Home Blog Page 1568

Conheça os chuveiros inteligentes. Eles dão um banho de tecnologia

0

Você tem um smartphone, já viu preços de smart TV, leu notícias sobre smart watch, já ouviu falar em smart homes e interessou-se pelo curioso mercado de Internet das Coisas (IoT). Bem, agora é hora de conhecer a nova sensação dos produtos que não tinham smart no rótulo e agora têm. Os chuveiros inteligentes estão ganhando espaço na lista de desejos de consumidores que gostam de tecnologia e procuram colaborar por um mundo melhor.

Isso porque os smart swhowers (chuveiros inteligentes, em inglês) são mais do que um belo design cromado. Eles funcionam até melhor do que os chuveiros comuns e ainda economizam água e energia. O EVA, uma dessas novidades que ganham destaque, promete economizar 50% da água usada em banhos numa residência. O segredo? Sensores que detectam temperatura e atividade.

O EVA pode, por exemplo, diminuir ou cortar o fluxo de água quando uma mulher depila a perna ou um homem faz a barba. Os sensores também são capazes de manter a temperatura certa, evitando…[MAIS]



Banco do Brasil avança na implantação de atendimento digital

0

O Banco do Brasil avança na implantação em todo o País do seu novo modelo de atendimento suportado inteiramente pela sua nova plataforma digital. Nesta sexta-feira, dia 11, inaugura duas novas unidades em Porto Alegre (RS). Até o fim de 2015, a rede de atendimento digital do Banco terá 102 escritórios e beneficiará aproximadamente 360 mil clientes. Ao todo, o BB pretende passar a ter uma base de 1,3 milhão de clientes no segmento de alta renda, tornando-se, assim, o banco líder desse mercado.

A iniciativa de oferta do modelo digital já se provou capaz de elevar a satisfação dos clientes e, consequentemente, de contribuir para a construção de relacionamentos duradouros. No entanto, é possível o cliente optar pela forma de atendimento percebida como mais conveniente para si: digital, presencial ou ambos.

“Apesar de digital, toda essa nova estratégia promove na verdade um relacionamento mais próximo, pessoal e resolutivo com cada cliente. Trata-se de um paradoxo que conseguimos quebrar com o uso das novas tecnologias. Em média, o consumo de produtos e serviços bancários aumenta…[MAIS]



Gartner indica como Planejar o Futuro Digital

0

Maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia terá edição brasileira de 19 a 22 de outubro

O Gartner, Inc. afirma que o negócio digital está levando muitas empresas a tomarem decisões mais arriscadas, e que novas oportunidades devem surgir para promover a avaliação de riscos. Os desafios dos líderes de TI para planejar o futuro digital serão discutidos no Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia, e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (de segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.
As tecnologias digitais estão evoluindo a um ritmo sem precedentes e terão um grande impacto nas empresas. Os líderes de TI precisam estar preparados para o que está além do horizonte, adaptando seus pensamentos, métodos e tecnologias para suportar as transformações do futuro digital.
O Vice-Presidente e Analista Distinto do Gartner, Jamie Popkin, fornece importantes recomendações para CIOs planejarem corretamente o futuro digital de suas empresas:

Use tecnologias e tendências para base do futuro digital – As máquinas digitais e autônomas são os principais motores do futuro digital. Tudo tem uma conexão ou representação digital. Os objetos físicos agora são participantes ativos das interações empresariais e as máquinas estão começando a operar de modo independente, sem a necessidade de intervenção humana. Isso nos leva a um ponto em que quase todo o processo virtual ou do mundo real pode ser ajustado com pouco esforço e tempo de configuração. Por exemplo, máquinas digitais e autônomas nos permitem chamar um táxi virtualmente, ou tornam possível que um robô de depósito encontre mercadorias de forma independente, transportando-as para um embalador, e atualize o inventário em tempo real.
No futuro digital, todos os recursos e ativos serão acessíveis ou modificáveis digitalmente. As tecnologias agora oferecem suporte para o surgimento de diferentes tipos de modelos empresariais, que dependem cada vez mais dos recursos utilizados. Um banco pode existir sem máquinas ou tecnologias digitais. No entanto, uma rede colaborativa de concessão de crédito ou uma rede mundial de intercâmbio digital de moeda não podem existir sem a digitalização.
Como CIO, planeje os passos corretos para o futuro digital – Para obter a agilidade e a velocidade necessárias para ser mais responsivo às mudanças nas demandas empresariais, o setor de TI precisa evoluir sua gestão de recursos internos e externos. Para atender às demandas empresariais, ele precisa se tornar bimodal, mantendo a companhia operando, enquanto fornece inovações para ajudá-la a apreciar o que é possível ser feito. Isso exige a renovação da essência do setor de TI. Essa será a base para futuras iniciativas de digitalização, especialmente aquelas que exigem mais abertura nos negócios e conexões mais fortes com o mundo externo de clientes e serviços.

