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Recrutamento & seleção: solução HCM para gestão de pessoas ganha ferramenta de fit cultural

A cultura organizacional tem um impacto direto em alguns dos principais indicadores de sucesso da área de Recursos Humanos, como por exemplo: turnover, satisfação e motivação.

Empresas que conseguem construir culturas fortes e positivas conquistam resultados acima da média do mercado na área de gestão de pessoas. Além de promover ganhos internos, fatores culturais podem se tornar fonte de vantagem competitiva para organizações, impactando diretamente na produtividade e na satisfação dos seus clientes.

Para os colaboradores, entender a cultura da sua empresa também pode auxiliar no protagonismo, na construção de carreira e na satisfação profissional.

Atendendo a esta preocupação, hoje a ferramenta de testes da Mindsight – o Mindmatch – está integrada a solução de gestão de pessoas da Senior, o HCM. Com a novidade é possível fazer todo o processo de recrutamento e seleção no formato digital – desde a atração até a triagem dos candidatos.

A solução oferece teste de fit cultural, para medir a aderência do candidato com a cultura da empresa, e também usa algoritmos de inteligência artificial para prever o match do candidato com a posição, apontando a probabilidade de performance.

“O HCM da Senior é uma solução ampla e robusta que visa atender as várias demandas de transformação dos RHs, contemplando toda a jornada do colaborador. Neste caminho, um dos principais desafios é fornecer dados confiáveis para a tomada de decisão de pessoas. É com este objetivo que passamos a trabalhar de forma integrada com a Mindsight, para democratizar e levar a ciência de dados para a tomada de decisão de gente”, explica Ricardo Kremer, Head de Produto HCM na Senior Sistemas.

Entenda a importância do fit cultural em um teste de 7 minutos
A startup realizou um estudo com 158 empresas, clientes da companhia, e constatou que existem 8 tipos de culturas organizacionais. Com isso a empresa definiu que as organizações podem ser: Pragmática, Colaborativa, Estável, Criativa, Ágil, Executora, Consolidada e Comprometida.

Com esse conhecimento em mãos, as empresas desenvolveram um teste online gratuito para que qualquer profissional do mercado possa conhecer mais da cultura da sua empresa. Este é um primeiro passo importante para o conhecimento da cultura da sua empresa. Faça o teste neste link.

“Queremos ajudar as empresas a entenderem melhor sua cultura organizacional por meio de uma ferramenta desenvolvida com fundamentação científica. Por esta razão nosso teste tem como base duas metodologias, o Organizational Culture Profile (OCP) e o Competing Value Framework (CVF)”, explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.

Tendo utilizado essas duas metodologias para fundamentar o estudo, os oito tipos de cultura foram traçados por diferentes características, entre elas estão foco em metas, segurança, atenção a detalhes, ambiente calmo, informalidade e agilidade.

Na devolutiva do teste é indicado com qual dos 8 tipos de cultura a organização mais se parece. Cada tipo de cultura contém uma imagem correspondente, gráficos, palavras-chave e descrição sobre o funcionamento do ambiente.

Por que investir em tecnologia para gestão de pessoas?
Há diversas vantagens do uso de tecnologias como o HCM para gestão de pessoas, visto que os colaboradores de uma empresa são os principais responsáveis pelo sucesso da organização.

Ele atua dentro do conceito de People Analytics, que tem como objetivo melhorar a qualidade da tomada de decisão sobre a gestão de RH – antecipando tendências e aprimorando estratégias.

Entre os principais benefícios do uso da tecnologia HCM estão: aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos, facilidade para comunicação entre os times, além de trabalhar a questão da experiência positiva do colaborador com a empresa.

Como a análise cultural pode ser estratégica
A preocupação com fit cultural já vem de tempos. Um estudo feito em 2005 por membros da Universidade de Iowa revelou que funcionários mais satisfeitos no trabalho eram mais propensos a permanecer na organização e demonstravam desempenho superior aos menos satisfeitos. Ou seja, sem fit cultural o turnover precoce é uma questão inevitável.

Os benefícios de um recrutamento baseado no fit cultural garantem precisão nas contratações, aumento da produtividade, melhor retenção de talentos e diminuição de turnover.

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Gosta de correr? Então siga essas dicas para aproveitar melhor a corrida

Para algumas pessoas correr pode parecer difícil, mas isso não precisa ser um fato. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O objetivo de correr mais rápido e adicionar mais quilometragem a sua rodagem, seria para executar sua corrida de forma mais econômica e usar a menor quantidade de energia possível. Isso é particularmente importante nas corridas de longas distâncias, pois depois de correr 20km, por exemplo, a última coisa que você precisa é gastar qualquer energia extra.

Assim, com alguns ajustes inteligentes na sua rotina você consegue executar os treinos com muito mais eficiência usando a energia que tem, sem ter que recorrer a um gel extra, por exemplo, e desgastar sua musculatura.

Alongamento
Você deve alongar após os treinos, mas se não alongar antes, seu corpo pode não estar pronto para a carga de trabalho que está prestes a submetê-lo.

Na maioria das vezes, os músculos podem lidar bem com isso, mas se você quer se certificar que os tendões, ligamentos e articulações estão prontos e vão suportar o impacto, certifique-se de alongá-los, principalmente: os glúteos, isquiotibiais, coxa, quadris, pernas e bandas íleo tibiais, passando de 30 a 60 segundos em cada grupo muscular antes de se lançar em sua dinâmica de aquecimento.

Trabalhe seu equilíbrio
Correr não é apenas ir para frente em uma linha reta. Existe todo um processo de apoio do pé que fica sustentando seu corpo por alguns segundos sozinho até a troca e balanço para o outro. Aumentar a propriocepção (percepção do seu corpo e a força e esforço que está sendo usado em movimento) e coordenação, ajuda muito na corrida e melhora de performance.

