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A transformação é digital, mas o fator ainda é humano

por Federico Grosso* – 

Pessoas engajam pessoas, por isso identifique quem são os primeiros simpatizantes da transformação dentro da organização e dê voz a eles.
Foto: Divulgação

Quando se fala em transformação digital – já há algum tempo -, o uso e implementação das tecnologias em voga são rapidamente associados e dados como passos principais. No entanto, passada a fase do buzz inicial em torno do tema, as empresas vêm, mais recentemente, sendo pressionadas para efetivamente fazer a grande virada e executar suas estratégias de transformação. Muitas ainda nem começaram. Tantas outras se perderam no caminho.

Passou da hora de entender o porquê. E me arrisco a dizer que grande parte do problema é o não entendimento da força motriz de qualquer processo real de transformação: as pessoas. Mais precisamente no mundo corporativo: a força de trabalho.

No entanto, esta outra metade da equação é bastante complexa. Consiste em atrair as pessoas certas e prepará-las para o futuro – algo que, a exemplo de investimentos em recursos tecnológicos, devem ser grandes prioridades para os líderes. Sempre me surpreendo com o esforço que as marcas fazem ao investir na escolha de tecnologias, sem pesar o impacto do talento na execução de todo o grande plano.

A estratégia de talentos e de negócios: paralelas e perpendiculares
Uso aqui nosso próprio exemplo. A Adobe de hoje não existia há sete anos. Todos se lembram: vendíamos caixas com softwares, com atualizações a cada 12 ou 18 meses. Queimamos nossos próprios barcos para fazer a virada. Fomos sinceros com nós mesmos e com o mercado. Sabíamos que seria uma transformação complexa e isso exigiu mudanças em toda a organização, envolvendo estrutura, habilidades e competências.

Os números de evolução do negócio vieram antes do previsto. Foi uma mudança cultural. Foi uma mudança liderada por pessoas e para pessoas.

Muitas vezes, seguir o caminho da transformação não significa uma correção de rumo, mas sim a evolução diante das tendências que se apresentam e visão de futuro. O exercício fiscal de sua empresa pode ter encerrado o ano com números incríveis em todas as linhas, mas não se pode fechar os olhos para o que está por vir. Ou de como o que está por vir pode representar ainda mais ganhos para todo o ecossistema da companhia.

Embora as decisões de tecnologia de uma organização geralmente sejam da TI ou do CTO, as pessoas que mais as sentem – os usuários – nem sempre têm clareza ou visão do que se espera delas – uma vez que é da natureza humana evitar a mudança. Mudar é difícil – ainda que essencial para a sobrevivência de muitas marcas. Mexe com a cultura da empresa. Com o mercado. Com pessoas. E é aí que está o real desafio de conduzir a transformação digital.

Internamente, precisamos fornecer aos colaboradores o conhecimento e as habilidades necessárias para dar vida à estratégia comercial. Como gestor de um time, é preciso continuamente mostrar o cenário completo e o caminho a ser seguido até que todos, inclusive os gestores, perguntem-se: “como estou trabalhando coletivamente para chegar lá?”

O poder das redes
Pessoas engajam pessoas, por isso identifique quem são os primeiros simpatizantes da transformação dentro da organização e dê voz a eles. Uma ideia pode até ocorrer em silos, mas a mudança é moldada e efetiva quando espalhada em redes. Elas ajudarão a impulsionar a mudança e podem mostrar na prática o que a estratégia organizacional geral significa. Além disso, esteja ciente de que uma pequena porcentagem de indivíduos “pessimistas” pode inviabilizar a capacidade de uma organização de seguir uma nova direção. Se você consegue de 80% a 90% do time apoiando a mudança, ótimo, mas há uma parte de sua força de trabalho que nunca chega lá.

Storydoing > Storytelling
Recentemente, em nosso evento anual de Digital Marketing – o Adobe Summit – tive o prazer de ouvir do Jensen Huang, CEO da Nvidia, no palco, uma frase inspiradora: “não há outro caminho para a transformação do que arregaçar as próprias mangas”. Se como dito acima, ‘pessoas engajam pessoas’, os líderes são peças fundamentais nesse processo.

Eles são o exemplo.

Um estudo recente da Wunderman descobriu que apenas 42% das pessoas dentro das organizações se veem como transformadoras, o que, em outras palavras, significa que apenas uma parcela menor de pessoas se sente à vontade para experimentar coisas novas e assumir riscos. Além disso, 72% das organizações não sacrificam benefícios de curto prazo para ganhos de longo prazo. Então, isso levanta a questão: “como você mantém os funcionários envolvidos? Como você os lidera para a transformação?”

As empresas que já estão no mercado há algum tempo, que viram dias bons e dias ruins, estão bem posicionadas para ver quando e onde a mudança é necessária. Geralmente, a maneira de manter os colaboradores engajados é garantir que eles estejam construindo uma cultura que pode mudar, mas os valores permanecem os mesmos, pois empresas que duram muito tempo estão realmente se mantendo fiéis a seus valores centrais.

As marcas também precisam construir uma cultura que abrace a diversidade e a inclusão, porque trazer perspectivas diferentes será a chave para o sucesso de uma empresa. Como temos uma grande variedade de clientes, também precisamos de uma grande variedade de pessoas, sendo que diversidade e inclusão dizem respeito a todos. Todos devem sentir que têm a oportunidade de participar. E é preciso haver sistemas e processos para permitir que todos participem.

Transformar é penoso. Leva tempo. Se o ‘x’ da questão é descobrir as tecnologias emergentes que melhor se encaixam para o negócio, o ‘y’ é a força de trabalho. Sem o componente humano, a conta nunca fecha.

*Federico Grosso é vice-presidente e diretor geral da Adobe para a América Latina.



Diga adeus ao dinheiro físico: a ascensão dos pagamentos digitais

e-card

Por Fabiano Cruz*

Nossos sistemas financeiros estão sempre evoluindo para atender às necessidades dos consumidores, e cada vez mais eles dependem dessa evolução e de seus smartphones para fazer praticamente tudo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Considerando que, há 20 anos, os cartões bancários estavam começando a substituir alguns pagamentos em dinheiro, agora estamos encontrando mais opções sem sequer tirar nossa carteira do bolso – estamos usando apenas nossos celulares.

As Digital Wallets são a mais nova fronteira em transações financeiras e estão se tornando cada vez mais populares e compatíveis com muitos leitores de cartões inteligentes, cartões de crédito e bancos. Esse tipo de pagamento refere-se a um método feito por aplicativos para smartphones.

Alguns dos provedores mais comuns incluem o Google Pay, o Samsung Pay e o Apple Pay. Para começar a usar este método de pagamento, basta baixar um aplicativo em seu smartphone e voilà. Além dos aplicativos e dessas carteiras digitais baseadas na Internet, outro meio de pagamento muito usado pelos consumidores é com base em QR codes.

As carteiras digitais baseadas em dispositivos, usam a tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC) para permitir que os usuários paguem pelas compras sem entregar um cartão de crédito ou débito. Assim, os clientes podem agitar seu telefone ou outro dispositivo compatível com NFC próximo a um leitor sem contato comercial.

Já as baseadas na Internet permitem que os clientes adicionem informações de cartão de crédito ou débito a uma conta ou perfil pessoal, que é mantido em arquivo. Quando os clientes fazem uma compra online, eles fazem o login em sua conta e a usam para pagar pela compra (também conhecido como CNP). Assim, os pagamentos são feitos deduzindo o valor diretamente da conta bancária e um cartão de crédito ou débito conectado ao aplicativo.

As carteiras de código QR são semelhantes às carteiras digitais baseadas na Internet, pois são armazenadas em uma nuvem e agnósticas a dispositivos. Essas carteiras usam códigos QR para concluir compras no PDV. Eles podem ser de marca comercial ou instituição financeira e geralmente são fechados.

Assim, a carteira móvel de pagamentos em pontos de venda é uma tendência em rápido crescimento nas transações financeiras. A China lidera o pacote em sua adoção, com o maior valor de transação de mais de US $ 198 milhões. Os especialistas preveem uma taxa de crescimento anual de mais de 47%, chegando a US$ 11.424 milhões em 2022, com mais de 19 milhões de usuários.