Esteja preparado para enfrentar riscos – O negócio digital aumenta a complexidade e a dependência da tecnologia, além de ampliar a variedade de ataques e efeitos de interrupção nas redes pessoais, empresariais e de máquinas. A combinação de grandes quantidades de dados aumenta os riscos associados ao acesso autorizado e não autorizado. A complexidade das dependências da rede existente nos negócios digitais dificulta a avaliação e o gerenciamento de riscos, forçando a necessidade da confiança quando ocorrem problemas de verificação. Além disso, se antes a conformidade regulatória era um padrão aceitável de proteção, agora se instaurou um novo modelo de resiliência. A maioria das funções de negócios empresariais, incluindo o setor de TI, agora é arquitetada visando a agilidade e a conveniência. Na próxima década, as compensações entre a conveniência e a resiliência serão complexas, investimentos significativos serão necessários em todas as empresas. A tecnologia em si não protegerá indivíduos e empresas contra sua própria falta de cuidado e contra atores maliciosos. Uma maior consciência pessoal e responsabilidade em relação à segurança e à propriedade deverão entrar em ação.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos estratégicos de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.
As inscrições estão com desconto de R$ 755,00 até 11 de setembro. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-744-1440, ou pelo site: gartner.com/br/symposium.

 

 

 

 

 



Um terço das reuniões corporativas já são virtuais

0

O número de reuniões deve continuar a crescer, segundo levantamento global da LogMeIn,de acesso remoto a dispositivos, em parceria com a consultoria Ovum. Os dados apontam que 91% dos entrevistados esperam que o número de reuniões se mantenha ou aumente ainda mais nos próximos anos, reforçando cada vez mais a necessidade de alternativas seguras e estáveis para a realização de encontros corporativos em qualquer lugar, tendo a tecnologia como aliada.

Globalmente, as reuniões deixaram de ser em salas fechadas com apresentações longas pré-agendadas: mais de um terço delas acontece de improviso e quase metade delas acontece entre duas pessoas. No Brasil, a maioria das reuniões (60%) ainda são pré-agendadas, sendo que o volume maior delas acontece entre colegas de uma mesma empresa (30%), seguidas pelas reuniões tipo 1 a 1 (28%), encontros entre colaboradores de empresas diferentes (21%) e reuniões 1 a 1 entre colegas de diferentes companhias (19%).
Ano após ano, as reuniões virtuais ganham destaque, com o crescimento significativo de 53% desde 2013. Atualmente, elas representam 25% dos encontros corporativos no Brasil. Num futuro próximo, estima-se que…[MAIS]



Taxista contesta presidente do Uber ao vivo em programa na TV

0

O Uber é a mais perturbadora empresa do momento com seu modelo de caronas pagas que ameaça diretamente o mercado estabelecido de taxistas. Em várias cidades pelo mundo, a companhia enfrenta a fúria desses profissionais e causa polêmica pelo seu jeito de fazer negócios. Na noite de ontem, durante a gravação do Late Show com Stephen Colbert, um dos programas sensação da TV americana, o CEO do Uber, Travis Kalanick, teve de encarar de frente essa contestação.

Assim que sentou no sofá do entrevistador, o convidado foi interrompido por um taxista que queria manifestar-se sobre o Uber. O trabalhador levantou-se e fez críticas à empresa. O momento foi captado por repórteres de diversos sites, como BuzzFeed e Business Insider, que estavam na plateia.
https://twitter.com/rachelzarrell/status/642109538951262208

O manifestante se levantou durante a gravação e acusou Kalanick de destruir empregos da indústria de táxis. Colbert permitiu a manifestação por um tempo, mas interrompeu depois para fazer uma pergunta relativa ao tema. Kalanick sustentou que o Uber paga melhor e oferece…[MAIS]



Marketing brasileiro impulsiona o digital signage

0

Tudo começou com alguns monitores em elevadores passando notícias, trânsito e previsão do clima. Mas essa mídia diferenciada, chamada de digital signage, ganhou seu espaço e já faz parte de boa parte dos estabelecimentos comerciais. O sucesso tem chamado a atenção de gestores de marketing, que perceberam que há ali uma grande oportunidade de divulgar suas mensagens e marcas.

