Nesta entrevista com Rafael Paloni, Presidente para a América Latina da distribuidora de tecnologia Network1 Scansource, fala sobre o mercado de canais.
A entrevista foi realizada no evento anual da empresa em Campinas, no Royal Palm Plaza Resort, na cidade de Campinas, SP, ocasião em que compareceram as 300 principais revendas de um total de 10 mil, além dos fabricantes que compões o portfolio de negócios da empresa.
Paloni está otimista com o restante do ano e acredita que 2019 será um ano melhor do que este para os negócios.
Mais do que nunca os signos estão em alta, todo mundo quer saber tudo sobre a influência deles na personalidade e até usam a astrologia como uma baita fonte de autoconhecimento.
Assim como os signos, as bebidas também carregam suas características. Podem ser mais intensas ou mais leves, românticas ou mais ousadas. Que tal descobrir agora a que combina melhor com cada jeitinho das casas do zodíaco?
Confira abaixo essa lista – [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Áries -Tequila
Aventureiros, valentes, sinceros e impulsivos, os arianos não perdem tempo. Vão lá e fazem! Justamente por isso a bebida deles é um dos destilados mais famosos na balada: a tequila. Forte e saborosa, leva o ariano ao ponto de uma vez!
É só colocar sal em torno do copo ou na mão, você pode escolher entre o polegar e o dedo indicador. Lamber o sal, beber de um só gole e morder um quarto de limão.
Aquário – Jägermeister Complexos independentes, inovadores, os aquarianos estão sempre à frente do seu tempo em busca de novas aventuras. Rotina não é com eles. Para combinar com essa personalidade únicas, só mesmo um bom Jägermeister.
De origem alemã, é novo destilado mais consumido no mundo. Feito a partir da união de 56 ervas, frutas e raízes, é uma bebida única, exótica e versátil que pode ser consumida pura bem gelado, ou acompanhando outra bebida de sua preferência.
Peixes – Saquê
Pacíficos, apaixonados, simpáticos e altruístas os piscianos podem até passar uma imagem de bobos, mas no fundo são figuras surpreendentes e únicas. A bebida deles é o saquê: fermentada e feita de arroz.
Aparentemente fraquinho, o saquê tem um teor alcoólico parecido ao do vinho e pode surpreender por parecer tímido, mas ser muito envolvente.
Touro – Vinho
Taurino são apaixonantes, determinados, calmos e o que combina com o estilo de vida que eles gostam é um bom vinho. Eles podem aproveitar, sozinhos ou acompanhados, todas as notas de um requintado vinho tinto ou branco.
Gêmeos – Cerveja
Curiosos, comunicativos e cativantes, os geminianos não dispensam uma boa farra com os amigos. Eles sabem sobre vários assuntos, falam pelos cotovelos e nada melhor do que uma boa cerveja para brindar com amigos de todas as tribos.
Câncer – Gin
O canceriano pode ser muito tímido à primeira vista, mas com a intimidade logo se mostram intensos, acolhedores, amigos e cuidadosos com todos que amam.
Eles são uma caixinha de surpresas, mas apesar de também combinarem com bebidas mais leves, seu lado intenso faz do Gin uma bebida ideal para o signo. Misturado com frutas pode ficar docinho, mas não deixa de ser forte como o canceriano.
Leão – Vodka
Ele é vaidoso, elegante, ama ser o centro das atenções e gosta mesmo é de viver muito bem, com muito requinte. Eles são fortes para bebida e não dispensam uma boa vodka, principalmente se for importada.
Virgem – Amarula
Práticos, organizados e observadores, os virginiano não gostam de perder o controle de seus atos. Na festa, ele é aquele que vai contar para todos os micos que os amigos passaram na noite. Com a Amarula, um licor da África do Sul preparado com creme de leite e suco do fruto da árvore maruleira, eles vão aproveitar na dose certa.
Libra – Aperol Spritz
Todo mundo sabe, os librianos são um poço de indecisão. Na hora da balada ou do jantar com amigos, vai bater a dúvida, então nada melhor do que uma bebida que tenha certa variedade: Aperol Spritz. Eles podem ficar com o amargo do Aperol e o doce do espumante na versão mais tradicional da bebida.
Escorpião – Uísque
O Escorpiano é o sedutor do zodíaco. Poderosos e intensos, eles costumam ter uma resistência boa à bebida e vão se amarrar num bom Uísque. A bebida, destilada de grãos, é forte e marcante como os eles.
Sagitário – Absinto
Aventureiro, impulsivo, bem humorado, o sagitariano é aquele amigo que diz sim para toda programação sem se arrepender. Para combinar com a ousadia dele, a bebida à sua altura é o Absinto. Destilado, ele é feito da planta losna e ainda hoje é considerado uma bebida exótica ao redor do mundo.
Capricórnio – Cachaça
Não tem para onde ir, a bebida do capricorniano é mesmo uma boa e velha cachaça. Eles são práticos, disciplinados e sem frescura nenhuma, além de preferirem uma bebida que tenha um efeito rápido e que seja facilmente encontrada.
E aí, o que você achou? A bebida sugerida para o seu signo combina com você? É importante ressaltar que toda bebida alcoólica só pode ser consumida por pessoas maiores de idade. Seja uma vodka, um vinho, um licor, o mais importante mesmo é que você aprecie com moderação. E, se beber, não dirija!
A nova linha de iPhone da Apple foi lançada. O Jornalismo e os Youtubers estão produzindo inúmeras matérias sobre as novas funcionalidades, hardwares, etc. do novo smartphone da Apple. Em diferentes países, as filas para comprar os iPhones já estão sendo formadas.
Elas se formam, uma, duas semanas antes da comercialização do smartphone. Steve Wozniak, cofundador da Apple, confessou que… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…já ficou 20 horas seguidas nas filas da empresa para adquirir um iPhone.
Parece que esses entusiastas da Apple criam um senso de comunidade tão forte, que alguns afirmam que a Apple é mais do que uma empresa, mais do que uma marca, ela é uma religiosidade.
Este foi o ponto principal de minha pesquisa em Comunicação e Cultura Midiática, que foi destinada a coletar e analisar conteúdos que demonstrem que os fiéis à Apple e a própria estratégia mercadológica da empresa almeja construir uma religiosidade vinculada à marca e seus produtos.
A pesquisa científica elenca estudos neurológicos que afirmam haver uma semelhança na relação entre um indivíduo fiel à Apple e seu iPhone, e um religioso fervoroso e seus símbolos religiosos.
Por exemplo, essa relação entusiasta fez a “Igreja do Mac” ser criada, em que um indivíduo que se auto-intitulava “Reverendo Dr. Bobby Newton” propagava as palavras do “herói” Steve Jobs. Sua “Igreja” possuía muitos adeptos.
Outro exemplo, fiéis à Apple se juntavam e, de graça, visitavam lojas de computadores de variadas marcas para “catequizar” os clientes e convence-los a comprar um Mac e não um PC.
A Apple não ficou atrás, ela intitulou um dos seus chefes de marketing, Guy Kawasaki, como “chefe evangelista de marketing”, responsável por tornar a marca e seus produtos cada vez mais vinculados à religiosidade. Realizou assessorias de imprensa em que Jobs aparece na capa de revistas e jornais como Jesus, Moisés. No próprio lançamento do iPhone, sua descrição era: “funciona como mágica”.
A história de Jobs também não fica de fora, a pesquisa demonstrou que ela é contada a partir de uma estratégia de narrativa do herói, de Joseph Campbell. Esse padrão de narrativa é muito presente em filmes de ficção, pois conquistam o grande público.
Interessante é que muitos acontecimentos que estão na história oficial de Steve Jobs, ou foram excluídos ou sequer aconteceram. Como, por exemplo, a Apple não foi criada em uma garagem; existiram diversos escândalos entre pessoas que testavam iPhones e Steve Jobs, a ponto do cofundador da Apple contratar uma agência especializada, denominada REACT, para arrombar as casas das pessoas em busca de protótipos de iPhones que vazaram na internet.
A própria empresa Apple, quando fala de responsabilidade social e ambiental, parece se esquecer das condições de sua terceirizada Foxconn, que teve um caso de suicídio graças a um iPhone que foi perdido por um de seus funcionários, no ano de 2010.
A Foxconn, na época, registrou 18 suicídios na empresa, como forma de precaver as tentativas, redes foram colocadas para “apanhar” quem se atirava do alto do prédio. Além disso, as substâncias utilizadas na fabricação dos iPhones, contaminam o solo e os rios da China, além de causarem danos severos à saúde de seus manipuladores.
A pergunta que fica é: que religiosidade é essa que uns celebram e gozam das maravilhas do novo iPhone, enquanto outros se matam, ou são mortos? Uma coisa é certa: a Apple não tem qualquer intenção senão o lucro.
O turbo-tecno-capitalismo, exalta uns por meio da fé e os outros são destinados à morte. Afinal, foi dessa forma que ela se tornou a primeira empresa a valer 1 trilhão de reais.
*Leonardo Torres, 28 anos, Doutorando e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática.
Fãs de PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), recordista de vendas e grande pioneiro do gênero battle royale, têm um motivo mais do que especial para irem à 11ª edição da Brasil Game Show.
