Home Blog Page 1703

A vez das tecnologias (e das experiências) por voz

Luciana Castro*

Não importa onde você vá, as frases “Alexa”, “Ok, Google” e “Hey, Siri” estão sendo ditas mais do que nunca. Nos últimos dois anos, os preços atraentes e a mudança das preferências dos consumidores mudaram rapidamente os dispositivos habilitados por voz, tanto no mercado quanto nas casas das pessoas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Somente em 2017, os dados da Adobe Analytics Cloud mostram que as vendas on-line desses dispositivos aumentaram 103% na comparação ano a ano.

Antes um recurso novo, o uso de comandos de voz já se tornou muito mais comum. Uma pesquisa recente encomendada pela Adobe mostra que apenas 16% das pessoas se sentem desconfortáveis usando comandos de voz na frente dos outros. Quer se trate de música, de notícias do dia ou controle das luzes de uma sala, a tecnologia está rapidamente se tornando parte da vida cotidiana.

No entanto, apesar de a voz ter surgido como um concorrente para as interfaces touchscreen, ela exigirá um ecossistema amplo de “habilidades” para prosperar. Como ocorreu com os smartphones há quase uma década, isso representa uma grande oportunidade para as marcas.

As principais empresas de tecnologia no mundo estão anunciando soluções para oferecer experiências de voz verdadeiramente personalizadas. Os consumidores poderão interagir com as marcas favoritas da mesma forma que se envolvem com um padeiro local ou um atendente de banco conhecido – com relevância e contexto que mantêm os usuários fidelizados.

Tudo isso é suportado pela análise e estudo de audiência, bem como capacidades de AI que automatizam processos difíceis e se tornam um mecanismo de decisão nos momentos necessários.

Saiba com quem você está falando
Imagine procurar um voo em um dispositivo Amazon Echo e encontrar o melhor horário pelo melhor preço. A companhia aérea já conectou os pontos e você pode reservar instantaneamente, seguido de uma confirmação de viagem enviada diretamente ao seu smartphone. Ou, considere um resumo de notícias da manhã em que cada novo conteúdo se torna cada vez mais alinhado com seu interesse.

A tecnologia começa, então, a recomendar as playlist que você viu em serviços de streaming de música.

Estes são os tipos de experiência de voz deliciosas que mantêm os clientes ‘querendo mais’. São experiências relevantes, envolventes e entregues no contexto certo. agora permitem que as marcas proporcionem esses tipos de experiências.

Com recursos aprimorados, os profissionais de marketing podem personalizar a experiência para cada indivíduo atuando em seus próprios dados, aproveitando as informações existentes e fornecidas pelo usuário. Soluções de análises de dados servem como a plataforma de insights subjacente, capturando dados de dispositivos de voz, desktop e mobile.

A garantia é que os dados estejam alinhados para que as marcas envolvam pessoas, não dispositivos.

Ao longo dos anos, as marcas mais bem-sucedidas em experiências mobile foram as que operavam em um constante estado de interação. Em vez de transferir a experiência de desktop completa para o celular, eles testaram continuamente recursos diferentes e desembarcaram os que ofereceram o maior valor.

As empresas agora podem fazer o mesmo em interfaces de voz. Um varejista, por exemplo, pode experimentar diferentes serviços oferecidos. Podem ser executadas simulações em que as marcas começam a ver quais recursos são usados com mais frequência, as várias ações dos usuários após cada reação e as situações que levam as pessoas a desconectarem.

O poder da Inteligência Artificial (AI)
Uma vez que uma marca descobriu como personalizar uma experiência de voz para o cliente, o desafio é implementar isso para milhões de consumidores. Por meio de tecnologias como o Sensei – a AI da Adobe – e de estruturas de machine learning, as marcas agora têm a capacidade de fazer isso. Como motor de decisão, a AI pode aproveitar o machine learning e os algoritmos preditivos para ajudar a garantir uma experiência perfeitamente personalizada para cada cliente.

Com tantas oportunidades, as marcas também devem ter em mente que os erros nos dispositivos de voz certamente acontecerão, assim como os anúncios que erroneamente te seguem após visitar um produto em uma loja online, mesmo após já ter efetuado a compra. A empresas de tecnologias em marketing estão aí para ajudar as marcas a navegar neste cenário complicado e a ficar à frente dos demais.

Vimos isso há uma década, quando muitos perderam o barco dos smartphones e alguns ainda estão pagando por isso. Com a disciplina correta e as tecnologias mais recentes, as marcas possuem as ferramentas para garantir que isso não aconteça com a voz. Elas podem oferecer excelentes experiências que ampliam a presença de sua marca e, em última instância, geram mais fidelidade no cliente.

* Luciana Castro é head analytics e marketing cross-channel da Adobe para América Latina

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Adobe lança Creative Cloud 2018 com novas ferramentas
Mais de 84% dos brasileiros já compram serviços por dispositivo móvel
Golpe! Falso voucher para a Páscoa afeta mais de 330 mil pessoas em dois dias



Quer cursar idioma no exterior? Agência dá passagem aérea grátis!

Young Man Shouting In Megaphone In Front Of Green Chalkboard

Para ajudar no planejamento financeiro de quem sonha em investir em uma formação internacional, a Experimento Intercâmbio Cultural, empresa de intercâmbio o grupo CVC, lança uma promoção exclusiva de aéreo grátis para intercâmbio nos Estados Unidos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

 A competitividade no ambiente de trabalho e uma maior necessidade de diferenciação curricular são alguns dos fatores que tem estimulado boa parte dos jovens profissionais a buscarem uma experiência fora do país.

Por isso, estudantes que se matricularem em um curso de idiomas nos Estados Unidos na escola ELS em Boston, Santa Monica ou Nova York, com duração acima de 12 semanas e com início previsto ainda para este ano, ganharão a passagem aérea.

Atenção a promoção é válida apenas até o dia 24 de março! O pagamento pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros e sem entrada no cartão de crédito.

Para mais informações acesse o site!

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Panini lança álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo Rússia 2018
Alfredo Volpi ganha primeira exposição retrospectiva na Europa
Escola oferece 1000 bolsas de estudo para curso de programação



Ford anuncia ampla renovação da linha de veículos nos EUA

Part of Ford’s new strategy includes going all-in on hybrids to bring more capability to customers of our most popular and high-volume vehicles like F-150, Mustang, Explorer, Escape and Bronco – and serve as a hedge for customers against higher gas prices.

A Ford iniciou uma ampla renovação na sua linha de produtos nos Estados Unidos, focada em picapes, SUVs e veículos comerciais, com investimentos em novos sistemas de propulsão e conectividade, sedimentando o caminho para os sistemas de mobilidade do futuro usando a plataforma aberta na nuvem. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O anúncio foi feito em Dearborn, EUA, no evento “Ford Uncovered” que apresentou o plano de negócios da empresa para o mercado norte-americano nos próximos dois anos. Jim Hackett, presidente e CEO da Ford, destacou que em 2020 a Ford terá a linha de veículos mais atualizada entre as grandes montadoras na América do Norte, reduzindo a idade média dos produtos de 5,7 para 3,3 anos. Além de substituir 75% das linhas, a marca vai adicionar quatro novas picapes e SUVs.

Há uma aposta forte nos híbridos, com avanços para oferecer mais desempenho e capacidade aos consumidores, além de economia de combustível. Até o final de 2019, todos os carros novos da marca terão conectividade 4G LTE.

A Ford também confirmou a introdução global a partir do segundo semestre do Co-Pilot360, novo e mais avançado pacote de tecnologias de assistência ao motorista que inclui assistência autônoma de frenagem de série, detecção de pedestre e outros recursos de segurança. Todos os novos modelos lançados no mercado americano contarão com esta tecnologia a partir de agora.

“Nossa paixão por grandes carros está maior do que nunca”, disse Jim Hackett. “Essa transformação vai empolgar os consumidores, trazer crescimento sustentável e ajudar na construção do nosso futuro, com veículos inteligentes para um mundo inteligente.”

O foco da Ford é fortalecer sua posição nos segmentos de picapes, SUVs (incluindo versões off-road e de performance), híbridos, veículos elétricos a bateria e veículos comerciais.

Picapes
Desde o lançamento da nova F-150 em 2014 com carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, a Ford ganhou 1,3 ponto porcentual de participação neste segmento de picapes nos EUA.

Os preços médios de venda da Série F são líderes no segmento – um crescimento de cerca de US$ 6.700 por veículo desde 2014 –, puxados por versões premium como Lariat, King Ranch e Platinum. A receita da Série F, sozinha, é maior que a de empresas ícones da lista Fortune 500, como Facebook, Coca-Cola e Nike.

O negócio de picapes da Ford continuará crescendo, com a adição de novos modelos, motores e foco no avanço contínuo de versões topo de linha. Eis alguns destaques:

2018: Novo motor 3.0 Power Stroke diesel para a F-150, versão atualizada da popular F-150 Raptor;

2019: A volta da Ranger ao segmento de picapes médias e estreia da nova Série F Super Duty;

2020: Estreia da nova F-150 híbrida com gerador móvel.

SUVs
Os SUVs devem responder por mais de 50% das vendas da indústria nos EUA em 2020 – razão pela qual a Ford está realocando para este segmento um capital de US$ 7 bilhões antes destinado a carros.

Em 2020, a Ford planeja ter uma linha de SUVs líder nos EUA, com oito modelos – cinco deles híbridos e um totalmente elétrico. As vendas da categoria devem crescer 20% no país, para mais de 950.000 unidades em 2020 e passar de 1 milhão em 2021, segundo a LMC Automotive.

Depois de introduzir um modelo totalmente novo em cada ponta da gama de SUVs – o compacto EcoSport e o grande Expedition – a próxima investida será nos segmentos de maior volume. No próximo ano, estreiam versões totalmente novas do Escape e do Explorer, modelos que, combinados, somam 70% do volume de utilitários esportivos da Ford.