Um estudo da Market and Markets sobre o mercado de digtal signage brasileiro aponta que essa nova modalidade de comunicação está sólida no Brasil e cresce na medida que as mídias tradicionais apresentam dificuldades de métricas de retorno e audiência.

De acordo com o relatório, os profissionais de marketing estão interessados ​​em criar experiências novas com os clientes e abordá-los em momentos de…[MAIS]



SMS estimula doações para a AACD

0

A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e a Pagtel, empresa provedora de soluções para pagamentos móveis, acabam de lançar uma campanha de doações, via SMS. O objetivo é estimular o espírito de caridade e incentivar as pessoas a doarem para a instituição de uma forma prática e segura.

Numa primeira fase, a Pagtel enviará para uma base de clientes um SMS convidando-os a fazer uma doação de R$ 5 a R$ 10 para a AACD. Para isso, cada pessoa precisa responder a mensagem enviada com a palavra DOAR, para que o débito seja efetuado em seu cartão.

“Com este mecanismo a AACD poderá falar diretamente com as pessoas para que se solidarizem com sua causa, além de manter a regularidade das doações. O SMS é uma…[MAIS]



10 aplicações da Internet das Coisas para PMEs

0

* Stephan Romeder

Internet das Coisas (IoT) é a “revolução silenciosa…cuja hora finalmente chegou” de acordo com uma pesquisa recente da Unidade de Inteligência Economista (EIU), que mostra que 96% dos líderes de negócios esperam que seus negócios estejam usando Internet das Coisas, de uma forma ou de outra, em 2016.

Além disso, 60% dos 779 líderes de negócios globais que participaram da pesquisa concorda que empresas lentas na integração de Internet das Coisas ficarão para trás de seus competidores.

No entanto, tais iniciativas não são apenas para grandes corporações. A Internet das Coisas também oferece muitas oportunidades para as pequenas e médias. Na verdade, investir em aplicações e tecnologia ao invés de mais pessoas, as PMEs e startups podem ser igualmente – ou até mais – competitivas, mesmo continuando pequenas.

As possibilidades que surgem com a Internet das Coisas são infinitas, passando por todos os estágios do ciclo de vida do produto até ocasiões de uso em indústrias verticais específicas. Aqui estão 10 exemplos de como PMEs podem utilizar Internet das Coisas para manter uma vantagem competitiva:

1 – Design e Marketing de Produto – Sensores podem reportar exatamente onde, quando e como um produto é usado para ajudar em processos de design e marketing. O processo de coleta de dados em tempo real pode ter um…[MAIS]



PC em baixa: brasileiros preferem o smartphone para transações bancárias

0

Os computadores de mesa (desktops) desabam em vendas e na confiança dos usuários também. Um estudo revela que os brasileiros preferem o smartphone ao PC para realizarem suas transações bancárias com segurança. O dado foi revelado no relatório “Visão dos consumidores latino-americanos sobre a fraude eletrônica em 2015”, realizado pela Easy Solutions, de proteção contra fraudes.

O estudo apontou que é geral o aumento do uso de aplicativos bancários para transações eletrônicas. 65% dos entrevistados são usuários de aplicativos para se conectar a serviços bancários móveis em preferência para o navegador de seus dispositivos. Na região andina, 68% dos usuários de serviços bancários móveis preferem usar o app do banco para as operações, 63% dos entrevistados no México, 56% na região do Cone Sul e 56% na América Central preferem usar o navegador de seus dispositivos. No Brasil, quase todos os usuários utilizam o app (97%)

Os resultados específicos para o Brasil incluem, entre outros: 38% dos brasileiros entrevistados se sentem mais confortáveis em fazer transações e pagamentos com seu smartphone do que com seus computadores (desktop ou laptop); 90% preocupam-se com programas maliciosos instalados no seu computador de forma oculta que podem rouba…[MAIS]



Finalmente saiu a Apple TV

0

Promessa desde quando Steve Jobs comandava a empresa, a Apple anunciou hoje, 9 de setembro, o lançamento de seu novo sistema de TV, em evento mundial. A Apple TV foi renovada para finalmente focar em um mercado crescente de consumo de video e programação customizada. Basicamente tudo que a companhia melhorou em outros produtos ao longo dos últimos anos está inserida nessa novidade aguardada pelos fãs. Em destaque, estão o uso de comandos de voz, com Siri, que deve desbancar o controle remoto, e recursos de touch.

