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Conheça o robô submarino autônomo inspirado em animais marinhos

Robô BionicFinWave

A tecnologia de automação realiza tarefas cotidianas em fábricas, como segurar, movimentar, posicionar produtos e controlar processos. A natureza faz todas essas tarefas de maneira instintiva, fácil e eficiente. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Por isso, a equipe de Bionics Learning Network da Festo estuda esses fenômenos e aprende com eles para desenvolver equipamentos que podem ser utilizados para facilitar o dia a dia na indústria. O lançamento mais recente é o BionicFinWave.

Inspirado pelos movimentos ondulatórios executados pelas barbatanas dos animais marinhos, como o polycladida e o choco, uma espécie de molusco, o robô submarino manobra-se autonomamente por propulsão através de um sistema de tubos de vidro acrílico. Este projeto está fornecendo impulsos para futuros trabalhos com robôs autônomos na indústria de processo.

Para se mover através da água, os animais os quais o BionicFinWave foi inspirado usam suas barbatanas para gerar uma onda contínua que progride ao longo de todo o comprimento de seus corpos. Esta ondulação força a água para trás produzindo um impulso para a frente. O BionicFinWave também usa esse princípio para manobrar para frente ou para trás.

Isso permitiu que a empresa tecnicamente realizasse uma unidade de acionamento da aleta que é particularmente adequada para movimentos lentos e precisos, causando menos turbulência na água do que uma unidade de propulsão de parafuso convencional, por exemplo.

Enquanto ele se move através do sistema de tubos, o robô submarino autônomo pode se comunicar com o mundo externo via rádio e transmitir dados, como leituras do sensor de temperatura e pressão, para um tablet.

O BionicFinWave possui duas aletas laterais flexíveis de 370mm de comprimento moldadas inteiramente em silicone. Elas imitam realisticamente os movimentos fluidos de seu modelo biológico. Para isso, as aletas são presas a nove pequenos braços de alavanca com um ângulo de 45 graus; estes são conduzidos por dois servo motores alojados dentro do robô submarino.

Dois virabrequins planos transmitem as forças para os braços, de modo que as duas aletas podem se mover independentemente umas das outras; Por este meio, eles podem gerar simultaneamente diferentes padrões de onda. Para nadar em uma curva, por exemplo, a aleta externa se move mais rápido que a parte interna – como acontece com os degraus de uma escavadeira.

Sendo portadora desta tecnologia, a Festo está criando, mais uma vez, impulsos para trabalhos futuros com robôs autônomos e novas tecnologias de drives para uso em meios fluidos. Conceitos como o BionicFinWave podem ser desenvolvidos para tarefas como inspeção, medições ou aquisição de dados – por exemplo, para a tecnologia de água e esgoto ou outras áreas da indústria de processo. O conhecimento adquirido neste projeto também poderia ser usado para métodos na fabricação de componentes robóticos flexíveis.

 

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China UnionPay: China assume a liderança na pilotagem de pagamento móvel

China UnionPay mobile payment

Com apenas um telefone celular na mão, você pode pegar o metrô ou o ônibus, fazer compras no supermercado ou em qualquer loja, adquirir os suprimentos que precisar no campus da universidade ou pagar uma multa de trânsito através da função Quick Pass móvel. Isso já se tornou parte da vida cotidiana de muitas pessoas na China. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Hoje, pagamentos móveis já penetraram perfeitamente nas atividades diárias das pessoas e vêm exercendo um efeito profundo em suas vidas. Todos os olhos estão voltados para a China, porque o país mais populoso do mundo assumiu rapidamente a liderança na era do pagamento móvel.

China entra na era do pagamento móvel conveniente na vanguarda
Uma pesquisa com 18.000 consumidores em 23 países e regiões, feita pela Ipsos, firma proeminente de pesquisa de mercado internacional, mostra que 77% dos chineses usam serviços de pagamento móvel, o que classifica o país em primeiro lugar no mundo.

Até agora, a taxa de penetração do pagamento móvel nos Estados Unidos e no Japão é de apenas 48% e 27%, respectivamente. Em vista do tamanho da população da China, a diferença é extraordinária.

China UnionPay mobile payment service

Tomando o movimento diário de sua população como exemplo, mudanças dramáticas foram observadas na forma com que os usuários de transporte e os viajantes fazem pagamentos ao tomar um ônibus ou metrô ou dirigir um carro para chegar a seus destinos, o que se tornou possível graças à popularidade dos pagamentos móveis.

Usar o pagamento móvel do UnionPay para cobrir todos os custos incorridos no trânsito se tornou, agora, a forma comumente adotada para ir de um lugar para outro em mais de 400 condados e cidades na China, com a maior percentagem das pessoas que já fazem isso sendo habitantes de Xangai, Guangzhou, Tianjin, Hangzhou, Fuzhou e Jinan.

Para citar a província de Hubei como exemplo, os motoristas que adicionaram as informações de seus veículos no aplicativo UnionPay e configuraram a função de pagamento do UnionPay como opção padrão de pagamento podem passar por pedágios da rodovia sem parar, porque o sistema irá reconhecer automaticamente a placa do carro e efetuar o recebimento da tarifa do pedágio.

Um serviço de pagamento móvel conveniente para todos os cenários de pagamento
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através de aperfeiçoamentos de serviços que beneficiam todos os habitantes da China, um projeto para comprovar a conveniência de pagamentos móveis, sob o comando do banco central da China, chamado de “Projeto de demonstração da conveniência do pagamento móvel”, visa áreas que mais provavelmente atingem a vida de todas as pessoas.

Essas áreas incluem o que se refere como os dez principais cenários de pagamento: transporte por ônibus ou metrô, compras em mercearias e outras lojas, refeições em restaurantes, compras em supermercados, uso de serviços públicos, máquinas de venda self-service, atividades em campus universitário, lanchonetes em faculdades ou universidades, tratamento de saúde, pagamentos de multas de trânsito, etc.

Os consumidores podem fazer pagamentos de forma rápida e eficiente ao usar o aplicativo UnionPay, o QuickPass móvel do UnionPay e o pagamento por código QR do UnionPay.

China UnionPay mobile payment app

A rede de serviço de conveniência do UnionPay para pagamentos móveis já está disponível em 100 cidades-modelo na China, com a habilidade de usar a opção de pagamento para pagar, entre outras coisas, por roupas, alimentos, hospedagem, transporte, entretenimento e compras.

O aplicativo UnionPay e o pagamento por código QR já estão disponíveis em mais de 38.000 estabelecimentos comerciais, em mais de 1.900 shopping centers, bem como em 9.000 estabelecimentos comerciais em 318 campus universitários.

Em termos de pagamento de serviços públicos, a opção de pagamento está disponível em mais de 300 cidades na China, para o pagamento de mais de 1.700 itens, como água, eletricidade e gás, enquanto multas de trânsito em Tianjin e Xangai podem ser pagas imediatamente, com um pagamento direto através do aplicativo UnionPay.

No setor de transporte público, as opções de pagamento móvel do UnionPay, incluindo o aplicativo UnionPay, se tornaram uma maneira generalizada de cobrar tarifas de ônibus, metrôs e táxis, bem como para pagar passagens aéreas e tarifas de pedágios.

O “Projeto de Conveniência Chinês” promove a universalidade do pagamento móvel
Por que a China está assumindo rapidamente a liderança em pagamentos móveis? Isso se deve principalmente ao “Projeto de demonstração da conveniência do pagamento móvel” do banco central da China, conforme mencionado acima e promovido pelo UnionPay e outros grandes bancos.

O projeto não é apenas um empreendimento comercial. É um projeto para a conveniência dos habitantes da China, com a missão de beneficiar a população em geral, sob a égide do governo chinês e o apoio de todo o país.

China UnionPay Mobile payment convenience demonstration

Por essas razões, não é surpresa que a China tenha assumido a liderança na era dos pagamentos móveis. Para a próxima etapa de desenvolvimento da economia do mundo, a China está pronta para assumir suas responsabilidades e estender esses benefícios às pessoas de todo o mundo.

