Home NOTÍCIAS Uma única foto mostra a evolução da computação #tbt

Uma única foto mostra a evolução da computação #tbt

A foto de um computador Elliot 405 sendo carregado para dentro da Secretaria do Tesouro do Condado de Norwich, no leste da Inglaterra, mostra bom como era a computação há mais de 50 anos. A data retratada é 1957, meia dúzia de homens fazem um esforço tremendo para movimentar a caixa com a máquina. Para comparação, uma foto atual do mesmo edifício foi colocada com a justaposição de um computador equivalente de hoje. O modelo escolhido é um Raspberry Pi Zero.

A foto antiga roda a internet há alguns anos, desde 2014 tem sido constantemente usada para exemplificar a evolução da computação. A montagem também não é nova. Aparentemente ela foi criada em 2015 por entusiastas do Raspberry. Mas por algum motivo, ela voltou a circular forte ontem, 29 de setembro por todas as redes sociais.

O início desse novo entusiasmo com ela foi um post no fórum Reddit no qual uma longuíssima discussão sobre o Raspberry Pi Zero vem ocorrendo há quatro dias. O motivo? A montagem é uma péssima comparação. O computador diminuto montado na foto atual do prédio é muito mais poderoso do que o gigante de 1957.

Evolução surpreendente
“Olhando para as especificações do Raspberry Pi Zero em comparação com o Elliott 405, o processador do Raspberry Pi é pelo menos 100.000 vezes mais rápido. A memória RAM é 256.000 vezes mais rápida do que o Elliot, que já era surpreendente na época. Na verdade, seriam necessários mais de 400 rolos de fita magnética do Elliott para manter a RAM do Raspberry Pi”, aponta o post que deu início a toda discussão e novo sucesso da foto antiga.elliot405xraspberrypizero2

A discussão segue com várias comparações interessantes. Por vezes é poluída por piadas incômodas de assuntos completamente fora do contexto, como política e conflitos com a Coreia do Norte. Mas, no geral, é uma boa coleção de comentários sobre a evolução da computação. “Que momento para estarmos vivo”, celebra uma sobre os dias de hoje.



Outro comentário levanta uma dúvida. “Esse é somente o módulo de memória do Elliot 405”. Deixando a comparação ainda mais desproporcional. De fato, a máquina dessa pioneira inglesa da computação era maior. Um dos catálogos disponíveis na internet mostra que o equipamento todo ocupava uma sala.

O Raspberry Pi Zero é um computador de US$ 5. É muito diminuto, tendo menos de metade do tamanho da nota que se usaria para comprá-lo. É um computador pronto, mas não de uso imediato. É preciso ligá-lo a outros periféricos e finalizar sua programação. A ideia da empresa é justamente essa, tornar o hardware principal acessível e, além de tudo, entusiasmar as pessoas a aprenderem programação e terem novas ideias de usar tecnologia em qualquer coisa.

 

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleAntigo símbolo de status, Blackberry desiste de fabricar celulares
Next articlePara eliminar o medo da inteligência artificial: Facebook, Amazon, Google, IBM e Microsoft criam associação