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O impacto da Copa do Mundo nas estratégias de venda do e-commerce

Por Ivan Zeredo*

É tempo de Copa do Mundo e independente da crise econômica ou política vivenciada pelo país, este é um evento que impacta diretamente no cotidiano dos brasileiros. O “Clima da Copa” influencia a autoestima nacional, a decoração das ruas e o comportamento das pessoas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

No entanto, o que não podemos ignorar é que, diante desse contexto, os hábitos de compra do consumidor também mudam. De forma que, as lojas online que têm como objetivo impulsionar os resultados ou manter o mesmo ritmo de conversões, devem se atentar para essas variações de perfil que ocorrem durante o Mundial.

Para que o comércio eletrônico possa se adaptar e preparar estratégias mais eficientes no período, é válido considerar alguns fatores importantes:

Horários flexíveis
Os jogos da Copa do Mundo se inserem na rotina dos consumidores que, consequentemente, passam a ficar mais tempo em casa ou em confraternizações durante a semana. Nesses momentos de descontração é esperado que os usuários tenham uma disposição menor para compra.

Sendo assim, é preciso lembrar que campanhas programadas para este período podem ter um impacto quase nulo. O mais indicado é agendar as ações de engajamento para antes ou bem depois dos jogos.

A mudança nos horários também pode influenciar os hábitos dos usuários que costumam fazer compra durante o período de trabalho utilizando o desktop. Com a flexibilidade da agenda e uma jornada de trabalho menor, é conveniente pensar em estratégias que priorizem a comunicação por dispositivos móveis.

Campanhas anunciadas antecipadamente e que adotem notificações via aplicativos, redes sociais ou SMS, tendem a ter melhor desempenho nestes dias.

Atenção do consumidor
Conquistar a atenção do consumidor durante a Copa do Mundo está entre os grandes desafios do e-commerce na época. Neste caso, vale aplicar o ditado popular que diz, “Se você não pode ir contra, junte-se a eles”.

Se o objetivo é engajar o consumidor, um bom caminho é seguir com a maré e fazer campanhas vinculadas ao tema como ações promocionais relacionadas ao placar dos jogos, personalizar produtos com os nomes dos jogadores e, até mesmo, oferecer brindes para incentivar as compras… É preciso ser criativo, mas sempre com um planejamento estratégico.

Crescimento dos serviços de entrega
Nos dias de jogos o que os torcedores mais buscam é comodidade para assistir as partidas, por isso, os serviços delivery, geralmente, são os mais procurados. O momento traz boas oportunidades para aplicativos e lojas online, que atuam neste nicho de mercado, ideal para realizar campanhas promocionais que agreguem valor aos usuários, como descontos ou códigos promocionais personalizados.

É importante frisar que lojas online que oferecem produtos esportivos e adereços temáticos da Copa do Mundo, também tendem a ser impactadas por esse crescimento sazonal, o que requer uma maior atenção aos serviços de frete. Quanto mais rápida e eficiente forem realizadas as entregas, melhor será a experiência do usuário no e-commerce.

*Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia

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FEI sedia etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

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Um dos eventos de disseminação da Ciência e Tecnologia mais relevantes do Brasil, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizará nos dias 29 e 30 junho, no campus de São Bernardo do Campo do Centro Universitário FEI, as etapas regionais da competição. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nestas etapas, chamadas de Modalidade Prática, mais de 150 equipes de alunos de escolas da região constroem robôs autônomos que devem ser aptos a se orientarem em um ambiente que simula uma situação real de desastre e, sem interferência humana, seguir uma trilha até as vítimas e resgatá-las.

A Modalidade Prática, que antes era composta por dois níveis: um voltado aos alunos do ensino fundamental e outro para estudantes do ensino médio e técnico, agora também possui o Nível 0, que compreende alunos do ensino fundamental 1, ou seja, do primeiro ao terceiro ano. Este nível foi criado para estimular as crianças pequenas e apaixonadas por robótica, a também competirem, participarem e ganharem prêmios.

“O objetivo principal da OBR é incentivar o aprendizado de robótica e o desejo pela tecnologia em todo o País”, explica o coordenador das etapas regionais da OBR na FEI, Flavio Tonidandel.

Ao todo serão 12 regionais com 720 equipes competidoras. Destas, sairão 120 equipes para a etapa estadual que acontecerá em setembro, também no Centro Universitário FEI. Consequentemente, as melhores equipes irão representar o estado de São Paulo na final, que ocorrerá na Competição Brasileira de Robótica, em novembro, em João Pessoa, Paraíba.

Olimpíada Brasileira de Robótica
Organizada anualmente pela RoboCup Brasil, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma iniciativa pública dedicada a escolas, professores e alunos vinculados ao ensino fundamental, médio ou técnico. Gratuito e sem fins lucrativos, o evento visa despertar e estimular o interesse pela Robótica e áreas afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos sobre o tema de forma lúdica e cooperativa.

Durante a OBR, são realizadas provas em âmbito nacional, torneios locais, parcerias com universidades, disponibilização de website com material de robótica pedagógica, fóruns para troca de experiência entre docentes, entre outros serviços.

Ao proporcionar novos desafios aos estudantes e aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental, o evento identifica os grandes talentos e vocações em Robótica para melhor instruí-los e estimulá-los a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Serviço:

Etapas regionais – Olimpíada Brasileira de Robótica

Dias e horários: 29 e 30 de junho das 8h às 18h

Local: Centro Universitário FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B – Assunção, São Bernardo do Campo, São Paulo.

Informações: http://www.obr.org.br

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Samsung abre inscrições para o Programa de Estágio 2018

Samsung

Atenção você que está procurando um estágio! A Samsung está com as inscrições abertas para o processo seletivo da primeira edição de seu Programa de Estágio! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A seleção visa encontrar perfis capazes de atuar em um ambiente dinâmico, inovador, multicultural e que desejam aprender e contribuir para fazer a diferença no cotidiano das pessoas. São oferecidas vagas em diversas áreas, como Marketing, Vendas, Finanças e Gerenciamento do Negócio, Logística, Supply Chain, Serviços e Recursos Humanos.

Os interessados devem estar cursando a partir do 5º semestre de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia, Marketing ou Psicologia. Durante o processo seletivo, os candidatos realizarão testes e entrevistas online, além de participar de um painel com seus futuros gestores.

O programa terá duração de até 18 meses, com início em agosto, e os aprovados receberão bolsa auxílio e diversos benefícios, como assistência médica e odontológica, seguro de vida e vale transporte, além de férias remuneradas e refeições no restaurante na empresa.

