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Mulheres preparadas para ocupar lideranças em todos os segmentos

São Paulo 8/3/2021 – Com expressivo quadro de colaboradoras em suas operações, Katayama Alimentos mostra que as mulheres estão preparadas para ocupar espaço também na indústria avícola, em todos os níveis

Com os temas diversidade de gênero e inclusão social posicionando-se frente à questão cultural dos preconceitos, espera-se um aumento, mesmo que tímido, das mulheres ocupando cargos de liderança nos ambientes corporativos. Ainda que o percentual de empresas com participação equilibrada de homens e mulheres em cargos de gestão seja pequeno, o último estudo da consultoria Kantar indica avanços importantes pelo mundo, com reflexos no Brasil. Entre 2012 e 2020, por exemplo, o percentual de mulheres em posição de liderança, como executivas ou em cargos fora do meio corporativo, dobrou de 10% para 20%, na Europa.

A Katayama Alimentos, uma das principais indústrias avícolas do país, destaca-se pela quantidade de mulheres presentes no seu time, ocupando posições diversificadas. Hoje, no quadro de colaboradores da empresa, há 201 mulheres e 231 homens, sendo que cerca de 52% dos cargos de liderança, gestão e supervisão são ocupados por mulheres. E mais: 180 mulheres trabalham na produção de alimentos e 165 (mais da metade das colaboradoras) são chefes de família.

ESG em execução
“Alinhados com os critérios de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança, do inglês Environmental, Social and Governance), entendemos que a escolha do profissional para exercer as funções dentro da indústria avícola deve priorizar o conjunto de habilidades e competências individuais para o exercício de determinada atividade profissional. Entretanto, é preciso valorizar a diversidade de gênero, sem restrições ou preconceitos. Tratamos tais critérios com tanta seriedade, evidenciando-os, inclusive, em nossa política de recrutamento e seleção”, afirma Cristiane Macedo, Gestora de Recursos Humanos da Katayama Alimentos.

Segundo Cristiane, a questão da diversidade deve ser respeitada e nortear as decisões da empresa. “É dada a oportunidade ao profissional que tem a melhor ‘chave’, identificada pela competência, habilidade, atitude, valores e emoções. E esse conjunto de atributos não é definido pelo gênero. Acreditamos que o ideal é ter um equilíbrio em nosso quadro de colaboradores, explorando as aptidões de cada gênero, para compor um time de alta performance.”

Habilidades femininas
De forma geral, é menos comum ter mulheres liderando as operações de uma indústria avícola. A Katayama Alimentos tem como foco a qualidade dos ovos produzidos, atendendo os preceitos de segurança do alimento. Ao longo de seus quase 80 anos, a empresa foi ajustando suas operações e identificou que, em geral, as mulheres possuem talentos diferenciados para a realização de determinadas atividades. “Percebemos que as mulheres têm mais habilidade e sensibilidade para cuidar das aves e dos produtos finais (ovos), que são delicados e exigem especial atenção e cuidado”, explica Camila Cuencas, Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos.

“Normalmente, as mulheres são experts no manejo de crises e em se adaptar às mudanças. Esta habilidade para lidar com processos de mudança e tolerar incertezas e ambiguidades é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. As líderes, por exemplo, contam com alto desenvolvimento de inteligência emocional e montam equipes de trabalho coerentes, motivadas e com foco nos resultados”, finaliza Camila.

Mulheres de garra
Adriana Osório tem 34 anos e faz parte da equipe feminina de líderes da Katayama Alimentos. Sob sua supervisão na área de Classificação dos Ovos estão mais de 100 mulheres. Também é mãe de uma filha de 14 anos e chefe de família. “A empresa sempre deu muita abertura para o crescimento e hoje tenho meu trabalho respeitado e minha confiança garantida. Eu tinha que evoluir e dar orgulho para os meus pais, mostrar para eles que eu era capaz, já que não consegui concluir minha faculdade em função da gravidez precoce”, conta Adriana.

Para Tamires Ribeiro, de 29 anos, Supervisora de Produção, os desafios e as dificuldades estão presentes todos os dias na empresa e fora dela, mas o resultado é muito gratificante. “Nós, mulheres, precisamos ter hiperpoderes para dar conta de tudo. A minha função poderia ser ocupada por um homem, mas a empresa prima por competência e oferece oportunidade a todos, sem discriminação pelas diversidades.”

Segundo a Gestora de Custos e Orçamentos, Eliane Zanetti, há 18 anos na Katayama Alimentos, não existe profissão certa para homem e mulher. O importante é haver equidade na escolha do profissional, independentemente de seu gênero. Na empresa, nunca sofri preconceito por ser mulher, passando de estagiária a gestora, sempre com o apoio da diretoria”.

Katayama Alimentos
Tel.: (18) 3606-9000
E-mail: marketing@katayama.com.br
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Informações para imprensa
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PUMA Brasil lança nova campanha #SheMovesUs com vídeo “Para cada começo tem uma de nós”

A PUMA Brasil anuncia hoje, Dia Internacional da Mulher, o lançamento da nova campanha global #SheMovesUs,uma plataforma de comunicação onde a marca alemã eleva as mulheres que se movem juntas para alcançar realizações por meio do esporte, da cultura e de seus próprios valores. “Este é um reconhecimento da PUMA para celebrar o esforço de mulheres que inspiram e encorajam outras mulheres a vencerem barreiras no dia a dia”, explica Fábio Kadow, diretor de Marketing da PUMA Brasil.

Em grande parte do mundo, o simples fato de ser mulher é um desafio muito grande e no esporte não é diferente. A disparidade e a dificuldade de inserção e destaque feminino podem ser facilmente observadas. Segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) feito em 2015, 68% das mulheres no Brasil nunca praticaram esporte.

Quando assunto são esportes coletivos, menos de 15% das brasileiras declaram já terem praticado. “Nossa nova plataforma #SheMovesUs conecta a marca com diferentes mulheres e mostra que, juntas, elas podem superar os desafios de suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, a PUMA busca criar uma rede global que desencadeará uma conversa em torno de questões importantes para meninas e mulheres”, detalha Kadow.

Para marcar esse lançamento no Brasil, a PUMA reuniu uma produção essencialmente formada por mulheres, para a criação do filme “Para cada novo começo tem uma de nós”, que mostra a realidade de como é começar algo novo entre as mulheres e como é importante o apoio inicial na prática esportiva. “Como marca esportiva, precisamos sim reforçar a conexão entre mulheres e esportes como forma de bem-estar e sem necessariamente exigir uma alta performance de ninguém”, afirma Rubia Dalla Pria, responsável pelo projeto na PUMA Brasil. O filme estabelece o início de várias ações da marca ao longo de 2021, que incluem parcerias e conteúdos que reforçam o papel da mulher no esporte. “Queremos incentivá-las e convidá-las a começar uma nova modalidade”, acrescenta Pria.

Para a data a página inicial da Puma ganhará um novo layout, 100% focado no público feminino e, a partir de hoje com o lançamento de #SheMoves Us, entra no ar também a nova loja online especializada puma.com/mulheres, para garantir uma comunicação diferenciada com o público. “Temos um longo caminho a percorrer no relacionamento com as nossas consumidoras mulheres e estamos só começando”, declara Sebastian Diaz, presidente da PUMA Brasil. “O importante é que estamos fazendo um trabalho sem precedentes de reestruturação da marca e do negócio, focando no público feminino e investindo mais em nossas iniciativas para garantir melhores condições do futuro esportivo e de bem-estar das mulheres”, conclui.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Digital influencer mostra roteiro especial do que fazer pelo Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ 8/3/2021 – O Rio de Janeiro comemorou 456 anos e o digital influencer Eldo Gomes fez um especial com uma série de coisas para fazer pela capital carioca, que é um dos destinos mais visitados por turistas nacionais e estrangeiros.

Ao longo destas mais de quatro décadas de história, a cidade maravilhosa encantou visitantes com paisagens que, sem dúvida, estão entre as mais bonitas do Brasil e é um roteiro certo para turistas estrangeiros.

