamentos devem ser observados atentamente pelo tutor, principalmente se estão se repetindo com muita frequência. 

Perda de interesse nas brincadeiras – Quando estão tristes, deprimidos ou com fobia de algo, os animais também tendem a perder o interesse naquilo que gostavam antes. 

Isso vale para brincadeiras, petiscos ou até mesmo momentos de intimidade com os tutores ou outros moradores da casa. 

Mudanças de apetite – Outro importante sintoma de que algo não vai bem com a saúde mental do seu animalzinho, a perda de apetite está associada a depressão, tristeza profunda ou até mesmo quadros de ansiedade aguda. 

Essa, é uma das condições que mais devem ser observadas, pois pode acarretar em diversos outros problemas de saúde para o animal, como a desnutrição. 

Isolamento social – Os pets que sofrem de transtornos psicológicos costumam ficar mais isolados, quietos em um canto que consideram seguros e, tendem a dormir mais do que o normal. 

Os tutores podem perceber que esses animais ficam normalmente mais apáticos e preguiçosos, principalmente no período em que estariam brincando ou correndo pela casa. 

Alterações no comportamento – Alguns animais podem ainda adotar comportamentos muito atípicos, tais como: miar ou latir excessivamente, arrancar os próprios pelos, lamber exaustivamente as patas e em casos mais sérios, se automutilar. 

Assim como no caso anterior, é preciso prestar bastante atenção a qualquer mudança desse tipo, sendo que elas podem evoluir para algo mais sério. 

O que pode causar esses sintomas?
Embora não exista uma única causa, há algumas situações que são mais propensas a desencadear essas condições nos animais. Conheça a seguir as mais comuns: 

Alterações na rotina: mudar de casa, ter alterações em seus horários ou até mesmo não realizar uma atividade habitual;

Chegada de novos membros: a adoção de um novo pet na família pode fazer com que ele se sinta ameaçado ou com medo de ter que dividir a atenção;

Morte de alguém próximo: a perda de um membro da família ou até mesmo de outro animalzinho com quem o pet convivia também pode desencadear a condição;

Falta de atividades físicas: se o pet passa muito tempo preso ou privado de sua liberdade, essa pode sim se a causa para sua tristeza e apatia. 

Como ajudar os animaizinhos nessa situação?
Ao identificar as causas para o problema do seu pet, é hora de saber exatamente como você pode agir para reverter este quadro. 

Dê atenção em dobro para ele – Animais com transtornos psicológicos necessitam de atenção e cuidados redobrados. Se possível, passe mais tempo com ele para que ele se sinta amado, protegido e acolhido. 

Faça passeios com regularidade – Uma boa forma de recuperar o ânimo do animal é incentivando-o a voltar a rotina. Faça passeios regulares, começando gradativamente e dando preferência para um lugar que ele goste. 

Ofereça uma alimentação diversificada – Se a doença causou alteração no seu apetite, que tal oferecer a ele seu petisco favorito? Ou ainda, mudar a ração para tentar adequá-la ao seu novo paladar? 

Lembre-se: uma boa alimentação é indispensável para evitar outros problemas de saúde. 

Consulte um médico especialista – Aos primeiros sinais de que algo não vai bem com a saúde mental ou física do animal, não deixe de levá-lo à uma clínica veterinária de confiança. 

Lá, os profissionais são altamente capacitados para orientá-lo da melhor forma possível para garantir que o seu pet se recupere o quanto antes e volte a ter uma vida feliz, alegre e saudável!

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Lifelong learning: a habilidade de aprender vai formar os profissionais do futuro

Por Bárbara Camargo *

A sabedoria popular de “ser um eterno aprendiz” está refletida no termo em inglês lifelong learning, muito citado em discussões sobre carreira e recursos humanos.

Lifelong learning pode ser definido como a habilidade de aprender a aprender e continuar pela vida toda. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a Educação é e permanecerá sendo um ponto crítico para o crescimento da economia e para promover a inclusão de oportunidades futuras para todos. Por isso, é importante pensarmos nela no contexto atual e no seu impacto no mercado de trabalho.

Os avanços na tecnologia vêm modificando as relações profissionais, que vão exigir inovações na educação e no perfil das pessoas. Nesse cenário, lifelong learning e iniciativas de reskilling (requalificação) serão chaves para garantir oportunidades para os trabalhadores e também para as empresas, que precisarão ter acesso a talentos qualificados para atuar nos novos campos.

