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Como o Small Data pode impulsionar ações de fim de ano no varejo

Por Renato Carbone *

Com o avanço da internet e da tecnologia, o volume de informações gerado cresceu de forma exponencial. As empresas foram obrigadas a entrar na era do desafio do Big Data, na qual a ordem é: gerar, armazenar, filtrar e analisar dados.

Mas, ao contrário do que se imaginava inicialmente, um volume alto de informações não é, necessariamente, útil para as empresas. Isto porque o contexto é importante. Ter o maior banco de dados possível, mas não saber o que fazer com ele, não vai ajudar no processo de tomada de decisões.

Para que isso aconteça, o que vem ganhando corpo nas empresas é o Small Data, ou em tradução livre, ‘pequenas informações’.  Estamos falando de um recorte desse banco de dados que pinça os dados mais pertinentes e, em conjunto com a Inteligência Artificial, processa tudo em tempo real e traz respostas mais assertivas, com parâmetros e aprendizados constantes. Com o tempo, essas informações começam a ser preditivas, possibilitando que a tomada de decisão se antecipe ao resultado final.

Para épocas como o final de ano, na qual o varejo tende a investir mais em métodos para atrair a clientela a comprar, o Small Data pode ser de grande valia. Isso pois sempre que nos aproximamos de algum evento ou período no qual sabemos que haverá uma procura mais acentuada do nosso produto ou serviço, precisamos revisitar a nossa estratégia de tomada de decisão a partir de dados.

Os KPIs (sigla em inglês para o termo Key Performance Indicator, que significa indicador chave de desempenho) ganham muito mais força nestas datas: através do Small Data, o varejista tem como captar o tempo de navegação do consumidor, as páginas que acessou, os produtos nos quais clicou, marcou como favorito, etc. No fim de ano, temos um fator muito importante que é o 13º salário. Com mais dinheiro disponível por parte de quem compra, ticket médio, itens na cesta e outros dados ganham relevância – e, por isso, precisam de ações específicas para serem estimulados.

A mentalidade de Small Data pode ajudar o varejista a priorizar a coleta de dados mais efetivos para a tomada de decisão (caso ele hoje não colete dados ou colete poucos dados como, por exemplo, no caso das lojas físicas).Pensando no desafio para o fim do ano, o ideal seria o varejista elencar quais são ou qual é o KPI de negócio mais relevante. Depois desta experiência, o próximo passo é definir que outros KPIs podem ser agregados a este ciclo de avaliações. Ou ainda, qual dos índices chave de desempenho que já foram avaliados e que já estão sob controle, poderão ser terceirizados para que as máquinas tomem decisões e executem as correções de rotas necessárias? Desta forma, o empresário conseguirá extrair mais valor dos dados colhidos e terá mais possibilidade de transformá-los em vendas.

Renato Carbone é gerente de planejamento na Valuenet Incentive Solutions



Estoque de veículos custa R$ 64 milhões ao dia para as concessionárias no País

carros

O patamar dos estoques das concessionárias de veículos atingiu um nível alarmante no Brasil e já custa cerca de R$ 64 milhões ao dia para os varejistas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os dados são fruto de uma pesquisa realizada este mês pela Auto Avaliar em quase 500 revendas no País.

De acordo com o levantamento, o volume do estoque de veículos parados no pátio e no showroom das concessionárias já ultrapassa 44 mil unidades, com um tempo médio de venda superior a 60 dias por automóvel.

O estudo mostra que as concessionárias possuem uma média de estoque de cerca de 90 automóveis por loja, com um valor médio de R$ 34 mil por unidade. Isso representa um custo diário de R$ 16,11 por veículo parado.

Levando-se em conta toda a rede e o volume médio dos veículos parados, o custo é de R$1.450,35 por dia, gerando prejuízos de R$ 63.815.400,00 a cada dia que o estoque fica parado.

Para J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar, este cenário ainda pode se agravar com a chegada do final do ano e início do próximo.

“Um dos pontos de maior atenção é a incidência do custo com o IPVA, que pode chegar a até 4% em alguns estados, e terá de ser pago nos primeiros meses do ano”, alerta.

“A projeção é que essa conta ficará R$ 59.840.000 mais cara. A saída é começar a girar o estoque cada vez mais rápido para garantir alguma margem e minimizar os prejuízos”, acrescenta.

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Entrevista: Dr. Cristiano Nowill – Medicina é amor ao próximo

O Dr. Cristiano Humberto Nowill é um médico que inspira muita confiança. Além dele ser alopata e cirurgião gastro, também é homeopata.

Como ele gosta de dizer, “A medicina é uma só. Cuidar de pessoas é amor ao próximo, é um amor enorme“.

E de cuidar de pessoas ele entende, pois teve como inspiração desde criança sua mãe, a dona Dorina Gouvêa Nowill, que ficou cega aos 17 anos de idade, casou, teve quatro filhos, introduziu o método braile no Brasil, falava mais de oito idiomas e é reconhecida no mundo todo. Ela criou ainda a Fundação Dorina Nowill e o Dr. Cristiano é membro do conselho consultivo.

Pegue essa carona com a gente. Você vai mudar seu conceito sobre os médicos e muito provavelmente sobre medicina.

A paixão com que o Dr. Cristiano fala de sua profissão é contagiante.

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Curso online gratuito de SEO para empreendedores acontece em dezembro

SEO

Entre os dias 03 e 10 de dezembro, empreendedores terão a oportunidade de entenderem sobre um dos principais enigmas do mundo digital. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Como posicionar sites e lojas de e-commerce na primeira página do Google por meio de estratégias de SEO ou busca orgânica (conteúdo não pago).

O minicurso gratuito é organizado pela empresa SEO Comprovado, que tem como fundador Eduardo Borges – um dos nomes mais conhecidos de empreendedorismo digital no mundo e responsável por trazer startups no Brasil como canadense Ashley Madison e o conglomerado de sites americano MindGeek.

“O curso visa ensinar alunos empreendedores técnicas para posicionar o site nas primeiras posições do Google/Bing e, consequentemente, garantir mais acessos para quem deseja comercializar produtos ou serviços online”, explica Borges.

Dividido em 4 videoaulas curtas e didáticas, o curso 100% online é voltado para empresários que possuam qualquer tipo de sites e tenham interesse em aumentar seus acessos através do Google.

“Na internet, existem basicamente duas formas de trazer mais visitantes para um site: com tráfego pago ou tráfego orgânico. A primeira opção muitas vezes não é lucrativa para a maioria dos negócios, por isso o SEO acaba se tornando peça fundamental para que empresas possam aumentar seus ganhos com visitantes vindo dos buscadores, ou seja, sem pagar por anúncios.”, pontua Borges.

“A maioria das pessoas enxerga a parte de otimização de sites como algo técnico e complicado. Por isso criamos o curso, com o objetivo de mostrar de forma totalmente prática e didática, em formato passo a passo, o que empresários precisam fazer em seus sites para atingirem melhores colocações nos resultados das buscas, e consequentemente, aumentarem suas vendas.”

Além do acesso gratuito aos conteúdos em vídeo, os participantes do minicurso poderão dialogar diretamente com o criador, que promete tirar as dúvidas de todos eles. “O mais gratificante de interagir com o pessoal, é quando eles mandam mensagens dizendo que já conseguiram atingir as primeiras posições do Google com as técnicas que aprenderam no minicurso”, diz.

“Para ganhar dinheiro com sites não precisa ter qualquer conhecimento técnico, mas sim, entender como os buscadores funcionam e aplicar as técnicas corretas. E o SEO Comprovado ensina todas elas, passo a passo”, finaliza.

O minicurso foi idealizado para pessoas que possuam qualquer tipo de site (blogs, e-commerces, negócios locais, etc) e queiram aumentar seus acessos através do Google. Mesmo sem conhecimento em marketing e sem gastar dinheiro com anúncios.

Serviço: Marketing Digital / SEO

Datas: De 03/12 a 10/12

Calendário:

03/12 – Aula 1 – Como o Google funciona

05/12 – Aula 2 – A estrutura perfeita para um site

07/12 – Aula 3 – O conteúdo correto para subir nas buscas

10/12 – Aula 4 – Aula prática e consultoria gratuita pros alunos

Investimento: Gratuito

Inscrições: Até 03/12 no site.