O sistema de controle parece ter sido o ponto central do desenvolvimento. A empresa conseguiu dar condições para que o usuário avance ou recue nos programas somente com o comando de voz. A Siri consegue também fornecer todos os conteúdos relacionados, além de notícias, informações detalhadas e previsão…[MAIS]



Comverse e Acision lançam nova marca global de serviços para operadoras

0

A Comverse, que fornece monetização e outros serviços digitais para operadoras de telefonia móvel, e sua empresa Acision, adquirida no começo de 2015, anunciaram a criação de uma nova marca para ambas. A Xura Inc. nasce em um competitivo mercado de fornecedores de tecnologia digital de última geração, que está focado nas oportunidades de monetização e engajamento com o consumidor multi-dispositivo e multi-serviços de hoje. A nova empresa já conta como clientes oito das 10 maiores operadoras globais, atingindo mais de três bilhões de pontos finais.

“Queríamos um nome que ecoasse nossa mentalidade sem limites e onde tudo é possível, e ‘Xura’ tornou isso possível através da adaptação da palavra ‘Aura’, que transmite uma sensação de sentimentos poderosos e…[MAIS]



Microsoft aprimora Dynamics para engajamento do cliente

0

A Microsoft revelou novos recursos que serão entregues ao longo do ano com o Microsoft Dynamics CRM 2016, o último lançamento de suas soluções para engajamento do cliente. Trata-se da atualização mais abrangente feita até o momento, na qual estão incluídos avanços em inteligência, mobilidade e serviços, com aperfeiçoamentos significativos em produtividade que vão ajudar empresas e profissionais a alcançar melhores resultados.

As novas melhorias foram desenhadas para aumentar a produtividade de empresas oferecendo uma experiência simples e intuitiva através do aplicativo Dynamics CRM e de outros como e-mail, Excel e OneDrive for Business. Para facilitar o gerenciamento de tarefas, uma experiência aperfeiçoada de mobilidade foi elaborada com foco em…[MAIS]



Mercado de smartphones cai 13% no 2º trimetre

0

Entre abril e junho de 2015, mais de 11.3 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil – média de 86 por minuto. O volume representa queda de 13% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando mais de 13 milhões de celulares inteligentes foram vendidos. Os dados fazem parte do estudo Mobile Phone Tracker Q2, feito pela IDC Brasil. Em relação aos feature phones, o levantamento mostra que houve queda de 78%, com 936.725 aparelhos comercializados.

Os problemas na economia, a inflação acima de 9%, a taxa de desemprego crescente e o índice de confiança do consumidor, que está em um patamar pior do que durante a crise de 2009, são os fatores responsáveis pelo mau desempenho, de acordo com o instituto. “O cenário piora a cada mês e acredito que não haverá recuperação breve. Em 2015, teremos apenas o primeiro trimestre com alta nas vendas”, afirma Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil. Segundo ele, a única questão positiva do levantamento é a queda…[MAIS]



Gartner indica três comportamentos de liderança que CIOs precisam ajustar

0

Maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia terá edição brasileira de 19 a 22 de outubro

 

O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, anunciará a pesquisa Gartner CIO Agenda 2015 durante o Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.

O levantamento foi feito com mais de 2.800 CIOs de mais de 80 países. De acordo com a grande maioria (89%), o mundo digital gera riscos novos, amplamente diferentes e mais elevados, sendo que 69% dos entrevistados reconhecem que a agilidade é cada vez mais importante em relação ao gerenciamento de riscos. Para orientar os CIOs nessa terceira era da realidade “digital agora, digital primeiro”, Dave Aron e Graham Waller, autores da pesquisa, destacam três imperativos notáveis para que os CIOs mudem seus comportamentos de liderança digital.

Mudar prioridade de “legado” para “digital” – Para ter sucesso em um mundo digital, as empresas devem sair da inércia e da complexidade negativa e focar no futuro a partir de uma perspectiva digital e trabalhando regressivamente. Isso inclui mudar do relato retrógrado para a analítica preditiva, combinada com a experimentação dirigida por dados. O conselho de inovação transversal de carros da Volvo, por exemplo, discute ideias para pensar como o digital pode resolver os problemas cotidianos com carros conectados. Para o Vice-Presidente e CIO da Volvo, Klas Bendrik, existe grande quantidade de falhas nos fornecedores online. A empresa trabalha para criar uma chave digital temporária para que os fornecedores possam fazer as manutenções acessando diretamente o sistema dos carros.