Um breve histórico de pagamentos com cartão no Brasil
O sistema financeiro do Brasil foi dominado por quatro grandes bancos com 100 milhões de contas até 2011. Chamaremos essa etapa de primeira onda. Todos os quatro desses bancos estavam conectados a dois principais adquirentes. Os pagamentos com cartão de crédito tornaram-se cada vez mais populares, o que significava que os bancos em grande parte tinham controle sobre as opções de pagamento com cartão, inclusive quando eles se moviam online.

Atualmente, os pagamentos com cartão de crédito representam um quinto de todas as transações financeiras no Brasil.

Em 2013, os legisladores brasileiros aprovaram uma lei para incentivar a adoção da “interoperabilidade entre operadoras de redes móveis, emissores de cartões bancários, adquirentes e marcas de cartões”. Isso significa que independentemente de rede, celular, banco ou aplicativo, os consumidores podem acessar mais facilmente um sistema de pagamento, mesmo sem contas bancárias – estimado em cerca de 65 milhões de brasileiros.

Esses usuários fazem e recebem pagamentos por meio de uma conta de cartão pré-pago conectada à sua carteira. Assim, esses consumidores não apenas têm muito a ganhar com o sistema, mas outros participantes – as empresas de telecomunicações, bancos e empresas de cartões – também expandem sua base de usuários, gerando mais concorrência, o que é bom para as empresas no Brasil.

A introdução de novas regulamentações e métodos de pagamento teve o efeito de abrir essa indústria a concorrentes e democratizar os pagamentos de “cartão presente” (por exemplo, chip e PIN) para pequenos comerciantes, que historicamente não aceitavam cartões de crédito devido ao custo e complexidade de lidar com soluções de pagamento tradicionais (terminais caros, estruturas de taxas confusas, etc).

O PagSeguro estabeleceu um novo processo, mais fácil e mais unificado, para solicitar e usar um leitor de cartão de crédito, navegando muito bem na segunda onda. Embora essa segunda onda ainda represente uma queda no mercado de crédito do Brasil de 1,5 trilhão de reais, sua importância vai muito além do volume. Coloca empresas de tecnologia financeira de ponta na posição forte de poder saltar para a nova área de pagamentos.

Particularmente, com trinta e quatro por cento das transações de pagamento feitas através de dispositivos móveis, os quatro grandes bancos brasileiros estão agora lutando para manter o ritmo.

No mesmo período, o Brasil Pré-Pagos (BPP) e a Visa se uniram para fornecer contas de cartão pré-pagas. O BPP fornece aos muitos brasileiros que não têm contas bancárias, mas confiam nos smartphones para transferir dinheiro, pagar contas e comprar bens com segurança, com pouco custo e sem a necessidade de fornecer credenciais, o que normalmente é necessário para contas bancárias.

Surfando a Terceira Onda
Na terceira onda, o mercado está evoluindo sob a influência de clientes que buscam soluções de pagamento sofisticadas e totalmente personalizadas para suas necessidades. O Brasil e a América Latina testemunharam o surgimento de centenas de mercados, que tinham como objetivo combinar compradores e vendedores.

Os marketplaces geralmente concentram-se inteiramente em mover compradores para as compras e vendedores, listando mais produtos/serviços. Assim, os marketplaces são beneficiados pelos efeitos de rede: mais compradores atraem mais vendedores e vice-versa.

A 99, primeiro unicórnio brasileiro, e as empresas do grupo Movile são alguns exemplos de mercado. Essas startups já exigem soluções de pagamento mais sofisticadas e não querem depender dos grandes bancos. A principal razão é que eles movimentam centenas de milhões de reais por ano, então querem monetizar essas transações e gerenciar o fluxo de dinheiro de seus vendedores.

A criação de componentes de pagamento nesse tipo de aplicativo pode ser mais complicada do que você poderia esperar. Requer infraestrutura de dinheiro eletrônico (eMoney) porque eles têm requisitos complexos que não podem ser simplesmente acomodados por um gateway de pagamento.

Para mercados ou FinTechs, a função de pagamentos se torna mais desafiadora. A carga de trabalho associada à divisão de pagamentos entre vendedores e comissões pode sair rapidamente do controle. Isso está dando um caminho para a terceira onda definida por plataformas de pagamento.

E então, o que as Digital Wallets e os pagamentos móveis significam para você e a sua empresa?

*Fabiano Cruz é CEO da Zoop

 

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Dicas para evitar furtos a residência durante as férias

segurança patrimonial

Durante o período de férias, aumenta a preocupação das pessoas que vão fazer uma viagem e se ausentar de casa. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com o crescente número de furtos e roubos a residências, o incremento de equipamentos de segurança  e a contratação de uma proteção privada  tornou-se uma necessidade primordial.

Nesse período, o índice de registros aumentam significativamente e paralelamente refletem um estudo feito pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo que mostram um aumento expressivo de roubos e furtos a condomínios no ano de 2017 na capital paulista, porém esta sensação de insegurança atinge praticamente todos os cidadãos do país como indicou uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha.

O aumento com a segurança patrimonial é inversamente proporcional ao sentimento de  insegurança da população. Na maioria dos casos as pessoas acreditam estar mais seguras quando percebem que estão sendo monitoradas por câmeras de segurança, relata a especialista em segurança Joelma Dvoranoski.

Existem muitas soluções tecnológicas para promover a segurança e inibir a atuação de assaltantes como câmeras inteligentes controlado por uma central informatizada de monitoramento 24h, alarmes, sensores internos, portarias blindadas, chips de identificação, etc.

Se a pessoa reside em casa de rua a preocupação deve ser dobrada, além da tecnologia, é importante tomar alguns cuidados para não chamar a atenção de meliantes, como por exemplo, não comunicar a ausência a estranhos, suspender a entrega de revistas, jornais e possíveis encomendas.

Além disso, combinar com uma pessoa de confiança para recolher as correspondências e limpar a área externa, fazer a transferência de chamadas do telefone fixo para o celular, desativar a campainha, programar a televisão e as luzes internas para ligar e desligar automaticamente e na saída para o passeio colocar as malas no carro dentro da garagem.

A polícia militar promove campanhas para que os vizinhos se unam para criar uma rede de vigilância formada pelos próprios moradores.

Ao adotar essas pequenas atitudes, os momentos de tranquilidade e despreocupação farão toda a diferença.

 

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Redes elétricas inteligentes: melhor experiência ao consumidor

por Marcos Ablas*

O relacionamento entre os consumidores e as empresas do setor é baixo
Foto: Divulgação

O crescimento das redes elétricas inteligentes – que usam tecnologia para automatizar processos e transmitir informações em tempo real – garante inúmeros benefícios para as concessionárias de energia que, a partir de dados mais assertivos, conseguem antecipar problemas, resolver falhas mais rapidamente, reduzir perdas e otimizar a operação. Pouco se fala sobre o tema, mas essas mudanças impactam diretamente no atendimento prestado aos clientes. Por isso, o meu objetivo neste texto é esclarecer os benefícios para os consumidores de energia.

Detecção mais veloz de problemas
Com a adoção de medidores inteligentes na entrada de prédios e casas é possível identificar exatamente o local sem energia, e se a falha é apenas em uma residência ou todo o quarteirão ou o bairro. Saber a localização exata do problema com agilidade e precisão evita que equipes de manutenção percam tempo procurando o local. Além disso, com essas informações, as concessionárias podem avisar aos clientes a previsão de retorno de energia com maior precisão. Isso ajudaria a estabelecer um relacionamento de confiança e transparência com os consumidores, que conseguiriam programar melhor sua rotina nesses dias.

Reestabelecimento da energia rapidamente
É possível reestabelecer a energia, ou parte dela, por meio de atuadores automatizados que permitem o self-healing, tais como chaves-religadoras e outros dispositivos que tomam decisões por meio da comunicação local ou com centros de operação. Isso simplifica a resolução de muitos problemas intermitentes, como quando um galho encosta em um cabo rapidamente. Nesse momento, as chaves-religadoras tentam – automaticamente – reestabelecer o circuito ou, ao menos, reduzir o número de consumidores afetados durante o processo de recuperação, ao modificar o caminho da energia na rede elétrica.