 

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Quer conhecer de perto a Turma da Mônica? Estúdio abre as portas para o público nas férias

turma

Não conseguiu ainda visitar o estúdio da Mauricio de Sousa Produções? Agora é a hora. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Aproveite o período de férias para conhecer todo o universo criado por Mauricio de Sousa onde nascem histórias em quadrinhos, desenhos animados, filmes, livros, design de produtos, espetáculos musicais, eventos temáticos interativos, aplicativos, games, web séries, encontros com personagens, parques de diversões e até um balão!

A produtora está pronta para receber o público também nos meses de dezembro e janeiro. A visita guiada proporcionará uma viagem pela linha do tempo deste que é um dos maiores estúdios do mundo, além de passagem pela área de live experience do grupo, pelos setores de criação e design, projetos temáticos e editorial.

“A visitação ao estúdio foi aberta ao público em agosto em horário comercial, com objetivo que as pessoas vejam os bastidores deste universo em plena atividade. Mas muitas pessoas que trabalham e estudam não puderam conhecer. Por isso, atendendo a milhares de pedidos, nós abriremos as portas da casa dos mais de 400 personagens da Turma da Mônica em dezembro e janeiro”, comemora o diretor da Mauricio de Sousa AO VIVO, Mauro Sousa.

A visitação tem 90 minutos de duração e capacidade para receber simultaneamente 40 pessoas. Os ingressos custam a partir de R$ 75,00 (meia-entrada), R$ 150,00 (inteira) e há ainda a opção de combos com desconto para famílias ou grupos e ainda desconto de 30% para pagamento com o Cartão Porto Seguro. Mais informações e vendas estão disponíveis no site.

 

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2019 será o ano da flexibilidade e da escolha pela colaboração

Por Pierre Rodríguez *

O vídeo tornou-se o mainstream das comunicações. Você pode ter ouvido essa afirmação em anos anteriores, mas, quando olhamos para 2019, veremos as plataformas de colaboração Video-as-a-Service (VaaS) consolidadas e por toda parte. Temos o Microsoft Teams, Skype for Business, Zoom, BlueJeans, entre várias outras plataformas, que são muito sólidas e já fazem parte da rotina das pessoas no trabalho, principalmente pela facilidade de uso e experiências positivas por parte dos usuários. O desafio, no entanto, será decidir qual será a plataforma ideal para você.

A videoconferência e a vídeo colaboração estão ajudando organizações e suas equipes a se conectarem e colaborarem para resolver problemas de maneira significativa. Ou seja, agora, mais do que nunca, precisamos nos conectar com nossas equipes e colegas ao redor do mundo rapidamente e por meio de todos os tipos de dispositivos. Por isso, o vídeo será a via que tornará a interação entre as pessoas cada vez mais produtiva e da maneira mais humana possível.

Isto se comprova pelos estudos sobre o mercado de videoconferência. Segundo pesquisa da Credence Research, consultoria especializada neste mercado, o mesmo deverá atingir o volume de US$ 7,76 bilhões até 2022. Em outro estudo, o da Frost & Sullivan, consultoria de estratégia e pesquisa de mercado, a videoconferência ganha cada vez mais a atenção das empresas em todo o mundo, sendo que o Brasil é o país com a maior fatia (45%) dos usuários da América Latina.

A adesão por vídeo cresce na proporção em que salas e espaços surgem cada vez mais abertos, conectados, coordenados, requerendo uma experiência de usuário mais imersiva, interativa, onde todos podem ouvir, colaborar, sonhar e criar juntos, mesmo se não estiverem no mesmo lugar.

À medida que as culturas de trabalho continuam a mudar para serem mais flexíveis e móveis, as pessoas esperam poder se conectar de onde quer que estejam ao longo do dia. Um dia típico pode ser uma videoconferência inicial antes de sair de casa, conectar-se no trajeto ao local de trabalho e passar um tempo em uma interconexão de salas de reunião e de conferência, via plataformas VaaS e às mesas pessoais durante todo o dia.

Além do vídeo, a qualidade de áudio igualmente faz toda a diferença, pois será fundamental para a realização bem-sucedida de uma reunião, de um trabalho colaborativo. Isto definirá se você vê seu tempo dedicado a reuniões como produtivo, flexível e otimizado.

O ano de 2019 terá tudo a ver com a flexibilidade das experiências em chamadas e conferências em vídeo, bem como com os dispositivos e as plataformas que permitem que você escolha seu aplicativo e espaço para reuniões, seja ele pequeno, médio ou grande, com acesso apenas por um toque, via nuvem, de qualquer lugar e a qualquer momento.

 

*Pierre Rodríguez é vice-presidente da Polycom para América Latina e Caribe



Samsung ganha 30 prêmios de inovação na CES 2019 por Design e Engenharia de Destaque

CES

A Samsung foi reconhecida por 30 de suas inovações em produtos e foram vencedoras do CES 2019 Innovation Awards. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Entre os prêmios está o Best of Innovations, renomado programa que homenageia dispositivos e serviços com design e engenharia excepcionais em tecnologia de ponta.

Os prêmios destacam a tradição de conquistas da Samsung no desenvolvimento de inovações que impulsionam a indústria. Este ano, os premiados da Samsung abrangem uma série de categorias: Exibição Visual, Fitness, Esportes e Biotecnologia, Acessórios Sem Fio para smartphone, Casa Inteligente, Realidade Virtual e Aumentada, Hardware, Componentes e Periféricos, Áudio / Vídeo para Veículos, além de Sustentabilidade e Eco-Design.

“Fizemos investimentos significativos nas áreas de 5G, IoT e IA durante o ano. É uma honra sermos reconhecidos em nossa constante busca por ajudar os consumidores e a indústria a fazer o que não podia ser feito antes”, afirma Tim Baxter, Presidente e CEO da Samsung Electronics na América do Norte. “Estou muito orgulhoso da criatividade, da energia e da abordagem inovadora da equipe para levar as melhores soluções ao mercado.”

A seguir, detalhes sobre uma seleção de produtos premiados da empresa:

Samsung Galaxy Note 9 – A série Galaxy Note é reconhecida há muito tempo pelo lançamento das mais recentes inovações da Samsung. O superpoderoso Galaxy Note 9 compõe essa tradição com um smartphone premium que oferece desempenho durante todo o dia. Com uma poderosa bateria que dura o dia inteiro, uma nova S Pen com conectividade Bluetooth Low-Energy, a câmera mais inteligente da Samsung e até 1 terabyte de armazenamento, o Galaxy Note 9 é o telefone poderoso o suficiente para acompanhar uma vida agitada.

Samsung Galaxy Tab S4 – Um tablet Android 2 em 1 desenvolvido para pessoas que querem fazer mais em movimento. O Samsung Galaxy Tab S4 ajuda o usuário a trabalhar de forma mais inteligente, mantendo sua produção nos níveis mais altos. Com o Samsung DeX, bateria mais duradoura, S Pen aprimorada e quatro alto-falantes sintonizados pela AKG, este novo tablet facilita a produtividade e o entretenimento mais imersivo – a qualquer hora, em qualquer lugar.

Samsung Galaxy Watch – Um smartwatch premium e poderoso para quem quer fazer de tudo sem deixar de lado a boa aparência. Sua bateria de longa duração e conectividade LTE proporcionam aos consumidores uma experiência verdadeiramente autônoma. Com a moldura rotativa exclusiva da Samsung e uma linha mais robusta de opções de estilo, o consumidor tem um relógio inteligente parecido com um tradicional e que também é intuitivo para usar.

Com mais de 39 atividades e exercícios monitorados e novos recursos de gerenciamento do sono e do estresse, o poderoso smartwatch mantém os consumidores focados em seus objetivos de saúde e bem-estar.

Carregador Sem Fio Duplo – Combinando o Suporte de Carregamento Rápido Sem Fio e o Carregador Sem Fio, este acessório 2 em 1 permite aos usuários carregar o smartphone rapidamente e ao mesmo tempo com outro aparelho ou portátil compatível com a tecnologia Qi. O carregador elimina a necessidade de se atrapalhar com cabos sempre que precisar recarregar as baterias dos dispositivos, enquanto o suporte integrado oferece acesso fácil à tela do smartphone.

Samsung DeX – O Samsung DeX oferece aos usuários uma experiência semelhante a um PC diretamente a partir do Samsung Galaxy principal. Basta conectar o dispositivo móvel a um monitor externo ou alterar uma configuração no Galaxy Tab S4. O DeX permite que os usuários usem seu smartphone ou tablet como um touchpad ou teclado.