Recomenda-se começar os exercícios lentamente e ir aumentando a velocidade. O ritmo tem que ser confortável. Intensifique os exercícios ficando cada vez mais tempo em equilíbrio em um pé só, e se conseguir faça isso na cama elástica ou num balanço. A recompensa: seu corpo vai aprender a disparar os músculos corretos no momento adequado e prevenir torções.

Misture o ritmo
Execute a sua velocidade mais rápida em cada treino intercalada com rodagens lentas. Sugiro misturar uma corrida de resistência lenta, uma corrida de ritmo mais intenso e algum trabalho de velocidade em uma pista, pelo menos uma vez por semana. Trabalhar diferentes intensidades no seu coração, pulmões e músculos é a chave para se tornar um corredor mais eficiente.

Faça o seu corpo trabalhar pela sua corrida: fortaleça!
Durante seu treino concentre-se no joelho, quadris, coluna e braços e no trabalho de movimento que cada um faz para te ajudar na absorção e impulsão da corrida. Recomendamos a prática de exercícios de fortalecimento de toda perna, coxa, quadris coluna e braços.

E para ganhar um pouco mais de velocidade mantenha uma ligeira inclinação para a frente o que ajuda a mudar seu eixo de gravidade e acionar seu reflexo de correr e se movimentar.

Troque os tênis, corrija a pisada e atenção ao terreno
Cuidado com tênis velhos e deformados. Eles podem viciar sua pisada, sobrecarregar sua musculatura e ainda enfraquecer outras. Pisar errado gera pontos de pressão e calosidades nos pés.

Certifique-se de começar a usar tênis novos quando os seus estiverem bem rodados (alguns dizem de 300 a 600 milhas). E analise sua pisada para verificar se não precisa do uso de palmilhas. Bons treinos!

 

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A pandemia agravou a situação do Brasil para a exportação de veículos. Entenda.

Neste vídeo Luiz Carlos Moraes, Presidente da ANFAVEA, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos, apresenta o panorama do setor em uma exposição clara e direta, como é de seu costume.

Além do mercado interno, sua grande preocupação sempre foi com a exportação de veículos, que considera tímida frente ao parque instalado de produção brasileiro e dispara:

“Se antes da pandemia nós já alertávamos para a falta de competitividade do nosso país, agora a situação é ainda mais urgente. O mercado global de veículos deve encolher de 91 milhões de unidades em 2019 para menos de 75 milhões em 2020, gerando uma ociosidade inédita na indústria global. Só atacando as causas do Custo Brasil é que teremos condições de evitar um encolhimento do setor automotivo brasileiro”, alerta.

Veja agora o vídeo com todos os números do mercado, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.



Dia do Cliente: 57% dos consumidores pretendem realizar compras; problemas com frete causam desistência

Hoje é Dia do Cliente, e os lojistas virtuais costumam aproveitar cada vez mais as oportunidades de venda para fidelizar seus consumidores em datas comemorativas.

É necessário estar atento para o atendimento ao cliente, com diferenciais competitivos e oportunidades que proporcionem experiência para fidelização.

De acordo com estudo realizado pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 57% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar a data para comprar itens de necessidade com o menor preço.

Para esse ano em especial, é preciso saber que a maioria das pessoas fará suas compras de forma online. Outro fator determinante para a metade do público é o benefício de receber seu produtos em casa. Para os que dizem aproveitar a comemoração alguns fatores podem causar a desistência da compra, são eles: frete ruim, com poucas opções de envio e valores abusivos (57%), falta de confiança na loja (40%) e prazo de entrega longo, fora da data prometida (39%).

Para Éder Medeiros, especialista em gestão de fretes, é preciso oferecer um serviço com qualidade de ponta a ponta. “O cliente precisa estar satisfeito com toda experiência. Hoje em dia um dos fatores mais relevantes para a finalização de uma compra está nas opções de frete. Invista em uma estratégia de entrega eficiente, com a alta demanda, apresente alternativas de envio usando o serviço de gestão de frete, transportadoras e empresas de logística”, afirma.

Com sinal de alerta para as entregas, aproveite o momento para realizar adaptações às possibilidades que o mercado virtual necessita, adicione alternativas, como parcerias com empresas que oferecem diversos tipos de integrações para entrega. 

O especialista reuniu abaixo algumas dicas para surpreender os consumidores. Acompanhe:

Aposte na divulgação
Muitos lojistas vão se beneficiar desse atrativo para vender, portanto, a concorrência será grande. Sendo assim, invista na criação da sua própria estratégia, crie sua promoção, invista em uma experiência diferenciada mudando o layout da sua página virtual. Utilize as redes sociais para repercutir o clima da comemoração.

Transforme a data em uma temporada de vendas
O período de vendas durante o Dia do Cliente tem bastante potencial para crescer e é uma ótima oportunidade para impulsionar a criação de atrativos de venda. Ou seja, trate a data comemorativa como uma temporada, estenda o período de promoção por uma semana ou até mais de acordo com a estratégia escolhida.

Lembrando que essa mesma abordagem pode ser utilizada no planejamento de campanhas como Black Friday e Natal.

Fidelize seu cliente
Estimular a lembrança do cliente é uma alternativa para mantê-lo sempre perto, campanhas que estimulem o retorno do cliente mesmo fora de uma data especial é uma ótima aposta. 

Ofereça cupons ou descontos para uma próxima compra, isso auxilia a atração de novos clientes, além de motivar uma compra que não foi finalizada.

Avalie seu frete
O cliente gosta sempre de ser surpreendido e é neste momento que você precisa ter em mentes estratégias em destaque na multidão de lojistas virtuais.

Verifique a possibilidade de oferecer frete grátis durante o período, aproveite o Dia do Cliente como um piloto, lembrando que você não precisar oferecer isso sempre.

Reveja as opções de entrega
É importante que seu e-commerce não dependa apenas de uma opção de entrega. Adicione meios diferentes de frete e o serviço de diversas transportadoras, dessa forma será possível oferecer fretes mais rápidos e mais baratos.

