McAfee apresenta nova plataforma integrada de segurança

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A McAfee anunciou sua mais recente plataforma de segurança, voltada para a melhor experiência do usuário, com VPN nativa e novos recursos, incluindo mídia social integrada e proteção contra golpes online.

Essas novas funcionalidades são projetadas para proteger os usuários das ameaças atuais enquanto utilizam a internet de sua casa para assuntos pessoais e profissionais.

“Estamos em um momento em que os usuários precisam de proteção integrada e fácil de usar em todos os aspectos de suas vidas digitais – desde trabalhar até fazer compras, estudar e se divertir em casa”, disse Flavio Elizalde, diretor de consumo e SMB da McAfee Brasil.

“Estamos garantindo que os consumidores tenham as soluções certas que lhes permitem desfrutar de sua conectividade e se concentrar no que é mais importante para eles – sua família e seus amigos”, afirmou.

Mais segurança e privacidade
O McAfee Labs encontrou uma média de 375 novas ameaças por minuto por meio de aplicativos maliciosos, malware de campanhas de phishing, entre outros,de acordo com seu Relatório de Ameaças COVID-19 da McAfee: julho de 2020.

No Brasil, desde março, quando foi declarada a pandemia, as tentativas de golpes na internet registraram aumento de 70%, segundo a Febraban. Para enfrentar essas ameaças e ajudar a combater esse tipo de crime, a plataforma da McAfee inclui as seguintes atualizações e aprimoramentos:

Tech Scam Protection: o McAfee WebAdvisor agora fornece um aviso ao visitar sites que podem estar sendo usados ​​por cibercriminosos para obter acesso remoto ao seu PC.

Detecção avançada de malware: a McAfee aprimorou seus recursos de machine learning para melhorar o tempo geral de detecção de ameaças emergentes em dispositivos, bem como proteção adicional contra ameaças sem arquivos.

Melhorando a Experiência do Cliente
A Febraban alertou que, entre janeiro e abril deste ano, as transações bancárias de pessoas físicas nos canais digitais (internet e mobile banking) cresceram 19%. E, no mesmo período, as operações bancárias caíram 53% nas agências e 19% nos terminais de autoatendimento.

Os golpistas também se adaptaram à pandemia, visando fraudes bancárias online mais do que nunca para obter ganhos financeiros. O número de golpes no Brasil só cresce.

Em um momento em que o retorno às rotinas anteriores ainda é incerto e o uso da internet continua crescendo, a McAfee reconhece que os consumidores precisam de soluções intuitivas que lhes permitam dedicar atenção ao que é mais importante para eles agora, incluindo:

Uma melhor experiência do usuário: uma experiência aprimorada de PC e aplicativos com navegação mais fácil e alertas legíveis, e chamadas claras para ações para uma compreensão mais rápida de possíveis problemas.

– VPN nativa: acesso mais fácil à VPN e proteção de dispositivo anti-malware por meio de um local central e login.

Proteção de senha atualizada: acesse aplicativos iOS ainda mais rápido com informações de conta de usuário preenchidas automaticamente e senhas em aplicativos e navegadores em dispositivos iOS.

Segurança no presente e no futuro
Conforme os consumidores globais continuam a se estabelecer em uma nova forma de operar, eles contam com a internet para viver suas vidas conectadas – para trabalhar, buscar entretenimento, conectar-se com amigos e familiares, realizar compras, estudar e muito mais.

Alertas de produtos otimizados: alertas de produtos reprojetados, para que os consumidores sejam mais bem informados sobre os possíveis riscos de segurança, com um call to action de apenas um clique para proteção imediata.

Proteção de mídia social: para ajudar a evitar que usuários visitem acidentalmente sites maliciosos, a McAfee agora anota feeds de mídia social em seis plataformas principais – Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Reddit e LinkedIn.

Verificação aprimorada da privacidade do aplicativo: os consumidores agora podem ver facilmente quando os aplicativos móveis solicitam informações pessoais, com a privacidade do aplicativo agora integrada à varredura principal dos dispositivos Android.

Planos e preços
A McAfee oferece as seguintes opções de proteção:

Plano Individual (um dispositivo): R$ 69
Plano Vários Dispositivos (até cinco): R$ 139
Plano família (até 10 dispositivos): R$ 179

Para mais informações, visite o site.

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Como mitigar os riscos às informações pessoais inerentes à telemedicina?

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Por Luiz Faro *

A pandemia do Covid-19 trouxe às nossas vidas um serviço que, a princípio, parecia que levaria muito mais tempo para chegar: a telemedicina. A adoção generalizada de novos aplicativos de mensagens e videoconferência baseados em nuvem abriu as possibilidades de cuidados de saúde dessa forma.

Mas a telemedicina pode representar um risco para a privacidade do paciente?

A telemedicina proporciona inúmeros benefícios aos pacientes e prestadores, como: economia de tempo e custo, melhor acesso ao atendimento e maiores taxas de satisfação do paciente. No entanto, nem tudo é perfeito nessa nova dinâmica de consultas.

Como todos os pregos que se destacam, acabam levando marteladas, não poderia ser diferente com teleconsultas. Todos os caçadores de vulnerabilidades do mundo vão em busca das fragilidades nas ferramentas mais usadas do momento porque são nelas que eles podem obter os maiores ganhos.

É preciso pensar em alguns pontos como o sigilo médico X paciente. Por exemplo, não há nada hoje que impeça um médico de gravar uma consulta e, uma vez gravada, este arquivo vira um dado sensível, afinal ninguém quer que o conteúdo de uma consulta, seja ela psicológica ou de rotina, vire público.

Se um atleta conversa com seu fisioterapeuta sobre uma lesão crônica, esta informação pode interferir diretamente no valor do seu passe. Se a ficha médica de um candidato a algum cargo público cai nas mãos de um criminoso, ela pode virar uma arma política.  

Mas não são apenas as pessoas públicas que podem perder com este tipo de vazamento. Imagine uma terapia online onde um funcionário desabafe sobre seu chefe ou seus colegas de trabalho ao psicólogo. Esta conversa pode ser utilizada como extorção por algum criminoso.

Esses novos protocolos de atenção à saúde geram grandes volumes de novos tipos de dados: desde o momento do agendamento, durante a consulta e no prontuário do paciente ou no registro das consultas digitais. Com isso, aumentam os riscos de segurança cibernética.

Para mitigá-los, as organizações devem garantir que os médicos registrem e tratem os dados dos pacientes corretamente, escolhendo aplicativos que suportem criptografia de ponta a ponta, bem como outras proteções de privacidade.

As atuais arquiteturas de cibersegurança possuem mecanismos para detectar ataques comuns em sistemas de telemedicina, como códigos maliciosos projetados para comprometer sistemas, vazamentos para a Internet de dados armazenados de pacientes, bem como a criptografia desses dados, deixando os serviços de saúde por tempo indeterminado. As equipes de segurança devem estabelecer políticas de prevenção de perda de dados (DLP), bem como procedimentos para monitorar a atividade do usuário.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor no Brasil. Na Saúde ainda pode (e deve) passar por mudanças, mas os profissionais da área devem estar atentos para adequar seus processos e culturas internas de forma a garantir a segurança de dados de seus paciente.

Planos para expandir a cobertura e implementar serviços de última geração, como o 5G, permitem a proteção de rede, prevenção de ameaças e sistemas de criptografia para links necessários para reduzir os níveis de risco em relação à transmissão de dados críticos entre sistemas de telemedicina.

Outro desafio (não menos importante) que a telemedicina traz à tona é a verificação de assinaturas digitais para receituários médicos. A cadeia de segurança nesse processo está devidamente preparada para este momento?

Lembrando que receituário médico é alvo de falsificações há muito tempo, desde a receita física, em papel. Será que as farmácias estão prontas para garantir a legalidade das receitas ou garantir que em casos específicos de medicamentos controlados, tais documentos foram utilizados apenas uma vez? Os funcionários da farmácia estão treinados e preparados para isso?  

A verdade é que o Covid-19 mudou tudo em muito pouco tempo e não houve um tempo de preparo e maturação deste tipo de processo. Por isso, todos os profissionais da saúde, desde médicos, enfermeiros, até farmacêuticos, devem ser suportados por sistemas seguros do início ao fim da jornada.

* Luiz Faro é diretor de engenharia de sistemas da Forcepoint para América Latina

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Atenção: Golpistas exploram pré-cadastro no PIX para roubar credenciais

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O Pix – sistema de pagamentos eletrônicos do Banco Central – sequer começou a funcionar e os cibercriminosos já se aproveitaram do anúncio da ferramenta para lançar iscas pela internet.

Especialistas da Kaspersky identificaram, nesta semana, uma campanha de phishing solicitando o pré-cadastro para o sistema. De acordo com Fabio Assolini, analista da empresa de cibersegurança, o objetivo seria coletar dados bancários e pessoais (como senhas de conta, celular e CPF), para que os golpistas possam ter acesso a uma futura conta Pix da vítima e, assim, efetuar transações em seu nome.

