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Logística digital: a jornada do embarque a entrega da mercadoria

Por Anderson Benetti *

Estamos acompanhando todos os dias no noticiário, na internet e nos movimentos da economia, o quanto a logística está influenciando o consumo atualmente.

Isso porque já é muito comum durante uma compra online, a nossa avaliação crítica quanto aos prazos e custos de entrega. As experiências anteriores e avaliações de outros consumidores também nos influenciam, e isso é demandante para se destacar diante da concorrência.

Mas, para que tudo isso aconteça existe uma forte digitalização do setor logístico que tem sido estratégico para empresas de setores diversos da nossa economia.

Investir em tecnologias para controle do estoque, distribuição, gestão das frotas e gestão de distribuição das mercadorias, tem trazido agilidade para atender as necessidades do período de pandemia. E, mais do que isso, são inovações que vão se expandir e perdurar daqui em diante independente do momento atual que estamos vivendo.

Bastidores: antes de chegar nas mãos do cliente

Para receber um produto o cliente precisa comprar. Mas antes disso existe um processo de pesquisa muito ágil que é viabilizado pela conectividade que temos hoje devido ao fácil acesso a internet e a estratégia digital da empresas de e-commerce. Tudo para colocar o produto certo na tela dos nossos smartphones. Dentro deste contexto, as empresas estão trabalhando para oferecer sim o melhor produto, mas também o melhor prazo de entrega deste item ao menor custo de operação.

Para praticar preços competitivos, que muitas vezes são impactadas pelo custo da entrega, é preciso que as distribuidoras ou os CDs possam ter uma inteligência capaz de operar na otimização dessas entregas.

Mas o que isso significa?

Significa melhorar a gestão de distribuição, aproveitando rotas, veículos e tipos de transportes, e com isso reduzindo valores que impactam sim no custo final.

Ferramentas como Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial estão fazendo a diferença para as grandes marcas do e-commerce. Por meio dessas inovações muitas marcas atuam com roteirização, organização de estoques e distribuição se destacando no mercado.

É com auxilio dos softwares e das inovações tecnológicas que podemos controlar o estoque, sem comprar demais e sem deixar faltar; identificamos também as melhores rotas de distribuição; os veículos envolvidos em toda operação; administramos o custo dos fretes e acompanhamos todo o status desse trabalho em tempo real.

O consumidor dos dias atuais espera mais do que a entrega no prazo, ele tem a expectativa de ser surpreendido, e este é um ponto decisivo para que ele volte ao seu canal de vendas online.

Controle e assertividade para reputação das marcas

E se a logística digital traz benefícios para o consumidor, para as empresas isso fica ainda mais evidente. Além de contribuir com o sucesso de seu desempenho com o consumidor, ter a digitalização dos processos favorece a tomada de decisão e viabiliza uma gestão muito mais assertiva e ágil.

Com todos os processos registrados nos sistemas WMS e TMS, por exemplo, é possível evitar e descobrir com maior agilidade quando possíveis falhas eventualmente ocorram na operação.

Fundamental para o e-commerce

Para quem atua no e-commerce é essencial ter uma estrutura logística que:

– mantenha o estoque atualizado na medida certa, evitando rupturas, atrasos e problemas de entrega de mercadoria ao consumidor;

– aponte indicadores de controle de performance;

– possa auxiliar na escolha da melhor forma de transportar a entrega;

– documente os processos;

– viabilize uma comunicação entre os profissionais que participam da operação e também da empresa com seus clientes.

Além de oferecer uma jornada logística ágil, moderna e eficiente, as empresas que estão investindo neste assunto não param de crescer mesmo no cenário de pandemia.

Para que os custos logísticos – um dos maiores gargalos do mercado delivery – não sejam repassados para seus consumidores, a tecnologia tem um papel essencial.

Mais do que oferecer uma excelente experiência ao cliente, a logística digital tem otimizado toda a operação e intensificado a competitividade das empresas no comércio online.

* Anderson Benetti é head de Produto na Senior Sistemas

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Gosta de futebol? Então pergunte “Alexa, cadê o VAR?”

Copa no app

Com o início do Campeonato Brasileiro dia 29 de maio, intensificam as discussões típicas do futebol que somente o VAR pode responder. Foi ou não pênalti? Estava ou não estava impedido? Mão na bola ou bola na mão?

Essas são algumas das regras que a Alexa, inteligência artificial por voz da Amazon, ajudará a esclarecer, assumindo o modo VARlexa.

Quem será convidado para comprovar que regras são regras, e que a Alexa entende as regras do futebol, é Paulo Andrade, narrador esportivo e apresentador da ESPN, que dará um “Bom Dia” no sábado, dia 29, falando sobre o assunto e incentivando a interação com a inteligência artificial.

Qualquer pessoa pode chamar o VARlexa para ter esclarecimentos sobre futebol. Basta dizer: “Alexa, cadê o VAR?” ou “Alexa, quero o VAR”, e ela trará curiosidades sobre as polêmicas regras futebolísticas.

Além disso, é possível fazer perguntas específicas como:

– Alexa, que tipo de carrinho leva cartão vermelho?
– Alexa, o que é uma posição de impedimento?
– Alexa, quando um jogador está impedido?
– Alexa, qual é a regra do impedimento?
– Alexa, me explica a regra da mão na bola?
– Alexa, quando é marcado um pênalti?
– Alexa, explica a regra de vantagem?
– Alexa, o que é um tiro livre indireto?
– Alexa, o que é um tiro livre direto?
– Alexa, quando é marcado um tiro livre indireto?

Além das regras, a Alexa também conta com informações a respeito das partidas (dias, horários e local dos jogos), ranking dos times no campeonato, hinos, curiosidades e muito mais.

Basta pedir, por exemplo:

– “Alexa, quando começa o Brasileirão?”
– “Alexa, quais são as próximas partidas da libertadores?”
– “Alexa, quando é o próximo jogo do [time]?”
– “Alexa, Notícias Esportivas”
– “Alexa, quando é a final da Champions League?”
– “Alexa, quando será a Eurocopa 2020?”
– “Alexa cante o hino do Corinthians”
– “Alexa, modo torcedor”
– “Alexa, imite o ex-jogador Neto”

Como usar a Alexa
A Alexa pode ser usada por qualquer pessoa com o aplicativo Alexa em um smartphone, na família de smart speakers Amazon Echo, em dispositivos Fire TV Stick, ou em uma variedade de dispositivos, incluindo smart speakers, fones de ouvido, Smart TVs, entre outros, que possuem integração com Alexa.

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Saiba como um soundbar pode transformar a sua sala de estar em uma sala de cinema

A chegada de um novo line-up de TVs da Samsung carrega novidades para além das telas. Para levar uma experiência sonora poderosa para os lares dos consumidores, a marca anunciou também o lançamento de novas soundbars para o mercado brasileiro.

Soundbars são uma evolução em relação aos Home Theaters e tem como proposta qualificar o som da TV com a máxima simplicidade de uso e instalação e, por fim, traz uma beleza única ao espaço, já que seu design slim e elegante faz um belo par com as novas telas, cada vez mais finas.

São novas linhas com o que há de mais moderno da qualidade de áudio e da tecnologia, com destaque ao impressionante modelo HW-Q950A, o mais completo do portfólio, com exclusiva característica de 11.1.4 canais.

Em seu funcionamento, são quatro canais alocados em duas caixas wireless, que ficam posicionadas nas costas do usuário, para proporcionar o envolvimento sonoro físico, não apenas o simulado. A barra de som, composta de detalhes nas laterais e de tecido premium, é composta por 11 alto-falantes que, sincronizados, entregam uma experiência única, e somado ao subwoofer de 8 polegadas permite que os graves sejam bem pronunciados.

“Os consumidores desejam deixar suas casas mais completas para os momentos de lazer e a Samsung consegue ajudá-los de todas as formas, unindo a melhor qualidade de imagem de nossas TVs com soundbars que entregam muito mais imersão sonora”, afirma Gustavo Assunção, vice-presidente da divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

A linha Q vem com três modelos novos, e a linha T com apenas uma versão. Conhaça mais sobre os produtos:

Linha Q: inovação e conectividade
São três modelos disponíveis – HW-Q950A, HW-Q800A e HW-Q600A -, projetados para funcionar em perfeita compatibilidade com as Smart TVs Samsung. Junto das novas QLEDs, contam com a tecnologia de Sincronia Sonora, que potencializa ainda mais o som do ambiente, deixando TV e soundbar em perfeita harmonia.

Aliado a isso, está disponível também a tecnologia Dolby Atmos e DTS: X, que oferece os padrões de áudio mais reconhecidos do cinema e a mais precisa expansão das ondas sonoras, disponível em todos os modelos.

Nos modelos Q950A e Q800A, há mais dois recursos inovadores: o comando de voz por assistentes pessoais, com a Alexa⁴ em sua versão em português, e a Inteligência de Som Antirruído, que não permite que os ruídos do ambiente atrapalhem sua experiência sonora, ressaltando os diálogos para o usuário não perder nenhum detalhe.

A linha Q é a mais completa do portfólio 2021 da Samsung e apresenta a grande novidade do ano: a tecnologia Tap Sound. Com ela, o usuário consegue reproduzir as músicas, playlists e podcasts favoritos na soundbar, simplesmente ao encostar a lateral de um smartphone Galaxy.

Já a Equalização Automática, outro recurso de toda linha Q, faz com que o som automaticamente se adeque ao conteúdo exibido, enquanto a Sincronia Sonora combina a potência da soundbar com os speakers de uma TV Samsung, para gerar ainda mais qualidade de áudio.

E se você ainda sonhava em montar um verdadeiro cinema em casa, com caixas de som espalhadas pelo ambiente para garantir o máximo da imersão, a Q950A pode realizar esse desejo. Afinal, são 11.1.4 canais para levar o som por todos os ângulos com suas caixas traseiras e o subwoofer, todos sem fio, gerando 616W de potência.