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PODCAST – Na Klabin o segmento de embalagens para e-commerce cresceu mais de 100% na pandemia

Neste Podcast com Roberto Bisogni, gerente comercial de embalagens da Klabin, falamos sobre do impacto da pandemia na empresa e o crescimento foi uma surpresa.

Conversamos também sobre a importância das embalagens para embasar esse crescimento do comércio eletrônico, a relevância das embalagens feitas de papel em um cenário de opções mais conscientes por serem recicláveis e de fonte renovável e sobre a estratégia recém-anunciada pela companhia, voltada às soluções de embalagens para o comércio eletrônico, chamada e-Klabin.

Para conhecer detalhes dessa operação ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe este post nas suas redes sociais.

OS 10 PODCASTS ANTERIORES



Google pretende ter toda a sua operação usando energia limpa até 2030

A partir de hoje, o Google se tornou a primeira grande companhia mundial a eliminar seu legado de carbono. A empresa está trabalhando para atingir essa meta desde 2007, quando se tornou neutra com a compra de compensações de CO² de alta qualidade.

Com essa conquista, o Google está iniciando a sua terceira década de ações climáticas e a meta é de, até 2030, conduzir todas suas atividades usando energia limpa em todos os escritórios, o tempo todo. 

Além disso, o Google ampliará o Explorador de Ideias Ambientais, projeto que apoia mais de 100 cidades a rastrear e reduzir emissões de carbono e maximizar o uso de fontes renováveis, oferecendo informações sobre o potencial solar de cada local e a poluição gerada pelo transporte. Agora, essa ferramenta será ampliada para 3 mil cidades.

A sustentabilidade é um dos pilares do Google desde a sua fundação, há vinte anos. Em 2007, se tornou a primeira grande companhia a ser neutra em carbono. Dez anos depois, em 2017, foi a primeira grande corporação a igualar seu uso de eletricidade com 100% de energias renováveis.

Segundo cálculos, os compromissos assumidos hoje podem gerar mais de 20 mil empregos diretos no setor de energia limpa e em áreas correlatas, nos Estados Unidos e no mundo, até 2025.

Vale ressaltar que a empresa é responsável pela operação mais limpa e eficiente no setor de computação em nuvem, além de ser a maior compradora mundial empresarial de energia renovável.

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Portabilidade financeira: saiba quando ela é vantajosa

A portabilidade estimula a concorrência entre instituições financeiras, e quem sai ganhando é o consumidor.

Você já ouviu falar em portabilidade financeira?

Nem todo mundo sabe, mas é possível fazer a mudança de um financiamento para outra instituição e ajustar seus gastos. Por isso, vale a pena ficar atento às oportunidades do mercado, porque você pode conseguir opções mais interessantes.

O que é portabilidade financeira?

A portabilidade financeira ou de crédito é a oportunidade de trocar uma dívida cara por outra com maiores benefícios. Ou seja, quando você encontrar uma instituição com taxas de juros mais interessantes que aquelas que são oferecidas pelo seu banco, é possível migrar a dívida.

A portabilidade de crédito foi criada em 2013 pelo Banco Central, e o objetivo dela é estimular a competitividade entre as instituições financeiras, melhorando as ofertas de crédito para os consumidores. Desse modo, é possível solicitá-la a qualquer momento do contrato, uma vez que não há cláusula de fidelidade.

Além disso, vale ressaltar que o procedimento pode ser realizado nos seguintes casos: empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários e consignados em folha de pagamento.

Qual é o melhor momento para solicitar a portabilidade?

Quando uma pessoa faz um financiamento, ela sabe os valores das parcelas até a quitação da dívida. Entretanto, imprevistos acontecem, e as mensalidades podem tornar-se muito altas em determinados momentos.

Por isso, você pode optar por fazer uma portabilidade financeira quando as parcelas estiverem altas, prejudicando o seu orçamento, ou para adiantar o pagamento da dívida, uma vez que encontrou opções de juros mais vantajosas.

Em geral, existem duas razões que levam o cliente a fazer a troca de instituição: condições de financiamento mais atrativas, como taxa de juros mais baixas, e insatisfação com a qualidade do serviço prestado pela instituição.

O que analisar antes de fazer a portabilidade?

Antes de solicitar uma portabilidade financeira, alguns fatores devem ser analisados com cuidado para garantir que esta será uma boa escolha. Veja, a seguir, quais pontos considerar antes de tomar uma decisão.

Confira o valor total da sua dívida

Depois de anos pagando o mesmo empréstimo, muitas pessoas perdem a noção do valor atual da sua dívida com a instituição. Portanto, solicite o saldo devedor ao banco para que você consiga analisar a sua verdadeira situação financeira.

Reveja o seu orçamento

Para encontrar uma boa opção de financiamento, é necessário entender como o seu orçamento mensal funciona. Assim, você saberá quanto do seu salário poderá ser comprometido com as novas parcelas. Então, analise seus gastos fixos e variáveis, considerando quais despesas podem ser cortadas.

Compare as condições entre os empréstimos

Para que a portabilidade seja vantajosa, ela deve apresentar condições melhores que o financiamento atual. Por isso, faça simulações em diferentes instituições financeiras e fique atento ao Custo Efetivo Total (CET), pois, ele mostrará qual opção vale mais a pena.

É importante ressaltar o papel do CET porque muitas pessoas analisam apenas a taxa de juros. No entanto, além disso, outros encargos são cobrados, podendo fazer a diferença no valor final do financiamento.

Quais são as vantagens da portabilidade financeira imobiliária?

Antigamente, a pessoa que tomava um empréstimo ficava presa às taxas fixadas no momento da compra. Ou seja, no cenário imobiliário, era comum dizer que o indivíduo ficaria casado com aquela taxa por 20 ou 30 anos.

No entanto, não é necessário sofrer com os juros altos do passado, se o valor das taxas está diminuindo no presente. Algumas pessoas financiaram imóveis quando a Selic estava na casa dos dois dígitos, agora, ela está em 2%. Portanto, não há necessidade de pagar a mais no momento atual.