A Ford também pretende lançar dois modelos off-road: o novo Bronco e um utilitário pequeno ainda sem nome, ambos projetados para conquistar o crescente número de consumidores que gostam de viajar e passar tempo fora com a família e os amigos.

“A empresa ajudou a iniciar o fenômeno off-road e há décadas vem ampliando a capacidade desses veículos, desde o Bronco até a Raptor”, disse Jim Farley, presidente de Mercados Globais da Ford. “Agora, estamos prontos para assumir nosso lugar por direito de liderança em veículos off-road.”

A Ford também vai ampliar sua linha de SUVs de performance. Os lançamentos da linha Ford Performance incluem o novo Edge ST, no final deste ano, seguido do Explorer ST. Estes dois modelos fazem parte dos 12 novos produtos prometidos até 2020. As vendas da Ford Performance cresceram 81% nos últimos quatro anos e, até 2020, devem aumentar mais 70%, puxadas pelos SUVs.

Nova geração de híbridos
A nova estratégia da Ford inclui um avanço forte nos híbridos, oferecendo mais capacidade e economia de combustível nos modelos de maior volume da marca, como F-150, Mustang, Explorer, Escape e Bronco.

A F-150 Híbrida, por exemplo, terá maior capacidade de carga e torque, aproveitando também o fato de poder ser usada como gerador móvel. O Mustang Híbrido vai oferecer a mesma performance de um V8, com maior torque final.

“Há anos, os híbridos têm sido principalmente produtos de nicho, mas agora estão no topo de uma grande mudança”, disse Farley. “A significativa capacidade que eles oferecem, além da economia de combustível, explica por que vamos oferecer versões híbridas em nossos modelos mais populares, transformando nossos leais clientes em defensores da tecnologia.”

O novo sistema híbrido da Ford foi projetado para ser mais eficiente e acessível que as gerações anteriores. Essa economia – obtida através de negociação com fornecedores, uso de células e componentes comuns e produção de motores, transmissões e baterias – tem como objetivo reduzir o custo de posse para os consumidores.

Veículos elétricos
Os veículos elétricos a bateria (também chamados BEVs) representam mais que um sistema de propulsão diferente – eles são uma mudança de estilo de vida para os consumidores, especialmente para aqueles que nunca dirigiram um veículo elétrico.

Por isso, a estratégia da Ford inclui repensar a experiência de posse do veículo, tornando a sua recarga mais fácil e oferecendo atualizações de software on-line para otimizar o uso dos recursos.

“Instalar um carregador no porta-malas do veículo não é suficiente para ajudar a viabilizar os veículos elétricos”, disse Shefif Marakby, vice-presidente de Veículos Autônomos e Elétricos da Ford. “Além de expandir a nossa linha de veículos elétricos, estamos redesenhando a experiência de posse para resolver os pontos que atualmente ainda travam a sua adoção ampla.”

A Ford também vai aumentar a eficiência na produção de veículos elétricos, reduzindo pela metade a área usada nas operações de montagem e o investimento de capital. A eficiência do trabalho deve aumentar 30%, com a realocação de empregados para outras funções, como a montagem de baterias, que são normalmente complexas e caras de transportar.

O novo utilitário elétrico de performance da Ford chega em 2020. Ele é o primeiro de seis veículos elétricos que a empresa vai lançar até 2022, como parte de um investimento global de US$11 bilhões em automóveis elétricos.

Veículos comerciais
A Ford lidera o mercado de veículos comerciais nos Estados Unidos, com 38% de participação, e é a única a oferecer uma linha completa em todas os segmentos. No ano passado, a marca vendeu mais que a segunda, terceira e quarta colocadas somadas.

Para ampliar a liderança nesse segmento, a Ford planeja:

Lançar a nova Transit com conectividade 4G LTE em 2019;

Ampliar a produção das versões chassi-cabine da Série E em 2020;

Oferecer frenagem automática de emergência, alerta de permanência em faixa, sistema de alerta ao motorista e outros recursos em futuras versões da Série E, F-650, F-750 e F59.

No começo do ano, a Ford lançou novas versões da Transit Connect Cargo e da Transit Connect Wagon.

Desenvolvimento eficiente
Junto com a renovação de produtos, a Ford está melhorando continuamente sua eficiência operacional, aumentando a velocidade do lançamento de veículos no mercado, aprimorando a qualidade e reduzindo a complexidade e os custos. Por trás desses ganhos está o foco em projetos cada vez mais centrados nas pessoas, usando a nova estrutura, ferramentas e tecnologias da empresa.

O objetivo da nova organização é que os líderes vejam o mercado e as necessidades regionais de forma abrangente, tomando decisões com foco nos veículos e equipamentos que os consumidores mais valorizam.

A Ford também está mudando para arquiteturas flexíveis e uso de mais peças comuns entre veículos, reduzindo em 20% o tempo de desenvolvimento de novos produtos desde o projeto até a chegada ao mercado. Isso faz parte do compromisso de economizar US$ 4 bilhões em eficiência de engenharia. O plano da empresa é, no prazo de cinco anos, ter a organização de desenvolvimento do produto mais eficiente do setor.

As cinco arquiteturas flexíveis de veículos da Ford – carroceria sobre chassi, monobloco com tração dianteira, monobloco com tração traseira, van comercial monobloco e veículo elétrico a bateria – contam com famílias modulares que incluem o pacote de potência, o pacote elétrico e as configurações do veículo. Essa nova abordagem de arquitetura vai orientar 70% da engenharia de cada carro, sendo 30% do conteúdo – incluindo grades, capôs, portas e outros – personalizado para cada modelo.

Com mais automóveis conectados, novas ferramentas analíticas poderão mostrar as tecnologias que os consumidores mais usam. Essa nova visão baseada em dados vai ajudar a determinar que recursos receberão mais investimento e quais serão eliminados, reduzindo a complexidade da produção, os preços e incentivos, aumentando a receita com o passar do tempo.

A simplificação é outro aspecto chave do plano. A Ford já reduziu as combinações de catálogos de seus SUVs em 80% desde 2014, incluindo uma redução de 97% no novo Edge que chega este ano.

Novas tecnologias de produção
O aumento do uso da realidade virtual e aumentada ajudou a Ford a diminuir em cerca de 25% o tempo de troca de produtos em suas fábricas, o que representa, em média, a adição de US$ 50 milhões à receita da empresa a cada mudança.

A simulação de vários processos de produção e configurações de montagem no mundo virtual ajuda a identificar manobras potencialmente perigosas e a ajustar os fluxos de trabalho antes do início da construção, reduzindo em cerca de 20% o custo com ferramentas em cada programa de veículo.

A empresa também está aumentando o uso de robôs colaborativos que podem realizar tarefas repetitivas com rapidez, ajudando a diminuir o risco de lesões nos empregados e liberando-os para trabalhos de maior valor, melhorando a eficiência.

“Estamos olhando para cada parte do nosso negócio, tornando-o mais eficiente e garantindo que cada ação que fazemos atenda os nossos consumidores de modo alinhado com os nossos objetivos de eficiência e desempenho”, disse Joe Hinrichs, presidente de Operações Globais da Ford.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Novo Ford Fiesta chega à Europa – veja o vídeo!
Ford cria plataforma para pesquisar o uso integrado de carros e drones
Primeiro lote do Ford Mustang chega ao Brasil



Japan House de São Paulo recebe palestra sobre robôs humanoides

Amanhã, dia 17, a Japan House de São Paulo em parceria com o Consulado-Geral do Japão em São Paulo, recebe o professor japonês Hiroshi Ishiguro para a palestra “Robôs Humanoides e a sociedade do futuro”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Reconhecido pelas pesquisas relacionadas a robôs inteligentes, Ishiguro estará acompanhado de um Geminoid, construído a semelhança de seu criador, ou seja, o próprio professor.

Em sua primeira visita ao Brasil, além da palestra sobre o papel e importância da tecnologia e dos robôs no contexto futuro, Ishiguro realiza também demonstração do Geminoid, complementando sua explanação sobre o tema.

Com a fisionomia do professor, o androide pode imitar os movimentos faciais de seu criador, além de reproduzir sua voz em sincronia com seu movimento e postura. Todas as atividades são abertas e gratuitas e acontecem entre 10 e 19 horas deste sábado.

Com interesse em pesquisas sobre redes de sensores, robôs interativos e ciências de androides, Hiroshi Ishiguro é professor na Osaka University, onde atua como diretor do Laboratório para Estudos sobre Robôs Inteligentes (Intelligent Robotics Laboratory).

Além disso, é atuante no Departamento de Sistemas de Inovação (Departament of Systems Innovation) na mesma universidade. Faz parte da diretoria do Instituto de Pesquisa sobre Telecomunicações Avançadas (Advanced Telecommunications Research Institute International) desde 2014.

Serviço:

JAPAN HOUSE São Paulo

Avenida Paulista, 52

Professor Hiroshi Ishiguro e seu Geminoid

17 de março (sábado)

Exposição Germinoid: das 10h às 13h

Palestra “Robôs Humanoides e a sociedade do futuro”: 14h às 15h30

Demonstração Germinoid: das 16h às 19h

Entrada gratuita

A palestra conta com vagas limitadas. As senhas estarão disponíveis para retirada na recepção, uma hora antes do evento. Tradução simultânea

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Empresa francesa apresenta robô para treinamento corporativo via mobile
Samsung é 1ª empresa de tecnologia na América Latina a dar opção de atendimento automatizado ao consumidor via robô no Twitter
Robô-advogado que fala português é lançado no Brasil



Panini lança álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo Rússia 2018

A espera acabou! Enquanto os fãs de todo o mundo se preparam para o maior evento de futebol do planeta, a Panini anunciou o lançamento da coleção mais aguardada do ano: o álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O livro ilustrado este ano conta com várias novidades, incluindo as 32 seleções classificadas com seus uniformes oficiais, o número de atletas por página – que aumentou de 17 para 18 –, e dados estatísticos foram adicionados, como, por exemplo, o ano em que o jogador iniciou no time nacional.