 

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Nova Zelândia: uma maravilha escondida na Oceania

Nova Zelândia

Lugar repleto de belezas naturais e aventuras, a Nova Zelândia vem ganhando espaço entre os destinos escolhidos pelos turistas e intercambistas. Para quem procura diversidade de atividades, que vão das mais calmas até as radicais, o belo país da Oceania é uma excelente opção. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Mas o que torna a Nova Zelândia tão interessante? Confira as informações abaixo, que reunimos com a colaboração da Trust Intercâmbio e Turismo, para quem ainda está indeciso em decolar para lá:

Visto?
Boa notícia: Quem possui passaporte brasileiro não precisa de visto para entrar na Nova Zelândia, podendo permanecer lá por até três meses, seja estudando ou trabalhando. Mas calma! Isso acontece mediante apresentação de comprovantes de que você tem condições financeiras de se manter por lá e sua passagem de volta. É fácil, porém existem regras.

Que bela vista
Com certeza ao chegar a Nova Zelândia você vai se impressionar com as paisagens exuberantes, que são os chamarizes do país. São praias, montanhas, florestas, geleiras e fiordes, ou seja, beleza para todos os gostos. As regiões montanhosas foram palco de grandes sucessos de bilheteria como “O Hobbit”, “Senhor dos Anéis” e “Avatar”. São cenários dignos de Oscar.

Clima agradável
Por ter uma temperatura amena, o clima da Nova Zelândia é bem próximo ao do Brasil, o que não causa aquele estresse de adaptação a temperatura. Para aproveitar as praias, viaje entre janeiro e fevereiro, meses que as temperaturas ficam em 20ºC e 25ºC. Agora se você é fã de frio e vai fazer um tour pelas montanhas, escolha ir de julho a agosto para praticar esqui na incrível temperatura de 12ºC.

Explorando o lado aventureiro
Quer fugir da calmaria e praticar esportes radicais? A Nova Zelândia é conhecida como a terra do bungee jump. Na cidade de Queentown há sete locais para salto que variam de 40 a 130 metros de altura! Além disso, para quem curte altura ainda há o paraquedismo, rapel, escaladas e alpinismo.

Se prefere manter os pés no chão, escolha as trilhas de mountain bike, rugby e cricket. Se é amigo da água pode fazer rafting nas incríveis corredeiras do país. Ar, terra ou água a sua emoção está garantida.

Auckland
Essa é uma cidade muito escolhida para quem vai visitar o país, é o centro financeiro da Nova Zelândia e conta com uma grande variedade de comércio, lazer, restaurantes e feiras de artesanato. Além disso, é uma metrópole multicultural, já que reúne turistas de todo o mundo, oferecendo uma grande interação e exploração de toda a cultura do país.

Trabalho e estudo
Desde 2014 os estudantes podem ter permissão para trabalhar e estudar. Para conseguir, você precisa estar matriculado em um curso com, no mínimo, 14 semanas e carga horária de 20 horas semanais.

Com a economia estável do país, você não sofrerá com variações da moeda local, que por sinal é uma das mais baratas entre os países de língua inglesa, fazendo com que o dinheiro do viajante renda mais.

Delícias culinárias
A culinária do país inclui pratos típicos dos maoris, dos polinésios e a moderna, que conta com as técnicas dos colonizadores. Os frutos do mar entram como atração principal para quem vai conhecer a Nova Zelândia, sendo uma herança dos maori, principalmente porque muitos peixes são encontrados apenas no país.

Os ingleses deixaram sua marca também, mas o mais importante é o Lamb Shank, preparado com carne de carneiro e vegetais. Há também o tradicional queijo azul, que foi criado em 1952 e a receita é feita sem alterações desde então.

 

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Realidade Virtual vira aliada no tratamento de crianças com câncer

Óculos VR

O projeto Alegria Virtual levará a magia da Realidade Virtual (VR) para crianças que estão em tratamento contra o câncer na TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A Realidade Virtual pode melhorar o tratamento de pacientes que estão internados em clínicas e hospitais. É o que acreditam os voluntários do projeto Alegria Virtual, iniciativa desenvolvida pela Casa Mais 360.

A abordagem ainda é nova e experimental, conta o idealizador do projeto, Fábio Costa. “O fato de estar confinado no ambiente hospitalar pode parecer muito chato e desanimador para os pacientes. A Realidade Virtual pode transformar o dia a dia dessas pessoas e levá-las para o mundo dos sonhos e, consequentemente, da esperança, restaurando em cada um dos participantes o prazer por viver e a energia para continuar o tratamento”, conta.

No hospital infantil, as crianças poderão desfrutar de headsets de Realidade Virtual (devidamente higienizados, claro). Ao colocá-los, eles poderão desfrutar de vídeos realistas e experimentar a sensação de andar de montanha russa, nadar em oceano aberto repleto de peixes, esquiar sobre a neve ou ainda conhecer novos mundos proporcionados pela tecnologia.

A clínica de tratamento, que fica em São Paulo, será a primeira a receber o projeto e usar o VR para aliviar a dor e o sofrimento das pessoas que estão nesta situação. Além do tratamento de crianças e adolescentes carentes com câncer, a TUCCA trabalha em diferentes abordagens de temas ligados ao paciente e ao câncer, da pesquisa por novos medicamentos ao retorno do jovem ao ambiente escolar e social.

Nos Estados Unidos, a prática já tem sido bastante utilizada pelas instituições de saúde. Alguns estudos-piloto utilizam o VR como ferramenta psicológica que pode acalmar os sistemas nervosos e limitar o sentimento de dor.

Inspirado nos Doutores da Alegria, a iniciativa buscar oferecer uma melhor qualidade de vida para os pacientes que necessitam passar por longos períodos de internação.

Voluntários e instituições de saúde interessadas em participar do projeto devem enviar um e-mail (contato@alegriavirtual.com.br) para se cadastrar e solicitar uma visita.

A ação acontecerá nesta quarta-feira, dia 11,  às 10 horas, na R. Santa Marcelina, 185 – Vila Carmosina, em São Paulo.

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Maior maratona de hackers hightechs do Brasil recebe inscrições até 17 de julho

Hackathon

Estão abertas as inscrições para o maior hackathon (maratona de desenvolvedores) que já se viu no Brasil. O Hacking Rio terá 42 horas seguidas e intensas de desenvolvimento de novas tecnologias, conferência internacional e fórum de inovação entre os dias 27 e 29 de julho, no Aqwa Corporate, no Porto Maravilha. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O evento reunirá mais de 1.200 especialistas em tecnologia, design e negócios, unidos pelo desafio de gerar soluções de alto impacto para problemas reais da sociedade e do mercado do Rio. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 17 de julho.

Os competidores se dividirão em doze clusters, de Educação a Segurança, passando por Turismo, Energia e Saúde, entre outras áreas. O time vencedor, aquele que apresentar o projeto mais bem avaliado por uma banca de especialistas, receberá a premiação de R$ 15 mil e o direito às patentes dos protótipos desenvolvidos durante o evento.

“Trata-se de uma autêntica Olimpíada de Desenvolvimento”, garante Lindália Junqueira, co-fundadora do movimento Juntospelo.Rio, à frente da realização do Hacking Rio. O Hacking Rio é o resultado de discussões conduzidas no Juntospelo.Rio sobre inovação e formas de tornar o Rio uma “cidade inteligente”.

O movimento de empreendedores e líderes empresariais apaixonados pelo Rio de Janeiro se uniu para criar e potencializar soluções de problemas por meio da colaboração, da inovação e da tecnologia.

A competição dos desenvolvedores deverá receber times do Rio e de diversas outras cidades do país. Serão 12 hackathons simultâneos, onde cada cluster terá seu próprio hackathon com até 100 participantes, que contarão com o suporte de dez mentores técnicos e cinco especialistas do respectivo segmento.