Preços sugeridos:

Q950A (11.1.4 canais e 616W) – R$ 8.299
Q800A (3.1.2 canais e 330W) – R$ 3.999
Q600A (3.1.2 canais e 360W) – R$ 3.099

Linha T: potência e elegância
Por fim, a linha T chega para apresentar o modelo T450, ideal para quem busca um produto de design slim, elegante e discreto, mas que seja capaz de criar uma impressionante experiência sonora. São 200W de potência e tecnologia de Som Surround para ampliar a área da emissão do áudio para as laterais e para cima, garantindo momentos mais envolventes e som de ainda mais qualidade.

Preço sugerido:

T450 (2.1 canais e 200W) – R$ 1.499

Para mais informações, acesse o site.

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Conhece Walter Koch? Ele influencia sua vida de várias maneiras, acaba de ganhar um prêmio internacional e conta ótimas histórias

Quem está neste Podcast comigo é Walter Koch, fundador da Imageware e um dos profissionais que mais conhece sobre digitalização de documentos e informações inteligentes no planeta.

Recentemente foi nomeado “Fellow” durante o Congresso anual da AIIM – Association for Intelligent Information Management, ou Associação para Gerenciamento de Informação Inteligente – em uma tradução livre, que é a entidade internacional referência para a indústria tanto de captura de informação como de gerenciamento de dados e até hoje apenas outro brasileiro recebeu esse título, em 1993.
Ouça agora o Podcast e compartilhe nas suas redes sociais.

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A AIIM foi criada em 1943 nos Estados Unidos, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, quando o principal desafio do gerenciamento da informação ainda era achar dados dentro de milhares de caixas com micro filmes.

Os principais gurus da indústria participam de seus eventos, acompanham, prestigiam e são membros, mas ser um “Fellow” da AIIM é para poucos, pois são escolhidos em média 3 ou 4 por ano, em todo o planeta.

Até hoje são cerca de 200 “Fellows” nomeados e o anúncio é feito no congresso anual da AIIM, sendo este ano virtualmente.

Koch também é membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde atua na adaptação das normas ISO para documentos para a língua portuguesa falada no Brasil.

É um dos consultores para a regulamentação do decreto federal 10.278 do ano passado, que confere aos documentos digitalizados os mesmos efeitos legais de documentos originais.

Já esteve à frente de projetos para empresas como Bradesco, BOVESPA, CEMIG, CSN, Itaú Seguros, JP Morgan, Odebrecht, Petros e outras e dentre eles destaca-se, o suporte dado à FEBRABAN no processo de definição do modelo brasileiro para a compensação de cheques por imagem.

E além de tudo isso ainda é um ótimo contador de histórias, pois ao longo de sua carreira profissional andou por mais de 30 países.



HP traz de volta a campanha Planet Partners e Você para reciclagem solidária

A HP anuncia o retorno da campanha de reciclagem solidária HP Planet Partners e Você, que coletará equipamentos eletrônicos e suprimentos de impressão de todas as marcas para reutilização e descarte.

A empresa fará parceria com cooperativas para recolher os produtos na casa dos consumidores e realizar a manufatura reversa, que consiste em separar cada parte do equipamento para reinserção na cadeia de produção ou descarte adequado. Este ano a ação de reciclagem solidária fará parte da campanha HP Corrida Contra a Fome, que também contará com a parceria da ONG Gerando Falcões e fará a doação de alimentos e produtos de limpeza, de acordo com o volume de material coletados.

Esta é a segunda edição da campanha HP Planet Partners e Você, que arrecadou mais de 12 toneladas de produtos eletrônicos em 2020. Na época, a empresa doou mais de 25 toneladas de alimentos e 20 mil unidades de equipamentos de EPIs para cooperativas de resíduos. Neste ano, a meta da empresa é coletar 30 toneladas. Para isso, a HP fará parceria com a HP Foundation, uma organização não governamental que, com a ajuda de funcionários da HP, apoia projetos filantrópicos.

“A HP foi pioneira na implementação da economia circular. No Brasil, somos referência com mais de 6.900 toneladas de produtos recolhidos e reciclados e mais de 9,9 milhões de impressoras produzidas com conteúdo reciclado desde 2012. Com esta campanha, queremos ajudar não só a nossa comunidade, com a distribuição de alimentos neste tempo desafiador, mas também o consumidor, que muitas vezes não sabe como se desfazer de seus eletrônicos de forma correta”, explica Claudio Raupp, presidente da HP no Brasil.

A sustentabilidade é uma preocupação da HP em todo o mundo. A empresa anunciou durante o Dia da Terra ambiciosas metas climáticas, como neutralidade de carbono e desperdício zero nas operações até 2025, circularidade de 75% dos produtos e embalagens até 2030 e eliminação do desmatamento relacionado a  papéis usados em serviços de impressão e produtos, entre outros.

A campanha Planet Partners e Você já está em andamento e vai até 11 de agosto. A coleta será feita em qualquer lugar do Brasil e pode ser solicitada aqui.

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Positivo anuncia produtos conectados de iluminação com Smart Lâmpada Wi-Fi RGB+ e Smart Bocal Wi-Fi

A Positivo Casa Inteligente acaba de lançar dois produtos bem interessantes para quem busca mais produtos para automação de sua residência. A Smart Lâmpada Wi-Fi RGB+ e o Smart Bocal Wi-Fi são dispositivos conectados que podem ser controlados remotamente via aplicativo do celular e até mesmo por assistentes de voz, e permitem ao usuário modificar a iluminação da casa e do escritório de acordo com sua necessidade.

A Smart Lâmpada Wi-Fi RGB+ conta com as mais de 16 milhões de cores RGB para criar uma ambientação ideal para cada momento. A potência das cores é até três vezes maior que das Smart Lâmpadas atuais. Em uma escala de 2700K a 6500K, é possível controlar a temperatura da luz branca – quente ou fria – para todos os momentos, seja trabalho ou lazer.

Com maior potência – o fluxo luminoso é de 1000 lúmens – a Smart Lâmpada Wi-Fi RBG+ de 12W, é eficaz e conta com um novo conceito de instalação desenvolvido em parceria com Amazon Alexa: Frustration Free Setup (FFS), que permite configurar a lâmpada de maneira simplificada via interação com Alexa e dispositivos Echo.

Além disso, a lâmpada não requer nenhum equipamento extra para instalação, basta conectar o equipamento no bocal de luz e começar a utilizar.

“Trabalhamos bastante e conseguimos trazer em um só produto a infinidade e intensidade de cores da nova Smart Lâmpada RGB+, e a possibilidade de escolha entre branco frio e quente, que abre um variado cardápio ao usuário. Trabalhar junto com os consumidores e trazer o feedback da comunidade para o nosso dia a dia fazem parte do nosso DNA. Estamos muito orgulhosos do resultado com a RGB+”, diz José Ricardo Tobias, responsável pela unidade de negócios Positivo Casa Inteligente.

Smart Bocal Wi-Fi
Já o Smart Bocal Wi-Fi permite transformar lâmpadas comuns em lâmpadas inteligentes. Basta conectar o dispositivo em um bocal já existente, conectar lâmpadas comuns de diversos tipos (como incandescentes, fluorescentes e LED) e usar. O controle é feito pelo aplicativo ou por comando de voz por meio do Google Assistente ou Alexa. O bocal tem design ultracompacto que não interfere na decoração da casa e é compatível com soquetes padrão E27, presentes na maioria das residências.

“Além de proporcionar a automação da iluminação, com padrões pré-estabelecidos, a Smart Lâmpada Wi-Fi RGB+ e o Smart Bocal Wi-Fi permitem ao usuário criar os mais diversos cenários junto com outros objetos conectados, transformar ambientes e até estabelecer rotinas para quando a família está viajando, por exemplo”, ressalta Tobias.

Preço e disponibilidade
A Smart Lâmpada Wi-Fi RGB+ está disponível para compra na Amazon por R$ 129,00. O Smart Bocal Wi-Fi pode ser adquirido por R$ 99,00 na loja virtual da Positivo Casa Inteligente.

As compras com pagamento por boleto ou PIX têm 10% de desconto na loja da marca.

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Zoom apresenta a nova plataforma Events para experiências virtuais

O Zoom anunciou a chegada do “Zoom Events”, uma plataforma multifuncional com o poder de produzir experiências virtuais interativas e envolventes de maneira híbrida.

O Zoom Events trará a confiabilidade e escalabilidade do “Zoom Meetings”, com seu “Zoom Chat” e “Video Webinars” em uma solução completa para organizadores de eventos, com a capacidade de transmitir e administrar eventos ao vivo para públicos internos ou externos, de qualquer tamanho, e com venda de ingressos.

O Zoom Events traz soluções para diversos tipos de necessidades: desde permitir que grandes empresas gerenciem e hospedem encontros internos de maneira transparente em reuniões gerais ou convenções de vendas. Pequenas empresas e empreendedores que têm usado o OnZoom para criar, hospedar e monetizar eventos, incluindo aulas de ginástica, de culinária e apresentações teatrais, também poderão organizar diversas iniciativas pelo Zoom Events.

Como parte do lançamento de Zoom Events, o “OnZoom” – atualmente em versão Beta -, será renomeado e incorporado à plataforma Zoom Events.

Um recente estudo global do Zoom, Como queremos que seja nosso futuro virtual?, escutou pessoas em todo o mundo sobre o papel das comunicações por vídeo em nossas vidas. No Brasil, 90% dos entrevistados concordaram que tudo (vida pessoal & trabalho) continuará a ter um elemento virtual pós-pandemia. Também 88% dos respondentes afirmaram que os encontros por vídeo ajudam a combater a solidão. Com 59% dos entrevistados planejando desfrutar de eventos presenciais e virtuais, o Zoom Events reforça a necessidade de uma solução completa e que crie experiências híbridas e virtuais contínuas.