Para encontrar algo mais vantajoso, analise as opções de portabilidade de créditos que possuem taxas atualizadas e podem gerar uma grande economia no valor total do seu imóvel.

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FCA anuncia participação no último desafio da Maratona Behind the Code IBM 2020

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou a colaboração com a IBM para capacitar desenvolvedores e entusiastas do mercado de tecnologia da América Latina. A competição virtual Maratona Behind the Code 2020 propõe desafios e incentiva a resolução de questões de inovação a partir de tecnologias da IBM.

A proposta da prova é criar uma plataforma para coletar as opiniões dos motoristas sobre a experiência e emoções ao dirigir o veículo.

Utilizando ferramentas de inteligência artificial de captura de voz da IBM, os desenvolvedores deverão combinar criatividade e conhecimento técnico para criar um aplicativo que possa ser usado em três momentos: nas avaliações da área de engenharia, durante test-drives com clientes e ainda no entendimento do que o público espera de um produto.

A partir das informações levantadas, os participantes deverão correlacionar os comentários coletados com informações e características do automóvel, propondo soluções para melhorar a experiência do consumidor e que, futuramente, poderão ser aplicadas pela FCA na melhoria de seus produtos, a expectativa é que este mesmo algoritmo também faça a sugestão dos veículos que possuem maior aderência às características evidenciadas pelos clientes.

O vencedor do Desafio FCA será premiado com um Fiat Argo Trekking e o 1º lugar dentre os 50 finalistas no ranking geral da Maratona em português ganhará um Jeep Renegade Longitude.

“A nossa participação na Maratona Behind the Code 2020 está totalmente alinhada com a jornada de inovação e transformação digital que a FCA iniciou há alguns anos. Por isso, sempre nos mantemos próximos ao ecossistema de inovação, interagindo com empresas, startups e centros de pesquisa que buscam na inovação a melhoria de processos, produtos e serviços. Fazer parte desse desafio é mais uma das iniciativas que desenvolvemos para melhorar a experiência dos consumidores com os nossos produtos, além de ser uma oportunidade de identificar talentos com as qualidades que procuramos no mercado”, comenta André Souza, CIO da FCA para a América Latina.

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Brasil é um dos líderes mundiais em fuga de talentos digitais

O Brasil é um dos países mais propensos à fuga de talentos locais na área digital. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e pela The Network em 180 países aponta que os profissionais brasileiros que atuam no segmento estão entre os que mais desejam construir uma carreira no exterior.

De acordo com o relatório Decoding Digital Talent, nada menos que 87% dos experts digitais desejam sair do país, uma porcentagem bem superior à média global, que é de 67%.

Os Estados Unidos, citados por 63%, aparecem como destino de preferência do brasileiro, seguidos de Canadá (51%), Portugal (37%), Alemanha (34%) e Austrália (37%). Entre as cidades, Nova York (EUA), Londres (UK), Lisboa (POR), Barcelona (ESP) e Toronto (CAN) foram, em ordem decrescente, as mais mencionadas pelos entrevistados locais.

Para a realização do estudo, foram entrevistadas 27 mil pessoas com os seguintes perfis: conhecimento especializado (expert-level) em programação e desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos, inteligência artificial, robótica, entre outras habilidades digitais.

Os dados foram recortados do relatório Decoding Global Talent 2018, que, na ocasião, entrevistou 366 mil pessoas de 197 países para identificar as principais tendências entre os profissionais de diversos setores em âmbito global.

Profissionais digitais são mais propensos a sair
Levando em conta todos os segmentos profissionais, na área digital a tendência à imigração é maior. Enquanto 55% dos não especialistas afirmaram estar dispostos a se mudar para uma oportunidade de carreira no exterior, no segmento digital esse índice chega a 67%. E o interesse varia muito de país para país.

Em lugares como o Brasil e a Índia, a disposição para tal mudança é de mais de três quartos, enquanto na China, por exemplo, menos de um em cada quatro entrevistados consideraria tal movimento.

Os Estados Unidos são o principal destino para especialistas digitais em todo o mundo. A lista dos cinco países mais atraentes inclui também Alemanha, Canadá, Austrália e Reino Unido, em ordem decrescente. Londres foi a cidade mais citada no âmbito global, seguida de Nova York, Berlim (ALE), Amsterdã (HOL) e Barcelona (ESP).

De acordo com o estudo, uma das razões que priorizam a escolha dos países, além da proximidade geográfica, linguística e cultural, é a possibilidade de maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e as possibilidades de aprendizado, treinamento e de crescimento na carreira.

Brasil atrai pouco
Enquanto os experts digitais brasileiros pensam em partir para o exterior, são poucos os estrangeiros que se atraem pelo mercado local. O Brasil ocupa a 23ª posição no ranking geral de atratividade. Os estrangeiros que mais têm vontade de trabalhar no mercado digital brasileiro são de Angola (35%), Peru (34%), Argentina (29%), Costa Rica (22%) e Nicarágua (17%).

BCG indica ações para reter os talentos
Em um momento em que as empresas têm alta demanda por pessoas com habilidades digitais, esses profissionais estão mais dispostos a se mudar para outro país com o propósito de ganhar experiência ou avançar em suas carreiras.

Dessa forma, desenvolver ações para atrair ou reter talentos digitais surge como um ponto de atenção para as organizações. O relatório do BCG mostra alguns dos caminhos para enfrentar esse desafio.

“O primeiro passo para as empresas é entender o impacto que tendências digitais – como inteligência artificial, robótica e automação – terão sobre a força de trabalho e como podem melhorar a qualificação de suas equipes nessas especialidades, viabilizando o recrutamento de especialistas digitais para preencher possíveis lacunas”, afirma Manuel Luiz, sócio do BCG que lidera a prática de Pessoas e Organizações.

Startups não são as mais atraentes
Além da tendência imigratória dos especialistas na área digital, o relatório identificou outras características desses profissionais. Uma delas é que, ao contrário do que se imagina, a preferência deles é em trabalhar para uma grande empresa, e não para uma startup.