Além das competições, quem for ao Hacking Rio poderá participar de uma grande conferência sobre o tema Smart City (cidade inteligente), que contará com palestrantes internacionais referência em inovação, tecnologia, empreendedorismo e cidades inteligentes.

Entre os palestrantes convidados, ícones como a canadense Sherry Colbourne (CEO do Spark Center, pólo de inovação tecnológica na região de Toronto), o americano Greg Stevens (fundador e diretor TerraBridge Partners, de Chicago), o investidor de Israel Luis Pinievski (ex-presidente da Global ORAD) e a portuguesa Maria Miguel Ferreira (co-fundadora e diretora da Startup Portugal).

Brasileiros de destaque no segmento de inovação também falarão aos participantes do Hacking Rio. Nomes como Ozires Silva (ex-Ministro e presidente da Embraer), Rodrigo Sá – Head de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation (transporte em altíssima velocidade), Daniel Conti – CEO da Vice Media Brasil -, Christian de Castro – presidente da Ancine -, João Mesquita, CEO da nova plataforma OTT do Grupo Globo e João Kepler, sócio da Bossa Nova Investments, eleito melhor investidor anjo do Brasil.

O Hacking Rio também promoverá, durante os três dias de evento, o 1o Fórum Rio de Internacionalização, com visitas técnicas guiadas a aceleradoras, parques tecnológicos, hubs de inovação e startups cariocas, além de painéis com investidores e startups nacionais e estrangeiras.

Para fornecer comodidade aos participantes, a organização do evento fornecerá alimentação e disponibilizará banheiros para que tomem banho. Cada participante deverá levar seu saco de dormir.

Serviço:

Hacking Rio

Data: de 27 a 29 de julho de 2018

Horário: Sexta, a partir das de 18h até às 15h30 de domingo.

Programação: Sexta, de 18h às 22h30. Sábado, de 9h às 22h30. Domingo, de 9h às  15h30.

Local: Aqwa Corporate – Porto Maravilha – Rio de Janeiro, RJ

Inscrições: R$ 99,00 até o dia 17 de julho

 

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Clima italiano invade metrô de São Paulo

Coliseum - Italia

Gôndolas, igrejas, torres, pizza, vinho e muita massa são algumas das imagens típicas que temos da Itália. Para reforçar essas lembranças e mostrar mais detalhes da diversidade cultural do “País da Bota”, a Agência Nacional de Turismo da Itália preparou uma ação especial nos trens da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, operada pela concessionária ViaQuatro. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

De 7 de julho a 13 de agosto, as estações Paulista e Faria Lima, juntamente com o trem número 422 serão cenários para a campanha interativa #embarquenessaitalia, que incentiva os passageiros a publicarem fotos nas redes sociais utilizando a hashtag.

Desde o último sábado, dia 7, entrou em circulação o trem especial. Com ambientação interna que remete às regiões do país, os passageiros que embarcarem em seus vagões serão transportados em uma viagem pelo patrimônio, praias, estilo de vida, esportes e gastronomia italianas. A primeira viagem terá atração musical entre as Estações Butantã e Paulista, com músicos tocando melodias típicas.

Os túneis das estações também serão ambientados durante a ação. Na Estação Paulista, o acesso à avenida Angélica terá uma mescla de paisagens naturais e turísticas, como praças, estações de esqui e monumentos arquitetônicos. Outra estação que recebe cenário especial é a Estação Faria Lima, na qual o túnel de acesso à rua Teodoro Sampaio será um verdadeiro um ristorante italiano, apresentando toda a variedade gastronômica do país.

Para quem quiser saber mais sobre a Itália e suas atrações, a Agência Nacional de Turismo da Itália contará com um balcão de informações no espaço Veneza. Até dia 13 de agosto, de segunda a sábado, no mezanino da Estação Paulista, os interessados poderão conversar com promotores, que distribuirão livretos explicativos sobre o país.

Serviço:

Campanha Embarque nessa Itália – De 7 de julho a 13 de agosto

Adesivação dos túneis:

Estação Paulista

Túnel de acesso à avenida Angélica

Estação Faria Lima

Túnel de acesso à rua Teodoro Sampaio

 

Balcão de informações sobre a Itália (Veneza):

Estação Paulista

De 7 dejulho a 13 de agosto

Segunda a sábado, das 10h às 16h

 

Circulação do trem especial – Trem 422

Horário de operação da Linha 4-Amarela

De domingo à sexta, das 4h40 à meia-noite

Aos sábados, das 4h40 à 1h

 

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Itaú Unibanco tem vagas de estágio na rede de agências em todo o País

O Itaú Unibanco está recrutando estagiários para sua rede de agências em todas as regiões do País. São mais de 1.270 vagas para universitários das áreas de Economia, Administração e Ciências Contábeis a partir do 3º semestre. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com duração de até um ano, renovável por mais seis meses, o estágio dá ao estudante a oportunidade de ocupar um papel estratégico na organização: o atendimento ao cliente na agência. O programa prevê treinamentos técnicos, comportamentais, tutoria, cursos à distância e plano de desenvolvimento pessoal.

Além disso, oferece a possibilidade de efetivação a partir do sexto mês de atuação, a depender do seu desempenho. O estudante deverá ter disponibilidade de 6 horas diárias e no máximo 30 horas semanais, em horário comercial de agência (10 às 16h).

“A experiência de ouvir e atender o cliente proporciona um profundo entendimento do negócio e do setor bancário, além de desenvolver habilidades de relacionamento. O estágio na rede de agências promove um aprendizado que o profissional levará por toda a sua carreira”, afirma Valéria Marretto, diretora da área de Pessoas do Itaú Unibanco.

Sobre o perfil procurado para as vagas, Valéria explica que o banco está em busca de profissionais dinâmicos, comunicativos, curiosos, antenados e interessados em crescer profissionalmente na organização.

Para se se candidatar não é necessário ter experiência, mas é importante demonstrar aptidão para desenvolver habilidades nas áreas de atendimento e comercial. As inscrições para participar do processo seletivo do programa de estágio da rede de agências podem ser feitas durante o ano todo pelo site.

 

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10 anos de cirurgia robótica em Urologia no Brasil: onde estamos e para onde vamos?

Robô médico

Por Marcos Tobias Machado*

A cirurgia laparoscópica assistida por robô, ou simplesmente cirurgia robótica, é o mais atual avanço na área da cirurgia e permitiu uma significativa redução da agressividade do trauma cirúrgico, com menor sangramento, mais rápida recuperação pós-operatória e melhor recuperação funcional com equivalência à cirurgia convencional, quando se considera a cura do câncer. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A Urologia foi a especialidade que primeiro comprovou a utilidade desta tecnologia para várias indicações, mais comumente para cirurgias da próstata e do rim. Hoje, nos EUA, onde os robôs cirúrgicos são amplamente disponíveis, mais de 90% das cirurgias para o tratamento do câncer de próstata são realizados utilizando a técnica robótica.

Neste ano completamos 10 anos dos primeiros procedimentos cirúrgicos utilizando a tecnologia robótica no Brasil. Naquela época, tínhamos 2 sistemas robóticos em hospitais privados de ponta em São Paulo, havia poucos cirurgiões brasileiros treinados com experiencia, e a cirurgia era acessível a uma pequena parcela da população que podia arcar com os custos do tratamento totalmente privado. Além disso, nesta fase inicial os nossos cirurgiões foram treinados por proctors (instrutores) provenientes de outros países.

Ainda que numa velocidade bem mais lenta do que nos EUA e Europa, algum avanço foi possível de se constatar no Brasil ao longo destes 10 anos.

Existem hoje cerca de 25 sistemas robóticos em funcionamento, a maioria nas capitais dos estados da região sudeste, mas também nas regiões Sul, Nordeste e Norte do país, sendo que quatro destes robôs estão em hospitais públicos brasileiros. Esta proliferação no número de sistemas implantados em boa parte ocorreu devido a concorrência entre hospitais privados, o que gerou um maior número de aparelhos adquiridos. Estima-se hoje que o sistema robótico Si, o mais moderno no mercado, esteja avaliado em US$ 2 milhões.