O processo de desenvolvimento dos escolhidos seguirá a metodologia 70:20:10, em que 70% do aprendizado acontece durante a execução das atividades no dia a dia, 20% na interação com demais profissionais por meio de feedbacks, orientações ou workshops, e 10% pautado em treinamentos formais, online e presenciais.

Os candidatos aprovados contarão com o acompanhamento da área de Gestão de Talentos com o apoio dos líderes das áreas de Suporte e de Negócios, Consumer Electronics e IT & Mobile Communications atuantes no Brasil.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de julho no site da 99Jobs.

 

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Copa do Mundo: Jorge Ben Jor lança música inédita em homenagem ao futebol

JBJ

Mete Goal é a segunda música inédita que Jorge Ben Jor lança em 2018, no Facebook. A estratégia de lançamento é digital, mobile, com conteúdos disponibilizados em um formato apelidado de “Hand Single” – um Canvas que irá contar com a música, videoclipe, cifra, entre outros conteúdos, além de um link para o Claro Música, disponível para assinantes e não-assinantes com exclusividade. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Desta vez, a ação conta com o lançamento de um efeito inovador de câmera no Facebook que aplica no espectador uma máscara de torcedor e o convida a gritar Mete Goal. Alguns dos vídeos postados com a #metegoal farão parte de um videoclipe residual que será postado nas redes do artista em meados de julho.

100% digital
Após o bem sucedido lançamento de São Valentin, em 14 de fevereiro, e que atingiu 40 milhões de pessoas primeira semana, a segunda música de 2018 irá ter o mesmo formato, com uma série de conteúdos disponíveis para os fãs. Na canção, Jorge retrata a tensão, a atração e os rituais dos segundos que antecedem uma falta, um pênalti versus a magia e os momentos de êxtase proporcionados pela celebração do gol.

Com refrão forte e batida característica, a canção compõe, com bastante coerência, a obra do cantor e compositor carioca.

O videoclipe explora a relação de respeito e desejo que existe entre o jogador e a bola. Jorge Ben Jor, bailarinos da Cia da Ideia, coreografados por Sueli Guerra, transmitem em cena a mesma relação. A captação das imagens aconteceu na Arena Corinthians, e conta com a participação da jogadora Alline Calandrini.

Acima de tudo apaixonado futebol, ao longo de sua carreira Jorge Ben Jor dedicou inúmeras músicas ao esporte, entre elas: Ponta de Lança Africano ( Umbarabaúma – Homem Gol), Cadê o Pênalti, Zagueiro e Filho Maravilha. Em todas se percebe a genuína relação apaixonada do brasileiro pelos campos.

 

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Copa do Mundo: Metrô de Moscou tem câmeras que ajudam a detectar radioatividade

Metro de moscou

O metrô de Moscou transporta cerca de 8 milhões de passageiros por dia e é um dos maiores e mais movimentados em todo o mundo – especialmente durante a Copa do Mundo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Turistas que chegam à cidade encontram um sistema de transporte extenso que inclui mais de 200 estações, tanto na superfície quanto no subsolo.

Antes de dar início à Copa, o governo russo implementou o sistema de monitoramento de radiação AKPK-01M, utilizado para detectar pontos de radiação e evitar ameaças. A tecnologia foi integrada a mais de 500 câmeras da Axis, que capturam toda a operação e geram vídeos em tempo real assim que o monitor de radiação alerta sobre uma possível situação de perigo.

Dessa forma, quando o monitor de radiação envia um sinal de alerta, a câmera busca o objeto suspeito. A gravação do vídeo inclui o registro do que aconteceu antes, durante e depois desse alerta.

Essa integração torna as imagens fundamentais para a detecção das ameaças radioativas. É através das imagens que os operadores conseguem observar detalhes e reconhecer rostos e objetos dentro da área de cobertura. Essa avaliação permite encontrar a melhor maneira de investigar incidentes sem expor os agentes de segurança, independentemente das condições de vigilância.

Com uma arquitetura que privilegia a iluminação natural, as estações de rua são cobertas por painéis de vidro que exigiram das câmeras uma geração de imagens que compensasse a variação constante de luz (uma tecnologia chamada WDR, ou Amplo Alcance Dinâmico). Já nas estações subterrâneas, com baixa iluminação, os operadores contam com a tecnologia que oferece cores mais realistas em condições de pouca luz.

“O metrô é a principal artéria de trânsito da cidade de Moscou e a nossa prioridade é proteger a vida e a saúde dos passageiros. Por isso, utilizamos apenas soluções comprovadamente efetivas para construir nosso sistema de segurança e as câmeras comprovaram a qualidade em mais de uma ocasião, excedendo os nossos critérios de escolha”, conta o Gerente de segurança do Centro de Produção Científica da CJSC “ASPECT”, A. M. Ratz.

Segundo ele, os fatores decisivos para a escolha foram: estabilidade de banda larga, qualidade do fluxo de vídeo e reconhecimento de dados.

 

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Ford cria jaqueta inteligente para ciclistas

Jaqueta Ciclista

A Ford registrou a patente de uma jaqueta inteligente que orienta o ciclista a encontrar os melhores caminhos no trânsito, com a ajuda de um aplicativo, e gera sinais luminosos, sonoros e táteis para tornar a viagem mais segura. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ainda em fase de protótipo, a “Smart Jacket” foi desenvolvida por um grupo de empregados do escritório de inovação Ford Smart Mobility em Londres.

A jaqueta inteligente da Ford tem luzes de LED nas mangas que se acendem automaticamente quando o ciclista levanta o braço para avisar que vai virar à direita ou à esquerda, além de luz de freio. Conta também com um aplicativo de navegação, conectado sem fio a um smartphone, que gera uma vibração na manga correspondente para indicar a direção a seguir, selecionando rotas que evitam ruas movimentadas e cruzamentos.

O novo “wearable” – tecnologia de vestir – ainda permite ao ciclista atender chamadas, receber mensagens e instruções de navegação sem precisar tirar as mãos do guidão ou olhar para a tela do celular, usando interfaces sonoras e táteis.

Os fones de ouvido que acompanham a jaqueta também usam uma tecnologia nova: transmitem o som por meio de vibração nos ossos da face, deixando a orelha livre para captar os demais sons do ambiente. Outros recursos em desenvolvimento incluem o acesso a chamadas e mensagens por meio de gestos e comandos de voz para uso em serviços comerciais de entrega.

Desenvolvida junto com especialistas em roupas para ciclistas da Lumo e experts em softwares de mobilidade da Tome, a jaqueta inteligente é um exemplo do enfoque colaborativo adotado pela Ford para a inovação.

“Na Ford, queremos ajudar a tornar a mobilidade nas cidades mais segura, confiável e livre, tanto para as pessoas como para os produtos”, diz Tom Thompson, líder do projeto da equipe Ford Smart Mobility.