Custos menores
Talvez você não saiba, mas parte do custo da energia desviada ou roubada é dividido entre todos os usuários da área de concessão. Portanto, quanto maior a precisão e a frequência das medições de energia em áreas agregadas, como um quarteirão, por exemplo, fica mais fácil analisar os dados e detectar perdas “não técnicas”. No futuro, com base nesse histórico e na redução de roubos, determinadas regiões poderão até ter valores mais adequados de energia.

Melhor relacionamento com consumidores
O relacionamento entre os consumidores e as empresas do setor é baixo. As pessoas, na maioria das vezes, só entram em contato para solicitar mudança de endereço, acertos de contas ou reclamar de falta de energia – e a maior parte dessa comunicação ainda é feita via call center. Com redes mais inteligentes, as concessionárias poderiam oferecer a eles, por exemplo através de aplicativos, informações detalhadas sobre o consumo residencial, como os períodos, horários e equipamentos que mais gastam. Essa transparência permitiria mudanças no comportamento e no uso da energia elétrica, visando a um melhor consumo e à economia consciente.

Planejamento da rede e manutenções mais programadas
Regiões onde acontecem grandes eventos e cidades turísticas são bastante complexas para os distribuidores. Com a evolução das redes e o uso de tecnologias como “big data” será possível planejar melhor a demanda com base em históricos e priorizar o fornecimento para um determinado local, bem como programar a manutenção e as trocas de transformadores e sensores de forma a reduzir falhas.

Para que tudo isso seja possível no Brasil, o setor elétrico precisa maior maturidade na digitalização assim como acontece nos EUA, em que 50% dos medidores já são inteligentes, ou na China, onde esse número chega a 70%. Além disso, é necessário um nível de confiabilidade altíssimo nas redes de telecomunicações para garantir a conectividade entre os dispositivos e as demais tecnologias, viabilizando a coleta de dados e a tomada de decisões em tempo real.

A evolução das infraestruturas de telecomunicações que estamos vivendo no Brasil é apenas o primeiro passo para redes elétricas mais inteligentes, mas é necessária uma atualização da regulamentação no setor de energia para que esses benefícios possam se materializar a todos os brasileiros.

*Marcos Ablas é consultor de Utilities da Logicalis



Titãs se apresentam em comemoração ao Dia Mundial do Rock

Titãs

O Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de julho, ganhará um show especial dos Titãs! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Para celebrar o ritmo, a banda se apresenta no palco do Tom Brasil, em São Paulo, na própria sexta-feira (13), e promete agitar o público com um repertório pensado para a data.

O grupo paulistano tocará “Por Que eu Sei que é Amor”, e um exclusivo set com algumas músicas da ópera Doze Flores Amarelas, cujo DVD será lançado em breve.

Da ópera, além de “É Você”, uma balada de piano que já toca nas rádios de todo o país, os singles “Me Estuprem”, “Weird Sisters” e “Canção da Vingança”, esta última cantada por Tony Bellotto, também farão parte da performance. O repertório ainda conta com grandes sucessos, como “Epitáfio”, “Flores”, “Sonífera Ilha”, entre outros.

Frente ao grande e crescente público, a banda se reinventa nos palcos ao trazer Tony Bellotto cantando outras três canções pela primeira vez na carreira, “Isso”, “Pra Dizer Adeus”, além de dividir os vocais em “Lugar Nenhum” com Beto Lee, que também inova e surpreende os espectadores ao cantar “Televisão”.

Sergio Britto e Tony Bellotto, acompanhados por Beto Lee na guitarra, Mário Fabre na bateria e Lee Marcucci, que assume o baixo até o retorno de Branco Mello aos palcos, prometem comemorar a data com muito rock!

O início da turnê do DVD da Ópera Doze Flores Amarelas, cujo trabalho trouxe 25 canções inéditas dos Titãs, tem lançamento programado pela gravadora Universal para o segundo semestre de 2018.

Serviço:

Data: 13/07/2018 (sexta-feira)

Local: Tom Brasil

Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP

Abertura da casa: 20h

Horário de início do show: 22h00

Ingressos: R$ 60,00 – R$ 120,00 (Bilheteria Tom Brasil ou pelo site)

Censura: 14 anos

 

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Feira de profissões gratuita da USP aguarda mais de 80 mil visitantes na capital paulista

USP

O Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) receberá de 16 a 18 de agosto de 2018, a 12ª edição da Feira USP e as Profissões da capital. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) é destinada a estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A participação é totalmente gratuita.

O evento reúne unidades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo, distribuídos em estandes com alunos e professores da USP que atuam como monitores e esclarecem as dúvidas dos estudantes do ensino médio e dos vestibulandos sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, as carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

De acordo com o anuário da universidade, são oferecidos 312 cursos de graduação na capital e no interior do estado, além de 365 programas de mestrado e 334 de doutorado, com 58.823 alunos matriculados na graduação e 30 mil na pós-graduação, divididos em 14.106 no mestrado e 15.894 no doutorado.

O evento é também uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho.

Para ajudar os estudantes na escolha da profissão, o  Instituto de Psicologia da USP (IP) realizará oficinas, como a de orientação vocacional, que atenderá 25 estudantes por sessão. Em 2017, o estande vocacional foi um dos mais procurados pelos visitantes.

Além dos estandes e da orientação vocacional, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como:

– O Planetário Digital apresenta projeções do universo e das constelações, sempre acompanhadas de explicações de um monitor da área de astronomia, que também conta curiosidades e tira dúvidas;

– O grupo Química em Ação, formado por alunos e professores do Instituto de Química, utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa;

–  O Show da Física, criado há mais de 25 anos por monitores do curso de física, realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas;

– A Célula Gigante, desenvolvida pelo Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto Biociências da USP, te possibilita conhecer uma célula por dentro, literalmente. É uma estrutura de 40 metros cúbicos que reproduz o interior de uma célula com todas as suas organelas, o núcleo, complexo de Golgi, mitocôndrias e outras;

– O jogo virtual Remo Indoor simula perfeitamente uma regata de remo e consiste em um remo ergômetro (aparelho simulador de remada em um barco) conectado a um computador que projeta em uma tela vários barcos alinhados lado a lado como se fossem disputar uma regata real. Nesta edição da Feira de Profissões os interessados poderão conferir a modalidade em uma mini regata de 200 metros sob orientação dos monitores do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP);

– Oficinas do Coral da USP trazem desafios e diversas estratégias para trabalhar a voz em abordagens coletivas e individuais. Visando o aprimoramento da consciência corporal, as dinâmicas do coral trabalham questões como: postura, respiração, emissão, articulação, ressonância e musicalidade.

Serviço:

12ª Feira USP e as Profissões

Data: De 16 a 18 de agosto de 2018 (quinta a sábado) das 9h às 17h.

Local: Parque de Ciência e Tecnologia da USP  (Parque CienTec) – Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo).

Inscrições: A participação é totalmente gratuita, mas para controle de fluxo e para a comodidade dos interessados é sugerido que as escolas, professores e estudantes façam inscrição prévia no site www.prceu.usp.br/uspprofissoes

 

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Prepare-se para o 12º Festival do Morango

morangos

Se você adora morango, anote na agenda a data do Festival para não ficar de fora da festa que tem dezenas de delícias feitas com essa fruta tão gostosa! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

E não dá para perder mesmo, pois o Festival oferece infraestrutura para que você possa se divertir com sua família, amigos e bichinhos de estimação sem se preocupar. Ah, a entrada é gratuita também.

Tem praça de alimentação com diversos pratos salgados e bebidas; fraldário e área kids; espaço quick massage; minishopping com artesanato, roupas, calçados, acessórios, brinquedos e objetos de decoração; bicicletário; e muita música de qualidade com a galera que se apresenta no palco Talentos.

O Memorial fica ao lado do metrô Barra Funda e com acesso muito fácil, com diversos pontos de ônibus pertinho e vários estacionamentos.