Uma outra realidade que passou a ser real foi uma maior disponibilidade do emprego da tecnologia em pacientes com planos de saúde. Ainda que seja para uma porcentagem pequena e privilegiada da população brasileira, o número de cirurgias assistidas por robô em Urologia aumentou significativamente. Para pacientes com planos de saúde que atendem em hospitais privados, o paciente paga apenas uma taxa de uso do aparelho (que varia de R$ 5 a R$ 15 mil) e pode ser operado com a mais nova tecnologia desenvolvida.

Como a empresa que vende os sistemas inclui o treinamento dos médicos, estima-se que hoje existam mais de 100 urologistas com certificação para cirurgia robótica, o que ainda é absolutamente insuficiente considerando-se o numero de urologistas do pais. Mesmo assim, já não necessitamos mais de proctors de outros países, com vários colegas com experiência significativa e com grande vocação para ensinar.

Apesar de uma esperança de que o custo da tecnologia reduzisse, o que ocorreu foi exatamente o fenômeno igual ao dos celulares, ou seja, sempre sai uma atualização que é mais cara do que a anterior. Este problema somente será minimizado quando houver outra empresa concorrente no mercado que permita uma briga mercadológica com redução de preços.

Quanto às unidades em hospitais públicos que foram adquiridas com projetos por verbas especiais, atendem a um numero muito pequeno de pacientes, a maioria participantes de protocolos de pesquisa, e que não representa de maneira importante o que ocorre na maior parte do Brasil.

Este é mais um exemplo da desigualdade do que se oferece para ricos e pobres neste país.

O futuro virá e trará a aprovação da cirurgia robótica no rol de procedimentos da ANS, um custo mais baixo dos aparelhos e dos insumos utilizados, um maior número de médicos treinados no nosso próprio país prontos para operar o sistema e um maior numero de sistemas nos nossos hospitais públicos beneficiando universalmente a nossa população.

Isso já ocorreu com uma série de outros exemplos na medicina, como os aparelhos de anestesia e de terapia intensiva, cujo beneficio clinico mostrou custo efetivo no tempo. Com a constante instabilidade econômica e política do país, só fica difícil prever exatamente quando chegaremos lá.

* Marcos Tobias Machado é  urologista do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho – IAVC

 

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Gestantes: Saiba como o Pilates pode te ajudar

Pilates na gravidez

As férias de inverno são marcadas por viagens com a família, e para garantir que esse seja um momento bem aproveitado inclusive por futuras mamães, deve-se ter atenção para a saúde postural das gestantes. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A fisioterapeuta Adriana Bolognesi chama a atenção para esse assunto tão importantes. “Seja no carro ou no avião, quando ficamos muito tempo na mesma posição, nosso corpo passa a sofrer com dores nas colunas cervical e lombar”, explica.

Com isso ela ressalta a importância dos exercícios de Pilates na gravidez. “Eles podem ser realizados desde o início do período de gestação. Quando feitos com cuidados e orientados por uma profissional capacitada, estes exercícios são excelentes para fortalecer e tonificar todos os músculos, preparando o corpo da mulher para o nascimento do bebê”, diz.

Com a musculatura mais forte e firme, a gestante sentirá menos dores nas costas, conseguirá se movimentar com maior facilidade e terá muito mais disposição para suas atividades do dia-a-dia, o que pode ajudar na hora dos preparativos para a chegada do bebê.

No entanto é importante que os exercícios sejam específicos e voltados para a gestante, a fim de evitar problemas. “Nesta fase é necessário fortalecer as costas e os músculos pélvicos. As aulas de Pilates para gestantes podem ser realizadas 1 ou 2 vezes por semana com duração de 30 minutos a 1 hora cada, ou à critério do instrutor e de acordo com o tipo de condicionamento físico da gestante”.

Os exercícios ajudam a suportar melhor o peso da barriga, combatem o inchaço nas pernas e ainda facilitam o nascimento caso a mãe queira realizar o parto normal, além de diminuir o risco de incontinência urinária na gravidez e também no pós-parto. Outros benefícios do Pilates na gravidez são:

– Combate a dor e o desconforto nas costas;

– Maior controle sobre o peso;

– Melhor condicionamento físico;

– Melhora a respiração;

– Melhora a circulação sanguínea;

– Maior oxigenação do bebê.

Além disso, vale ressaltar que a prática regular de Pilates durante a gestação acalma o bebê por haver uma menor concentração de cortisol na corrente sanguínea da mãe. O cortisol é um hormônio que se encontra em maior quantidade no sangue quando estamos cansados e estressados.

Antes de qualquer prática de atividades físicas, é importante para a gestante consultar o seu médico. O obstetra deve ter conhecimento, pois existem algumas situações durante a gravidez que são mais delicadas, impedindo a prática esportiva. Nestes casos não é somente o Pilates que não deve ser realizado, mas qualquer tipo de atividade física que possa comprometer o estado de saúde da mãe ou do bebê.

 

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Copa do Mundo: Na Rússia da Copa, uma viatura cheia de olhos digitais busca bandidos

Complexo Biométrico Móvel

Em Ryazan, região a cerca de 200 quilômetros de Moscou, um novo carro de polícia está entrando em operação e mostrando até que ponto a tecnologia vai tornar a vida de procurados pela Justiça bem mais difícil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A viatura, que acaba de ser apresentada pelo Ministério do Interior da Rússia, tem um nome que não explica muito – ela foi batizada de MBC, sigla para Complexo Biométrico Móvel. Mas seu funcionamento é quase simples: trata-se de um automóvel dotado de uma poderosa câmera panorâmica com zoom, automatizada e móvel, e ainda conectado a outras 10 câmeras de vigilância externas.

Só isso? Não: o segredo está em um servidor de computador instalado na viatura. Nele roda um sofisticado software baseado em redes neurais, criado pela startup russa NtechLab, para reconhecimento facial de vídeo em tempo real.

As câmeras externas podem estar em qualquer lugar – no caso de Ryazan, elas foram localizadas junto a esquadrias móveis de detectores de metais usados em shows, festivais e grandes eventos esportivos. As imagens de quem entra, sai ou circula nos locais de eventos são enviadas à viatura e processadas instantaneamente.

Veículo com câmeras

Um operador a bordo do carro pode ver o que está se passando nas 11 câmeras por meio de telas, mas o trabalho duro é mesmo da Inteligência Artificial embarcada. Ela observa os rostos captados nos vídeos e os compara com uma base de dados faciais de criminosos ou de procurados pela Justiça.

O sistema permite que, alertado pela inteligência artificial, o agente a bordo da viatura identifique um criminoso em eventos de massa e envie um alerta na hora aos policiais de área, incluindo foto da pessoa e resumo do crime cometido. Além da eficácia em termos de segurança para o público, o sistema ajuda a diminuir filas em pontos de controle de acesso de grandes eventos.

“Uma característica incrível é a interação entre pontos de verificação estacionários e móveis, o que dá aos agentes de segurança controle de todo o perímetro do evento e permite que ainda façam verificações pontuais de suspeitos”, diz Ivan Bakhilov, vice-chefe de polícia departamental do Ministério do Interior russo.

A mobilidade extra que Bakhilov cita decorre de que, além das câmeras, um gadget pode ser usado por agentes de campo para registrar foto de um suspeito ou de alguém que esteja aprontado alguma malandragem no entorno. A imagem é processada também instantaneamente pelo software, que verifica se o registro bate com a imagem do banco de dados policial.

O sistema ainda não está sendo usado nos jogos da Copa, diz o CEO da NtechLab, Mikhail Ivanov, mas bem que poderia. “É tudo muito novo. O complexo biométrico móvel de Ryazan é o primeiro em funcionamento na Rússia e acaba de ser implantado”, diz Ivanov. “Mas a biometria facial é uma tecnologia fascinante: o algoritmo, além de analisar enormes fluxos de vídeo de pessoas sem as incomodar, leva menos de um segundo para localizar um rosto no banco de dados”.