Alguns dos recursos do Zoom Events irão garantir:

– Uma central de eventos para gerenciar e compartilhar eventos de maneira fácil;
– Ingressos e inscrições customizáveis;
– Controles de acesso e faturamento a partir de um portal online, em nuvem;
– Organização de eventos simultâneos – gratuitos ou pagos, únicos ou em série;
– Reunir os participantes em rede própria, interativa, integrada e personalizável;
– Rastrear e compartilhar as estatísticas do evento, como: público pagante, pessoas inscritas, receita, permanência, comentários, reações e muito mais;
– Os eventos poderão ser mantidos privados ou postados no próprio diretório do Zoom Events público para que usuários possam pesquisar e descobrir diferentes atividades diretamente pela plataforma;
– O Zoom Events pode ser usado com uma licença paga existente de Zoom Meetings ou Video Webinar.

“Esse é um momento muito interessante para o Zoom, onde o ritmo de inovação continua a acelerar”, disse Oded Gal, diretor de produtos do Zoom. “Sabemos que as pessoas buscam flexibilidade na maneira como participarão de eventos no futuro. O modelo híbrido veio para ficar, e o Zoom Events é uma solução perfeita para nossos clientes que desejam produzir e hospedar eventos para colaboradores, empresas e públicos com uma solução fácil e poderosa. Esta é outra maneira de ajudar nossos clientes a ampliar seu alcance para atender as demandas dos consumidores, se adaptando a um cenário virtual híbrido em evolução”.

Para saber mais sobre o Zoom Events, visite o site.

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A transformação digital é humana

Por Andrea Cavallari *

Há muitas décadas a tecnologia se tornou imprescindível para os negócios em todos os setores. Pouco a pouco, o conceito de transformação digital também foi ganhando corpo até se transformar em um dos mais importantes pilares da atualidade dentro das empresas. Projeções da IDC mostram que, em 2023, 75% das organizações terão roteiros abrangentes de implementação de transformação digital, ante os 27% atuais.

O crescimento acontece tanto dentro das grandes companhias como nos pequenos empreendedores, muitos dos quais surgidos em meio à pandemia. A Covid-19, aliás, acelerou entre dois e três anos os planos quinquenais das empresas em relação à transformação digital, segundo levantamento realizado pela PwC em 44 países, incluindo o Brasil. Todos já compreenderam que precisam ser digitais para se adequar a uma nova realidade, que foca na hiper conexão e no crescimento contínuo do consumo de serviços e produtos online. Contudo, muitos ainda não foram capazes de entender e aplicar na prática o que significa ser digital.

Organizações têm falhado na jornada por deixarem de lado um ponto fundamental nesse momento de mudanças: o fator humano. À primeira vista, pode parecer curioso, mas a transformação digital e a inovação estão diretamente relacionadas a uma profunda transformação humana, como aponta recente publicação do Boston Consulting Group. No texto, It’s Not a Digital Transformation without a Digital Culture, a consultoria afirma que “como qualquer transformação importante, a transformação digital exige introduzir uma cultura que apoie a mudança e, ao mesmo tempo, englobe a estratégia de negócios da empresa”.

Cultura digital
A transformação digital em si envolve um conceito muito mais amplo do que somente a adesão às tecnologias de ponta ou a realização de todas as operações no ambiente online. Engloba uma combinação de elementos que passam pela integração de tecnologias, pessoas e processos. Ou seja, apesar de ser digital, como o próprio nome diz, essa transformação precisa ser profunda e estar diretamente ligada a mudanças na cultura das empresas.

Embora pareça simples esse shift nos pensamentos e comportamentos, a realidade é mais complexa. Uma pesquisa realizada pela Red Hat no início de 2021, com diversas organizações ao redor do globo, mostrou que 27% das companhias consideram a mudança cultural uma parte importante da transformação digital. No entanto, apenas 6% delas têm trabalhado esse tema como prioridade em suas ações nessa jornada.

O principal obstáculo envolve uma cultura organizacional fechada, hierarquizada e não inclusiva.  Nela não há engajamento dos colaboradores ou apoio dos executivos. Falta foco na transformação humana e o compartilhamento de um propósito em comum. Frente a esse cenário, a cultura aberta é uma resposta efetiva e a altura. Baseada na colaboração, é o ponto de partida para o surgimento de novas ideias, gerando experimentação e inovação contínua.

O fator humano e a cultura open impulsionam a inovação porque abrem espaço para todos terem voz e dar sugestões. Tentar algo novo, falhar rápido e reajustar o rumo dinamicamente (fail fast, recover quickly) fazem com que novas funcionalidades, novos produtos e ideias se tornem realidade mais rápido. Um exemplo disso é a tendência ao uso de práticas de Agile, DevOps (ou DevSecOps), além da adesão às tecnologias, como cloud e containers, sempre relacionadas aos processos de transformação das empresas.

O denominador comum é a mudança na forma de trabalho, que deve ser cada vez mais colaborativa e preparada para adaptar-se às mudanças. Afinal, de nada adianta adotar tecnologias emergentes e “da moda” se as pessoas e processos não puderem ser ajustados para o dinamismo trazido por elas.

Um único objetivo
A transformação digital só ocorre quando toda a organização incorpora a nova tecnologia em seu dia a dia e vê valor em usá-la, entendendo que é essencial para manter o negócio funcionando. Para que isso ocorra, a forma de trabalho deve mudar, a missão dos times deve estar alinhada e a organização deve ter um objetivo claro e compartilhado entre todos.

Em equipes diversas, unidas e apaixonadas por um mesmo propósito, a inovação surge mais facilmente, ajudando a alavancar a transformação digital. Com o apoio da alta gestão e a capacitação dos associados, será possível observar uma evolução gradual na forma de trabalho para que todas as pessoas entendam e se engajem na transformação de forma adequada e sem resistência. Colocando as pessoas e o toque humano no centro da estratégia, as mudanças vão fluir de maneira orgânica e de ponta a ponta.

Para medir se a transformação está avançando, é importante considerar alguns fatores, como satisfação do cliente, envolvimento das equipes e aceitação dos associados. Também é necessário verificar os aspectos do negócio e das pessoas, incluindo o nível de habilidades que estão sendo desenvolvidas para lidar com as novas tecnologias.

Isso também inclui a percepção de valor e benefícios trazidos ao negócio, especialmente nas camadas “menos inovadoras” da companhia. Observe sua empresa, seus clientes ou parceiros e tente perceber se os líderes colocam as pessoas no centro da transformação digital. Esse é um sinal positivo de que o caminho certo está sendo trilhado.

* Andrea Cavallari é diretora de Soluções e Tecnologias Emergentes para a América Latina na Red Hat

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Movimento Plástico Transforma apoia iniciativa que coleta tampas plásticas para reciclagem, o Tampinha Legal

O maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico na América Latina, o Tampinha Legal, fomenta há mais de quatro anos a coleta de tampas plásticas em prol de entidades assistenciais do terceiro setor. O programa conta com o patrocínio do Movimento Plástico Transforma, que mostra o potencial de transformação do plástico e é liderado pela parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e a Braskem.

Para Fernanda Maluf, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma, “a parceria reforça a importância da reciclagem e estimula o engajamento da população com a causa, de maneira educativa”.

Segundo a coordenadora do Instituto SustenPlást, Simara Souza, o Movimento Plástico Transforma mostra que o plástico é aliado em frentes como a inovação e a responsabilidade socioambiental, promovendo os conceitos da economia circular, assim como o Tampinha Legal.

“O Tampinha Legal proporciona ações modificadoras de comportamento de massa, ou seja, a sociedade civil é inserida na economia circular na prática. É importante nos cercarmos de iniciativas que proporcionem que o plástico pós-consumo seja valorizado por todos. Esta matéria-prima nobre deve retornar para a indústria para a produção de novos artefatos e também novas possibilidades”, explica.

Com os recursos obtidos por meio do Tampinha Legal, as entidades assistenciais participantes podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, e também custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações, impactando positivamente em muitas vidas.

O Tampinha Legal
O Tampinha Legal convida todos os segmentos da sociedade a juntar tampinhas e destiná-las para entidades assistenciais cadastradas junto ao programa que busca a melhor valorização de mercado para o material.

Os valores obtidos são destinados integralmente para as instituições sem rateios ou repasses, e sem que o programa receba comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Só em 2020, a arrecadação ultrapassou 1 milhão de reais, que foi totalmente destinada aos participantes.

Recentemente, o Instituto lançou também o Copinho Legal, que segue o modelo do Tampinha Legal, destinando os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais.

O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e no Distrito Federal.

Além do site, também é possível acompanhar a transparência do trabalho do programa por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook, e pelo aplicativo Tampinha Legal, em que é possível localizar os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes.

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Google Cloud lança três serviços que facilitam estratégias de dados unificadas e na nuvem

Hoje, durante o primeiro Data Cloud Summit do Google Cloud, a empresa anunciou três novas soluções em seu portfólio de gerenciamento e análise de dados que colaboram com as organizações, por meio de uma plataforma de dados unificada. Graças à disponibilidade em modo “preview” do Dataplex, Datastream e Analytics Hub, as empresas não precisarão mais de silos de dados para prever, de forma segura, resultados de negócios, tampouco para dar mais poder aos usuários e tomar decisões bem informadas e em tempo real, diante do ambiente digital dinâmico dos nossos dias.

O Gartner publicou, recentemente, o estudo Otimizar custos é fundamental para programas modernos de gestão de dados, revelando que a baixa qualidade de dados pode acarretar em um custo médio de US$ 12,8 milhões por ano para as empresas.

Diante de um cenário em que os dados se espalham através de bases de dados, data lakes, data warehouses e data marts – seja em ambientes multi-cloud ou on-premises -, as empresas têm dificuldade de administrar e controlar suas aplicações de forma centralizada. E mais: é difícil integrar os dados em tempo real para ajudar nos processos de tomada de decisões, inovação e aprimoramento da experiência dos clientes.

Por meio da plataforma de dados do Google Cloud, os clientes, agora, terão uma abordagem abrangente para sua nuvem de dados. Ela envolve todo o ciclo de vida dos dados, ou seja, desde os sistemas que executam os negócios da empresa até a IA e ferramentas de Machine Learning que prevêem e automatizam as atividades futuras.