Pela primeira vez na maior feira de games da América Latina, os gamers terão à disposição uma arena aberta ao público de 500 m² e com mais de 100 estações de jogos exclusivas de PUBG, entre PC e mobile. A atração será comandada pela…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…PUBG Corp, estúdio responsável pelo título e que estreia na Brasil Game Show como patrocinadora ouro.
“Será incrível ver uma arena com mais de 100 estações rodando o jogo, que traz justamente um cenário em que diversos competidores precisam batalhar até que reste apenas uma equipe, a grande vencedora. Certamente será um dos espaços mais concorridos da feira”, disse Marcelo Tavares, CEO e fundador da Brasil Game Show.
A maneira como as empresas trabalham está em constante transformação. Desde a chegada dos Millennials ao mercado de trabalho, os empreendedores estão focando em colaboração e comunicação, pensando na mobilidade e buscando o máximo de produtividade, mesmo para quem trabalha remotamente. Para entender o que estas mudanças significaram para…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…a força de trabalho, a Plantronics, tradicional fabricante de produtos de áudio, encomendou à Factworks uma pesquisa com mais de 4 mil participantes de Estados Unidos, Alemanha, França, Suécia, Índia, China, México e Brasil.
Neste novo cenário, foram removidas as baias que dividiam o espaço pelo número de funcionários, de modo que cada um tinha sua própria estação de trabalho. Estas divisórias deram espaço a um conceito aberto, conhecido como Smarter Working, que trouxe enormes estações de trabalho, que deixam os funcionários à vontade para se sentarem onde se sentirem mais confortáveis.
Diante disso, seria natural concluir que nem todos são amigáveis a este novo modelo e que a nova concepção de trabalho pode causar diversos inconvenientes dentro de uma empresa que tenha uma equipe heterogênea no que tange às gerações. Entretanto, a pesquisa aponta que há de 1% a 2% de diferenças entre a demografia da força de trabalho e psicográficos.
Perfil de cada profissional Os resultados da pesquisa apontaram uma clara segmentação de cinco personas, que compõem 82% do ambiente de uma empresa típica. “Os outros 18% correspondem a um perfil adicional que não foi coberto na pesquisa. Trata-se de um perfil que nós chamamos de “O profissional individual convencional”. É alguém que tem muito pouca comunicação como parte de seu estilo ou escopo de trabalho, não é altamente colaborativo, tem um foco muito preciso na tarefa e trabalha de maneira bastante individualizada. Como realmente não tínhamos muitos pontos problemáticos de comunicação para resolver nesse caso, não fazia sentido ter uma persona dedicada a esse grupo”, comenta Vera Thomaz, Senior Territory Manager da Plantronics do Brasil.
Importante entender que há alguns estilos de trabalho que ficam mais no ambiente de trabalho que os demais. O Comunicador do escritório e o Colaborador do escritório ficam 100% do tempo no escritório e isso compõe cerca de 33% da empresa que está em colaboração:
Comunicador do escritório
É alguém que se comunica bastante interna e externamente e tem pontos problemáticos bem específicos. Perfil corresponde a 12% dos entrevistados;
Colaborador do escritório É alguém que tem um estilo de trabalho um pouco mais variado em relação a como faz o trabalho em vários dispositivos. Perfil corresponde a 21% dos entrevistados;
Profissional flexível Tem o desafio de trabalhar em vários locais diferentes. Geralmente é alguém que frequentemente trabalha de casa. Perfil corresponde a 23% dos entrevistados;
Profissional “da estrada”
É altamente móvel. É uma porcentagem pequena da empresa, mas eles têm pontos problemáticos muito específicos relacionados a sempre estarem em movimento. Perfil corresponde a 8% dos entrevistados;
Executivo conectado
Este é realmente o executivo do futuro, muito promissor. Ele é muito multimodal, viaja bastante, tem muitos pontos problemáticos relacionados a transições entre locais e seu trabalho é muito valorizado pela organização e, portanto, as empresas se preocupam com a retenção e em estimular a produtividade deste executivo. Perfil corresponde a 18% dos entrevistados;
Dispositivos e ambientes de comunicação A pesquisa aponta que os colaboradores utilizam em média sete dispositivos de comunicação no trabalho entre smartphones, tablets, headsets, telefones de mesa, PC, etc.
O comunicador do escritório passa a maior parte do dia se comunicando e depende bastante de e-mail, correio de voz, chamadas inesperadas e agendadas. Tende a preferir modos de comunicação mais tradicionais e tem dificuldade para adotar novas tecnologias. Em média, utilizam 5,9 dispositivos no trabalho, sendo 80% da frequência de uso com um telefone de mesa, 10% com PC e 10% com smartphone. Apenas 31% destes profissionais afirmaram usar fones de ouvido para chamadas no trabalho. Seu ambiente de comunicação é 100% em uma mesa individual no escritório;
O colaborador do escritório tem muita familiaridade com tecnologia e é fã de aplicativos de colaboração que o ajudem a ser mais produtivo. Na maior parte do tempo, ele trabalha na sua mesa, mas alterna entre dispositivos conforme o necessário para gerenciar a comunicação. Ele geralmente usa música para isolar o ruído ambiente dos colegas de escritório. Em média, este perfil utiliza 7,3 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo em 66% com um telefone de mesa, 18% com um smartphone e 16% com PC. 35% alegam usar fones de ouvido para chamadas de trabalho. Seu ambiente de comunicação é 100% em uma mesa individual no escritório;
O profissional flexível se preocupa muito com estilo e percebe que seu uso de tecnologia revela sua inteligência, cultura, modernidade e elegância. Usa todos os canais de comunicação e é uma entusiasta de mídias sociais. Em média, este perfil utiliza 8 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo de uso em 54% por telefone de mesa, 30% pelo smartphone e 16% pelo PC. 43% destes profissionais utilizam fones de ouvido para chamadas de trabalho. Seus ambientes de comunicação são 58% em uma mesa individual no escritório e 26% viajando ou em trânsito;
O profissional da estrada está sempre conectado e nunca fica off-line. Seu cargo exige que ele se comunique com interessados internos e clientes por meio de chamadas agendadas e reuniões de negócios. Seu smartphone e seu computador são suas ferramentas de trabalho mais críticas. Gosta de se comunicar por bate-papo e vídeo, mas, quando está em trânsito, precisa ficar conectado e sempre parecer profissional. Em média, este perfil utiliza 8,1 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo de uso em 49% com telefone de mesa, 34% com smartphone e 20% com PC. 49% utilizam fones de ouvido para chamadas de trabalho. Seus ambientes de comunicação são 48% em uma mesa individual no escritório, 17% em outros locais do escritório e 33% viajando ou em trânsito;
OExecutivo conectadotem muita experiência com tecnologia, uma mente criativa e é respeitado por colegas e executivos. Comunica-se o tempo todo e em qualquer condição, e valoriza a capacidade de transicionar com desenvoltura de uma tarefa para a outra. Em média, este perfil utiliza 9,2 dispositivos no trabalho, dividindo o tempo de uso em 49% com telefones de mesa, 30% com smartphones e 21% com PC. 53% utilizam fones de ouvido para chamadas de trabalho. Seus ambientes de comunicação são 48% em uma mesa individual no escritório, 28% em outros locais do escritório e 15% viajando ou em trânsito;
Queixas dos profissionais As principais queixas dos colaboradores são sobre distrações frequentes no ambiente de trabalho. “O que é nativo para um grupo de pessoas pode ser inadequado para outras. Este conceito aberto, traz uma dificuldade de concentração, uma vez que todos podem interagir com todos”, afirma Vera Thomaz.
Sobre pontos problemáticos de comunicação para o comunicador do escritório, 52% alegaram que são afetados por ruídos no ambiente. Destes, 28% consideraram que os ruídos causam muitas distrações no trabalho, 22% afirmam que levam muito tempo para conseguir as informações por conta dos ruídos e 22% afirmam não ter privacidade suficiente;
68% dos Colaboradores do escritório são afetados por ruídos no ambiente. Destes, 27% alegam que são muito distraídos pelos mesmos, 23% dizem que levam muito tempo para conseguir as informações e 22% afirmam não ter privacidade suficiente;
59% dos profissionais flexíveis são afetados por ruídos no ambiente. Destes, 23% consideraram que os ruídos causam muitas distrações no trabalho, 18% afirmam que os principais parceiros de comunicação estão em locais diferente, e 14% alegaram que perdem informações importantes enquanto estão trabalhando remotamente;
51% dos profissional da estrada são afetados por ruídos no ambiente. 27% consideraram que os ruídos causam muitas distrações no trabalho, 22% disseram que levam muito tempo para conseguir as informações e 26% ressaltaram a dificuldade para acessar remotamente arquivos da empresa;
69% dos executivos conectados são afetados por ruídos no ambiente. 25% afirmam que os ruídos causam muitas distrações no trabalho, 24% alegam levar muito tempo para conseguir as informações e 20% dizem que os e-mails causam falhas de comunicação;
Conclusões O espaço de trabalho flexível estimula a comunicação, a colaboração, a criatividade e o compartilhamento de ideias. A ideia de todos terem seu próprio escritório particular está começando a ser cada vez menos popular. Muitos desses escritórios particulares estão sendo convertidos em salas improvisadas, em que até cinco pessoas podem ter uma conversa rápida e não programada sobre algo.