“O e-mail que identificamos usava o nome de um banco popular e trazia um link para que o usuário fizesse o cadastro na conta Pix. O link em questão era direcionado a um site falso que simulava o banco e pedia que a vítima inserisse a sua senha bancária, além do número do celular e do CPF, que serão usados como chaves de identificação dentro do PIX”, explica o analista sênior de cibersegurança.

Com previsão de entrar em funcionamento a partir do final de outubro, a nova ferramenta de pagamentos do BC tem o objetivo de trazer mais agilidade nas transações bancárias.  Para isso, permitirá que clientes dos principais bancos do País utilizem chaves para pagamentos e transferências (não sendo mais necessário informar números do banco, da agência e da conta, por exemplo).

Entre as chaves possíveis estão o CPF (ou CNPJ) e o número de telefone. Por isso, o interesse dos criminosos em coletar os dados.

“Recomendamos que as pessoas que queiram cadastrar as suas chaves procurem diretamente a página da instituição. Tenham cuidado com os convites de pré-cadastro recebidos, pois eles podem ser falsos”, alerta Assolini.

Brasileiros entre as maiores vítimas de phishing
De acordo com o relatório recente publicado pela Kaspersky, os brasileiros estão entre os principais alvos de phishing no mundo.

Cerca de um a cada oito usuários de internet do País (13%) acessaram, de abril a junho deste ano, ao menos um link que direcionava a páginas maliciosas. O índice está bem acima da média mundial – 8,26%, no mesmo período – e coloca o Brasil como o quinto país com maior proporção de usuários atacados.

Para se proteger dos ataques de phishing financeiros, os especialistas da Kaspersky aconselham que os usuários tomem algumas precauções:

– Sempre verifiquem o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar neles, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink;

– Não cliquem em links contidos em e-mails, SMS, mensagens instantâneas ou postagens em mídias sociais vindos de pessoas ou organizações desconhecidos, que têm endereços suspeitos ou estranhos. Verifiquem ainda se são legítimos e, mesmo que comecem com ‘https‘, é necessário duvidar, pois muitos sites falsos podem exibir o cadeado de segurança;

– Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não inserir informações pessoais;

– Analisem cuidadosamente as URLs das páginas com formulários que solicitam dados confidenciais. Se o endereço consiste em um conjunto de caracteres sem sentido ou a URL parece suspeita, não finalizar o pagamento.

– Usem uma solução de segurança comprovada com tecnologias antiphishing baseadas em comportamento. Ela permitirá a identificação até dos golpes de phishing mais recentes, que ainda não foram incluídos nos bancos de dados antiphishing.

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O que deve ser levado em consideração na hora de comprar um monitor gamer?

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Por Bruno Morari *

O que define um monitor gamer? Resumindo, são os produtos com mais de 60Hz de taxa de atualização e menos de 5ms de tempo de resposta.

Mas sabemos que não é apenas essa informação que o público consumidor precisa. Afinal, o que deve ser levado em consideração na hora de comprar um monitor gamer? Essa é uma questão que tanto os mais experientes quanto os novatos se perguntam frequentemente.

É claro que a resposta para essa questão possui diversas variáveis, entre elas, é imprescindível saber o tipo de uso que o monitor terá, qual o tipo de jogo, e as especificações que fazem mais sentido no momento da decisão de compra, sempre levando em consideração a necessidade e o estilo do jogador.

Há um mito de que apenas o tamanho da tela influência na performance do jogador. É claro que isso deve ser considerado, mas tamanho de tela não é tudo. Principalmente dependendo do tipo do jogo e da performance que o jogador busca. Por exemplo, em um jogo FPS, será que ter um monitor ultrawide é realmente uma boa aposta, com tanto campo de visão? E para um simulador, será que um de Widescreen traz a melhor experiência?

Para os aficionados de jogos, as telas de 24 ou 27″ polegadas widescreen e as ultrawide se destacam entre as demais existentes no mercado. Entretanto, há algumas diferenças entre elas que são bastante significativas.

Entre as principais diferenças das telas ultrawide e das widescreen, destacam-se:

Widescreen
Perfeita para jogos competitivos, por exemplo, FPS, MOBA, RPG;

Visão total de tudo que está acontecendo dentro do jogo, sem necessidade de mexer a cabeça;

Por padrão, os jogos são desenvolvidos para funcionar no formato Widescreen “16:9”;

Abrange muito mais monitores com ajuste de altura.

Ultrawide
Perfeita para usar em simuladores;

Campo de visão amplo, para quando for necessário visualizar diversas informações ao mesmo tempo;

Alguns jogos são desenvolvidos para também suportar ao formato Ultrawide;

Não só para jogos, mas também é útil para o home-office e atividades multitarefas.

Escolher o melhor monitor para horas e horas de jogos e performance requer muita pesquisa e atenção, pois alguns fatores podem estragar a experiência do gamer em relação à utilização adequada, como: perder o foco com um jogo incompatível com uma tela ultrawide; monitores com poucos ajustes; e tecnologia que cause cansaço por causa da má postura ou emissão de luzes nocivas aos olhos.

Outros fatores cruciais são a combinação com um hardware compatível, taxa de atualização e tempo de resposta, que garantem maior performance. Afinal, milissegundos de atraso entre o comando do mouse ou teclado e a execução na tela podem significar perder uma partida.

Escolher com sabedoria o monitor gamer é essencial. É como escolher o próximo movimento do personagem na tela.

* Bruno Morari é diretor de Marketing e Produtos do Grupo TPV no Brasil

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Jesus Sanches assume a gerência de operações e serviços da Service IT

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A Service IT anuncia Jesus Carlos Sanches como novo Gerente de Operações LATAM.

Ele vai gerenciar a operação de Managed Services que administra e suporta a Infraestrutura de TI dos nossos clientes. São mais de 70 contratos distribuídos entre Brasil, Argentina, Chile e EUA.

A estrutura é composta pelo Command Center(NOC, N1, Service Desk e Field) e Torres Técnicas(N2, N3 e Especialistas) organizadas por tecnologias afins(Banco de Dados, Middleware, SAP, Unix, Storage/SAN, Backup, Microsoft, Virtualização, Monitoramento e Automação). 

Durante sua integração, já propôs alterações na estrutura para aumentar sinergia entre as Equipes, a fim de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. 
Sanches está há mais de 20 anos no mercado de TI e possui ampla experiência em planejamento e serviços de missão crítica alocados em data centers e managed services.

Passou por empresas de grande porte, como Unilever, HP, GM, EDS, Stefanini, GVT e Telefônica. O novo gerente está conectado com as novidades e possibilidades, sempre mantendo o objetivo de levar uma ótima experiência ao cliente com base nas melhores práticas do mercado. 

“Todas as organizações precisam entregar um serviço de alta qualidade ao cliente”, comenta Sanches. “Por isso, é imprescindível proporcionar uma boa experiência ao usuário e acredito que a transformação digital passa muito por como aplicamos as inovações tecnológicas para aprimorar processos externos e internos”.

“O Jesus Sanches, com suas aptidões técnicas, de liderança e gestão de pessoas agregará muito na nossa busca constante de aumentar o grau de satisfação e confiança dos nossos clientes. Ele veio para elevar o patamar da entrega de serviços da nossa Operação. Temos um roadmap claro de onde queremos chegar”, afirma Danilo Felicio, Diretor de Serviços na Service IT.

A expectativa do novo gerente de operações é que seu amplo conhecimento e seu extenso portfólio ajudem a manter o crescimento exponencial da Service IT. Além disso, o executivo também se preocupa em colaborar com o desenvolvimento profissional das equipes e com a contínua satisfação dos clientes. 

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Inscrições para 25 mil bolsas de estudo se encerram nessa quarta

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Termina nesta quarta-feira (30/09) o prazo de inscrição para as 25 mil bolsas de estudo gratuitas abertas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo em parceria com a Digital Innovation One.

As vagas para o programa de treinamento são destinadas à área de programação de games e estão disponíveis gratuitamente neste link.

As atividades são disponibilizadas por meio do programa Novotec, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o Centro Paula Souza. Durante a ação conjunta, as instituições oferecerão capacitação gratuita aos estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais paulistas.

As aulas, que também estão disponíveis aos ex-alunos com até dois anos de formação, buscam qualificar novos talentos para o mercado de trabalho, que estudam ou estudaram na rede estadual de ensino.

O programa ajudará não apenas as empresas a encontrarem profissionais capacitados, como também pode alavancar a inserção de jovens no mercado de trabalho trazendo reflexos positivos para o desenvolvimento socioeconômico e a distribuição de renda no Estado.

Entre as instituições que já se conectaram ao ecossistema da DIO para contratação de talentos estão o Grupo Carrefour (rede varejista e banco da marca), Grupo GFT, Everis, Impulso, Zarp e ART IT.

“Essa é mais uma parceria do programa Novotec para oferecer alternativas de qualificação profissional aos estudantes do ensino médio em um contexto tão adverso quanto o que vivemos hoje”, disse Daniel Barros, coordenador de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Ao longo das 100 horas de duração do bootcamp, os alunos serão capacitados através de projetos práticos de mercado e desafios de código, para poderem atuar como desenvolvedores de software front-end. Ou seja, terão conhecimentos para serem criadores de sites e páginas online que utilizam tecnologias bases da web, como código HTML, CSS e JavaScript.

