Home Tech Digital Roteador Mesh TP-Link Deco M4

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4

Modelo com tecnologia mesh é indicado para quem mora em um espaço grande e quer Wi-Fi por toda casa

Quando pensamos em Wi-Fi, a grande maioria das pessoas se lembra das propagandas das TVs de assinatura, que oferecem TV, telefone e internet, em que o modem já disponibiliza a opção de internet sem fio. Porém, nem sempre os equipamentos fornecidos são de boa qualidade e conseguem proporcionar uma cobertura Wi-Fi com potência de sinal e velocidade satisfatória na casa inteira. Geralmente o alcance é curto, e isso é um problema que pode ser resolvido de algumas maneiras.

A solução mais recente é por meio da tecnologia Mesh, em que você conecta um roteador ao modem da sua operadora, e ele também se conecta e “conversa” com outras bases espalhadas pela sua casa.

Nós recebemos pra teste o excelente TP-Link Deco M4. Composto por três bases, é um sistema Wi-Fi doméstico simples de instalar e ainda mais fácil de gerenciar graças ao aplicativo para celular.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Frente da caixa

Ele oferece um ótimo desempenho, além de poder ser configurado como access point, ter controle de acesso para os pais bem detalhado, priorização de dispositivos e inclusive comandos de voz por meio da assistente Alexa.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Verso da caixa

O que vem na caixa

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Abrindo a caixa

O conteúdo da caixa é bem simples e objetivo:

– As três bases TP-Link;
– Três fontes de energia;
– Um cabo de rede RJ45;
– Um manual de instruções.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Fontes e manual

Design e portas
A unidade recebida consiste no kit com três bases, capazes de gerenciar até 100 dispositivos em uma área de até  510 m², porém devemos levar em consideração que esse número é pensado para residências americanas, com paredes de drywall ou madeira, e não se aplica tanto para as casas brasileiras que costumam ser feitas de alvenaria.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Três unidades iguais

Enquanto o irmão maior Deco M5 usa bases circulares de baixo perfil, o Deco M4 é composto de três cilindros verticais, como três torres, cada um com 19cm de altura 9cm de diâmetro.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Vista de cima

Os modelos são brancos com acabamento fosco, uma grade preta e um indicador LED na parte superior (que pode ser desligado, inclusive com horário programado), além de duas portas LAN gigabit na lateral.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Conexões Gigabit

O conector de alimentação e um botão de reset estão na base. Seu design é bem “clean” e elegante, como uma peça de decoração.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Por baixo

Hardware
Todas as bases usam o mesmo hardware, então não importa qual deles você selecionará como seu roteador principal. Sob o “capô” está o circuito 802.11ac de banda dupla (2.4GHz e 5GHz) que suporta streaming de dados simultâneos de entrada múltipla e de múltiplos usuários (MU-MIMO), Beamforming (transmissões de sinal direto para o cliente), direção de banda automática e backhaul Ethernet. Sei que esses nomes são estranhos, mas na prática significa que seu roteador pode atuar de diversas formas, simultaneamente, com várias conexões ao mesmo tempo e mantendo o máximo desempenho.

O sistema AC1200 pode atingir taxas máximas de dados de 300 Mbps na banda de 2.4 GHz e 867 Mbps na banda de 5 GHz. O Deco M4 não oferece recursos específicos de automação residencial, mas tem suporte a comandos de voz Amazon Alexa e miniaplicativos IFTTT (If This Then That). Por exemplo, você pode ativar e desativar a rede de convidados usando comandos de voz com a Alexa e criar um miniaplicativo IFTTT que acende uma luz Philips Hue sempre que um novo dispositivo se conecta à sua rede. É divertido!

Software
O Deco M4 é gerenciado usando um aplicativo bem simples no smartphone, com versões tanto para Android como iOS. É só baixar e criar uma ID da TP-Link.

O primeiro passo é ligar uma das unidades próxima ao modem da sua operadora e seguir as instruções do aplicativo. Com a luz do LED azul, o smartphone consegue detectar o equipamento e prossegue com a definição do nome da rede (SSID) e senha de acesso.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Configurações no celular

O próprio app permite que o celular se conecte automaticamente a nova rede, sem ajustes e senha. É possível se conectar por meio de IP Dinâmico (DHCP), mas também pode-se para configurar com IP estático, PPPoE e outros tipos de autenticação.

Após a conexão da primeira base, é necessário adicionar individualmente os outros equipamentos. Uma coisa bem legal é a possibilidade de se expandir a área de cobertura de acordo com a sua necessidade, adquirindo pontos adicionais individualmente, sendo possível até mesmo utilizar modelos diferentes da família Deco.

O aplicativo exibe o status da internet (online/offline) e uma lista de dispositivos conectados com upload e download de internet em tempo real. Toque em um dos clientes para ver suas informações de endereço IP e MAC, sendo possível até dar-lhe prioridade de largura de banda.

Recursos
O Deco permite uma série de configurações que a grande maioria dos roteadores comuns não tem, como dedicar portas Ethernet a receptores IPTV (VLAN), priorizar dispositivos, beamforming e controle parental.

As configurações do roteador incluem os botões Wireless, Blacklist, Update Deco e Advanced. Porém, não há opções ou configurações de segurança que permitam dividir as banda ou ajustar as configurações do canal. O botão Blacklist permite bloquear o acesso à rede para clientes ou outros dispositivos, e o botão Update Deco é usado para verificar se há atualizações de firmware.

O botão Avançado leva você a uma tela onde você pode definir as configurações de IPv4, IPv6 e VLAN, habilitar o encaminhamento de porta e roaming e configurar o Deco para ser executado no modo Roteador ou AP (Ponto de acesso).