“Os ambientes de escritório aberto em que as pessoas trabalham juntas e colaboram em tempo real são realmente a grande tendência. Vemos muitos espaços ou salas de reunião em que a tecnologia pode facilitar o uso de vídeo e permitir a incorporação de pessoas em chamadas remotas. Para garantir a colaboração no nível máximo, é importante encontrar os dispositivos certos para cada estilo de trabalhador. Só desta forma será possível garantir o foco ideal e a melhor experiência de colaboração entre os funcionários”, conclui Thomaz.
“Ninguém usa 100% da capacidade do cérebro a seu próprio favor”! A afirmação é do médico neurocirurgião e neurocientista Dr. Fernando Gomes Pinto, que explica de modo simples e descomplicado sobre o dispositivo mais sofisticado do mundo – aquele que fica bem atrás dos olhos e é dotado da capacidade quase infinita de assimilar coisas novas a cada segundo – o cérebro.
Ao contrário do que muita gente acredita, é possível utilizar essa máquina humana em 100% da sua capacidade. Mas, a autossabotagem do cérebro que acontece com maioria das pessoas é mais frequente do que se imagina.
Nessa obra, Dr. Fernando vai contra essa conveniência e desvenda como é possível agir diferente utilizando uma mudança consciente na forma de pensar, como ascender certas partes até então adormecidas, e que muitas vezes estão assim apenas por manter a mente sempre na zona de conforto.
“O Cérebro Ninja” é um convite para uma viagem pelo intelecto humano, utilizando de exemplos lúdicos e dicas práticas para aproveitar a vida de forma plena, com mais inteligência e percepção com pequenas mudanças diárias.
A Ford divulgou o primeiro “teaser” do seu primeiro SUV elétrico, com visual inspirado no Mustang e autonomia na faixa de 480 km por carga. Ele é um dos 16 novos modelos elétricos que a marca pretende lançar até 2020 como parte de um investimento de US$11 bilhões, ampliando o seu portfólio para 40 modelos híbridos e elétricos.
O veículo está sendo desenvolvido pelo Ford Team Edison, divisão criada este ano pela marca para cuidar exclusivamente de… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…veículos elétricos. Esse time tem como diretor global Darren Palmer, que entre outros projetos liderou o desenvolvimento da nova geração do Mustang.
“Quem não conhece carros elétricos pode pensar que escolheram o cara errado para liderar o Ford Team Edison, já que sou um entusiasta do Mustang”, diz Palmer. “Mas, como eu e meu time descobrimos rapidamente, a nova geração de carros elétricos é igualmente empolgante – só que diferente. E diferente pode ser bom, muito bom.”
Segundo ele, o mercado de carros elétricos está crescendo de forma exponencial e cada mercado apresenta desafios únicos à sua expansão. “Para ter sucesso no nosso trabalho, temos de desafiar cada verdade e cada processo que desenvolvemos ao longo da carreira. Temos a sorte de ser escolhidos como pilotos do futuro da Ford.”
O conceito inovador de trabalho desse time inclui o local onde ele está instalado, uma antiga fábrica no bairro de Corktown, no coração de Detroit. Ela foi totalmente reformada e tem espaços abertos que favorecem a colaboração. “A grande mudança, porém, está na mentalidade e na liberdade que temos de trabalhar de um modo completamente diferente”, explica Palmer.
A formação multifuncional do time permite que pessoas de áreas como marketing, engenharia e finanças trabalhem juntas desde o início dos projetos, estimulando pontos de vista diferentes.
Outra grande mudança é o foco no consumidor em todo o processo. “Não existe uma grande base histórica de dados sobre veículos elétricos para se consultar e tentar prever o que virá no futuro. O mundo está mudando radicalmente e mais do que nunca temos de escutar para realmente entender nossos consumidores e como eles estão evoluindo”, completa o executivo.
Um estudo realizado em 2017, pelo pesquisador Fredy Machado, mostra que 40% dos executivos brasileiros estão infelizes no trabalho. Além disso, existe o fato que 64% afirmam que gostaria de fazer algo diferente do que faz atualmente para ser mais feliz. A pesquisa foi realizada com mais de 300 profissionais, em 21 estados brasileiros e também fora do país.
A maior insatisfação dos executivos está em “não dar conta” de tudo o que precisam fazer. As jornadas excessivas, reuniões intermináveis, bem como o ritmo frenético de trabalho, faz com que os profissionais não se sintam plenamente realizados. A sensação de estar sempre correndo contra o tempo traz uma grande frustração.
O clima organizacional também é decisivo nessa questão. Empresas que não oferecem boas condições de trabalho, em ambientes muito competitivos ou com pessoas de difícil relacionamento, tendem a ser cercadas de profissionais insatisfeitos. Isso afeta a produtividade e mina as possibilidades de crescimento.
Outro ponto que leva à insatisfação é o profissional não fazer o que realmente gosta. Infelizmente, muitas pessoas não conseguem seguir a carreira que escolheu, se vendo obrigadas a buscar alternativas. Nesses casos, se não houver alguém que apoie a transição de carreira, é importante ter um hobby (plano B) paralelo, ainda que voluntário. Ter esse tipo de realização pode até tornar o trabalho oficial mais prazeroso.
Logicamente salário e benefícios são importantes, mas eles não podem nos escravizar. “Existem muitas pessoas inseguras trabalhando além do necessário para comprar o que não precisam e impressionar a sociedade”. Viver nesse ciclo de superficialidade é extremamente desgastante e desmotivador. Profissionais precisam de um propósito, uma razão para desempenharem seu trabalho com qualidade e felicidade.
É importante também manter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Todos precisamos de tempo para investirmos e cuidarmos da saúde, dos filhos e até dos estudos. Empresas que demandam que os profissionais fiquem ativos 24 horas por dia, sete dias por semana, acabam impossibilitando a programação de atividades fora da empresa, como frequentar uma academia ou fazer um curso.
Muitos profissionais precisam aprender a ressignificar seu papel, se perguntando se realmente gostam do que fazem, onde fazem e com quem fazem. Todos esses elementos são determinantes para a felicidade no trabalho. Se um deles não estiver bom, talvez seja hora de buscar outra alternativa. A infelicidade no trabalho pode até existir, mas ela precisa ser provisória. Nunca definitiva. Nós temos que ser os protagonistas das nossas carreiras.
*Fernanda Andrade é Gerente de Hunting e Outplacement da NVH – Human Intelligence
No último dia 4 de setembro, foi divulgada a notícia de que a atriz Thaís Melchior desativou seus perfis nas redes sociais após receber ameaças e xingamentos de fãs da novela que participará. Thaís não foi a primeira celebridade a se assustar com o assédio vindo da internet. Em caso muito mais emblemático, um fã da apresentadora Ana Hickmann, não satisfeito em monitorar e perseguir sua vida nas redes sociais, invadiu seu quarto de hotel e atirou contra ela, acertando sua assessora. O desfecho da tragédia se deu com a morte do fã obsessivo pelo cunhado da apresentadora.
Embora pessoas públicas sejam alvos mais frequentes de mensagens de ódio e assédios pela internet, podendo chegar a situações extremas como a de Ana, infelizmente, casos como esses não são exclusividade dos famosos.
A evolução da tecnologia e o acesso à internet disseminado e na palma de nossas mãos são fatores preponderantes para o crescimento exponencial do número de usuários das redes sociais. Embora elas tenham surgido, com representatividade global, no início dos anos 2000 com o Orkut, Myspace e Fotolog, seu alcance ainda era incipiente.
O Orkut, por exemplo, chegou a ter “apenas” 66 milhões de usuários, nada comparado à rede social de Mark Zuckenberg. De acordo com o site statista.com, o Facebook supera tranquilamente a casa dos dois bilhões de membros, enquanto que o Whatsapp e o Instagram já bateram a marca de um bilhão.
Mas junto com a popularidade das redes vieram também alguns problemas. É crescente, por exemplo, a prática de ilícitos de diversas naturezas cometidos por meio delas e dos aplicativos digitais. É, também, cada vez maior o número de pessoas que sofrem com o chamado cyberstalking, termo em inglês utilizado para descrever conduta de quem ilegalmente persegue ou assedia virtualmente alguém.
O comportamento perseguidor, de acordo com o Centro Nacional de Vítimas de Crime dos Estados Unidos, é caracterizado por “uma linha de conduta dirigida a alguém específico que leva pessoas razoáveis a sentir medo”. Os números dessa prática, seja virtual ou real, chamam a atenção: são 7.5 milhões de pessoas que sofrem algum tipo de perseguição persistente nos Estados Unidos; 11% são perseguidas por 5 anos ou mais; e 1 em cada 5 vítimas são perseguidas por um estranho.
Esses dados, aliados ao aumento de usuários de redes sociais, só tendem a crescer. Cada vez mais a população mundial expõe suas vidas na internet, permitindo que algumas pessoas se sintam “parte dela” e obtenham informações de diversas naturezas, tais como os locais que frequenta, com quem se relaciona, seus hábitos etc.
Essas informações são importantes para nutrir o assédio persistente do stalker, que pode ocorrer com o envio constante de mensagens, especialmente de ódio, por monitoramento incessante das redes sociais, propagação de notícias difamatórias, tentativa de contato com parentes, amigos ou pessoas do convívio do perseguido, podendo, inclusive, extrapolar o ambiente virtual, se desenvolvendo para perseguições nos locais em que sabidamente a vítima frequenta.