Da Ilha de Gigoia até a região dos Lagos/RJ, o Guia do jornalista Eldo Gomes direciona o turista e o acesso é gratuito em seu perfil do Instagram (@EldoGomes) que também tem outros destinos brasileiros.

O Rio tem uma intensa vida cultural, redes de cinemas, teatros, vários dos mais sofisticados centros de compras e uma natureza exuberante que garante passeios tão diferentes.

Website: https://www.eldogomes.com.br/category/blog-de-viagens/



Ação inédita de Trident impulsiona novos streamers em plataforma de jogos online

A Trident trouxe mais uma grande novidade para os gamers. A marca reforça seu posicionamento através de uma ação inédita para impulsionar novos streamers. E como todo jovem gamer sonha com um futuro promissor no mundo dos games, a marca irá promover uma ação especial para dar um empurrãozinho na carreira de jogadores menos conhecidos.

Em iniciativa inédita, que reforça o posicionamento “Masca e Destrava” e o apoio da marca ao universo gamer, Trident se unirá a jogadores reconhecidos no cenário para destravar um “Gank”. O termo, criado dentro da plataforma Twitch, é usado para descrever uma ativação na qual produtores de conteúdo de maior notoriedade transferem seus espectadores para outras contas da rede social menos conhecidas, o que mantém a comunidade conectada e ajuda os novos gamers a cresceram na plataforma.

Os Ganks promovidos pela marca começarão hoje (08), aproveitando o Dia Internacional da Mulher, com a gamer Ju Mayumin, reforçando também o propósito da marca de apoiar minorias dentro do nicho. O projeto segue até o dia 1º de abril e conta com outros grandes nomes como Nobru, Paula Nobre, Maethe Aka, Dilera, Zigueira e The Darkness.

Ao todo, 56 gamers iniciantes serão gankados com a ajuda de Trident, ou seja, receberão a audiência vinda de um grande jogador para acompanhar a sua transmissão.

Para a Diretora de Marketing de Balas e Gomas da Mondelez Brasil, Anna Carolina Teixeira, a ação reforça o propósito da marca. “A Trident quer ajudar os seus consumidores a destravarem os pequenos momentos de tensão no seu dia a dia. Para os streamers iniciantes, conquistar sua audiência é um desses momentos tensos. Por isso Trident, que já vem dialogando com o público gamer há algum tempo, vai ajudar essa galera a destravar um monte de seguidores através da parceria inédita entre grandes e pequenos streamers”, finaliza.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


LG apresenta PuriCare 360°, purificador de ar que alia muita tecnologia, saúde e bem-estar (veja o vídeo!)

Vírus, bactérias e outros poluentes sempre estiveram presentes no ar, mas você sabia que dentro de casa e do ambiente de trabalho o ar pode ser até cinco vezes pior do que em ambientes abertos?

Isso porque existem milhares de bactérias diferentes se proliferando nesses espaços fechados, que prejudicam nosso bem-estar e podem causar desde doenças brandas, como um simples resfriado, a graves doenças respiratórias.

Pensando nesse contexto, a LG trouxe para o mercado brasileiro o PuriCare 360°, um purificador de ar com design minimalista e elegante que, por meio do seu Sistema de Multi-Filtragem, purifica em 360º o ar, absorvendo e eliminando até 99,9% dos vírus, bactérias, alérgenos, partículas de poeiras, poeiras ultrafinas, pelos, odores, fumaças e gases prejudiciais à saúde.

Dentre os grandes diferenciais do purificador, estão a sua poderosa filtragem do ar no nível do chão e o baixo ruído que o aparelho faz, sendo mais silencioso que uma biblioteca.

O modelo possui também a função de ionização, que reduz a quantidade de vírus e bactérias no ar antes mesmo de ocorrer a filtragem, pois lança no ar milhares de íons que os destroem do ambiente. O produto é ideal para quem quer proteger a saúde de sua família com mais segurança, pois possui diversos testes internacionais que comprovam esta qualidade.

Veja o funcionamento no vídeo abaixo:

Além disso, o Indicador Smart do PuriCare 360° identifica de forma precisa e em tempo real a qualidade do ar do espaço utilizando quatro níveis de cores: a vermelha representa o ar “poluído” e a verde, o ar “limpo”. Bem fácil de entender.

A função “Clean Booster” purifica o ambiente até 24% mais rápido do que o convencional e proporciona um jato de ar puro que alcança a distância de até 7,5 metros.

Outra vantagem que o purificador oferece é a possibilidade de controlar e monitorar o aparelho de forma remota. Para ter acesso a essa ferramenta, basta instalar o aplicativo LG ThinQ em um smartphone e pronto: de qualquer lugar e a qualquer instante, graças à sua conectividade Wi-Fi, é possível ativar o produto e escolher a função a ser realizada.

Fiquem de olho, em breve teremos um review completo do PuriCare aqui no canal!

Preço e disponibilidade
O LG PuriCare 360° chega aos principais varejistas do país em dois modelos: o AS651DWH0, que possui um filtro e consegue agir em um espaço de até 61m² e tem preço sugerido de R$ 5.199,00, e o AS101DWH0, que tem dois filtros e alcança 100m², com preço sugerido de R$ 7.219,00.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Alexa e Elza Soares se juntam para um “bom dia” especial neste 8 de março

A Alexa, inteligência artificial (IA) da Amazon, começa esse 8 de março, Dia Internacional da Mulher, trazendo uma das maiores vozes da música brasileira e símbolo do enfrentamento à violência de gênero e ao racismo, Elza Soares.

Basta dizer “Alexa, bom dia” para que a convidada especial faça a surpresa. O “bom dia” da Alexa é uma das interações preferidas dos brasileiros, que em seu primeiro ano no País, foi dita mais de 9 milhões de vezes.

Além disso, durante todo o mês de março, ao perguntarem “Alexa, tudo bem?”, a IA traz homenagens a outros ícones femininos cujas histórias inspiradoras fizeram e fazem a diferença na jornada da mulher pela igualdade no Brasil e no mundo.

São histórias de mulheres marcantes como a escritora Clarice Lispector, a cangaceira Maria Bonita, a ativista ambiental Greta Thunberg ou ainda Shidzue Katô, primeira mulher eleita ao parlamento japonês.

Em dias específicos, Alexa falará sobre a Lei do Feminicídio e sobre a Marcha Sufragista. Além disso, ela também explica sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Basta perguntar “Alexa, qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?”.

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Acer apresenta novos modelos de sua linha premium de notebooks leves e ultrafinos

A Acer anunciou o lançamento de sete novos modelos em sua linha premium de notebooks finos e leves no Brasil. O portfólio da marca agora conta com quatro novas configurações do Swift 3, duas do Spin 3 e outra do Spin 5.

As novidades já estão disponíveis na Acer Store e se diferenciam pelo armazenamento SSD e, principalmente, por sua imponência e beleza que o tornam o notebook ideal para quem busca performance e exclusividade.

“Estamos honrados em, mais uma vez, conseguirmos inovar e trazer ao país produtos de ponta, que irão proporcionar experiências diferenciadas aos brasileiros que dependem de equipamentos potentes e versáteis em suas rotinas, e não abrem mão de um notebook elegante”, pontua André Teixeira, Gerente de Produtos Sênior na Acer do Brasil. 

“Os novos modelos da linha premium de notebooks leves e ultrafinos da Acer, além de aguentarem as inúmeras atividades do dia a dia, também se diferenciam por seu design impecável, segurança de acesso e autonomia de bateria, o que os tornam a opção ideal para quem trabalha, estuda e se entretém de forma remota”, conclui.

Acer Swift 3
A linha Swift 3 chega com quatro novos modelos, todos com tela Full HD de 14″, além de autonomia de bateria de até 11h para não deixar ninguém na mão durante as multitarefas do dia a dia. Para garantir ainda mais a segurança, tão importante para a proteção de dados, os novos Swift 3 também são equipados com a tecnologia Acer Fingerprint Reader, que permite o desbloqueio da tela por meio de impressão digital.