Entre os experts digitais brasileiros, a preferência por local de trabalho são, em ordem decrescente, uma grande empresa, uma startup, pequenas ou médias empresas, órgãos governamentais e de maneira autônoma.

Déficit em Inteligência artificial
Na pesquisa global, foram identificadas 3.666 pessoas como especialistas em Inteligência Artificial (IA); isto é, com conhecimento especializado e capacidade de ensinar o que sabem. Esse número coloca o talento da IA em cerca de 14% dos especialistas digitais.

Como os especialistas digitais em geral, esses profissionais preferem trabalhar para grandes empresas, mas, nesse recorte, a análise do BCG encontrou uma lacuna de gênero ainda maior, com os homens respondendo por 72% dos talentos em IA, em comparação com 68% dos especialistas em digital em geral.

Setenta por cento das pessoas com habilidades de Inteligência Artificial estão dispostas a se mudarem em razão de uma proposta de trabalho, um pouco mais do que outros especialistas digitais.

As preferências desses especialistas são os Estados Unidos (38%) e a Alemanha (34%), sendo Nova York e Berlim grandes centros de tecnologia que oferecem amplas oportunidades de emprego.

 

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Pets criados em espaços pequenos: dicas e cuidados

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Residir em apartamentos e casas pequenas é algo comum nas grandes cidades e os pets precisam acompanhar seus tutores nesse novo costume. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A adaptação a ambientes reduzidos exige uma série de cuidados, a fim de evitar riscos como obesidade e transtornos emocionais. A principal dica é induzir a prática de exercícios físicos, seguindo uma rotina de acordo com o tipo e a raça do animal.

No caso de cachorros de grande e pequeno porte, é fundamental levá-los para passear de uma a duas vezes por dia e, se possível, aproveitar o momento para estimular o contato com outros animais.

Já os gatos, embora sejam aparentemente bem diferentes, seguem com a mesma prática, já que qualquer pet pode desenvolver fobias e depressão se permanecerem por muito tempo trancados dentro de casa. Inclusive, quando acostumados desde pequenos, os felinos adquirem o hábito de passear com seus donos sem medo ou agressividade.

Por fim, mas não menos importante, outra dica é incluir na rotina brinquedos e exercícios lúdicos, que ajudam no alívio do estresse. Com o dia-a-dia corrido, muitos tutores não encontram tempo para essas necessidades básicas dos animais e uma das apostas é deixá-los em creches apropriadas, que contam com programação e atividades que estimulam a interação com outros bichos, o que é fundamental para o processo psicológico do animal.

 

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Flexdoc Nomeia Virgílio Rocca para a Diretoria Regional

A Flexdoc acaba de nomear o executivo Virgílio Rocca para a recém-criada Diretoria Regional Sul – Sudeste. Virgílio Rocca tem 20 anos de atuação em vendas, marketing e desenvolvimento de mercado para tecnologias voltadas à transformação digital e à automação de processos de negócios.

Ao longo dos últimos anos, ocupou postos como a diretoria da área de Serviços de Processos Cognitivos da IBM para a América Latina.

Além disso, conduziu e participou de diversas ondas de renovação de processos bancários e financeiros, ocupando posições-chave em influenciadores da indústria como Procomp, Wincor-Nixdorf, Xerox e HP.

“A experiência do Virgílio em áreas de ponta da computação vai ajudar a Flexdoc nesse momento de eclosão de um grande leque de demandas abrangendo praticamente todas as áreas da indústria”, comenta Eduardo Borém, Diretor Comercial da empresa.

Na visão de Virgílio Rocca, sua entrada na Flexdoc coincide com uma conjuntura em que a digitalização dos negócios sofreu uma alavancagem inédita e inesperada, por conta da pandemia.

“Se antes a preocupação com tópicos como onboarding digital estava circunscrita aos bancos, hoje interessa também às redes de varejo físico ou online, à cadeia de suprimento da indústria e até a áreas antes pouco cogitadas, como RH, hotelaria e saúde”, conclui Rocca.

Virgílio Rocca ficará à frente das operações no Sul-Sudeste a partir do novo escritório que a Flexdoc está inaugurando em São Paulo.

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Lavar na mão ou na máquina? Veja o que é mais indicado

Dentre as tarefas do dia a dia, lavar roupa é uma das que mais causam dúvidas. Afinal, o que precisa ser feito? É mesmo necessário separar a roupa colorida da branca? O que deve ir para a máquina ou não?

Estas questões são bastante frequentes e importantes. Para cuidar das suas roupas, é essencial saber como higienizá-las da maneira correta, garantindo que elas durem mais tempo, sem esgarçar, desbotar ou rasgar.

Antes de ligar para a mãe e perguntar como lavar a roupa, que tal ler as dicas que preparamos?

Roupa delicada
Alguns tecidos são realmente mais delicados do que outros e merecem atenção especial na hora da lavagem. Lã, seda, bordados e tramas de tricô são alguns dos que devem idealmente ser lavados na mão.

Para fazer isso, basta colocar um pouco de sabão em um balde com água, diluir e deixar a roupa de molho por alguns minutos. Em seguida, esfregue as partes mais sujas entre as mãos, delicadamente.

Se houver alguma mancha, pode usar produtos específicos para ajudar a diluir a sujeira e removê-la de forma mais eficiente. Para isso, pode ser necessário deixá-la mais um tempo de molho ou até passar uma escova macia sobre a mancha.

Na hora de enxaguar, troque a água do balde e molhe a peça em abundância, até remover todos os resquícios de sabão. Se preferir, coloque-a em outro recipiente, com um pouco de água e amaciante, por meia hora.

Na sequência, basta repetir o procedimento de enxágue, removendo a peça do balde e deixando a água correr por todo o comprimento, até tirar o produto. Remova o excesso de água sem torcer e estenda a peça em um local ventilado.

Uso da máquina
Não é proibido usar a máquina de lavar para limpar as roupas mais delicadas, mas elas não podem ser lavadas junto de outras vestimentas. Se possível, separe as peças por tipo de tecido e cor.