As bicicletas são cada vez mais usadas para transporte, lazer e entrega de produtos e serviços nas cidades. A equipe de ciclistas que desenvolveu a jaqueta inteligente tem como foco de trabalho o desafio da “última milha” – como é chamado o último trecho do deslocamento de pessoas, mercadorias e serviços em centros urbanos congestionados, que geralmente envolve maior complexidade e custos.

O projeto também faz parte da campanha “Compartilhe a Estrada”, apoiada pela Ford, para promover a harmonia entre motoristas e ciclistas.

 

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Museu do Futebol no Rio de Janeiro é sugestão de passeio durante a Copa do Mundo

Museu do futebol

A exposição itinerante Museu do Futebol na Área, que desembarcou no Rio de Janeiro no dia 13 de junho, reproduz parte da experiência do público que visita o Museu do Futebol. A mostra fica em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) até 30 de julho e é uma excelente sugestão de passeio na Cidade Maravilhosa durante a Copa do Mundo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A experiência, que aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro, já foi vista por mais de 3 milhões de pessoas em São Paulo – foi inaugurada em 2008 – e mais de 16 mil pessoas no Recife, primeira etapa da itinerância. A entrada é gratuita.

São oito módulos na exposição: seis reproduzem conteúdos da mostra principal do Museu do Futebol, e dois foram elaborados exclusivamente para o projeto. Entre os destaques, a Sala das Copas do Mundo, que reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 x 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período.

A interação dos visitantes com a exposição será reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia modular exclusiva da Motorola. Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto Snap 360 Camera e baixar sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Snap Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil com joystick completo.

“O futebol é uma paixão nacional e expressão da nossa cultura. Acreditamos que, por ser democrático, tem o poder de conectar as pessoas. Por isso, estamos muito felizes em poder levar essa exposição itinerante a outros lugares do Brasil, principalmente ao Rio, durante a Copa do Mundo, palco da última decisão do Mundial. O Rio também faz parte da nossa plataforma de marca #hellocidades”, disse Bruno Couto, head de Marketing da Motorola.

Serviço:

Exposição Museu do Futebol na Área

Data: de 13 de junho a 30 de julho de 2018

Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro, RJ

Ingressos: entrada gratuita

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Copa do Mundo: imortalize os melhores lances da competição

Nero Video

Já pensou em fazer um vídeo bacana com qualidade profissional com os melhores momentos da Copa do Mundo 2018? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A tarefa, que a princípio pode parecer complicada de executar, ganha novos contornos com os recursos do Nero Vídeo. O software, da famosa companhia alemã Nero conta com dois modos de edição (Expressa e Avançada) que conferem rapidez e facilidade impressionantes aos projetos, com resultados dignos de um virtuose em criação e edição de vídeos.

A edição Expressa é fácil de usar e traz nada menos que 80 modelos de filmes com os quais é possível criar vídeos com apenas um clique, economizando tempo e trabalho. Este modelo de edição inclui uma faixa de vídeo/imagem principal na área de conteúdo com duas faixas de áudio adicionais para Música & Narração.

Já a forma Avançada, recomendada para usuários mais experientes, oferece edição multipista, opções de corte adicionais e faixas e filtros mais complexos de áudio e vídeo. Ele permite ainda edição com base na linha do tempo, com várias camadas e uma variedade maior de ferramentas de recorte.

Outro diferencial é a edição de keyframes, que pode ser utilizada para mover animações e sobreposição de imagens, incluindo personalização de efeitos de vídeo e salvamento.

Outro lance bacana é que, logo de cara, a tela de edição de vídeo do Nero Vídeo 2018 oferece as duas opções de criar e editar projetos – assim tudo fica muito mais fácil. Ambas têm designs semelhantes que incluem uma área de visualização na parte superior esquerda, que apresenta várias paletas na parte superior direita.

A área de conteúdo na parte inferior da tela muda de forma dinâmica, dependendo do modo selecionado. Uma barra de ferramentas separa a parte superior da parte inferior da tela de edição de vídeo e isso vale para as duas formas (Expressa ou Avançada), que podem ser alternados de acordo com cada projeto de vídeo.

Compatível com as versões 7, 8, 8.1 e 10 do Windows, o programa inclui ainda efeitos para criação automática de filmes de maneira personalizada, com temas customizados pelo usuário para organização da biblioteca e arquivos, como Família, Amigos, Trabalho, Festa, Crianças, Carnaval, Viagens, Festa Junina, Esportes, Copa do Mundo e Aniversários.

Outro diferencial é que o produto também reproduz arquivos de áudio e vídeo em diferentes formatos, exporta cenas individuais de filmes longos com menus para DVDs e Blu-ray e edita filmes até em 4K.

Para mais informações, acesse o site.

 

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Copa do Mundo: 10 provas de que esse é o Mundial dos apps

futebol app

A Copa do Mundo da Rússia representa um momento único para anunciantes em todo o mundo. Até o final do Mundial, milhões de pessoas torcerão por suas seleções, acompanhando tudo em tempo real, muitas vezes, em seus dispositivos móveis. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo o estudo realizado pela Headway, em parceria com a App Annie, cerca de 30% dos fãs afirmaram assistir a eventos esportivos em seus dispositivos móveis. Este comportamento se dá pela facilidade com que os dispositivos móveis oferecem para seus usuários, já que podem consumir o conteúdo esportivo quando e a maneira que quiserem.

Este cenário é a prova de que os dispositivos móveis farão uma excelente combinação com a Copa do Mundo, já que a atenção de todo o planeta está no torneio – e nos celulares e tablets.

Confira abaixo mais fatos levantados pela pesquisa:

– Os dispositivos móveis representam 73% do consumo total da Internet.

– Em 2017, 30% dos fãs de eventos esportivos disseram que viram os jogos em seus dispositivos móveis.

– Em 2017, um usuário gastou, em média, três horas por dia consultando conteúdos em aplicativos.

– Durante os Jogos Olímpicos e Super Bowl em 2017, o download e o uso de aplicativos de entretenimento também aumentou.

– Durante a Copa do Mundo de 2014, o aplicativo da Fifa foi baixado pouco mais de 18 milhões de vezes, padrão este que deve ser seguido durante o Mundial da Rússia.

– Os números da plataforma online do Fifa Global Stadium em 2014 mostraram que o público digital ultrapassou um bilhão de usuários.

– Cada vez mais, os fãs do esporte buscam por experiências interativas durantes os jogos e têm usado os dispositivos móveis para isso. Prova disso é que 80% dos torcedores usam seus tablets e smartphones para procurar informações complementares, como estatísticas dos jogadores ou vídeos de determinadas jogadas.

