Home NOTÍCIAS Tentativa de selfie destrói estátua centenária de herói de Portugal

Tentativa de selfie destrói estátua centenária de herói de Portugal

Uma estátua do rei Dom Sebastião, em Lisboa, foi destruída por um jovem de 24 anos que tentou tirar a selfie perfeita com a imagem do herói de Portugal. O incidente ocorreu ontem de noite quando o rapaz subiu na obra de mais de 125 anos para fazer a foto e a estrutura não suportou, cedendo.

A estátua teve sérios danos estruturais. Já o jovem não sofreu ferimentos. Agentes da guarda portuguesa que passavam pelo local autuaram o fotógrafo frustrado e registraram o caso na delegacia. A Infraestrutura de Portugal, órgão que zela por monumentos históricos e espaços públicos, divulgou nota lamentando o ocorrido e enfatizando que irá apresentar queixa-crime contra o jovem e pedirá a ele o custo da reparação.

Ainda é incerto o valor e a forma como será a restauração. Autoridades portuguesas dizem-se perplexas com o fato e, por falta de antecedentes, ainda não sabem como fazer para trazer de volta D. Sebastião.

O rei é emblemático na cultura portuguesa. Uma crença política baseada no messianismo prega que D. Sebastião voltará a qualquer momento para libertar a política do país dos usurpadores e trazer a felicidade ao povo novamente. O sebastianismo começou a surgir após o desaparecimento do rei durante uma expedição na África. A falta de herdeiros diretos trouxe confusão na sucessão e vários golpes políticos.

Sebastianismo
Esperançosos de novos tempos, alguns portugueses começaram a crer que o herói estava só foragido e poderia voltar, numa manhã de nevoeiro, para organizar novamente o reino. Esse é basicamente o resumo do sebastianismo.



Mas, sem ainda projeto para refazer a estátua ou custos, portugueses e turistas terão de se contentar apenas com o nevoeiro na estação do Rossio. Por enquanto, D. Sebastião não volta nem há notícias de quando voltará.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleChrome supera Internet Explorer como navegador mais usado do mundo
Next articleSegurança e inovação no setor financeiro