Home Qualidade de Vida Mobilidade Não sinta mais remorso. App compartilha a refeição que você não comeu

Não sinta mais remorso. App compartilha a refeição que você não comeu

Chame de resto, chame de sobra, chame do que quiser. Mas você pode dar um fim digno àquela comida que sobra no seu prato depois do almoço nas praças de alimentação de shoppings ou depois daquele encontro em família do final de semana que todo mundo sai mais do que satisfeito. Empreendedores ingleses criaram um app que compartilha esse tanto de refeição com quem não comeu nada ou simplesmente gostaria de experimentar aquilo.

O OLIO é pode até parecer um Uber dos restos de refeição. Mas, na verdade, o app é uma bem bolada solução para o grave problema de desperdício de comida que assola o mundo. Há números assustadores sobre isso em qualquer busca simples que se faça nos mecanismos da internet. Um terço do alimento que é produzido no planeta é perdido ou desperdiçado.

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) relaciona esse prejuízo com questões ambientais. Jogar comida fora é ruim para o ambiente. O alimento que foi pro lixo ou estragou porque ninguém quis comê-lo teve custos ecológicos, como água para ser irrigado e lavado. Para se produzir mais (sejam verduras ou carnes) florestas precisam ser derrubadas e, com isso, mudanças climáticas são inevitáveis.

O app inglês quer acabar com isso. O OLIO conecta pessoas e comércio da vizinhança para que os alimentos excedentes possam ser compartilhados em vez de serem jogados fora. O app também serve para itens domésticos não alimentares, como móveis e roupas.

Desperdício
Uma das fundadoras da empresa do app, Tessa Cook, tem a experiência de como jogar alimento fora é ruim. Ela cresceu em uma fazenda leiteira em Yorkshire, no norte da Inglaterra, e testemunhou no dia a dia o quão difícil é produzir comida. Mas quando ela via alimento sendo jogado fora e queria encontrar alguém que aproveitasse, nunca encontrava. Foi aí que a ideia surgiu. Cook conseguiu um financiamento de US$ 2,2 milhões para o projeto. Mais de 400 mil itens de alimentos foram compartilhados no aplicativo até agora, e existem centenas de milhares de usuários registrados



Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleCuidados especiais para a área dos olhos
Next articleCinco curiosidades sobre Star Wars para quem não é fluente em inglês