Replicação de dados em tempo real aos clientes
O Datastream é um novo serviço de Change Data Capture (CDC) e replicação. Com ele, os clientes podem receber fluxos de dados em tempo real, de bases Oracle e MySQL, para serviços do Google Cloud como BigQuery, Cloud SQL para PostgreSQL, Google Cloud Storage e Cloud Spanner.

A solução permite que as empresas potencializem análises em tempo real, replicação de bases de dados e arquiteturas orientadas a eventos. Para clientes como a Schnuck Markets, Inc., o Datastream simplificou sua arquitetura e eliminou horas de atraso para replicação de dados de Oracle para BigQuery e CloudSQL.

Compartilhamento de dados de forma segura e simples
O Analytics Hub é um novo recurso que permite às empresas criar, organizar e gerenciar intercâmbio de análises de forma segura e em tempo real. Com o Analytics Hub, os clientes podem compartilhar dados e insights, incluindo dashboards dinâmicos e modelos de Machine Learning em segurança, dentro e fora da organização.

O recurso permite às empresas combinar conjunto de dados corporativos com dados exclusivos do Google, comerciais, da indústria ou dados públicos. O Analytics Hub está baseado nos conhecidos e existentes recursos de compartilhamento do BigQuery, que já ajudou milhares de organizações a inovar a partir de analytics e acelerando insights, compartilhando muito mais do que apenas dados.

Apoio para simplificar a gestão de dados nas organizações
O Dataplex é uma malha inteligente de dados que oferece uma experiência de analytics integrada, unindo o melhor do Google Cloud e do open-source. A solução possibilita ao cliente realizar, rapidamente, a gestão, segurança, integrar e analisar seus dados em escala.

A qualidade automatizada de dados permite, ainda, que cientistas e analistas tratem da questão da consistência dos dados entre as ferramentas de sua escolha, unificando e administrando dados sem a necessidade de movimentá-los ou duplicá-los. Graças à inteligência de dados que já vem “embutida” no produto, as empresas podem gastar menos tempo destrinchando as complexidades da infraestrutura e se concentrar mais em usar dados para atingir resultados comerciais.

A Equifax foi uma das primeiras clientes e está trabalhando com o Google para incorporar o Dataplex à sua principal plataforma de analytics, simplificando as cargas de trabalho e criando uma interface única para gestão e governança de políticas, aplicada a todos os dados de analytics.

Clientes como Equifax, Deutsche Bank e Loblaw confiam e trabalham com o Google Cloud na criação de estratégias próprias de data cloud, pois conhecem a histórica liderança do Google em inteligência artificial e analytics.

“Nossa parceria com o Google Cloud irá nos permitir usar dados de forma mais inteligente e rápida, criando novos produtos e serviços. Graças à criação de um data cloud com o Google Cloud, poderemos aumentar nossa capacidade de unificar dados por toda a empresa, e levar inovações ainda mais rápido para nossos clientes”, diz Gil Perez, Chief Innovation Officer do Deutsche Bank.

Durante o Data Cloud Summit, o Google Cloud também apresentou novas atualizações em seu portfólio de bases de dados e analytics:

– Dando continuidade ao compromisso estratégico de uma abordagem multi-cloud, o Google Cloud também apresenta o BigQuery Omni (disponível em modo “preview”) e o Looker (já disponível para GA), ambos para Microsoft Azure, que irão ajudar os clientes a obter informações críticas sobre dados em qualquer ambiente de nuvem.

– O BigQuery ML Anomaly Detection também está disponível para clientes que queiram identificar, mais facilmente, padrões de dados anormais, usando recursos de Machine Learning integrados do BigQuery. Essa tecnologia tem sido usada para uma série de situações, incluindo identificação de fraude bancária e análises de defeitos de fabricação.

– O Dataflow é uma solução rápida e efetiva do ponto de vista de custos para clientes interessados em streaming de analytics. Disponível a partir do terceiro trimestre, o Dataflow Prime irá oferecer suporte líder do setor para dimensionamento automático vertical e ajuste correto para pipeline de dados, proporcionando o menor custo para os clientes. A solução incorpora recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para entregar aos clientes previsões de streaming, como análises periódicas de séries, diagnósticos inteligentes que identificam gargalos proativamente, e ajuste automático para uso mais amplo.

– A empresa também irá reduzir a barreira de entrada para o Cloud Spanner, sua base de dados relacional e totalmente administrada. O preço de entrada será diminuído em 90%, a partir da introdução do dimensionamento granular instantâneo (disponível em breve), enquanto fornece a mesma escala ilimitada e disponibilidade de 99,999% para dar suporte aos aplicativos mais exigentes. O recurso Key Visualizer, disponível no modo preview, também foi adicionado ao Spanner, para fornecer monitoramento interativo e permitir aos desenvolvedores identificar, rapidamente, padrões de uso. Por fim, o Cloud Bigtable apresenta a melhor disponibilidade com o novo SLA de 99,999% (59s).

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Automação residencial se torna acessível e cresce no país

São Paulo 26/5/2021 – Os painéis de LED Smart oferecem a opção de dimerizar e alterar a temperatura de cor entre branca fria e branca morna.Mercado cresceu seis vezes nos últimos seis anos. Elgin aposta no setor com lançamento de painéis de LED, que customizam e automatizam a iluminação de ambientes.

O futuro chegou para residências e escritórios. Ambientes conectados e inteligentes já são uma realidade. A automação torna possível controlar, com um toque no smartphone, vários componentes internos como personalizar a iluminação, por exemplo.

O que antes era considerado luxo por causa do alto preço, agora se tornou acessível a grande parte da população, como sinônimo de conforto e economia. Estatística da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), aponta que existem cerca de 2 milhões de casas inteligentes no país. Em 2015 eram apenas 300 mil, em um mercado global que cresce anualmente entre 10% e 15% e movimentou, somente em 2020, aproximadamente 10 bilhões de dólares em todo o mundo.

A Elgin, empresa com quase 70 anos de existência e que atua em vários segmentos, entre eles no setor de iluminação, está lançando os novíssimos painéis de LED Smart, os primeiros do Brasil, com ajuste de intensidade e controle de luminosidade por Wi-Fi, através do app Elgin Smart via celular e ativação por voz compatíveis com Alexa e Google Assistant.

Também os painéis de LED oferecem a opção de dimerizar e alterar a temperatura de cor entre branca fria e branca morna que se adaptam a ambientes de home office. Durante o dia, iluminação branca fria para manter a atividade e ritmo do escritório. À noite, iluminação branca morna para propiciar o relaxamento em ambiente residencial após o dia de trabalho.

Website: http://www.elgin.com.br



A ovinocultura na agricultura familiar brasileira

São Paulo, SP 26/5/2021 – Além de oferecer novas opções de carnes, leite e derivados, a variação também faz com que os produtores tenham maior competitividade no mercado. Como a agroindústria é uma grande potência no país, a agricultura familiar é quem mais fornece alimentos aos brasileiros. Além da tradicional carne de cordeiro, a ovinocultura também pode ser fonte de renda através do leite e seus derivados, além da lã de ovelha, por exemplo.

Mesmo com a agroindústria sendo uma das principais potências de nosso país, é a agricultura familiar quem mais fornece alimentação para os brasileiros. Conforme levantamento recente https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/55609579/artigo—qual-e-a-participacao-da-agricultura-familiar-na-producao-de-alimentos-no-brasil-e-em-rondonia , cerca de 10 milhões de empregos são gerados através da agricultura familiar.

No entanto, para manter esse volume e seguir atendendo a demanda, é preciso diversificar os tipos de produção. Sendo assim, a ovinocultura surge como alternativa viável para os agricultores.

Além da tradicional carne de cordeiro, a ovinocultura também pode ser fonte de renda através do leite e seus derivados, além da lã de ovelha, por exemplo. Portanto, a seguir é possível ler sobre as vantagens da ovinocultura para a agricultura familiar https://www.sitiopema.com.br/agricultura-familiar/ .

A evolução da ovinocultura
A ovinocultura https://www.sitiopema.com.br/ovinocultura-brasil/ surgiu como uma força econômica há poucos anos. Isso aconteceu devido ao apreço do setor produtivo neste segmento. No entanto, esse desinteresse também fez com que a criação de ovinos se tornasse importante para a agricultura familiar.

Outra característica da evolução da ovinocultura no Brasil é o mapa do rebanho. Há poucos anos o Rio Grande do Sul era o líder disparado na quantidade de ovinos. Porém, o cenário agora é outro.

De acordo com o Censo Agropecuário https://www.embrapa.br/cim-inteligencia-e-mercado-de-caprinos-e-ovinos/busca-de-noticias/-/noticia/36365362/novo-censo-agropecuario-mostra-crescimento-de-efetivo-de-caprinos-e-ovinos-no-nordeste , do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nordeste é a região com maior crescimento no rebanho de ovinos, registrando 18,38% de cabeças a mais em relação ao período anterior. Além disso, o estudo aponta que a região foi a única com aumento de rebanho registrado no Censo.

Ademais, vale ressaltar a evolução na variedade de alimentos de origem ovina produzidos pela agricultura familiar. Apesar de a carne ainda ser o carro-chefe, o leite e seus derivados passaram a ter mais espaço no mercado e na mesa dos consumidores.

Consumo e produção de carne ovina mundo afora
Apesar do grande consumo de alimentos vindos da agricultura familiar aqui mesmo no Brasil, o mercado externo é sempre uma nova oportunidade financeira. Desse modo, é interessante acompanhar as tendências de ovinocultura mundo afora.

Pois bem, recentemente o Oriente Médio https://anba.com.br/demanda-arabe-renova-perspectiva-para-ovinos-e-caprinos/ passou a estabelecer a importação da carne ovina com origem brasileira. Países como Kuwait tendem a importar grandes quantidades de carne ovina. Além disso, Estados Unidos e União Europeia são dois assíduos clientes da ovinocultura brasileira.