Entre as diferentes opções recém-chegadas ao mercado estão duas com processadores AMD Ryzen 5 Hexa Core, 8 GB de RAM e armazenamento de 512 GB SSD; e uma que se diferencia do anterior por contar com os processadores AMD Ryzen 7 Octa Core.

A marca também apresenta outros dois modelos do Swift 3 com processadores Intel Core de 10ª geração, equipado com processadores Intel Core i5, 16 GB de RAM e armazenamento de 256 GB SSD; além de um modelo com processador Intel Core i7 e armazenamento de 512 GB SSD.

Acer Spin 3 e Spin 5
Para a linha Spin, a Acer preparou outras novidades para o mercado brasileiro: dois novos modelos do Spin 3 e um do Spin 5. Além do design leve e ultrafino, o diferencial dessa linha é a multifuncionalidade, já que possui dobradiças duráveis de 360 graus e tela sensível ao toque, que possibilitam transições suaves entre os modos, para que os profissionais e os estudantes possam alternar entre tarefas com facilidade.

As novas configurações do Spin 3 contam com tela de 14″ IPS em Full HD, processadores Intel Core i5 de 10ª geração e memória RAM de 8 GB, além de também contarem com autonomia de bateria de até 16 horas e uma caneta Ativa da Acer com tecnologia Wacom AES 1.0, que permite fazer anotações diretamente na tela.

Além destes diferenciais, existem modelos com armazenamento de 256 e 512 GB em SSD.

O novo Spin 5 com espessura de apenas 14,9 mm e 1,2 kg, possui uma tela sensível ao toque de 13,5” 2K. Os profissionais e os estudantes vão apreciar este notebook portátil e com design flexível que permite fazer desenhos, anotações, criar conteúdo e fazer apresentações sem esforço, ao longo do dia, tudo com um giro fácil.

O modelo é equipado com processadores Intel Core i5 de 10ª geração, 8 GB de RAM e armazenamento de 512 GB SSD.  Além disso, possui um leitor integrado de impressão digital para logins mais rápidos e mais seguros via Windows Hello e é parte do Projeto Athena da Intel, que destaca produtos de alto rendimento.

Todos os modelos já estão disponíveis. Para mais informações, acesse o site do fabricante.

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Como a tecnologia apoia os cuidados mentais na quarentena?

São Paulo – SP 5/3/2021 – Diante do isolamento social, novas alternativas de atenção médica foram exploradas. Cyro Masci, médico psiquiatra, conta como a tecnologia pode apoiar o atendimento em psiquiatria e a atenção aos pacientes.

Durante a pandemia do novo Coronavírus a demanda por cuidados de saúde mental aumentou, segundo dados da OMS, Organização Mundial da Saúde. Ao mesmo tempo, o isolamento social implicou em desafios para o atendimento, criando ou acelerando novas formas de soluções para atenção em psiquiatria.

As buscas pela internet confirmaram o aumento de interesse pelas dificuldades emocionais. Dados fornecidos pelo Google apontam alta de 98% nas buscas sobre temas relacionados a transtornos psiquiátricos. Em junho do ano passado, por exemplo, a pergunta “como lidar com a ansiedade?” teve um crescimento de 33% comparando com 2019, batendo o recorde de interesse na última década.

Para enfrentar essa situação, o médico psiquiatra Cyro Masci ampliou sua participação em redes sociais para levar informações e orientações em sua área de expertise, além de adotar algumas medidas aprovadas de telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina.

Aplicações

Cyro Masci afirma que “a tecnologia é uma aliada do atendimento médico, estar presente no mundo virtual não é mais uma opção”, atesta o médico, que aplica sua especialidade na atenção à saúde mental em todas as suas faces, como transtornos de ansiedade, síndrome do pânico, fadiga prolongada ou depressão. 

Masci exemplifica com a atenção à distância, relatando que “é possível realizar não apenas o teleatendimento, como aprimorar o diagnóstico com testes e escalas específicas, e que também permitem acompanhar de modo mais objetivo a evolução do tratamento.”

E, para isso, a tecnologia é vista como aliada da clínica – mesmo antes da pandemia. “Vimos na tecnologia uma possibilidade de levar nossa expertise a diante. Hoje em dia estar presente no mundo virtual não é mais uma opção”, compartilha Cyro Masci.

Com o aumento da necessidade de cuidados, o Cyro Masci decidiu ampliar seu leque de disseminação de informações sobre o tema, utilizando as redes sociais como Instagram, Facebook ou LinkedIn para compartilhar informações e reflexões sobre dificuldades emocionais e também a respeito da promoção da felicidade.

Além disso, Masci adotou outra tendência: os podcasts. Estima-se que 40% da população já os consome, segundo dados do IBOPE. “Costumo falar sobre mente saudável, qualidade de vida e bem-estar. O formato permite um consumo de conteúdo expandido, livre de impedimentos e mais democrático, por conta de maiores explicações pela fala”, declara.

Com a utilização da tecnologia o psiquiatra Cyro Masci ampliou sua atuação, seja levando informações de qualidade pelas redes sociais e podcasts, seja no atendimento em sua clínica, que atua utilizando a abordagem integrativa na psiquiatria, buscando recursos que integrem a medicina tradicional com formas de tratamento não convencionais. 

Para mais informações, basta acessar as redes sociais ou o site da Clínica Masci: www.masci.com.br, https://www.facebook.com/ClinicaMasci e https://www.linkedin.com/in/cyromasci/.

Website: http://www.masci.com.br



Autonomias corporal e sexual são os aspectos mais importantes para a autoestima das mulheres latino-americanas, enquanto para as brasileiras é a financeira

São Paulo – SP 5/3/2021 – O estudo global What Women Want, aplicado pela multinacional Kantar, líder em dados, insights e consultoria, na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México), revela que a autoimagem da mulher ainda é consideravelmente mais baixa que a do homem. 13% delas têm baixa autoestima, enquanto entre eles esse percentual é de apenas 9%.

A autoestima é a percepção e o valor que as pessoas dão a si mesmas, e como se sentem em relação à aparência, habilidades, condutas, autonomia, etc. O papel das mulheres evoluiu de maneira significativa nos últimos anos, mas elas seguem atrás dos homens. Somente 38% das latinas têm autoestima acima da média, com destaque para as colombianas, que chegam a 52% nesse quesito.

Para o estudo a Kantar considerou cinco dimensões que impactam a autoestima de uma pessoa. Os resultados das mulheres latino-americanas foram os seguintes:

• Autonomia sexual e corporal – 25% se sentem confortáveis e livres para decidir sobre seu corpo e sua sexualidade;
• Liberdade de pensamento e expressão – 23% conseguem que seus pontos de vista sejam ouvidos e respeitados;
• Autonomia financeira – 22% são livres para gastar seu dinheiro como quiserem;
• Conexões sociais – 15% possuem uma rede de pessoas com as quais podem contar;
• Representatividade e visibilidade – 14% veem pessoas públicas que sejam exemplos positivos e com quais se identificam.

A autoestima das brasileiras caiu em 2021. Considerando todas as faixas etárias, a diminuição em relação a 2019 foi de 7 pontos de penetração, de 28% para 21%. Já entre as mulheres de 30 a 44 anos foi bem mais acentuada. As que tinham alta autoestima passaram de 31% para 16%.
Nas demais gerações, a autoestima que já era acima da média subiu ainda mais. Dos 18 aos 29 anos foi de 22% para 25% e para quem tem mais de 45 anos cresceu de 33% para 46%.

Atualmente as marcas desempenham um importante papel na construção da autoestima. No estudo What Women Want a Kantar analisou os setores em que as marcas impulsionam igualdade e chegou a algumas conclusões.

No Brasil são as marcas de moda que mais ajudam, de acordo com 64% dos entrevistados, enquanto no México (81%) e na Colômbia (76%) são as de alimentos. Na outra ponta estão as marcas de cerveja, que para boa parte dos respondentes são as que menos trabalham pela igualdade de gênero: disseram isso 43% dos brasileiros, 56% dos mexicanos e 52% dos colombianos.