Indo por esse caminho, um estudo feito pelo Institute For The Future (IFTF) mostra que 85% dos trabalhos/funções profissionais que existirão em 2030 ainda não foram criados. Para dar conta desse cenário, é preciso que a educação formal não seja considerada única fonte de conhecimento, pois ela não atende sozinha toda a necessidade atual.

É preciso ter consciência de que, no mundo em que vivemos, a aprendizagem é infinita, cenários mudam o tempo todo, e devemos acompanhar as evoluções. De acordo com uma pesquisa da Korn&Ferry, pessoas com capacidade de aprender rápido têm duas vezes mais chance de serem promovidas, por acompanhar melhor as transformações que ocorrem com frequência.

Por falar em mudanças, vivemos um momento inédito de quarentena, mas que pode ajudar quem deseja colocar em prática o aprendizado constante. Uma grande parcela da população está em casa e com isso pode conseguir um pouco mais de tempo para se dedicar aos estudos. O que não faltam são lives, eventos e conteúdos para estudar e se atualizar.

Nesse cenário, empresas também podem – e devem – contribuir, incentivando o aprendizado dos funcionários e fornecendo ferramentas e materiais de qualidade que os ajudem nessa jornada. Um exemplo disso é compartilhar conteúdo em diversos formatos, elaborado para esse fim, como podcasts, cursos online ou e mails informativos com a base de colaboradores.

Promover trocas de conteúdo entre as equipes, com indicações de links, vídeos e livros é outra forma simples de ajudar no desenvolvimento de todos.

Entram também ações como promover a participação dos colaboradores em eventos (online neste momento, mas também os presenciais em outros períodos) e incentivar líderes a criarem planos de desenvolvimento mais robustos com todos os tipos de aprendizagem, não focando somente nos métodos formais.

Para quem quer começar essa jornada, minhas dicas são: escolher bem as fontes de estudo, ter claras as habilidades que são necessárias para seu desenvolvimento e, por fim, optar por temas que poderão ser colocados em prática no curto prazo. O estudo teórico é apenas 10% do aprendizado. O que vai fazer com que você realmente aprenda um assunto é aplicá-lo.

Uma dica final é: sempre que possível, una tudo isso a seus gostos e interesses pessoais, com temas que te despertem a vontade de saber mais, que gerem curiosidade. Assim, a tarefa que parece assustadora, de aprender constantemente, se torna um hábito prazeroso e recompensador.

* Bárbara Camargo é Gerente de Talent Experience do Grupo Movile

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Tentativas de phishing aumentam antes da Black Friday na América Latina

Os pesquisadores de segurança da Kaspersky observaram um crescimento de 9% nas atividades fraudulentas no período que antecede a Black Friday.

No período de 29/10 a 18/11, a empresa detectou 196 ataques de phishing por minuto na América Latina – esta é a tática mais usada para roubar credenciais (logins e senhas) e clonar cartões de crédito das vítimas para acessar serviços online, como sites e-commerce.

As promoções para a Black Friday costumam começar algumas semanas antes, porém, o ano de 2020 está sendo único em diversos aspectos. Devido aos impactos da pandemia no varejo, muitas lojas expandiram as ofertas durante o mês de novembro.

Tal atividade poderia aumentar o interesse dos cibercriminosos, mas não é isso que os especialistas de segurança da Kaspersky identificaram ao analisar as detecções de phishing na região. De acordo com Fabio Assolini, analista sênior do time de investigação e análise (GReAT – sigla em inglês), foram bloqueadas 5.936.074 tentativas de acesso a sites de phishing na América Latina no período de 29/10 a 18/11 deste ano – uma média de 196 detecções por minuto. Em 2019, este número foi de 5.464.524 no mesmo período, o que representa um aumento de 9% na comparação ano-a-ano.

“A Black Friday é uma data muito especial. Já é tradição em muitos países latinos e não surpreende ver um crescimento nos ataques. Mas é curioso ver que existe uma tendência de leve queda nas atividades maliciosas e isso indica que os cibercriminosos não estão focando nessa fraude neste ano. Revisando as detecções por país na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, verificamos um grande crescimento das atividades na Argentina (25%), porém, nos demais países, houve queda (-%40/BR, -22%/Chi, -52%/Col, -37%/Mex e -43%/Per). Acredito que este contexto esteja ligado aos impactos da pandemia nos países e em como o cibercrime reagiu frente a este cenário, priorizando os ataques contra empresas ou focando a fraude nos beneficiários dos auxílios emergenciais devido à pandemia”, conclui Assolini.