Ademais, o México e a África do Sul são outras duas opções para os produtores de ovinocultura que pretendem investir na exportação. Por outro lado, o Brasil ainda tem uma grande importação ovina. O Uruguai, com longa tradição nesse mercado, é um dos principais fornecedores brasileiros.

Ovinocultura para diversificar o consumo de carne
Um outro papel bastante desenvolvido pela agricultura familiar é a diversificação dos produtos. Dessa forma, a ovinocultura é uma destas diversificações implementadas.

Além de oferecer novas opções de carnes, leite e derivados, a variação também faz com que os produtores tenham maior competitividade no mercado. Quando se trata da carne ovina, por exemplo, há um grande espaço de crescimento no Brasil. Conforme aponta a Embrapa https://www.embrapa.br/documents/1355035/2751150/Revista+Dezembro+2018/5d3e3265-d48b-800e-7621-2896afdc6857 cerca de 12% dos brasileiros nunca comeram carne ovina.

Bem como no comércio de carne, o leite ovino tem a produção bovina como principal concorrente. No entanto, o leite bovino oferece propriedades nutricionais que o leite de vaca não oferece, por exemplo. Apesar de ter um leite com maior índice de gordura, a ovelha oferece um leite mais saudável e com nutrientes vitais para o organismo.

Como a ovinocultura pode ser fonte de renda para a Agricultura familiar
Pois bem, após falar sobre todas as valências da ovinocultura dentro da agricultura familiar, é preciso vislumbrar quais são os potenciais financeiros deste mercado. Além da extração animal e os produtos desenvolvidos a partir disso, há outras formas de rentabilizar.

Sendo assim, o produtor rural precisa estar atento às novas oportunidades e investir recursos para implementar a estrutura necessária. Vale lembrar, por exemplo, que há uma lista de exigências que são feitas para a exportação da carne ovina.

Bem como a exportação de carne, outra opção de mercado é o comércio direto. Tendo todas as permissões, licenças e alvarás para a comercialização de alimentos, o agricultor pode vender diretamente ao consumidor final suas mercadorias. Aqueles que não desejam ter comércio próprio, podem ainda tornar-se fornecedor de comerciantes.

Ademais, na lista a seguir há as principais formas de rentabilizar a ovinocultura através da agricultura familiar:
Venda de leite para o comércio ou consumidores finais;
Comercialização de derivados do leite ovino (queijos, requeijão, iogurte, manteiga e afins);
Produção de roupas e tecidos através da lã;
Compra e venda de animais;
Fornecer carne ovina para açougues e frigoríficos.

Website: https://www.sitiopema.com.br/blog/



Turismo de luxo carioca aposta no Vidigal e Babilônia para se reinventar em 2021

Rio de Janeiro, RJ 26/5/2021 – Queremos voltar a receber os turistas, com segurança e vacinados, para que recebam uma experiência real na favelaOs concierges dos principais hotéis de luxo do Rio e representantes da prefeitura participaram no último sábado (22/05) do lançamento da Vidigal Experience, ação da agência carioca Mèrola que une o perfil do novo turista com projetos que ajudam na retomada local das favelas

Concierges e profissionais da prefeitura do Rio participaram no último sábado do lançamento da “Vidigal Experience”, uma ação que representa o início da retomada do turismo carioca seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19. A ideia da agência Mèrola, especialista em atividades personalizadas, é criar um novo ecossistema no turismo brasileiro, conectando as crescentes preocupações ambientais e sociais no mundo todo com atividades que contribuam nas comunidades cariocas.

Para implementar essa nova abordagem, a empresa escolheu o Vidigal e o Morro da Babilônia como pontos de partida.

“O viajante, que há algum tempo se baseava apenas no preço para planejar suas atividades, tem procurado cada vez mais autenticidade e demonstrado preocupação em estar socialmente engajado com seu destino”, afirma Eduardo Peluzo, sócio-fundador da Mèrola. “A vontade de estar próximo das comunidades do Rio sempre existiu entre o turista estrangeiro, mas muitas vezes essa experiência foi distante, fria e sem vínculo com os moradores. As relações humanas foram alteradas de vez na pandemia e acreditamos na importância de conectar genuinamente as pessoas, além de oferecer experiências autênticas. Nosso projeto traz o turista para dentro das comunidades, conhecendo o território, ajudando na retomada da economia local e vivendo momentos inesquecíveis com os moradores.”

Em fase de testes desde o início de 2021, a “Vidigal Experience” foi lançada no último sábado e está disponível para estrangeiros que moram no Rio, turistas domésticos ou até mesmo cariocas que desejam relembrar a beleza do seu povo. Com duração aproximada de cinco horas e no valor de R$ 390 por pessoa (20% de desconto na doação de 1 kg de alimento não perecível para ajudar a organização SOS do Bem2020), a atividade é coordenada pelo “Russo”, como é conhecido o guia de turismo Edmilson Morais na comunidade, morador do Vidigal há 49 anos. A experiência conta com participação ativa em projetos de capoeira, percussão e arte, além de aprender a soltar pipa (sem cerol) e uma feijoada caseira no almoço. Tudo sendo feito com transporte seguro, todos de máscara e sem aglomeração.

“Queremos voltar a receber os turistas, com segurança e vacinados, para que recebam uma experiência real na favela, conhecendo nossa história, nossa imagem e, principalmente, nosso povo. O dinheiro contribui no desenvolvimento de novos projetos e o turista passa a se tornar uma espécie de ‘embaixador’ do Vidigal”, afirma Russo.

Além do Vidigal, a Mèrola também lança em junho uma experiência sustentável no Morro da Babilônia, zona sul do Rio, em parceria com a empreendedora local Regina Tchelly. O turista pode plantar uma semente numa horta da comunidade e participar de um almoço somente com comida orgânica e alimentos que muitas vezes são descartados, mas ainda possuem valores nutritivos. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o ciclo dos alimentos, reduzindo o desperdício e impctando positivamente as futuras gerações.

Os interessados em participar de alguma das experiências podem entrar em contato no site ou instagram da empresa. E nesse caminho de esperança por dias melhores, o turismo de luxo no Rio de Janeiro se reinventa com olhar voltado no seu maior patrimônio: o povo carioca.

Website: https://www.merolaluxury.com



Huawei discute tendências de digitalização no LATAM Carrier Digitalization Summit

Huawei

A Huawei promove amanhã, dia 27 de maio, às 9h, o LATAM Carrier Digitalization Summit. O evento virtual aborda as tendências de digitalização, experiência e capacidade de compartilhamento da Huawei. Para participar, a inscrição é feita no site da empresa.

O evento conta com quatro palestras em cima de eixos temáticos como transformação digital, cibersegurança e telecomunicações, além da apresentação de dois exemplos de inovação digital na nuvem e na rede já implementados pelos setores abordados.

Os executivos da Huawei que irão liderar essas discussões são: Marcelo Motta, Diretor de Cibersegurança e Soluções para a América Latina; e Marco Ruiz, Gerente de Produtos Cloud. Representantes das operadoras de telecomunicações Entel (Chile e Peru) e Oi (Brasil) complementam a lista de painelistas.

Segundo Motta, o objetivo da transformação digital é construir mais conectividade em plataformas que agregam vários ecossistemas: para clientes, consumidores, parceiros, colaboradores e fornecedores. “A digitalização veio para solucionar problemas de negócios, e já temos boas práticas para compartilhar e várias novidades sobre essa temática para apresentar no Carrier Digitalization Summit”, complementa.

A digitalização, um dos principais passos para a transformação digital de uma empresa, vem sendo aplicada no setor de operadoras há anos. Com base na maturidade das tecnologias e na diversidade de práticas bem-sucedidas do setor, o evento pretende circular as muitas ideias de digitalização que já estão sendo aplicadas por várias empresas na América Latina.

Serviço:

Evento: LATAM Carrier Digitalization Summit

Data: Quinta-feira, 27 de maio de 2021

Horário: 9h às 11h

Programação completa:

9h – 9h05: Discurso de abertura

9h05 – 9h35: Análise sobre tendência de digitalização e cibersegurança no Brasil

9h35 – 10h: Linhas privadas OI OTN ajudam os clientes brasileiros de valor industrial com a transformação digital

10h – 10h30: Transformação digital na Entel

10h30 – 10h50: Huawei Cloud capacita a transformação digital

10h50 – 11h: Perguntas e respostas

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Mulheres priorizam inovação na gestão das propriedades rurais

26/5/2021 – Vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro, Carla Rossato e Luciana Dalmagro, transformaram a produção de suas fazendas com o investimento em tecnologia

Seja para realizar um manejo mais inteligente, se relacionar com fornecedores ou realizar transações comerciais, o uso das plataformas digitais está cada vez mais presente na tomada de decisão dos produtores rurais. No Brasil, a preferência dos fazendeiros por estes canais passou de 36% para 46% nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa “A Mente do Agricultor Brasileiro na Era Digital” da McKinsey & Company. E, quando o assunto é inovação no campo, as mulheres têm se tornado cada vez mais protagonistas.

A produtora Carla Rossato, que conquistou o primeiro lugar do Prêmio Mulheres do Agro, em 2019, na categoria Grandes Propriedades, é um bom exemplo. À frente das fazendas de grãos da família, ela vem implementando soluções digitais para um controle mais eficiente das propriedades rurais e, foi por meio dela, que, em 2000, seus familiares tomaram conhecimento de tais ferramentas para uma gestão mais inteligente.

“Me questionaram bastante sobre o investimento em tecnologia ser alto, mas sempre disse que o pior seria não acompanhar as mudanças”, lembra Carla, que desde então vem utilizando os recursos da agricultura de precisão. Entre eles, maquinários que mapeiam a lavoura e permitem fazer a correção do solo em taxa variável, ou seja, cada talhão só recebe a quantidade de fertilizante que precisa. “Tudo isso resulta em um cruzamento de informações que, posteriormente, me permite avaliar a produtividade, se foi maior ou menor e identificar o porquê”, explica.

Por meio do Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer, Carla também coleta e processa dados de campo automaticamente, além de avaliar a performance de cada talhão do plantio à colheita. Isso permite que a produtora aumente a produtividade e decida com base na análise de dados. “O Climate FieldView™ oferece uma soma de informações. Com isso, consigo ter uma tomada de decisão mais rápida e, consequentemente, aumentar minha produção”, disse a produtora.

Tecnologia é aliada na tomada de decisões

Luciana Dalmagro é outra produtora na vanguarda das inovações do campo. Vencedora da edição do ano passado do Prêmio Mulheres do Agro na categoria Grandes Propriedades, ela se destaca pela gestão sustentável dos aviários da fazenda Alta Conquista, que está totalmente sintonizada com a temática ESG, sigla em inglês para melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Localizada em Sales Oliveira, na região de Ribeirão Preto (SP), a propriedade é focada na produção de aves de corte para exportação e chama à atenção pelo alto índice de sustentabilidade. Entre os diferenciais da fazenda, está a solução encontrada para manter o conforto térmico dos frangos, que demandam um ambiente aquecido em metade do tempo que passam dentro do galpão. “O aquecimento era feito por lenha e o operador abastecia a fornalha manualmente”, explica.

Mas o sistema não mantinha a temperatura homogênea nos 14 galpões de alojamento, o que levou Luciana a procurar uma nova maneira de otimizar o aquecimento. A solução encontrada foi o gás GLP – opção mais sustentável e que proporciona um fluxo constante de energia em ambientes abertos e fechados, por meio de diferentes sistemas.

“Todos diziam que era um investimento muito caro, mas como temos um forte viés de inovação, optamos por tentar. E foi um sucesso! A tecnologia garante o bem-estar dos operadores, que não precisam mais carregar madeiras, além de possuir uma queima mais limpa do que a lenha”, finaliza Luciana.



Dicas para driblar a dificuldade de manter as contas em dia

São Paulo,SP 26/5/2021 – Honrar os compromissos melhora as opções de crédito e financiamento.

Manter as contas em dia é algo tão importante quanto conseguir um crédito ou fazer uma determinada compra de grande valor em um momento de urgência. No mundo da tecnologia, onde o comportamento do consumidor é constantemente monitorado pelas instituições financeiras, é de extrema importância cumprir com as obrigações relacionadas aos débitos feitos no próprio nome.

Além das transações em si, o comportamento do consumidor na hora de quitar as dívidas também é analisado pelo mercado. Por isso, pagar em dia significa mandar uma resposta positiva para o comércio. Dessa forma, sabendo que a pessoa em questão costuma pagar em dia e quitar as dívidas, há a disposição em negociar e oferecer melhores opções de crédito, financiamento e opções de pagamentos diversificadas.

Outro detalhe importante é que manter as contas em dia não gera um benefício apenas para os credores. A própria pessoa também terá benefícios ao não ter que lidar com uma pilha de dívidas acumuladas. O estresse causado por problemas financeiros é algo que uma pessoa com as contas em dia não precisa enfrentar. Situações como atender ligações de cobranças ou disponibilidade em renegociar dívidas são outras tarefas que não fazem parte do dia a dia do bom pagador.

Quitar as contas no prazo também é fundamental para manter o nome limpo e uma alta pontuação do score de crédito. Esses são detalhes essenciais para quem busca ajuda do mercado em momentos difíceis.

Dicas para manter os pagamentos em dia
O primeiro passo para manter os compromissos em dia é definir quais são as prioridades. Ou seja, é preciso estabelecer um limite de gastos, focando naquilo que é prioritário não apenas para o consumo, mas, também, para o bem-estar da pessoa. Isso será essencial para evitar o comprometimento do orçamento.

Se o cenário já é de quase endividamento e, provavelmente, algumas contas não serão pagas no mês seguinte, é preciso tentar uma forma de conseguir uma renda extra. Essa é a única maneira de obter um valor a mais para que seja possível pagar todas as contas ou parte delas, naquele mês.

Uma das formas de adquirir essa renda extra – que vai ajudar a desafogar o orçamento – é o empréstimo. Apesar de criar uma outra dívida, é possível pagar várias contas e ficar apenas com o empréstimo para ser quitado. Essa será uma opção especialmente vantajosa se a taxa de juros cobrada no empréstimo for inferior às taxas das demais dívidas.

Se já existe o endividamento e o objetivo é voltar aos tempos em que era possível pagar as contas em dia, então, a dica é começar as renegociações de dívidas. No intuito de receber, pelo menos, parte do valor em débito, muitos credores aceitam renegociar as dívidas. Com isso, é possível obter opções de pagamento de acordo com a atual realidade financeira.

Pagando as dívidas com o empréstimo entre pessoas físicas
Como destacado, uma das formas de conseguir a renda extra para pagar as dívidas solicitando um empréstimo, mas isso só é vantajoso quando a taxa de juros é menor. No empréstimo entre pessoas físicas isso é uma realidade, pois as taxas praticadas são bem mais baixas do que aquelas praticadas nas instituições financeiras tradicionais.

Nessa modalidade de crédito quem está emprestando o dinheiro também é uma pessoa física. Além disso, todo o processo é bem mais transparente e o tomador de crédito saberá exatamente quanto irá pagar. Não existe uma grande instituição financeira por trás da operação com várias burocracias. Assim, é possível conseguir o crédito com mais facilidade e ótimas condições de pagamento.

O Bullla é uma fintech do setor financeiro digital que conecta pessoas por meio do empréstimo entre pessoas físicas. Serviços totalmente online, taxas de juros mais justas e empréstimo sem burocracias são alguns dos diferenciais do Bullla. Além disso, essa plataforma foi desenvolvida sob o conceito de comunidade financeira, ou seja, bom pagador e bom poupador são sempre os beneficiados.

Mais informações: https://www.bullla.com.br/.

Website: https://www.bullla.com.br/



Médica nutróloga afirma que é possível chegar aos 61 anos em forma e com saúde

Juiz de Fora, MG 26/5/2021 – Pratico o que prescrevo para os meus pacientes. Precisamos manter um estilo de vida saudável e equilibrado desde sempre, não só quando chegar à terceira idadeConforme a nutróloga Alice Amaral, independente da idade, a mulher precisa ter cuidados com a saúde, visando uma boa qualidade de vida

Segundo o IBGE, a expectativa de vida da mulher é de 79,4 anos. Isso mostra a necessidade de se cuidar para garantir a qualidade de vida nos muitos anos a serem vividos após os 60. “Para chegar à terceira idade com saúde é preciso, além dos cuidados básicos, praticar atividade física e manter uma rotina de alimentação saudável”, orienta a médica nutróloga Alice Amaral.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana, pois a prática de exercícios melhora o condicionamento cardiovascular, ajuda a manter a massa muscular, melhora a força, o equilíbrio e a coordenação motora; além de liberar substâncias que ajudam no humor e combatem a depressão. Outra orientação é praticar atividade em grupo, pois o convívio social contribui para melhorar o bem-estar.

Ainda segundo a OMS, a maioria das pessoas ao redor do mundo não faz exercícios suficientes, situação que foi agravada por causa da pandemia do novo coronavírus. Por conta disso, a Organização pede que cada pessoa, independentemente de suas capacidades físicas, se mova mais.

Conforme a nutróloga Alice Amaral, “Independentemente da idade, a mulher precisa ter cuidados com a saúde, visando uma boa qualidade de vida. Essa atenção vai além do exame ginecológico, que é fundamental e que tem que ser feito anualmente. Procedimentos básicos como ir a um dentista regularmente são essenciais. Vale destacar que além da parte estética, a doença periodontal está ligada à diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. É essencial realizar o exame de sangue (hemograma, glicose e colesterol, avaliar o fígado, a tireoide, os hormônios sexuais), fazer o autoexame das mamas, teste ergométrico, ultrassom da região pélvica (transvaginal para ver como está o útero e os ovários), ultrassom da mama, tireoide e abdômen. Se a paciente tiver mais de 40 anos e um histórico de câncer de intestino na família, é indicado fazer uma videocolonoscopia. Realizar uma densitometria óssea. Enfim, é preciso ouvir o nosso corpo e não deixar para depois”.

Exemplo a ser seguido

Aos 61 anos e mãe de dois filhos, a médica nutróloga Alice Amaral exibe um corpo esbelto e supersarado. Com uma rotina diária de treinos e focada na alimentação saudável, Alice Amaral, que é especialista em Nutrologia, Medicina do Esporte e Medicina Física e Reabilitação, divide seu tempo no consultório, realizando tarefas de casa e atividades esportivas. “Faço atividade física de domingo a domingo, sem faltar nenhum dia. Nada me impede de tirar parte da manhã para isso, a menos que eu esteja doente, o que é raro, até porque a vida saudável nos traz saúde. Além de atividades aeróbicas e de musculação, também pratico mergulho, escalada e outros exercícios”, afirma.

Mais do que apenas ostentar um shape definido na web, ela incentiva o lifestyle – que é 100% incorporado em sua rotina, focado nos cuidados com a saúde e na atenção com os treinos e alimentação regrada. “Na verdade, eu pratico o que prescrevo para os meus pacientes. Precisamos manter um estilo de vida saudável e equilibrado desde sempre, não só quando chegar à terceira idade e sentir os sintomas da velhice”.

Atividade física e alimentação

Com 56 kg distribuídos em 1,67 de altura e 10% de percentual de gordura corporal, Alice Amaral se diz feliz com seu corpo. “Desde nova eu faço exercícios. Como me especializei na área do esporte e sempre tratei de atletas, eu tenho muita afinidade. Gosto muito de mergulhar com meu filho e estou tentando escalar e faço trilha com a minha filha (é a maneira que descobri de estar mais próxima deles). Eu sou uma mulher normal, que trabalha muito, já fiz muito plantão e hoje, no consultório, eu atendo pacientes de Juiz de Fora e outras cidades. É uma rotina que exige muita dedicação e disciplina, por isso preciso estar em forma e com a saúde mental em dia. Amo comer legumes, saladas, proteínas e carboidratos “bons”, como batata doce, abóbora, mandioca. No dia a dia e até durante viagens, evito gorduras trans, frituras, embutidos e farinha branca, e nem sinto falta. Faço disso um estilo de vida, me alimento bem e, em determinadas ocasiões sociais, me permito tomar um vinho tinto seco”, completa.

Conforme a médica, “a atividade física e a alimentação saudável regular melhora a nossa flexibilidade, nossos reflexos, auxilia na prevenção de doenças degenerativas. Devemos pensar também que bons hábitos afastam os maus, portanto, praticando atividades físicas é possível ajudar no combate ao fumo, por exemplo, pois o hábito de fumar prejudica nossa capacidade na prática de esportes. O acompanhamento periódico com o especialista também é muito importante. Só o especialista vai poder orientar quais os melhores horários, locais e os tipos de exercícios mais apropriados. E também informar ao paciente sobre condutas mais saudáveis e potenciais riscos que devem ser evitados”.

Vida sexual ativa

Além disso, é de extrema importância manter uma vida social e sexual ativa. “O convívio social contribui para o bem-estar e evita que a pessoa se sinta sozinha e deprimida. A vida sexual ativa melhora o bem-estar geral, o humor, aumenta a autoestima, a capacidade cognitiva e rejuvenesce”, afirma Alice Amaral.

Outra dica é exercitar o cérebro e dormir bem. “O sono fortalece o nosso sistema imunológico e repõe as energias. Dormir mal acelera o envelhecimento, além de causar fadiga, diminuição da memória e obesidade”.

Combate ao sedentarismo

Em uma recente publicação, a OMS revelou que até 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas no mundo com um aumento da atividade física. “O combate ao sedentarismo deve ser praticado em todas as idades e mesmo por pessoas com condicionantes físicas por motivo de doença”, defendeu a OMS, ao anunciar as novas diretrizes no final de 2020.

De acordo com os dados da OMS, um em cada quatro adultos não pratica exercício físico suficiente, o mesmo se passando com quatro em cada cinco adolescentes. No guia, a OMS defende, também, que toda a atividade física é benéfica e pode ser feita de várias formas, desde o desporto até exercícios no dia a dia, a jardinagem, a caminhada ou a dança.

 

Website: https://www.instagram.com/alice.amaral/



Temenos transforma o sistema bancário com o Temenos Banking Cloud para acelerar a adoção de SaaS e IA com acesso instantâneo a Sandbox, Banking Services e MarketPlace

GENEBRA 26/5/2021 –
A Temenos (SIX: TEMN), empresa de software bancário, está acelerando sua liderança na nuvem ao apresentar a próxima geração em SaaS, o Temenos Banking Cloud. Isso combina os serviços bancários mais completos do setor, cobrindo todos os segmentos e todas as geografias, com um Sandbox para inovação rápida e Temenos MarketPlace para colaboração fintech, tudo movido por um novo motor habilitado para IA para impulsionar o crescimento dos negócios dos bancos e acelerar o tempo de lançamento no mercado. Com o Temenos Banking Cloud, os bancos agora têm o poder de autoprovisionar serviços bancários sempre ativos e escalar instantaneamente e com segurança, reduzindo drasticamente o custo das operações para 10% dos sistemas legados. Una-se ao TCF Online com mais de 10.000 participantes, para saber mais.

Max Chuard, CEO da Temenos, disse: “Os bancos enfrentam enormes desafios – concorrência acirrada, expectativas crescentes do cliente, pressões de custo. A pesquisa mostra que há algum tempo 70% dos bancos não conseguem cobrir seu custo estimado de capital. Os bancos não podem mais esperar; eles precisam de uma nova abordagem para administrar seus negócios e desenvolver produtos bancários.

Com base em mais de 10 anos de liderança em nuvem, US$ 1 bilhão em investimento em P&D e a experiência de mais de 700 clientes SaaS, desde bancos globais a mais de 70 desafiadores, trazemos a próxima geração em SaaS, o Temenos Banking Cloud.

O Temenos Banking Cloud destina-se tanto a bancos digitais que desejam lançar em semanas, como a bancos grandes ou complexos que querem adquirir recursos distintos, lançar produtos com rapidez e migrar progressivamente as bases de clientes atendidas por sistemas legados.

Estamos colocando os bancos no controle de seus modelos de negócios e ciclos de inovação, dando-lhes agilidade e velocidade para criar excelentes produtos para os clientes e negócios lucrativos. Com o Temenos Banking Cloud, capacitamos os bancos a se transformarem digitalmente e escalarem em grande escala com mais rapidez.”

Chris Sozou, gerente geral de plataformas, parcerias e análises, Virgin Money Austrália, disse: “Nosso banco digital foi projetado com uma ambição clara de simplificar os serviços bancários e ajudar os clientes a atingir seus objetivos financeiros. Com Temenos SaaS, podemos oferecer uma experiência digital sem atrito, reunindo cartões de crédito, transações e contas de poupança, além de um programa de fidelidade em um único aplicativo móvel nativo. Com o Temenos Banking Cloud, é mais fácil de se integrar com terceiros e temos uma plataforma ágil que pode ser facilmente ampliada ou reduzida dependendo das demandas do negócio.”

O Temenos Banking Cloud dá aos bancos a liberdade de inovar com mais rapidez, passar de um modelo de CapEx para um modelo de OpEx e se beneficiar de um custo total de propriedade mais baixo. O Varo Bank, usando Temenos SaaS, estima que atende clientes em 25% dos custos totais incorridos por um banco tradicional. Os bancos que usam o Temenos Banking Cloud se beneficiam da escalabilidade instantânea e massiva. Um banco desafiador europeu abriu mais de 600 mil contas em 3 meses. Enquanto um disruptor digital global viu um número impressionante de mais de 20 milhões de pedidos de empréstimo processados em 9 meses. Eles já estão adicionando mais de 100 mil novos empréstimos por dia, devendo chegar a 200 mil empréstimos por dia. Mais de 700 instituições financeiras, como Al Ain Finance, Alpian, Flowbank, Flowe, Itau, Orange Bank que usam Temenos SaaS, agora se beneficiarão de todos os novos recursos avançados do Temenos Banking Cloud.

Dan Dickinson, diretor de informação do EQ Bank, disse: “Como o primeiro desafiante apenas digital do Canadá, optamos pelo Temenos SaaS para escalar facilmente e atenderàdemanda do cliente, aumentar os depósitos muito mais rapidamente a um custo menor e repassar os benefícios aos nossos clientes. Com o Temenos Banking Cloud, podemos acelerar o crescimento de nosso negócio e nos beneficiar de inovação ilimitada por meio dos recursos Sandbox e Temenos MarketPlace.”

O Temenos Banking Cloud remove a complexidade, permitindo que os bancos se concentrem em seus clientes ao invés de sua tecnologia. Com o toque de um botão, os bancos podem ativar novos serviços bancários, dimensionar instantaneamente, criar aplicativos, conectar-se ao mais rico mercado de fintech e gerenciar proativamente o uso e a integridade do serviço. Com o Temenos Banking Cloud, os bancos ganham:

  • Mercado mais rápido com serviços bancários: os principais serviços bancários de ponta a ponta do setor, com funcionalidade localizada em mais de 150 países, cobrindo todos os segmentos bancários. Os serviços bancários são criados usando recursos de negócios empacotados,1 que estão alinhados aos padrões BIAN. Eles são extensíveis, flexíveis e abertos, e podem ser facilmente configurados e integrados com aplicativos externos. Os serviços bancários podem ser consumidos instantaneamente, são pré-pagos e continuamente atualizados com segurança, sem a necessidade de grandes atualizações. Esses serviços bancários são desenvolvidos para o setor bancário e oferecem controles de nível empresarial para gerenciar sistemas de missão crítica.
  • Inovação ilimitada no Sandbox: o Temenos Sandbox permite que os bancos inovem mais rapidamente, explorando a nova funcionalidade do Temenos, treinando seus desenvolvedores e criando aplicativos. O Sandbox inclui acesso a Temenos Banking Services, Temenos MarketPlace, dados de exemplo e ferramentas de integração para permitir que os bancos configurem novos produtos. O Sandbox também oferece APIs bem documentadas de alta qualidade, que são conectores essenciais de arquitetura aberta. Os bancos podem optar por mudar para ambientes de produção na nuvem ou no local.
  • Colabore com o mercado fintech mais completo: acesso instantâneo a Temenos MarketPlace, com as fintechs mais inovadoras, como Plaid, Taurus, Tinke Wise. As soluções fintech são pré-integradas para que possam ser consumidas rapidamente para um rápido retorno de valor. Os desenvolvedores podem trabalhar com APIs abertas para estender seus serviços bancários, convidando fintechs e desenvolvedores para o ambiente Sandbox e a colaborar.

O Temenos Banking Cloud é alimentado por um Motor IA explicável com análise de dados avançada, para que os bancos possam testar, relatar e medir o desempenho do produto e obter insights para apoiar as decisões de negócios e o design do produto. Por meio do portal de autoatendimento, os usuários e desenvolvedores de TI podem ativar ambientes totalmente provisionados, se beneficiar de painéis em tempo real sobre uso e faturamento, configurar permissões e gerenciar credenciais de segurança. Os conselheiros da Temenos IA oferecem recomendações aos bancos para gerenciar proativamente o uso e a integridade do serviço.

O Temenos Banking Cloud oferece segurança em várias camadas, cobertura abrangente de conformidade e a mais alta disponibilidade em todo o mundo. A arquitetura de tecnologia nativa da nuvem e agnóstica da nuvem da Temenos é baseada em microsserviços e baseada em API para otimizar o uso dos serviços de plataforma em nuvem.

– Fim –

Sobre a Temenos

A Temenos AG (SIX: TEMN) é a líder mundial em software bancário. Mais de 3.000 bancos em todo o mundo, incluindo 41 dos 50 maiores bancos, contam com a Temenos para processar as transações diárias e as interações com clientes de mais de 1,2 bilhão de clientes bancários. A Temenos oferece software de front office, banco central, pagamentos e administração de fundos nativos e agnósticos em nuvem, permitindo que os bancos ofereçam experiências de cliente omnicanal sem atrito e ganhem excelência operacional.

O software Temenos é comprovadamente capaz de permitir que seus clientes de alto desempenho alcancem taxas de custo-receita de 26,8%, metade da média da indústria e retornos sobre o patrimônio de 29%, três vezes a média da indústria. Esses clientes também investem 51% de seu orçamento de TI em crescimento e inovação versus manutenção, o que é o dobro da média da indústria, provando que o investimento em TI dos bancos está agregando valor tangível aos seus negócios.

Para mais informações, acesse www.temenos.com.

1 De acordo com BIAN, os recursos de negócios empacotados (PBCs) são componentes de software que representam uma capacidade de negócios bem definida, funcionalmente reconhecível como tal para um uso comercial.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Imprensa

Jessica Wolfe e Scott Rowe

Relações Públicas Temenos Global

Tel: +1 610 232 2793 e +44 20 7423 3857

E-mail: press@temenos.com

Alistair Kellie e Andrew Adie

Newgate Communications em nome da Temenos

Tel: +44 20 7680 6550

E-mail: allnewgatetemenos@newgatecomms.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Especialista lista itens essenciais para aspirantes no Design

26/5/2021 – Computador, softwares e mesa digitalizadora estão entre os destaques para aprimorar as habilidades na área

O design é uma profissão que está em toda parte. “Agora mesmo, enquanto lemos este texto, estamos fazendo uso de um produto de design. Todas as letras desse texto foram desenhadas por um designer de tipos – um profissional cuja área é focada no desenho de letras”, explica Marcelo Kimura, designer gráfico e parceiro da Wacom no Brasil.

Das embalagens dos produtos no supermercado ao desenvolvimento de livros: o design está em quase tudo. Para homenagear esse dia, Kimura desenvolveu uma lista de itens importantes para aspirante a designer gráfico.

Computador

Começando pelo item mais importante do designer gráfico moderno. A grande dúvida é: qual computador comprar? Em meio a vários modelos e configurações, é completamente normal ficar perdido. Segundo Kimura, é preciso que tenha definido muito bem que tipo de trabalho será desenvolvido para ajudar na escolha do equipamento.

“O design é muito amplo e pode envolver desde a edição de formas simples e leves até manipulação de elementos 3D que são mais pesados. O pulo do gato aqui é você entrar no site do desenvolvedor dos softwares e verificar os requisitos mínimos para rodar aquele determinado programa”, complementa o designer.

Por exemplo, os requisitos mínimos para rodar o Illustrator, segundo a Adobe, são: processador multicore com suporte a 64 bits, 8GB de Ram, 2GB de HD para a instalação do sistema, monitor 1024 x 768, 1GB de VRAM (placa de vídeo) com suporte a OpenGL. Vale ressaltar que esses são os requisitos mínimos, ou seja, é provável que o trabalho fique apertado com uma configuração dessa. Prefira um computador com configuração sobrando. O aconselhável é ter pelo menos 16GB de RAM e SSD ao invés de HD pois são muito mais rápidos. Uma placa de vídeo de pelo menos 4GB também vai te permitir trabalhar de forma mais fluída e um monitor Full HD vai permitir trabalhar com mais espaço de visualização.

Softwares

Um computador sem os programas gráficos não serve para muita coisa. “A Adobe é líder do segmento, com soluções completas para a maior parte da demanda de um designer gráfico. A Corel também é uma excelente suíte de aplicativos que já está no mercado há muitos anos e já se consolidou. O Affinity, apesar de novo no mercado, vem conquistando seu espaço e fazendo adeptos”, afirma o designer.

Monitor

Um bom monitor é essencial, afinal, é o que dará a visão do trabalho tomando forma. Segundo Kimura, as especificações que considera importantes em um monitor são: cobertura de pelo menos 98% de sRGB (se for acima de 90% Adobe RGB, melhor ainda), painel IPS, resolução Full HD (1920 x 1080, mas eu recomendo 2k pra cima) e DeltaE < 2 (essa especificação tem relação com a precisão de cores que ele exibe).

Mesa digitalizadora

“Essa é uma recomendação pessoal e que tem a ver não só com a produtividade como também com saúde. Um designer gráfico passa a maior parte do dia (para não dizer o dia todo) com a mão sobre o mouse fazendo diversos movimentos. Isso pode causar dores e até mesmo lesões mais sérias. A mesa digitalizadora Wacom permite usar uma caneta para fazer os mesmos movimentos do mouse, porém, de forma muito mais natural e ergonômica. Usar uma mesa evita que eu tenha dores e provavelmente lesões e por isso eu sempre recomendo”, conta Kimura.

Além disso, a mesa ajuda na produtividade, já que fazer movimentos com a caneta é muito mais rápido e agradável, quando comparado a um mouse. “Atualmente uso a Wacom Intuos Pro, que acompanha a caneta Pro Pen 2 com mais de 8 mil pontos de pressão. A mesa ainda possui botões de atalho que auxiliam na otimização de tempo.”

Cadeira

Muita gente não pensa nisso, mas é um item essencial, já que o profissional vai passar muitas horas sobre ela. “Evite os modelos revestidos com couro. Elas esquentam e, com o tempo, começam a descascar. Prefira aquelas com telinhas, pois são mais arejadas. Uma boa cadeira também precisa ter um apoio lombar, de preferência com ajuste. Braços com ajustes de altura também são extremamente bem-vindos”, ensina o especialista.

Impressora

Não precisa ser o modelo de última geração. Claro que, se houver condições, é mais recomendável comprar a melhor opção possível. Caso contrário, as mais simples, com scanner embutido, já ajuda. Segundo o designer, imprimir os trabalhos podem dar uma outra perspectiva sobre ele.

Conhecimento

“Esse é o item mais importante da lista. Você consegue fazer um bom projeto sem os itens acima. Sem conhecimento, não. A profissão não é regulamentada no Brasil, mas isso não quer dizer que você não precisa estudar”, explica Kimura.

Há no Brasil uma série de instituições que oferecem curso superior em design gráfico, seja presencial, seja EAD. Também é possível estudar por meio de cursos online. “Eu mesmo ofereço 2 cursos: um focado em identidade visual e outro em Illustrator, um software muito usado por designers para a criação de logotipos. O importante é estudar para oferecer o melhor serviço para o cliente. Sem conhecimento, seu computador e seus softwares não servem para nada”, comenta Kimura.

Website: https://www.wacom.com/pt-br



Quais são os benefícios da facilitação gráfica para empresas?

Curitiba, PR 26/5/2021 – A facilitação gráfica traduz e transforma as ideias centrais de um discurso em imagens e textos registrados em um painel elaborado em tempo real.

De forma simples, a facilitação gráfica se tornou conhecida como um recurso eficiente para tornar eventos, reuniões, workshops e conferências, entre outras situações, algo mais dinâmico e eficiente. Com o uso de equipamentos tecnológicos, como tablets, iPads e computadores, essa alternativa de interação ficou muito mais prática de ser implementada, visto que é possível ilustrar discussões e apresentações em tempo real e com uma qualidade muito maior (e mais rápida) que quando feitas à mão.

Aliás, o que diferencia a facilitação gráfica manual da digital está, essencialmente, na maneira como o público poderá interagir e experienciar os gráficos criados. Isto é, ela é muito mais limitada quando feita manualmente , mas quando realizada digitalmente, permite um nível de interação muito maior.

Alguns dos benefícios e vantagens de levar os recursos da facilitação gráfica para o dia a dia de uma empresa envolvem várias linhas, incluindo:

  1. O facilitador/apresentador de uma reunião tem um recurso gráfico que permite tornar as ideias visíveis para todos, de maneira que o entendimento dos envolvidos seja amplo.
  2. O público tem acesso aos detalhes da ilustração em tempo real. Por exemplo, em uma reunião os participantes poderão ter uma percepção melhor sem que haja perda de tempo ou confusão de ideias.

  3. A facilitação gráfica digital não requer muito espaço para ser implantada. Além disso, exige bem menos do profissional responsável, afinal, ele não terá que lidar com grandes painéis e suportes. Na digital, a empresa pode melhorar ainda mais a experiência dos participantes, por exemplo, disponibilizando um aplicativo para que todos acessem os gráficos imediatamente após a conclusão.

  4. A facilitação gráfica digital pode ser usada tanto para apresentações presenciais quanto para virtuais, a exemplo de um curso ou workshop online promovido pela empresa. Nessa situação, por exemplo, quem entra na sala virtual pode acompanhar a construção gráfica conforme ela vai sendo feita, lembrando que também é transmitida ao vivo durante a live.

  5. Sempre estarão disponíveis e poderão ser usadas, posteriormente, a qualquer momento. Pelo fato de a facilitação gráfica ter sido feita por meio de ferramentas digitais, os arquivos podem ser carregados em um servidor, armazenados e compartilhados. Isso significa que as pessoas que não tiveram a oportunidade de acompanhar tudo ao vivo, poderão revisitar essas gravações gráficas em seus dispositivos.

  6. Em reuniões em grupo, a facilitação gráfica digital pode ser consultada em computadores pessoais e smartphones para ajudar na transmissão das informações aos participantes. Essa praticidade é uma ferramenta extremamente útil no caso de palestras ou apresentações em uma empresa onde observações mais precisas devem ser passadas aos participantes.

  7. Em reuniões em empresas nem sempre é fácil garantir que todos mantenham o foco. Contar com um serviço de um facilitador gráfico digital ajudará a conduzir a atenção de todos os envolvidos.

Para que a facilitação gráfica realmente contribua para tornar os eventos e ações dentro da empresa mais envolventes e interativos, é preciso considerar um profissional capacitado para isso. Por fim, a criatividade dos envolvidos também é incentivada.

Mais informações em https://www.peppedesign.com/

Website: https://www.peppedesign.com/



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