Por essas razões, a comunicação das marcas terá um peso muito importante no papel da mulher nos próximos anos e será essencial que elas trabalhem para promover a inclusão, a igualdade e a diversidade, gerando mudanças notáveis na sociedade latino-americana.

Em cada um dos cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México – o estudo contou com 500 entrevistas on-line com homens e mulheres maiores de 18 anos, das classes AB, C+, C, C-, D+ e D. Mais informações em www.kantar.com

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria e a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar sua experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

AD Comunicação & Marketing
Ana Davini / Daniel Ramirez / Camila Gomes
(11) 3042.6442 / 99965.8147 / 97164.7773
contato@adcomunicacao.com.br

Website: http://www.kantar.com



Os desafios de corporações e startups para gerar inovação

São Paulo 5/3/2021 – Um dos desafios de criar valor real para empresas está na superação das barreiras à inovação corporativaA crise econômica vigente em função da pandemia vem causando impactos negativos na indústria nacional e o investimento em inovação é estratégico para elevar sua capacidade de competir globalmente

As pressões para mudanças têm vindo de várias formas, desde as alterações no comportamento e nas preferências dos consumidores até o surgimento de novas tecnologias e modelos de negócio disruptivos que provocam transformações radicais na competição pelo mercado, em alguns casos modificando completamente o cenário competitivo de certos setores.

A crise econômica vigente em função da pandemia vem causando impactos negativos na indústria nacional. Sem investimentos em inovação, ela poderá perder ainda mais espaço em meio a uma nova revolução industrial da digitalização, na denominada Indústria 4.0. A inovação tecnológica é fundamental para o aumento da produtividade de um país. Portanto, o investimento em inovação é estratégico para as empresas e para a nação, já que eleva a capacidade de competir globalmente.

Diante desse cenário, as empresas vêm buscando alternativas para acelerar o processo de inovação. Pode-se observar diversas estratégias adotadas pelas organizações, quer seja por meio de fomento para seus projetos de P&D em programas governamentais que oferecem incentivos fiscais e juros reduzidos, quer seja por meio de parcerias e desenvolvimento de inovações em cooperação com uma rede de parceiros e empreendedores de startups. Afinal, sabe-se que as startups possuem comprovado potencial de trazer inovação para diferentes setores econômicos e áreas de negócios. Não faltam exemplos de transformações recentes em mercados importantes, geradas pelo surgimento de startups com novos modelos de negócio e com o uso de tecnologias emergentes. É o caso da Uber, que hoje é uma empresa mais valiosa que qualquer outra de transporte de passageiros, sem possuir um carro sequer. Ou o caso da Airbnb, que vale mais que todas as grandes redes hoteleiras apesar de não ter um único hotel.

Entretanto, um dos desafios de criar valor real para empresas através dessas parcerias e práticas de inovação aberta está na superação das barreiras à inovação corporativa, em especial quando os processos são excessivamente burocráticos, ou a cultura organizacional não é favorável à inovação. Entre as reuniões de profissionais de áreas diferentes (com objetivos diferentes) e as rodadas de aprovações, as decisões podem levar muito tempo e boas oportunidades podem ser perdidas. Desta forma, “terceirizar” o desenvolvimento de inovações alinhadas com a estratégia corporativa tem sido uma saída recorrente para muitas organizações grandes. Portanto, a parceria com startups, universidades e centros de pesquisa pode ser uma excelente alternativa para acelerar inovações e mitigar riscos.

A universidade tem papel relevante para a inovação corporativa e o ecossistema de startups. A cultura empreendedora, por exemplo, exerce um papel significativo nos setores não dominados pela maioria das grandes empresas como, por exemplo, a biotecnologia, a nanotecnologia e a inteligência artificial. Os spin-offs das universidades, fomentados pela educação empreendedora, são cruciais para o desenvolvimento da inovação no mercado, além de motivar alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e cientistas a atuar na aplicação de seus estudos para criação de novos produtos, serviços e tecnologias.

Prof. Dr. Cláudio Carvajal – Coordenador Acadêmico no Centro Universitário FIAP.

Website: http://www.fiap.com.br



Zona Norte do Rio de Janeiro ganha mais uma opção de compras para o dia a dia

Rio de Janeiro, RJ 5/3/2021 – No modelo compacto e prático, nova unidade de rede de hortirfutigranjeiros é a oitava na Grande Tijuca

O bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, recebe mais uma loja Hortifruti. Desta vez no formato Leve, focado na praticidade, proporcionando ainda mais conveniência aos clientes locais, que já contam com sete unidades na região – três no modelo padrão e outras quatro Leve.

A nova Hortifruti Leve fica na Rua Conde de Bonfim, 99 e apresenta um mix de produtos com foco em FLV – frutas, legumes e verduras, incluindo folhas, temperos e frutos exóticos; o ‘Prontinho para você’ – a conveniência ao alcance das mãos em alimentos frescos, higienizados, descascados e cortados; açougue; padaria; uma seleção de itens de mercearia e produtos lácteos e, ainda, adega.

Outra comodidade da Hortifruti Leve, até no momento de pagar as compras, é o self checkout, com autosserviço. Além de atender a região também por delivery disponível pelo site da rede e WhatsApp da loja.

Com a inauguração da nova unidade Leve na Tijuca, a companhia passa a contabilizar 71 lojas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com a marca Hortifruti, e São Paulo, com a bandeira Natural da Terra.

Website: https://institucional.hortifruti.com.br/



Movimento AR e Universidade Zumbi dos Palmares lançam podcast: Vidas Negras Importam

São Paulo, SP. 5/3/2021 – A Universidade Zumbi dos Palmares e o Movimento AR lançam mais uma iniciativa para disseminação de informações no combate à discriminação racial: o podcast Vidas Negras Importam.

Para o líder do Movimento AR e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente: “O objetivo deste podcast é levar ao público as iniciativas, ideias e propostas dos embaixadores do Movimento AR em prol da luta contra a intolerância racial”, conclui.

O convidado do primeiro episódio é o professor Cristovam Buarque, que fala sobre: “O papel das escolas no combate ao Racismo Estrutural”. Ao longo do mês de março serão dez programas, dois podcasts por semana, em homenagem a 21 de Março – Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial.

Os próximos entrevistados são: a cantora Paula Lima, sobre o racismo na Cultura; a vice-presidente da Ambev, Carla Smith Crippa, sobre abertura de vagas para negros; o ex-Ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira de Araújo; a Secretária de Justiça da cidade de São Paulo, Dra. Eunice Prudente; o presidente da Fenavist – Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores, Jefferson Nazário, sobre Segurança Privada; José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e líder do Movimento AR, entre outros.

Movimento AR é uma mobilização voluntária, com propósito de realizar mudanças e transformações sociais através de ações efetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros. O movimento é liderado pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras.

É possível ouvir o conteúdo em: http://movimentoar.com.br/podcast-1/

Website: http://movimentoar.com.br/podcast-1/



Cresce a busca por cursos de idioma online durante a quarentena

Porto Alegre 5/3/2021 – A busca por cursos de idiomas na modalidade EAD cresceu em 2020 59% comparado aos anos anteriores. Com maior flexibilidade de horário e uma diversidade melhor que o ensino presencial, os cursos on-line de idiomas atendem à demanda dos trabalhadores na busca de um novo emprego. Os cursos ajudam as pessoas a terem um hobby ou até a manter a saúde mental.

A busca por cursos de idiomas na modalidade EAD cresceu 59% em 2020 em comparação aos anos anteriores. Um dos motivos do crescimento é a demanda por qualificação de currículo: em junho de 2020, 11,8 milhões de brasileiros estavam desempregados, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa de crescimento em inscrições nesses cursos em 2021 gira em 40%, a busca por esses cursos tem dois fatores: o alto índice de desemprego e a necessidade de melhorar a capacitação do profissional para atravessar esta crise econômica e, assim, se recolocar no mercado de trabalho.

Não existe mais aquela mentira que a falta de dinheiro ou de tempo era um impedimento para aprender um idioma novo. Existe um crescimento nos cursos gratuitos em idiomas no ensino a distância, e esse aumento pode mudar a atual situação dentro do Brasil. Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente 5% da população brasileira tem conhecimento da língua inglesa e menos de 3% são fluentes em inglês.