A ideia é proporcionar a primeira experiência do jovem com o mercado de trabalho e orientá-lo sobre técnicas e projeções de carreiras por meio de mentores profissionais.

Ao final desse programa de treinamento, todos os participantes que concluírem as aulas receberão um certificado. Os alunos que mais se destacarem ficarão disponíveis na plataforma para potenciais convites de entrevistas de emprego disponibilizadas pelas empresas parceiras da startup.

Qualificação profissional
A qualificação profissional é uma das principais ferramentas para diminuir a taxa de desemprego entre os jovens brasileiros. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no primeiro semestre deste ano, aponta que a taxa de desocupação da população de 18 a 24 anos foi de 23,8% no 4º trimestre de 2019.

Ou seja, são mais de 3 milhões de jovens sem emprego.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (SEPROSP, filiado à FESESP), Luigi Nese, apoiar as 25 mil bolsas de estudo também é uma forma colaborativa de trazer impactos positivos às empresas do ramo que procuram mão de obra qualificada.

“A educação e formação de profissionais são algumas das nossas prioridades para fortalecer as empresas do setor de tecnologia da informação, fato que contribui diretamente para a competitividade e desenvolvimento socioeconômico. A nossa parceria com a Digital Innovation One e o Novotec impulsiona o nosso compromisso com as empresas de tecnologia”, destacou.

Neste cenário de oportunidades, começar a trabalhar, justamente em um período em que as vagas estão cada vez mais concorridas, pode ser fundamental para muitos estudantes que precisam arcar com gastos estudantis e contribuir com as despesas de casa. Na avaliação de Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One. São inúmeras as famílias que devido a pandemia no novo coronavírus tiveram de encontrar soluções para complementar a renda.

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Etermax cria diretoria de Análise de Dados e nomeia Sebastián Machado Malbrán como Chief Data Officer

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A etermax nomeou Sebastián Machado Malbrán para a função de Chief Data Officer (CDO) da nova diretoria de Análise de Dados. Com as mudanças, a etermax busca fortalecer suas outras três unidades de negócios – etermax Gaming, flame by etermax e etermax AI Labs, que contarão com estudos mais profundos sobre o comportamento dos usuários e suas marcas para oferecer os melhores produtos a diferentes perfis.

“No cenário corporativo atual, é fundamental basear as decisões de negócios em dados e não em opiniões. Pensando nisso, elevamos a área de Data Analytics ao nível de diretoria e escolhermos Sebastián para liderar nossa estratégia de dados”, explicou Simón Selva, Chief Operations Officer da etermax .

“Com mais de onze anos liderando o mercado de jogos mobile, 700 milhões de downloads e 150 milhões de usuários anuais, o cuidado, a organização e o aproveitamento das informações se tornou ainda mais relevante para etermax”, disse Machado Malbrán. Para expandir e fortalecer a atuação em Data Analytics e formar uma equipe multidisciplinar, nos próximos meses serão contratados analistas de dados, engenheiros, entre outros profissionais.

Machado Malbrán se junta à etermax em um ambicioso plano de expansão. Este ano, a etermax já lançou seis jogos por sua unidade Gaming, adquiriu uma empresa de publicidade digital para fortalecer suas habilidades em AdTech, abriu um escritório em Mendoza (Argentina) e planeja um crescimento de 45%.

“É um orgulho fazer parte de uma equipe que contagia com seu DNA inovador. Procuro contribuir com minha perspectiva analítica e estratégica em um contexto onde é necessário aprender a conviver com a incerteza, questionar nossas estratégias e medir resultados sem medo de errar, pois estamos em constante movimento”, afirmou o CDO.

Engenheiro industrial formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires, Machado Malbrán desenvolveu uma ampla carreira no mundo da tecnologia e dos dados, tanto como empreendedor quanto em empresas de ponta ligadas à indústria digital. Já atuou em diversos setores, como e-commerce, telecomunicações, software e turismo.

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Samsung Ocean oferece nova onda de cursos gratuitos em outubro

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Samsung Ocean

Ocorrerá ao longo de todo o mês de outubro a sétima onda de cursos gratuitos e online do Samsung Ocean, programa de inovação e capacitação tecnológica da Samsung Brasil. Entre os dias 1 e 30, está prevista uma série de 44 atividades. As inscrições podem ser feitas no site ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Já estão abertas as inscrições para atividades que serão realizadas até o dia 15. A partir do dia 13, será possível se inscrever para acompanhar os conteúdos da segunda quinzena de outubro.

Até abril, as aulas eram presenciais, nas sedes do Samsung Ocean de Manaus e São Paulo. Desde então, com o formato remoto, foram unificados os conteúdos regionais, ampliando a oferta para todo o território brasileiro.

Um dos principais focos em outubro é Python, linguagem de programação que virou tendência no Brasil e, por isso, será tema de 13 atividades no mês. Também serão ministrados oito trabalhos no sistema operacional Android, com atenção especial ainda para Bixby (assistente virtual criada pela Samsung e disponível em dispositivos como smartphones), Internet das Coisas, Jogos Digitais, o sistema operacional Tizen, UX (focado na experiência do usuário), entre outros.

“O Samsung Ocean reforça sua missão de capacitar profissionais mantendo um olhar atualizado para as demandas do mercado de trabalho. Python é uma tendência mundial e, por isso, será bastante trabalhado nesta sétima onda ao lado de tecnologias desenvolvidas pela própria Samsung. Inovação está no DNA da companhia e, assim, iniciamos mais um mês dando ferramentas para que estudantes e professores criem ou aprimorem ideias”, disse Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

O cronograma da sexta onda está disponível abaixo. Os cursos são ministrados por professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e parceiros, e dão direito a certificados de participação.

Confira a programação dos cursos e atividades confirmados, no horário de Brasília:

1/10
17h – Palestra: Introdução ao Tizen

2/10
14h – Desenvolvimento Ágil – DevOps Docker
18h – Palestra: Tópicos de UX para Realidade Virtual

5/10
14h – Android: GPS com Google Maps
17h – Realidade Aumentada: Laboratório com Unity e AR Foundation
20h – Workshop de Contratos

6/10
18h – Palestra: Tópicos de UX para IoT

7/10
14h – Android: WebServices com Retrofit e Imagens com Glide
18h30 – Android: Listas com RecyclerView e Multithread

8/10
17h – Oficina: Tizen: Ferramenta e Ambiente de Desenvolvimento
18h30 – Android: Banco de Dados com Android Room

9/10
14h – Desenvolvimento Ágil: DevOps GIT
17h – Jogos Digitais: Introdução

13/10
11h – Oficina: Modelagem 3D para Jogos PARTE 1
15h – Web Scraping com Python PARTE 1
18h – Tópicos de UX para IA: Experiências Ominicanal

14/10
11h – Oficina: Modelagem 3D para Jogos. PARTE 2
15h – Web Scraping com Python TIRA DÚVIDAS
17h – Oficina: Tizen: Desenvolvimento de aplicação para ambiente Tizen

15/10
11h – Oficina: Modelagem 3D para Jogos. PARTE 3
15h – Web Scraping com Python PARTE 2

16/10
14h – Linguagem Python: conhecendo a linguagem

19/10
13h – Android: Push Notification com Firebase
16h – Curso: Desenvolvimento de Aplicação de Voz no Bixby Studio TIRA DÚVIDAS

20/10
13h – Introdução ao Frontend Web com React
16h – Palestra: Assistente Virtual de Voz em Bixby – Trazendo Inteligência à Interface
19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras PARTE 1

21/10
13h – Laboratório de Frontend Web com React
16h – Curso: Desenvolvimento de Aplicação de Voz no Bixby Studio
19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras TIRA DÚVIDAS

22/10
13h – Introdução ao Backend com NodeJs e Express
16h – Curso de Manipulação e Análise de Dados com Pandas e Python
19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras PARTE 02

23/10
14h – Linguagem Python: avançando na linguagem

26/10
14h – Laboratório de IoT com Raspberry Pi
19h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 1 – Ambientação

27/10
14h – Laboratório de Backend com NodeJs e Express
18h – Laboratório de Banco de Dados com MongoDB

28/10
14h – Laboratório de IoT em Cloud
19h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 2

29/10
14h – Integrando os serviços de backend na nuvem

30/10
14h – Programando para web com Python, CSS e HTML
19h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python PARTE 3

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Como a pandemia impactou a gestão da tecnologia

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 Por Caio Vicente *

 O coronavírus modificou o modo de vida de todos e nada mais será como antes, principalmente do ponto de vista do uso da tecnologia. Todos os setores estão sendo afetados, incluindo o gerenciamento dos serviços de TI (ITSM) e de service desk que estão tendo que se adaptar à rápida transformação digital.

Com as medidas de isolamento social adotadas muitas empresas implementaram permanentemente o modelo de home-office para trabalhar e por isso, mais do que nunca os times precisam de um suporte eficiente.