Mudar as medidas de “visíveis” para “valiosas” – O sucesso do negócio digital requer a construção de plataformas que possam não gerar RSI (Retorno Sobre Investimento) imediato, mas lidar com mudanças rápidas e incertezas, além de gerenciar valores dinamicamente. Os CIOs também devem categorizar investimentos como “receosos”, para manter o negócio funcionando; “baseados em fatos”, para permanecer dentro do modelo de negócio da empresa; e “baseados em fé”, com o gerenciamento capaz de lidar com eles. O valor é criado aumentando a receita por dólar do custo de TI, que é igual à produtividade de TI. A Volvo entende as oportunidades do valor digital de longo prazo. A empresa formou uma equipe inovadora para “levar a TI para os carros da Volvo” e inspirar seu grupo de trabalho. “Há até poucos anos, a atitude era ‘se você não faz nada, você não pode fazer nada errado’”, afirma o executivo, que agora incentiva toda a equipe de TI a estabelecer e contribuir para a inovação.

Mudar de “controle” para “liderança visionária” – A liderança de “comando” e “controle” não se encaixa no mundo digital. A liderança digital é quase sempre uma questão de visão e inspiração. Treinamento e inspiração são tarefas centrais para CIOs determinados a se tornar líderes digitais. Esses executivos sabem disso: 75% planejam mudar seu estilo de liderança nos próximos três anos, ampliando sua visão (47%) enquanto reduzem o comando e o controle (65%). Na Volvo, Bendrik tenta modelar o comportamento voltado para o cliente e reserva tempo nas reuniões de gerenciamento para discutir megatendências.

Além da parceria com os acionistas mais importantes do negócio, os CIOs precisam aumentar a inteligência digital de suas empresas. Fundamentalmente, os CIOs e outros líderes devem comandar a revolução da cultura digital por meio de seus negócios, e possivelmente de seus ecossistemas. Confira o vídeo de apresentação do Gartner CIO Agenda 2015 no link  Eventos sob Encomenda do Gartner.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos seniores de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.



Site mapeia a economia colaborativa no Brasil

0

A economia compartilhada é um fenômeno que cresce no mundo inteiro. O maior exemplo, e mais conhecido, é o Uber. Donos de carros podem prestar serviço de transporte de passageiros a quem deseja e o contato entre as duas partes é feito por meio de aplicativo nos smartphones. Mas esse não é o único sucesso dessa nova onda. Bicicletas, quartos, comida, roupas e um leque cada vez maior de coisas estão sendo oferecidas nesse modelo.

A ideia de unir quem procura um produto ou serviço com que está disposto a oferecer atraiu o empresário Alexandre Frankel, do Guia Como Viver em São Paulo sem Carro, a agência GIG (Global Intelligence Group), a ESPM e o jornalista Leão Serva, entre outros parceiros. Eles criaram o www.cidadecolaborativa.org, que pretende mapear todos os projetos desse tipo existentes no Brasil. “Nosso objetivo é criar um ponto de encontro colaborativo, reunindo em uma única plataforma projetos existentes em São Paulo e em todo o Brasil”, dizAlexandre Frankel.

Um levantamento inicial do site identificou mais de 100 projetos em plena operação. Em um cruzamento feito entre esses projetos e seus seguidores, o site identificou mais de 15 milhões de manifestações positivas, mostrando o tamanho dessa onda. Estimativas do site apontam que esses serviços da economia colaborativa representam 38,22% das curtidas dos brasileiros nas redes sociais.

infografico
infografico

Entre as 10 categorias pesquisadas, serviços é a que conta com maior número de adeptos. São 10% dos likes efetuados. Educação vem a seguir com 8% e, uma curiosidade, os projetos listados existem há mais de cinco anos. Consumo é a categoria em ascensão, com 7,2%. O site produziu um infográfico sobre as descobertas.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Gartner alerta sobre novos riscos do negócio digital

0

Maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia terá edição brasileira de 19 a 22 de outubro

O Gartner, Inc. anuncia que 89% dos CIOs entrevistados pela Pesquisa Gartner CIO 2015 disseram que os negócios digitais podem criar novos tipos e níveis de risco para suas empresas. O Gartner acredita que isso esteja ocorrendo porque a tecnologia está cada vez mais presente nas operações das organizações e em toda a cadeia de valor.

“As empresas foram projetadas para lidar com agilidade e conveniência, mas não com resiliência”, diz Richard Hunter, Vice-Presidente e Membro do Gartner, destacando que a pesquisa completa sobre o impacto das tecnologias nos negócios digitais será apresentada durante o Gartner Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (de segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel.  O evento reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.

Legisladores de todo o mundo estão respondendo à urgência repentina de ciberproteção criando novas leis e sistemas de controle, mas ainda não está claro como isso poderá melhorar a situação e ampliar a disponibilidade de informações sobre ataques. O padrão emergente é a resiliência.