O controle parental é ótimo, e inclui predefinições para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos. Dependendo da idade do seu filho, você pode usar uma predefinição para bloquear o acesso a categorias como jogos de azar e sites de redes sociais, jogos online, downloads e sites de pagamento para navegar. Você também pode bloquear o acesso a sites específicos.

Você também pode definir limites de horário de rede para dias de semana e fins de semana, assim como um horário de dormir, que bloqueia o acesso em um determinado horário. Para usar o controle dos pais, crie um perfil para cada pessoa, atribua uma predefinição e inclua todos os dispositivos usados ​​por essa pessoa. Toque em qualquer perfil para pausar o acesso à Internet dessa pessoa e ver seu registro, que ainda informa quais sites ela visitou e por quanto tempo.

Só ficou faltando o software de proteção anti-malware e vírus, que acompanha outros sistemas da marca, como o Deco M5.

Uma parte que pode incomodar alguns usuários mais exigentes – mas é uma tendência – é que todos os ajustes e configurações do Deco são feitos diretamente no aplicativo do smartphone. O roteador até possui uma interface web acessível pelo IP do gateway (como modelos comuns), mas serve apenas para visualizar informações sobre dispositivos conectados, atualização de firmware e reinício.

Alexa e IFTTT
O Deco M4 possui integração com a Amazon Alexa. Uma pena que a skill da TP-Link (ainda) não suporte o nosso português, apenas inglês, alemão e japonês. A caixa do produto não informa isso de maneira clara.

Segundo informações, a skill em português deverá chegar em breve, e só atrasou devido a pandemia.

O IFTTT funciona muito bem, a própria TP-Link disponibilizou alguns atalhos interessantes, como desligar as luzes ao sair de casa (o roteador irá identificar quando o smartphone se desconecta da rede) ou enviar uma notificação quando alguém chegar na residência. Na prática, a integração com IFTTT acaba “resolvendo” a “falta de comunicação” com a Alexa, já que é possível utilizar os atalhos pela assistente da Amazon.

Testes de desempenho
O produto é indicado para usuários de banda larga com velocidades acima de 100 Mb/s, uma vez que todas as portas de rede utilizam padrão Gigabit Ethernet.

Minha casa é um sobrado e a internet é fibra óptica de 200 MB (200 Mb/s de download e 100 Mb/s de upload), e as três unidades cobriram todas as áreas sem dificuldades. A velocidade alcançada varia com o posicionamento dos equipamentos, e o aplicativo exibe qual unidade é a fonte de sinal e a respectiva potência.

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4
Unidade da sala, ao lado de um PlayStation 3

Com o uso você movimentará as torres pela sua casa até encontrar a melhor configuração para cobrir todos os ambientes. Aqui, como são 2 andares + garagem no subsolo, ficou: Uma na sala (cobrindo a sala, a garagem e corredor), uma no escritório (cobrindo a metade da frente do andar de cima) e uma no quarto (cobrindo a metade de trás do andar de cima, e o quintal).

Essa é a grande vantagem das redes mesh, alterar o posicionamento das fontes de sinal sem a necessidade de mover cabos ou fazer mais configurações.

Em testes
O Deco apresentou velocidades bem consistentes em todos os testes. Tanto na rede 2.4GHz quanto na 5GHz, a conexão se manteve alta mesmo distante de uma das torres, mostrando que o roteador atenderá com folga a expectativa da maioria das pessoas.

A menor velocidade que alcancei foi no momento que para a garagem, um pavimento abaixo da base mais próxima, em que os testes de velocidade apontaram mais de 50Mb/s o tempo todo. Consegui fazer chamadas de vídeo, streaming de vídeo e ouvir música sem interrupções. Excelente desempenho!

Veredito
O TP-Link Deco M4 3-Pack é uma maneira inteligente e fácil de cobrir casas grandes com Wi-Fi.

A facilidade de instalação permite que mesmo pessoas leigas ampliem e gerenciem a rede Wi-Fi sem dificuldades. O desempenho de um roteador mesh é muito superior aos repetidores convencionais, que normalmente se utilizam de sinal fraco de uma rede sem fio existente e expandem a cobertura com baixa velocidade, alta latência e desempenho ruim.

Com ele, você pode facilmente controlar o acesso de qualquer dispositivo com programações e predefinições de acesso que impedirão que crianças visitem sites inadequados. E seu aplicativo para smartphone é bem simples de mexer.

O Deco M4 é altamente indicado para residências grandes, apartamentos com muitas paredes ou mesmo casas com dois andares.

O maior problema desse produto é… seu preço. Sim, uma solução dessas não é barata. Atualmente seu preço sugerido está na faixa de R$ 1.700,00 , enquanto o kit com duas bases sai por cerca de R$ 1.200,00.

Mas por todos os benefícios, ele recebe nosso selo de PRODUTO RECOMENDADO!

Especificações técnicas

Processador: Qualcomm Dual Core
Memória RAM: 128 MB
Portas: Gigabit Ethernet (x2) híbrida de WAN e LAN
Rádio: 802.11ac, frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, MU-MIMO, 2 antenas internas
Velocidade nominal: 300 Mb/s em 2,4 GHz e 867 Mb/s em 5 GHz
Conectividade: IPv4, IPv6
Modos de operação: Roteador (servidor DHCP), Access Point (cliente DHCP)
Serviços extras: Amazon Alexa (indisponível em português), IFTTT e TP-Link Cloud
Recursos: rede de convidados, relatórios de dispositivos, controle parental, controle de banda (QoS), Beamforming
Dimensões: 90,7mm de diâmetro e 190 mm de altura

[TESTE] Roteador Mesh TP-Link Deco M4

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Previous articleTranstorno psicológico em animais: como identificar se seu pet não está bem
Next articleConheça os 6 maiores mitos sobre Bitcoin