Graças ao aumento da atividade remota a procura por softwares e aplicativos que sustentem todo funcionamento da empresa também cresceu. Principalmente no que diz respeito às demandas da área de TI que para manterem-se em perfeito funcionamento precisam de ferramentas eficientes.

Trata-se de um momento no qual é essencial dar continuidade aos negócios e garantir que os colaboradores fiquem seguros trabalhando de suas casas. Seja do ponto de vista da saúde, ou da segurança de dados, que neste momento deve ser ainda mais reforçada, para evitar fraudes on-line, invasões digitais ou a perda de informações estratégicas.

No novo contexto mundial, a área de ITSM ganhou ainda mais relevância do que antes, já que  é ela que garante a agilidade e inovação dos processos. Desta forma, as equipes precisam estar preparadas para cumprir essa função.

O uso da tecnologia em nuvem é um exemplo de como uma infraestrutura robusta de gestão de serviços de TI é benéfica e deixa de lado a complexidade, já que sua contratação envolve serviços realizados por uma empresa especializada, garantindo trocas mais ágeis de informações, de maneira segura e paga pelo uso.

Além disso, para que as atividades remotas funcionem com mais eficiência, as áreas de TI terão que investir em ferramentas de hardware e licenças VPN, além de oferecer suporte técnico aos colegas e outras equipes, tudo isso com o desafio da ausência da interação presencial.

Com a necessidade de mudanças no ITSM para operara com as novas demandas do mercado por conta da pandemia, a automação dos processos ganha um papel ainda mais relevante. Por isso, todas as atividades que hoje são repetitivas, manuais e exigem um grande volume de retrabalho serão automatizadas para garantir a otimização do trabalho.

A área de TI será então, cada vez mais exigida, cumprindo um papel fundamental em todos os departamentos e para empresas de diversos setores, especialmente para as que adotaram o trabalho remoto.

As equipes de TI serviços essenciais nas empresas, como de fato são nas cidades. Esta área deve ser considerada como uma parceira dos negócios, já que sua operação é extremamente sensível para o funcionamento das empresas, principalmente para as que aderiram ao home office.

Imagine que um colaborador esteja trabalhando remotamente e precise de ajuda com a instalação de um novo sistema, por exemplo, isso poderá ser feito de forma rápida e sem burocracia com a ajuda da área de TI.

De acordo com a IDC, a adoção do home office, a digitalização de processos e a transformação do modo de consumo são mudanças que trarão resultados positivos no curto e médio prazo. Daqui para frente, a transformação digital vai ser ainda mais rápida e o domínio da tecnologia  um conhecimento fundamental para todos os serviços e mercados.

* Caio Vicente é gerente de soluções da TOPdesk 

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Um olhar além dos números

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Por Carlênio Castelo Branco *

Uma das formas mais eficazes de mostrar a eficiência da nossa empresa para o mercado é de fato apresentar o que fazemos, como fazemos e os resultados que trazemos. No entanto, em um cenário atípico como este que vivemos hoje, é inevitável repensarmos sobre nossas vitórias, inclusive para que possamos ter um olhar cada vez mais otimista para o futuro.

Dentro da realidade da empresa onde atuo hoje, lidamos diariamente com mais de 12 mil clientes, de segmentos, portes e realidades diferentes. Players de peso no mercado que confirmam a importância do nosso trabalho no cenário de negócios.

Mas, em dias de crise, isso significa muito mais do que contratos fechados. Foi pensando sobre isso que cheguei a esta pergunta: quanto a sua empresa tem sido essencial para que outros negócios se mantenham em pé diante de uma crise?

A tecnologia está ganhando ainda mais relevância neste contexto, afinal, muitas companhias estão operando à distância neste momento, lidando com colaboradores, contratações, novos projetos, e tudo que em um período normal faríamos em um ambiente físico – juntos, lado a lado.

Com inovação estamos conseguindo atender necessidades essenciais com uma excelência que tem feito muitas empresas a mudar inclusive a sua cultura.

Sem falar no e-commerce. O mercado online cresce mês a mês, e junto a ele a experiência do cliente segue no radar do marketing e da logística, que não podem falhar neste momento tão importante para todos nós.

Nós da área de inovação ganhamos espaço, mas não é só isso. Uma empresa se torna mesmo essencial a partir de um raciocínio que vê além dos números, e que enxerga as “dores” de seus clientes com o entendimento de que períodos negativos também possuem começo, meio e fim.

Independente do seu serviço e atuação, é preciso criar uma flexibilidade e uma inteligência para usar cenários negativos para atender necessidades e fortalecer relacionamentos.

Por aqui nesses mais de dez anos, o relacionamento e a parceria sempre foram ferramentas que fizeram parte do nosso crescimento. Foi por meio desta receita que atingimos e superamos as nossas metas ano a ano. Com base nesta experiência convido você a quebrar paradigmas, com um olhar que não desvia dos números, mas que sempre pode ir muito além deles.

* Carlênio Castelo Branco é CEO da Senior Sistemas

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Empresas já são o principal alvo de ciberataques na América Latina, mostra relatório da Kaspersky

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Na edição de 2020 do Panorama de Ameaças na América Latina, a Kaspersky identificou que dois em cada três ataques na região são contra empresas, e apenas um em três é direcionado a pessoas comuns. 

O relatório mostra que a empresa de segurança bloqueou mais de 20,5 milhões de ameaças contra consumidores, enquanto ataques contra organizações superaram 37,2 milhões. Os dados consideram as 30 ameaças mais comuns na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, no período de janeiro a setembro de 2020. 

O Brasil é líder absoluto como o país que mais recebeu ataques (56%); em seguida, aparecem México (28%), Colômbia (7,3%), Peru (5,4%), Argentina (1,9%) e Chile (1,6%). No entanto, de acordo com Dmitry Bestuzhev, chefe da Equipe GReAT na América Latina, mais importante é verificar o coeficiente de risco de cada país – a proporção do total de ataques sobre o total de alvos atacados.

“O índice mostra a probabilidade de uma pessoa ser vítima de um ataque em determinado país. Com base nele, podemos ver que há mais probabilidade de um argentino ser vítima de um ciberataque do que um chileno”, explica. 

Já no cenário corporativo, o Brasil continua com a liderança isolada, concentrando 56% dos ataques na região de janeiro a setembro deste ano, seguido por México (23%), Colômbia (10%), Peru (4,2%), Chile (3,2%) e Argentina (3,2%).

Ao considerar o coeficiente de risco, a lista é encabeçada novamente por Argentina e México – o Brasil aparece na terceira colocação entre os países com maior possibilidade de uma empresa ser infectada por um ataque de malware.  Em contraste, o Peru é o país onde as empresas correm menos risco de ataque.

Segundo Bestuzhev, um dos vetores de infecção mais usados contra empresas neste ano é o comprometimento do sistema por meio do protocolo de desktop remoto (RDP, sigla em inglês).

Nesse tipo de ataque, o invasor tenta localizar os servidores e computadores conectados à internet com o protocolo RDP habilitado e utiliza métodos como força bruta (adivinhação de senhas, tanto fracas quanto fortes) e a exploração de diferentes vulnerabilidades.

As estatísticas da Kaspersky mostram a tendência e o número de ataques RDP bloqueados na América Latina:

O total de ataques desse tipo registrados no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Chile, México, Equador, Guatemala e Venezuela chega a 517.107.456, ou cerca de 58 mil ataques por mês. “A adoção do trabalho remoto, uma modalidade que muitas empresas tiveram que adotar devido à pandemia, tornou mais fácil para os cibercriminosos atacarem sistemas que antes não estavam acessíveis pela internet”, afirma Bestuzhev.

Outro aspecto interessante do Panorama de Ameaças da Kaspersky para a América Latina são os ataques contra smartphones. Entre janeiro e setembro, as tecnologias da Kaspersky bloquearam mais de 1,2 milhão ataques neste ano na região – média de 140 mil ataques por mês. Novamente, o Brasil concentra a maior parte dos ataques, com 63%, e o México aparece com 24,7%. A lista segue com Colômbia (4,2%), Peru (3%), Chile (2,5%) e Argentina (2,4%). 

No coeficiente de risco das plataformas móveis, os brasileiros são os que apresentam a maior possibilidade de serem vítimas de um ciberataque, seguidos pelos peruanos e colombianos, respectivamente. Outra curiosidade é o país com menos probabilidade de ter o celular infectado: o México.

“Entre as ameaças mais comuns estão os falsos Adblockers, que mostram mais publicidade em vez de escondê-las, o trojan bancário Cerberus e o trojan Boogr, que instalam outros apps e registram a vítima em serviços premium – ambas formas diretas ou indiretas de monetizar o ataque”, explica o diretor da equipe de segurança da Kaspersky na América Latina. 

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CommScope anuncia transição de liderança

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A CommScope anunciou que Eddie Edwards, Presidente e CEO, deixa hoje o cargo, após 15 anos de serviços prestados para a empresa. O sucessor do Sr. Edwards é Charles “Chuck” Treadway, que foi nomeado Presidente, CEO e membro do Conselho de Administração da CommScope.