São realmente muitas opções com morangos para você apreciar: bolos, brigadeiros, merengues, bombons, fondue, tortas e até um quentão de morango!

Churros, milk-shakes, raspadinhas, crepes e brownies completam a lista dos quitutes com morango. E você também poderá levar morango in natura para casa por um preço especial: R$15,00 a R$20,00 a embalagem com quatro caixas.

O 12º Festival do Morango acontece simultaneamente à Festa Julina/Festival do Milho.

Não perca!

Serviço:

12º Festival de Morango

Data: 21 e 22 de julho

Horário: das 11h às 21h

Local: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado da estação metrô/trem Barra Funda)

Estacionamento: Portões 4 e 15 (pago)

Bicicletário: ao lado do portão 9

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Copa do Mundo: Tudo o que você quer saber está aqui

Brasil

Toda Copa do Mundo é a mesma coisa. Muitas dúvidas e curiosidades surgem. Por isso, resolvemos reunir aqui muitas informações sobre futebol e a maior competição do planeta! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Acompanhe:

Histórico geral das Copas do Mundo (1930 a 2018):
– 21 edições (já contando 2018)
– 16 sedes diferentes
– 79 seleções diferentes participaram
– 836 jogos foram disputados
– 2.379 gols foram marcados
– 8 seleções diferentes foram campeãs
– 167 estádios diferentes receberam jogos

Os 10 clubes com mais jogadores convocados à Copa do Mundo de 2018:
Manchester City – 17
Real Madrid – 16
Barcelona – 14
Chelsea – 13
PSG – 12
Tottenham – 12
Manchester United – 11
Bayern de Munique – 11
Juventus – 10
Atlético de Madrid – 9

Seleções mais valiosas (elenco) da Copa do Mundo de 2018:
França – € 1,04 bilhões
Espanha- € 1,03 bilhões
Brasil- € 950 milhões
Alemanha- € 877 milhões
Inglaterra – € 874 milhões
Bélgica – € 764 milhões
Argentina – € 698 milhões
Portugal – € 466 milhões
Uruguai – € 398 milhões

Países com mais presenças nas Copas do Mundo (desde 1930):
Brasil – 21
Alemanha – 19
Itália – 19
Argentina – 17
México – 16
Espanha – 15
França – 15
Inglaterra – 15
Bélgica – 13
Uruguai – 13

Ligas nacionais que mais cederam jogadores à Copa do Mundo de 2018:
Premier League (Inglaterra) – 107 jogadores
La Liga (Espanha) – 79 jogadores
Bundesliga (Alemanha) – 64 jogadores
Serie A TIM (Itália) – 58 jogadores
Ligue 1 (França) – 49 jogadores
Brasileirão – 9 jogadores

Melhores jogadores das últimas Copas do Mundo:
2014 – Lionel Messi
2010 – Diego Forlán
2006 – Zinédine Zidane
2002 – Oliver Kahn
1998 – Ronaldo
1994 – Romário
1990 – Salvatore Schillaci
1986 – Diego Maradona
1982 – Paolo Rossi
1978 – Mario Kempes
1974 – Johan Cruijff
1970 – Pelé

Os 5 maiores artilheiros da história da Copa do Mundo:
M. Klose (Alemanha) – 16 gols (2002, 2006, 2010 e 2014)
Ronaldo (Brasil) – 15 gols (1994, 1998, 2002 e 2006)
G. Müller (Alemanha) – 14 gols (1970 e 1974)
J. Fontaine (França) – 13 gols (1958)
Pelé (Brasil) – 12 gols (1958, 1962, 1966 e 1970)

As 10 maiores goleadas da história da Copa do Mundo:
Hungria 10 x 0 El Salvador (1982)
Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (1954)
Iugoslávia 9 x 0 Zaire (1974)
Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (2002)
Uruguai 8 x 0 Bolívia (1950)
Suécia 8 x 0 Cuba (1938)
Portugal 7 x 0 Coreia do Norte (2010)
Polônia 7 x 0 Haiti (1974)
Turquia 7 x 0 Coreia do Sul (1954)
Uruguai 7 x 0 Escócia (1954)

Mais aparições em finais:
Alemanha – 8 (4 títulos e 4 vices)
Brasil – 7 (5 títulos e 2 vices)
Itália – 6 (4 títulos e 2 vices)
Argentina – 5 (2 títulos e 3 vices)
Holanda – 3 (0 títulos e 3 vices)
Uruguai – 2 (2 títulos e 0 vices)

Campeões da Copa do Mundo:
1930 – Uruguai
1934 – Italia
1938 – Italia
1950 – Uruguai
1954 – Alemanha
1958 – Brasil
1962 – Brasil
1966 – Inglaterra
1970 – Brasil
1974 – Alemanha
1978 – Argentina
1982 – Italia
1986 – Argentina
1990 – Alemanha
1994 – Brasil
1998 – França
2002 – Brasil
2006 – Italia
2010 – Espanha
2014 – Alemanha

Os maiores campeões da Copa do Mundo (20 edições):
Brasil – 5 títulos
Alemanha – 4 títulos
Itália – 4 títulos
Argentina – 2 títulos
Uruguai – 2 títulos
Espanha – 1 título
França – 1 título
Inglaterra – 1 título

Brasil em Copas do Mundo (21 participações):
1930 – 6º
1934 – 14º
1938 – 3º
1950 – 2º
1954 – 6º
1958 – CAMPEÃO
1962 – CAMPEÃO
1966 – 11º
1970 – CAMPEÃO
1974 – 4º
1978 – 3º
1982 – 5º
1986 – 5º
1990 – 9º
1994 – CAMPEÃO
1998 – 2º
2002 – CAMPEÃO
2006 – 5º
2010 – 6º
2014 – 4º
2018 – Qual o seu palpite?

 

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Copa do Mundo: Como os atletas devem se alimentar?

Comida de atleta

O Mundial, na Rússia, já começou e a preparação dos atletas é cada vez mais comprometida. Além dos constantes treinos, os jogadores também devem se preocupar com a alimentação. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

“Um futebolista precisa de refeições saudáveis e em grande quantidade, já que o requerimento calórico é muito maior e também essencial para uma performance adequada em campo, com a presença de todos os macros e micronutrientes, sobretudo carboidratos e proteínas”, explica a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristovão , Cintya Bassi.

A especialista esclarece ainda as mudanças necessárias na alimentação em época de campeonato. “Aumenta o controle de alimentos com maior teor de gordura e estimula-se o consumo de fontes de carboidratos. É importante também tomar alguns cuidados específicos, como, se o jogo for perto do horário da refeição, evitar carne vermelha que tem a digestão mais difícil”, recomenda.

Para manter a energia necessária nos treinos, os atletas reforçam a alimentação, já que a atividade física de um jogador tem um gasto calórico de cerca de 4 mil calorias, que precisa ser reposta para evitar fadiga precoce, demora na recuperação física, queda de rendimento e perda de massa muscular. No entanto, a dieta é sempre acompanhada por profissionais que indicam o tipo e quantidade dos alimentos que devem ser ingeridos, de acordo com cada fase de preparação para um campeonato.

Além disso, deve-se ter atenção quanto aos ingredientes que não fazem parte da dieta habitual e podem causar desconfortos gástricos, comprometendo o desempenho.

Entretanto, é comum muitos clubes, após as partidas, liberarem os atletas para experimentarem as comidas típicas da região em que estão acontecendo os jogos, mas sempre com cautela. “Outro alimento que deve ser evitado, principalmente à noite, é o açúcar, já que pode atrapalhar o sono, levando até a uma insônia”, alerta.

Recomenda-se realizar as refeições maiores, como almoço e jantar, até quatro horas antes dos jogos e treinos. Já refeições menores podem ser consumidas até duas horas antes. “Prioriza-se a ingestão de carboidratos, como massas, pães, arroz, frutas e cereais, já que é o principal combustível energético. A quantidade de proteína é controlada devido à digestão mais lenta, assim como alimentos gordurosos”, diz a especialista.

“Durante todo o ciclo de jogos, a hidratação é extremamente importante. Após os jogos, o atleta deve priorizar os alimentos proteicos que são construtores e agem reparando e fortalecendo os músculos, aumentando a resistência e prevenindo lesões”, finaliza.