O DeX também oferece “modo duplo”, para que possam continuar usando o smartphone ou tablet enquanto trabalham no monitor externo, seja participando de um bate-papo por vídeo ou desenhando e fazendo anotações. Os usuários do Note 9 também podem usar sua S Pen para avançar os slides enquanto estiverem no modo DeX em uma tela maior.

SmartThings Tracker – Um pequeno e leve dispositivo de rastreamento por GPS conectado por uma rede LTE-M4 que ajuda os usuários a acompanhar com mais rapidez e precisão o que é mais importante. Seja uma bolsa de ginástica perdida na escola ou um animal de estimação que pode ter ido para muito longe de casa, seus itens podem ser facilmente rastreados em tempo real através do aplicativo SmartThings da Samsung, compatível com Android e iOS.

Pais e filhos também podem usar o SmartThings Tracker para se manter conectados, enviando uma notificação de localização ao aplicativo SmartThings, que alerta o restante da família sobre sua localização. Além disso, como é compatível com o SmartThings, o SmartThings Tracker pode ser usado como um sensor de chegada, acionando automações como o acendimento da luz de varanda quando o dispositivo está dentro do alcance.

HMD Odyssey+ – Óculos de realidade mista do Windows fascina os usuários com detalhes nítidos e que oferecem conforto para que os usuários fiquem imersos em seus jogos e conteúdos favoritos. Além dos visores Super AMOLED, o HMD Odyssey+ apresenta uma nova tecnologia de exibição chamada Anti-Screen Door Effect (anti-SDE), para que os jogadores não precisem mais se preocupar com tonturas e exibições distorcidas.

O design premium do HMD Odyssey+ é perfeitamente complementado pelo áudio rico em detalhes com a tecnologia AKG, incluindo som espacial de 360°, bem como campo de visão de 110° – tudo para proporcionar uma experiência de usuário mais fluida e real.

Samsung Galaxy A6 – Para quem quer tirar mais proveito de um smartphone mais acessível, o Galaxy A6 possui tela imersiva, câmera poderosa e um novo nível de comodidade. Com um Display Infinito Super AMOLED que dá vida ao conteúdo em cores ricas e brilhantes, além de suporte para armazenamento expansível de até 512 GB, o Galaxy A6 oferece muito espaço para vídeos, músicas e arquivos.

As câmeras frontais e traseiras de 16MP permitem aos usuários fazer fotos e selfies impressionantes, e a abertura F1.7 na câmera traseira ajuda a manter as imagens nítidas e claras em ambientes com pouca luz.

Samsung DDR4 RDIMM de 256 GB 3DS – O módulo de memória DDR4 mais rápido e de maior densidade da indústria para as plataformas de servidor corporativo da próxima geração é habilitado com as melhores soluções de infraestrutura para consumidores de alta densidade e alto desempenho, além de consumo de energia extremamente baixo (15 watts a 1,2 V).

Armazenamento Flash Universal Samsung de 512 GB – O primeiro armazenamento flash universal embutido (eUFS) de 512 gigabytes da indústria para sistemas automotivos de A/V e dispositivos móveis de última geração, usando os novos chips V-NAND de 512 gigabits de 64 camadas da Samsung. O pacote eUFS de 512 GB transfere um videoclipe de alta definição equivalente a 5 GB para um SSD em cerca de seis segundos, mais de 8 vezes mais rápido do que um cartão microSD comum.

Samsung NVMe Z-SSD de 3,84TB – O SZ1733 oferece um novo nível de armazenamento para supercomputação voltada a análise de IA, big data e aplicativos IoT, usando os novos chips Z-NAND da Samsung, que proporcionam desempenho de leitura de célula 10 vezes maior que os chips V-NAND de 3 bits.

Samsung LM302S – A plataforma de iluminação mais moderna e orientada às necessidades do usuário até o momento foi concebida para melhorar a eficiência do trabalho ao proporcionar um ritmo circadiano (ciclos de sono/vigília) mais saudável ao longo do dia, promovendo a continuidade entre o dia e a noite, além de um sono saudável.

Série Samsung SSM-U – Um novo tipo de módulo inteligente com uma série de minúsculos sensores que funcionam por radar. Maior sensibilidade de detecção que sensores convencionais, além de transmissão invisível, para maior flexibilidade de design em iluminação residencial inteligente. A série SSM-U pode detectar movimentos sutis e transmitir o sinal para outros componentes, de modo a controlar a iluminação no momento certo.

 

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Coluna do Carsughi – Palmeiras, Barraco na Libertadores e Fórmula 1

Na coluna de hoje Claudio Carsughi fala da conquista do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras, da confusão do jogo da final da Libertadores entre o Boca e o River e da última prova da Fórmula 1.

Carsughi coloca em dúvida as previsões de que Hamilton, piloto da Mercedes e campeão de 2018 antecipadamente, poderá se tornar o maior piloto de todos os tempos nos próximos anos. Saiba porquê vendo agora a Coluna do Carsughi.

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Markswell Coelho é o novo CEO da OGASEC

A OGASEC anuncia Markswell Coelho como novo CEO. Estudioso do tema Inteligência Artificial aplicado ao sucesso das pessoas e empresas, Coelho traz sua expertise à empresa, bem como sua experiência como negociador que captura resultados positivos com clientes, em multi indústria.

Executivo com mais de 20 anos de experiência em liderança, Coelho teve atuação destacada como CEO, COO e CTO em inovadoras dos setores de tecnologia, finanças e logística como Blockchain of Things, Oracle e TAM. Pós-graduado pelo Insper, MBA Executivo; Especialista em Liderança de Empresas de Serviços pela Harvard Business School e Pensamentos Exponenciais pela Singularity University.

“Acompanhei de perto a trajetória da OGASEC, desde o momento da fusão entre Aker e N-Stalker e acredito muito na companhia e em suas soluções por serem aderentes às demandas do mercado. Deixo minha experiência em coaching e mentoria de times à disposição da companhia, parceiros e colaboradores para que juntos possamos potencializar os resultados”, afirma Coelho.

“Markswell chega para liderar a empresa com uma missão clara: ampliar parcerias e construir novas ofertas de produtos. Por ser um profissional com vasta experiência executiva e relacionamentos sólidos no setor, ele tem a bagagem necessária para ter êxito neste desafio.” – Afirma Rodrigo Fragola, Co-Founder e Membro do Conselho da OGASEC.

 



Exposição interativa aborda a evolução da tecnologia e a transformação da sociedade

Cada vez mais, a arte e a tecnologia convivem e se complementam.  [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Atenta a essa tendência, com o objetivo de retratar os 50 anos de atuação fundamental no mercado brasileiro, uma vez que participou dos principais acontecimentos tecnológicos do País, a NEC, multinacional de origem japonesa, lança mão da expressão artística para contar essa história cheia de desafios e de sucesso.

De 27 de novembro a 02 de dezembro, na JAPAN HOUSE São Paulo, acontece a NEC CONTINUUM, uma mostra que reúne uma série de instalações, representando, primeiramente, a evolução dos 119 anos da empresa no mundo e, em seguida, o cinquentenário da companhia no Brasil.

Ao chegar à sala localizada no primeiro andar da JAPAN HOUSE São Paulo, o visitante é recepcionado com uma linha do tempo pautada em evoluções tecnológicas, que se tornam tangíveis por meio de experiências sensoriais capazes de despertar emoções. O ambiente mostra desde a invenção do telefone, em 1875, passando pelos lançamentos do cinematógrafo, da televisão e do conceito do algoritmo, até chegar aos dias de hoje, com a biometria atuando na transformação da sociedade.

O cinquentenário de contribuições da companhia no Brasil, por sua vez, estará presente em cinco instalações que apresentam as inovações tecnológicas das cinco últimas décadas, como o conceito C&C (Comunicação e Computação), a implantação da ligação direta à distância (DDD), o conceito da comutação, a chegada do primeiro supercomputador trazido pela NEC à América Latina, a popularização da tecnologia nas telecomunicações e no entretenimento, e a integração de sistemas voltados à sociedade, sucessivamente.

Segundo Masazumi Takata, presidente e CEO regional da NEC para a América Latina, a organização sempre olhou para a operação brasileira como extremamente estratégica, tanto por seu potencial como mercado quanto pela oportunidade de implementar projetos em vários segmentos, como as telecomunicações, segurança, entre outras.

“O Brasil é um país que, independentemente das dificuldades que surjam, sempre está em crescimento, seja na área de infraestrutura ou no fortalecimento dos sistemas de segurança, por exemplo. Ao longo desse período, o relacionamento com os clientes e, consequentemente, com a sociedade local, fez desses 50 anos um marco tão importante para nós”, destaca o executivo.