– O acesso à internet cresceu de 42,3% para 54,5% desde a última Copa.

– Os consumidores de todo o mundo utilizaram por aproximadamente 1,2 bilhão de horas os aplicativos de celulares Android em 2017.

– Os usuários de smartphones passam sete vezes mais tempo utilizando apps nativos em comparação com browsers; e costumam acessá-los com uma frequência 13 vezes maior. Os consumidores estão começando a usar apps para transmitir conteúdo, comprovar se há atualizações de jogos e conversar com outros torcedores.

O estudo completo pode ser conferido aqui.

 

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Inteligência Artificial: A batalha entre dados e algoritmos

Filippo Di Cesare* – 

Há uma batalha contínua entre dados e algoritmos? Quem está ganhando?
Foto: Divulgação

Não há dúvida de que a Inteligência Artificial é um dos pontos tecnológicos mais efervescentes. Segundo o estudo do Gartner “O valor comercial da inteligência artificial em todo o mundo, 2017-2025”, é que o volume de soluções de negócios empresariais baseadas em plataformas de Inteligência Artificial crescerá drasticamente em todo o mundo, com um aumento de 70%, em 2018 em relação ao ano anterior. E isso pode triplicar em 2022, quando o negócio deve valer US$ 3,900 bilhões.

A explosão da Inteligência Artificial tem transformado profundamente a sociedade moderna, impulsionado pela capacidade computacional cada vez maior e as quantidades continuamente crescentes de dados e informações disponíveis hoje. Isso afetará todos os aspectos de nossas vidas e será uma das tecnologias mais disruptivas dos próximos anos.

Para mim, é claro que, como diretor de uma empresa voltada para auxiliar seus clientes na transformação digital, a adoção de soluções utilizando Inteligência Artificial é a base das atividades diárias e dos motivos de debate com colegas e clientes. Hoje, lendo a imprensa especializada e fóruns de discussão na Internet, parece haver uma batalha entre dados e algoritmos, para suportar os melhores aplicativos baseados em IA. É possível ler artigos que parecem ser quase expressões de facções opostas; tendenciosa de acordo com a preferência de dados sobre algoritmos ou vice-versa.

O que caracteriza a Inteligência Artificial do ponto de vista tecnológico é o método/modelo de aprendizagem com o qual a inteligência se torna habilidosa em uma tarefa ou ação (daí a distinção entre os vários Machine Learning, Aprendizagem Profunda, etc). Portanto, dados quanto os algoritmos são necessários para o desenvolvimento de uma aplicação baseada em IA.

Existe realmente uma batalha entre dados e algoritmos?
Já faz muito tempo desde que deixei a Faculdade de Ciências Estatísticas em Bolonha (Itália), mas com todos os investimentos que estamos fazendo na empresa no campo de Machine Learning e Inteligência Artificial em geral, eu estou frequentemente envolvido nessas áreas em interessantes discussões de projetos com meus colegas, que lideram o departamento Digital, e felizmente são muito mais experientes do que eu.
Do meu ponto de vista, se é verdade que – como afirma Geraldo Salandra – “Inteligência Artificial é o foguete, mas os dados são o combustível”, também é verdade e inegável que a IA é uma combinação de dados e algoritmos.

Não há dúvida de que sem combustível (ou seja, dados) você não vai a lugar algum, mas tenha em mente que também é verdade que a escolha do algoritmo correto pode compensar a má qualidade dos dados, e é igualmente certo que escolher um algoritmo errado pode empobrecer os efeitos de excelentes dados.

Devemos assumir que os dados são mais importantes que os algoritmos?
Eu não acho que é sempre assim. Eu entendo o valor fundamental da infraestrutura de dados e análise para alimentar os algoritmos de Inteligência Artificial.

Em nossa experiência cotidiana, “coleta e preparação de dados” são, de fato, as atividades que requerem mais tempo para o desenvolvimento de aplicações baseadas em Inteligência Artificial, comparadas com aquelas para a seleção e desenvolvimento de um modelo. É por isso que investimos muito para fornecer aos nossos clientes a melhor infraestrutura de dados para alimentar e treinar algoritmos.

Mas nos algoritmos é necessário um ótimo trabalho: ninguém pode dizer com certeza qual algoritmo terá o melhor desempenho sem antes ter tentado diferentes. Elaborar e comparar algoritmos e modelos para escolher os adequados é uma atividade crucial para definir o sucesso de uma solução de IA:

Qual algoritmo devo usar?
Quantas horas de treinamento de algoritmo tenho à minha disposição?
Qual é o tipo, a qualidade e o tamanho dos dados disponíveis para mim?

A qualidade do conjunto de dados influenciará diretamente o sucesso do modelo preditivo. Com foco nos dados, é possível transformar um banco de dados ruim em um que vale a pena ser usado na aplicação da Inteligência Artificial, mas também é essencial escolher o algoritmo e modelo corretos que se ajustam aos dados disponíveis e que são consistentes com os dados dos objetivos de negócio.

Aqui estamos nós: o negócio. A palavra que muitas vezes falta nos artigos que li, onde a prioridade dos dados sobre os algoritmos é debatida ou vice-versa, são precisamente “negócios”. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados de boa qualidade e algoritmos relevantes permite melhores informações e aplicações; mas obter esse tipo de dados e algoritmos não é apenas uma questão técnica: habilidades empresariais profundas são necessárias para gerar valor significativo e aplicativos de inteligência artificial para empresas.

Dados e algoritmos não se opõem, mas são aliados em uma estratégia orientada para os negócios.

*Filippo Di Cesare é CEO da Engineering do Brasil



Nova Inteligência Artificial reconhece 1 em 1 bilhão de rostos em meio segundo

Reconhecimento facial

Imagine a cena: um homem anda pela avenida Paulista quando uma das câmeras públicas da região, ao captar em vídeo a imagem de seu rosto, a mostra a um sistema de Inteligência Artificial. Em milésimos de segundos a IA reconhece o sujeito – é um foragido chefão do crime. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ato contínuo, a IA informa à polícia a localização do gangster e passa a segui-lo, em tempo real, usando câmeras de ruas, estradas ou parques disponibilizadas a seu sistema. Além de saber onde o bandido está, a Inteligência Artificial dá ainda outras informações sobre ele – entre elas, seu estado emocional, ajudando os policiais a estabelecer uma estratégia para capturá-lo.

Ficção? Não é. Essa tecnologia de Inteligência Artificial não só existe como tem custo baixo, está prestes a ser lançada no Brasil e segurança pública é só uma das aplicações para sua capacidade de reconhecimento de rostos a partir de vídeos em stream. O mais incrível: a IA precisa de menos de meio segundo para identificar uma pessoa usando seu atual banco de imagens de 1 bilhão de faces.