O portal Certificado Cursos Online, por exemplo, conta com uma plataforma de ensino gratuita, que tem como objetivo a democratização de ensino. A plataforma oferece 267 cursos, e 11 cursos são somente de idiomas, o curso de inglês básico nível I já conta com mais de 133 mil alunos, e esse curso presencial custaria por volta de R$ 5 mil por estudante. A pandemia do novo Coronavírus impactou drasticamente muitos setores dentro e fora do país, porém, impulsionou positivamente o aprendizado a distância. Dados da plataforma de cursos, Certificado Cursos Online, apontaram um crescimento de 56% na busca por cursos de idiomas, em outubro de 2020, 1.703 pessoas se inscreveram somente no curso de inglês, este número representa para uma escola presencial, com turmas de até 9 anos, a formação de 189 turmas. Para 2021 existe uma expectativa de que a aquisição dos cursos de idioma aumente em 40%.

O estudante de farmácia da UFRGS, Jader Cardoso, que já fez o curso de inglês básico I, concedeu uma entrevista e comentou que o aprendizado pela internet é facilitado porque o aluno tem o ritmo controlado por ele mesmo, facilitando a disponibilidade de tempo e espaço.

O diretor do portal Certificado Cursos Online, Maikel Jandrei, diz que as aulas de idiomas são uma maneira de o aluno melhorar a sua socialização. Ele destacou: “vários alunos que não tiveram a oportunidade de cursar um curso presencial por causa da falta de verba, agora conseguem com os cursos EAD. Graças ao que eles aprendem dentro das nossas aulas, eles poderão conquistar empregos melhores, ocupar cargos em outros países e realizar o sonho de aprender uma nova língua. O idioma é algo fascinante, e aprender um novo é essencial”.

O pós-pandemia mudará a forma de os contratantes recrutarem os seus funcionários. As grandes empresas vão realizar uma peneira cada vez mais qualificada na hora de contratar, e somente os melhores currículos conseguirão o emprego dos sonhos. Saber aproveitar o período de isolamento é fundamental para um crescimento intelectual, e os cursos de idiomas ajudarão nesse assunto, irão enriquecer o currículo e consequentemente impulsionar o trabalhador no mercado de trabalho pós-pandemia.

Cinco motivos para aprender inglês:

  • Inglês é a língua mais falada no mundo.
  • Ela amplia os horizontes culturais.

  • Faz as viagens serem mais fáceis.

  • Permite conhecer novas pessoas.

  • Saber falar inglês dará melhor oportunidade de estudar onde quiser.

Interessados em se inscrever em um novo curso de idiomas podem acessar o portal https://certificadocursosonline.com/?utm_source=dino

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Advogada alerta sobre juros cobrados pelas instituições financeiras no panorama da pandemia do novo Coronavírus

São Paulo, SP 5/3/2021 – Importante destacar, que há Projetos de Lei, propostos, com o objetivo de limitar e suspender a cobrança de juros e dívidas decorrentes de contratos bancáriosDe acordo com o Banco Central, a alta dos juros bancários médios acontece em um momento de estabilidade da taxa básica de juros da economia, no histórico de 2% ao ano

A pandemia da Covid-19 gerou grandes impactos na economia do Brasil, entre produção, consumo e investimentos, segundo a Federação Brasileira de Bancos – Febraban. De acordo com a entidade, os bancos se comprometeram a amenizar os efeitos negativos e em renegociar dívidas com os clientes prejudicados. Mas, dados do Banco Central apontam que os juros bancários médios, com recursos livres, de pessoas físicas e empresas subiram de 25,5% ao ano, em dezembro de 2020, para 28,4% ao ano em janeiro de 2021, uma alta de 2,9 pontos percentuais. No crédito livre, a instituição financeira tem mais liberdade para fixar a taxa de juro.

A população esperou imposição de limites e redução dos juros bancários cobrados pelas instituições financeiras, mas o que se verificou foram pequenas reduções e alterações no sistema de cobrança de juros, informa Cíntia Aparecida Dal Rovere, graduada no curso de Direito pela Faculdade de Direito de Bauru – ITE. “Completando um ano de pandemia do novo Coronavírus, é importante avaliar quais foram os impactos sobre a economia no que tange aos juros bancários”, diz Cíntia. 

A Advogada, com vasta experiência em direito bancário tendo como clientes grandes instituições financeiras, explana que dentre as alterações verificadas, encontra-se um limite estabelecido pelo Banco Central quanto à taxa de juros cobrada no cheque especial, a qual não pode ultrapassar o limite de 8% a.m. Em contrapartida, a profissional alerta que foi concedida a cobrança de tarifa de até 0,25% sob o valor disponibilizado para o crédito que ultrapasse R$500,00.

”Muitas instituições financeiras acabaram concedendo suspensões de parcelas de financiamentos por até 60 dias, sem cobrança de multa ou juros, bem como a oferta de linhas de crédito ao consumidor como forma de incentivá-los em meio à crise econômica”, declara Dal Rovere, pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito de Bauru – ITE, e com cursos de extensão em Direito Tributário e Direito Previdenciário.

No campo judicial, a advogada relata que houve inúmeros ajuizamentos com objetivo de obter uma decisão que limitasse ou suspendesse os juros decorrentes do inadimplemento dos contratos bancários. E lembra que utilizaram como argumento o fato de o devedor não responder pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, caso não houvesse expressamente a responsabilidade, bem como a existência de onerosidade excessiva.

”Diante de tais pleitos, muitas foram as decisões que acabaram por conceder tutelas de urgência para suspensão de contratos bancários e limitação dos juros. Grande parte foi fundamentada no fato de que no momento da celebração dos contratos, não teria como o devedor prever o advento de uma pandemia dessa envergadura, razão pela qual o Estado deve atuar com o escopo de equilibrar as relações jurídicas em geral, de forma proporcional e razoável, conforme prescreve o artigo oitavo do CPC. Com isso, salvaguardando o interesse público e evitando maiores e imensuráveis prejuízos a todos, principalmente àqueles que se mostram mais vulneráveis na relação jurídica estabelecida, em consonância com o normatizado pelo artigo quarto do Código de Defesa do Consumidor”, explica Dal Rovere.

Conforme Cíntia, ainda falta deixar fundamentada a configuração da onerosidade excessiva dos contratos nesse tipo de situação, como a pandemia, caso contrário, estaria se admitindo a incidência de novos juros remuneratórios e outros encargos, além daqueles já computados na celebração regular do negócio jurídico bancário.

“Importante destacar que há Projetos de Lei propostos com o objetivo de limitar e suspender a cobrança de juros e dívidas decorrentes de contratos bancários, como o Projeto de Lei número 995/20, cuja proposta é suspender a cobrança de juros sob o cheque especial e o saldo de cartão de crédito, até o começo de março de 2021, 60 dias após o encerramento da calamidade pública decretada pelo Congresso Nacional em decorrência da pandemia. Entretanto, tais projetos ainda se encontram pendentes de julgamento pela Câmara dos Deputados”, finaliza a advogada Cíntia Aparecida Dal Rovere, com forte experiência em acompanhamento de processos de sistema financeiro na Caixa Econômica Federal de Bauru-SP.



Chega ao Brasil o primeiro chip 5G da MediaTek para smartphones

Acaba de chegar ao Brasil o chipset Dimensity 720, o primeiro SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) para smartphones 5G da MediaTek a ser lançado no país.

O processador equipa o celular Galaxy A32 5G, da Samsung, que acaba de ser lançado no mercado brasileiro. Com esse chipset, a MediaTek pretende oferecer aos consumidores de smartphones intermediários um nível de experiência em matéria de tecnologia 5G digno de modelos premium.

O Dimensity 720 faz parte da família de chipsets 5G da MediaTek, que inclui vários modelos, como o Dimensity 1100 (para smartphones 5G topo de linha) e as séries Dimensity 800 e 700, que têm como foco dispositivos 5G intermediários mais acessíveis.