Essa edição também terá uma página dedicada às lendas da Copa, além de cromos com todos os pôsteres dos estádios sedes dos jogos. Tudo isso em 80 páginas com 682 cromos, sendo 50 deles especiais, metalizados e com efeito holográfico.

Os envelopes com 5 cromos estarão disponíveis nas bancas a partir de hoje, sexta-feira (16). Os álbuns, em parceria com os principais jornais do País, serão distribuídos gratuitamente no domingo, 18 de março. Para os jornais que não possuem edição aos domingos, o álbum será distribuído na edição de sábado, 17 de março. Os álbuns estarão disponíveis para venda a partir do dia 20 de março, em todo o Brasil.

O lançamento será apoiado por campanhas de marketing, incluindo propaganda em TV, rádio, revistas, mídia exterior, a contratação do ex-jogador Cafu como garoto-propaganda da campanha de divulgação do álbum, marketing em plataformas digitais, sampling e uma grande surpresa: um repórter mirim Panini.

Além das campanhas, a Panini fará ações de ativação envolvendo o produto que virou item indispensável para colecionar e divertir-se durante os mundiais.

As ações envolvem espaços de troca de figurinhas em shoppings centers com interações para o público. O colecionador poderá encontrar esses espaços com diversas atividades nos shoppings Plaza Sul (São Paulo), Passeio das Águas Shopping (Goiânia), Parque D. Pedro Shopping (Campinas), Boulevard Londrina Shopping, Manauara (Manaus) e Park Shopping Brasília.

Também serão feitas parcerias com diversos grupos de troca de figurinhas que hoje são destaque nas redes sociais. Outro diferencial que a Panini vai trazer este ano é o Panini Day, um evento que será realizado em maio, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, para incentivar a troca de figurinhas e proporcionar um dia de experiência com a marca.

Para esta Copa do Mundo, diferentemente da de 2014, serão ofertados ao público 14 kits compostos por álbuns, figurinhas, boxe premium, capa plástica para proteger o álbum e latas pocket colecionáveis para o colecionador guardar e transportar suas figurinhas, além da abertura de novos canais de vendas.

A atual edição conta com o conhecido Panini Collectors, aplicativo que foi reformulado com novas funcionalidades e desafios para os colecionadores controlarem suas figurinhas e compartilharem com seus amigos. Na edição passada, 23% dos três milhões de usuários eram brasileiros. Isso comprova a paixão do público do nosso país por colecionar.

Ficha técnica

Álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018

Formato: 23,2 x 27 cm

Estrutura: 80 páginas e capas

Distribuição: nacional

Preço do álbum brochura: R$ 7,90

Preço do álbum capa dura: R$ 49,90 (kit com 12 envelopes)

Preço do envelope com 5 cromos: R$ 2,00

Lançamento envelopes nas bancas: a partir de 16/03/2018

Lançamento álbum nas bancas: a partir de 20/03/2018

Cromos

Total de cromos: 682

Cromos especiais: 50 (metalizados, com efeito holográfico)

A venda estará disponível em bancas do jornal, livrarias e revistarias, lojas de brinquedos, de departamento, de conveniência de postos de combustíveis e casas lotéricas.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Quer ir para a Copa do Mundo? Crie uma frase para estampar o ônibus da seleção e concorra!
Sorteio da Copa do Mundo movimenta conversas no Twitter
Feriados prolongados de 2018 aumentarão o faturamento de redes especializadas em turismo



Plataforma de streaming de quadrinhos chega ao Brasil em julho

Compatível com dispositivos móveis (smartphones e tablets com sistema operacional IOS e Android) e ambiente desktop através de qualquer web browser, a plataforma para leitura de quadrinhos, Digital Comics , tem previsão de lançamento para…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…junho deste ano.

Diferente de outras soluções presentes no mercado, a plataforma está sendo desenvolvida com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e segurança digital e garante uptime de 99,99%. “Com uma infraestrutura baseada em DR ( Disaster Recover ) onde, se por algum motivo, todos os nossos servidores fiquem fora do ar, imediatamente é acionada uma infraestrutura idêntica em outro Datacenter de forma automática, garantindo assim nenhuma queda aparente para os usuários” explica Fábio Júnior, CEO da Digital Comics.

Modelo de negócio
Com valor fixo para assinatura, R$19,90 por mês e 15 dias gratuitos para testar, a plataforma estima receber 7 mil assinantes já em seu primeiro semestre de atuação. Além de ser um modelo acessível ao público fã de quadrinhos, a Digital Comics é o caminho para que autores e artistas independentes consigam publicar suas obras para apreciação do público com redução de custos.

“Nosso modelo de negócio se baseia na quantidade de páginas lidas de cada obra. Ao final do mês é gerado um relatório com as estatísticas de cada artista/editora, mostrando o desempenho das obras cadastradas. Quanto mais páginas lidas, maior é a porcentagem de pagamento no rateio final” acrescenta Fábio Júnior. Em fase final de desenvolvimento, a plataforma já está recebendo inscrições de obras desde o final do ano passado. Os artistas e editoras interessadas podem fazer o cadastro de seu conteúdo por este site.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Mais de 84% dos brasileiros já compram serviços por dispositivo móvel
Saraiva lança loja Geek
Pesquisa aponta que The Beatles é o grupo musical mais indicado para treinar inglês  

 

 



Pesquisa aponta que The Beatles é o grupo musical mais indicado para treinar inglês

Não é nada fácil manter o foco nos estudos, ainda mais no de idiomas que, por vezes, acaba se mostrando um tanto difícil. Pensando nisso, a Verbling, plataforma de ensino de idiomas online, pensou em…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…maneiras que incluam a cultura Pop do dia a dia em sua rotina de estudos.

Uma pesquisa com professores e nativos de inglês mostrou quais são os cantores e grupos musicais mais indicados para se treinar a língua. Em primeiro lugar está The Beatles (33%), comprovando que o clássico nunca sai de moda.

O músico britânico Ed Sheeran está em segundo lugar com 20% da escolha dos entrevistados. O que mostra que os artistas contemporâneos também auxiliam na prática do inglês. Então coloque o fone e treine os “verbs to be” enquanto canta “Yesterday”.

Confira o ranking das músicas escolhidas na pesquisa da Verbling:

The Beatles – 33%

Ed Sheeran – 20%

Bruno Mars – 16%

Queen – 13%

Taylor Swift  – 6%

Beyoncé – 3%

U2 – 3%

Madonna – 3%

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também

“Despacito” foi a música mais mencionada no Twitter durante o Grammy 2018
Escola oferece 1000 bolsas de estudo para curso de programação
Cinco curiosidades sobre Star Wars para quem não é fluente em inglês

 



Mais de 84% dos brasileiros já compram serviços por dispositivo móvel

Pesquisa encomendada pelo PayPal revela que o brasileiro já se deixou conquistar pela facilidade das compras online via dispositivos móveis, “mas ainda há muito espaço para crescer”, esclarece a empresa.

Em 2017 o volume de pedidos via mobile cresceu além dos 35% – segundo números do Webshoppers. Praticamente ¼ das vendas de e-commerce no Brasil se deram via dispositivos móveis, sejam smartphones ou tablets.

Mas o que explica esse crescimento, principalmente se levarmos em consideração os desafios da economia nacional nos últimos tempos? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Foi para responder a essa questão que o PayPal encomendou ao Opinion Box uma extensa pesquisa cujo objetivo principal é ajudar a entender os hábitos de consumo online dos chamados m-consumidores, ou seja, os brasileiros e brasileiras que fazem compras via dispositivos móveis.

Parte desse fenômeno pode ser atribuído à democratização do acesso 3G e 4G no Brasil. Com isso, os smartphones cada vez mais desempenham o papel de principal ferramenta de acesso à internet, especialmente entre as classes menos abastadas.

De acordo com o IBGE, 92,1% do acesso à rede já são feitos por meio de dispositivos móveis. “O smartphone está se tornando o controle remoto do mundo”, como gosta de falar o pessoal do PayPal. Prova disso é que, no ano passado, 2,7 bilhões dos 7,6 bilhões de pagamentos processados pela empresa de meios de pagamento digital foram realizados por meio de dispositivos móveis e isso correspondeu a cerca de 35% do total.

Mas os números que o Opinion Box identificou demonstram outros pontos muito importantes desse mercado, que avança sobre todas as outras modalidades de consumo, embora ainda tenha muito espaço para crescer.

Veja a seguir os principais pontos da pesquisa. Todas as imagens e informações são de responsabilidade do Opnion Box. Coloquei dessa forma para ficar mais fácil de entender e visualizar.


Foram realizadas 1.020 entrevistas online, aplicadas por meio de um questionário de autopreenchimento com 72 perguntas. As entrevistas foram realizadas pelo Opinion Box entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2018. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais no geral e nível de confiança de 95%.


A primeira pergunta foi sobre as compras mais recentes feitas por meio de dispositivos móveis. Cerca de 30% afirmaram ter feito compras nos sete dias que antecederam a realização da pesquisa; outros 20% fizeram compras nos 15 dias anteriores; 21%, nos 30 dias anteriores; 11% nos 60 dias anteriores; e mais 18% há mais 60 dias.


Entre os 71% que fizeram compras nos 30 dias que antecederam a pesquisa, a quantidade média de compras via mobile foi 4,85 por respondente; enquanto que a média de compras via computador foi de 3,81.


O estudo quis saber também o fluxo das compras online entre o desktop e os dispositivos móveis. E descobriu que 30% dos pesquisados disseram ter o hábito de iniciar uma compra no celular e terminá-la no computador; outros 20% fazem o caminho inverso, começam a compra no computador e termina no dispositivo móvel.

Também foi investigado o fluxo de pesquisa que conclui na compra e 41% têm o hábito de pesquisar itens para comprar pelo smartphone ou tablet e fazer a compra pelo computador; e 30% costumam usar o método inverso, ou seja, pesquisar o produto/serviço pelo computador e comprar via mobile.