 

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Razer anuncia teclado com nova tecnologia que oferece desempenho à velocidade da luz

Razer Huntsman Elite

A Razer acaba de anunciar o Razer Huntsman, novo teclado gamer de sua linha premium. Serão dois modelos: o teclado Razer Huntsman Elite, que tem teclas multimídia dedicadas, descanso para os pulsos e retroiluminação, e o teclado Razer Huntsman tradicional, focado na performance. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

As duas opções são equipadas com os novos switches óptico-mecânicos da Razer, que permitem o acionamento das teclas à velocidade da luz.

Switches óptico-mecânicos da Razer
Os novos switches de tecnologia óptica possuem um feixe infravermelho dentro de cada tecla detecta precisamente quando cada ela é pressionada, e seu ponto de atuação de apenas 1.5mm permite que as teclas sejam acionadas 30% mais cedo do que as com switches mecânicos tradicionais.

A sensação tátil das novas teclas não é comprometida pela performance mais rápida dos switches óptico-mecânicos, já que os pontos de atuação e de reset são os mesmos encontrados em estruturas lineares, dando ao jogador uma percepção bastante similar à de uso dos switches Razer Green, mas com uma força de ativação menor, de apenas 45g.

Mais duráveis, eles tem vida útil de até 100 milhões de toques, o dobro dos tradicionais, e isso se deve à tecnologia de atuação óptica combinada com uma barra estabilizadora de metal instalada ao redor de cada tecla, que diminui a necessidade de partes móveis e elimina qualquer contato físico durante a ativação das teclas.

“Trabalhamos por anos no desenvolvimento e na fabricação dos nossos próprios switches mecânicos, pensados especificamente para os gamers”, disse Min-Liang Tan, CEO e cofundador da Razer. “Toda essa expertise acaba de ganhar novas proporções com os novos switches óptico-mecânicos da Razer, que estabelecem um novo patamar de desempenho, especialmente para atletas de eSports que competem em alto nível”.

Razer Huntsman Elite e Razer Huntsman
O Razer Huntsman Elite é um periférico completo e conta, inclusive, com controles de mídia dedicados. As três teclas de mídia podem ser programadas individualmente por meio do software gratuito Razer Synapse 3, dando inúmeras possibilidades de configurações de atalhos, macros e efeitos luminosos totalmente personalizáveis pelos usuários.

O Huntsman Elite vem ainda com um descanso de pulso revestido em couro sintético que é conectado ao teclado magneticamente, proporcionando maior conforto em longas sessões de jogos, e tem tecnologia de retroiluminação Razer Chroma. Além disso, é o primeiro teclado Razer com armazenamento híbrido, tanto no periférico quanto em nuvem, o que permite ao usuário salvar e acessar suas configurações de perfil online e offline.

Já o modelo Razer Huntsman oferece todos os recursos de performance do Razer Huntsman Elite, além da tecnologia Razer Chroma.

Preço e disponibilidade
Ambos os produtos devem chegar ao Brasil em agosto e ainda não têm preço definido.

 

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Copa do Mundo entra em fase decisiva neste final de semana

Divulgação / Fifa
  1. A luta pelo título na Rússia continua com 16 países na briga pela taça de campeão do mundo. São 10 europeus (Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Rússia, Suécia e Suíça), quatro sul-americanos (Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai), um da América do Norte (México) e um asiático (Japão).

Dos 16 classificados, há seis campeões mundiais (Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai). A seleção brasileira é a que detém mais títulos – cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

CHAVEAMENTO DA COPA DO MUNDO: CONFIRA O CAMINHO DAS SELEÇÕES ATÉ A FINAL

Crédito da imagem: Fifa.com

A partir desta fase oitavas de final, os jogos que terminarem empatados após os 90 minutos vão para prorrogação. Se o placar continuar igual, a decisão da vaga será nos pênaltis. Este regulamento vale até a final.

Nas oitavas de final são dois jogos por dia, sendo um às 11h (de Brasília) e outro às 15h (de Brasília), entre sábado (30) e terça (3). Há também uma nova bola, uma versão da Telstar com detalhes em vermelho.

PRÓXIMO JOGO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO
A seleção comandada pelo técnico Tite volta a campo na segunda (2), quando recebe o México em Samara. A bola vai rolar às 11h (de Brasília).

Veja as datas e horários dos próximos jogos da Copa do Mundo

Oitavas de final
30/06/2018 (sábado) – 11h – França x Argentina

30/06/2018 (sábado) – 15h – Uruguai x Portugal

01/07/2018 (domingo) – 11h – Espanha x Rússia

01/07/2018 (domingo) – 15h – Croácia x Dinamarca

02/07/2018 (segunda-feira) – 11h – Brasil x México

02/07/2018 (segunda-feira) – 15h – Japão x Bélgica

03/07/2018 (terça-feira) – 11h – Suécia x Suíça

03/07/2018 (terça-feira) – 15h – Colômbia x Inglaterra

Quartas de final
06/07/2018 (sexta-feira) – 11h – quartas 1

06/07/2018 (sexta-feira) – 15h – quartas 2

07/07/2018 (sábado) – 11h – quartas 4

07/07/2018 (sábado) – 15h – quartas 3

Semifinais
10/07/2018 (terça-feira) – 15h – semifinal 1

11/07/2018 (quarta-feira) – 15h – semifinal 2

Disputa de 3º lugar
14/07/2018 (sábado) – 11h

Final
15/07/2018 (domingo) – 12h

COPA DO MUNDO FIFA RÚSSIA 2018

– GRUPO A: Arábia Saudita, Egito, Rússia, Uruguai
– GRUPO B: Espanha, Irã, Marrocos, Portugal
– GRUPO C: Austrália, Dinamarca, França, Peru
– GRUPO D: Argentina, Croácia, Islândia, Nigéria
– GRUPO E: Brasil, Costa Rica, Sérvia, Suíça
– GRUPO F: Alemanha, Coreia do Sul, México, Suécia
– GRUPO G: Bélgica, Inglaterra, Panamá, Tunísia
– GRUPO H: Colômbia, Japão, Polônia e Senegal

OS 12 ESTÁDIOS

– Ekaterinburg Arena (capacidade: 33.061 torcedores), em Ecaterimburgo
– Estádio Olímpico Fisht (44.287), em Sochi
– Estádio de Kaliningrado (33.973), em Kaliningrado
– Arena Kazan (42.873), em Kazan
– Estádio Luzhniki (78.011), em Moscou
– Arena Mordovia (41.685), em Saransk
– Estádio de Nizhny Novgorod (43.319), em Nizhny Novgorod
– Arena Rostov (43.472), em Rostov-on-Don
– Arena Samara (41.970), em Samara
– Estádio Krestovsky (67.000), em São Petersburgo
– Otkrytie Arena (44.190), em Moscou
– Volgogrado Arena (47.713), em Volgogrado



Dudu Braga lança “Se Você Pensa”, com participação de Roberto Carlos

RC

Dudu Braga se prepara para lançar o DVD “RC na Veia”, um projeto de releituras da fase rockeira do pai, Roberto Carlos. Enquanto o álbum não está disponível na íntegra, o público já pode conferir hoje, dia 29 de junho, o single “Se Você Pensa”, que conta com a participação do próprio Roberto Carlos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A música já está disponível em todas as plataformas digitais e o vídeo da gravação pode ser visto aqui:

A banda, que gravou o DVD em outubro do ano passado, é formada por Dudu Braga na bateria, Alex Capella nos vocais, Fernando Miyata na guitarra e Juninho Chrispim no baixo. Além da participação especial de Roberto Carlos, o projeto contou também com as participações de Andreas Kisser, Digão (da banda Raimundos), Rogério Flausino e Toni Garrido.

Antes da chegada do álbum completo, no dia 13 de julho, Dia do Rock, a banda lançou os singles “Além do Horizonte”, com participação de Andreas Kisser, e “As Curvas da Estrada de Santos”, com participação de Toni Garrido. O projeto inclui outros sucessos de Roberto Carlos, como “Não Vou Ficar” e “É Preciso Saber Viver”, com participação de todos os convidados do projeto, entre outros.