Nesse caso, o ideal é lavar apenas a peça em um ciclo adequado ao seu tipo de tecido, o que a maioria das máquinas oferece em seu menu. Também é válido lavar roupas assim ao avesso e em sacos protetores.

Se não tiver sacos desse tipo em casa, uma solução é colocar a peça dobrada dentro de uma fronha de algodão, antes de colocá-la na máquina de lavar. Isso é essencial para evitar que a roupa enganche em algo ou se danifique.

Também é importante separar as roupas coloridas das brancas para evitar que alguma peça que solte tinta possa manchar as mais claras de forma permanente. Isso leva um “tempo a mais”, mas é algo que vale a pena.

Dependendo do tipo de tecido, o ideal é deixar secar à sombra, em local ventilado. Apesar de ser uma grande aliada, a secadora pode ressecar e danificar as fibras da trama, reduzindo sua beleza e seu tempo de uso.

Instruções simples
A etiqueta da roupa traz informações preciosas sobre como a lavagem deve ser feita. Isso inclui se ela pode ou não ser utilizada na máquina, permite alvejante ou possui uma forma correta de secar — no varal, pendurada, ou na secadora.

Saber ler esses dados ajuda a garantir que suas roupas durem mais tempo e fiquem limpas corretamente. Algumas peças também demandam a limpeza profissional, a seco ou a vapor, o que deve ser feito na lavanderia.

Este tipo de higienização é feito com produtos químicos, sem uso de água, sendo indicado para tecidos que podem se deformar se forem molhados.

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PODCAST – Como ficam os funcionários em uma recuperação judicial da empresa?

Neste Podcast com o Luiz Deoclecio, CEO da consultoria OnBehalf, conversamos sobre recuperação judicial de empresas – a antiga concordata – e suas consequências para seus funcionários.

A situação é complexa, sem muita margem de erro por parte de uma companhia que tem que aderir a esse procedimento para não fechar as portas e quem acaba levando a pior geralmente são os empregados demitidos e isso é um problema enorme para quem perde o emprego.

Pior ainda é uma falência, pois nesse caso o processo se arrasta por décadas, sem que as pessoas demitidas tenham a menor perspectiva de quando irão receber o que é devido.

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Cinco mitos e verdades sobre baterias e carregadores

Os smartphones já fazem parte do cotidiano da população, mas a pandemia intensificou muito o uso de celular, um aumento de 88%, de acordo com estudo realizado pela Squid.

Para se manter conectado e poder o usar os aparelhos durante todo dia, as pessoas criam alguns hábitos que provocam aumento no consumo de energia e podem danificar o equipamento como manter o carregador na tomada ou deixar o celular a noite toda carregando.

Com intuito de contribuir com os milhões de usuários brasileiros, o responsável pela unidade de negócios da Anker no Brasil, Marcus de Paula Machado, reuniu alguns mitos e verdades sobre carregadores que ajudarão a melhorar o desempenho dos dispositivos, além de trazer dicas de como otimizar seu uso. Acompanhe:

Usar o smartphone enquanto ele carrega danifica a bateria
MITO.  Hoje, as tecnologias de carregamento e bateria são bem mais avançadas e não há mais preocupação em utilizar o aparelho enquanto carrega. Mas utilizar carregador de baixa qualidade ou falsificados podem danificar o dispositivo.

Por isso, escolha sempre marcas conhecidas, produtos com selo do Inmetro e compre em lojas autorizadas.

Você deve carregar um aparelho recém comprado até 100% antes de poder utilizá-lo
MITO. Todos os carregadores e a maioria dos modelos de aparelhos celulares comercializados oficialmente possuem baterias de lítio, as quais funcionam com maior eficiência quando carregadas entre 40% e 80%.

“O tipo de bateria pode ser verificado nas inscrições como Li, Li-Ion, Li-Po na etiqueta do produto ou nos manuais que o acompanham. Tendo em vista que leis que garantem a segurança do transporte de eletrônicos com bateria exigem que estes sejam transportados com 50% de carga, você pode utilizar seu dispositivo assim que tirá-lo da caixa sem problemas”, explica Marcus. 

Deixar o celular carregando depois que ele chegar a 100% estressa a bateria
VERDADE. Como dissemos anteriormente, essas baterias operam melhor quando estão entre 40% e 80% de carga. Contudo, os celulares hoje em dia são inteligentes e possuem um circuito de proteção que corta o carregamento quando o dispositivo está totalmente carregado.

Desconectar o aparelho do carregador antes que ele esteja completamente carregado impacta negativamente na vida útil da bateria
MITO.  O recomendado é justamente o contrário. O Ideal é carregar seu aparelho quando a bateria chegar a 10%, além disso, carregar continuamente sua bateria por um longo período pode estressá-la.

É errado carregar o seu aparelho até 100% e depois usá-lo até 0% para fazer a manutenção da bateria
VERDADE. Novamente, como estamos falando de baterias modernas feitas de lítio, colocá-las nos extremos definitivamente não é a melhor escolha.

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Transformação Digital, a grande aliada do home office

Por Bruno Consul *

Quando falamos em transformação digital, é preciso considerar que não basta, apenas, investir em inovação tecnológica. É preciso, e com muita urgência, promover uma mudança de mindset.

Pode até parecer óbvio e soar batido o que eu estou dizendo, mas posso comprovar na prática que não há outro caminho efetivo que não este. Transformação digital é sobre cultura e como integrar novas tecnologias em cenários diferentes. É sobre agilidade. É sobre entender de fato a interface homem-máquina para ganhar eficiência.

Tomemos o exemplo da China. O país, que é considerado um dos berços da inovação tecnológica mundial, também dita as tendências – muito do que acontece no país asiático reflete diretamente em outros continentes, e isso acaba por nos dar uma ideia do que vem por aí para os próximos anos.

Você deve estar se perguntando: “e daí?”.