Essa transição de liderança é resultado do programa contínuo de planejamento de sucessão da Empresa, liderado pelo Conselho de Administração.

Com sua experiência no crescimento bem-sucedido de diversas empresas globais em inúmeros setores, o Sr. Treadway traz para a CommScope um importante conhecimento estratégico, operacional e de acesso ao mercado. Nos últimos 20 anos, atuou como CEO durante 17 anos de empresas globais localizadas nos EUA, na China e na América Latina.

Em cada uma de suas atribuições como CEO, o Sr. Treadway liderou esforços que geraram um crescimento altamente lucrativo e acima do valor de mercado. Mais recentemente, Sr. Treadway atuou como CEO da Accudyne Industries, onde impulsionou um crescimento significativo de receita e expansão de margem com foco estratégico, inovação de produto, vendas aprimoradas, esforços de marketing e execução disciplinada.

A empresa também anunciou que Frank M. Drendel foi nomeado Presidente Emérito, em reconhecimento à sua posição única e notáveis serviços prestados à CommScope. O Sr. Drendel fundou a CommScope em 1976, e tem atuado continuamente como CEO e/ou Presidente do Conselho desde então.

Nessas funções, Sr. Drendel tornou possível a evolução da CommScope, transformando-a de uma pequena empresa de cabos coaxiais estabelecida na mesa de sua cozinha à diversificada empresa global de infraestrutura de comunicações que é hoje.

O Sr. Drendel permanecerá no conselho, sendo hoje sucedido na Presidência por Bud Watts. O Sr. Watts tem uma longa história de serviços prestados à CommScope, mais recentemente como o Principal Diretor Independente do Conselho. Ele trabalhará com o Sr. Treadway e a equipe de administração em questões de desenvolvimento estratégico e corporativo, além da estrutura de capital.

Levando em consideração sua ativa participação, o Sr. Watts se tornará um colaborador da Empresa. Como resultado, os diretores independentes do Conselho da CommScope elegeram Tim Yates como o novo Principal Diretor Independente.

“A CommScope tem o prazer de dar as boas-vindas a Chuck”, disse o Sr. Watts. “Chuck é um líder experiente e capacitado, que traz para a CommScope ampla experiência global de negócios e forte visão estratégica, operacional e de acesso ao mercado. Este é um momento crítico na história da Empresa. Nunca a necessidade de uma infraestrutura de rede avançada e confiável foi tão vital para consumidores e empresas, nem ofereceu à CommScope maiores possíveis oportunidades de crescimento. Chuck tem uma mentalidade de crescimento e um histórico impressionante de geração de desempenho de receita e ganhos de participação acima do valor de mercado. Acreditamos que Chuck seja a única pessoa qualificada para liderar a CommScope no cumprimento de seu total potencial estratégico. O Conselho e eu esperamos trabalhar ativamente com Chuck para ajudar a CommScope a crescer, prosperar e criar valor significativo para nossos clientes, acionistas, funcionários e parceiros”.

Perspectiva da empresa
A Empresa também reafirmou suas perspectivas para o terceiro trimestre de 2020, originalmente previstas em 6 de agosto de 2020. Ela espera que as vendas do terceiro trimestre e o EBITDA ajustado não-GAAP melhorem modestamente em comparação com o segundo trimestre.

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Olos reforça área comercial com dois novos diretores de negócios

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A Olos Tecnologia anunciou a chegada de dois diretores de negócio, Maurício Neworal e Maurício Ikeda. Os profissionais atuarão na nova sede da companhia em São Paulo. No cargo, ambos terão visão estratégica do planejamento de crescimento, trabalhando em conjunto para abrir novos mercados, apoiando a área de novos negócios e também a base de clientes.

Bruno Rey, CSO da Olos, evidencia que o objetivo da chegada desses profissionais é explorar novas verticais de negócio e trazer a bagagem e know-how de outros mercados para apoiar a empresa no plano de crescimento no Brasil e no mercado internacional.

“Vamos ampliar e fortalecer a expansão em novas verticais e tornar a Olos uma empresa que atua e diversifica sua solução para qualquer empresa que tenha uma área de atendimento”, explica Rey.

Maurício Neworal é engenheiro elétrico, com MBA em Relações Internacionais e tem 23 anos de experiência no mercado de telecomunicações, soluções de softwares e centrais de atendimento. Ao longo de sua carreira passou por grandes players do setor, atuando como diretor comercial de vendas diretas e indiretas em empresas como Vocalcom e Altitude Software.

Já Maurício Ikeda tem formação em Marketing com ênfase em Gestão de Vendas e experiência no mercado de telecomunicação e relacionamento com cliente. Também passou por empresas como Resolutte, Interaxa, Vocalcom e Altitude Software, atuando como diretor comercial com foco no relacionamento com o cliente.

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Confira 5 dicas para o RH estar adequado à LGPD

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A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil em 18 de setembro de 2020. Ela tem como objetivo proteger o consumidor do compartilhamento de dados sem autorização e conhecimento prévio e garantir a confidencialidade das informações a fim de evitar fraudes e a comercialização destes dados entre empresas.

Apesar do longo prazo de adequação, segundo pesquisa realizada pela Akamai Technologies, 64% das empresas brasileiras ainda não estão aptas para atender às normas exigidas pela LGPD. Pensando nisto, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo listou cinco dicas fundamentais para o RH da empresa estar devidamente adequado à Lei.

“É importante para as empresas estarem devidamente preparadas para a Lei, quem não se adequar poderá sofrer consequências severas, como multa de até 4% da receita anual da empresa”, explica.

Confira!

1 – Departamento para tratamento de dados
Toda empresa que coleta dados de seus clientes e fornecedores pela internet, deverá criar um departamento específico para o armazenamento e processamento das informações do usuário;

2 – Políticas de segurança de dados
É fundamental revisitar todas as políticas de segurança de dados da empresa, uma vez que para se adequar às exigências da LGPD é necessário incorporar novos processos e sistemas que garantam a confidencialidade das informações;

3 – Sistemas de segurança
A criação de novos mecanismos de defesa, a fim de proteger os dados dos clientes e da empresa de possíveis ataques hackers ajuda a garantir a segurança das informações armazenadas no banco de dados da empresa;

4 – Testes de segurança
O RH é uma das áreas que mais poderá sofrer sanções embasadas na LGPD, em caso de inadequação das normas. Por isso, é importante realizar testes que simulam ataques e invasões hackers ao sistema, de qualquer natureza, a fim de garantir a eficácia do software e a proteção das informações;

5 – Embasamento jurídico
Existem escritórios de advocacia especializados em LGPD e crimes de internet, que podem ser importantes no processo de adequação e adaptação à LGPD, uma vez que estes podem dar diretrizes corretas a fim de prevenir possíveis aplicações de multas no futuro.

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Entenda como a IA alavanca em 70% a gestão dos negócios

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chatbot

Desde 2019 já se observava em inúmeras matérias e pesquisas que o uso de inteligência artificial seguia uma crescente cada vez mais intensa. Em 2020 estima-se que essa tecnologia poderia, inclusive, afetar o PIB (Produto Interno Bruto) de forma positiva. Com a chegada da pandemia o cenário passou por movimentos nada esperados, mexendo com a expectativa e com as previsões de todo o mercado.

Mesmo diante de um cenário sensível, o assunto inteligência artificial não deixou de ganhar força, especialmente por ser um recurso que garante maior fluidez ao trabalho, justamente por automatizar tarefas e, com isso, garantir mais produtividade.

“Desde que a pandemia se iniciou pudemos conferir um aumento do uso do nosso bot SARA para questões de atividades de gestão em mais de 70% em relação aos meses iniciais do ano. Conferimos também que nossa a AI foi mais consultada para atender questões ligadas a nota fiscal eletrônica, DIRF, RAIS, IR e escrituração contábil, pontos que atendemos com uma assertividade de 99%”, destaca Maycon Edinger, Head de Produto da Senior Sistemas.

Para levar esse tipo de ganho para outras empresas, a Senior Sistemas, criou o BotFactory, solução para que clientes possam criar de forma independente seus próprios bots. Com essa inovação é possível criar e incorporar bots no site; treinar a ferramenta para oferecer maior aprendizado e consistência no retorno das mensagens ao usuário; monitorar conversas em tempo real e realizar customizações.

Entendendo o que é AI e o que ela pode fazer
O BotFactory permite que profissionais desenvolvam robôs que auxiliam na disponibilização de informações empresariais sem a necessidade de conhecimento técnico. Os bots são capazes de responder perguntas frequentes, como dúvidas sobre rotinas de Recursos Humanos, eventos, apresentação de produtos e outros temas.

Para Maycon, de modo geral, a Inteligência Artificial funciona a partir de um computador que é programado para aprender. Em um cenário onde estamos cada vez mais conectados e gerando informações de forma contínua – e que se tornam dados armazenados em sistemas – saber tratar essas informações pode ser a grande chave para as empresas.

“Os colaboradores são sem sombra de dúvida o principal ativo de uma empresa. Diante disso, é muito mais produtivo deixar as pessoas atuarem em tarefas de maior valor agregado, deixando as atividades corriqueiras e repetitivas serem suportadas pela tecnologia”, complementa.