 

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Cinco dicas para quem quer comprar um monitor

Monitor

A qualidade da imagem de uma tela influencia na experiência do usuário de um desktop! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Pensando nos diferentes perfis de consumidores que utilizam o monitor para trabalhar, jogar ou assistir a filmes e séries, e nos parâmetros que interferem no desempenho de um display, nós reunimos – com a colaboração da Samsung – cinco dicas para ajudar a escolher o melhor equipamento para o seu dia a dia.

Confira:

1 – Tamanho da tela
Essa é uma questão muito pessoal, depende muito do espaço destinado ao monitor e seu uso. Em uma busca rápida, listamos modelos que vão desde 19″ a incríveis 49″. Para quem vai desempenhar atividades específicas, como edição de vídeo e imagem ou tarefas que exijam a divisão de telas, uma excelente opção é o monitor com tela de 30” ou maior.

2 – Resolução
Quanto maior a resolução maior será o número de pixels, e com isso o monitor terá uma maior nitidez e, consequentemente, melhor a definição da imagem. Uma das maiores resoluções que encontramos foi a de 3840 x 2160 pixels – quatro vezes maior que o Full HD! Normalmente resoluções altas assim são mais usadas por profissionais exigentes que atuam com edição de fotos e vídeos e necessitam de telas que entregam excelente qualidade de imagem.

A escolha da resolução da tela está realmente relacionada a necessidade de uso do monitor. Para aqueles que precisam de um monitor versátil para desempenhar quase todas as tarefas, incluindo assistir filmes e jogar, o recomendado é optar por uma tela com resolução Full HD, capaz de atender bem todas as atividades.

3 – Formato
Tela curva ou widescreen? Na verdade, essa é uma pergunta que muitos consumidores se fazem na hora da compra. O display widescreen são as telas na proporção 16:9. A sensação que se tem ao ver uma imagem captada e exibida nesse formato é a de uma visão panorâmica da cena. Já os monitores de tela curva oferecem um grande campo de visão e uma experiência mais imersiva ao conteúdo.  Monitores de tela curva são ideais para quem quer assistir a vídeos, gamers e para o público de designers por oferecer imagens, em muitos casos, em maior resolução.

4 – Tempo de resposta
Essa é uma função que define a velocidade em que a luz passa pela tela. Quanto menor o tempo de resposta melhor será a visualização das cenas. Ele garante que as imagens não fiquem borradas durante as cenas de ação, permitindo ao consumidor visualizar todos os detalhes. O ideal é o monitor que ofereça um milissegundo de tempo de resposta, a menor marca possível atualmente.

5 – Conexões
As entradas para conectores costumam ser algo que passa despercebido pelos usuários no momento da compra, mas quem costuma conectar diversos aparelhos na tela deve ficar atento às entradas disponíveis no monitor. O modelo de conector mais comum atualmente é o HDMI, que além de oferecer qualidade de imagem digital, também tem a vantagem da transmissão do sinal de áudio.

Outra entrada importante que deve ser verificada no momento da compra é a para fones de ouvido. Os gamers sabem o quanto é importante ter uma entrada para conectar o fone de ouvido e apreciar a melhor experiência.

“Esperamos que dicas simples como essas sejam eficientes para ajudar o consumidor a escolher o monitor Samsung que melhor atenda as suas necessidades. Desta forma, pretendemos colaborar para uma experiência única seja com o uso da tela com foco no entretenimento ou no ambiente de trabalho”, afirma André Faria, gerente de produto da divisão de Monitores da Samsung Brasil.

 

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Fake News – seja filtro e não esponja!

Fake News 2

Por Cristiane Santana*

Hoje em dia tem se falado muito nas fake news. Ao interagirmos nas mais variadas mídias sociais nos deparamos com este tema e a preocupação da sociedade em como defender-se desses golpes têm sido uma constante. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

As Fake News, traduzidas para português “notícias falsas”, são notícias escritas e publicadas com a intenção de enganar. Ao considerarmos a prática no âmbito da segurança da informação, os desdobramentos vão além.

Existem cibercriminosos que se autodenominam militantes filosóficos e idealistas, mas a grande maioria utiliza desses recursos com o intuito de obter retorno financeiro. Na maioria das vezes, o valor pago é astronômico, variando de acordo com a finalidade do ataque.

As Fake News são disseminadas através das mídias de massa, em sua maioria redes sociais como Facebook e WhatsApp, não se limitando a elas. Geralmente, esses criminosos utilizam-se de big data e dos “rastros” que os usuários deixam na internet. A partir disso, traçam sua rota de ataque.

O grande propósito, muito mais do que tornar a mentira uma verdade, é disseminar e legitimar a dúvida acerca do assunto ou da pessoa que se quer atacar, deixando o agente do ataque vulnerável ao tema proposto.

Como exemplo recente temos o caso da Cambridge Analytica que, após utilizar-se de dados coletados do Facebook através de uma pesquisa feita com seus usuários dizendo ser para fins acadêmicos (pedindo para que eles respondessem questões cotidianas), na verdade estavam traçando e catalogando a personalidade (análise psíquica) e as inclinações políticas daqueles usuários-eleitores.

Verificava-se quais eram seus hábitos, gostos, medos e outros aspectos relevantes. A partir das informações coletadas nessa pesquisa foi gerado um “catálogo” com dados do perfil desses mais de 50 milhões de usuários. Para essas pessoas, com base no perfil de dados, foram disseminados materiais em prol do então candidato à presidência dos EUA – Donald Trump – bem como mensagens e notícias falsas sobre sua adversária Hillary Clinton, interferindo no resultado das eleições do país.  Ataques direcionados e precisos.

Outro caso recente envolveu a vereadora Marielle Franco, indicando que ela teria sido casada com um traficante e eleita pelo comando vermelho. Informação falsa e com motivos escusos, mas que imediatamente foi noticiada e propagada. No entanto, como seu assassinato tomou proporções de abrangência internacional, rapidamente tal notícia foi desmentida e sua distribuição barrada.

Tem-se discutido muito acerca da responsabilidade jurídica e legal desses cibercriminosos que disseminam as Fake News. A esses crimes de “mão limpa” cominam sanções penais e cíveis. No entanto, em nosso país não há uma legislação específica que trate do tema.

Dispomos apenas de legislações esparsas, como por exemplo o código penal que é de 1940, que define temas como calunia, injuria e difamação; Lei 5250/67 que em seu artigo 16º criminaliza a disseminação de notícia falsa; o Código Eleitoral de 1960; o Código de Segurança Nacional de 1980 que está bem defasado no quesito crimes virtuais; e o Marco Civil que não traz nada de muito concreto no que concerne ao auxílio às investigações.

Cabe ressaltar que o tema Fake News tem sido debatido também em nosso Congresso, mas o texto ainda carece de discussões. Como o Brasil ainda está muito imaturo [falta legislação que trate de forma aprofundada o tema] e, se comprado a outros países, está despreparado para atuar em casos de crimes virtuais, as sanções ainda vagam pelo universo da impunidade e poucos pagam pelo crime cometido.

Neste contexto, como usuários e cidadãos, dotados de direitos e responsabilidades, devemos nos munir de cuidados, analisando tudo o que recebemos, olhando de forma crítica para tudo que lemos e compartilhando somente aquilo que de fato confirmarmos e “acreditamos”, para não incorrermos no grave erro de disseminar inverdades –  colaborando para o cibercrime e podendo, inclusive, responder cível e criminalmente.

Cada cadastro, cada compartilhamento e cada click que damos são muito importantes e valiosos. Não à toa somos bombardeados por assuntos que vão direto aos nossos interesses. O seu click diz muito sobre você!

Por isso, checar as informações recebidas e não passá-las adiante sem antes confirma-las, é a maior forma de combate.

A IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions, órgão internacional líder que representa os interesses dos serviços de biblioteca e informação) organizou um checklist de como identificar Fake News:

Cristiane Santana, especialista jurídica em Segurança da Arcon

 

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Coleta de dados via software: aliada na precisão e na produtividade

por Paulo Fernandes*

Se antes consultar determinada informação em um documento específico poderia requerer horas, agora basta uma rápida busca por palavra-chave por meio de um computador ou celular.
Foto: Divulgação

A digitalização não é apenas um fenômeno dos novos tempos. Mais do que isso, tornou-se uma onda que vem engolindo todos os segmentos da sociedade, revolucionando a forma como nos relacionamos com as pessoas, como realizamos compras ou simplesmente como lemos um livro.

Como não poderia deixar de ser, essa tendência chegou ao universo corporativo. E chegou para ficar. Empresas de todos os portes estão cada vez mais rapidamente deixando para trás o antigo universo do papel, em que pilhas de documentos muitas vezes mal armazenadas guardavam importantes informações sobre os negócios, como dados bancários e fichas de clientes.

Digitalizar não significa apenas alinhar-se à modernidade. Muito mais do que isso. Ao sair do físico para o digital, as empresas ganham muito mais segurança, agilidade e produtividade. São vários os fatores que contribuem para isso. A começar pela facilidade de acesso aos diversos tipos de documentos.

Se antes, consultar determinada informação em um documento específico poderia requerer horas, agora basta uma rápida busca por palavra-chave por meio de um computador ou celular. É como comparar o uso de um mecanismo de busca pela internet como o Google para encontrar uma resposta específica com a procura exaustiva entre as centenas de verbetes de uma antiga enciclopédia. Em um mundo em que cada vez mais tempo é, sim, dinheiro, o ganho de produtividade é evidente.

Junte-se a isso a segurança dos dados. Vários segmentos, principalmente os bancos, vêm se beneficiando dos avançadíssimos níveis de criptografia atuais que protegem os documentos contra leitores indesejados, permitindo acesso somente a pessoas autorizadas. Esse fato dirime o medo de muitos no que diz respeito ao roubo de informações. E vou além: digo com toda a segurança que é muito mais fácil entrar clandestinamente em um arquivo ou cofre e roubar um documento de papel do que invadir sistemas e quebrar criptografias.

Já que mencionei o armazenamento, acrescento que esse é outro benefício que a digitalização traz ao cliente, uma vez que a empresa se livra de altos custos com salas necessárias para abrigar centenas ou milhares de folhas de papel. Em vez disso, o disco rígido de um computador, ou, mais recentemente, o armazenamento em nuvem substitui perfeitamente o espaço físico. No caso da opção em nuvem, a empresa tem ainda em mãos a vantagem de poder acessar as informações desejadas remotamente, por um computador, celular ou tablet, de forma rápida e segura.

Isso tudo sem contar a precisão da informação. Documentos digitalizados não sofrem com a ação do tempo e não se deterioram, como acontece com o papel. Além do mais, no digital não há porque se preocupar com rasuras ou com problemas caligráficos.uma empresa Kodak Alaris, provedora global de tecnologia em soluções de captura da informação.

Com tantos benefícios, afirmo categoricamente que é preciso se digitalizar para se manter competitivo no mercado. Se o seu negócio ainda está nos tempos do papel, ele será em breve engolido por outra onda: a do atraso.

*Paulo Renato Rocha Fernandes é diretor LATAM da Alaris, uma empresa Kodak Alaris, provedora global de tecnologia em soluções de captura da informação.



Copa do Mundo: Veja 8 coisas incríveis que você pode encomendar da Rússia (que não são vodca)

Rússia

O país que recebe a Copa do Mundo este ano é bastante conhecido pela sua produção de vodcas, cervejas e outras bebidas, mas o que poucas pessoas sabem é que a Rússia também é famosa por fabricar uma série de diferentes produtos alimentícios, de vestuário e artísticos – todos mundialmente reconhecidos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A boa notícia é que, com muitos brasileiros visitando o país para acompanhar o Mundial, dá para ter acesso a alguns desses itens economizando gastos com viagem e eliminando longas esperas pela entrega. A grande concentração de turistas no território russo é a oportunidade para comprar utilizando o Grabr, uma plataforma de compartilhamento de bagagem que possibilita o acesso a compra de produtos por meio de viajantes.

A ideia é bem simples: o sistema conecta viajantes e compradores. Basta acessar o site, cadastrar as descrições do produto e inserir o link de onde ele pode ser adquirido no exterior. Após isso, o viajante disponível para levar a encomenda entra em contato com o comprador para definir detalhes como a data e local de entrega.

A plataforma gera economia, já que o comprador pagará o mesmo preço praticado no exterior e, além disso, traz também segurança: caso algo dê errado com a entrega do pedido os valores pagos são reembolsados.

Com isso separamos, com a colaboração da russa Daria Rebenok, CEO da Grabr, algumas dicas de itens incríveis que podem ser encomendados da Rússia utilizando o aplicativo. Confira abaixo:

Caviar Vermelho
Produzido no extremo oriente da Rússia, o Caviar Vermelho, além de ser um alimento nutritivo, é um símbolo de prosperidade. Proveniente das ovas de salmão, o preço dessa iguaria luxuosa varia de US$ 10 a 15 para cada 100 gramas.

Matryoshka
As Matryoshkas são as famosas bonecas russas usadas para decoração de ambientes no mundo todo. Criadas por artesãos, a surpresa de descobrir várias figuras, escondidas uma dentro da outra, é o grande diferencial desse item! O valor dessas bonecas é bastante variável, já que depende de fatores como o design, o número de bonecos escondidos (podendo chegar a 50!), entre outros.

Botas “Valenki”
Capazes de proteger do frio de até quarenta graus abaixo de zero, as botas de feltro usadas por nômades na antiguidade continuam a ser um símbolo cultural da Rússia, utilizadas até mesmo como uniforme de inverno do exército russo. Atualmente, os modelos receberam atualizações de design, incluindo decorações em couro, cristais e bordados – um presente único para os apaixonados por moda e cultura.

Chapéu Ushanka
Outro item de inverno que é um ícone da Rússia é o chapéu Ushanka! Marca registrada dos uniformes de inverno dos militares, o acessório produzido com pele animal inclui também orelheiras em seu design, trazendo mais conforto e proteção para enfrentar baixas temperaturas.

Mel
Importante item de exportação no país, a popularidade da apicultura na Rússia resulta na produção em diferentes tipos de mel, todos de ótima qualidade. Utilizados não apenas para alimentação mas também na cura de gripes, feridas e em tratamentos de beleza, é possível encontrar sabores especiais como o mel de castanha e de framboesa. O preço usualmente praticado varia entre US$ 0,50 e US$ 1 por 100 gramas.

Artesanatos de Khokhloma
Muito usado em utensílios para cozinha, a Khokhloma é um típico artesanato russo feito em madeiras. Tradicional produto de exportação do país, o item é um dos mais desejados por turistas.

Zefir e chocolate Alionka
Para quem adora um docinho, vale encomendar o Zefir. Facilmente encontrado em supermercados, docerias e confeitarias, o doce é feito com o tradicional pastilá – patê russo que leva apenas frutas, bagas e mel. Já para os amantes de chocolate, o Alionka – fabricado pela Krasny Oktyabr – encanta os russos e turistas há gerações e é um ótima opção.

Gostou? Acesse o site e experimente!

 

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O impacto da Copa do Mundo nas estratégias de venda do e-commerce

Por Ivan Zeredo*

É tempo de Copa do Mundo e independente da crise econômica ou política vivenciada pelo país, este é um evento que impacta diretamente no cotidiano dos brasileiros. O “Clima da Copa” influencia a autoestima nacional, a decoração das ruas e o comportamento das pessoas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

No entanto, o que não podemos ignorar é que, diante desse contexto, os hábitos de compra do consumidor também mudam. De forma que, as lojas online que têm como objetivo impulsionar os resultados ou manter o mesmo ritmo de conversões, devem se atentar para essas variações de perfil que ocorrem durante o Mundial.

Para que o comércio eletrônico possa se adaptar e preparar estratégias mais eficientes no período, é válido considerar alguns fatores importantes:

Horários flexíveis
Os jogos da Copa do Mundo se inserem na rotina dos consumidores que, consequentemente, passam a ficar mais tempo em casa ou em confraternizações durante a semana. Nesses momentos de descontração é esperado que os usuários tenham uma disposição menor para compra.