Para ele, depois de novos testes práticos de outras de suas características, o sistema deve ser implantando também em outras regiões do país. Os olhos digitais do MBC prometem estar, pelo que tudo indica, em outros grandes jogos como os da Copa que se realizarem na Rússia – ou em outros países. Quem viver, verá.

 

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Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos

Cuidados com os olhos

Em 10 de julho é celebrado o Dia da Saúde Ocular, data de conscientização sobre os cuidados com os olhos e a importância do acompanhamento oftalmológico regular. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 60 a 80% dos casos de cegueira são evitáveis ou tratáveis. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há aproximadamente 1,2 milhão de cegos no país, ou seja, cerca de 700 mil brasileiros poderiam estar enxergando.

O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) aproveita a data para esclarecer mitos e verdades sobre a saúde dos olhos.

Assistir à TV ou ler um texto muito próximo dos olhos prejudica a visão?
Mito. Ficar muito próximo à TV força a acomodação e a convergência, podendo provocar cansaço ocular e dor de cabeça, porém não traz prejuízo para a visão. O ideal é assistir à TV a uma distância de 2 metros, no mínimo, e sempre com o local iluminado.

Da mesma forma, ler com os olhos muito próximos ao texto não prejudica a visão, mas quem tem esse hábito deve fazer um exame oftalmológico para saber se há algum distúrbio visual a ser corrigido.

Ler com pouca luz prejudica a visão?
Mito. A insuficiência ou excesso de iluminação cansam a vista e dificultam a leitura, porém não prejudicam os olhos. Deve-se ler com boa luz, ou seja, a fonte de iluminação não deve provocar sombras ou reflexos no objeto de leitura ou trabalho. A leitura fica mais lenta e cansativa, nos fazendo perder o interesse pelo que está sendo lido.

Lentes de contato podem oferecer melhor visão que óculos?
Verdade. As lentes de contato podem ser mais eficazes que os óculos, principalmente em casos de alto grau de miopia ou astigmatismo, por estarem em contato com a córnea. É muito importante que o paciente seja avaliado por um médico oftalmologista e faça exames como a topografia da córnea.

A lente de contato é um corpo estranho em contato direto com a córnea. Seu uso de forma incorreta ou sem uma avaliação prévia pode causar inflamação, infecção ou lesões, que em alguns casos podem ser graves.

O computador prejudica a visão?
Mito. Não existem estudos científicos que comprovem que os computadores são prejudiciais à visão. A quantidade de radiação ultravioleta emitida pela tela está abaixo daquela capaz de provocar doenças como a catarata, mesmo após um longo período de exposição.

Quando estamos em frente ao computador, geralmente piscamos menos. Se estivermos em um ambiente com ar-condicionado, a lágrima vai evaporar mais facilmente, criando uma sensação de ardência, olho seco ou cansaço visual.

O uso excessivo do computador pode desencadear sintomas como leves dores de cabeça e desconforto. Para evitá-los, recomenda-se um descanso de 5 minutos a cada hora de trabalho, para que a musculatura ocular e a lágrima possam se estabilizar.

Ler dentro de veículos em movimento, fazendo esteira ou bicicleta causa descolamento de retina?
Mito. Ler em movimento pode causar tontura, náusea ou desconforto, pois o esforço visual será maior. Entretanto não afeta a retina, membrana que reveste internamente o olho.

Olhos claros são mais sensíveis à luz que olhos escuros?
Verdade. A quantidade de luz que entra nos olhos é maior nos de cor clara e menor nos de cor escura. Assim, quem tem olhos claros tende a ter maior sensibilidade à luz (fotofobia), mas isso não significa que a pessoa veja menos que quem tem olhos escuros.

Óculos escuros protegem os olhos?
Verdade. Os óculos escuros protegem os olhos contra raios ultravioletas e infravermelhos, porém, é importante que as lentes sejam de boa qualidade, com os filtros necessários. Não compre óculos em camelôs, pois os prejuízos para a visão podem ser irreversíveis.

Lentes que só escurecem e não possuem filtros podem prejudicar a visão, uma vez que promovem a dilatação das pupilas, aumentando a quantidade de raios que penetram nos olhos. Essas lentes de má qualidade podem provocar doenças como catarata, degeneração macular e outras lesões.

Usar os óculos de outra pessoa faz mal?
Verdade. Óculos são um utensílio individual, assim como escova de dentes. É receitado pelo médico oftalmologista na medida específica para cada paciente, com necessidades e limitações exatas para o indivíduo. Por esse mesmo motivo, não é recomendado comprar óculos prontos em camelôs.

Colírios podem ser usados mesmo sem indicação do oftalmologista?
Mito. Colírio é um medicamento como outro qualquer, com indicações e contraindicações. Deve ser usado apenas após a avaliação de um médico oftalmologista e com receita médica.

 

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Vamos viajar…Com as crianças?

viagem de férias

Quando pensamos em férias com as crianças, é muito comum vir à cabeça lugares clássicos como a Disney World ou resorts com programação para os pequenos. Porém, é possível sair do óbvio e fazer uma “family trip” inesquecível. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nessas férias de julho, que tal fugir com as crianças para um lugar paradisíaco? Curtir paisagens do deserto? Aproveitar o friozinho do Hemisfério Sul? São algumas das ideias para a próxima aventura em família:

Relaxing in the Desert
O Deserto do Atacama está na wishlist de muitos brasileiros por conta de suas paisagens únicas. À primeira vista, a viagem pode não parecer ideal para quem busca férias com as crianças, já que muitos passeios começam cedo, porém, o local  faz qualquer um mudar de ideia!  Situado em San Pedro do Atacama, a cidade base para explorar o deserto, o resort Alto Atacama Desert Lodge & SPA é um verdadeiro oásis na sombra das ruínas de Pukara Quitor e ao lado do rio São Pedro.

É possível aproveitar com a família as piscinas ao ar livre e, à noite, não perder o espetáculo que o céu do Atacama proporciona, já que é o mais limpo do mundo! O resort possuí o único telescópio privativo sem cúpula da região. Passeios são oferecidos com guias treinados. Enquanto as crianças brincam ou descansam dos tours, é possível relaxar com tratamentos do SPA, nomeado um dos dez melhores da América Latina pela SpaFinder. Para completar, o hotel funciona no regime All Inclusive.

Caribe & Fun
Lugares de praia são sempre boas opções para as férias com as crianças, mas ainda é possível seguir essa linha e sair do óbvio. Na Riviera Maya está o novíssimo Hotel Xcaret México, que dispõe de um sistema All-Inclusive único. Além dos serviços tradicionais oferecidos pelos hotéis, o All-Fun Inclusive garante aos hóspedes acesso gratuito a todos os 5 parques e as 2 excursões das Experiências Xcaret.

É possível, por exemplo, fazer snorkeling, tirolesa e também curtir os tobogãs e atrações aquáticas. Diversão garantida para todas as idades! As suítes são espaçosas e todas têm vista privilegiada, seja para o mar do Caribe, da selva ou do rio. A experiência gastronômica é comandada pelo chef Carlos Gaytán, que conta com uma estrela Michelin no currículo.

Paradise Trip
Continuando a linha beach vibes, há também opção para quem quer apenas relaxar. A Jamaica não está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros, mas surpreende qualquer um, ainda mais em um ambiente de natureza praticamente intocada. É em meio a esse cenário paradisíaco que as famílias que querem inovar podem curtir as próximas férias.

O GoldenEye oferece diversas opções de acomodações perfeitas para a family trip como, por exemplo, a Fleming Villa, que possuí três quartos, sala de jantar, piscina particular e acesso direto à praia privada. O hotel proporciona experiências únicas como observar tartarugas, nadar com golfinhos e fazer snorkeling no cristalino mar caribenho.