Também é possível aplicar essa tecnologia em outros agentes, atuando de maneira mais analítica e preditiva, buscando padrões em grandes quantidades de dados históricos, que normalmente estão presentes nos sistemas de gestão da empresa.

Esses robôs podem ser capazes de avaliar cenários, conseguindo sugerir caminhos de sucesso a serem seguidos, auxiliando um melhor entendimento de negócio e das ações a serem tomadas.

Potencialize seus softwares de gestão
Hoje já lidamos diariamente com soluções capazes de compreender a linguagem natural e a identificação de padrões. Estas características somadas a AI e aplicadas ao mundo corporativo são capazes de gerar uma verdadeira revolução, visto que quanto mais uma empresa avança em sua evolução, mais a inteligência artificial pode oferecer no âmbito de negócio, de forma simultânea e interessante para momentos de decisão de uma empresa.

“Uma empresa que já atua com os principais softwares de gestão mercado, seja ERP, WMS, HCM, etc, pode integrar inteligência artificial nessas tecnologias para garantir um acesso cada vez mais ágil aos dados de negócio, e com isso garantir insights e movimentações de negócios em mãos, sempre que for necessário. Uma agilidade que atende a nossa realidade competitiva hoje, independente do segmento e atuação da empresa”, destaca o especialista.

Aplicar AI é fácil?
Segundo Edinger, qualquer tecnologia chega para resolver uma dor, uma necessidade latente dentro do negócio. “Se aplicarmos um chatbot de atendimento ao cliente, haverá um esforço inicial das pessoas especialistas em ensinar este bot como ele deve proceder. O uso dessa inovação está ligado com uma necessidade que hoje vemos muito no mercado, a de oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor”, exemplifica.

Passo a passo
Primeiro passo: Definir a necessidade, o problema que a tecnologia poderá solucionar dentro da realidade do seu negócio.

Segundo passo: Inserir o investimento dentro de um plano de implantação, algo que pode ser feito em parceria com a Senior, que oferece o BotFactory, ferramenta para construção e treinamento de bots.

Terceiro passo: Acompanhamento para fazer os ajustes e constantemente aprimorá-lo para sempre ser o mais assertivo possível.

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AOC anuncia lançamento de periféricos gamers no Brasil

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A AOC aposta no lançamento da sua linha de periféricos gamers no Brasil. Entre as novidades, estão: teclados mecânicos AGK700 e GK500, mouses AGM700 e GM500 e mousepad AMM700.

“A AOC já é uma marca bem conhecida na comunidade gamer, e agora podemos oferecer uma experiência completa com os periféricos. Enxergamos um potencial enorme e, com certeza, nossos produtos vão satisfazer e suprir as necessidades desse nicho”, afirma Eduardo Brunoro, chief sales officer (CSO) do Grupo TPV.

Conheça mais dos produtos:

Teclado Agon AGK700
Desenvolvido com o padrão brasileiro ABNT2, o teclado gamer é um teclado mecânico equipado com switches Cherry MX Blue, que proporciona precisão e confiabilidade com o retorno imponente, tanto tátil quanto sonoro, para os jogos que precisam de maior força de atuação.

Trata-se de um teclado extremamente durável, com suporte para 50 milhões de acionamentos, para otimizar o desempenho por um longo período e acabamento em alumínio anodizado, o mesmo usado na aviação e na Marinha.

O produto conta ainda com teclas para macro e mídia e ajuste RGB 100% dedicadas, que permitem personalizar diferentes efeitos de iluminação e sincronizar o RGB com outros dispositivos da marca.

Conta com uma porta USB “passthrough”, para que o gamer possa adicionar potência para carregar celular, conectar mouse ou transferir dados, além de possuir memória de bordo, que possibilita levar para qualquer lugar até cinco perfis de jogos ou players. O produto conta ainda com suporte de pulso magnético, com acabamento de couro em uma superfície acolchoada e confortável. 

Seu preço sugerido é de R$ 1.199,00.

Teclado GK500
O AOC GK500 é um teclado gamer mecânico equipado com switches Outemo Blue com resposta tátil e audível para alta performance. O produto também possui padrão brasileiro ABNT2 e memória de bordo para levar as configurações a qualquer lugar.

Com iluminação RGB customizável, conta com 16,8 milhões de cores e um pacote de efeitos para escolher. Além disso, o GK500 conta com suporte magnético para o pulso e ergonomia, o que garante conforto ao jogador, e também é extremamente resistente.

Outros destaques do teclado são: praticamente todos os botões são totalmente programáveis, apresenta máximo desempenho, digitação perfeita e sincronização RGB entre dispositivos AOC, ou seja, personaliza as luzes e sincroniza o efeito com outros dispositivos.

Seu preço sugerido é de R$ 499,00.

Mouse Agon AGM700
Com o renomado sensor Pixart 3389 de 16.000 DPI, proporcionando incrível precisão e fidelidade de rastreio, o mouse gamer AOC Agon AGM700 conta com oito botões programáveis para macros, um dos quais é o exclusivo botão Sniper, que permite trazer o DPI para o nível mais baixo, somente enquanto pressionado.

A ideia é que, quando o jogador precisar de velocidade, utilize o DPI intermediário de preferência. Uma vez que o inimigo seja avistado – quando é necessário ter precisão para mover a mira –, basta pressionar de novo o botão, para que o DPI seja reduzido instantaneamente.

O modelo também conta com sistema de ajuste de peso, com cinco módulos de 5g, que permite aumentar o peso original de 5g em 5g, até um aumento total de 25g. Assim, se ajusta tanto aos gamers que preferem mouses mais leves quanto aos que curtem um periférico mais pesado.

Conta ainda, é claro, com iluminação RGB customizável e sincronizável com outros produtos AOC, que garante imersão em qualquer jogo, e três perfis de memória de bordo programáveis. Dessa forma, os gamers podem salvar uma variedade de preferências diretamente no dispositivo e usá-las em qualquer PC, sem precisar instalar softwares ou fazer login.

Vale ressaltar que ambos os mouses possuem switches Omron com durabilidade de 50 milhões de acionamentos, para maratonas de games sem fim.

Seu preço sugerido é de R$ 349,00.

Mouse GM500
O mouse gamer AOC GM500 possui design completamente ambidestro, tanto para os botões principais quanto para os botões de macro e DPI, e pode ser usado imediatamente com programações de macros pré-definidas, ou pode ser totalmente configurado. Os oito botões podem ser vinculados para ativar comandos nos jogos e elevar a performance a níveis inimagináveis. Ainda é possível configurar, via software, a mesma funcionalidade do botão Sniper, citado anteriormente.

O sensor Pixart 3325 proporciona rastreamento fluido e ágil sem aceleração do hardware, ou seja, essa tecnologia oferece precisão e velocidade aos movimentos e desempenho superior em qualquer jogo. Também é possível aproveitar a troca de DPI on-the-fly, para combinar instantaneamente a velocidade do mouse às demandas de jogo.

O produto também permite a configuração de cores RGB com até cinco efeitos de iluminação, sincronização RGB entre diferentes dispositivos e memória de bordo, para o gamer levar suas configurações personalizadas a qualquer lugar.

Seu preço sugerido é de R$ 199,00.

Mousepad AMM700
O mousepad gamer Agon AMM700 possui superfície rígida e microtexturizada. As superfícies rígidas proporcionam uma força de atrito muito menor com o mouse, o que permite que os periféricos deslizem com muito mais facilidade e velocidade. O fato de essa mesma superfície ser ainda microtexturizada proporciona fidelidade impecável de rastreio com os sensores do mouse. A superfície rígida também proporciona um plano muito mais rente e uniforme, a fim de possibilitar que, mesmo em superfícies inconsistentes por baixo do mousepad, o mouse não sinta grandes gaps e variações em sua navegação.

Além da melhor performance possível no quesito superfície, o mousepad é RGB, com até quatro efeitos de iluminação e mais de 16,8 milhões de cores disponíveis, que dão o toque final no setup perfeito.

Seu preço sugerido é de R$ 249,00.

Todos os modelos anunciados possuem cabo USB trançado e conector banhado a ouro, para maior resistência e velocidade de transmissão de dados. Além disso, todos são compatíveis com o exclusivo software AOC G-Tools, que permite a programação de macros, gestão de perfis para diferentes tipos de jogos e jogadores, personalização RGB e sincronização RGB entre diferentes dispositivos.

Ou seja, é possível manter o mouse, teclado e mousepad com os mesmos efeitos e configuração de iluminação RGB simultaneamente. O software G-Tools pode ser baixado gratuitamente no site da AOC.

Todos os produtos já estão disponíveis para venda nos principais e-commerces. Para mais informações acesse o site.

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Soluções em nuvem carregam boas perspectivas para indústria brasileira

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Por Waldir Bertolino *

A transformação digital nas empresas, que antes era gradual, foi acelerada por causa da pandemia do novo coronavírus. Adaptar-se ao novo nunca foi uma tarefa fácil, ainda mais em um cenário de tantas incertezas e dificuldades econômicas. Para lidar com os desafios que surgiram com o surto do vírus e manter a própria sobrevivência, as companhias tiveram que  reinventar seus negócios. Inovações e tecnologias que já estavam no radar das muitas organizações, mas que figuravam entre prioridades futuras, passaram a ser mandatórias.

Inteligência artificial e machine learning são algumas das novas tecnologias que contribuíram significativamente para a transformação de processos tradicionais dentro das empresas, que passaram a ter ganhos com a redução de custos operacionais. Mas os benefícios com essas tecnologias vão muito além. De acordo com o IDC, até 2021, 25% dos fabricantes globais aplicarão aprendizado de máquina ou análise de dados no desenvolvimento de novos produtos.

Outra tendência acelerada durante a pandemia foi a computação na nuvem. É correto afirmar que os ERPs tradicionais se mostraram inadequados para suportar as exigências de negócios complexos. Os benefícios da cloud serviram para uma mudança cultural das organizações que passaram a gerenciar todos os seus projetos em um contexto totalmente remoto e alguns números servem para comprovar a expansão da nuvem no mercado brasileiro. Neste ano, segundo dados da Associação das Empresas de Software (ABES), o mercado de nuvem no Brasil chegará a US$ 2,3 bilhões. E até 2022, a expectativa é crescer 35,5% ao ano. Na América Latina, ainda de acordo com a Associação, o Brasil é o segundo maior investidor em serviços de nuvem.

Neste contexto, softwares voltados para manufatura, saúde, logística, serviços públicos e varejo se destacam com um crescimento exponencial no uso de nuvem, que também foi aliada na consolidação do home office. De repente, como forma de seguir as recomendações sanitárias de isolamento social, grande parte das corporações liberaram seus colaboradores para trabalharem de suas casas. Ainda bem que, com a polarização das soluções cloud, ficou mais fácil a realização e a gestão das tarefas, mesmo feitas à distância. Foi em 2020 que percebemos que o trabalho remoto veio para ficar, graças, em boa parte, a nuvem.

Uma nuvem de boas perspectivas
Tenho acompanhado os estímulos pela adoção da nuvem e pude perceber que se deu em função da pandemia da Covid-19 e seus efeitos nocivos para a saúde financeira das empresas, mas, e principalmente, porque garantem a possibilidade de mudança radical das estratégias comerciais das companhias e, também, abrem uma nova janela de oportunidades de negócios.

Presencio um tom de otimismo entre os empresários. Por isso, é razoável acreditar em uma recuperação da indústria nacional, ainda que seja lenta. O que pavimenta essa perspectiva positiva é que, cada vez mais, o uso de novas tecnologias pode sustentar a recuperação dos resultados das empresas em um cenário pós-pandemia. 

* Waldir Bertolino é Country Manager da Infor no Brasil

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Veja 5 iniciativas simples para o seu RH ser digital

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Muito tem se falado sobre tornar a gestão do RH mais fácil, rápida e assertiva. Claro que este é um movimento que envolve o apoio da tecnologia, mas o que poucos sabem é que com atitudes simples já é possível dar esse primeiro passo para a digitalização.

Para ajudar gestores e empresas interessadas nesse processo de transformação digital do RH, a Senior Sistemas indica algumas ações simples que podem ser inseridas agora mesmo no dia a dia das companhias.

“Faz parte do nosso trabalho reforçar para o cliente que a tecnologia deve ser inserida para atender uma necessidade. No entanto, hoje temos algumas soluções e serviços que são muito simples de serem aplicadas no cotidiano de negócios, e que ajudam muito o dia a dia das empresas e dos colaboradores”, destaca o Head de Produto da Senior, Ricardo Kremer.

Holerite Digital
Integrar a folha de pagamento ao app da instituição financeira de forma rápida e gratuita permite que o colaborador receba o holerite na palma de sua mão sempre que precisar. O fácil acesso ao holerite gera menos trabalho para o colaborador e para a empresa, contribuindo com a educação financeira, e tudo de forma sustentável, já que elimina a necessidade de impressão em papel.

Fit Cultural
Todas as empresas que queiram usar tecnologia no processo de recrutamento podem medir a aderência do candidato com a cultura da empresa também com o apoio de algoritmos de inteligência artificial. É por meio de tecnologias como esta que empresas conseguem prever o ‘match’ do candidato com a cultura, reduzindo a probabilidade de turnover.

Os gestores que quiserem entender melhor como é a cultura da sua empresa podem fazer o diagnóstico acessando este link. Após essa primeira experiência os interessados podem fazer contato direto com a Senior Sistemas para implantar a tecnologia em seus processos de recrutamento.

Ponto digital
Além da flexibilidade na rotina de trabalho, marcar o ponto de maneira digital oferece agilidade e facilidade para o RH no controle de ponto dos colaboradores, auxiliando na prevenção de riscos trabalhistas. O aplicativo é uma funcionalidade do software Gestão de Pessoas HCM.

Adequado à Portaria 373/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego, seu objetivo é de possibilitar a adoção pelos empregadores de sistemas alternativos de controle de jornada de trabalho, contribuindo com a redução de custos e colaborando com um aumento da produtividade em até 60%.

Admissão digital
Uma solução de admissão digital permite que os departamentos de RH transformarem e digitalizarem completamente seus processos de admissão. De uma forma muito rápida e simples, o RH envia ao candidato aprovado um convite para ele informar seus dados. Através do seu smartphone, o colaborador atualiza os dados necessários para a admissão, anexa seus documentos e finaliza todo o processo de admissão de forma online.

Em uma admissão digital, como o nome sugere, o processo é feito todo virtualmente.

Acesso a gestão de RH via WhatsApp
Há algum tempo o WhatsApp deixou de ser meramente um app de troca de mensagens. Hoje é possível realizar diversos serviços através da aplicação. Todas as empresas que utilizam o HCM podem integrar o acesso às informações da solução via WhatsApp.

Com isso é possível realizar a gestão de pessoas a qualquer hora e em qualquer momento, ter o RH em mãos 24 horas, 7 dias por semana; oferecer dados de negócios para os gestores de maneira rápida e prática.

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Atenção: Empresa alerta para ameaças distribuídas em Java

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A Forcepoint, por meio de seu braço de pesquisas, o X-Labs, tem acompanhado campanhas emergentes de distribuição de malware que utilizam a plataforma Java. Os downloaders de Java são uma ameaça conhecida há um bom tempo, mas há pelo menos um recurso inexplorado da plataforma que ajuda a automatizar o download e a execução de malware: o Java Network Launch Protocol (JNLP).

Ele foi concebido para ser um mecanismo simples para iniciar aplicativos Java remotos clicando duas vezes no equivalente a um arquivo Windows Link. Atualmente, está sendo aproveitado como uma nova maneira de executar automaticamente arquivos Java maliciosos.

O que é JNPL?
O Java Network Launch Protocol ou Java Web Start – como os programadores costumam se referir a ele – é um protocolo que usa a linguagem de marcação XML. Ele foi projetado com o único propósito de iniciar aplicativos Java automaticamente de um local remoto.

Para que isso funcione, o arquivo JNLP deve conter um endereço de host e um caminho do pacote de aplicativo Java (JAR) de destino a ser baixado e executado. Depois que o usuário clica duas vezes em um arquivo JNLP, o Java tenta acessar o host descrito na estrutura XML, baixar o pacote JAR especificado e, se for bem-sucedido, executá-lo. O único pré-requisito é a existência do Java Runtime Environment (JRE) no PC local. 

“É bastante óbvio que essa funcionalidade oferece uma oportunidade atraente para automatizar o download e a execução de um arquivo malicioso”, afirma Luiz Faro, diretor de engenharia de sistemas da Forcepoint para América Latina.

As campanhas de spam mal-intencionados que utilizam um anexo JNLP – no estado em que se encontra ou dentro de um arquivo ZIP – começaram a aparecer nas últimas semanas. O X-Labs identificou mensagens que parecem vir do INPS (Istituto Nazionale della Previdenza Sociale), que é a principal entidade do sistema público de aposentadoria da Itália.

Curiosamente, o site do INPS foi alvo de ataques no início de 2020, quando os cidadãos italianos começaram a se inscrever para receber benefícios; mas desta vez o órgão está sendo usado como isca, tamanha é a relevância da organização. Neste caso em específico, o malware encontrado é um cavalo de Tróia bancário, baseado na família de malware Gozi.

É sedutor que as pessoas verifiquem seu saldo e solicitem um reembolso abrindo o anexo, afinal, o logotipo do INPS está incluído. No entanto, olhando mais de perto o endereço do remetente, o corpo da mensagem escrita de maneira desajeitada e o anexo, torna-se fácil perceber que é suspeito. Abrir o anexo JNLP em um editor de texto revela claramente o endereço C2 do primeiro estágio.

Embora este exemplo específico de malware em uma ferramenta de lançamento de Java seja direcionado apenas a endereços IP italianos (acessar qualquer lugar que não seja um endereço IP italiano fará com que o servidor ignore a solicitação), a técnica não se limita a esta geografia. É natural que os cibercriminosos continuem a evoluir este ataque, logo podemos esperar ver diferentes iscas usando as mesmas técnicas JNLP para baixar malware.