O Gartner alerta que as organizações devem investir em três disciplinas de risco para aumentar a confiança e a resiliência: fundação, conscientização, e processo de governança. São elas:

Reprojete a empresa para tornar pessoas, processos e tecnologia mais resilientes – A transformação para o negócio 100% digital vai muito além do setor de TI, impactando no projeto e na equipe de quase todas as funções comerciais. Essa abrangência reforça a importância de aplicar o conceito de resiliência às pessoas, aos processos e à tecnologia. Na próxima década, os compromissos entre a conveniência e a resiliência serão impulsionados pela regulamentação crescente.

Aumente a consciência para construir confiança e resiliência – Não se pode negar que a maioria dos recentes ciberataques de alto nível em empresas começa com phishing (uma forma de fraude eletrônica caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos) a um único funcionário. Sendo assim, é fundamental que esse profissional esteja atento a protocolos de segurança e preparado para alertar a empresa para evitar consequências. A consciência e a responsabilidade pessoal com relação à segurança e à propriedade devem se tornar prioridades para a empresa. As organizações devem substituir o treinamento anual por campanhas contínuas de conscientização.

Aumente a governança para construir confiança e resiliência por meio do ecossistema – Os ciberagentes mal-intencionados agora incluem Estados, e nenhuma empresa pode se defender sozinha com sucesso contra este tipo de oponentes, muito menos contra as falhas operacionais dentro do ecossistema da empresa. As organizações devem ampliar e aprofundar sua governança interna, buscando suporte adicional em seus ecossistemas e usando sua influência para criar defesas comuns.

O compromisso das companhias com a conveniência de funcionários e clientes é uma rotina nesta nova realidade. Em alguns anos, a regulamentação acelerará essa mudança. O Vice-Presidente e Membro do Gartner, Ken McGee, fornecerá uma profunda análise sobre o tema na sessão “Os Novos Riscos dos Negócios Digitais”, durante o Gartner Symposium/ITxpo 2015.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos estratégicos de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.

 

 



Microsoft compra startup de analytics para produtividade pessoal

0

A gigante de tecnologia Microsoft anunciou a compra da Volometrix, uma startup de analytics para produtividade dos funcionários. A tecnologia adquirida é bem específica mas tem conseguido destaque no mercado como uma solução que realmente dá resultados no dia a dia corporativo.

Coincidentemente, a Volometrix parece ser uma boa integração com o Delve, parte do Office 365 e que monitora a forma como as pessoas trabalham nessa plataforma. Mais coincidentemente ainda, o Delve é o produto preferido do CEO da Microsoft, Satya Nadella.

O Volumetrix basicamente sai percorrendo seus dados e informações – com privacidade que você define – para encontrar respostas às perguntas cruciais da rotina numa empresa. Quem pode me ajudar nessa tarefa? Como posso otimizar meu tempo no trabalho? Qual o especialista da empresa no assunto que eu não domino? Essas e outras questões viram matrizes de buscas para o programa, que retorna rapidamente com as respostas salvadoras.

No comunicado oficial do negócio, a Microsoft foi direto ao ponto. “Até mesmo uma pequena melhoria na eficácia de uma pessoa em seu dia-a-dia pode acrescentar um valor significativo para a organização e a maior felicidade empregado”. Em seu blog, o vice-presidente corporativo da gigante admitiu que a união com o Delve é inevitável. O serviço deve ser lançado em outubro próximo.

Os valores da aquisição não foram revelados. A Volumetrix possui cerca de 40 empregados e a compradora prometeu permanecer com o maior número deles. O fundador da companhia Ryan Fuller, usou o blog próprio para dizer que está orgulhoso do que eles fizeram e como a empresa cresceu.

Clientes não faltarão. Só na carteira já atendida pela Volumetrix haviam Boeing, Facebook, Genentech, Qualcomm, Seagate e Symantec.. A união do Delve com a Volumetrix promete esquentar o mercado de analytics para produtividade de funcionários.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Interpol cria bitcoin própria para combater crimes

0

A bitcoin, moeda digital (cryptocurrency) tem um concorrente de peso agora. A Interpol criou sua própria criptomoeda numa tentativa de combater crimes digitais realizados na dark web. A iniciativa é a primeira do tipo realizado por uma agência de investigação e pode ser precursora de uma ofensiva internacional significativa sobre as atividades cibercriminosas.

A nova moeda é criação da Interpol Global Complex for Innovation (IGCI), criada há cerca de um mês, o braço digital da agência que investiga exclusivamente o ambiente digital. Para treinar os agentes no combate ao cibercrime, a IGCI simula exatamente o que eles encontrarão pela frente. Esse treinamento levou também a criação de um mercado negro igual aos encontrados na dark web.