“O Dimensity 720 permite aos fabricantes de smartphones oferecerem ótimos aparelhos com tecnologia 5G e preços mais acessíveis. Isso reforça nosso compromisso com a democratização da tecnologia”, destaca Samir Vani, country manager da MediaTek no Brasil.

“Trata-se de um chip altamente eficiente em termos de consumo de energia, desempenho e que traz tecnologias avançadas de imagem. Tudo isso combinado permitirá aos fabricantes lançarem celulares 5G diferenciados no mercado brasileiro”, completa o executivo.

Desenvolvido com arquitetura de 7nm, o Dimensity 720 integra o modem 5G com a maior eficiência energética da sua classe. Ele foi criado com a tecnologia 5G UltraSave da MediaTek, que usa a inteligência de reconhecimento de rede e de conteúdo para gerenciar o modo de operação do modem em tempo real e prolongar a duração da bateria. O chipset também integra recursos avançados de multimídia, conectividade e imagem, para uma melhor experiência geral do usuário.

O Dimensity 720 é voltado para fornecer uma experiência premium em velocidades 5G para dispositivos de nível intermediário com recursos que incluem:

– Suporte a telas de 90Hz de alta taxa de quadros para jogos, além de streaming rápido e constante;

– Aprimoramento dos recursos de streaming de vídeo com a reprodução MiraVision HDR10 +, que suporta uma variedade de recursos de vídeo como remapeamento de faixa dinâmica;

– Opções flexíveis de configuração de câmera com suporte para câmeras duplas de até 64MP ou 20 + 16MP, além de uma variedade de aprimoramentos com inteligência artificial alimentados pela APU (Unidade de processamento de IA) integrada da MediaTek;

– Despertador por voz integrado (VoW) para minimizar o consumo de energia dos assistentes de voz sempre ativos, com microfone duplo e supressão de ruído, para que os assistentes inteligentes possam ouvir os usuários com maior clareza, mesmo em ambientes com muito ruído.

“Com dois grandes núcleos Arm Cortex-A76 operando a 2 GHz na CPU octa-core, o chipset melhora a capacidade de resposta dos aplicativos para uma experiência fluida do usuário. O Dimensity 720 também inclui uma GPU Arm Mali G57, memória LPDDR4X rápida e armazenamento em flash universal (UFS) 2.2 para obter altas velocidades de leitura/gravação”, ressalta Hernan Descalzi, gerente de mobilidade da MediaTek para o Cone Sul.

O chipset suporta as mais recentes tecnologias de conectividade, incluindo agregação de duas operadoras (2CC CA), Voice over New Radio (VoNR), 5G e 4G dual SIM e dual standby (DSDS), para fornecer aos usuários a melhor conexão possível.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


A era da sustentabilidade: por que o consumidor mais consciente vive melhor

São Paulo/ SP 5/3/2021 – O ser humano evoluiu, o consumidor mudou. As pessoas estão mais exigentes e querem os benefícios dessa evolução. Quem não acompanhar, acabará ficando para trás.Na era de um consumidor mais consciente, o cuidado com o meio ambiente tem se tornado sinônimo de qualidade de vida de forma cada vez mais clara. Algumas atitudes e mudanças nos hábitos mais tradicionais podem trazer mudanças positivas para os consumidores e para o planeta como um todo.

O mundo mudou. Mudou o consumidor, mudou a indústria, mudou a relação produto x consumidor x impacto com o mundo. A preocupação do resultado alcançado com o produto é só mais uma entre várias. A produção, o impacto ambiental e a responsabilidade social são alguns dos pontos extremamente importantes no momento da escolha de uma marca e produto.
Seja pelo planeta, pelo meio ambiente ou pelos animais, a constante mutação que o mundo vive busca resultados cada vez mais conscientes e positivos, para suprir a necessidade de viver melhor, e a ânsia em deixar um legado positivo para as próximas gerações.

A importância do consumo consciente e responsável

Consumo consciente e responsável é aquele em que ações e produtos mais sustentáveis são priorizados. É uma prática permanente de amor e cidadania que busca diminuir os impactos negativos que o consumo desgovernado tem causado na sociedade.
Hábitos adequados a uma realidade mais consciente fazem parte de um movimento social atento e solidário, que está em constante expansão, e tem por objetivo o aumento dos impactos positivos sobre tudo aquilo que é consumido diariamente pela sociedade.

Práticas de consumo consciente capazes de transformar a realidade

1- Planejar as compras
Consumir de forma impulsiva incentiva o desperdício e acaba gerando mais resíduos que o necessário. Se planejar antes das compras garante o consumo apenas daquilo que é de fato imprescindível.
A escolha do lugar na hora das compras também é algo que deve ser levado em consideração. Optar por empresas com consciência ambiental e sustentável ajuda a cuidar do planeta e contribui com a melhora da qualidade de vida.

2- Optar por produtos naturais e ecológicos sempre que possível
Itens básicos da rotina diária das pessoas, como produtos de limpeza e cosméticos naturais ou orgânicos, como os encontrados na loja Produtos do Bem, também devem ser levados em consideração. Escolher esses produtos também ajuda a cuidar do planeta. Além dos benefícios que seu uso traz para a saúde, produtos biodegradáveis não poluem quando vão pelo ralo.
Avaliar o impacto que os produtos e seus resíduos causam no meio ambiente é fundamental.
Produtos com opção de refil também ajudam a diminuir a quantidade de resíduos descartados.

3- Evitar descartáveis e reutilizar embalagens
Aquele cafezinho após o almoço no copinho de plástico descartável parece inofensivo, mas não é bem assim.
Em um mundo habitado por mais de 7 bilhões de pessoas, o uso de produtos descartáveis de plástico tem trazido consequências devastadoras para o meio ambiente, para os animais e para os humanos.
Para aqueles itens como a sacola do mercado e a garrafa d’água, as opções reutilizáveis devem ter a preferência.

4- Se não der para reutilizar, pode ser separado e enviado para reciclagem
Reciclar é transformar um resíduo sólido que seria inicialmente descartado em um produto ou matéria-prima novamente apto para uso.
Além de contribuir com a economia dos recursos naturais, ajuda a evitar a degradação ambiental, colabora com a geração de empregos e estimula a economia.

5- Valorizar empresas com responsabilidade ambiental e social
Prestar atenção na postura social e ambiental da empresa na hora de escolher a loja também é fundamental. Cuidar do planeta é uma tarefa contínua, que deve ser prioridade de todos. Empresas com condutas e produtos do bem ajudam a incentivar esse comportamento e trazem mais visibilidade e impactos positivos para a causa.

6- Preferir o virtual ao material
O desenvolvimento tecnológico é algo que está em constante crescimento, e quando o assunto é consumo consciente, isso também pode ser usado em favor de um mundo melhor.
Optar por consumir em lojas virtuais, utilizar papéis digitais, como recibos de compras, boletos que chegam por e-mail (ou débito em conta) e até mesmo livros, contribuem duplamente com a sustentabilidade ambiental: economia de matéria-prima na produção e diminuição de resíduos na hora do descarte.

7- Refletir sobre princípios e valores
É importante avaliar os valores e princípios a serem seguidos na hora de tomar decisões.
Fazer escolhas saudáveis e sustentáveis no dia a dia contribui com o bem-estar coletivo. Optar por produtos mais saudáveis, naturais ou orgânicos, economizar água e energia, trocar o carro pela bicicleta sempre que possível, são algumas das condutas que trazem diversos benefícios a curto e longo prazo também.

8- Ajudar a divulgar a causa
Conhecendo os benefícios trazidos por hábitos de consumo consciente e sustentáveis é importante ajudar a alertar outras pessoas. Espalhar esses valores e informações ajuda a melhorar a qualidade de vida da geração atual e das próximas também.

Uma vez entendido o que significa o consumo consciente, e a importância de aplicá-lo diariamente, fica visível como a transformação de pequenas atitudes em hábitos cotidianos colabora com uma vida – e um planeta – mais saudável.