Long Stay
Caso a família esteja planejando férias para um longo período, Miami é uma ótima pedida. A cidade oferece diversas opções gastronômicas, culturais, de compras e diversão para todas as idades. As residências do hotel EAST, Miami, localizado no Brickell City Centre, são perfeitas para esse tipo de viagem, já que possuem até três quartos, cozinha, lavanderia e acesso às comodidades e serviços do hotel.

É possível aproveitar as altas temperaturas da Flórida na bela piscina com deck. Quando as crianças forem dormir, os pais podem curtir O Sugar, um charmoso bar no rooftop do hotel que serve drinques e comidinhas asiáticas para petiscar – além de ter uma vista inesquecível da região.

Enjoying the Winter
As viagens de avião podem ser muito cansativas, principalmente para as crianças. Caso a família queira curtir o inverno sem ir muito longe, Santiago, no Chile, tem voos diretos e que duram poucas horas. Por lá, é possível levar os pequenos até as estações de esqui da região, como Valle Nevado e Farellones e, ao mesmo tempo, desfrutar de um belo jantar em família sem deixar de lado o vinho Chileno.

Caso prefira ter essa comodidade sem sair do hotel, o The Singular Santiago atende perfeitamente à essa necessidade, pois possuí três ambientes diferentes com gastronomia refinada: o Rooftop Bar; o restaurante, que utiliza os melhores ingredientes locais; e o Merced Bar.

O hotel está na melhor localização de Santiago, que é o charmoso bairro de Lastarria e foi considerado um dos melhores hotéis do mundo pela Reader’s Choice Awards 2017 da Condé Nast Traveler e o 6º melhor hotel da América do Sul.

 

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Atendimento digital: bot, humanização e desemprego. Como equalizar?

Uso de bot

Por Mateus Azevedo*

O debate em torno dos impactos causados pela automação dos serviços de atendimento ao cliente na relação entre as empresas e seus clientes ganham novos contornos na medida em que as tecnologias utilizadas são aperfeiçoadas e aproximam-se, a cada dia mais, da compreensão de um atendente humano. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

São dois os principais argumentos para a não adoção dessa tecnologia: que o bot ainda não entende bem o que é falado e/ou escrito, e o que diz que o bot estaria “desumanizando” as relações com o cliente, causando um distanciamento da marca.

Na verdade, o que causa a desumanização no atendimento não é o bot, mas sim as operações repetitivas – complexas ou não -, que obrigam o usuário a seguir um passo a passo num escopo fechado para conseguir uma informação ou para realizar um procedimento. Exemplo disso é quando o cliente está com problema na internet e liga no call center. Ele é obrigado a seguir uma série de passos com o modem até chegar à conclusão de que precisa abrir um chamado para receber a visita de um técnico.

No que tange à capacidade de entendimento de um bot, seriam necessários apenas alguns testes para atestar se a plataforma já está madura o suficiente. Também é possível utilizar mecanismos já existentes, que não permitem que o bot diga “não entendi” nem que o cliente, ao longo do atendimento, tenha que repetir seu questionamento mais de uma vez.

A grande diferença entre o atendente humano e o bot é que, por não conseguir ‘controlar’ o humano, o call center exige que ele siga o passo a passo pré-definido, sem usar sua capacidade intelectual e criatividade, o que torna o atendimento robotizado, inevitavelmente. Já o bot tem a capacidade de entender e pular fases, dependendo do pedido do cliente.

Voltando ao nosso exemplo, mesmo que o cliente diga para um atendente que já realizou todos os procedimentos de teste, muitas vezes o profissional não pode pular esses passos, pois é obrigado a seguir o processo engessado. Já o bot, por ter o comportamento previsível, entende que o cliente já realizou os procedimentos e vai direto para a abertura de chamado.

Para melhorar, o desenvolvimento das plataformas de automação permite bots com diferentes sotaques para atender a regionalidades de um país tão grande como o Brasil. Há outras que contam com mais de um tipo de frasologia para solucionar um mesmo incidente. Dessa maneira, quando o cliente liga novamente, tem a percepção de que se trata de um novo atendimento. Programar personas diferentes para públicos diferentes também é possível.

Passamos então a falar de uma outra questão que predomina nos debates sobre automação e é mais complexa do que a possibilidade de o atendimento ser considerado robotizado demais ou não: Esses empregos vão sumir?

Sim, sem dúvida. Mas também é preciso lembrar que pessoas que desenvolvem um trabalho braçal e mecanizado são desestimuladas de crescer e dificilmente encontram oportunidades de evolução profissional.

Façamos um paralelo para compreendermos a abrangência dos impactos que a evolução das tecnologias tem no mercado de trabalho e na maneira como as pessoas vivem, de um modo geral.

A automação dos trabalhos do setor agrícola é uma realidade há anos. A substituição do trabalho humano por máquinas provocou o desemprego de muitos trabalhadores do setor, mas, por outro lado, com o aumento da produção, ajudou a minimizar o problema da escassez global de alimento e, consequentemente, a reduzir os preços dos alimentos em todo o mundo.

Redução que gera sobra de recurso e vem direcionando o dinheiro excedente para novas demandas do mercado, que também são geradoras de novos empregos. Trabalhos como personal shopper, instrutor de pilates, personal organizer, digital influencer, etc são algumas profissões que podemos citar e que não existiam há algum tempo.

Este é apenas um exemplo para mostrar que é preciso tirarmos o olhar direcionado apenas a um problema específico resultante dessas transformações tecnológicas para pensarmos no benefício, em médio e longo prazos, que essas mesmas mudanças trazem para a vida de um número muito significativo de pessoas.

São mudanças que já trouxeram impactos profundos, não apenas no mercado de trabalho, mas na maneira como as pessoas se relacionam. Concordando com elas ou não, fique atento para também poder se beneficiar com as oportunidades que elas trazem, como grande parte do mundo corporativo já vem fazendo.

 

* Mateus Azevedo é Sócio da BlueLab

 

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NCR anuncia Mariana Miranda como gerente de Marketing para o Brasil e América Latina

Mariana Miranda é responsável pelas ações e estratégias para as verticais de varejo, finanças e hospitalidade nessas regiões
Foto: Divulgação

Há três anos como gestora de operações de vendas para a América Latina e Caribe na NCR, Mariana Miranda agora assume o cargo de gerente sênior de Marketing da NCR no Brasil e América Latina, sendo responsável pelas ações e estratégias para as verticais de varejo, finanças e hospitalidade nessas regiões.

“É uma excelente oportunidade trabalhar com o time de marketing das verticais de varejo, finanças e hospitalidade e contribuir com o know how já adquirido durante estes anos na NCR. Meu objetivo é direcionar a equipe com ações estratégicas para fortalecer a presença da NCR na América Latina e no Brasil, mantendo nosso posicionamento de liderança no mercado”, afirma Mariana Miranda.

Em sua trajetória profissional, Mariana trabalhou como gerente de operações de vendas em empresas como Samsung e Lenovo. A executiva é graduada em administração de empresas, pós-graduada em Gerência de Gestão de Negócios com ênfase em Marketing e atualmente está cursando MBA de Gestão Comercial na FGV.



Ford cria mostrador de painel com tecnologia inspirada em caças da força aérea

Tecnologia Ford - Visor

A Ford desenvolveu um mostrador de alerta para carros com tecnologia usada originalmente em caças a jato, que permite ao motorista ver informações como velocidade, navegação e sinais de trânsito sem precisar desviar os olhos da pista. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O novo visor é composto de uma tela de policarbonato transparente instalada na parte superior do painel, à frente do volante, e um projetor de luz embutido. O primeiro carro a contar com essa tecnologia será o Focus de nova geração na Europa.

Visor Ford

Alguns sistemas similares existentes hoje têm o inconveniente de não poderem ser usados com óculos de sol polarizados, que, por eliminar os reflexos, tornam a tela praticamente invisível.

O visor da Ford emite o mesmo tipo de luz que essas lentes são projetadas para bloquear, mas contorna o problema com o uso de um filtro cuidadosamente ajustado que rebate a luz polarizada de volta para o motorista.

Diferentemente das telas tradicionais do gênero, cujas ondas de luz vibram paralelamente à estrada, o novo mostrador emite ondas de luz que vibram de forma perpendicular, possibilitando uma visão clara através das lentes polarizadas.

Sua tela de policarbonato conta com um revestimento refletivo multicamada que permite aos engenheiros controlar a polarização, cor, transmissão e reflexão de luz de acordo com as necessidades do sistema.

“Os óculos polarizados podem fazer uma grande diferença na visibilidade de quem dirige sob sol forte em superfícies com reflexo, como água, neve ou mesmo asfalto. Nosso novo mostrador permite a todos os motoristas visualizar as informações e alertas que desejar sem precisar olhar para baixo e ter de reajustar o foco”, diz Glen Goold, engenheiro-chefe de programas da Ford Europa.

 

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Instituto Mauá de Tecnologia sedia 14ª edição do Winter Challenge

Winter Challenge

O Instituto Mauá de Tecnologia sediará a 14.ª edição do Winter Challenge, um dos maiores e mais esperados eventos mundiais do segmento de Robótica. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O evento ocorre entre os dias 06 e 08 de julho, no Campus de São Caetano do Sul. Essa edição contará com mais de 1.300 competidores confirmados, com representantes das principais universidades do Brasil e cerca de 540 robôs inscritos, apresenta este ano uma nova categoria para a competição: o futebol.

O Winter Challenge faz parte do calendário de Robótica da RoboCore, empresa organizadora de disputas entre robôs, desenvolvedora de soluções em Robótica e formada, na sua maioria, por engenheiros da própria Mauá.

Equipe Kimauánisso
Colecionadora de muitos troféus e destaque entre as cinco melhores equipes de Robótica do Brasil, a Kimauánisso Robotics Team, do Instituto Mauá de Tecnologia, participará este ano das categorias Combate, Sumô, Trekking, Seguidor de Linha, Hockey e ArtBot, com a coordenação do professor Anderson Harayashiki Moreira.

“O evento é bastante disputado, mas a Kimauánisso possui experiência em categorias como Sumô, então estamos confiantes. Nos últimos 3 anos, a equipe conquistou bons resultados, inclusive sendo premiada em torneios internacionais nos EUA”, afirma o professor Anderson Moreira.

Apoio
O Instituto Mauá de Tecnologia apoia e disponibiliza toda a infraestrutura necessária para a realização do Winter Challenge, por entender a importância e o aprendizado que a competição traz aos alunos.

O evento é uma excelente oportunidade para colocarem em prática os conceitos e conhecimentos adquiridos dentro das salas de aulas. “Os alunos colocam a mão na massa e conseguem desenvolver ainda mais suas habilidades. De maneira geral, o evento incentiva ainda a troca de experiência com estudantes de outras universidades, além permitir que os participantes vivenciem a rotina do mercado de trabalho”, destaca Anderson.

Serviços:

Evento: Robótica Winter Challenge – 14.ª edição.

Local: Instituto Mauá de Tecnologia – IMT (Praça Mauá, 1 – São Caetano do Sul).

Data:  06 a 08 de julho, das 10h às 20h.

Ingressos válidos para os 3 dias: R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia)

Mais informações no site.

 

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LG apresenta seu smartphone premium G7 ThinQ e o “super premium” V35 no Brasil

LG G7 ThinQ

A LG  anunciou ao mercado nacional seu mais recente smartphone premium, o LG G7ThinQ, e o esperado super premium V35! O G7  é o primeiro flagship da série G equipado com capacidades integradas de AI (inteligência artificial) e várias outras funcionalidades. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com design renovado, o LG G7 evoluiu apostando no processador mais poderoso da Qualcomm, o Snapdragon 845, e em um visual com frente e traseira em vidro curvo e o display alongado e quase sem bordas, com 6.1 polegadas em proporção 19.5:9 e resolução Quad HD+ (3120 x 1440 pixels). Seu display Super Brilhante com 1.000 nits de brilho entrega uma visualização mais nítida mesmo em ambientes muito iluminados.

As especificações técnicas de ambos os modelos (G7 e V35) são relativamente parecidas, e o V35 tem como características superiores a sua tela (OLED, ao invés de LCD), maior quantidade de memória RAM (6GB x 4GB) e a capacidade interna (128GB x 64GB). Ele chegará ao mercado apenas em agosto (e o Vida Moderna irá testá-lo, trazendo todos os detalhes aqui), por isso o foco agora será o G7.

Boombox
O áudio do aparelho recebeu boas melhorias, com sons mais graves e profundos, graças à sua construção, que usa o próprio corpo do aparelho como câmara de ressonância – o resultado é um áudio uniforme capaz de fazer vibrar superfícies sólidas de madeira ou metal.

Ah, diferente de outros flagships, o aparelho mantém a entrada P2 para fones de ouvido, uma boa notícia para os proprietários de bons fones que querem continuar utilizando seus produtos sem ter que migrar para fones de ouvido bluetooth.

AI Cam
A nova câmera frontal de 8MP e as câmaras duplas de 16MP instaladas na parte de trás do celular melhoram, significativamente, a qualidade das imagens, enquanto a lente grande angular usada na câmera de trás consegue enquadrar ainda mais pessoas e capturar cenários ainda mais amplos.

Porém a funcionalidade mais bacana é a inteligência artificial, que otimiza as fotos automaticamente, de acordo com o objeto. Além disso, a Câmera Super Brilhante torna objetos com baixa iluminação até quatro vezes mais claros, sem ruídos ou granulação extra.

O aparelho já sai com a ferramenta Google Lens embarcada direto de fábrica, que adiciona funcionalidades poderosas de inteligência artificial e visão computacional, permitindo que os usuários vejam mais informações e realizem várias tarefas úteis sem sair do ambiente de câmera do celular.

O aparelho é o primeiro smartphone a oferecer uma tecla dedicada para o Google Assistant, o que oferece acesso rápido e fácil à Google Lens e ao próprio Google Assistant. Mais rápido e mais discreto do que dizer “OK Google” quando há outras pessoas por perto, a Tecla Google Assistant oferece ao usuário uma forma prática de realizar um número muito maior de atividades.

E, graças à tecnologia Super Far Field Voice Recognition (SFFVR – Reconhcimento de voz de longa distância) capaz de reconhecer comandos de voz a uma distância de até cinco metros, o smartphone faz facilmente às vezes de alto-falante inteligente, ouvindo e respondendo a comandos dados do outro lado do cômodo.

Preço e disponibilidade
Nas cores Platinum e Black, o LG G7 ThinQ já começa a ser vendido a partir de hoje por R$ 3.999,00.

Especificações:

– Chipset: plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 845
– Tela: Visor Super Brilhante de 6,1” polegadas QHD + 19,5: 9 FullVision (3120 x 1440/564 ppi)
– Memória: 4GB de RAM / 64GB  ROM (expansível via MicroSD até 2 TB)
– Câmera:
– Traseira Dupla: Super Grande Angular de 16MP (F1.9 / 107 °) / Ângulo Padrão de 16MP (F1.6 / 71 °)
– Frontal: 8 MP (F1.9 / 80 °)
– Bateria: 3.000mAh
– Sistema Operacional: Android 8.0 Oreo
– Tamanho: 153,2 x 71,9 x 7,9 mm
– Peso: 162g
– Conectividade: Wi-Fi 802.11 a, b, g, n, ac / Bluetooth 5.0 BLE / NFC / USB Tipo-C 2.0 (compatível com 3.1)
– Cores: Platinum e Black

Outros: Tela Super Brilhante / Notch e Tela Expandida / Câmera com Inteligência Artifical / Câmera Super Brilhante / Reconhecimento de Voz de Longa Distância Super Far Field / Alto-Falante Boombox / Google Lens / Hi-Fi Quad DAC / DTS: X Som Surround 3D / Certificação IP68 (água e poeira) / HDR10 / Google Assistant / Reconhecimento Facial / Sensor de impressão digital / Qualcomm® Quick Charge ™ 4+ / Carregamento sem fio / Certificação MIL-STD 810G / Rádio FM

 

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Copa do Mundo segue com oito times na briga pelo título

Brasil
Crédito da imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bélgica, Brasil, Croácia, França, Inglaterra, Rússia, Suécia e Uruguai. Uma destas seleções será campeã mundial em 15 de julho, data da final da Copa do Mundo.