É considerada a mais rápida e eficaz do mundo em sua categoria. Essa performance permite ao sistema identificar instantaneamente a identidade de uma pessoa em um vídeo em stream, seguir as rotas nas quais ela se movimenta e determinar sua localização exata.

Criado por uma nova empresa russa de tecnologias de reconhecimento facial chamada NtechLab, o sistema já é usado para analisar fluxos de vídeo em tempo real de 6 mil câmeras públicas de Moscou, em uma aplicação piloto do Departamento de Tecnologias da Informação da capital da Rússia.

Nessa mesma direção, a IA facial desenvolvida pelo cientista da computação Artem Kukharenko, fundador da NtechLab, está sendo implantada em Elmet, cidade de médio porte na região do Tártaro, na Federação Russa. Com 170 mil habitantes,

Elmet sofre de alguns dos males que afligem a maioria das cidades contemporâneas – a necessidade de atenção contínua das autoridades à segurança pública e o cuidado para que o desenvolvimento urbano não se torne caótico, sem oferta de serviços públicos onde necessário ou em excesso em locais já privilegiados.

Para fazer frente a esses problemas comuns a municípios de países ascendentes, não só da Rússia como também do Brasil, Elmet foi escolhida como uma das cidades-piloto para a implantação de tecnologias destinadas a torná-la uma das pioneiras smart cities da região. Uma das bases sobre a qual se assentará essa implantação será o sistema da NtechLab.

Ayrat Khayrullin, responsável governamental pelo projeto em Elmet, observa que “o piloto mostra que a biometria facial garante um nível totalmente novo de segurança para os cidadãos”. O conceito smart city baseado em análise inteligente de vídeo vem se tornando fundamental na segurança das maiores cidades do mundo, concorda Mikhail Ivanov, CEO da NtechLab. “Mas o reconhecimento facial é importante não só para questões de segurança policial como também para a formação de Big Data para controle mais eficiente da capacidade de uso e de desenvolvimento de rodovias, tráfego de pedestres e oferta de serviços públicos”.

Com apenas 4 anos de mercado, a NtechLab tem em sua tecnologia de reconhecimento facial uma vantagem que vale em especial para países como o Brasil – o custo baixo de implantação e uso. Com isso, ela pode ser usada até em supermercados, shopping centers, condomínios ou estádios. “É questão de adaptação do sistema”, conta o engenheiro João Rotta, especialista brasileiro no uso dessa nova tecnologia.

“O algoritmo da Inteligência Artificial de reconhecimento de rostos é como uma massa de modelar que pode ser adaptada a diferentes necessidades, se adaptando a elas e aprendendo a lidar com as situações que se colocam”, explica ele.

 

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Polycom apresenta inovações com o “Polycom Trio”

O Polycom Trio agrega compatibilidade a recursos avançados de
videoconferência independentemente do tamanho da sala

A Polycom anuncia a adição de recursos avançados de vídeo necessários para grandes salas de reuniões e auditórios ao Polycom Trio, tais como rastreamento facial, suporte a dois monitores, cobertura de áudio superior e compartilhamento de conteúdo mais fácil.

Adotado por 65 organizações da lista Fortune 100, o Polycom Trio está impulsionando a transformação digital com uma consistente experiência de usuário, quer os funcionários estejam simplesmente digitando um número de telefone ou participando de uma chamada de vídeo. Expandir essa experiência para salas maiores agora simplificará ainda mais o ato de iniciar reuniões, economizando tempo e aumentando a produtividade pela facilidade das funções e conexões deste aparelho.

Adotado por 65 organizações da lista Fortune 100, o Polycom Trio está impulsionando a transformação digital com uma consistente experiência de usuário
Imagem: Divulgação

“Os clientes têm demonstrado mais que nunca maiores expectativas em relação às salas, pois querem que cada espaço de reunião seja um verdadeiro centro de colaboração com voz, vídeo e compartilhamento de conteúdo simples e de alta qualidade”, afirma Mary McDowell, CEO da Polycom. “A Polycom continua a liderar o caminho de tornar as conferências ainda mais simples a partir do Polycom Trio para que nossos clientes se conectem, se comuniquem e sejam mais produtivos.”

O Polycom Trio operará com seus principais CODECs de vídeo, além do atual sistema VisualPlus, abrindo as portas para recursos de videoconferência previamente reservados para salas maiores, como o rastreamento facial encontrado nas câmeras Polycom EagleEye Director II e na Polycom EagleEye Producer.

O Polycom Trio também será capaz de oferecer uma melhor experiência de sala com suporte a dois monitores, maior cobertura de áudio com microfones de teto e compartilhamento mais fácil de conteúdo com conexões HDMI. Sem a necessidade de controles remotos adicionais, a tela sensível ao toque do Polycom Trio torna-se a única interface necessária para gerenciar o volume de chamadas, o zoom da câmera e muito mais facilidades para otimizar as chamadas. Essas novas funcionalidades serão suportadas por atualizações de software para os modelos Polycom Trio e os CODECs da linha Polycom Group Series e disponibilizadas em julho.

Polycom Pano
A Polycom também anuncia uma atualização para seu sistema de compartilhamento de conteúdo sem fio, o Polycom Pano, adicionando um recurso de acesso a convidados para permitir que visitantes – como consultores, clientes, parceiros ou contratados – se conectem e compartilhem conteúdo com segurança através de redes Wi-Fi convidadas para a reunião. Neste cenário, o Polycom Pano está em uma segunda rede sem fio somente no modo recebimento para manter a segurança, permitindo que todos os participantes da reunião se conectem e compartilhem com confiança a partir de um único toque.

O Polycom Pano possibilita que até quatro dispositivos diferentes se conectem simultaneamente e compartilhem apresentações, documentos, vídeos e imagens, bem como permitem anotações facilmente com o recurso de quadro branco infinito. Esta atualização da solução Polycom Pano será disponibilizada em julho.



Mercado de wearables deverá crescer 8,2% em 2018

wearable

O mercado de wearables (produtos “vestíveis”) deve crescer muito ainda este ano. Dados da IDC mostram que este mercado deverá alcançar a marca de 124,9 milhões de itens vendidos, um aumento de 8,2% em comparação com 2017. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O índice caiu comparado ao ano passado, quando foi registrado 10,3%, mas a consultoria acredita que ele deve se recuperar entre os anos de 2019 e 2022, voltando à casa dos dois dígitos.

Os smartwatches tem puxado as vendas do mercado e a pesquisa indica que isso se mantenha nos próximos anos. A Apple lidera a categoria e a expectativa fica com a forma que o Google vai lidar com isso, já que o WearOS, antigo Android Wear, ainda não engrenou. Outras marcas, como Fitbit e Garmin, tem se destacado no mercado, enquanto a Samsung avança apoiada em dispositivos para cuidados com a saúde e fluxos de trabalho.

Ainda segundo a IDC, os relógios inteligentes vão evoluir para abranger muito mais recursos do que tem hoje. Enquanto saúde e condicionamento físico são um começo promissor da tecnologia, a inclusão de conectividade celular e a integração com outros dispositivos e sistemas de Internet das Coisas (IoT) vão fazer com que os smartwatches de hoje pareçam brinquedos, diz a consultoria.

Além dos dispositivos típicos usados no pulso, o estudo também antecipa que o earwear (fones de ouvidos conectados) ganhe força à medida que várias marcas começam a aproveitar o crescente interesse em assistentes inteligentes. O próximo lançamento da Qualcomm projetado para essa categoria provavelmente também ajudará a reforçar a oferta, oferecendo às marcas uma solução de plataforma para construir seus produtos. Roupas com sensores embutidos também devem crescer e duplicar sua participação até 2022.

Segundo a IDC, os smartwatches ganharão uma quantidade crescente de participação de mercado ao longo da previsão, respondendo por 44,6% de todos os wearables enviados até o final de 2022. A decisão da Apple de incluir conectividade celular no mais recente relógio ajudou a trazer a atenção necessária para o mercado e o movimento deve ser seguido por seus concorrentes.

Os relógios básicos, que até o momento foram basicamente compostos por relógios esportivos, relógios infantis e relógios híbridos, preveem uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,4% de 2018-2022. Embora esses dispositivos ofereçam vantagens, como longa duração da bateria e interfaces simplificadas, essa categoria continuará na sombra dos smartwatches, com sua participação caindo de 23,7% em 2018 para 19,7% em 2022.

O mercado de pulseiras deve cair 6,6% em 2018, à medida que a demanda por esses dispositivos simples se esfriou e as concessionárias como a Fitbit e a Garmin continuam buscando o crescimento do smartwatch. Além de 2018, a expectativa é que a categoria se mantenha estável, com crescimento abaixo de 1% nos anos seguintes. Enquanto isso, os preços médios de venda (ASPs) devem cair abaixo de US$ 50 em 2022.

 

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everis utiliza inteligência artificial para transformar contact centers

contact center

Atualmente, o primeiro contato via telefone com grandes empresas, principalmente bancos, é feito por meio de robôs, os conhecidos bots. Essas máquinas buscam simular um atendimento humano, mas geralmente estão programadas somente para fornecer informações básicas e direcionar o cliente ao canal que pode atendê-lo melhor. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Para otimizar esse primeiro contato e melhorar a satisfação do cliente, a everis acaba de criar o Cognitive Contact Center, solução que torna os bots mais interativos e capazes de manter uma conversa com fluidez, graças ao uso de modelos preditivos, que agrega valor aos bots. Ou seja, ao atender o cliente, a máquina já terá um histórico com registro de suas últimas ações, como compra efetuada em algum site, atraso na fatura do cartão de crédito, investimentos, por exemplo, que pode sinalizar o possível motivo da ligação.

Além disso, o robô passa a acumular conhecimento e a aprender mesmo, com cada nova situação não prevista inicialmente.

Para Douglas Alencar, gerente de Digital Experience da everis, o contact center representa a maior despesa operacional de uma instituição, para atendimento ao cliente, e oferece baixo retorno sobre a receita e a satisfação desse cliente.

“O Cognitive Contact Center da everis utiliza a inteligência artificial e o reconhecimento de voz para solucionar essa questão, proporcionando benefícios importantes para os bancos, como a melhoria na experiência do cliente por meio de chatbots, com uma interação mais natural e uma noção mais precisa sobre o que fazer na próxima ação”, afirma.

“A arquitetura do Cognitive Contact Center utiliza tecnologias e soluções como a agente virtual eVA, da everis, que integra um corretor e fornece respostas com base na intenção identificada do cliente; um gerenciador de conteúdo e ferramentas analíticas; um módulo de integração de call center para conectar um sistema IVR à assistente eVA; e um mecanismo cognitivo que identifica as intenções das conversas para aplicar regras e responder ao cliente de forma humanizada. Além disso, a solução faz o gerenciamento de APIs para obter informações do usuário, que serão usadas pela eVA para orquestrar o fluxo de conversas e permitir a conexão com os canais de mídias sociais”, explica.

No evento CIAB Febraban, a empresa fez a demonstração dessa solução em seu estande. Os visitantes puderam telefonar para um call center e conversar com um robô sobre questões bancárias específicas e também fazer perguntas de outra natureza, para perceber o grau de humanização do atendimento.

 

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Pinacoteca de SP oferece contação de história gratuita em Libras

Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo realiza no dia 30 de junho, sábado, a partir das 15h00, mais uma edição da Contação de História em Libras (Língua Brasileira de Sinais). [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A narrativa, conduzida pela educadora surda Sabrina Denise Ribeiro e pela intérprete de Libras Elisabeth Figueira, será construída a partir da obra O Tempo, 1925, de Henrique Bernardelli, presente na exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo.

A atividade, que tem duração média de uma hora, é aberta a surdos e ouvintes, com o objetivo de promover uma aproximação entre ambos. A Contação de História em Libras integra uma série de ações inclusivas que têm como um de seus objetivos o acesso qualificado ao patrimônio artístico e cultural do museu para o público surdo visitante, proporcionando à comunidade surda um ambiente linguístico favorável à compreensão desse espaço.

Dentre as ações oferecidas, destaca-se a concepção de atividades para o mês do surdo (“Setembro Azul”) e a presença de intérprete de Libras em palestras e mesas redondas promovidas pelo museu bem como no curso Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva, direcionado a profissionais que atuam com pessoas com deficiência.

Também compreende a utilização de tecnologia assistiva, a exemplo do “Videoguia em Libras” e do “ICOM Libras”, este último disponível para computadores, tablets e celulares.

Serviço:

Contação de histórias em Libras

Data: 30/06 – Sábado

Horário: às 15h00

Duração: 1h30 (aproximadamente)

Local: Pinacoteca de São Paulo, 2° Andar: Sala 4 (A Academia no Fim do Século)

Endereço: Praça da Luz, 2

 Ingresso: Entrada gratuita. Não é necessária inscrição prévia

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everis apresenta novo conceito para as agências bancárias com tecnologias digitais na CIAB Febraban

A everis apresentou um novo conceito para agências bancárias no CIAB Febraban, com tecnologias digitais. A proposta do Phygital é de integrar tecnologias digitais aos espaços físicos, com o ambicioso objetivo de transformar agências bancárias em locais mais intuitivos, inteligentes e personalizados. Esta nova dimensão da experiência do cliente provém da disseminação das tecnologias móveis: clientes conectados – onde estiverem, com aplicações personalizadas, passam a buscar a mesma experiência nos ambientes físicos.