Website: https://www.produtosdobem.com.br/



Conceito de cidade antifrágil auxilia o entendimento do futuro em meio ao caos da pandemia

Santos, SP 5/3/2021 – Especialista em place branding e placemaking, arquiteto Caio Esteves, aborda o assunto em livro lançado neste mês pela editora Realejo

Viver em um ambiente de caos durante uma terrível pandemia pode trazer diversas dúvidas, sobretudo, o que será da humanidade após uma profunda crise econômica, política e social? Será que é possível ter alguma certeza sobre o futuro? Se essas são algumas dúvidas que atormentam a população, os últimos 12 meses trataram de potencializá-las, embora a ideia de futuro possa ser essencialmente traduzida como incerta, pra não dizer desconhecida, mesmo com a tentativa de prevê-lo e controlá-lo.

Foi com esse ‘pano de fundo’ que o escritor e arquiteto, Caio Esteves, está lançando o livro “Cidade Antifrágil – Uma perspectiva para os lugares num futuro de incertezas”, pela editora Realejo, utilizando o conceito criado pelo matemático libanês Nassim Nicholas Taleb, responsável pela criação do conceito de antifrágil, que consiste basicamente em prosperar em tempos de incertezas, ou seja, construir modelos de negócios, de gestão pública, de política, de saúde e de sistemas econômicos, por exemplo, que possam não só sobreviver em meio ao caos, como seguir avançando, não só economicamente, mas qualitativamente.

“Se o futuro é o incerto e frágil, a cidade antifrágil é o presente, dinâmico e adaptável, colaborativo e conjunto, físico e virtual”, diz Caio Esteves, especialista em Place Branding (estudo dos lugares como marcas) e fundador da Place For Us (primeira consultoria especializada em Place Branding do Brasil, que em 2020 se juntou à Bloom Consulting), ressaltando a teoria do qual não se pode combater os problemas do futuro com soluções do passado, precisando necessariamente estar apto a combater os problemas do presente com as soluções do presente.

Um exemplo bastante comum é a cidade norte-americana de Detroit, no estado de Michigan, com grande parte da economia concentrada na indústria automobilística. Todavia, na década de 1960, após demissões em massa na indústria, a cidade teve de lidar com uma migração sem precedentes. Moradores foram buscar empregos e, consequentemente, moradia em outras cidades. O resultado desta experiência: de mais de dois milhões de habitantes (em 1960), a cidade reduziu seu percentual de residentes em quase 60%, chegando aos atuais 672 mil moradores, tentando de todas as formas e sem sucesso, se reerguer.

Segundo o autor, para definir a antifragilidade de um lugar, é necessário fazer como a “prova real” na matemática e conhecer suas fragilidades, entender a identidade dos seus indivíduos e de seus territórios, que, de acordo com o geógrafo Yi-Fu Tuan, é a soma da identidade dos indivíduos que o habitam. Desta forma, somando-se a opcionalidade à mistura, é possível definir a identidade do lugar, estudar suas fragilidades e formas de se preparar para enfrentar os momentos de incerteza, prosperando. “Fragilidade é prisão; antifragilidade é liberdade”, afirma Esteves.

Portanto, é possível utilizar os conceitos trazidos no livro para responder perguntas atuais, tais como: Será que a pandemia mudará a forma que as pessoas se relacionam com o espaço-público? Será que a sociedade abrirá mão da sua privacidade pela biossegurança de todos? Diante de tantas incertezas neste período de pandemia, existe uma convicção. “O mundo se tornou a nossa casa, e nossa casa, por sua vez, o centro do mundo”, finaliza o arquiteto e escritor.

O livro “Cidade Antifrágil – Uma perspectiva para os lugares num futuro de incertezas” do arquiteto e urbanista Caio Esteves já está à venda nas principais livrarias de São Paulo e pelo site da Editora Realejo – www.realejolivros.com.br.

Website: http://www.realejolivros.com.br



Dia Internacional da mulher e a força feminina na construção civil

Balneário Camboriú, SC 5/3/2021 – Neste Dia Internacional da Mulher, dois cases inspiradores para mostrar que o lugar de mulher é onde ela quiser.

Um dos setores que mais alavanca a economia é também um dos que mais vêm mudando sua característica diante do crescimento das mulheres no mercado de trabalho. No país, a ciência da engenharia sempre foi marcada pela presença masculina e, por muito tempo, as mulheres eram consideradas como sexo frágil e incapazes de desempenharem as atividades que o setor exige. A construção civil e o canteiro de obras sempre foram considerados como zona de força bruta, ideia que tem sido modificada com o passar dos anos. Contudo, esse mercado vem apresentando mudanças e abrindo portas para o crescimento da presença feminina, uma tendência que se fortalece a cada ano. E, Balneário Camboriú, berço das grandes construções no país, cidade que lança tendências e supera os desafios da engenharia, também abre espaço para histórias inspiradoras da presença de mulheres na construção civil.

E, engana-se quem pensa que elas se intimidam. Luiza Serabion Graça Schneider, 30 anos, e Lucrecia Alberico Dos Santos, 37, colaboradoras da FG Empreendimentos, trilham caminhos que poucas mulheres escolhem, e hoje fazem história por ajudarem a construir o empreendimento que será o maior prédio residencial das Américas, o One Tower, que será entregue em 2022.

Luiza é engenheira civil e técnica de segurança do trabalho. Há 7 anos na área da construção civil, destes há quase 2 anos na FG Empreendimentos atuando como técnica em segurança do trabalho, diariamente desafia-se em um ambiente majoritariamente masculino sendo prova de que as mulheres são capazes de desenvolver qualquer profissão. “No começo eu tinha medo, medo de não conseguir, de não mostrar do que eu sou capaz, mas a vivência me mostrou que ganhando a confiança dos colegas, dúvida diante da nossa competência dá espaço à valorização. Valorização essa que eu encontrei aqui na FG Empreendimentos, uma empresa que vai muito além do abrir novos horizontes, mas investe nos colaboradores e nos permite superar os nossos próprios medos”, comenta.

Mas nem tudo são flores. Ou melhor, em um canteiro de obras, muitas vezes o peso da responsabilidade vem junto com as toneladas de argamassa e tijolos. “Coordenar um público predominantemente masculino me fez aprender que é ensinando com exemplos que o respeito e a relevância se fortalecem. É desafiador, desenvolvo uma força interna que não sabia existir, não é fácil, mas é gratificante”, suspira Luiza lembrando-se de suas experiências.

E se para quem orienta e fiscaliza a segurança de uma obra às vezes é difícil se impor, o que dizer para quem adentra um ambiente que era apenas masculino, como faz a multioperadora Lucrécia, que comanda empilhadeira, elevador cremalheira, sinaleira de obra e, também, a grua que leva aos céus os materiais que são utilizados para o arranha-céu que será o maior das Américas.

Vinda do interior do Paraná para encurtar a distância da mãe e ajudar no sustento da família, ela saiu em busca de oportunidades no mercado de trabalho. O ano era 2014 e a vaga era de servente de limpeza. Abraçou com unhas e dentes. Dedicada e comprometida com seu serviço, logo se adaptou ao ambiente praticamente masculino.

Conhecendo a política da empresa, de valorização de colaboradores, ela foi em busca do crescimento profissional. Quatro anos depois de entrar para o quadro de funcionários da construtora, ela aproveitou a oportunidade, realizou cursos e foi promovida. “Agora eu tenho várias funções e formações. A FG me deu uma oportunidade que eu não sei se teria em qualquer outro lugar. Eles me olharam como ser humano, acreditaram no meu potencial e hoje eu sou totalmente realizada”, relata a multioperadora. E completa: “eu sou muito envergonhada, quando me perguntaram se eu queria dar entrevista pensei em recuar. Minha mãe, mais uma vez, me incentivou, disse que eu não podia perder essa oportunidade de mostrar para outras mulheres que, sim, a gente pode ocupar o lugar que a gente quiser. Ela tem o maior orgulho de me ver trabalhando e eu sou grata a essa empresa”, conta.