O cyberstalking é definido como crime pelo ordenamento jurídico de diversos países. Na Alemanha, país referência em matéria penal, comete o delito quem “perseguir ilegalmente uma pessoa buscando sua proximidade” ou “tentando estabelecer contato” “por meio de telecomunicação ou outros meios de comunicação ou através de terceiros” (seção 238 do código penal alemão).
No Brasil, porém, ainda não há a figura deste crime específico. Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei nº 236/2012 para reforma do Código Penal, em que a “perseguição obsessiva ou insidiosa”, realizada por quem, “de forma reiterada ou continuada, ameaça à integridade física ou psicológica” da vítima, “restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer outra forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”, é punida com prisão de dois a seis anos. No entanto, o projeto em questão ainda se encontra em fase de discussão.
A atual ausência de tipificação da perseguição virtual e do assédio persistente não significa, contudo, que tais condutas possam ficar impunes. Nos casos menos graves, por exemplo, elas podem ser caracterizadas como perturbação à tranquilidade, prevista no art. 65 da lei de contravenções penais, cuja competência para julgamento é do Juizado Especial Criminal.
Já nos mais graves, em que constatada efetivamente uma ameaça “por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar” à vítima “mal injusto e grave”, o autor poderá responder ao delito previsto pelo artigo 147 do Código Penal.
Em situações ainda mais complexas, esse comportamento pode resultar na prática de lesão corporal, prevista no art. 129 do Código Penal, pois comete este delito não só aquele que atinge a vítima com um soco, por exemplo, mas também quem, de qualquer forma, atente contra a sua integridade física, aí incluída a saúde mental.
Por fim, a lei Maria da Penha (11.340/06) estabelece que a violência doméstica e familiar contra a mulher consiste em qualquer ação fundada no gênero que cause lesão psicológica. Como não há dúvidas de que o stalking pode ser uma forma de violência psíquica contra a mulher, ao agressor é também passível a aplicação das medidas protetivas de urgência previstas nessa lei.
Como se nota, o tema é bastante delicado, mas é importante que quem sofra uma situação de perseguição não permaneça em silêncio e busque informações sobre como evitar que a conduta de seu agressor se perpetue e quais os mecanismos legais para enfrentar o problema. Por outro lado, é preciso distinguir a perseguição obsessiva virtual do acompanhamento, ainda que contundente, nas redes sociais.
Vale lembrar que as mídias sociais possuem ferramentas para que o usuário limite a sua exposição, com avançadas definições de privacidade, o que pode evitar situações indesejadas e comportamentos obsessivos de potenciais cyberstalkers.
*Gustavo Alves Parente Barbosa é sócio do escritório Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado Advogados
Em sua primeira entrevista após a fusão entre a Aker e a N-Stalker, que deu origem à OGASEC, Thiago Zaninotti, CTO da empresa, fala nesta entrevista sobre o mercado de segurança da informação e destaca que o ponto fraco para as invasões e roubo de dados ainda são as pessoas.
Zaninotti dá um panorama bastante abrangente da situação atual, aborda quais os impactos ela terá em IoT (Internet das coisas), nos dispositivos móveis e como fazer para se antecipar aos hackers e cibercriminosos que não descansam e sempre desenvolvem novos métodos de ataques.
Fala também sobre como conseguiu ser fornecedor de um sistema de segurança para a NASA, a agência espacial americana, cliente que mantém há praticamente duas décadas.
Em 09 de setembro é celebrado o Dia Nacional e Latino-americano da Epilepsia, instituído há 18 anos durante o I Congresso Latino-Americano de Epilepsia para marcar a importância da promoção do tema para o melhor entendimento e tratamento da doença.
O neurocirurgião especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Luiz Daniel Cetl, explica que aproximadamente 75% dos casos têm início ainda na infância, sendo que as causas são desconhecidas em quase 50% das pessoas. “Pela própria natureza de desconhecimento da causa é que surgem mitos a respeito da doença, alguns ainda arraigados em preconceitos”, declara.
Para ajudar a esclarecer e conscientizar a respeito da Epilepsia, o médico listou alguns mitos e verdade sobre a doença. Veja a seguir.[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
1 – A epilepsia é uma doença mental: mito
A epilepsia se caracteriza por uma doença neurológica, caracterizada por uma disfunção que ocasiona descargas elétricas fora do padrão e de forma excessiva em regiões do cérebro, gerando crises convulsivas e involuntárias que afetam a consciência, sensibilidade e controle muscular. As crises podem ser focais ou generalizadas, dependendo da origem das descargas elétricas no cérebro.
2 – É possível ter uma vida normal com epilepsia: verdade
Sim, embora cada caso deva ser analisado individualmente sob a capacidade de controle das crises, na grande maioria dos casos as pessoas com epilepsia podem desenvolver atividades normalmente, tendo pleno desenvolvimento social e profissional. Como exemplo de grandes personalidades com a doença, podem ser destacados o pintor Vincent van Gogh, os escritores Fiódor Dostoievski e Machado de Assis, e o imperador D. Pedro I.
3 – A epilepsia é transmissível: mito
Por não ser uma doença infecto contagiosa, mas sim neurológica que envolve essencialmente uma disfunção sobre a conexão dos neurônios com resultado de descargas elétricas anormais, não é transmitida de pessoa para pessoa por contato, ar, ou qualquer outro meio externo.
4 – Convulsão é o mesmo que epilepsia: mito
A crise epiléptica convulsiva, em que o paciente pode cair contraindo a musculatura de todo o corpo, salivando e mordendo a língua, é apenas um dos aspectos da epilepsia e ela não define a doença por si só. Ou seja, nem todo episódio de convulsão é sintoma ou crise da epilepsia.
Para classificar uma crise convulsiva como sintoma deste transtorno, é preciso que haja uma ocorrência mínima de duas ou mais crises convulsivas em um mesmo ano, sem manifestação de febre, ingestão de álcool, intoxicação por drogas ou abstinência destas drogas durante esse período.
5 – Epilepsia não tem cura: verdade
Devido ao desconhecimento de sua causa, ainda não é possível falar em cura para a doença. No entanto, com o tratamento à base de medicamentos, é possível manter a doença com os sintomas inertes. Em alguns casos, quando não há uma resposta tão positiva para o controle das crises convulsivas, o paciente pode ser indicado a alguns tipos de cirurgia. São elas:
Ressectiva: indicada para casos em que se sabe o foco cerebral das descargas que ocasionam a crise da epilepsia e é possível remover a zona de início ictal (local do ataque súbito).
Desconectiva: quando a origem da descarga é de apenas um lado, consegue-se a separação entre os dois hemisférios, para que as descargas não passem de um lado para o outro.
Estimulação do nervo vago Coloca-se um implante de eletrodo no nervo vago ligado a um estimulador (marca-passo) inserido na região da clavícula, recebendo impulsos elétricos programados. Normalmente são feitos 30 segundos de estimulação a cada 5 minutos, podendo variar de acordo com o caso. Estes sinais são replicados para o cérebro, interferindo na frequência das crises epiléticas.
Para saber mais sobre a epilepsia, acesse o infográfico Tudo Sobre Epilepsia e assista o vídeo Epilepsia de A a Z abaixo.
Ainda que não associem o nome à criação, pesquisadores de variadas épocas e áreas de conhecimento foram responsáveis por criações revolucionárias que resultaram no avanço da humanidade. Suas descobertas e invenções significaram progressos em diversos segmentos e estão presentes até hoje em nosso dia a dia.
Quer saber quem são alguns deles? Confira abaixo:[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Foto – Divulgação
Jaap Haartsen – Bluetooth
A transmissão de dados e arquivos entre dispositivos móveis como celulares, computadores portáteis, câmeras digitais, impressoras e scanners é feita de maneira rápida e segura graças à tecnologia de comunicação sem fio bluetooth. O responsável pela invenção foi o engenheiro elétrico holandês Jacobus Cornelis Haartsen, mais conhecido como Jaap Haartsen. A tecnologia foi anunciada em 1994 e representou um verdadeiro marco de inovação.
Foto – Divulgação
Alexander Fleming – Penicilina
Um material de estudo esquecido sobre a mesa durante as férias pode arruinar a pesquisa, certo? Errado, se estivermos falando do médico e microbiólogo inglês Alexander Fleming. Durante um estudo para encontrar uma substância capaz de combater bactérias em feridas, Fleming resolveu tirar férias e se esqueceu de todo o experimento. Em sua volta, percebeu que os micro-organismos estavam mofados.
No entanto, onde estavam os fungos, havia algo que poderia conter as bactérias. Desse acaso nasceu uma segunda experiência. Durante o novo estudo, Fleming descobriu a penicilina, o primeiro antibiótico, responsável por salvar milhares de pessoas de doenças infecciosas.
Foto – Divulgação
Harry Coover Jr. – Cola instantânea
Muito utilizada em artesanato e pequenos reparos, a cola instantânea, também conhecida como supercola, foi mais um caso de descobertas que aconteceram “sem querer”. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o químico americano Harry Coover Jr. estava disposto a criar uma mira de precisão. Para isso, utilizou o “acrilato”, mas desistiu da substância química por considerá-la muito pegajosa. Seis anos depois, seu colega Fred Joyner experimentou unir duas lentes com o material e viu que elas não podiam mais ser separadas. Surgia, então, a supercola.