Para presentear a comunidade, a empresa tomou a iniciativa de expor uma mostra que vai além das inovações tecnológicas, ressaltando, acima de tudo, que a expansão da tecnologia só tem valor quando integra sistemas e entrega benefícios para as cidades e os cidadãos, em forma de segurança, proteção, eficiência e igualdade de oportunidades. Tudo é continuamente transformado pela capacidade de experimentar, criar, num CONTINUUM em que nada está determinado.

Serviço:

Mostra NEC CONTINUUM

Data: De 27 de novembro a 02 de dezembro de 2018

Horário: De 27 de novembro a 1° de dezembro, das 10h às 22h. No dia 02 de dezembro, das 10h às 18h

Local: JAPAN HOUSE São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52, 1° andar – Bela Vista, São Paulo – SP

 

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O valor do cliente insatisfeito

Por Ricardo Gorski *

A popularização da tecnologia mudou completamente a maneira de nos relacionarmos com o mundo. Para o varejo, essa mudança impactou o hábito,  o perfil do consumidor e a tendência é que as compras migrem cada vez mais para o ambiente online. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) afirma que, até 2020, o número de clientes visitando lojas físicas cairá em 35%.

Munido de smartphones, poderosa ferramenta de acesso à informação, o consumidor de hoje ficou mais exigente. Antes de tomar sua decisão de compra, ele pesquisa a qualidade dos produtos, compara preços, avalia serviços e investiga a reputação da empresa, tudo com poucos cliques, e chega abastecido de informações e com altas expectativas.

Atender expectativas tão altas não é fácil e, para os e-commerces, carro chefe das promoções de Black Friday, o desafio é ainda maior. Um levantamento da Adyen aponta que o ecommerce brasileiro triplicou o número de transações durante a temporada, em relação à semana anterior de vendas. Isso significa que, seja qual for a estratégia de pós-venda da empresa, ela precisa estar três vezes mais preparado.

Um grande erro de muitos e-commerces é não ter um planejamento para lidar com clientes insatisfeitos, ou tratá-los como perdidos. O cliente detrator, aquele que não teve uma boa experiência de compra, é uma fonte rica de informações e um valioso ativo para diagnosticar onde estão os gargalos da operação. E é ele, normalmente, quem entra em contato proativamente com o atendimento.

Neste cenário, o pós-venda eficiente é fundamental e é o primeiro passo para reconquistar o comprador frustrado, que precisa, antes de qualquer coisa, ser ouvido. Na ausência de um contato fácil com a empresa, o cliente pode facilmente compartilhar sua frustração nas redes sociais ou  formalizar uma reclamação em órgãos de defesa ao consumidor. Em média,a Black Friday de 2017 gerou 100 queixas por hora no site Reclame Aqui.

Facilitar o contato com o atendimento é um bom começo. E é preciso lembrar que o consumidor atual é digital e pode entrar em contato pelo telefone, por e-mail, por mensagem instantânea ou por redes sociais. Então, para não perder nenhuma informação relevante desse processo, o caminho é investir em um bom CRM que integre todas as interações, agrupe as mensagens e transforme a comunicação em uma experiência fluida e ininterrupta para estabelecer um bom relacionamento. Já existem tecnologias simples que fazem isso e transferir a reclamação de setor em setor culpando o sistema já não cola mais.

Ouvida a reclamação, outro ponto importante é garantir a agilidade dos procedimentos para promover resposta e resolução ao problema. Nesse ponto, uma tecnologia recente e muito bem aceita é o chatbot. Dúvidas simples e tarefas mecânicas, como solicitação de comprovante ou mudança de endereço, podem ser facilmente realizadas pelo robô de atendimento, garantindo que o tempo dos funcionários seja dedicado ao que é mais humano: a empatia.

Essa empatia é importante para promover algo que a automação não é capaz de realizar sozinha, uma experiência. Quanto mais exclusiva ela for, mais chances a empresa tem de reconquistar o cliente e transformá-lo em promotor da marca. Aqui, tecnologia e força humana devem trabalhar em conjunto para levantar dados importantes sobre esse cliente e identificar qual experiência será mais significante para ele.

Para garantir essa interação, é crucial a escolha de parceiros experientes que implementem os sistemas de forma a contribuir com o negócio. Cada cliente tem expectativas e necessidades únicas, e não há uma fórmula mágica para criar experiências.

A melhor maneira é manter um relacionamento estreito com o seu consumidor, usar as tecnologias como aliadas à equipe de atendimento e aproveitar todas as interações do cliente com a empresa para entender o que ele precisa. Dessa maneira, a empresa estará pronta para surpreender o consumidor e destacar-se em meio a todas as ofertas online, especialmente durante a Black Friday.

* Ricardo Gorski é Diretor-Geral da iLink Solutions



SP Tech Week reunirá mais de 250 eventos de inovação pela cidade

SPTW

Entre os dias 24 e 30 de novembro, a capital paulista recebe a quarta edição da São Paulo Tech Week (SPTW), festival que estimula a geração de negócios e a formação de novos talentos para o setor de tecnologia, posicionando a cidade como hub global de inovação. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Neste ano, a programação conta com mais de 250 eventos distribuídos por toda cidade em mais de 20 temáticas diferentes, incluindo varejo, moda, mercado financeiro e indústria 4.0, assim como atividades ligadas às novas tecnologias, como drones, inteligência artificial, internet das coisas, blockchain e realidade virtual.

O festival deste ano destaca-se pelos eventos organizados por instituições e câmaras de comércio internacionais, vindas de países como França, Reino Unido, Estados Unidos, Noruega, Suécia e Canadá, que organiza a primeira edição da The House of Canada, promovendo 14 palestras na cidade.

Na visão de Juan Quirós, presidente da SP Negócios e responsável pela iniciativa, a SPTW é uma grande oportunidade para São Paulo mostrar para o mundo todo o seu potencial de inovação, considerando a densidade de startups, aceleradoras, investidores e talentos na cidade. “O festival já se consolidou como um dos maiores do mundo e atrai cada vez mais a atenção de empresas estrangeiras, interessadas em investir na capital paulista como ponto de partida para fazer negócios na América Latina”, analisa Quirós.

Confira abaixo os destaques do festival:

CASE
O CASE é o evento âncora do festival e acontece nos dias 29 e 30 de novembro no Centro de Eventos Pro Magno, com expectativa de mais de 5 mil participantes de todo Brasil e mais de 150 palestras em 6 palcos simultâneos, tendo a participação de CEOs de startups consolidadas e aceleradoras internacionais.

SPIN SUMMIT
O SPIN Summit Brazil 2018 é um evento de inovação e tecnologia, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no AMCHAM Business Center. A atividade reunirá representantes de Brasil, Estados Unidos e Israel, principalmente profissionais C-Level, como CEOs, CTOs, presidentes, startups, mercado financeiro e investidores.

SP Elevator Pitch
A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) realiza, pela primeira vez, o “SP Elevator Pitch”, em parceria com a SP Negócios e patrocínio master do Santander. A iniciativa acontece no dia 26/11 e promove uma competição entre 40 startups brasileiras, que farão seu elevator pitch para investidores brasileiros e canadeneses dentro do elevador do Farol Santander, um dos prédios mais icônicos de São Paulo.

B2B Tech Summit
O B2B Tech Summit tem como finalidade compartilhar conhecimentos e melhores práticas sobre investimento em tecnologia e insights de inovação. O evento acontece no dia 28 no Instituto Tomie Ohtake e trará ao participante uma visão esclarecedora quanto às oportunidades de negócio em tecnologia numa perspectiva global.

Adtech Awards
O Distrito e a Latam Founders Network se uniram para lançar a primeira premiação para startups de publicidade, marketing e social media do Brasil. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 26, às 18h, em Pinheiros.

Design Thinking Conference
Grandes nomes do design nacional e internacional estarão presentes na segunda edição da DT Con para discutir como o design thinking pode alavancar a criação de futuros desejáveis nas organizações e na sociedade. O evento acontecerá nos dias 26 e 27, no espaço da escola britânica EBAC e espera receber mais de 300 participantes.

Construsummit
Grandes profissionais do mercado nacional e internacional estarão presentes para debater os impactos da tecnologia e da inovação na indústria da construção civil brasileira. Ao longo de dois dias, 28 e 29, a segunda edição do Construsummit vai unir o que há de mais inovador na indústria da construção no Holiday Inn Anhembi.

Destaques internacionais
No dia 28/11, a Business France, agência de inovação da França, organiza o Reveal & Invest Day, com palestras e competição de startups para empresas francesas e brasileiras. Já no dia 27 acontece o Norway Tech Day, evento que promove oportunidades de negócios entre Brasil e Noruega, com foco em tecnologia e internet da coisas (IoT) e o Brazil-UK Tech Connect, evento promovido pela Consulado Geral Britânico, contando com oportunidades de negócios envolvendo mercado de tecnologia do Reino Unido.

Animação e games
Acontece no dia 24 o Expo Certer Norte o ANYMOTION Festival 2018, o maior encontro de motion designers e animadores da América Latina. Para quem é fã de games vale conferir o IGLOO GGBI – GREENK & GAME & BEER & INOVATION, evento que acontece no dia 27 e reúne palestras sobre mercado de games e tecnologias verdes, desafios de programação, oficina de cosplay e pitch de startups.

Protagonismo feminino
No dia 24, acontece o WoMakersCode Bootcamp, evento voltado para a capacitação e empoderamento da mulher na tecnologia. No dia 26, acontece o evento “Como mulheres podem hackear o sistema e assumir posições de destaque em empresas de tecnologia” e nos dias 27 e 30, o público poderá participar do Workshop de Autoconfiança, curso realizado pelo Programa ELAS, dedicado a desenvolver protagonismo de mulheres no mercado de inovação.

Impacto social
A TechWeek recebe dois Workshops de validação do VaiTec, voltado a formação de jovens empreendedores da periferia, sendo 27 a 29 na FATEC Itaquera e 28 a 30 no CEU Casa Blanca, no Jardim Paulista. No dia 28 acontece o TECH’n’GOOD acontece no Estação Hack – Facebook, que traz cases de empreendedores sociais que usam a tecnologia como vetor para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Competições & Hackathons
Nos dias 24 e 25 .de novembro acontecem duas competições: o Mãe Terra Hack, na sede na Unilever, com objetivo de gerar que favoreçam a democratização dos produtos naturais e orgânicos da marca; e o Startup Weekend Legal Tech que promove a criação de novas soluções para problemas complexos do mercado jurídico. No dia 30 acontece HACKAMERICAS, que promove soluções para que transporte público contribua para que as cidades se tornarem mais sustentáveis e conectadas.

Serviço:

4ª Edição São Paulo Tech Week

Quando: de 24 a 30 de novembro de 2018

Onde: São Paulo/SP

Informações: no site

 

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Cuidados com a Black Friday 2018

Por André Lopes Martins*

A Black Friday é anualmente comemorada sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Obedecendo ao calendário norte-americano, país no qual se originou, ela é realizada sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, que, por tradição centenária, é sempre celebrado na 4ª quinta-feira desse mesmo mês.

A data e seu nome contam com diversas teorias acerca de sua origem e motivação. Entretanto, todas essas teorias convergem no sentido de que o período marca o início da temporada de compras de Natal, com promoções substanciais em todas as espécies de lojas e comércios, especialmente os varejistas, físicos ou online, tornando-se dia de enorme incremento no faturamento dos negócios.

A atratividade e popularidade da Black Friday decorrem do fato de que muitos dos descontos oferecidos pelos lojistas são considerados pelos consumidores como superiores, mais benéficos e mais atrativos do que aqueles concedidos por ocasião do próprio Natal, razão pela qual aproveitam a ocasião para também adiantar as compras de seus presentes natalinos.

A data espalhou-se pelo mundo, face ao seu evidente apelo comercial. No dia, lojas abrem mais cedo e fecham mais tarde; sites de vendas têm movimento multiplicado, tudo diante do maior número de consumidores interessados nas ofertas. O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer lojista, virtual ou físico, pode fazer promoções com o nome Black Friday.

No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu no ano de 2010. A de 2018 ocorrerá no dia 23 de novembro. A data, todavia, exige atenção, tanto dos lojistas quanto dos consumidores.

Já houve relatos no Brasil, por exemplo, de comerciantes que aumentaram deliberadamente o preço dos produtos antes da Black Friday para, no dia do evento, anunciá-los por um preço mais baixo, induzindo o consumidor a acreditar que estava fazendo uma boa compra.

Atento a esta questão, visando impedir tais práticas fraudulentas, o Procon de diversos Estados, além de sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov,, fornecem informações acerca de estabelecimentos com restrições e reclamações referentes à esta época do ano. Assim, é sempre recomendável, antes de finalizar a compra, pesquisar sobre o histórico do fornecedor, e se a empresa em questão respeita ou não o consumidor.

Neste aspecto, o Procon-SP divulga desde 2013 uma lista de empresas online não confiáveis, cujos sites devem ser evitados, por já terem sido objeto de reclamações de consumidores e, mesmo após notificadas pelo Procon, não responderem, ou não terem sido encontradas.

Para as compras online, outro exemplo interessante é o selo Black Friday Legal, concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), iniciativa que reúne diversas empresas nacionais, inclusive as de grande porte. Esse selo identifica os fornecedores (lojistas, produtores, etc.) que aderiram ao Código de Ética da Câmara e que têm comprometimento com o integral cumprimento das disposições de defesa do consumidor.

Mas mais importante é saber que na Black Friday, em empresas físicas ou online, para garantia dos consumidores e lojistas, o Código de Defesa do Consumidor é integralmente aplicável.

Assim, para compra realizadas fora do estabelecimento comercial, ou não presenciais (internet, telefone, via catálogo ou em domicílio), o consumidor sempre terá o prazo de 7 (sete) dias, contados do recebimento do produto ou do serviço, para arrepender-se da compra, sem ônus e sem necessidade de justificativa, nos termos do artigo 49 do CDC. Isso porque, nessas hipóteses, o consumidor não teve condições de avaliar mais aprofundadamente o produto ou o serviço na hora da aquisição.

Nesses casos, o reembolso ao consumidor deve ser imediato e integral, ou seja, além de tudo o que pagou, o consumidor dever receber de volta todo e qualquer custo extra, como fretes, taxas de entrega ou de instalação, entre outros.

É altamente recomendável, em caso de arrependimento, que o consumidor documente, ou seja, registre o seu desejo pela devolução do produto adquirido, via escrita. Já nas aquisições feitas em lojas físicas, o fornecedor não é obrigado a efetuar a troca de produtos ou serviços por mero arrependimento do consumidor.

Em pontos de venda físicos ou online (nesta última, não sendo caso de arrependimento) mesmo na hipótese de defeitos, o fornecedor não é obrigado a substituição imediata, tendo o prazo de 30 (trinta) dias para os reparos necessários. No entanto, não consertado o produto ou o serviço nesse prazo, o consumidor pode exigir a substituição do bem por outro idêntico em perfeitas condições, a devolução integral do valor pago atualizado (sem prejuízo de eventuais perdas e danos) ou o abatimento proporcional do preço, tudo nos termos do artigo 18 do CDC.

As lojas não são obrigadas a efetuar a troca voluntária de produtos e serviços, como no caso do consumidor não gostar da cor de um presente, por exemplo. Entretanto, a troca por conveniência tornou-se política comercial largamente aceita pelo mercado, na busca de cativar clientela.

Por fim, é essencial que consumidores e lojistas tenham relacionamento transparente, fundado no respeito mútuo e às regras do CDC, em especial as que preveem o atendimento facilitado, eficaz e adequado; a publicidade verdadeira, com informações completas das condições reais e integrais do negócio; a existência de mecanismo seguro de pagamentos e proteção de dados; o cumprimento dos prazos de entrega prometidos; a vedação de propaganda e práticas enganosas ou abusivas.

 

*André Lopes Martins é sócio do escritório Guimarães & Lopes Martins Advogados Associados, especialista em Direito Processual Civil e em Direito do Consumidor



Que tal curtir a temporada de férias na neve?

Tilis

Com a chegada das férias escolares, muitos pais procuram opções diferentes de viagem com os filhos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A vila de Engelberg, na Suíça Central, a apenas 40 minutos de Lucerna, é uma ótima opção de divertimento para quem planeja uma viagem com os pequenos. O destino não é apenas um local de esportes de neve e oferece muitas outras atividades que garantem diversão e encantamento para toda a família.