Nesta lista há quatro campeões mundiais. Maior vencedor do torneio, o Brasil levou a melhor em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Franceses e ingleses venceram quando sediaram a Copa do Mundo, em 1998 e 1966, respectivamente. Já os uruguaios levantaram a taça em 1930 e 1950.

De acordo com o chaveamento do confronto,…

[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”] …a possibilidade de final inédita é grande, visto que dos confrontos possíveis o único que pode se repetir é Brasil x Suécia.

VEJA AS DATAS E HORÁRIOS DOS PRÓXIMOS JOGOS DA COPA DO MUNDO

Quartas de final
06/07/2018 (sexta-feira) – 11h – Uruguai x França

06/07/2018 (sexta-feira) – 15h – Brasil x Bélgica

07/07/2018 (sábado) – 11h – Suécia x Inglaterra

07/07/2018 (sábado) – 15h – Rússia x Croácia

Semifinais
10/07/2018 (terça-feira) – 15h – semifinal 1

11/07/2018 (quarta-feira) – 15h – semifinal 2

Disputa de 3º lugar
14/07/2018 (sábado) – 11h

Final
15/07/2018 (domingo) – 12h

COPA DO MUNDO FIFA RÚSSIA 2018

– GRUPO A: Arábia Saudita, Egito, Rússia, Uruguai
– GRUPO B: Espanha, Irã, Marrocos, Portugal
– GRUPO C: Austrália, Dinamarca, França, Peru
– GRUPO D: Argentina, Croácia, Islândia, Nigéria
– GRUPO E: Brasil, Costa Rica, Sérvia, Suíça
– GRUPO F: Alemanha, Coreia do Sul, México, Suécia
– GRUPO G: Bélgica, Inglaterra, Panamá, Tunísia
– GRUPO H: Colômbia, Japão, Polônia e Senegal

OS 12 ESTÁDIOS

– Ekaterinburg Arena (capacidade: 33.061 torcedores), em Ecaterimburgo
– Estádio Olímpico de Sochi ou Fisht Stadium (44.287), em Sochi
– Estádio de Kaliningrado (33.973), em Kaliningrado
– Arena Kazan (42.873), em Kazan
– Estádio Luzhniki (78.011), em Moscou
– Arena Mordovia (41.685), em Saransk
– Estádio de Nizhny Novgorod (43.319), em Nizhny Novgorod
– Arena Rostov (43.472), em Rostov-on-Don
– Arena Samara (41.970), em Samara
– Estádio Krestovsky (67.000), em São Petersburgo
– Otkrytie Arena (44.190), em Moscou
– Volgogrado Arena (47.713), em Volgogrado [/read]

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Copa do Mundo: 10 provas de que esse é o Mundial dos apps

Copa no app

A Copa do Mundo da Rússia representa um momento único para anunciantes em todo o mundo. Até o final do Mundial, milhões de pessoas torcerão por suas seleções, acompanhando tudo em tempo real, muitas vezes, em seus dispositivos móveis. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo o estudo realizado pela Headway, em parceria com a App Annie, cerca de 30% dos fãs afirmaram assistir a eventos esportivos em seus dispositivos móveis. Este comportamento se dá pela facilidade com que os dispositivos móveis oferecem para seus usuários, já que podem consumir o conteúdo esportivo quando e a maneira que quiserem.

O estudo, que traz um passo a passo de como se beneficiar das campanhas em mobile apps durante o evento, utilizou recursos de big data e consumo de vários aplicativos disponíveis no mercado para analisar o impacto potencial dos smartphones durante o torneio.

Este cenário é a prova de que os dispositivos móveis farão uma excelente combinação com a Copa do Mundo, já que a atenção de todo o planeta está no torneio – e nos celulares e tablets. Confira abaixo mais detalhes do estudo:

– Os dispositivos móveis representam 73% do consumo total da Internet;

– Em 2017, 30% dos fãs de eventos esportivos disseram que viram os jogos em seus dispositivos móveis;

– Em 2017, um usuário gastou, em média, três horas por dia consultando conteúdos em aplicativos;

– Durante os Jogos Olímpicos e SuperBowl em 2017, o download e o uso de aplicativos de entretenimento também aumentou;

– Durante a Copa do Mundo de 2014, o aplicativo da Fifa foi baixado pouco mais de 18 milhões de vezes, padrão este que deve ser seguido durante o Mundial da Rússia;

– Os números da plataforma online do Fifa Global Stadium em 2014 mostraram que o público digital ultrapassou um bilhão de usuários;

– Cada vez mais, os fãs do esporte buscam por experiências interativas durantes os jogos e têm usado os dispositivos móveis para isso. Prova disso é que 80% dos torcedores usam seus tablets e smartphones para procurar informações complementares, como estatísticas dos jogadores ou vídeos de determinadas jogadas;

– O acesso à internet cresceu de 42,3% para 54,5% desde a última Copa;

– Os consumidores de todo o mundo utilizaram por aproximadamente 1,2 bilhão de horas os aplicativos de celulares Android em 2017;

– Os usuários de smartphones passam sete vezes mais tempo utilizando apps nativos em comparação com browsers; e costumam acessá-los com uma frequência 13 vezes maior. Os consumidores estão começando a usar apps para transmitir conteúdo, comprovar se há atualizações de jogos e conversar com outros torcedores;

O estudo completo pode ser conferido aqui.

 

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As melhores práticas para atender o consumidor moderno

Atendimento ao cliente

Por Ricardo Zanlorenzi*

A forma de consumo de produtos e serviços está mudando, muitas dessas mudanças se dão graças a era digital e a popularização da conexão. Os consumidores acabam de entrar em uma nova fase, a chamada fase 3.0. E a partir daí, como as empresas devem agir para atender da melhor maneira possível esse consumidor moderno? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O consumidor 3.0 é ativo, conectado, crítico e bem informado. É comum que ele pesquise sobre as empresas, informe-se sobre os produtos e, principalmente, avalie suas experiências de compra e atendimento. Para quem busca formas mais interessantes para se relacionar com os clientes, separamos três dicas fundamentais:

Multicanalidade: O cliente entrará em contato com sua empresa por onde for mais fácil para ele, por isso, adapte-se. Esteja pronto para receber interações em todas as mídias e canais disponíveis. Para facilitar, procure uma opção de solução que integre o atendimento e torne o processo dinâmico e conectado.

Chatbots no atendimento

Empatia: A chave de todo o atendimento para o consumidor 3.0 é gerar empatia, nosso objetivo é transformar clientes em embaixadores da marca. Segundo estudos, 88% dos cliente que foram bem atendidos avaliaram positivamente a experiência nas redes sociais, além de recomendar para amigos e familiares. Um atendimento adequado resulta em venda.

Agilidade: Atendimentos demorados podem custar uma venda. Mesmo se for uma dúvida simples pontual, ou um problema de maior complexibilidade, a operação de relacionamento precisa resolver a questão de forma ágil e dinâmica. Busque plataformas e soluções que analisam, automatizam e são integradas aos softwares que a sua operação já usa, são soluções responsáveis por deixar o seu operador focado no que realmente importa: atender bem o cliente.

Lembro ainda que, com o avanço da tecnologia é fundamental que as empresas estejam de olho no mercado, nas novas tendências, e em meios que facilitem essa interação com o consumidor, evitando assim maiores prejuízos. Um bom atendimento é fundamental para boas vendas, precisamos estar ligados nas novidades que o mercado oferece para atender o cliente da melhor maneira, trazendo resultados positivos a empresa.

*Ricardo Zanlorenzi é fundador e CEO da Nexcore Tecnologia

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