O m-consumidor costuma comprar qualquer tipo de item pelo smartphone/tablet, mas a categoria campeã de audiência é Serviços (como aplicativos para solicitar táxi ou carro particular, pedir comida/delivery, recarregar bilhete único, realizar recarga de celular etc.), com 84% de respostas. (respostas múltiplas)

A segunda categoria na lista é Produtos do dia a dia (como produtos de farmácia, supermercado, roupas, acessórios, livros, papelaria etc.), com 76%. Em terceiro lugar ficaram as chamadas Compras pontuais (como móveis, eletrônicos, eletrodomésticos etc.), com 75%. (respostas múltiplas)


Outro ponto pesquisado pelo Opinion Box foi a relação entre compra via site e via aplicativo no smartphone ou tablet. E aí temos resultados interessantes: na categoria Serviços, 56% dos respondentes afirmaram ter tido a experiência em aplicativos instalados no equipamento; 32% podem usar tanto o aplicativo quanto o site diretamente no navegador; e 12% compram somente no site das lojas.

A segunda categoria em que a experiência de compra via app é mais frequente é Consumo digital (músicas, jogos, software etc.), em que 40% compraram por aplicativos; outros 40% não fazem distinção entre apps e sites das lojas online; e 20% compraram diretamente nos sites.


61% dos pesquisados disseram comprar mais Serviços por meio de seus dispositivos móveis; Consumo digital vem em segundo nessa lista, com 44%; seguido por Entretenimento (ingressos para cinema, peças ou shows), com 41%, e Produtos do dia a dia, com 40%.


Foi perguntado também sobre qual a forma de pagamento mais usada pelos m-consumidores e o cartão de crédito foi o mais citado. 69% afirmam utilizar o cartão de crédito parcelado para comprar na categoria Turismo e viagem; seguido pelas Compras pontuais, com 62%.

Já na categoria Consumo digital, a maioria (56%) usam cartão de crédito à vista; modalidade mais utilizada também na categoria Entretenimento, com 57%.


A categoria em que as carteiras digitais, como o PayPal, são mais citadas é a de Consumo digital, em que a opção é usada por 33% dos entrevistados. Em seguida vêm Turismo, com 32%; Serviços e Entretenimento, ambas com 25%; Produtos do dia a dia, com 24%; e Produtos de compras pontuais, que registrou 23%.


Segundo o estudo, o m-consummer se considera um consumidor planejado. A categoria em que isso fica mais visível é a de Turismo e viagem, em que 86% garantem planejar os gastos.

Na outra ponta da pergunta, a categoria de Consumo digital conta com “apenas” 69% de consumidores planejados.


Quanto à facilidade do ato de comprar via mobile, a categoria que os pesquisados mais citaram foi a de Serviços, com 72%. Na outra ponta da pergunta, a categoria em que a experiência mobile é a mais difícil foi Turismo e viagem.

Dentre os principais motivos para considerar difícil realizar uma transação via mobile 42% citaram a demora para carregamento das páginas das lojas; 36%, o fato de não encontrarem informações sobre os produtos; e 32%, a necessidade de utilizar o pacote de dados para navegar e realizar a compra.


Outro ponto importante: 49% dos pesquisados garantem preferir comprar e pagar por produtos e serviços via aplicativo.

A pesquisa concluiu que esse índice só não é maior porque 57% dos entrevistados ainda se preocupam em baixar aplicativos, pois eles ocupam espaço na memória do celular.


Conclusão
Para Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil, A pesquisa demonstra que apostar no mobile pode ser a chave de um futuro promissor para muitas lojas virtuais. O smartphone está se tornando o controle remoto do mundo, então, faz total sentido que as empresas invistam nas possibilidades desse dispositivo.

Os números do estudo do Opinion Box vão ao encontro desse nosso esforço para democratizar os serviços financeiros, enfatiza o executivo, e completa: Nós do PayPal, que acreditamos no poder de democratização dos serviços financeiros via mobile, trabalhamos dia e noite para criar a melhor experiência de compra de produtos e serviços (e gerenciamento de recursos) para nossos clientes.“, 

Para Felipe Schepers, diretor de Operações do Opinion Box, A pesquisa aponta para um grande potencial de crescimento do mercado mobile no Brasil para os próximos anos. Tanto no que tange à experiência de comprar produtos e serviços de diferentes categorias, quanto no aspecto de explorar novas formas de pesquisar, pagar e se relacionar com as empresas.

Ainda há um desafio de melhorar as plataformas de compra via aplicativo e/ou site pelo celular, tornando a experiência de compra mais fácil e atrativa para os consumidores., explica.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
Varejo quadruplica investimento em mídia mobile no primeiro semestre de 2017

Pesquisa mostra que 63% dos jovens acreditam que a vida seria “extremamente difícil” sem seus smartphones
Segundo pesquisa, Geração Y gosta mais de comprar no e-commerce que geração Z



5 segmentos que a tecnologia revolucionou nos últimos anos

Ano após ano o mundo está girando cada vez mais rápido. Mais veloz do que o rodar do planeta é o desenvolvimento tecnológico que ocorre nele. Com esse desenvolvimento, diversas empresas foram diretamente impactadas, passando por verdadeiras revoluções em seus modelos comerciais de forma a atingir um número crescente de pessoas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

“O mundo digital vem evoluindo, demonstrando que existe todo um potencial de desenvolvimento por parte das empresas, que precisam se adaptar aos novos modelos comerciais, em que a tecnologia deve fazer parte da base de organizações de diversas áreas”, comenta Alexandro Barsi, CEO do Verity Group.

Confira 5 segmentos que mudaram – e muito – nos últimos anos graças ao avanço da tecnologia:

Saúde
Nesse setor, que está em plena transição, as inovações tendem a ser responsáveis por apresentar um novo panorama aos usuários que precisam cuidar da saúde, mas que não conseguem custear os elevados valores dos planos privados.

“A presença de soluções tecnológicas possibilitou o surgimento de empresas que aproximam os médicos dos pacientes. Hoje, com poucos toques no celular já é possível marcar uma consulta com um especialista e agendar exames por preços acessíveis, algo impensável há poucos anos”, afirma Maurício Trad, CEO do Doutor123.

Segurança
Seja pessoal ou corporativa, a presença da tecnologia e as possibilidades de transmissão via internet e integração com a nuvem possibilitam que a segurança seja compartilhada de forma colaborativa.

“Hoje é possível que tanto moradores quanto empresas de determinado bairro possam atuar juntos para a criação de um ambiente mais seguro. Um dos exemplos é a disponibilização de imagens de segurança por meio de plataformas web, em que seu funcionamento depende da integração e comunicação de todos. Pois, se alguém detectar algo suspeito, é possível se antecipar ao risco e acionar a polícia”, informa Flávio Losano, Gerente de Marketing da Tecvoz.

Educação e vida profissional
Com foco no mercado de trabalho do futuro e nos jovens profissionais, a Tamboro, startup brasileira de inovação em educação, oferece soluções online para o desenvolvimento das habilidades do século 21, essenciais para impulsionar qualquer carreira.

“A ideia é que os profissionais possam se aprimorar em temas como Comunicação Oral, Criatividade e Resolução de Problemas por meio dos nossos cursos online, que também trabalham, em dinâmicas propostas nas atividades, a colaboração, a empatia e o autoconhecimento – qualidades consideradas primordiais não só no trabalho, mas também na vida pessoal e social”, afirma Samara Werner, CEO da empresa.

A tecnologia também abriu novos horizontes e facilitou a busca por vagas no mercado de trabalho. “Por meio da análise de dados e do uso de algoritmos e de geolocalização, plataformas de emprego conseguem mostrar quais as oportunidades que estão de acordo com o perfil tanto para o candidato quanto para a empresa, facilitando para ambas as partes”, complementa Henrique Calandra, fundador da Wall Jobs, portal de oportunidades profissionais.

Leilões
Os leilões, em seus primórdios, eram vistos como ótimas oportunidades para investidores, uma vez que o valor é abaixo do praticado pelo mercado, independentemente do que é vendido. Atualmente, graças à tecnologia, a modalidade se popularizou e é bem-vista pelos consumidores, que compram para o uso próprio e aproveitam as vantagens do segmento.

“A internet possibilitou, não só participar de leilões online, mas também realizar todo o processo de habilitação, em que os interessados validam o seu cadastro para poder dar lances. A tecnologia proporcionou expansão e popularização, fazendo com que mais pessoas participem o que, por consequência, aumenta o número de oportunidades”, comenta André Zukerman, diretor da Zukerman Leilões.

Segurança digital
Não é segredo que a evolução tecnológica impulsionou diversos setores, atingindo mais pessoas. Em contrapartida, os criminosos virtuais passaram a buscar por falhas em sistemas e conexões visando conseguir algum tipo de benefício, seja ele financeiro ou não.

“Com o boom tecnológico, os empreendedores precisam se precaver contra as ameaças virtuais. A segurança digital não pode ser negligenciada, sendo fundamental que empresas invistam em uma boa governança corporativa de TI que esteja alinhada com processos e diretrizes que priorizem uma rotina preventiva de monitoramento de incidentes e ataques, e a proteção dos dados”, comenta Bruno Prado, CEO da UPX Technologies.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Empresa oferece webnários gratuitos na área de áudio e tecnologia
Você sabe o que é wearable? Conheça as “tecnologias vestíveis”
Oito previsões que irão impactar o mercado de tecnologia em 2018



Veja sete comportamentos que você deve evitar em uma entrevista de emprego

É comum as pessoas pensarem que ter um bom currículo, recomendações impecáveis e apresentação pessoal adequada é o suficiente para se dar bem em uma entrevista de emprego, mas na prática não é bem assim que funciona. Além do jogo de cintura e conhecimentos necessários para…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…responder as perguntas adequadamente, sem cometer gafes e surpreendendo seu entrevistador, sempre é bom se atentar com a postura que o candidato irá demonstrar durante o processo, segundo o que diz Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers.

A gestora preparou uma lista de 7 posturas inadequadas mais frequentes durante entrevistas de emprego, e que devem ser evitadas a todo custo. Confira:

Atrasos e falta de educação
Desrespeitar o horário marcado com o entrevistador, ainda por cima, e não parecer se importar com essa gafe, já adiciona muitos pontos negativos na avaliação do candidato.

“Pequenos atrasos, principalmente quando avisados previamente e justificáveis, são aceitáveis em cidades em que o trânsito complica muito a vida de alguém, como São Paulo. Porém, se o candidato não é humilde o suficiente para pedir desculpas, eles podem se tornar imperdoáveis”, afirma Madalena;

Ingratidão
Falar mal do emprego anterior pode levar alguém a desperdiçar uma nova oportunidade de emprego. “Por mais que você não tenha sido feliz com seu chefe ou antigas funções, é importante não comentar sobre isso durante a entrevista, pois, para o avaliador, pode passar impressão de que o candidato é ingrato, e pior: poderá fazer isso com qualquer outra empresa”, pontua;

Desconhecimento sobre si mesmo
Ter um discurso impreciso e contradizer o que encontra-se em seu currículo são sinais óbvios de despreparo por parte do candidato, segundo a gestora.

“Se o entrevistado mostrar ser vago ou incoerente durante a entrevista, ou ele não domina sua própria história profissional, ou está mentindo, e, em ambas as hipóteses, a imagem do candidato não fica boa perante o entrevistador”, explica;

Se vangloriar
Claro, ter autoconfiança e saber valorizar seus feitos profissionais e pessoais é muito importante, mas indicar que tudo isso aconteceu graças a você pode ser um problema, de acordo com a diretora geral.

Além de soar arrogante, a pessoa demonstra, dessa maneira, que desconhece ou subestima a importância do trabalho em equipe, algo muito valorizado atualmente;

Falta de noção salarial
Apesar de ser comum, não é regra que todos os recrutadores perguntam qual a remuneração pretendida pelo candidato. Por isso, se esse for o caso, dizer qualquer valor pode não ser uma boa ideia.

Madalena observa que o candidato precisa mostrar qual raciocínio o levou a pedir tal valor, e precisa saber justificá-lo da maneira correta, perante o entrevistado;

Não questionar
Não perguntar nada pode indicar falta de curiosidade e interesse pela vaga e empresa, de acordo com a gestora.

Por outro lado, perguntar coisas desnecessárias, como qual carro ele ganharia se conseguisse a vaga, devem ser esquecidas, também;

Pressionar o entrevistador
Até mesmo a entrevista ser finalizada é possível causar uma má impressão. Ligar demasiadamente e mandar muitos e-mails cobrando a resposta sobre a vaga pode aborrecer o recrutador, e até mesmo fazê-lo mudar de ideia.

“Isso transmite ansiedade e insegurança, e, por isso, o melhor a se fazer é perguntar ao recrutador qual é o prazo para a conclusão do processo seletivo e esperar até a data”, finaliza a especialista.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Procurando emprego? Veja 6 dicas para deixar seu LinkedIn atrativo para empresas
Pesquisa mostra que 83% dos candidatos não comparecem a entrevistas de emprego agendadas
Na contramão da crise, trabalho freelancer deve crescer mais de 20% em 2018

 



Exposições de Arte Digital na Bienal do Rio seguem abertas até o dia 18

A primeira edição da Bienal de Arte Digital, no Centro Cultural Oi Futuro, reúne obras de arte tecnológica de artistas nacionais e internacionais, todas selecionadas sob o tema linguagens híbridas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Exposições inovadoras, como “Caravel”, escultura cinética do artista-cientista brasileiro Ivan Henriques que é capaz de extrair energia do metabolismo de bactérias anaeróbicas em um processo que também é capaz de filtrar águas poluídas, permanecem no local até domingo, 18 de março.

Depois disso, a Bienal segue para Belo Horizonte, onde a programação ocorrerá entre os dias 26 de março e 29 de abril no Conjunto Moderno Da Pampulha – Museu de Arte da Pampulha (MAP).

“O discurso da Bienal e as questões debatidas por ela são completamente atuais. Acho importante e relevante nossa sociedade poder ver este tipo de trabalho porque a arte tem esse fator de instigar, aproximar, trazer curiosidade e sentimentos”, afirma Ivan, que desenvolveu a bioarte “Caravel” em parceria com a Universidade de Gant, na Bélgica, e contou com o apoio do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) para cultivar no Rio de Janeiro a bactéria necessária para a exposição.

Entre as artes expostas está “Espelho Sonoro”, desenvolvido pelo brasileiro Rodrigo Ramos, que pretende recriar o equipamento utilizado por soldados na Primeira Guerra Mundial para captar o som de aproximação de exércitos adversários, mas com o intuito de fazer o público perceber com clareza os sons do cotidiano que passam despercebidos.

Já o artista curitibano Jack Holmer traz pela primeira vez ao Brasil o seu “Manifesto Contra a Gravidade”, após apresentações nos Estados Unidos e em Israel. Trata-se de robôs de impressão 3D elaborados para flutuar e se movimentar de acordo com a aproximação do público, desafiando as leis da física.

“Quando temos essa junção de artistas do mundo inteiro, como ocorre aqui na Bienal de Arte Digital, mostramos que os pontos de pesquisa, apesar de estarmos trabalhando com engenharia, matemática, ciência e poética, eles são os mesmos pontos da arte contemporânea”, analisa Jack Holmer, que também é professor de Poéticas Tecnológicas na Unespar/Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Entre as exposições internacionais estão “Bloques Erráticos”, do diretor chileno da Universidad de Chile Daniel Cruz, obra realizada somente com garrafas de água e iluminação que exibe um poema em prol da preservação das geleiras; e “Langpath”, do espanhol Sóliman Lopez, estrutura que capta os movimentos do expectador e busca mostrar a velocidade com que os dados chegam a outros servidores ao redor do mundo.

“Com o Langpath busco mostrar como o mundo digital está trabalhando por trás do que vemos e quão grande é o esforço para manter nossa nova cultura e nosso ambiente digital de comunicação”, explica Lopez, da Escuela Superior de Arte y Tecnologia de Valencia, na Espanha.

A proposta da Bienal é se tornar uma agenda nacional de arte digital e mostrar a cada dois anos obras e exposições que reflitam temas sociais importantes, evidenciando que a arte possibilita à tecnologia exibir suas experiências sociais.

Para mais informações acesse o site.

Serviço:

Bienal de Arte Digital – – Até 18 de março

Oi Futuro Flamengo – Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo

Horário de Funcionamento

De terça a domingo, das 11h às 20h

Entra franca

Gratuidade em todas as atividades

Algumas atividades são gratuitas mediante inscrição prévia

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Alfredo Volpi ganha primeira exposição retrospectiva na Europa
Exposição apresenta a evolução da economia brasileira em 50 anos
RJ e SP recebem inédita exposição sobre a vida e obra de Steve Jobs



Procurando emprego? Veja 6 dicas para deixar seu LinkedIn atrativo para empresas

Business people standing in interview queue

Imprimir o currículo, colocá-lo debaixo do braço e sair à procura de um emprego já é uma tática ultrapassada e a internet ajudou muito nessa busca. Uma das plataformas mais utilizadas no mundo é o LinkedIn, uma rede social que une empregados à empregadores e que atualmente conta com mais de 29 milhões de usuários apenas no Brasil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O segredo principal da rede é ter um perfil que se destaque e chame a atenção das empresas empregadoras. Pensando nisso, separamos dicas interessantes sobre como enriquecer seu currículo, com a ajuda do Fábio Procópio, líder de comunicação da Eureca. Veja:

Jamais mentir
Alcançar os requisitos de uma oportunidade pode ser uma tarefa árdua e a tentação de exagerar habilidades está sempre presente. Porém, inventar a certificação em um curso ou trocar o “Básico” por “Avançado” na fluência em um segundo idioma, por exemplo, é uma péssima maneira de tentar se destacar.

Seja visto
Em uma era da profusão frenética de selfies, é inadmissível que o perfil do LinkedIn continue sem que o empregador tenha ideia de quem o interessado seja. As empresas não vão contratar por conta do visual, mas uma fotografia apresentável aumenta a credibilidade do candidato.

Não precisa ser uma fotografia de braços cruzados, de terno ou gravata, principalmente se a sua personalidade, expectativas e estilo de vida fogem do tradicionalismo ou sistemas engessados.

Indicações
Tendo como base um perfil bem completo, é primordial acrescentar as suas “skills”, ou seja, as suas aptidões. Além disso, as indicações de terceiros são muito importantes para validar sua maestria. Por isso, indique para ser indicado sempre que possível, a retribuição conta muito neste fator.

Seja acessível
Após a elaboração de um currículo, não faz sentido mantê-lo privado, até por que as empresas dificilmente vão conseguir entrar em contato. Da mesma forma, é crucial manter um engajamento no site,

“Então compartilhe informações, notícias, curta as informações que as pessoas postam e comente. Isso é muito importante porque mostra que você está ali ativo, que você está interessado”, recomenda o especialista.

Visite e seja visitado
O Linkedin também permite que os usuários saibam quem visitou seu perfil e infelizmente, essa opção acaba sendo subestimada. Saber quem visitou o perfil é uma vantagem estratégica e uma chance de conquistar novos contatos. Então se um profissional visualizou o seu perfil, é recomendável retribuir a visita.

Foco
Assim como em qualquer rede social, os excessos também não são bem vistos no LinkedIn. O contato com diversos profissionais pode ser empolgante, porém adicionar pessoas deliberadamente não é uma boa estratégia e o foco é fundamental. O coach salienta que é indispensável usar a rede social de maneira inteligente porque senão, o seu perfil pode se voltar contra você.

Portanto, seu perfil não deve conter fotografias que você postaria no Facebook por exemplo, ou posicionamentos políticos polêmicos e polarizados.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Dicas e exercícios de bem estar para quem está procurando emprego
Pesquisa mostra que 83% dos candidatos não comparecem a entrevistas de emprego agendadas
Cinco dicas para melhorar suas chances de conseguir um emprego



A experiência do cliente em tempos de Inteligência Artificial

Por Fábio Xavier*

Os melhores varejistas sabem que criar experiências memoráveis é extremamente importante para aumentar as vendas e gerar melhores resultados. Mas nem todos imaginam que a Inteligência Artificial pode ser uma aliada não apenas para reduzir custos, mas para otimizar as interações e garantir a excelência no atendimento. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Na NRF 2018 – o maior congresso de varejo do mundo – a Inteligência Artificial e o seu papel no varejo foram temas abordados em diversas palestras, deixando claro que a tecnologia pode ajudar o setor a ganhar clientes e também a criar empregos. Só para se ter uma ideia, segundo um estudo recente da Gartner, a IA deverá criar 2,3 milhões de empregos a partir de 2020 aumentando a produtividade em muitas funções de habilidades altamente qualificadas.

Mas, afinal, o que os consumidores podem esperar da Inteligência Artificial?
De forma geral, a IA, por meio de coleta e análise dinâmica de dados, permite criar uma experiência personalizada e interativa para o consumidor, com processos mais ágeis e interações mais relevantes. Assim, os processos de atendimento, venda ou prestação de um serviço podem ser modificados instantaneamente, baseado em como o cliente reage a um determinado cenário.

Saem os scripts automatizados e entram diversos cenários de atendimento dinâmicos e estimulantes executados por bots, e modificados, personalizados e alimentados a cada interação do cliente utilizando linguagem natural e algoritmos de Machine Learning.

A IA é capaz de aprender rapidamente com toda a interação do usuário e avaliar instantaneamente um enorme volume de dados sobre diferentes clientes, criando um caminho para levar ao resultado final positivo: uma experiência de alta qualidade disponível 24 horas por dia, com respostas instantâneas e aumento da conveniência, resultando assim num volume maior de interações e conseqüentemente das vendas.

A aplicação da Inteligência Artificial em conjunto com os bots coloca no centro do processo quem realmente importa: o usuário. Afinal, o foco de implementações como esta é melhorar a experiência do consumidor por meio da análise e aprendizado contínuos de suas reações.

Nesse cenário, os processos de compras tornam-se imersivos, com o próprio cliente resolvendo – sozinho – grande parte de suas necessidades e escolhendo de forma intuitiva os pontos de contato que geram mais valor de acordo com o seu perfil, sendo eles humanos ou automatizados, físicos ou digitais.

O atendimento humano é valorizado e inserido em contextos onde agrega valor por sua perspectiva ampla, empática e incomparável, enquanto tarefas repetitivas e massivas são delegadas aos bots, presentes em sites, totens, aplicativos ou chats.

E a IA não discrimina: está presente em grandes e pequenas empresas, melhorando o atendimento e a experiência dos consumidores nos mais diferentes setores.

É um novo cenário onde o consumidor deve transitar livremente entre contextos virtuais e físicos, automatizados e humanos, com uma exigência cada vez maior para a qualidade da experiência independente do canal utilizado. E os varejistas que encararem o desafio de moldar seus negócios, colocando o consumidor sempre no centro dos processos e aproveitando o melhor de cada solução, certamente sairão na frente neste novo ambiente.

* Por Fábio Xavier, Diretor de Suporte ao Cliente da Linx

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
MediaTek lança Helio P60, primeiro chipset com inteligência artificial
Chatbots, Inteligência Artificial e a capacidade de fazer mais com menos
Gosta de Inteligência Artificial? Então você precisa assistir essas cinco séries



Campus Party Natal anuncia primeiros palestrantes

A primeira edição da Campus Party Natal está confirmada! Entre 11 e 15 de abril, mais de duas mil pessoas vão montar acampamento no Centro de Convenções, em Ponta Negra, e poderão acompanhar palestras e atrações sobre temas vigentes e contemporâneos envolvendo ciência,  tecnologia, internet e arte multimídia. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Entre os nomes já confirmados estão o da Dra. Rosaly Lopes, brasileira, natural do Rio de Janeiro, que desde 1991 trabalha para NASA onde atualmente analisa os dados da Missão Cassini – que explorou o planeta Saturno e suas Luas.

Além dela, Jon “Maddog” Hall, figura constante nos eventos no Brasil e membro do Linux Professional Institute, Gabe Gabrielle, engenheiro, educador e palestrante motivacional da NASA,  Marcos Palhares que será o representante brasileiro da empresa pioneira em turismo espacial – Virgin Galactic e Rodrigo Fernandes, criador do blog Jacaré Banguela, já confirmaram presença no evento.

“Estamos muito animados com o formato que a Campus Party Natal está ganhando. Além dos nomes já confirmados, estamos programando uma lista de atividades repleta de oportunidades para geeks, empreendedores, gamers, cientistas e outros criativos. Serão mais de 250 horas de conteúdo ao longo dos cinco dias do evento”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party.

A Campus Party Natal terá como eixo central a temática aeroespacial e acontece por uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Para mais detalhes e informações, acesse o site.

 

Serviço:
Campus Party Natal
De 11 a 15 de abril de 2018
Centro de Convenções
Natal – RN

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Campus Party Natal abre inscrições para programa de empreendedorismo
Campus Party: Ford exibe o novo Mustang e apresenta o FordPass no Brasil
Campus Party terá edição em Brasília



Dia do Consumidor: Atenção para os perigos que envolvem a data

Cibersegurança - Cadeados Fechados e Abertos

Celebrado hoje, o Dia do Consumidor, é uma das grandes datas esperada pelos vendedores e, principalmente, pelos clientes. Diversas lojas já anunciaram suas estratégias para fisgarem consumidores, utilizando campanhas de promoções, brindes exclusivos, cupons e vale-descontos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

E, assim como as grandes marcas, os cibercriminosos também querem fisgar o maior número de pessoas, mas com o propósito bem diferente: de enganá-los e pegar o máximo de informações pessoais.

Segundo os especialistas da Kaspersky Lab, a incidência no número de ataques de phishing aumenta durante esse período, principalmente contra sistemas de pagamento e lojas online. Assim como nos outros anos, os cibercriminosos brasileiros investem seus esforços em duas modalidades: ataque phishing via mensagens de texto (SMS ou por aplicativos); e, compras por anúncios de redes sociais.

De acordo com estudo da empresa, 29% dos usuários brasileiros foram afetados por phishing no ano passado. “Infelizmente, os usuários brasileiros continuam representando a maior porcentagem mundial de ataques de desse tipo. Isso ocorre porque, além do nosso país ser populoso, o cibercriminoso conhece o perfil do consumidor brasileiro e sabe como enganá-lo, principalmente em datas comemorativas como a de hoje”, diz Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.

Nos últimos meses, golpes desse tipo foram percebidos e divulgados principalmente pelo WhatsApp, envolvendo o nome de grandes marcas, como Spotify, Walmart, Nespresso, entre tantas outras. Segundo Assolini, os criminosos brasileiros continuam usando essa ferramenta como vetor de ataques por causa de sua popularidade e facilidade de monetização por parte dos cibercriminosos.

Para que o Dia do Consumidor não dê dor de cabeça para ninguém,confira algumas dicas de segurança:

– Desconfie de mensagens com links desconhecidos. Mesmo que você tenha recebido uma mensagem de alguém conhecido, cuidado com o link enviado, pois ele pode ser malicioso. Links como estes são criados para baixar malware em seu dispositivo, para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário ou até mesmo para minar criptomoedas;

– Verifique o dono do site. Encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar consulte a lista do PROCON e também o Registro.br, na sessão “Whois”, que informa quem registrou o site. Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail, etc).

– Cuidado com as notificações em seu navegador. Foi percebido um aumento neste tipo de estratégia entre os cibercriminosos. Por isso, não autorize as notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações;

– Não insira detalhes de seu cartão de crédito em sites desconhecidos ou suspeitos, para evitar que chegue nas mãos dos cibercriminosos. Se esses sites estão oferecendo ofertas vantajosas que parecem muito boas para serem verdade, elas provavelmente pertencem a criminosos;

– Cuidado com os registros e senhas. “Faça login com sua conta do Facebook” é uma das formas mais comuns de se registrar em sites diferentes. O problema é que, quando você efetua login, o site obtém acesso parcial aos dados em sua conta e, mesmo que seja apenas para informações públicas, são dados que já estão nas mãos de outras pessoas. É importante também não permitir que sites e navegadores salvem suas senhas;

– Instale uma solução de segurança robusta. Veja se seu antivírus possui tecnologias integradas para evitar fraudes financeiras. Por exemplo, a tecnologia Safe Money, integrada às soluções da Kaspersky Lab, cria um ambiente seguro para transações financeiras em todos os níveis. Além disso, links maliciosos são bloqueados em todas as soluções da Kaspersky Lab.

“É importante ressaltar que o cuidado vale para toda a época do ano, não apenas em datas comemorativas em que o risco é maior. Além disso, as empresas também devem ficar atentas e, se possível, identificarem o site correto para os seus clientes”, reforça Assolini.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Oito previsões em cibersegurança para 2018
Cibersegurança e as boas práticas de gerenciamento no mercado brasileiro
MWC: ESET protege Smart TVs das ameaças de malware para Android



Seus dispositivos domésticos estão sendo usados para mineração de criptomoedas?

*João Malaquias

Golpe comumente aplicado pelos hackers, os malwares que criptografam arquivos e pedem um resgate, ganharam um aliado: as criptomoedas. As moedas virtuais podem mais facilmente contornar quaisquer obstáculos e focar diretamente em uma moeda descentralizada e de valorização rápida que garante o anonimato. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A novidade é que agora dispositivos como roteadores domésticos, câmeras IP e até smartphones, estão sendo transformados em mineradores de criptografia.

Pesquisa recente da Trend Micro detectou um aumento de 90% nas atividades de mineração em redes domésticas entre julho e setembro. Historicamente, os dispositivos desprotegidos da Internet das Coisas (IoT) podem ser integrados à botnets e, consequentemente, ser usados para ataques distribuídos de serviço negado.

No entanto, muitas vezes, os proprietários nem sabem que seus dispositivos foram comprometidos. Às vezes, o único indicativo de que o dispositivo está sendo usado para gerar lucro aos cibercriminosos é uma pequena lentidão.

A crescente tendência de malwares mineradores de criptografia
O valor do Bitcoin registrou um aumento meteórico: ao longo de 2017, variou de cerca de US$ 1000 em abril para mais de US$ 4000 em outubro.

A partir daí, diversas tentativas cibercriminosas de mineração de criptomoeda foram descobertas quando o Bitcoin começou a valorizar. Em agosto do ano passado, a Trend Micro detectou um minerador de criptomoeda utilizando o mesmo recurso usado nos ataques WannaCry e Petya para se espalhar sem arquivos.

Média de minerações ocorridas em redes domésticas em 2017
Fica claro que o valor cada vez maior alto da criptomoeda motivará os atacantes a focar diretamente nisso usando meios mais agressivos. Aplicando o ransomware, os criminosos apenas recebem o valor que a vítima pode ou está disposta a pagar. A mineração elimina esse intermediário e permite que eles obtenham o lucro diretamente.

E como os mineradores de bitcoin invadem uma casa?
Roteadores domésticos desprotegidos normalmente são usados como o ponto de entrada do malware em uma rede. Isso porque a maioria dos dispositivos inteligentes estão conectados a eles. Se o roteador for comprometido, os outros dispositivos podem, muito provavelmente, serem transformados em bots usados ​​para minerar criptomoedas.

Para evitar que isso ocorra, alguns simples passos podem ser seguidos pelo usuário: normalmente, esses roteadores vêm com nomes de usuários e senhas pré-definidos. O primeiro passo é mudar as credenciais padrão e usar senhas mais complicadas. Veja abaixo outras dicas:

– Atualize seu dispositivo para que estejam protegidos contra as mais recentes vulnerabilidades;

– Ative o firewall do dispositivo (para roteadores domésticos) ou instale sistemas de detecção e prevenção de intrusão para mitigar as tentativas de incursão;

– Use as soluções de segurança disponíveis para proteger seu roteador.

As ameaças cibernéticas vêm de todos os lados: mineradores de criptomoeda agora podem simplesmente entrar na sua casa de forma despercebida e dispositivos inteligentes são transformados em cúmplices.

Se as criptomoedas continuarem a ganhar legitimidade, tendência que vem se reafirmando, os hackers estarão atentos e, provavelmente, também irão aumentar suas atividades de mineração.

* João Malaquias é especialista em Segurança da Informação da Trend Micro

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Bitcoins são o futuro do dinheiro?
Hackers estão roubando sua CPU para gerar bitcoins: saiba como proteger sua máquina
Criptomoedas: da suspeita à cobiça



Conheça Cascais, que combina charme e sofisticação em Portugal

Localizada a apenas 35 minutos de Lisboa, Cascais é mundialmente famosa como um destino cosmopolita que reúne sofisticadas experiências para seus visitantes. Neste ano, a vila portuguesa ganha ainda mais destaque, uma vez que foi eleita a Capital Europeia da Juventude 2018. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Criada em 2009 pelo Fórum Europeu da Juventude, a iniciativa promoverá ao longo do ano ações que debaterão a cidadania europeia, mobilidade e criatividade, entre outras questões, que movimentarão ainda mais a pulsante localidade. E para vivenciar o que de mais exclusivo Cascais oferece, uma das melhores opções é o Farol Hotel, debruçado sobre falésias e com o Atlântico a seus pés.

São 33 acomodações, entre elas oito apartamentos decorados por conceituados estilistas de moda portugueses, alguns deles com varanda privativa estrategicamente posicionada para oferecer o melhor panorama possível do oceano, além de quatro espaçosas suítes e uma penthouse deslumbrante.

O empreendimento é resultado da junção de um projeto arquitetônico do século 19 com design, peças de arte e mobiliários contemporâneos, no qual reina a luz natural que marca todo o ambiente moderno e clean.

No quesito gastronomia, o hotel brinda os visitantes com vivências inesquecíveis em seus restaurantes. No The Mix reinam os sabores mediterrâneos de pratos que têm por base ingredientes frescos e sazonais. Apreciando o Atlântico, é possível degustar o menu executivo de almoço, opções à la carte e ainda o cardápio Creative Cuisine, disponível duas sextas-feiras por mês, no qual o chef Ricardo Deus apresenta criações feitas a partir de produtos adquiridos no mercado local.

Aos que preferem as delícias da cozinha japonesa, o Sushi Design conta com sushis e sashimis concebidos pelas mãos do Sushi Master Nuande Pekel. O hotel conta ainda com o sofisticado Bar Farol, perfeito para um drinque ao som de música longe antes do jantar ou para um momento relaxante durante o dia. O Bar On The Rocks, localizado à beira da piscina, funciona apenas no verão, oferecendo drinques inspirados e snacks.

Durante a estada, os visitantes têm a seu dispor atividades incríveis dentro e fora do hotel. Aos que querem relaxar, massagens e aulas de ioga estão disponíveis nos domínios do empreendimento. Para os que querem explorar e conhecer a região de Cascais, a charmosa Sintra e o entorno, o hotel pode organizar, à la carte e com custo extra, diversas opções como:

– Piquenique em Sintra (incluindo uma deliciosa cesta com comidinhas e bebidas portuguesas), caminhadas em Sintra e Cascais;

– Passeio de lancha para avistar golfinhos em Cascais e atividades marítimas em Estoril, como vela, surfe, windsurfe e bodyboard.

O hotel também dá dicas de como desbravar o entorno de bicicleta, cedidas gratuitamente pela autarquia de Cascais.

Para mais informações, acesse o site.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Feriados prolongados de 2018 aumentarão o faturamento de redes especializadas em turismo
Setor de Turismo continua em alta com retomada da economia
Quer viajar na Páscoa? Conheça o arquipélago chileno de Chiloé



Aplicativos ajudam a ganhar espaço removendo fotos duplicadas no PC e no celular

Uma situação cada vez mais frequente no dia a dia digital de quem usa o PC ou uma unidade externa para guardar fotos tiradas com celular, tablet ou câmera é a grande quantidade de conteúdo audiovisual em duplicidade. Uma opção rápida e eficiente para liberar espaço é o…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Nero DuplicateManager, que integra o recém-lançado pacote multimídia Nero Platinum 2018, da companhia alemã Nero AG. A ferramenta localiza fotos em duplicidade e as exclui de forma segura, além de fornecer recomendações sobre quais arquivos devem ser salvos ou excluídos – possibilitando não apenas ganhar espaço como também preservar as fotos mais importantes e manter a biblioteca multimídia em boas condições. 

O DuplicateManager realiza varreduras por arquivos com conteúdos idênticos copiados para várias unidades ou caminhos de pastas, com nomes idênticos ou diferentes, ou ainda por conteúdos em duplicidade copiados de forma acidental com nomes iguais ou diferentes.

E para limpar o Smartphone?
A falta de memória no mobile por conta do excesso de fotos e vídeos também é um grande problema. Uma solução gratuita e simples de usar é o aplicativo Nero MediaHome Wifi Sync. Ele transfere as mídias do iOS ou do Android para o PC, e vice-versa, com conversão automática de formato, se necessário. A transferência é via wireless e bem rápida. Basta apenas que o celular esteja conectado à mesma rede que o computador- e pronto: o aplicativo faz todo o trabalho, liberando espaço no mobile.

O Nero MediaHome Wifi Sync é grátis e está disponível para iOS e Android na App Store e na Google Play.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também

Conheça os melhores serviços de armazenamento e segurança de arquivos na internet
Estudo prevê crescimento no uso de machine learning nas empresas
[TESTE] Samsung Galaxy S8: aparelho agrega velocidade, bateria duradoura e fotos excelentes



Mês da Mulher: Aplicativo celebra com campanha especial para inspirar reflexões nos homens

O app AdoteUmCara está com uma campanha muito bacana para o Mês da Mulher. O objetivo é mostrar qual a visão que os indivíduos masculinos têm sobre os ideários femininos, expondo ao expectador a situação atual das relações interpessoais e as dificuldades e estereótipos que as mulheres convivem no cotidiano. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O intuito da campanha é causar a reflexão: Será que os homens realmente sabem o que as mulheres querem?

Confira a campanha aqui:

“Nessa campanha, procuramos expor o que as mulheres de hoje em dia almejam para seus futuros, fugindo dos clichês e criando uma reflexão masculina sobre o que se passa com as mulheres ao seu redor. O projeto foi arriscado pois não sabíamos o que esperar do resultado, mas me senti pessoalmente inspirado com ele e com as respostas que obtivemos. Estamos no caminho certo ao apoiarmos e encorajarmos mulheres a sonharem grande”, afirma Alan Bento, diretor geral de comunicação do AdoteUmCara.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Leia também
Mês da Mulher: Rede de concessionárias promove curso gratuito de mecânica para mulheres
Mês da Mulher: Mulheres são maiores vítimas de perfis falsos em redes sociais
Igualdade salarial entre homens e mulheres: um tema (ainda) polêmico em pleno 2018

 



Criança também pode ser alérgica a chocolate. E na Páscoa, como faz?

A alergia a chocolate pode ser, sim, um motivo de preocupação para muitos pais, especialmente no período da Páscoa.

E para começar a entender sobre este assunto é importante saber que geralmente as reações alérgicas surgem, na verdade, em decorrência especificamente de algum dos ingredientes que o compõe: o… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…leite (ou, melhor dizendo, as proteínas do leite, que estão entre os principais ingredientes do chocolate), os frutos secos (como as castanhas, amendoim, nozes etc.), o trigo, a cafeína, o ovo, a soja e também os corantes, conservantes e essências. A alergia ao cacau em si é mais rara e pouco frequente.

As alergias alimentares são mais frequentes nas crianças, com quem o Coelhinho da Páscoa customa ser mais generoso. Mas devemos estar atentos às diferenças entre uma alergia e a Intolerância a determinado alimento, que afetam o organismo de formas bastante distintas:

Intolerância
É a sensibilidade que se tem a determinado alimento (ou ingrediente) ao nível do sistema digestório, normalmente devido à deficiência ou ausência de enzimas específicas, dificultando sua metabolização. A intolerância à lactose é a mais comum e estima-se que atinja 70% das pessoas, em maior ou menor grau. Manifesta-se com sintomas como diarreia, náuseas, dores abdominais etc.

Alergia
Pode ser mais grave do que a intolerância, pois é uma reação do sistema imunológico (não apenas do digestório) às proteínas do alimento. As alergias podem ser muito variadas, tanto em severidade como no intervalo de sua manifestação. Podem afetar os sistemas cutâneo, respiratório, digestivo ou cardiovascular na forma de coceira, queda da pressão arterial, falta de ar, tosse etc.

Os sintomas, tanto da alergia a chocolate, quanto da intolerância, nem sempre aparecem logo após a ingestão: eles podem aparecer várias horas depois.

Diante da suspeita de uma reação alérgica ou intolerância a qualquer alimento, procure um médico e realize os exames para comprovação do diagnóstico e tratamento correto.

Composição do chocolate
Uma dúvida frequente é: “Então devo me preocupar em saber qual é a composição do chocolate?”

Sim! Se o seu filho passa mal ao comer chocolate, é muito importante que você saiba que a origem da indisposição pode estar especificamente em um dos ingredientes, principalmente nas proteínas do leite.

Tenha em mente que a alergia a chocolate pode ser, na verdade, alergia a alguns desses ingredientes:

Cacau, que está entre os principais ingredientes do chocolate.
Mas reações alérgicas especificamente ao cacau são muito raras.


Leite, que está presente na maioria dos chocolates. São as proteínas do leite
ou seus derivados que causam as alergias alimentares mais frequentes.


As proteínas da clara do ovo podem ser identificadas como
um corpo estranho pelo sistema imunológico e causar alergia.


Corantes, conservantes, essências e aromatizantes também
podem provocar reações adversas, entre elas, as alergias.


Amendoim, amêndoas, nozes, avelãs, macadâmias e outras castanhas estão entre os alérgenos alimentares
mais frequentes. Podem desencadear reações alérgicas graves e que se iniciam em poucos minutos.


Trigo e glúten. O recheio de alguns tipos de ovos de Páscoa é feito com uma pasta
que utiliza farinha de trigo ou malte de cevada e as proteínas desses cereais podem causar alergias.


A lecitina de soja é usada como estabilizante na confecção dos
chocolates e é um dos alérgenos alimentares mais comuns.


O café pode estar presente em pequenas quantidades, especialmente nos chocolates
mais escuros e podem causar reações alérgicas, mas são bem mais incomuns.


Milho – Usado em chocolates brancos sob a forma de um xarope de glucose derivado do milho, mais barato e tão versátil quanto o açúcar, além de impedir a cristalização de doces, mas que pode também gerar reações alérgicas.


Então pode ser alergia ao leite?
Sim. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, vários estudos mostram que é muito mais comum a criança ter alergia ao leite, ao ovo, aos corantes, essências, castanhas, etc, presentes no chocolate, do que ao cacau propriamente dito. A alergia ao cacau é bastante rara e incomum.

O pediatra Dr. Marcelo Luis Ribalta, médico do portal Nossos Doutores,  explica que “a alergia a chocolate, que é uma alergia alimentar como qualquer outra, acontece por uma situação de hipersensibilidade: o sistema imunológico produz anticorpos e histamina em reação a determinados alimentos, agindo como se eles fossem potencialmente perigosos. É como se o organismo se defendesse de “forma exagerada”, levando à reação alérgica.”, ensina.

Heranças genéticas, hábitos alimentares, condições de higiene, faixa etária e algumas vezes, até consequências de doenças infecciosas, podem ser fatores que levam uma pessoa desenvolver uma alergia alimentar.

 Sintomas
Quais são os sintomas da alergia alimentar?

Entre os possível sintomas de uma alergia alimentar, inclusive da alergia ao chocolate, estão:

  • Coceiras
  • Falta de ar
  • Dores de cabeça
  • Tosse
  • Inchaço
  • Aparecimento de erupções ou urticária na pele
  • Gases
  • Pressão baixa
  • Chiado no peito

O pediatra destaca ainda que, se após a ingestão do chocolate seu filho começar a apresentar algum desses sintomas, deve-se procurar um médico com rapidez.

Tratamento
Seu filho tem mesmo alergia a chocolate. Qual é o tratamento?

Em geral, se foi diagnosticada alergia a chocolate ou a qualquer um dos seus componentes, a principal estratégia é evitar os causadores da alergia. Siga à risca as orientações médicas ou do nutricionista, pois eles indicarão quais alimentos podem ser consumidos e quais devem ser evitados. Esta não é uma tarefa tão simples e requer alterações na rotina do seu filho e na sua.

Nos casos de alergia aguda e severa os médicos poderão administrar medicamentos anti-histamínicos para reduzir rapidamente os sintomas.

Mas lembre-se: só um médico pode prescrever medicamentos.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) entende que o acesso a informações adequadas sobre a presença dos ingredientes no rótulo dos alimentos é essencial para proteger a saúde de indivíduos com alergias e, por isso, regulamenta a rotulagem de alimentos alergênicos. Habitue-se a ler cuidadosamente os rótulos de todos os alimentos, identificando os ingredientes a serem evitados. Você pode – e deve -consultar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante do produto para esclarecer qualquer dúvida.

Alfarroba: um substituto à altura do chocolate
De acordo com a Dra. Paula Malheiros Pinheiro Augusto, nutricionista, “privar uma criança de um chocolate, especialmente na época de Páscoa, pode ser um desafio e tanto. É muito importante que toda a família – não apenas os pais – tenha em mente que a alergia ou intolerância precisam ser respeitadas e que os cuidados não são mera superproteção do pai ou da mãe.”, recomenda a doutora.

Segundo ela, felizmente as pessoas com alergia a chocolate têm atualmente opções de produtos sem componentes alergênicos, ideais para quem não consegue nem imaginar abrir mão desta guloseima tão apreciada por crianças, jovens e adultos, principalmente na época da Páscoa.

Ela destaca que “existe, por exemplo, uma vagem comestível, chamada alfarroba, cuja polpa, após torrada e moída, origina um pó, que é utilizado para substituir o cacau. Seu sabor, cor e textura são muito semelhantes aos do chocolate tradicional e é naturalmente doce, 90dispensando a adição de açúcar.”, ensina a Dra. Paula.

Alfarroba: boa alternativa para quem tem alergia a chocolate

Segundo ela isto representa uma vantagem, pois torna o alimento menos calórico. A nutricionista destaca também que “doces com alfarroba também não possuem lactose, que é justamente o ingrediente que mais causa alergias ou intolerância”.

“É muito importante que toda a família – não apenas os pais – tenha em mente que a alergia ou intolerância precisam ser respeitadas e que os cuidados não são mera superproteção do pai ou da mãe.”, adverte.

Zero Açúcar, Lactose e Glúten
O mercado brasileiro de chocolates se diversificou nos últimos anos em resposta ao aumento da procura de opções de produtos por pessoas com necessidades específicas, como alergia a chocolate, doença celíaca, ou em dietas com restrição de açúcar, como os diabéticos.

Alguns grandes fabricantes também já produzem chocolates meio amargos, com 50% de cacau, zero lactose ou zero glúten, assim como os que substituem o leite pela soja, que são boas opções para quem tem alergia a chocolate.

Mas como saber exatamente aquilo que causa alergia no seu filho?
O diagnóstico de alergia alimentar baseia-se na identificação dos alimentos suspeitos e pode ser feito por meio de testes de alergia na pele ou no sangue – sempre solicitados pelo médico, é claro. Normalmente os testes começam com os alimentos mais alergênicos, como o leite, castanhas, glúten, etc, e vão sendo excluídas as possibilidades, até que se chegue ao alimento responsável.

Os tipos de teste mais comuns são:

Teste na Pele
No Prick Test, realizado na superfície da pele, faz-se a aplicação de diferentes extratos de alimentos conhecidos por causar alergia, deixando-os atuar durante cerca de 24 a 48 horas. Observa-se as reações (inchaço, vermelhidão, coceira, bolhas, etc), para saber se o resultado foi positivo ou negativo para cada um dos extratos, e medir qual é o nível de alergia do paciente a cada um deles.

Teste no Sangue
Este teste, chamado de RAST, é feito pela análise em laboratório do sangue coletado.

O exame identifica a presença de alérgenos no sangue e a distribuição dos níveis de anticorpos no organismo, indicando se houve ou não reação alérgica.

Normalmente estes exames são feitos após um teste de provocação oral (ingestão de pequena quantidade do(s) alimento(s) suspeito de ser o causador da alergia).

Aproveite a Páscoa. Mas com moderação!
O pediatra Dr. Marcelo Luis Ribalta lembra que a Páscoa é uma das épocas mais aguardadas pelas crianças e que, mesmo aquelas que têm intolerância ou alergia a chocolate, podem ficar satisfeitas, sem correr riscos.

Ele lembra que a família pode, por exemplo, substituir o chocolate por outras guloseimas, como pirulitos, balas de goma, entre outros, como se faz no Halloween. Mas, segundo ele, é importante não abusar: “Hoje, mais de 30% da população infantil já apresenta sobrepeso ou obesidade. A Páscoa é uma época muito gostosa e doce, mas o consumo não deve ser excessivo, para não prejudicar a saúde das crianças, nem gerar hábitos que possam transformá-las em jovens e adultos obesos”, defende o médico.

Com informações do Portal Nossos Doutores
Direito de propriedade das imagens – Portal Nossos Doutores

[/read]



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »