Pode parecer loucura, mas dormir exige esforço. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Se você já passou a noite em claro com insônia, sabe como isso pode afetar todo o seu dia. “Assim como os exercícios e a alimentação, uma boa quantidade de sono de qualidade também é essencial para uma vida saudável”, explica Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics.

Mas é claro que com o estresse e a tensão do dia a dia, é mais fácil falar do que fazer. Para facilitar sua jornada por um sono profundo e sem estresse, veja 6 truques simples:

1. Se exercite durante o dia
Praticar exercícios durante o dia com certeza te deixará mais cansado à noite, mas é preciso não se exercitar logo antes de ir para a cama. Liora explica que o exercício intenso estimula o coração, o cérebro e os músculos. E, ao dormir, deseja-se exatamente o contrário. “Experimente treinar de manhã ou pelo menos 3 horas antes de ir para a cama”.

2. Estabeleça horários para dormir e acordar
“A rotina é um fator chave para o sucesso”, afirma a especialista, e com relação ao sono não é diferente. Para evitar perturbar o relógio biológico, a recomendação da especialista é estabelecer um horário para ir dormir e para acordar, obedecendo-os todos os dias.

3. Refeições leves e nada de cafeína
Tentar dormir com o estômago vazio não é fácil, mas tentar dormir ao digerir um jantar pesado é tão difícil quanto. Por isso a sugestão é optar sempre por comidas leves. “Mantenha-se longe da cafeína à noite. Seus efeitos demoram cerca de 6 horas para desaparecerem”.

4. Desligue as telas e prepare a atmosfera da “hora de dormir”
“Ficar olhando para um tela clara à noite pode incomodar o seu relógio biológico e fazer seu cérebro ‘esquecer’ que está na hora de dormir”, explica Liora, que recomenda parar de navegar na internet e desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos de 30 minutos a 1 hora antes de ir para a cama. Outra dica é escolher uma iluminação fraca no quarto: o sono vai chegar aos poucos.

5. Relaxe seus músculos e sua mente
Para adormecer, os músculos precisam estar tão relaxados quanto a mente. “Tome um banho quente antes de ir para a cama e deixe seus músculos relaxados. Para relaxar a mente, tente meditar. É provado que a meditação ajuda as pessoas a relaxarem e aumenta a concentração e produtividade”, revela Liora. Outras alternativas são alongamento, para os músculos, e leitura, para descansar a mente.

6. Limpe seu quarto e deixe-o cheiroso
Bagunça provoca estresse. Por isso, para uma melhor noite de sono, a recomendação é tirar a roupa suja do quarto, arrumar sua cama, e até mesmo abrir um pouco a janela. “Ao limpar o seu quarto, você também limpa a sua mente e se acalma para dormir”, revela a especialista.

Gostou das dicas? Veja a especialista falando em vídeo:

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Hotel do Sono Medley abre inscrições para atividades que ensinam a dormir melhor
Sistema de gestão de sono monitora e analisa ondas cerebrais e garante segurança aos motoristas
Conheça 7 sinais para identificar se você está esgotado