Para garantir uma experiência de compra segura, o especialista da Kaspersky recomenda:

– Verificar o endereço (URL) antes de clicar no link – às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível. Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.

– Fazer compras nas lojas oficiais – Caso haja dúvida sobre a reputação da loja, faça uma busca nos serviços de reclamação.

– Contar com uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing, como Kaspersky Security Cloud , que notificará se você estiver tentando visitar uma página fraudulenta.

– Usar senhas únicas para cada site ou serviço – Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos. Para criar e memorizar senhas fortes, use um gerenciador.

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Black Friday: TVs e notebooks figuram entre os mais procurados pelo público, aponta pesquisa

Levantamento feito em parceria com a MindMiners, aponta a Samsung como a marca mais lembrada para a Black Friday e traz o comportamento do consumidor para o período.

Os dados mostram que dois produtos eletrônicos, que ganharam força no mercado nos últimos meses, devem figurar entre os mais procurados pelo público nesta Black Friday: as Smart TVs e os notebooks.

As TVs têm a preferência de 24,7% dos consumidores ouvidos pela pesquisa. O índice da Samsung foi de 78,6%, com larga vantagem para os principais concorrentes. Sobre o investimento planejado pelos consumidores, 35,7% dos entrevistados pensa em gastar pelo menos R$ 2.500 em uma nova TV nessa Black Friday.

Já os fatores que têm maior influência na escolha de uma TV são tecnologia (42,9%) e tamanho da tela (23,2%). Esse desejo por telas grandes também é refletido em outra estatística: 44,8% pretendem comprar uma TV de pelo menos 50″.

“As pessoas desejam cada vez mais uma TV que não seja uma simples reprodutora de canais abertos ou por assinatura. Isso explica o desejo por mais tecnologia, mostrado pela pesquisa. Experiências multiplataforma e de conectividade ganham importância e juntar isso com qualidade de imagem e design elegante é a chave para entregar os produtos mais completos do mercado, como as QLED e a inédita categoria Crystal UHD”, explica Patricia Pessoa, diretora de marketing da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Sobre os notebooks, é curioso notar que eles tiveram um crescimento em comparação aos números da pesquisa do ano passado. Em 2019, eles apresentavam 10% da intenção dos entrevistados e agora estão com 22%. Esse aumento no interesse pode ser explicado pela necessidade de se criar estações de trabalho em casa ao longo deste ano.

“Desde o início do ano, detectamos uma busca maior por notebooks que atendam às demandas de trabalho, estudo, lazer e demais necessidades em rotinas que sofreram com muitas mudanças. E um dos grandes pontos fortes da Samsung está na variedade de soluções, oferecendo equipamentos para diferentes perfis de usuários, seja no desempenho de alta performance, com designs que se adequam a diversos ambientes ou na capacidade de adaptação a cotidiano”, afirma Sandra Chen, diretora da área de notebooks da Samsung Brasil.

Os eletrônicos favoritos dos consumidores ainda têm máquinas de lavar ou lavar e secar (13,7%), aparelhos de ar-condicionado (11,5%), geladeiras (10,6%), aspiradores de pó (9,3%) e robôs de limpeza (8,8%).

Realizada na primeira semana de novembro, a pesquisa foi elaborada a partir de questões com respostas únicas, abertas e de ranqueamento, norteadas por quatro pilares: reputação, conectividade, tipos de produto e hábitos de consumo.

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Roku apresenta promoção para a Black Friday

A Roku chegou ao Brasil no início de 2020 oferecendo um serviço de streaming acessível aos consumidores no país. E para estrear sua participação na Black Friday brasileira, ela está oferecendo um desconto agressivo em seu lançamento mais recente: Roku Express.

O produto promete agradar toda a família e o preço especial é uma ótima oportunidade para quem quiser se adiantar e economizar nas compras de fim de ano.

O Roku Express é o primeiro dispositivo de streaming da empresa a chegar ao Brasil e pode ser conectado a qualquer TV com entrada HDMI. O produto transforma a TV em uma Smart TV de verdade com o sistema operacional Roku, que oferece aos usuários uma interface intuitiva e acesso a mais de 100 mil filmes e programas de TV em milhares de opções de canais gratuitos ou pagos.

O Roku Express está com valor especial de R$ 249 (Preço sugerido – R$ 349,90) e está disponível nos principais varejistas do país.

Alem disso, até 20 de janeiro de 2021, quem comprar um dispositivo Roku (AOC Roku TV ou Roku Express) vai receber acesso grátis ao Globoplay durante três meses.

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