Bom, para se ter uma ideia, a corrida pela liderança no segmento tecnológico é tão levada a sério pelo governo chinês que o país pretende investir US$ 1,4 trilhão em um período de seis anos. Mais precisamente em projetos de redes sem fio e inteligência artificial.

Você deve estar novamente se perguntando: “certo, mas… e daí?”

Vamos considerar o cenário da pandemia, e como o home office foi tão importante para transformar a mentalidade das empresas, que correram para migrar rumo ao ambiente digital, e sem deixar de lado as suas respectivas atividades. Sem as redes sem fio e sem a inteligência artificial, o teletrabalho seria inviável, não é mesmo? E sabe de onde veio uma das tecnologias usadas massivamente nos últimos tempos, e que tornou tudo isso possível?

Bom, acho que você já sabe a resposta. Agora, pense em como o consumo de produtos e serviços via internet aumentou nos últimos tempos, e em como as empresas sofreram, num primeiro momento, para se adaptar e, principalmente, dar conta de todas as demandas e dúvidas dos consumidores, principalmente aquelas que são tão frequentes.

O fato é que a introdução de chatbots para garantir essa primeira interação entre os vendedores online e os webconsumidores se tornou muito popular. E, mesmo com a retomada parcial das atividades, muitos estabelecimentos ainda seguem fechados, e para prosseguirem com suas operações, as empresas estão insistindo nos chatbots para suprir as demandas dos clientes.

Trata-se de um caminho sem volta. Trazendo este contexto para o Brasil, e analisando como essa tendência também se consolidou por aqui, cito uma pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação do Instituto de Administração (FIA).

O estudo demonstrou que, entre 1.566 profissionais trabalhando a distância, 70% desejam continuar no regime de home office. Ainda de acordo com o mesmo relatório, 71% enxergam o trabalho em casa como uma possibilidade de aumentar a produtividade, precisão e qualidade.

Entretanto, o trabalho remoto impôs um outro desafio, que é o de manter as equipes devidamente integradas. Mas, para isso, é importante investir nas ferramentas corretas.

Robôs são capazes de otimizar as interações com os consumidores durante o processo de atendimento, permitindo diálogos humanizados e próximos aos da linguagem natural.

Em resumo, a combinação inteligência artificial + computação em nuvem + big data resulta em alta performance no atendimento. É a inovação no home office, apoiada na transformação digital, o que dá impulso e fôlego às organizações.

* Bruno Consul é Chief Digital Officer da Neobpo

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CommScope anuncia parceria com o Google para a oferta do Orion Wifi em locais públicos

A CommScope anunciou uma parceria com a Area 120 (divisão do Google para o desenvolvimento de novos projetos) para o lançamento do Orion Wi-Fi, uma plataforma projetada para oferecer roaming privado e seguro para os clientes, enquanto ajuda locais públicos a acabar com as chamadas zonas mortas de telefonia celular, colaborando para aumentar a monetização de suas redes.

O controlador RUCKUS SmartZone do Orion Wi-Fi do Google permite às operadoras oferecerem uma experiência segura e estável ao conectar seus assinantes às redes Wi-Fi em locais públicos.

“O offload Wi-Fi da Operadora em locais públicos pode ser frustrante para os consumidores e ainda mais para os administradores e proprietários destes locais, uma vez que precisam negociar as taxas na tentativa de reduzir custos de roaming entre as operadoras”, afirma Ben Cardwell, vice-presidente sênior da CommScope para área de redes públicas.

“O desenvolvimento desta nova plataforma para offload Wi-Fi com o Google ajuda a criar as conexões duradouras que a CommScope sempre forneceu aos consumidores, ao mesmo tempo que permite às empresas monetizarem e protegerem suas redes”, finaliza o executivo.

O RUCKUS oferece suporte ao Hotspot 2.0, permitindo que os dispositivos detectem automaticamente e se conectem à rede Wi-Fi. Além disso, fornece segurança avançada e suporte para RadSec.

“O Orion Wi-Fi significa mais conectividade para os consumidores, mais opções para as operadoras, maior receita e visitantes mais felizes para os proprietários de redes Wi-Fi”, afirma Raj Gajwani, diretor da Area 120, do Google.

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PODCAST – PayPal passa a aceitar cartão de débito no Brasil

Neste Podcast com Carlos Nomura, Head de Pagamentos do PayPal Brasil, falamos sobre a nova modalidade aceita pela empresa, ou seja, cartão de débito.

Esse meio de pagamnento já é aceito nos EUA, Inglaterra e México e chega agora no Brasil, onde o executivo acredita que terá muita aderência, pois mais de 38 milhões de pessoas têm apenas cartão de débito para fazer compras e cerca de 20 milhões têm cartões múltiplos em que a função crédito não está ativada. Em perspectiva, a ampla utilização do débito online permitirá a entrada no e-commerce de mais de 58 milhões de cartões.

Para saber tudo sobre essa novidade, ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



Concurso de Design premia soluções em plástico para pós pandemia

A Electro Plastic acaba de lançar o 1º Concurso de Design plastificARTE. A iniciativa tem por objetivo apresentar soluções produzidas a partir do plástico que tragam benefícios para o cotidiano no pós pandemia do Covid-19.

Os projetos deverão ser desenvolvidos com filme plástico flexível de fontes renováveis da cana-de- açúcar com diferentes gramaturas de plástico, das mais finas às mais resistentes, e poderão utilizar-se de materiais como madeira e ferro metalon.

Os projetos devem auxiliar as pessoas na locomoção em transporte público, proteger das aglomerações e contato físico nas atividades do cotidiano ou facilitar a socialização de maneira segura.

As inscrições podem ser feitas pelo site até 16/10. Em 20/10, serão selecionados os cinco projetos finalistas que participarão da segunda fase do Concurso, que irá de 26/10 a 04/11. O vencedor será anunciado em 05/11, às 19h, após apresentação à banca julgadora.

O prêmio será de R$ 10 mil reais e o projeto, dependendo de algumas questões técnicas e comerciais, poderá ser produzido pela Electro Plastic.