Já existem agências-conceito experimentando recursos como lounges, coworking, cafeterias, atendimento por robôs, consultores por videoconferência, quiosques de autoatendimento, mesas digitais e painéis com controle gestual. Mas, o Phygital utiliza sensores e atuadores apoiados por inteligência artificial (IA), além da integração com os canais digitais, para atrair, engajar e atender os clientes de forma mais automatizada, cruzando dados sobre o fluxo de pessoas e os interesses individuais.

Eli Rodrigues, gerente de experiência digital na everis, explica que o Phygital engloba diversas tecnologias para criar oportunidades de negócios ao longo do tempo que uma pessoa permanecer na agência bancária. Por meio de dados analíticos, é possível reavaliar o layout da agência, construir novas ofertas baseadas no comportamento e até decidir quem deve atender cada cliente.

“A partir daí, abre-se um leque de possibilidades. O cliente passa a ser chamado pelo nome e pode usar seu tempo de espera para conhecer sobre criptomoedas ou abrir sua carteira digital, por exemplo.”

A IA oferece apenas produtos que o cliente tenha interesse e possa adquirir. As possibilidades chegam ao ponto de proporcionar a compra um carro, uma casa, um barco ou qualquer produto físico que necessite de apoio bancário, sem sair da agência, por meio de um marketplace virtual. O cliente pode avaliar o produto em seus diversos aspectos e fazer a aquisição com o apoio de seu gerente, para tratar do financiamento.

No estande da everis no evento, os visitantes puderam conhecer algumas dessas soluções, como mapeamento e rastreamento do ambiente físico, análise de fluxo de pessoas, análise de sentimentos, entre outras.

 



Veja 3 dicas para detectar aplicativos falsos

apps

Embora o Google e a Apple tentem manter os aplicativos fraudulentos fora de suas lojas on-line, eles muitas vezes não conseguem impedir que esse tipo de aplicativo seja publicado. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O problema com apps maliciosos é que provavelmente tennham alvos diferentes aos que nos fazem acreditar e podem até mesmo roubar informações sobre contatos ou fotos, ler mensagens ou mesmo copiar senhas, entre outras coisas.

Recentemente, o pesquisador da ESET, Lukas Stefanko, descobriu um novo conjunto de 35 aplicativos que se passavam por apps de segurança, mas que apenas apresentavam publicidade.

Para evitar cair na armadilha, aqui estão algumas dicas simples para que você tenha em conta na hora de baixar um app:

1 – Evite fazer o download de aplicativos que não estão no Google Play ou na App Store
Pode ser tentador fazer download de aplicativos de lojas não oficiais ou de um site, seja porque eles são livres ou não aparecem nas lojas oficiais. Mas baixá-los de outros sites que não sejam o Google Play ou a App Store é um risco, uma vez que em ambas as lojas existem filtros de segurança para evitar que aplicativos maliciosos estejam disponíveis – embora, como destacamos anteriormente, possa ocorrer que filtros sejam evitados e que os aplicativos maliciosos apareçam por algum tempo até que sejam identificados e eliminados.

Mesmo assim, é mais seguro baixar aplicativos de lojas oficiais como o Google Play ou a App Store do que de um site, mesmo que seja oficial.

2 – Informações que nos dão pistas sobre a legitimidade do app
Tanto no Google Play quanto na App Store é possível ver quem desenvolveu o aplicativo. Com essa informação, você pode realizar uma pesquisa no Google para encontrar mais informações sobre o desenvolvedor do app. Se o desenvolvedor criou vários aplicativos, é muito provável que o app que você está tentando baixar seja legítimo.

Por outro lado, verifique o número de downloads do aplicativo e qual a classificação apresentada. No caso de ter muitos downloads provavelmente o app seja legítimo, apesar que de que não podemos apenas confiar nesse dado, considerando que os cibercriminosos também podem registar muitos downloads falsos usando bots que também classificam o app para que apareça com uma ótima pontuação. Por isso, verifique os comentários de outros usuários que baixaram o aplicativo.

3 – Verifique as permissões solicitadas pelo app
É muito importante prestar atenção às permissões solicitadas pelo aplicativo, pois ele pode solicitar acessos que não parecem estar relacionados à sua função. Nesse caso, não os habilite até que seja possível pesquisar um pouco mais. Você também pode verificar as permissões dos aplicativos que já instalou para conferir se tudo está em ordem e não há nada de suspeito.

 

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Lisboa sobe em ranking de qualidade de vida e atrai moradores brasileiros

Lisboa

A capital portuguesa já supera grandes cidades europeias segundo o estudo anual Quality of Living, promovido pela Mercer: Lisboa ocupa a 38ª posição no ranking de melhores cidades para se viver (subiu cinco posições em relação a 2017), ficando à frente de Paris, Londres, Milão, Madri e Barcelona, por exemplo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Até Nova York, nos Estados Unidos, está abaixo da cidade lusa. Outra publicação de renome, a norte-americana Live and Invest Overseas coloca Lisboa como a melhor e mais barata cidade para se viver no mundo.

Fatores como segurança (capital mais segura da Europa), ótimos serviços de saúde, autoestradas e universidades bem colocadas nos rankings mundiais explicam todas as distinções que a cidade vem recebendo internacional. Além disso, há o clima ameno, um povo acolhedor e da combinação entre vida cosmopolita e bagagem cultural que atrai não apenas turistas, mas moradores, especialmente brasileiros.

De acordo com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), 24% das vendas para compradores internacionais são feitas para clientes do Brasil.

Existem empreendimentos que fazem sucesso não apenas entre brasileiros, com diversas ofertas de apartamentos e townhouses, contando com amplas área verde e infraestrutura em saúde, educação, segurança e diversão, um deles incluindo até um dos melhores campos de golfe do país.

Especialistas afirmam: Lisboa tem um preço muito competitivo quando comparado a outras cidades da Europa, até 30% mais barata. Tudo isso, aliado a outros benefícios fiscais para residentes não-habituais ou o visto de residência para investimento, que programas criados pelo governo, tem atraído moradores de diversas nacionalidades.

 

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WB Games lança Westworld para iOS e Android

Westworld

A Warner Bros. Interactive Entertainment anunciou o lançamento de Westworld, jogo mobile baseado na nova série original mais popular da HBO, na App Store e no Google Play. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Produzido pela WB Games San Francisco em colaboração com a Kilter Films, criadores da série Westworld, o game foi desenvolvido pela Behavior Interactive e convida os jogadores para o universo sedutor do parque Westworld para assumirem o papel de um funcionário recém-contratado da Delos.

A narrativa do jogo foi desenvolvida pelos próprios escritores da série e apresenta personagens icônicos, como Bernard, Delores, Maeve e muitos outros. Os jogadores controlam todos os aspectos das operações do parque Westworld, incluindo a manufatura, o gerenciamento e a atualização dos “Anfitriões” baseados em IA que satisfazem uma ampla gama de desejos dos Visitantes.

O jogo abrange a primeira temporada da série e contará com conteúdo adicional da aguardadíssima segunda temporada após o seu término na programação, para evitar qualquer “spoiler”.

“Estamos empolgados para que os jogadores experimentem o que é gerenciar um parque temático complexo alimentado por desejos humanos e vida artificial”, disse Jonathan Knight, vice-presidente da Studio Head na WB Games San Francisco. “O game apresenta uma narrativa convincente e uma jogabilidade multi-camadas, permanecendo altamente acessível e intuitivo para jogar.”

Além da história de Westworld, o jogo proporciona uma combinação entre construção e gerenciamento do parque e desenvolvimento de personagens, como um RPG (roleplaying game). A jogabilidade acontece em dois níveis:

– Acima do solo: onde há a experiência dos visitantes com temas ocidentais, com locais icônicos e uma variedade de anfitriões.

– Abaixo do solo: onde está a instalação de alta tecnologia da Delos, onde os hosts são fabricados, consertados e atualizados, além de novas instalações que podem ser construídas para avançar nas operações do parque.

Através de uma interface de usuário, inspirada nos tablets usados pelos técnicos da série, os jogadores de Westworld terão uma grande variedade de recursos e modificações de “anfitriões” na ponta dos dedos.

Entretanto, assim como na trama, as coisas nem sempre acontecem como planejado. Os “anfitriões” podem ser mortos por Visitantes que estão insatisfeitos com seu nível de serviço, e quanto mais tempo eles forem usados, mais falharão. No entanto, as falhas podem ser amenizadas colocando-os no modo de Análise Crítica.

Westworld conta com gráficos altamente estilizados e um humor bem particular do seriado para que os fãs se sintam realmente no parque.

 

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O rei está vivo! RCA e Legacy Recordings vão lançar novo álbum com canções de Elvis Presley

Elvis

A RCA/Legacy Recordings lançará, no dia 10 de agosto, “Elvis Presley – Where No One Stands Alone”, um novo álbum de Elvis celebrando o eterno amor do artista pela música gospel. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O novo álbum de Elvis Presley apresenta 14 performances originais de músicas gospel com arranjos instrumentais recém-gravados e backing vocals com participações de Darlene Love, Cissy Houston, The Imperials e The Stamps.

Produzido por Joel Weinshanker, Lisa Marie Presley e Andy Childs, o álbum apresenta instrumentação recém-gravada e contribuições de backing vocal de lendas da música que se apresentaram no palco ou no estúdio com Elvis. O disco também inclui um dueto do artista  e sua filha, Lisa Marie Presley, na faixa-título.

“Foi uma experiência muito poderosa e emocionante cantar com meu pai”, escreveu Lisa Marie em suas anotações para o álbum. “As letras falam comigo e tocam minha alma. Tenho certeza de que as letras falaram com meu pai da mesma maneira”.

Os backing vocals do álbum incluem: Darlene Love (que cantou pela primeira vez com Elvis em seu especial da NBC de 1968); Dr. Cissy Houston (que, com The Sweet Inspirations, cantou ao lado de Elvis em 1969); Terry Blackwood, Armond Morales e Jim Murray (membros do The Imperials, que cantaram no álbum “How Great Thou Art” – incluindo a faixa-título vencedora do Grammy de 1967 de “Melhor Performance Sagrada”); e Donie Sumner, Bill Baize, Ed Hill e Larry Strickland (membros do grupo reserva de longa data de Presley, The Stamps).

No Brasil, o álbum chegará às plataformas digitais de áudio e em CD no dia 10 de agosto. O disco já está em pré-venda aqui.

“Elvis Presley – Where No One Stand Alone” traz novas perspectivas musicais de 14 das músicas favoritas do cantor, do reverencial ao comemorativo, com seleções de canções incluindo clássicos do gospel de Presley (os sucessos de 1965, “Crying In The Chapel”, “How Great Thou Art “,”You’ll Never Walk Alone”), rocks evangélicos repletos de louvor (incluindo “Saved”, de Jerry Lieber e Mike Stoller), além de tradicionais hinos espirituais (“So High”,” Stand By Me “, “In The Garden”,”Amazing Grace”).

Elvis Presley disse certa vez: “Desde que eu tinha dois anos de idade, tudo que eu sabia era música gospel. Tornou-se uma parte muito importante da minha vida, era tão natural quanto dançar. Uma maneira de escapar dos meus problemas, de me libertar”. Foi a explosiva mistura de estilos de Elvis – blues, bluegrass, country, swing, pop – que gerou seu icônico rock n ‘roll que mudou o mundo, mas foram os hinos espirituais e músicas de igreja de sua infância, as profundas raízes evangélicas que sustentaram Elvis e sua visão musical ao longo de sua vida.

Amigos e familiares frequentemente lembram-se de ouvir Elvis cantando músicas gospel em casa e para se aquecer antes dos shows. “Fazemos dois shows por noite durante cinco semanas”, disse Presley em entrevista no documentário Elvis On Tour, gravado durante uma de suas residências no International Hotel, em Las Vegas. “Muitas vezes subimos e cantamos até a luz do dia – músicas gospel. Crescemos com isso… o gospel deixa a nossa mente à vontade. Deixa a minha”.

“Este era seu gênero favorito – não há dúvida sobre isso”, conta Lisa Marie em suas anotações do álbum. “Ele parecia estar em seu estado mais apaixonado e em paz enquanto cantava gospel. Ele realmente ganhava vida – independentemente se estava cantando só para mim e para ele em casa, ou no palco na frente de milhares de fãs”.

Lisa Marie Presley participará – ao lado de Joel Weinshanker, Andy Childs (coprodutores do álbum) e John Jackson (vice-presidente sênior, A&R, da Legacy Recordings/Sony Music Entertainment) – do evento especial de lançamento “Where No One Stands Alone”, que acontecerá no Graceland Soundstage no dia 11 de agosto, como parte da Elvis Week 2018.

 

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