lentes de contato

Existem vários tipos de erros refrativos que fazem com que a imagem formada nos olhos não seja nítida: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Cada um desses problemas exige cuidados específicos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Se você acabou de descobrir um ou mais desses erros refrativos, o dilema inicial será a escolha do acessório para a correção visual. Para isso, a adoção das lentes de contato ou de óculos de grau deve ser pensada com a ajuda do oftalmologista, levando em consideração a rotina e o estilo de cada pessoa.

Além disso, você não precisa escolher uma das opções para sempre. A mesma pessoa pode adotar lentes e óculos, escolhendo cada um deles quando achar melhor.

Para isso, confira os seis benefícios das lentes:

Protegem os olhos contra os raios solares
Você já deve ter ouvido falar, inúmeras vezes, sobre a necessidade de usar protetor solar em toda a pele. Mesmo em dias frios e nublados durante o inverno, o sol continua atuando e seus raios atingem as pessoas, em menor intensidade. O alerta também vale para os olhos, que devem ser protegidos durante o ano todo.

O cuidado mais indicado é o uso de óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB, que blindam os olhos e garantem conforto visual. As lentes de contato servem como uma proteção adicional. A Dra. Tatiana Souto, oftalmologista da Johnson & Johnson Vision, explica que “as lentes de contato garantem a proteção UV quando os raios passam pelas frestas dos óculos e cumprem com esse papel nos dias mais nublados, em que as pessoas costumam esquecer os óculos de sol em casa”.

A última inovação da marca foi a criação de lentes de contato com material que reage aos raios ultravioleta, escurecendo quando são expostas à luz solar. Essas lentes, com tecnologia Transitions, prometem chegar ao mercado dos Estados Unidos em 2019.

Protegendo os olhos

Olhos secos? Jamais!
Quem trabalha o dia inteiro na frente da tela do computador ou passa horas jogando games já deve ter sentido os olhos mais secos depois dessas atividades. A oftalmologista explica que é comum ter um ressecamento ocular quando há uso excessivo de aparelhos digitais, porque a visão fica focada nas telas e o número de piscadas pode reduzir em até 5 vezes.

Esse hábito pode causar outros problemas, como cansaço visual e olhos vermelhos. Nesses casos, existem lentes de contato desenvolvidas especialmente para pessoas com esse tipo de rotina e que não querem abandonar o conforto.

Nem todas precisam de limpeza
Uma preocupação comum entre as pessoas que necessitam de correção visual é com a praticidade. Muitas vezes, os óculos de grau podem atrapalhar as atividades cotidianas, porque ficam sujos facilmente e podem incomodar nos dias de calor, quando a pele fica mais oleosa.

No caso das lentes de contato, muitas pessoas evitam o uso porque acreditam que vão perder muito tempo com os cuidados rotineiros, como a limpeza e armazenamento no estojo. Porém, nem todas as lentes necessitam desses cuidados. As lentes de descarte diário podem ser usadas durante todo o dia e dispensam o estojo porque não são guardadas.

Ao chegar em casa depois de um dia cansativo, basta lavar as mãos, retirar as lentes e descartá-las.

Colaboram para o melhor desempenho na academia e nos esportes
Ainda sobre praticidade, lentes de contato são a escolha perfeita para a prática esportiva. Elas são adequadas para os mais diversos esportes, desde futebol até os treinos na academia. Isso porque elas estão diretamente nos olhos e permitem maior campo de visão em comparação com os óculos, cuja armação limita o campo periférico.

Além disso, os óculos costumam escorregar e embaçar a visão durante os exercícios, atrapalhando o desempenho do atleta. As lentes de contato proporcionam mais conforto e segurança, evitando os riscos de sofrer lesões com o uso de capacete ou em quedas.

A Dra. Tatiana Souto indica o uso de lentes de contato de descarte diário, que unem liberdade de movimento e praticidade, e ainda a possibilidade de usá-las somente nos dias de treino.

Podem deixar seu olhar mais marcante
Além de serem uma opção segura e eficaz para a correção de erros refrativos, as lentes de contato podem ser aliadas à beleza. Elas são discretas e, ao contrário dos óculos, não cobrem parte do rosto. Essa liberdade de movimento ao usar lentes também auxilia no momento de aplicar a maquiagem, porque não é preciso abrir mão da correção visual durante a rotina de beleza.

As lentes de contato são confortáveis durante todo o dia e, por estarem em contato direto com os olhos, não ficam sujas de maquiagem e máscara de cílios como acontece com os óculos de grau. A especialista indica que as lentes de descarte diário são uma ótima escolha para festas, porque são práticas e não exigem cuidados de limpeza e armazenamento quando a pessoa chega cansada em casa.

São indicadas para todos, inclusive adolescentes e crianças
Ao contrário do que muitos pensam, as lentes de contato não possuem contraindicação e podem ser utilizadas por crianças e adolescentes. Para a oftalmologista, a decisão deve ser tomada em conjunto, com o paciente e sua família. “Nesses casos, é fundamental avaliar o comportamento da criança e se a lente se adequa à rotina dela. As lentes são extremamente práticas e confortáveis, mas não dispensam alguns cuidados durante o uso. Por isso, a criança ou adolescente deve ter maturidade para cumprir com esses cuidados básicos. Geralmente, o melhor é a lente descartável, porque não precisa ser higienizada diariamente e mantida em estojo”, finaliza.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos
Hidratação dos olhos requer atenção
Robô portátil é criado para auxiliar em testes oftalmológicos