Foto – Divulgação
Kikunae Ikeda – UMAMI
Foi em 1908, no Japão, que o pesquisador Kikunae Ikeda, enquanto saboreava o seu dashi – caldo tradicional da culinária japonesa feito com alga kombu e peixe bonito –, percebeu um gosto diferente que não era salgado, doce, azedo ou amargo.
A curiosidade levou Kikunae ao laboratório para entender melhor aquela sensação. Depois de muitas pesquisas, descobriu que aquele gosto era proporcionado pelo ácido glutâmico, que também estava presente em outros alimentos como queijos, tomates, carnes e cogumelos
Ele nomeou o gosto de “umami”, que, em japonês, significa saboroso. Nos anos 2000, pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para esse gosto nas papilas gustativas e o umami passou a ser reconhecido cientificamente como um dos cinco gostos básicos do paladar humano.
Veja mais em http://www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais – facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami
Foto – Divulgação
Martin Cooper – Celular
Em um mundo cada vez mais conectado, fica difícil imaginar o dia a dia sem o uso de smartphones e seus aplicativos. No entanto, o que muitos não sabem é que o pioneiro do aparelho móvel foi o americano engenheiro eletrotécnico e designer norte-americano Martin Cooper, inventor do Motorola DynaTAC.
Outra informação curiosa sobre a invenção do celular foi a sua inspiração: segundo Cooper, o comunicador usado pelo capitão Kirk, em Jornada nas Estrelas, foi o que despertou a ideia nele.
Os games acumulam fãs por todo mundo e fazem parte do dia a dia de jovens e adultos brasileiros. É um mercado que está em plena expansão: de acordo com a Newzoo, consultoria especializada em games, a movimentação financeira dessa indústria no Brasil chegará a…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…US$ 1,5 bilhão em 2018. Acompanhando essa paixão nacional pelo universo gamer, a OLX já registra mais de 709 mil videogames vendidos por meio da plataforma apenas neste ano.
O número de anunciantes da subcategoria Videogames aumentou 12% no primeiro semestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A cada hora, 124 games e itens relacionados são vendidos por meio do maior site e aplicativo de compra e venda online do País. E, dentro da subcategoria, 28% dos produtos são vendidos em menos de um dia.
Com os frequentes lançamentos feitos pelas marcas, comprar itens seminovos e usados é uma maneira dos aficionados por games adquirirem novidades em condições mais acessíveis e em ótimo estado. Dados da OLX revelam que os compradores conseguem economizar até 73% no Playstation 4 Pro, 50% no Xbox One X e 26% no Nintendo Switch. As médias de preços na plataforma do Playstation 4 Pro (R$ 800), do XBox One X (R$ 2.000) e do Nintendo Switch (R$ 1.400) foram comparadas com seus valores de mercado.
Mesmo com a chegada de novas gerações de games, há relíquias que ainda encantam e mexem com o imaginário dos fãs. Na OLX, é possível encontrar anúncios de raridades como o Magnavox Odyssey, o primeiro console de videogame do mundo, à venda por R$ 6.000. Já o Atari 2600, outro game que também marcou época, é anunciado por R$ 650.
Apresentado durante a última semana de agosto no Club Med Paradise na cidade de Mogi das Cruzes, no Estado de São Paulo, para a imprensa automotiva especializada e influenciadores digitais, o SUV Citroën C4 Cactus agitou o mercado automobilístico brasileiro. A marca francesa não tinha um carro nessa categoria e se ressentia disso, pois esse segmento está aquecido e se tornou, nos últimos anos, o responsável por importante fatia do faturamento das montadoras.
Basta olhar em volta no trânsito para ver a quantidade de SUVs de todos os portes e tamanhos que andam pelas ruas para constatar que eles caíram no gosto do brasileiro.
Os SUVs médios, que são os mais populares e entregam bom custo benefício para seus donos, já que os modelos ficam na faixa de preço entre R$ 70 mil para os “básicos” e câmbio mecânico e R$ 110 mil reais para os completos e câmbio automático de seis velocidades. Com isso, a briga no mercado é muito apertada e a escolha de cada marca pelo consumidor acaba caindo no pacote de tecnologia, opcionais, garantia e serviços pós venda que cada uma entrega.
Fome de mercado
Nesse ponto o C4 Cactus chega agressivo e com fome de mercado. O preço apresentado em seu lançamento, frente aos concorrentes e pelo que entrega, é visivelmente favorável ao bolso do consumidor. Veja as tabelas comparativas.
Modelo intermediário
Clique na imagem para vê-la maior – Imagem – GOJ
Preço topo de linha
Clique na imagem para vê-la maior – Imagem: GOJ
Preços da linha completa 1
Clique na imagem para vê-la maior – Imagem: GOJ
Preços da linha completa 2
Imagem: GOJ
Design O design do SUV C4 Cactus foi praticamente remodelado no Brasil e ganhou a Europa. Ele é uma evolução do modelo original, europeu, e teve suas mudanças efetuadas aqui no Brasil comandadas por Daniel Nozaki, Diretor de design do grupo para a América Latina.
Nozaki explica no vídeo abaixo como foi o processo de remodelagem do produto e porquê ele foi exportado para a França.
Novos Materiais Além da alteração da aparência do carro, foi realizada uma força tarefa junto aos fornecedores de vários componentes do veículo, desde o acabamento interno como revestimento, espuma dos bancos, isolamento acústico para barrar o ruído do motor e barulhos externos, além dos pneus que foram desenvolvidos do zero pela Pirelli especialmente para o C4 Cactus, porém sem exclusividade. A fabricante italiana poderá vender os pneus normalmente para qualquer montadora e público em geral.
Primeiro teste ao volante
A Citroën disponibilizou um modelo topo de linha, o SHINE PACK THP AUTOMÁTICO, de 173 cv, turbo, com câmbio de seis velocidades mais a ré, para rodarmos alguns quilômetros e termos as primeiras impressões do veículo.
No vídeo abaixo eu descrevo essas impressões, pois rodei em uma estrada de terra e no asfalto. Veja como foi.
Tecnologia embarcada
A empresa deu bastante destaque para a tecnologia embarcada no modelo. Obviamente, à medida em que se aproxima do topo ela está mais presente, mas os modelos mais básicos oferecem bons recursos tecnológicos.
Ele conta com o pacote de equipamentos de segurança e ajudas à direção denominado ADAS – Advanced Driver Assistance Systemque, segundo a empresa, é o mais avançado de sua categoria.
Destaques do pacote – Para saber detalhes de cada um, acesse o site
O Active Safety Brake – Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão
O Alerta de Saída de Faixa
O Alerta de Atenção ao Condutor
O Coffee Break Alert
Faróis de neblina com Cornering Light
Assistência em Subidas (Hill-Start Assist)
Controle de aderência (Grip Control)
Sistema Keyles
Botão Start/Stop
Sistema de áudio HIFI
Bluetooth e sistema hands-free
Câmera de ré
Controle e limitador de velocidade
Faróis automáticos e sensores de chuva
Espelho eletrocrômico
Detector de pressão dos pneus
Para finalizar
Se a comparação para compra for a comparação do custo-benefício com os concorrentes, pelo que foi mostrado pela empresa, acaba de entrar no mercado um concorrente de peso para o segmento. Devo pegar um para teste em breve e aí terei mais informações e mais detalhes para compartilhar.
A Citroën, por seu lado, está muito animada com este lançamento e considera que ele irá inaugurar uma nova era da marca no Brasil. É aguardar para ver.
A Samsung lançou no Brasil em 30 de setembro o Galaxy Note9, dois tamanhos do relógio digital Galaxy Watch e vários acessórios para o smartphone que a fabricante considera seu produto mais sofisticado colocado no mercado até agora.
Nesta cobertura especial do Vida Moderna você não perde um detalhe desse lançamento e pode ver na íntegra as apresentações de cada produto, inclusive o planejamento de marketing que elaborado para colocar os dispositivos no mercado.
Além disso você também pode ver uma entrevista que fiz com André Vargas, diretor de produto da Samsung Brasil, em que ele dá mais detalhes do Galaxy Note9.
Assista agora a apresentação completa e saiba tudo deste lançamento.
O Galaxy Note9 traz novidades que vão agradar os consumidores que buscam ótima performance sem abrir mão de design sofisticado em seu smartphone, o modelo chega ainda mais poderoso, graças a uma nova S Pen, câmera inteligente, bateria de longa duração, maior espaço de armazenamento, entre outros recursos que garantem o melhor desempenho do mercado.
“A série Galaxy Note possui um longo histórico de inovações para oferecer smartphones superpotentes para os usuários. A Samsung lançou o primeiro Galaxy Note em 2011, criando uma categoria no mercado de smartphones. A empresa foi pioneira e ditou tendência ao apostar no segmento de telas grandes e oferecer a caneta S Pen provando que tamanho de tela importa e que a caneta inteligente atrelada ao smartphone faz toda a diferença. O Galaxy Note9 reforça esse DNA inovador e o compromisso da empresa de continuar na vanguarda do mercado oferecendo os melhores produtos e serviços aos consumidores”, afirma Antonio Quintas, Vice-Presidente da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil.
S Pen conectada: controle sempre nas mãos A S Pen, um dos diferenciais mais reconhecidos da linha Galaxy Note e que sempre agregou benefícios para diversas atividades dos usuários, seja na forma de se comunicar ou pela agilidade no trabalho, chega com versão inovadora no Galaxy Note9.
Uma das grandes novidades da nova S Pen é o suporte a Bluetooth Low-Energy (BLE), que permite que os usuários tirem selfies e fotos em grupo com enquadramento perfeito, pausar apresentações, passar slides, reproduzir vídeos, com apenas um clique.
Além disso, as anotações com tela desligada também estão mais dinâmicas, já que a cor das marcações feitas com a caneta agora correspondem à cor da própria S Pen – amarelo (para o Galaxy Note9 Azul), branco (para o Galaxy Note9 preto) ou cobre para o modelo na cor cobre.
Câmera inteligente Graças aos novos recursos da câmera do Galaxy Note9, como detecção de falhas, os usuários não perderão o registro de momentos especiais, já que o smartphone avisa se alguém piscou, se alguma luz irá afetar a qualidade da imagem ou ficar borrada, por exemplo.
Outro destaque da câmera é o Otimizador de Cena, que por meio do uso da Inteligência Artificial gera imagens realistas e com cores intensas ao identificar os elementos de uma foto, como um cenário, pessoa, animal ou objeto, para classificá-la automaticamente em uma das 20 categorias de cena e instantaneamente otimizá-la.
Falta ou excesso de iluminação também não será mais problema. O novo Galaxy Note9 conta com tecnologia avançada de redução de ruído e lentes de abertura dupla que se ajustam à luz como o olho humano, garantindo uma imagem com mais brilho e nitidez.
Alta performance e produtividade O Galaxy Note9 traz diversas novidades que prometem agradar os usuários que estão sempre trabalhando e realizando atividades em qualquer lugar ou momento. Eles precisam de um smartphone que os acompanhem no dia a dia e, para isso, a bateria é um dos grandes diferenciais. O novo Note conta com 4.000 mAh que garante muito mais tempo longe do carregador.
Espaço para guardar documentos profissionais e fotos das férias inesquecíveis não será mais problema, pois o novo smartphone da Samsung traz versões de 128GB com 6GB de RAM ou 512GB com 8GB de RAM, que pode chegar a 1TB com a inserção de um cartão MicroSD. Além disso, ele é Dual Chip, o que traz ainda mais conveniência para acompanhar todos os momentos do dia.
O processador do Galaxy Note9 de 10nm traz mais velocidade para realizar streaming e download, podendo assim assistir vídeos e jogar o game favorito com maior fluidez. A novidade conta ainda com o sistema de resfriamento Water Carbon desenvolvido pela Samsung, e um algoritmo de ajuste de desempenho baseado em inteligência artificial no dispositivo, para oferecer um desempenho potente e estável.
Ecossistema completo O Galaxy Note9 traz Display Infinito que aliado à tela Super AMOLED de 6,4 polegadas permite mais brilho e contraste para jogar, verificar uma foto ou vídeo, com uma experiência verdadeiramente imersiva. Para completar a experiência audiovisual, a novidade conta ainda com alto-falantes estéreo da AKG e capacidade de áudio imersivo Dolby Atmos, que transmite o som com efeitos tridimensionais, proporcionando uma sensação maior de imersão do usuário.
Para os usuários que estão sempre na correria do dia a dia e que priorizam ter tudo no smartphone, podem contar com o recurso Samsung DeX, que foi aprimorado para conectar adaptadores HDMI altamente portáteis a um monitor, sem a necessidade de um dispositivo separado. O suporte de tela dupla permite que o usuário trabalhe simultaneamente na tela do smartphone e em um monitor conectado. Além disso, é possível utilizar o smartphone como um teclado de toque, um touchpad ou uma superfície para escrever ou desenhar com a S Pen, graças à ponta sensível a pressão da S Pen que oferece uma experiência de escrita realista e eficiente na hora de trabalhar usando o Samsung DeX.
O Galaxy Note9 traz ainda inúmeras facilidades para criar um completo ecossistema de dispositivos e serviços da Samsung que possibilita controlar dispositivos conectados por meio do SmartThings e a Bixby, plataforma de inteligência artificial da Samsung.
Experiência Galaxy Para os usuários que não abrem mão de conveniência aliada a soluções em tecnologias que façam a diferença no cotidiano, o Galaxy Note9 vem com carregamento rápido sem fio, resistência à água e poeira IP68 e serviços da Samsung, como Samsung Health e Samsung Pay. Além disso, a segurança dos dados está garantida com o Samsung Knox, solução de segurança para dados corporativos e pessoais dos smartphones e tablets da Samsung.
A nova geração da linha Galaxy Note9 traz recursos que garantem a segurança no desbloqueio do smartphone, com opções de segurança biométrica, reconhecimento de impressões digitais, reconhecimento de íris e recursos de reconhecimento facial.
Disponibilidade e preços O Galaxy Note9 estará disponível a partir do dia 14 de setembro nas principais lojas do varejo e Samsung, nas cores azul e preto, na versão 128GB com 6B de RAM, por R$ 5.499. A pré-venda acontecerá entre os dias 31 de agosto e 13 de setembro, e chegam às lojas no dia 14 de setembro.
Já o Galaxy Note9 na cor cobre, com 512GB e 8GB de RAM, chega por R$ 6.499 exclusivamente nas lojas Samsung e terá período de pré-venda estendido até o dia 28 de setembro. A venda dessa versão do aparelho começa no dia 29 de setembro.
Durante o período de pré-venda, os clientes que comprarem o Galaxy Note9 ganharão uma câmera Gear 360, na promoção “Comprou e Ganhou”.
Para ver as especificações de produto do Samsung Galaxy Note9 CLIQUE AQUI
Veja o vídeo com a entrevista de André Vargas
Samsung apresenta Galaxy Watch no Brasil
Com design elegante e bateria robusta , o novo smartwatch
chega ao país em diferentes opções de cores e tamanhos
A Samsung anuncia a chegada ao mercado brasileiro, em setembro, do Galaxy Watch, o mais novo smartwatch que concilia bem-estar e design em um único produto. O relógio chega, com conectividade Bluetooth e ajuda os usuários a viverem melhor com novos recursos de monitoramento de stress e sono, além de oferecer uma linha mais robusta com opções de estilo, nas cores prata, preto e dourado e em dois tamanhos – 42mm e 46mm.
Imagem: Divulgação
“Além de integrar recursos tecnológicos avançados, o novo Galaxy Watch foi desenvolvido para levar aos consumidores uma nova experiência de smartwatch que os auxilie a alcançar seus objetivos. A novidade mostra a preocupação da Samsung em oferecer serviços e produtos que façam a diferença no dia-a-dia dos consumidores”, afirma Renato Citrini, Gerente Sênior de Produtos da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil.
Design, tecnologia e bem-estar em um só dispositivo O Galaxy Watch possui o legado dos smartwatches da Samsung. Pela primeira vez, o dispositivo possui sons de relógios analógicos, além de oferecer um efeito de profundidade que cria sombras definindo cada detalhe no mostrador para aqueles que preferem uma aparência tradicional. O Galaxy Watch chega em dois tamanhos e diferentes estilos, com uma versão em prata de 46 mm e uma opção de 42 mm em preto ou dourado. Além disso, os usuários podem personalizar ainda mais o Galaxy Watch com uma seleção de mostradores e pulseiras.
Imagem: Divulgação
Os recursos tecnológicos permitem que o Galaxy Watch seja um aliado do usuário junto com o inseparável smartphone. Pareado por conexão Bluetooth, o novo dispositivo possibilita efetuar e receber chamadas de voz, e utilizá-lo como “carteira móvel digital”, por meio do suporte ao Samsung Pay (via NFC), além de utilizar o GPS integrado e, por meio da Bixby, interagir com o aparelho por comandos de voz para a assistente de voz inteligente da Samsung.
Além disso, o Galaxy Watch oferece uma verdadeira experiência de saúde e bem-estar com o novo rastreador de gerenciamento de stress, que detecta automaticamente altos níveis de estresse e oferece exercícios de respiração para ajudar a manter os usuários centrados e focados. Com um novo e avançado rastreador de sono o modelo monitora todas as fases do sono, incluindo os ciclos REM, ajudando os usuários a ajustar seus hábitos de sono e obter o descanso necessário para seus dias.
Imagem: Divulgação
Com o sono e o stress sob controle, o Galaxy Watch também ajuda os usuários a alcançar outras metas de saúde e bem-estar, incluindo condicionamento físico. O Galaxy Watch inclui 21 novos exercícios para serem realizados em ambientes internos, acompanhando um total de 39 treinos que permitem que os usuários personalizem e alterem suas rotinas. Como uma nutrição equilibrada é tão importante quanto a prática de exercícios, o Galaxy Watch torna mais fácil o acompanhamento intuitivo de calorias e alertas personalizados por meio do aplicativo Samsung Health.
Os consumidores podem ainda utilizar o Galaxy Watch nas mais diversas modalidades esportivas, já que é resistente a água com classificação de 5 ATM, e possui certificações IP68 e MIL-STD-810G, que permitem um uso duradouro, independentemente do ambiente, e confere durabilidade de nível militar a sua caixa, além da tela que é resistente a riscos com o uso do Corning Gorilla Glass DX+
Imagem: Divulgação
A duração prolongada da bateria do Galaxy Watch de até 80 horas elimina a necessidade de carregamento diário, ajudando os usuários em suas semanas agitadas. Com uma duração de bateria mais longa, nunca foi tão fácil se desconectar do smartphone como agora.
A Samsung facilita ainda mais o controle de música e multimídia no Galaxy Watch com o Spotify, permitindo aos usuários ouvir músicas off-line ou sem um smartphone por perto com o modo Spotify Offline, além de manter as informações seguras com o Samsung Knox e desbloquear facilmente computadores ou tablets com o Samsung Flow.
Disponibilidade O Galaxy Watch é compatível com os smartphones que possuem Android 5.0 ou superior, bem como iOS 9.0 ou superior. O modelo chega em setembro nas principais redes varejistas e lojas Samsung e os preços variam de acordo com o tamanho. As versões de 42mm chegam em preto e dourado, pelo preço sugerido de R$2.199,00. Já a versão de 46mm vem na cor preta, pelo preço sugerido de R$ 2.399,00. Para mais informações sobre o produto, visite https://news.samsung.com/br/
Samsung lança portfólio completo de acessórios para o Galaxy Note9 no Brasil
Produtos unem design e funcionalidades para que as pessoas
aproveitem o melhor do novo smartphone da Samsung
Com o lançamento do novo Galaxy Note9 no mercado brasileiro, a Samsung apresenta um vasto portfólio de acessórios desenvolvidos para proporcionar aos consumidores do novo smartphone uma experiência ainda mais completa.
Proteção com estilo A Samsung possui diversas opções de capas para proteger o Galaxy Note9, além de combinar com um design arrojado do novo integrante da linha Note.
A Clear View Standing é ideal para quem busca um acessório com recursos que facilitem a rotina. A capa protege o smartphone e ainda permite posicioná-la em dois ângulos diferentes em modo paisagem, ideal para visualização de conteúdos como filmes, vídeos e e-mails. O acessório também permite que o usuário atenda a ligações e visualize as principais informações sem a necessidade de abrir a capa. Disponível nas cores preta, azul e violeta, a Clear View Standing chega com preço sugerido de R$ 289,00.
A capa de couro no estilo carteira é feita em couro Premium genuíno, que reveste e protege o Galaxy Note9, além de proporcionar maior conveniência e praticidade para guardar os cartões em um porta-cartões acoplado na parte interna. A capa também, pois aciona e desliga a tela conforme a abertura da aba frontal do aparelho. Disponível nas cores preta e marrom, essas opções de capa terão o preço sugerido de R$ 279,00.
Outra escolha pode ser a LED View, com design super tecnológico, une proteção e conveniência. O usuário recebe as notificações em LED na parte frontal da capa como chamadas recebidas, mensagens e hora atual, além de controlar a execução ou pausa das músicas. Disponível na cor preta, o preço sugerido é de R$ 309,00.
Já a Protective Standing é um modelo desenvolvido em material mais rígido, seguindo padrões militares de segurança para oferecer proteção completa e estilo ao proteger o seu Note9. A capa ainda possui uma haste móvel na parte traseira, ideal para posicionar o smartphone a fim de ver vídeos e fotos. O suporte ainda desarma caso receba pressão atípica, para não quebrá-la. Disponível nas cores preta e prata, o acessório terá preço sugerido de R$ 189,00.
Os clientes que buscam leveza e conforto ao manusear o novo Galaxy Note9 podem escolher pelas capas de silicone que, além de proteger, oferecem um contato agradável e ergonômico das mãos com o aparelho. Disponível nas cores preta e azul, essas capas podem ser adquiridas pelo preço sugerido de R$ 139,00.
Carregador duplo e sem fio Neste lançamento, o catálogo de acessórios para o novo Galaxy Note9 traz o Carregador Rápido Sem Fio Duplo com dupla entrada para dispositivos como smartphones e smartwatches. Com o equipamento, os usuários podem carregar simultaneamente até dois aparelhos (Android e iOS), um smartphone mais um relógio ou dois smartphones. Além disso, o modelo conta com um design sofisticado, feito em material emborrachado e antiderrapante, além de oferecer o ângulo ideal para visualização da tela a qualquer momento, o que permite acompanhar as notificações dos dispositivos, enquanto a bateria é recarregada.
Com acabamento emborrachado e antiderrapante, o Carregador Rápido Sem Fio Pad é a opção ideal para quem busca recarregar a bateria rapidamente, apenas aproximando o smartphone ou smartwatch. E é compatível com vários aparelhos que seguem o Padrão Qi.
O carregador com dupla entrada chegará com o preço sugerido de R$ 479,00 e o simples por R$ 269.
Acessórios para ajudar na produtividade A Samsung oferece uma linha de acessórios compatíveis com o Samsung DeX para aumentar a produtividade no uso do Galaxy Note9. Por meio do Adaptador HDMI (vendido separadamente) e Cabo DeX, o usuário pode usar o Note 9 no Modo DeX ou espelhar a tela do celular em diferentes telas, como monitores e televisores, e realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, além de exibir vídeos e filmes com qualidade 4K UHD. O Adaptador HDMI e Cabo DeX chegam ao mercado com os preços sugeridos de R$ 199,00.
Para quem precisa digitar e editar longos textos ou mensagens, a opção é utilizar o Teclado BT Dobrável, compacto dispositivo que utiliza conexão via Bluetooth e torna o smartphone em um computador portátil. O Teclado BT Dobrável estará disponível pelo preço sugerido de R$ 249,00.
Tela
6,4 polegadas Quad HD+ Super AMOLED, 2960×1440 (516ppi)
*Tela medida diagonalmente, como um retângulo completo, sem contabilizar os cantos arredondados
*A resolução padrão é Full HD+ e pode ser alterada para Quad HD+ (WQHD+) nas Configurações
Câmera
Traseira: Câmera Dupla com OIS (Estabilização Ótica de Imagem) dupla
– Grande angular: Super Speed Dual Pixel 12MP AF, F1.5/F2.4
– Teleobjetiva: 12MP AF, F2.4
– zoom óptico de 2X, zoom digital de até 10X
Frontal: 8MP AF, F1.7
Corpo
161,9 x 76,4 x 8,8 mm,
201 g,
IP68
S Pen: 5,7 x 4,35 x 106,37 mm, 3,1 g, IP68
*Contando com a classificação de resistência à poeira e água IP68. Baseado em condições de teste de submersão em até 1,5 metros de água doce por até 30 minutos
AP
Processador Snapadragon 845 Octa-core 10nm 64 bits (Máx. 2,8 GHz + 1,7GHz)
Memória
6GB de RAM, 128GB + slot microSD (até 512GB)
8GB de RAM, 512GB + slot microSD (até 512GB)
*Pode variar por mercado e operadora de celular
*A memória disponível para o usuário é menor que a memória total devido ao armazenamento do sistema operacional e do software usado para operar os
recursos do dispositivo. A memória real disponível para o usuário varia de acordo com a operadora e pode mudar após atualizações de software.
Cartão SIM
Dual SIM Híbrido: um slot Nano SIM e um Nano SIM ou microSD (até 512GB)
*Pode variar por mercado e operadora de celular
Bateria
4.000mAh
Carregamento rápido compatível com e sem fio
Carregamento com fio compatível com QC2.0 e AFC
Carregamento sem fio compatível com WPC e PMA
*Pode variar por mercado e operadora de celular
SO – Sistema Operacional
Android 8.1 (Oreo)
Redes
Enhanced 4×4 MIMO, 5CA, LAA, LTE Cat.18
*Pode variar por mercado e operadora de celular
Conectividade
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4/5GHz), VHT80 MU-MIMO, 1024QAM, Bluetooth® v 5.0 (LE até 2Mbps), ANT+, USB Type-C, NFC, Localização (GPS, Galileo*, Glonass, BeiDou*)
*A cobertura do Galileo e do BeiDou pode ser limitada.
Pagamentos
NFC, MST
*Pode variar por mercado
Sensores
Acelerômetro
Barômetro
Sensor de Impressão Digital
Sensor de Giroscópio
Sensor Geomagnético
Sensor de Ambiente
Sensor de Batimento Cardíaco
Sensor de Proximidade
Sensor de Luz RGB
Sensor de Íris
Sensor de Pressão
Autenticação
Tipo de bloqueio: Padrão, PIN, Senha
Tipos de bloqueio biométrico: Scanner de Íris, Scanner de Impressão Digital, Reconhecimento Facial
Leitura inteligente: Combina a varredura da íris e o reconhecimento facial para desbloqueio conveniente e, em alguns casos, fornece segurança aprimorada para determinados serviços de autenticação
A Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina, que realizará sua 11ª edição de 10 a 14 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, acaba de anunciar mais dois nomes de peso para o evento. Além de…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…Xbox, que este ano fará sua oitava participação na feira, Rod Fergusson, diretor do estúdio The Coalition, responsável pela franquia de sucesso Gears of War, fará sua estreia na BGS.
Rod participará de atividades no estande de Xbox, que terá uma área de 1.000 m², de sessões gratuitas de meet & greet, terá suas mãos gravadas no Wall of Fame e será homenageado com o Lifetime Achievement Award.
“Xbox é um grande parceiro e apoiador da Brasil Game Show desde 2011 e não poderia ficar de fora da edição deste ano, que elevará o evento ao next level”, disse Marcelo Tavares, fundador e CEO da BGS.
“Recentemente, fãs do game fizeram uma campanha nas redes sociais pela vinda do produtor ao Brasil, utilizando a hashtag #RodInBrazil, e o anúncio do Rod reforça a importância que a marca dá ao público brasileiro”, afirma Marcelo.