É recomendável bloquear anexos de arquivo JNLP no nível do gateway para evitar a execução indesejada junto com suas consequências. Ter a funcionalidade de inicialização automática em aplicativos ou plataformas populares não significa necessariamente que eles são seguros para uso ou foram criados com a segurança em mente. Provavelmente, eles simplesmente não foram explorados por cibercriminosos ainda.

Neste link é possível verificar se o Java está instalado em sua máquina. 

“Se fizer a verificação, vale a pena denunciar para sua equipe de TI em caso positivo. Temos alertado sobre a natureza vulnerável do Java desde pelo menos 2013. É muito importante ter cuidado, como de costume, ao não clicar duas vezes em anexos de e-mail não solicitado”, orienta Faro. 

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Mais do que inteligente, uma cidade sustentável

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Por Michael Alexander Amador *

O ano de 2020 já entrou para a história como um dos mais importantes de todos os tempos. Essa afirmação vale para qualquer cidadão que superou os intensos desafios desse período, e se aplica de maneira muito particular – e positiva – para um grupo de empresas e entidades empenhadas na consolidação de Aguaduna, um projeto único na história, localizado na região Nordeste do Brasil.

Falar de Aguaduna começando pelo tema da pandemia do novo coronavírus não é apenas uma questão de coincidência de datas. Ao longo de 2020, o mundo refletiu de forma intensa sobre a necessidade urgente de restabelecer o equilíbrio entre as atividades humanas e a natureza. Também falamos muito sobre modelos de vida e de trabalho mais inteligentes e percebemos como a tecnologia foi e será cada vez mais vital para o aprimoramento desses modelos.

O Projeto Aguaduna é uma iniciativa da empresa de capital espanhola Naurigas Empreendimentos, em parceria com a também espanhola Seed Global Advisoring (SGA), especializada em desenvolvimento de projetos. A Siemens ingressou no empreendimento como parceira estratégica, assumindo o compromisso de apresentar propostas e, posteriormente, implementar soluções e tecnologias que farão de Aguaduna uma referência de cidade inteligente e sustentável, inclusive como exemplo replicável para outras localidades.

Aguaduna ficará no município de Entre Rios, cidade no litoral norte da Bahia, que atualmente tem em torno de 41 mil habitantes. No entanto, o projeto de Aguaduna deve impactar cerca de 380 mil pessoas na região. No município vizinho, Mata de São João, está localizada a Praia do Forte, um dos destinos turísticos mais importantes da Bahia. Embora esteja em uma região de forte apelo turístico, Aguaduna será muito mais que um resort em um paraíso tropical. O empreendimento será de fato uma cidade, com unidades residenciais, um polo de geração de inovação, espaços destinados à educação e capacitação profissional e instalações turísticas. Tudo projetado para operar em harmonia com a natureza. O caráter de desenvolvimento social para a região estimulou o poder público local, gerando um protocolo de intenções com o governo do Estado da Bahia, em 2019.

Aguaduna pretende que os produtos de consumo de forma geral sejam rastreados, para que a população e a administração tenham controle do ciclo de vida de cada um deles. Além disso, a gestão do local vai incentivar o consumo de produtos e serviços provenientes de empresas e instituições que tenham a produção consciente em sua estratégia.

O projeto da nova cidade foi estruturado em cinco pilares: Qualidade de Vida, Pensamento Verde, Inovação & Conectividade, Desenvolvimento Alimentar e Mobilidade Inteligente. As iniciativas associadas a cada um desses pilares, em conjunto, têm como objetivo criar um modelo de cidade que seja ideal para se viver, cujas emissões de gases de efeito estufa sejam limitadas por embasamento cientifico (Acordo de Paris e Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas/IPCC), estruture suas soluções em conceitos inovadores, apoie uma produção de alimentos sustentável e se beneficie de transportes eficientes e amigáveis com o meio ambiente.

Para atingir esses objetivos, o projeto será baseado em conceitos nada aleatórios: são iniciativas que, em conjunto, estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030, plano de ação lançado em 2015 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Aguaduna nasce com o objetivo de ser uma plataforma de teste e um exemplo de cidade inteligente, tecnológica e sustentável, que possa ser replicada ao redor do mundo. Ao se consolidar como esse exemplo, Aguaduna será capaz de compartilhar também as soluções sugeridas pelos parceiros comprometidos com o projeto.

Parceria estratégica
A participação da Siemens no projeto é um acontecimento que gera grande entusiasmo na equipe do Brasil. A sustentabilidade faz parte da estratégia da Siemens e isso pode ser atestado em diversas dimensões. Está no nosso compromisso mundial de neutralizar as emissões de carbono até 2030, e está também em outros exemplos, como o fortalecimento permanente do nosso portfólio ambiental, que hoje já responde por quase 50% do faturamento global.

Nossa área de Smart Infrastructure atua justamente para desenvolver e implementar soluções que tornem as cidades mais eficientes e sustentáveis. Na fase inicial do Projeto Aguaduna, a equipe brasileira da Siemens está empenhada em propor soluções que contribuam para consolidar os cinco pilares do empreendimento, baseadas sobretudo em serviços digitais, com o uso de Big Data para otimizar a performance da cidade-modelo.

Dentro do portfólio da Siemens para Smart Cities, o projeto utilizará principalmente produtos e soluções para tecnologia predial, infraestrutura de carregamento elétrico para veículos e geração distribuída para microrredes de energia. O foco é garantir elevado desempenho tecnológico para a cidade, assegurando eficiência energética e confiabilidade no fornecimento de energia.

No aspecto da energia, a empresa projeta sistemas que promovam a integração de fontes variadas, com ênfase nas renováveis (eólica e solar, principalmente). Do portfólio da empresa também sairão soluções como nossa ferramenta web E2Go que permite um acompanhamento dos principais indicadores energéticos, além da plataforma EEA, que oferece uma visão do consumo de energia com foco no uso de Analytics. Os sistemas de armazenamento de energia, outro instrumento visto como indispensável para eficiência energética e segurança no fornecimento, também faz parte do portfólio da Siemens para cidades inteligentes.

Outro aspecto do projeto abordado pelas tecnologias da Siemens está no planejamento de edifícios inteligentes. O conceito de edifício inteligente vai além da eficiência operacional, colocando as necessidades das pessoas no centro dos projetos. Com soluções integradas de automação, proteção e combate a incêndio, além de ferramentas já moldadas para o “novo normal” (identificação da densidade de pessoas, câmeras térmicas, rastreamento de contatos etc.), o edifício inteligente do futuro, que se projeta para Aguaduna, reduz custos operacionais e de capital, aprimora o espaço e a eficiência de ativos, aumenta a produtividade das equipes, otimiza a segurança e a proteção, reduz os riscos e impulsiona o crescimento da receita.

Nossa empresa também trabalha na consolidação de projetos para o setor de água e tratamento de efluentes da cidade, outro nicho de enorme potencial para ganhos ambientais e no qual a Siemens já atua com grande sucesso em vários projetos espalhados pelo mundo. Por meio de tecnologias inovadoras, a Siemens apoia o setor de fornecimento e tratamento de água com recursos de eletricidade, automação e digitalização, em todas as etapas do ciclo da água.

O campo das telecomunicações também está sendo abordado pela Siemens no Projeto Aguaduna, com soluções que promovem a integração de redes de dados, conectando sistemas de energia, mobilidade e edifícios inteligentes. Ao integrar esses sistemas, Aguaduna será uma cidade que oferece qualidade de vida a seus habitantes, com inúmeras funcionalidades conectadas. E será também um exemplo de gestão urbana, à medida que essa integração amplia a eficiência dos serviços e gera um dos mais importantes ativos do mundo, hoje e no futuro: dados.

Neste ponto, entra um diferencial valioso da Siemens. Todo o fornecimento de soluções será monitorado via plataforma de gestão de dados MindSphere, o sistema operacional em nuvem da Siemens para Internet das Coisas (IoT). A disponibilidade dessa plataforma irá permitir uma expressiva geração de dados, com diferentes possibilidades de análises de indicadores.

Por último, mas não menos importante, a Siemens também está se colocando à disposição do projeto com sua experiência em programas de sustentabilidade, seja no aspecto da preservação ambiental, na qualificação profissional ou na geração de empregos. Programas consolidados na empresa, como o de capacitação de jovens em situação vulnerável, em parceria com a Fundação Siemens, também serão apresentados como forma de contribuir para o desenvolvimento social local.

O entusiasmo da equipe da Siemens, portanto, é mais que justificado. Aguaduna está sendo criada para ser não apenas uma cidade eficiente e sustentável como também um modelo replicável para outros projetos. Afinal, se 2020 aponta para a necessidade urgente de novos modelos urbanos, de trabalho e de interação entre a sociedade e a natureza, o potencial para projetos idealizados já com essa finalidade tende a ser crescente nos próximos anos, tornando-se um legado de valor inestimável neste ano tão atípico

* Michael Alexander Amador é Gerente de Marketing Estratégico da Smart Infrastructure da Siemens

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