Paula Lopes, diretora comercial da Electro Plastic, reforça que é importante observar todos os pontos relacionados ao projeto. “É preciso levar em consideração estratégias de descarte inteligente e a logística reversa para que o material seja reutilizado e não se torne poluente. A ideia do concurso é também trazer uma discussão positiva sobre o uso consciente do plástico”, diz a executiva.

A inscrição é gratuita e para participar basta ter mais de 18 anos.

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O MDM como a fundação da sua empresa

Por Rodrigo Boschetti *

O que é o MDM?
O gerenciamento de dados mestres (MDM) é o processo de coleta, gerenciamento, priorização e publicação de dados de acordo com as estratégias de vendas, marketing e negócios de uma empresa.

MDM garante que as informações essenciais estejam completas no tempo certo para canais como e-commerce, ERP, sites, aplicativos sempre atualizadas e disponíveis.

Trata-se de uma linguagem lógica orientada por critérios que vinculam todos os seus dados críticos em um único ambiente. Esta solução pode incluir informações sobre produtos, clientes, fornecedores e funcionários, além de outras fontes de informações essenciais aos seus negócios que podem estar duplicadas em diferentes locais.

A adoção do MDM permite que empresas criem hubs únicos de dados com funcionalidades muito mais sofisticadas do que os depositórios convencionais (planilhas, por exemplo).

Onde estão os seus dados?
Pense comigo: seus dados hoje estão em quantas centrais de informação flutuando em diferentes nuvens no mercado? Serasa, bancos, redes de varejo, provedores de email, operadoras de telefonia e TV a cabo, aplicativos de entregas, prefeituras, governos, sistemas de saúde, investimentos, provedores de streaming – apenas para citar algumas…

Mas estas informações espalhadas podem ser organizadas de maneira lógica e uniforme, não só para se referir as pessoas, mas também para se relacionar a produtos, serviços e empresas de maneira singular. E organizar estes dados pode não só evitar, mas também resolver uma série de problemas e, em última análise, diminuir perda de tempo e energia e gerar novas fontes de capital.

MDM no DNA de uma empresa
Uma operação grande de varejo online por exemplo: da chegada de uma nova linha de produtos em um centro de distribuição até o momento em que ele se torna disponível à venda pode se levar até um mês no processo todo. Um produto sem grandes atributos tecnológicos como uma chuteira profissional: ao chegar a um CD (centro de distribuição) ela precisa ser desembalada, conferida, medida, precisa ter suas cores, modelos e tamanhos registradas, depois segue para ser fotografada, ter sua modelagem em 3D desenvolvida pelo departamento de arte da companhia.

Em seguida o produto segue para um setor de marketing para ter sua descrição escrita, preço estipulado, promoção atribuída. Depois seu registro segue para departamento fiscal que irá definir seu SKU (uma espécie de número de registro único de produto), pensar em seus os impostos e tributações e custos incididos em seu transporte e pré-definir seus diferentes prazos e custos de entrega. Lembre-se que estamos falando aqui da oferta de um par de chuteiras… Agora imagine esse processo com produtos de diferentes cores, tamanhos, modelos, matérias primas, acessórios, níveis de qualidade para usuários amadores e profissionais, modelos femininos, infantis etc… Uma operação normal esse processo pode leva até um mês. Um MDM bem afinado pode reduzir esse tempo para poucos dias.

Time to Marketplaces
Não é raro ver um marketplace de médio porte disponibilizar produtos idênticos com preços, prazos de entrega, tipos de parcelamentos totalmente diferentes. O consumidor não gosta de perder tempo garimpando pela melhor oferta em um mesmo site de varejo. O MDM consegue identificar produtos iguais e apontar a melhor oferta de acordo com cada cliente. Assertividade no atendimento online pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso neste nosso mercado supercompetitivo.

Além de solucionar problemas o MDM também pode transformar-se numa nova fonte de receita. Com o big data e a inteligência artificial cada vez mais acessíveis, o uso inteligente dos dados traz benefícios ao se alinhar com tendências de consumo nas situações adversas que passamos.

Empresas de diferentes setores enfrentam desafios relacionados ao gerenciamento de dados de negócios. Portanto, os dados corporativos podem ser um recurso inexplorado que pode potencialmente gerar valor e trazer lucro a diversas operações.

* Rodrigo Boschetti Lunardelli é Executivos de Vendas da Stibo Systems no Brasil

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Grupo HEINEKEN anuncia criação de vice-presidência de Digital & Tecnologia no Brasil

O Grupo HEINEKEN no Brasil, anuncia a criação de uma vice-presidência de Digital & Tecnologia a partir de 1º de setembro.

A movimentação está alinhada à estratégia global da empresa, que em 2019 lançou uma quinta prioridade de negócio, focada em conexões digitais. A área será liderada pelo executivo Celso Bica, atual diretor de TI da companhia.

Há um ano na HEINEKEN, EINECelso deu início à jornada de transformação tecnológica da empresa, traduzindo as necessidades e objetivos de negócio em processos e ferramentas modernas, de forma cada vez mais ágil.

Antes de integrar o time da cervejaria, o executivo acumulou experiências nas áreas de Tecnologia da Informação, Inovação e Estratégia em grandes empresas do setor de consumo, como Unilever e Coty.

Sob a liderança de Celso Bica, a nova vice-presidência de D&T terá como missão acelerar a transformação digital do Grupo HEINEKEN no Brasil, buscando as melhores formas de capturar e acelerar todo o valor que a tecnologia e os dados podem trazer para consumidores, clientes e colaboradores, sempre colocando as pessoas no centro das decisões.

“O mundo está mudando rapidamente, com enormes oportunidades para a indústria de bebidas e para o Grupo HEINEKEN. Todos esperam uma experiência digital perfeita ao interagir com nossas marcas e nossa companhia. Esse movimento global, também realizado aqui no país, reforça a ambição de nos tornarmos a cervejaria mais conectada do mundo. Sou grato pela oportunidade de liderar essa transformação e esse time no Brasil”, comenta Bica.



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