Grandes nomes confirmados na 11ª edição da Brasil Game Show Além de Rod Fergusson, a BGS já confirmou nomes como Shota Nakama, criador da Video Game Orchestra e uma das figuras mais respeitadas da produção musical para videogames; Fumito Ueda, criador dos aclamados jogos Shadow of the Colossus, Ico e The Last Guardian; Charles Martinet, dublador de Mario, famoso personagem da Nintendo; Nolan Bushnell, criador do Atari; Daniel Pesina, intérprete de diversos personagens icônicos de Mortal Kombat; Katsuhiro Harada, diretor de Tekken e de Soul Calibur, ambas importantes séries de jogos de luta, Michiteru Okabe, produtor sênior de Devil May Cry 5 e Yoshiaki Hirabayashi, produtor de Resident Evil. Também está garantida a participação da line-up de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) da MIBR, que conta com ídolos dos eSports como os jogadores brasileiros Marcelo “coldzera” e Gabriel “FalleN”.
Quem tem um pet sabe como é difícil sair de casa sem ficar preocupado com os bichinhos, seja para trabalhar, ir para a aula, viajar. Com a correria do cotidiano, é comum que os pets fiquem mais tempo sozinhos. Com os recursos que a tecnologia disponibiliza é possível saber como seu animal de estimação está em tempo real.
A startup curitibana PlayPet atua no segmento de produtos inteligentes para pets no Brasil e oferece uma opção para suprir esta demanda: a…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…Câmera PlayPet Intelbras permite que você acompanhe de qualquer lugar o dia a dia do seu animal de estimação através do aplicativo disponível para Android e iOS. Com design moderno, a câmera tem fácil instalação e pode ser fixada em superfícies metálicas, podendo ser rotacionada para obter o melhor ângulo.
Além disso, a câmera têm imagens de alta resolução, visão noturna e corpo de visão de 111º (diagonal), permitindo que você monitore seu animal de estimação mesmo no escuro. O preço sugerido é R$ 349,90.
“Ela é ideal para ambientes internos e totalmente integrada com os comedouros da PlayPet, todo o controle estará em suas mãos, pois ele é feito através do aplicativo, instalado em seu smartphone”, explica o CEO da Startup, Rafael Souza.
A PlayPet também oferece um comedouro, que funciona conectado à uma rede sem fio wi-fi, tem capacidade para até 2 quilos de ração. O alimento é liberado em tempo real, de qualquer lugar, ou de acordo com os horários pré-programados pelo usuário no aplicativo. Aliando a câmera e o comedouro, é possível acompanhar seu bichinho comendo. O combo com a câmera e o comedouro custa R$ 999,90.
Veja os vários ângulos do Mustang 5,0, várias cores, 466 cv, 10 marchas, várias configurações de dirigibilidade, vários roncos configuráveis do escapamento, aspirado e injeção direta de combustível. Porém, um só carro.
Pilotei um na cor preta, a convite da Ford. Porque só dirigir é impossível, mesmo a 20km/h.
Veja o vídeo.
Além disso, conversei com Maurício Greco, Diretor de Marketing para o Brasil da Ford, que contou os motivos que fizeram com que fosse possível trazer o Mustang para o Brasil e muito mais.
Dá para perceber a felicidade de Greco, pois em seis meses foram emplacados mais de 700 unidades do muscle car – ou pony car, na gíria americana – e isso em tempos de crise brava, ano de Copa do Mundo e eleições.
Segundo o executivo, ele sempre foi cobrado para isso acontecer desde 2007, quando assumiu o cargo na empresa. Parece que valeu a pena toda essa pressão.
O Itaú Unibanco, a Rede e o PayPal anunciaram hoje (29) uma parceria no segmento digital, como alternativa para garantir comodidade aos clientes nas compras online e gerar maior conversão de vendas para os varejistas. O Itaú Unibanco é a instituição financeira escolhida pelo PayPal para fechar a parceria estratégica e, nesse contexto, a Rede também terá serviços especializados dedicados à plataforma. O objetivo é a criação de…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…propostas de valor exclusivas, combinando expertises para acelerar a inclusão digital, impulsionar o volume de comércio digital global e colaborar ainda mais para reduzir o risco para os clientes.
Como parte desse acordo, as empresas trabalharão para oferecer as seguintes experiências aprimoradas aos usuários:
Conveniência
A parceria facilitará a vinculação de cartões de crédito emitidos pelo banco às contas novas ou já existentes do PayPal. Estes cartões vinculados poderão ser definidos pelo cliente como opção de pagamento na carteira do PayPal. A parceria melhorará a experiência de compra online e resultará em taxas de aprovação mais altas para nossos clientes.
Segurança aprimorada
As empresas trabalharão mais próximas e usarão ferramentas de dados, análise de risco e antifraude para oferecer uma experiência de compra segura e mais conveniente online e via app.
A funcionalidade da carteira digital PayPal estará disponível para uso no último trimestre do ano, em caráter piloto, mas os resultados já são comemorados antecipadamente. “Estamos celebrando mais um avanço em nossa jornada de modernização dos pagamentos, aprimorando a oferta de carteiras digitais a serviço dos clientes, desta vez com foco no varejo online”, afirma Marcelo Kopel, diretor-executivo do Itaú Unibanco. “Melhorar a experiência da pessoa que compra pela internet, por si só, já é um grande ganho, mas há também vantagens para quem vende, no aspecto comercial e no de segurança”, complementa.
“Este anúncio é um marco em nossa estratégia de parcerias focadas em oferecer comodidade e rapidez aos compradores online e também uma maior conversão de vendas para os comerciantes”, diz Jim Magats, Head de Produtos de Pagamento e Engenharia do PayPal. “Essas três empresas, cujas especificidades se complementam, dedicarão seus esforços para melhor atender os clientes e beneficiar milhões de consumidores e comerciantes brasileiros, que agora dispõem da melhor experiência de pagamento digital e móvel em todo o mundo”, conclui o executivo. Segundo Paula Paschoal, diretora geral do PayPal Brasil, “esta parceria tem potencial para conquistar cerca de um milhão de novos clientes ativos em até dois anos”.
“A parceria com o PayPal, marca reconhecida mundialmente, acontece em um momento de convergência de esforços para ampliar nossa atuação no e-commerce. Temos aí mais um ingrediente importante para nossa nova estratégia de negócio”, avalia Marcos Magalhães, presidente da Rede.
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é o astro regente de 2018. Conhecido entre os astrólogos por representar a sorte e o prestígio, ele simboliza a expansão humana em todos os sentidos, inclusive na vida amorosa. Mas, para quem ainda não aproveitou a energia do astro e não achou a cara metade, o app…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…Souls pode ser a solução. O aplicativo de namoro promete encontrar os pares ideais por meio dos signos que possuem mais afinidade e ascendentes com maiores chances de darem um ‘match’.
Os piscianos comandam a fila dos solteiros, seguidos pelos cancerianos e geminianos, de acordo com os cadastros na plataforma. Similar ao Tinder, Happn e outros aplicativos de paquera, o Souls leva em consideração a atração astrológica determinada pelo dia e horário de nascimento, e aproxima as pessoas de maneira mais certeira.
“É um espaço diferente porque dá a oportunidade de encontrar personalidades através da combinação astral, e não somente pela aparência e idade. Através da característica de cada signo, é possível simplificar a conexão”, diz Marcelo Rodrigues, desenvolvedor do aplicativo. Seguem na lista libra, touro, escorpião, sagitário, capricórnio, virgem, leão, áries e aquário, respectivamente.
Passo a passo
Com um layout enigmático e roxo, cor que representa a espiritualidade cósmica, o usuário deve preencher com precisão a data e hora em que nasceu e inserir fotos e pequenas descrições para fazer parte do Souls. As funcionalidades são gratuitas e a navegação não tem segredo: o app indica pretendentes e mostra o grau de afinidade com eles indicado por um ranking de até cinco corações. Basta, então, dar um like e bater um papo nos chats de conversa. Para ajudar as energias do universo, os super matches podem ser feitos uma vez ao dia.
Quem quiser ir além pode acessar a área VIP, onde o assinante paga uma taxa de R$ 10 por cem dias para ver quem deu match, além de poder checar o ascendente dos outros perfis. “A sinastria amorosa dá a opção de saber com muita certeza se um namoro pode dar certo ou não”, aponta Rodrigues. Segundo o criador do aplicativo, hoje em dia as pessoas acreditam na astrologia para encontrar relacionamentos duradouros e não querem ser atraídas apenas pela foto.
Combinar a leveza dos piscianos com a emoção dos cancerianos ou a intensidade dos librianos a fim de formar casais compatíveis e com um longo futuro é a proposta diferenciada do Souls. Criado em novembro de 2017, o app possui 8 mil usuários, e almeja alcançar os 50 mil em seis meses.
Falamos sobre os seguintes assuntos: quando o 6G estará disponível | Fase de Padronização | Prazos e Lançamento Comercial | Novas Capacidades e Casos de Uso | Velocidades significativamente mais rápidas | Latência extremamente baixa | Conectividade massiva de dispositivos - IoT (Internet das Coisas) em larga escala | Integração com Inteligência Artificial (IA) | Sustentabilidade e Eficiência Energética e desafios para sua implantação.