Assim como Luiza, Lucrécia também teve medo, no início, em não corresponder às expectativas, da frustração. “Quando passei a operar a grua, considero esse o meu maior desafio, é um trabalho que precisa ter muito controle, precisão. Quando paro e penso que sou a mulher que operou a grua do maior prédio das Américas me dá aquele frio na barriga e aquela sensação de dever cumprido”, finaliza Lucrécia.

Segundo dados do IBGE, em 2018 havia 239.242 trabalhadoras registradas no mercado da construção civil. Em 2007, esse número era de 109.006, ou seja, teve um aumento próximo de 120% em 11 anos. Um dos fatores que estimulou o aumento, segundo o instituto, é a evolução da indústria de construção civil. Com métodos construtivos automatizados e maior segurança, a prioridade está mais na qualificação profissional que na força física. A opinião é corroborada pelo diretor de mercado e marketing da FG, Altevir Baron. Atualmente a empresa conta com 13,4% de funcionárias nos canteiros de obra. Um número que pode parecer pequeno, mas que vem crescendo anualmente. “Se analisarmos o percentual como um todo, da presença feminina na empresa, temos um salto para 40,5%, nos cargos de liderança representam 35,4%”, pontua Baron.

Investir em projetos de capacitação de mão de obra é uma das marcas da gestão que tem à frente o empresário Jean Graciola. “As empresas, para crescerem, precisam, cada vez mais, se redesenhar e se adaptar ao mercado, principalmente, valorizando o seu capital humano”, finaliza o presidente da FG Empreendimentos.

Website: http://www.fgempreendimentos.com.br



As mulheres no setor de Telecomunicações

Ribeirão Preto, SP 5/3/2021 – No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Kátia Andrade conta sua trajetória profissional e como chegou ao sucesso em uma área predominantemente masculina

Com dois anos de atuação, a Weclix – provedora de internet de Ribeirão Preto – opera hoje em nove cidades da região. Esse crescimento exponencial foi impulsionado pelo desejo de se criar uma empresa diferente, descomplicada, moderna, que nasceu para quebrar padrões. Por trás de todo esse sucesso há a importante participação de uma mulher, que integra o quadro de diretores da Weclix.

Há 3 anos, Kátia Andrade abriu mão de uma carreira consolidada de 18 anos em uma empresa de telecomunicações para se lançar em um projeto novo, criando uma empresa que tivesse sua energia, onde ela pudesse fazer acontecer. Tanta confiança em um novo desafio não surgiu da noite para o dia: Kátia iniciou sua trajetória profissional como recepcionista e chegou a gerente da empresa em que atuava. Além de toda a sua bagagem, teve um grande exemplo de força e determinação dentro de sua própria casa: sua mãe.

Garra e determinação de mãe para filha

Filha mais nova de três irmãos, Kátia sempre sonhou em ser uma executiva. “Quando criança eu adorava assistir aos filmes que mostravam aquelas mulheres usando saia lápis e scarpin. Sempre tive a certeza de que queria ser uma mulher em posição profissional de destaque. Isso me motivou a tentar as faculdades de Direito e Administração. Acabei optando por estudar Administração com ênfase em Comércio Exterior”, conta.

Sua maior referência profissional sempre foi sua mãe, que, mesmo com três filhos, começou a fazer faculdade e lutou para conquistar seu sonho. “Minha mãe é uma grande referência profissional para mim. Com três filhos, ela estudou, cursou duas pós-graduações e se tornou uma profissional completa. Meu pai sempre a apoiou muito. Se não fosse o apoio dele talvez minha mãe não tivesse crescido tanto na carreira”, conta Kátia.

De secretária a gerente

Em 1999, enquanto cursava o 1º período de Administração, Kátia teve a oportunidade de trabalhar – por meio de uma empresa terceirizada – como secretária na empresa de telecomunicações do grupo CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), na época fundada com a razão social Empresa de Infovias, que em 2010 mudou para CEMIG Telecom. Em 2000, foi convidada pelo então CEO da época Fernando Pimenta, para ser secretária da diretoria e ao mesmo tempo apoiar algumas funções administrativas em outros departamentos. Em menos de um ano, Kátia já estava atuando no departamento de suprimentos e logística da companhia, e seu primeiro grande desafio nessa função foi a implantação do primeiro ERP, sistema de gestão da empresa. Em 2008, Kátia realizou o sonho de morar no exterior, ficando 3 meses no Canadá, e, quando retornou ao Brasil, enfrentou o segundo desafio: implantar um novo ERP – o SAP -, experiência que contribuiu para o próximo salto na carreira. “Acredito que até hoje exista algum preconceito sobre a capacidade técnica da mulher, porém numa escala muito menor do que 10 anos atrás. E que bom que essa mudança esteja acontecendo. No mundo de Telecom ainda existe a predominância de executivos homens, mas nunca me intimidei, pelo contrário, sempre busquei meu espaço onde quer que estivesse: numa sala de reuniões só com homens, debatendo com curiosidade e conteúdo qualquer pauta, ou em qualquer outro ambiente. Por isso sempre encarei os desafios como grandes oportunidades, conquistando espaço e, principalmente, respeito”.

Kátia passou por vários setores, como área de suprimentos, comercial, tendo chegado a ser Gerente de Suprimentos e Logística e Gerente de Representante Comercial. Mas resolveu deixar a empresa onde atuava para buscar um sonho: lançar a Weclix.

Sonho conquistado

Depois de quase 20 anos na área de telecomunicações, Kátia enfrentou o desafio de criar uma provedora de internet diferente, descomplicada, que entregasse aos clientes uma internet de verdade, com qualidade, transparência, agilidade e um atendimento diferenciado ao cliente. A trajetória da empresa foi marcada pela ótima receptividade em Ribeirão Preto, bem como por sua rápida expansão para outras cidades: Sertãozinho, Jardinópolis, Orlândia, Batatais, Restinga, Sales de Oliveira, Nuporanga e São José do Rio Preto. Em breve, atingirá outras cidades do interior de São Paulo.

A ampliação das operações possibilitou a contratação de mais de 100 colaboradores, gerando um impacto altamente positivo no mercado de trabalho dos locais onde atua.

“Tudo o que estamos conquistando me deixa muito orgulhosa. A Kátia do início da carreira era uma Kátia ansiosa por chegar aonde ela chegou e que estava aprendendo muito para realizar algo muito maior, como a Weclix. Tive muitas mulheres ao longo da minha trajetória que foram referências pra mim e hoje me sinto segura para poder ajudar e falar da minha história para as pessoas que trabalham comigo. Além disso, estar ao lado desse trio de diretores que incluem Fabrício Kameyama, Giuliano Mendes e Ricardo Campos, é uma experiência extremamente enriquecedora. Não há nada melhor do que receber um tratamento de igual para igual, sem rótulos e com o máximo de respeito”, avalia.

E para as mulheres que, assim como ela, lideram grandes equipes ou que atuam em áreas predominantemente masculinas, Kátia dá um conselho. “Nada vence o treino. Se você se mantiver focada, com disciplina e constância, verá seu objetivo alcançado. Nós podemos tudo, basta buscar, ler, estudar, correr atrás do seu sonho, fazer acontecer pra valer”, finaliza.

Website: https://weclix.com.br/



No dia Internacional da Mulher, assistente virtual trará uma surpresa

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, Alexa trará uma surpresa no “Bom dia”.

Durante o mês das mulheres e no Dia Internacional da Mulher, a assistente virtual da Amazon trará homenagens a ícones femininos cujas histórias inspiradoras fizeram e fazem a diferença na jornada da mulher pela igualdade no Brasil e no mundo.

Ao perguntarem “Alexa, tudo bem?”, clientes serão surpreendidos com histórias de mulheres marcantes como a escritora Clarice Lispector, a cangaceira Maria Bonita, a ativista ambiental Greta Thunberg ou ainda Shidzue Katô, primeira mulher eleita ao parlamento japonês.

Em dias específicos, Alexa falará sobre a Lei do Feminicídio e sobre a Marcha Sufragista. Já no próprio dia 8 de março, ao dizerem “Alexa, bom dia”, todos terão uma boa surpresa.

Além das homenagens e marcos históricos, a Alexa explica sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Basta perguntar “Alexa, qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?”.

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