As novas armas da Interpol foram apresentadas a jornalistas durante um desses eventos de treinamento. Madan Mohan Oberoi, diretor de ciberinovação do IGCI disse que a iniciativa está fazendo sucesso e prefere deixar os policiais aprendendo na suposta brincadeira do que tentar explicar como tudo funciona da maneira tradicional. “Não faz sentido explicar tudo por meio de apresentações de PowerPoint”, afirmou.

Durante o curso, os agentes encenam papéis como os de vendedores, compradores e administradores de sites do mercado negro da dark web. Ao mesmo tempo, aprendem como funciona uma bitcoin, a infraestrutura técnica das ferramentas e as técnicas para apagar os rastros digitais.

A nova moeda não tem nome, mas o modelo de treinamento, a cripotomoeda e o mercado simulado devem virar um novo jeito de ensinar investigadores de cibercrimes ao redor do mundo.

A dark web e bitcoin
A ambiente investigado, chamado de dark web, é uma parte da internet que exige softwares especializados para entrar e navegar. Existem várias dessas fronteiras obscuras e elas estão se proliferando ao redor do mundo como plataformas de negociação ilegal. A moeda digital bitcoin é o meio de pagamento preferido nesse submundo.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



O que o Google quer dizer com seu novo logotipo?

0

A última vez que o Google mudou o logo foi em 2013, foi uma alteração mínima. Uma mudança visível até para quem não entende nada de comunicação visual, como a que ocorreu essa semana, só tinha sido feita em 1999. Coincidência ou não, desde aquela época, o mecanismo de busca tornou-se líder de mercado.

Mas hoje a empresa é outra. Recentemente, foi renomeada para Alphabet, que será a holding na qual todas as outras marcas terão abrigo. O Google permanece como símbolo das buscas na web, mas não é mais aquela empresa imensa cheia de novidades. Isso tudo agora é Alphabet. Então, o logo precisava mudar.

Nessa nova alteração, as serifas foram extintas. O colorido permanece e as letras usadas são mais estáveis. Provavelmente o briefing mandado para a criação foi na linha do “mostrem que somos bons, alegres, amigáveis e simples”… “e não sejam chatos!!!”. É isso o que está sendo mostrado lá no novo logo.

A internet mudou muito nossas vidas, mas mesmo ela fica velha. Em 2001, após o estouro da Bolha Pontocom, a chamada rede mundial de computadores não era mais aquela de 1998. O Google cresceu nessa nova onda, atropelando concorrentes como Altavista, HotBot, WebCrawler e mais uma dezena deles que eram preferidos naquela época.

Por volta de 2004, com os blogs e redes sociais, a internet mudou novamente. Hoje, ela é muito mais interessante do que em 2001. Será que o Google está mostrando isso?

A mudança é invevitável
Lemos, aqui no VOIT, dezenas de artigos especializados comentando o novo logotipo. Mas o que podemos dizer é que uma boa análise se a alteração deu certo ou não só poderá ser feita daqui a alguns anos. Aparentemente foi tudo muito bem. A empresa mostrou que está diferente, mais atual, alegre e simples.

O novo logotipo mostra equilíbrio, algo muito importante nessa fase de mudança. As cores são ótimas para mostrar essa disposição de “trabalhar pelo usuário”. Logotipos frios, em azul e preto, são clássicos da tecnologia antiga. É preciso ser diferente disso. E cores são ótimas para estabelecer uma comunicação com gerações mais jovens. Mais um ponto a favor.

Um logo não muda uma empresa, mas ele deve representar a mudança nas metas estabelecidas. Isso o Google mostrou. E em um mundo cheio de telas de tamanhos diferentes, ter uma marca que apareça bem no celular, no smartphone, no tablet e – daqui a pouco – em eletrodomésticos, carros e sabe-se mais onde, é um grande avanço. Foi, então, uma boa – e pensada – mudança. Parabéns ao Google.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Gartner anuncia Symposium/ITxpo 2015

0

Maior evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia terá edição brasileira de 19 a 22 de outubro

 

O Gartner, Inc. anuncia a realização do Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro (segunda a quinta-feira), no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O evento reunirá cerca de 2.000 profissionais da área, incluindo 450 CIOs, e 40 analistas do Gartner.

“Este é um momento decisivo. Uma onda digital está arrebatando indústrias e não há lugar seguro para enfrentar as mudanças. Este momento decisivo oferece a executivos de TI e CIOs a oportunidade de estabelecerem as prioridades essenciais e transformá-las em resultados de negócios arrojados”, diz Luis Claudio Mangi, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner e Chairman da Conferência.