Sendo assim, é preciso lembrar que campanhas programadas para este período podem ter um impacto quase nulo. O mais indicado é agendar as ações de engajamento para antes ou bem depois dos jogos.

A mudança nos horários também pode influenciar os hábitos dos usuários que costumam fazer compra durante o período de trabalho utilizando o desktop. Com a flexibilidade da agenda e uma jornada de trabalho menor, é conveniente pensar em estratégias que priorizem a comunicação por dispositivos móveis.

Campanhas anunciadas antecipadamente e que adotem notificações via aplicativos, redes sociais ou SMS, tendem a ter melhor desempenho nestes dias.

Atenção do consumidor
Conquistar a atenção do consumidor durante a Copa do Mundo está entre os grandes desafios do e-commerce na época. Neste caso, vale aplicar o ditado popular que diz, “Se você não pode ir contra, junte-se a eles”.

Se o objetivo é engajar o consumidor, um bom caminho é seguir com a maré e fazer campanhas vinculadas ao tema como ações promocionais relacionadas ao placar dos jogos, personalizar produtos com os nomes dos jogadores e, até mesmo, oferecer brindes para incentivar as compras… É preciso ser criativo, mas sempre com um planejamento estratégico.

Crescimento dos serviços de entrega
Nos dias de jogos o que os torcedores mais buscam é comodidade para assistir as partidas, por isso, os serviços delivery, geralmente, são os mais procurados. O momento traz boas oportunidades para aplicativos e lojas online, que atuam neste nicho de mercado, ideal para realizar campanhas promocionais que agreguem valor aos usuários, como descontos ou códigos promocionais personalizados.

É importante frisar que lojas online que oferecem produtos esportivos e adereços temáticos da Copa do Mundo, também tendem a ser impactadas por esse crescimento sazonal, o que requer uma maior atenção aos serviços de frete. Quanto mais rápida e eficiente forem realizadas as entregas, melhor será a experiência do usuário no e-commerce.

*Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia

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FEI sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

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Um dos eventos de disseminação da Ciência e Tecnologia mais relevantes do Brasil, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizará nos dias 29 e 30 junho, no campus de São Bernardo do Campo do Centro Universitário FEI, as etapas regionais da competição. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nestas etapas, chamadas de Modalidade Prática, mais de 150 equipes de alunos de escolas da região constroem robôs autônomos que devem ser aptos a se orientarem em um ambiente que simula uma situação real de desastre e, sem interferência humana, seguir uma trilha até as vítimas e resgatá-las.

A Modalidade Prática, que antes era composta por dois níveis: um voltado aos alunos do ensino fundamental e outro para estudantes do ensino médio e técnico, agora também possui o Nível 0, que compreende alunos do ensino fundamental 1, ou seja, do primeiro ao terceiro ano. Este nível foi criado para estimular as crianças pequenas e apaixonadas por robótica, a também competirem, participarem e ganharem prêmios.

“O objetivo principal da OBR é incentivar o aprendizado de robótica e o desejo pela tecnologia em todo o País”, explica o coordenador das etapas regionais da OBR na FEI, Flavio Tonidandel.

Ao todo serão 12 regionais com 720 equipes competidoras. Destas, sairão 120 equipes para a etapa estadual que acontecerá em setembro, também no Centro Universitário FEI. Consequentemente, as melhores equipes irão representar o estado de São Paulo na final, que ocorrerá na Competição Brasileira de Robótica, em novembro, em João Pessoa, Paraíba.

Olimpíada Brasileira de Robótica
Organizada anualmente pela RoboCup Brasil, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma iniciativa pública dedicada a escolas, professores e alunos vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico. Gratuito e sem fins lucrativos, o evento visa despertar e estimular o interesse pela Robótica e áreas afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos sobre o tema de forma lúdica e cooperativa.

Durante a OBR, são realizadas provas em âmbito nacional, torneios locais, parcerias com universidades, disponibilização de website com material de robótica pedagógica, fóruns para troca de experiência entre docentes, entre outros serviços.

Ao proporcionar novos desafios aos estudantes e aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental, o evento identifica os grandes talentos e vocações em Robótica para melhor instruí-los e estimulá-los a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Serviço:

Etapas regionais – Olimpíada Brasileira de Robótica

Dias e horários: 29 e 30 de junho das 8h às 18h

Local: Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B – Assunção, São Bernardo do Campo, São Paulo.

Informações: http://www.obr.org.br

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Samsung abre inscrições para o Programa de Estágio 2018

Samsung

Atenção você que está procurando um estágio! A Samsung está com as inscrições abertas para o processo seletivo da primeira edição de seu Programa de Estágio! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A seleção visa encontrar perfis capazes de atuar em um ambiente dinâmico, inovador, multicultural e que desejam aprender e contribuir para fazer a diferença no cotidiano das pessoas. São oferecidas vagas em diversas áreas, como Marketing, Vendas, Finanças e Gerenciamento do Negócio, Logística, Supply Chain, Serviços e Recursos Humanos.

Os interessados devem estar cursando a partir do 5º semestre de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia, Marketing ou Psicologia. Durante o processo seletivo, os candidatos realizarão testes e entrevistas online, além de participar de um painel com seus futuros gestores.

O programa terá duração de até 18 meses, com início em agosto, e os aprovados receberão bolsa auxílio e diversos benefícios, como assistência médica e odontológica, seguro de vida e vale transporte, além de férias remuneradas e refeições no restaurante na empresa.

O processo de desenvolvimento dos escolhidos seguirá a metodologia 70:20:10, em que 70% do aprendizado acontece durante a execução das atividades no dia a dia, 20% na interação com demais profissionais por meio de feedbacks, orientações ou workshops, e 10% pautado em treinamentos formais, online e presenciais.

Os candidatos aprovados contarão com o acompanhamento da área de Gestão de Talentos com o apoio dos líderes das áreas de Suporte e de Negócios, Consumer Electronics e IT & Mobile Communications atuantes no Brasil.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de julho no site da 99Jobs.

 

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Copa do Mundo: Jorge Ben Jor lança música inédita em homenagem ao futebol

JBJ

Mete Goal é a segunda música inédita que Jorge Ben Jor lança em 2018, no Facebook. A estratégia de lançamento é digital, mobile, com conteúdos disponibilizados em um formato apelidado de “Hand Single” – um Canvas que irá contar com a música, videoclipe, cifra, entre outros conteúdos, além de um link para o Claro Música, disponível para assinantes e não-assinantes com exclusividade. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Desta vez, a ação conta com o lançamento de um efeito inovador de câmera no Facebook que aplica no espectador uma máscara de torcedor e o convida a gritar Mete Goal. Alguns dos vídeos postados com a #metegoal farão parte de um videoclipe residual que será postado nas redes do artista em meados de julho.

100% digital
Após o bem sucedido lançamento de São Valentin, em 14 de fevereiro, e que atingiu 40 milhões de pessoas primeira semana, a segunda música de 2018 irá ter o mesmo formato, com uma série de conteúdos disponíveis para os fãs. Na canção, Jorge retrata a tensão, a atração e os rituais dos segundos que antecedem uma falta, um pênalti versus a magia e os momentos de êxtase proporcionados pela celebração do gol.

Com refrão forte e batida característica, a canção compõe, com bastante coerência, a obra do cantor e compositor carioca.

O videoclipe explora a relação de respeito e desejo que existe entre o jogador e a bola. Jorge Ben Jor, bailarinos da Cia da Ideia, coreografados por Sueli Guerra, transmitem em cena a mesma relação. A captação das imagens aconteceu na Arena Corinthians, e conta com a participação da jogadora Alline Calandrini.

Acima de tudo apaixonado futebol, ao longo de sua carreira Jorge Ben Jor dedicou inúmeras músicas ao esporte, entre elas: Ponta de Lança Africano ( Umbarabaúma – Homem Gol), Cadê o Pênalti, Zagueiro e Filho Maravilha. Em todas se percebe a genuína relação apaixonada do brasileiro pelos campos.

 

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