Não tem como ir ao Monte Titlis acompanhado das crianças e não visitar o Parque de Neve, ao lado do hotel Trübsee Alpine Lodge. O local oferece muitas possibilidades de diversão. A descida na pista de neve em uma boia de borracha costuma ser a brincadeira favorita dos pequenos, que podem descer sentados, deitados, de frente ou de costas.

Já pensou em pilotar uma moto de esqui? Lá o esporte é praticável, inclusive por crianças de até 10 anos de idade (desde que acompanhadas dos pais). Esta é uma boa opção para uma família mais aventureira, que ainda pode aproveitar a adrenalina e andar todos juntos pela Titlis Cliff Walk, maior ponte suspensa da Europa, além de tirar fotos com uma vista surpreendente.

Outra opção inesquecível é a trilha da geleira, que começa na estação do TITLIS Rotair (um dos únicos bondinhos com cabine giratória no mundo) e vai até o mirante Stotzig Egg. Com uma pequena e emocionante caminhada sobre a neve branca e fofa, é possível chegar ao mirante e, deste ponto, observar os picos nevados próximos e distantes que compõem os Alpes.

Em uma viagem pela Suíça Central, o entretenimento não fica só nas montanhas cobertas pela neve. O Globi-Expres, trem da linha Zentralbahn, que conecta as cidade de Lucerna e Engelberg, oferece muita diversão e emoção para todos. Durante o passeio, Globi, que é o personagem e atração principal, interage com as crianças e promove atividades recreativas, com muitos desenhos, revistas em quadrinhos e histórias.

E são muitas boas opções de hospedagem:

TITLIS RESORT: Um complexo para aqueles que preferem ter o seu próprio espaço de forma mais independente durante as férias, além da proximidade com a entrada principal da montanha. O empreendimento oferece apartamentos para locação totalmente equipados, para estadia mínima de três noites. As configurações vão desde estúdios até apartamentos com 4 quartos, para um grupo mais numeroso e para aqueles que querem relaxar. Também possui um spa, com massagens e tratamentos para o bem-estar.

TRÜBSEE ALPINE LODGE: Para quem desejar esquiar na primeira neve da manhã e vivenciar um clima de um típico hotel alpino no meio da montanha, a dica é hospedar-se Trübsee Alpine Lodge. O hotel possui uma decoração típica e charmosa dos vilarejos suíços e que proporciona ao viajante uma calorosa experiência local. O empreendimento dispõe de 37 exclusivos apartamentos e um restaurante com delicioso menu tradicional suíço.

HOTEL TERRACE: O Terrace é um hotel 3 estrelas superior com pacotes de esqui em sistema de meia pensão com menu de 3 tempos + teleférico incluído. O hotel tem uma vista deslumbrante para todo o Vale de Engelberg, amplo terraço ensolarado e 170 acomodações divididas em Standard e Standard Plus, que acomodam até três pessoas.

Para mais informações acesse o site.

 

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Conheça cinco curiosidades sobre os malwares

malware

Com a criação de um novo tipo de malware a cada 8 segundos, as ameaças digitais se transformaram em um problema grande tanto para usuários domésticos quanto para empresas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Para essas últimas, os prejuízos podem chegar a US$ 359 bilhões por ano. “Quanto maior o índice de uso de software não licenciado, maior a chance de uma infecção por malware”, explica o country manager da BSA| The Software Alliance, Antonio Eduardo Mendes da Silva. “Softwares originais têm upgrades contínuos, antivírus confiáveis e atualização automática que mantêm sua empresa e seus dados seguros de ameaças digitais”, completa.

Entenda um pouco mais a respeito de malwares:

– Malware é a abreviação de “Malicious Software”, ou seja, uma ameaça digital instalada sem consentimento, escondida em links, mensagens de e-mail ou programas oferecidos “sem custos”.

– Quanto maior o índice de uso de software não licenciado, maior a chance de uma infecção por malware: ao usar softwares sem licença, malwares podem se instalar no computador e roubar senhas e keyloggers, mascarar aplicativos bancários, redirecionar seu navegador para sites maliciosos e permitir que hackers acessem seu sistema.

– Uma em cada três empresas tem a chance de encontrar ameaças quando obtém ou instala programas ou pacotes de software irregulares.

– Uma nova ameaça de malware é criada a cada oito segundos: as empresas demoram até 243 dias para detectar um ataque e outros 50 para resolvê-lo.

– Os custos por computador infectado podem chegar a US$ 10 mil.

 

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Quatro razões pelas quais sua jornada de transformação digital não avança

Por Kavin Dunne *

As conversas sobre a Transformação Digital e seus benefícios dominaram as conversas entre os CIOs nas organizações por quase uma década. Mas, no ano passado, este assunto tomou um rumo surpreendente.

Considere o seguinte: em junho de 2018, a IDC anunciou que “58% das organizações estão em um impasse digital” e em março de 2018, a HBR abordou as falhas da transformação digital de alto nível como na GE, Nike, Procter & Gamble e Ford.

E as más notícias não pararam por aí. Em 2017, a Fujitsu descobriu que uma em cada quatro organizações sofreu uma falha em seu jornada de transformação digital, ao custo médio de US$ 655 mil – enquanto uma pesquisa da Wipro Digital revelou que 20% dos executivos acreditam que as transformações digitais são perda de tempo. Talvez porque apenas 10% dos participantes da pesquisa conseguiram afirmaram ter executado com sucesso pelo menos 75% de sua estratégia.

Mas, o que exatamente está acontecendo para que tantas organizações enfrentem barreiras quando se trata de transformação digital? E o que você pode fazer para contrariar a tendência? Para responder a essas perguntas, vamos dar uma olhada em quatro razões comuns pelas quais os projetos em organizações de desenvolvimento e teste de software estão paralisados e o que você pode fazer a respeito.

1) Teste não está otimizado para o desenvolvimento ágil

Se os seus esforços de desenvolvimento estão caminhando para os processos de desenvolvimento ágil e de desenvolvimento DevOps, seus esforços de teste precisam corresponder a isso. Com demasiada frequência, os testes são deixados para trás, mas essa incompatibilidade é exatamente o que pode fazer com que sua transformação digital fique paralisada.

Não otimizar o teste para esse ambiente, normalmente, se resume a dois fatores principais:

Falta de automação: se pelo menos alguns de seus testes não forem automatizados, será quase impossível acompanhar o ritmo crescente de implantações de software. Quando as implantações de software começam a se tornar uma ocorrência diária, ou mesmo de hora em hora, deve haver alguma verificação automatizada para garantir que cada nova alteração no código realmente funcione.

Acessibilidade limitada: há uma tendência entre as equipes ágeis de que tudo deve estar acessível a todos para que toda a equipe possa entender e contribuir com os esforços da equipe. No entanto, muitas equipes usam ferramentas de teste que os desenvolvedores não conseguem acessar ou entender. Para otimizar o desenvolvimento ágil e acelerar a transformação digital, você precisa de uma ferramenta que os desenvolvedores possam acessar e usar, e para que possam entender o que está acontecendo e ajudar a melhorar.

A remoção desses obstáculos em torno da automação e acessibilidade ajudará muito a incorporar os testes em todo o processo de desenvolvimento de software, em vez de operá-los em um silo. Essa integração é essencial para o sucesso do DevOps e o sucesso da transformação digital.

2) Cultura e entraves na comunicação

Muitas vezes, quando as organizações fazem a transição para práticas modernas de desenvolvimento e implantação, os líderes lutam para distribuir a tomada de decisões. No entanto, possibilitar que os principais participantes de todos os departamentos tomem decisões é essencial se você quiser mover-se rapidamente e entregar produtos em um ritmo mais rápido. Isso porque, se a organização não puder tomar decisões e planejar rapidamente, os esforços de transformação digital falharão.

Muitas organizações têm uma abordagem muito ágil para criar novos produtos rapidamente quando tomam uma decisão, mas sua abordagem geral para determinar a estratégia em alto nível, incluindo o que construir e quais são as principais prioridades da empresa, é uma indicativa de uma equipe de gerenciamento não é pronta para uma decisão de cima para baixo, ou seja, cascata.

Essa configuração pode ser problemática, pois cria um gargalo significativo e isola as pessoas que estão construindo seus produtos da estratégia de negócios, levando a uma desconexão entre o que a empresa deseja e o que a engenharia pode oferecer. Essa desconexão pode causar atrasos até que o produto seja concluído, pois as equipes esperam por uma orientação mais clara durante o desenvolvimento, quando há discrepâncias entre as expectativas e a realidade da organização.

Para superar essa desconexão e manter os esforços de transformação digital funcionando sem problemas, os negócios e a engenharia precisam estar em sintonia. Na maioria das vezes, atingir esse objetivo se resume a descentralizar a tomada de decisões e garantir que cada membro da equipe compreenda claramente o objetivo comum, para que as decisões estratégicas possam ser tomadas rapidamente em incrementos menores.

3) A arquitetura de aplicativos não está pronta para a otimização digital

Quando se trata de otimização digital para software, normalmente queremos dizer acessibilidade omnichannel que oferece aos usuários finais a capacidade de interagir com o software em qualquer canal, seja móvel, web ou em qualquer outro lugar. A obtenção desse estado omnicanal desejado geralmente se resume a ter boas APIs como base para a arquitetura do seu aplicativo.

Obter a arquitetura correta no devido lugar se mostrou difícil para muitas organizações porque elas ainda precisam construir APIs para seus softwares. Em vez disso, elas ainda têm aplicativos monolíticos que são executados em uma base de código gigante. Com esse tipo de configuração, o software deve permanecer em um padrão de versão estrito, porque uma alteração em uma área pode facilmente quebrar algo em outra área da base de código compartilhada.

Para que a arquitetura de aplicativo esteja preparada para uma verdadeira transformação digital, você precisa das APIs adequadas – o que geralmente significa começar no nível inicial com a arquitetura apropriada. Depois disso, suas equipes de desenvolvimento e de testes podem trabalhar em grupos independentes em diferentes áreas do aplicativo sem se preocupar em quebrar algo em outra área.

Essa configuração permitirá migrar serviços para a nuvem, um de cada vez, para melhorar a escalabilidade. Ela também ajudará a alcançar uma velocidade mais rápida o time-to-market, já que você pode operar em um ciclo de lançamento mais ágil, no qual novos lançamentos chegam ao mercado assim que estiverem prontos, independentemente do que esteja acontecendo em outras áreas do aplicativo.

4) Lacunas de habilidades entre testadores

Para equipes de desenvolvimento e de testes possam alcançar uma verdadeira transformação digital, o teste ágil é uma chave para o sucesso. No entanto, existem duas lacunas de habilidades-chave que frequentemente impedem que isso aconteça.

Primeiro, muitos testadores são especializados demais para operar efetivamente em um ambiente ágil. Não faz muito tempo, as organizações queriam especialistas que pudessem se concentrar em um tipo de teste. A estrutura de uma organização ágil, que normalmente inclui várias equipes pequenas, cada uma com um ou dois testadores, requer generalistas capazes de lidar com vários tipos de teste (automatizado, por desempenho, carga, APIs etc.). Dessa forma, os testadores podem realizar qualquer tipo de teste da equipe ágil.

Essa mudança na estrutura da equipe deixou muitos testadores que passaram anos desenvolvendo habilidades especializadas em ferramentas de testes muito específicas com uma grande lacuna de habilidades. Como resultado, muitas organizações precisam, então, ajudar os testadores a ampliar suas capacidades. A boa notícia é que existem várias ferramentas modernas disponíveis para áreas especializadas, como testes de carga, testes de desempenho e automação de testes, mais fáceis de serem aprendidas e implementadas pelos profissionais.

Em segundo lugar, os ambientes ágeis destacam quaisquer lacunas nas habilidades de comunicação. Em uma equipe ágil, as pessoas precisam se comunicar de forma cruzada e tomar decisões rapidamente. Quando você acrescenta a isso que muitas das equipes de hoje são distribuídas globalmente, o que significa que elas precisam contar com comunicações virtuais, qualquer obstáculo na comunicação se torna ainda mais acentuado.

Abordar essa lacuna de habilidades requer ensinar as pessoas a explicar as ideias e decisões (incluindo conceitos muito técnicos) rapidamente para pessoas com diferentes origens e habilidades, pessoalmente, bem como por meio de ferramentas de bate-papo e e-mail. Fazer isso não é fácil, mas é um dos investimentos mais valiosos que você pode fazer para manter as operações funcionando sem problemas.

Faça seu esforço de transformação digital voltar à trilha do sucesso.

Se sua transformação digital parar, você não está sozinho, mas há várias etapas que você pode seguir para recuperar seus esforços. Tudo começa por diagnosticar o motivo pelo qual você está enfrentando os desafios e, para a maioria das equipes de desenvolvimento e de testes de software, se resume a um dos quatro obstáculos descritos aqui: falha ao otimizar testes para desafios ágeis, culturais e de comunicação, arquitetura de aplicativos desatualizada e lacunas de habilidades entre os testadores.

 

* Kavin Dunne é VP de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da QASymphony



Desafios e oportunidades para a gestão de viagens corporativas

Por Victoria Gorzio*

O panorama das viagens corporativas e as experiências relacionadas a elas estão mudando, e cabe às empresas que as gerenciam saber perceber e adaptar-se a essas mudanças, ou ficar para trás.

As agências de viagens corporativas estão passando por grandes transformações e desafios que afetam a maneira como costumavam trabalhar e que incluem fatores como o uso de inteligência artificial, a forma de se comunicar com os clientes, o leque de opções tarifárias que existe hoje, a importância da personalização, a maneira de gerenciar o conteúdo e o alcance mobile, entre outros.

O viajante corporativo também está mudando. Atualmente, apenas 60% das empresas implementam políticas de viagens, 52% dos viajantes reservam suas próprias viagens e 42% preferem usar agências de viagens online, Online Booking Tools – também conhecidas como OBTs (ferramentas de autogestão de viagens) – ou sites de metabooking.

Neste ponto, é preciso considerar outro fator: a mudança geracional. O viajante de hoje quer viagens de negócios com um conceito bleisure (mistura entre trabalho e lazer), com oportunidades de entretenimento, em que possa ter tempo livre para ter experiências locais no destino em que estiver. Além disso, desejam uma interface fácil, rápida e prática de usar.

Aparecem também novos players no mercado. As startups de viagens são cada vez mais relevantes e estão ganhando terreno, e 25% das que se dedicam a viagens já estão ingressando no mundo das viagens corporativas, oferecendo soluções inovadoras.

Um estudo recente elaborado pela ARC e The Beat sobre as prioridades de investimento das agências de viagens corporativas mostra este panorama e aponta como a forma de se comunicar com os clientes também está mudando. No próximo ano, 25 das 30 empresas de viagens pesquisadas neste estudo planejam investir em soluções de centros de contato. O omnichannel é uma nova tendência em que webchats, e-mails, chamadas automatizadas e mensagens de texto agora também são meios usados para entrar em contato com os agentes de viagens.

Chatbots personalizados, como a Amanda da Amadeus, aparecem na indústria de viagens e turismo do país. Aproveitando os avanços no processamento de linguagem natural e inteligência artificial, os robôs abrem um canal automatizado de comunicação e serviço para que os clientes consultem políticas, obtenham detalhes de suas viagens em tempo real e até mesmo realizem transações de viagens, seja por meio de texto ou de sistemas baseados ​em voz como Amazon Alexa, Facebook Messenger, Slack, SMS ou canais próprios das agências de viagens.

Em relação ao uso de dispositivos mobile, o assunto já não é mais uma novidade, mas sim um requisito mínimo para as agências de viagens corporativas. As oportunidades são infinitas, e vão desde a inclusão de informações de itinerários em tempo real, hotéis reservados, voos, transporte terrestre, alertas sobre voos e capacidade de registro e informações sobre destinos.

Por sua vez, o conteúdo segue sendo fundamental. A iniciativa NDC da IATA, que algumas das maiores companhias aéreas do mundo estão começando a adotar e escalar, promete melhorias e reconhecimentos corporativos, acesso a conteúdos adicionais não GDS e uma experiência varejista mais dinâmica e personalizada.

Muitas agências de viagens corporativas reconheceram o impacto que estas tendências no comportamento do consumidor e as alterações demográficas associadas ao desenvolvimento humano e tecnológico têm em seus negócios. Melhorar a produtividade dos agentes e proporcionar um atendimento humano de mais contato passou a ser parte da oferta básica para atender às demandas dos consumidores. Também, investir em impulsionar a tecnologia centrada no cliente e melhorar a interação em todos os canais de comunicação existentes.

Os viajantes corporativos querem experiências cada vez mais automatizadas e conectadas. Por isso, à medida que as companhias aéreas oferecem mais personalização, as agências de viagens corporativas têm a oportunidade de maximizar a eficiência, aumentar a produtividade e melhorar os serviços para os viajantes, com o apoio de uma tecnologia aprimorada.

 

* Por Victoria Gorzio, Head of Business Travel Agencies Segment for LATAM



O futuro do seu negócio está na interconexão

Por Wellington Lordelo *

Preste atenção em seu dia a dia e perceberá, facilmente, o quanto o mundo se tornou digital. Faz parte da nossa rotina usar carros e bicicletas compartilhadas via aplicativos, ouvir músicas e assistir filmes por streaming, entre outras tantas atividades digitalizadas que já incorporamos em nossa vida. Toda essa transformação tecnológica de comportamentos, no entanto, tem trazido não só mudanças para nós usuários, mas principalmente para a empresas e os novos modelos de negócios.

Nesse cenário, vimos novas empresas nascendo e outras tradicionais fechando as portas. Mais do que uma nova era de serviços digitais, quero chamar a atenção para o que sustenta isso tudo isso: a interconexão, sem a qual não seria possível a construção dessa economia digital.

Quando falamos de interconexão, estamos nos referindo à ligação direta e privada entre operadoras de telecomunicação, provedores de Cloud e Conteúdo, indústrias e dentro de data centers carrier-neutral. Em nossa última pesquisa divulgada, recentemente, mapeamos que a velocidade global dessa interconexão, atualmente, a marca de 2.481 terabits por segundo.

Para 2021, a previsão é de que alcançará 8.214 Tb/s, mais que o triplo dos valores presentes. Hoje, 90% das rotas de internet mundial passam pelos nossos data centers, que acabam atuando como uma espécie de ponto de troca de tráfego. Se olharmos somente para a América Latina, mesmo sendo uma região com menor volume de interconexão, a estimativa é crescer sua velocidade em 59%, em três anos, alcançando 755 terabits por segundo. Aumento impulsionado, principalmente, pela chegada de novos cabos submarinos e regionalização de conteúdos e mídias digitais assim como a própria transformação do setor na região.

Começamos a falar de interconexão, basicamente, na época do boom da internet, quando as operadoras de telecom precisavam trocar dados. Quem não se lembra de como era difícil usar a internet discada? Isso era problema de comunicação entre as operadoras que estavam disponibilizando o serviço. Depois, com o avanço do comércio eletrônico, primeira grande transformação digital que presenciamos, e todo o ecossistema que tem sido criado, graças a essas interconexões, sabemos que esse é um mercado que todos querem usufruir.

Porém, antes de se lançar aos negócios digitais, sua empresa precisar estar pronta para um crescimento exponencial e escalável da infraestrutura de TI. O passo seguinte é construir uma infraestrutura que seja aderente à interconexões para suportar conexões diretas e privadas com provedores de cloud e assim usufruir de um ambiente híbrido, com bons parceiros para distribuição de dados e segurança. Estar atento às regulações próprias de cada país ou região também é fundamental.

O que quero deixar claro é que sem interconexão, não haverá negócios digitais sustentáveis no futuro. Os modelos não serão economicamente eficientes e tampouco escaláveis.

Portanto, abrir-se para os novos comportamentos, conhecer bem as atuais cargas de trabalho digitais e construir uma Arquitetura Orientada à Interconexão dentro de uma plataforma global, é o que fará a diferença para o sucesso ou não das empresas na economia digital.

Wellington Lordelo, gerente de Solution Marketing da Equinix



Teste genético ajuda mulheres a descobrir predisposição ao câncer

cancer de mama

Uma das doenças que mais preocupam as mulheres é o câncer. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

E essa preocupação não é à toa, visto que no mundo, uma em cada seis mulheres terá câncer em algum momento da vida, de acordo com o relatório mais recente da Agência Nacional de Pesquisa Contra o Câncer, vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

A boa notícia é que com os avanços da medicina e da tecnologia, ter câncer não mais significa assinar uma ‘sentença de morte’. E atualmente, as mulheres não só podem descobrir tumores malignos em estágios iniciais, por meio de exames periódicos, como até mesmo prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer.

Entre os tipos de câncer mais comuns nas mulheres estão o de mama e o de ovários. Fatores como estilo de vida e idade avançada pesam na incidência da doença. Estima-se que 75 a 80% dos casos de câncer de mama originem-se em mulheres sem fator de risco genético para a doença. Mas para aquelas que já têm predisposição ao câncer por fator genético da mãe ou do pai – o que corresponde a 5% até 15% dos casos – é possível prevenir o aparecimento de tumores malignos fazendo um teste genético simples.

O exame, feito por meio de coleta de sangue ou saliva, identifica mutações nos genes BRCA. Laboratórios particulares no Brasil já fazem o teste, que custa entre R$ 1.500 e R$ 2.000. É coberto pelos planos de saúde mas ainda não está disponível no SUS.

“As portadoras de mutação BRCA1 apresentam risco cumulativo de desenvolvimento de neoplasia de mama, de cerca de 72 %; e de 44% para neoplasia de ovário; além de 40% para câncer de mama contralateral.  Já as pacientes com mutação BRCA2 apresentam  risco cumulativo de cerca de 69% para câncer de mama; e  de 17 % para câncer de ovário e câncer de mama contralateral. As mulheres com mutações nesses dois genes possuem 40% mais chances de vir a ter câncer no futuro”, afirma a ginecologista e mastologista Juliana Pierobon, da Altacasa Clínica Médica, na capital paulista.

De acordo com a especialista, os genes BRCA 1 e 2 impedem a proliferação de células tumorais, agindo como freios. Quando um desses genes sofre mutação, perde esta capacidade protetora, deixando o organismo mais suscetível ao surgimento de tumores malignos, especialmente os de mama e ovários.

A Dra alerta ainda que, em caso positivo de mutação dos genes, somente um profissional especializado pode dar as orientações necessárias e definir, junto com a paciente, qual a melhor estratégia para prevenção e tratamento – como a cirurgia para retirada dos seios ou ovários – levando em conta fatores de risco e o estilo de vida da mulher.

Nesses casos, uma das estratégias usadas na prevenção ao câncer é a cirurgia profilática, que passou a ser mais conhecida depois que a atriz Angelina Jolie se submeteu ao procedimento de retirada total dos ovários e das mamas devido à mutação BRCA e ao histórico familiar e da grande probabilidade que tinha de desenvolver tumores nesses órgãos.

Porém, caso a mutação genética seja diagnosticada somente após a descoberta de um câncer, há diversas opções de tratamento além da tradicional quimioterapia.

As cirurgias redutoras de risco podem prevenir o aparecimento de tumores na outra mama, por exemplo. Além disso, a depender do subtipo tumoral, as terapias hormonais e as chamadas terapias- alvo, que atacam diretamente o tumor com mutação genética, podem ser usadas como alternativas ou complementares à quimioterapia.

“A terapia-alvo tem sido uma nova grande arma da medicina para aumentar as chances de sobrevivência dessas mulheres que apresentam certos tipos de tumores, como os HER2 . Além disso, permitem que a paciente seja tratada sem que perca sua autonomia e qualidade de vida, quando comparada à quimioterapia tradicional”, conclui a médica.

 

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Rumor: Xiaomi pode retornar ao Brasil

Xiaomi

Um post do Facebook da empresa pode indicar o retorno da fabricante ao Brasil. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Segundo um vídeo no Facebook da gigante chinesa, ela pode estar novamente de olho no mercado nacional. Em duas fotos publicadas com o texto “Can you guess where xiaomi is going next?”, que seria algo como “Você pode adivinhar para onde a Xiaomi está indo?” mostra o Brasil no mapa.

Na segunda imagem, “Here’s a hint..” que significa “Aqui uma dica..” mostra o nosso país como destino.

xiaomi de volta ao Brasil

Vale lembrar que anos atrás, a Xiaomi atuou no Brasil graças aos esforços do então executivo Hugo Barra, brasileiro que trabalhava na empresa. Mas por diversos fatores, a empresa acabou encerrando suas atividades por aqui.

Ah, ela não é a única chinesa que planeja voltar ao Brasil. A gigante Huawei também já confirmou que em breve voltará a vender seus smartphones no Brasil. No caso dela, será através de uma parceria com a brasileira Positivo.

Os smartphones da Xiaomi fazem muito sucesso por aqui.  Vários usuários mais “geeks” importam diversos aparelhos da marca para realizar reviews, e os resultados costumam ser muito bons.

Quem ai espera ansiosamente a volta da Xiaomi ao Brasil?

Via Tekimobile

 

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