O Simpósio está organizado com foco nas preocupações dos CIOs em torno de três grandes temas: Tecnologia e Informação, Liderança, e Resultados de Negócios. Pela primeira vez, as vertentes estarão alinhadas a Prioridades de Missão Crítica (MCPs – Mission Critical Priorities). “Essas são as questões que realmente interessam aos CIOs. O objetivo é fazer do Symposium um evento cada vez mais focado nos desafios enfrentados pelos executivos estratégicos de TI. Para responder aos desafios presentes em cada MCP, mobilizamos diversos conteúdos, reforçando a essência multidisciplinar das abordagens que precisamos adotar”, diz o Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner e Chairman da Conferência.

No Gartner Symposium/ITxpo 2015, o público terá acesso a centenas de sessões, workshops e atividades sobre futuros digitais emergentes, novos modelos de liderança, e formas de construir novas capacidades de TI. No dia 22 de outubro, às 15h45, David A. Willis, Vice-Presidente e Analista Distinto do Gartner, e Luis Claudio Mangi, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner e Chairman da Conferência, farão a sessão de encerramento, com um resumo das mensagens críticas no mais importante encontro de CIOs do mundo.

Entre os destaques do evento estão o acesso aos resultados da Pesquisa do Gartner 2016 CIO Agenda, as recentes conclusões da Pesquisa CEO 2015, as 10 principais tendências tecnológicas para 2016 e os desafios para a implementação da TI bimodal.

O programa do Gartner Symposium/ITxpo 2015 foi planejado para que CIOs e executivos de TI possam adquirir mais conhecimento para desenvolver planos estratégicos para apoiar suas empresas em novos desafios de negócios. De acordo com o Gartner, ao mesmo tempo em que os executivos necessitam reconhecer suas prioridades, também é importante que assumam o papel de liderança da organização de TI de forma ousada e criativa.

Analistas do Gartner apresentarão tendências para diversos setores do mercado de TI. Além das palestras, o evento se destacará por permitir a construção de parcerias entre o público e por oferecer uma agenda que possibilita a participação em Grupos de Interesses Comuns, Estudos de Caso, Mesas Redondas, Encontros com Colegas e Sessões de Networking em tempo real. Além disso, o simpósio terá 65 fornecedores de soluções compartilhando experiências sobre como solucionar problemas em suas áreas de atuação.

Os participantes receberão, ainda, orientações detalhadas sobre os seus setores de atuação para que possam se beneficiar da experiência de outros profissionais. Como o mercado digital está promovendo mudanças sem precedentes, criando um ambiente de negócios dinâmico e volátil, as sessões abrangem 12 setores diferentes e exploram os impactos do negócio digital sobre o mercado e indicará as medidas que os CIOs devem adotar para serem bem-sucedidos em suas estratégias.

O primeiro dia do evento será dedicado à Indústria, com conteúdos direcionados para os segmentos bancário, de serviços financeiros, governos e varejo. As sessões abordarão temas como “Transações Bancárias na Era Digital” e “Governos Digitais Revisitados: Como as Máquinas Inteligentes e a Internet das Coisas Mudarão Tudo”.

O segundo dia terá assuntos de interesse de CIOs e executivos de TI, incluindo workshops “Construindo e Mantendo uma Estratégia Eficaz de Informações Digitais” e “Negocie o Risco Apropriadamente para um Contrato de Cloud Baseado em Digital e Bi-modal”. A agenda terá palestras sobre pensamento estratégico, negócios autônomos, startups, segurança da informação, Nuvem, Data Center e DataWarehouse. No final do dia, os analistas Cassio Dreyfuss e Álvaro Mello apresentarão, com exclusividade, a CIO Agenda 2016.

O terceiro dia do simpósio contará com palestras sobre a função do CIO em um mundo de máquinas inteligentes, como negociar com grandes fornecedores, infraestrutura de integração para um mundo híbrido, Implementação da TI bimodal e Futuras Tendências em Big Data e Business Analytics.

Para encerrar o simpósio, o último dia apresentará as principais tendências tecnológicas para 2016, além de palestras sobre Relacionamento dos CIOs com a Arquitetura Empresarial, Estratégias de Negociação e Redução de Riscos, Arquitetura de Solução IoT, Como liderar a mudança, e Construindo a Equipe Ideal para os Negócios Digitais.

O Gartner Symposium/ITxpo 2015 oferece aos CIOs e executivos seniores de TI um direcionamento estratégico sobre como dominar as mudanças tecnológicas neste momento decisivo, no qual é preciso adaptar-se à nova onda digital que arrebata o mercado. Mais informações estão disponíveis no site: gartner.com/br/symposium.



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »