Phishing ainda é principal causa de preocupação no que se refere à segurança corporativa

Riscos ligados à cibersegurança continuarão sendo um aspecto que demanda atenção das empresas em 2022 e, dentre as principais táticas utilizadas pelo cibercrime para atingir seus objetivos, a engenharia social e o phishing ainda ocupam um lugar de destaque.

Dados do relatório Strategic Security Survey produzido pela Dark Reading apontam que, em 2021, 53% das organizações citaram o phishing (táticas que induzem o clique em links maliciosos) como causa direta de incidentes de segurança (em 2020 o percentual era de 51%). Para 58% das empresas consultadas, o phishing é a principal causa de preocupação no que se refere à segurança de endpoints e para 48% esta seria a causa mais provável de um incidente, caso ele ocorra.

Ataques miram todas as esferas da organização, e estão mais complexos
Dentre as muitas modalidades de phishing são dignas de destaque as que miram os CEOs e outros executivos de alto nível dentro das corporações, como o spear phishing (ou pesca com arpão) que ocorre a partir de um estudo prévio e coleta de dados sobre determinados usuários no intuito de fazer uma abordagem personalizada, que pode culminar com o roubo da credencial de um destes executivos (BEC ou Business Email Compromise).

De posse da credencial de um CEO o criminoso pode, por exemplo, solicitar recursos, transferências financeiras ou informações sigilosas sem levantar suspeitas em um ataque conhecido como CEO Fraud. A depender do alvo e do interesse, estes ataques podem atingir um alto grau de complexidade.

Um relatório recente divulgado pela Tempest Security Intelligence resgata o caso de um executivo de uma empresa do Reino Unido que relata uma conversa telefônica com o CEO da matriz da empresa (sediada na Alemanha), o qual solicitou a transferência urgente de mais de €200 mil para um fornecedor húngaro. Segundo o depoimento, a voz no telefone parecia em tudo com a do CEO da empresa, no entanto, a vítima na verdade conversou com um fraudador usando um sistema de deep fake.

De acordo com registros do IC3 (Internet Crime Complaint Center), órgão do FBI que centraliza queixas de golpe na Internet, o roubo de contas (de executivos ou não) gerou perdas financeiras de mais de US$ 1,7 bilhão no ano de 2019 e mais de US$ 1,8 bi em 2020. Tendo essa problemática em vista, há um consenso entre especialistas em segurança de que é fundamental que as empresas tenham soluções de Security Awareness, incluindo treinamento e conscientização para a segurança na rotina da empresa, de modo a posicionar os colaboradores como linha de frente da segurança do negócio.

Mesmo assim, há um longo caminho a percorrer. Uma pesquisa conduzida no final do ano passado pela National Cybersecurity Alliance detectou que 64% dos participantes não tiveram acesso a nenhum tipo de aconselhamento ou treinamento sobre cibersegurança.

Conscientização para os riscos
De acordo com o Gartner, existem três fatores de sucesso para um serviço de Security Awareness. O primeiro deles é ter a liderança alinhada a uma visão de conscientização da importância da segurança digital. O segundo são as métricas orientadas a resultados e indicadores comportamentais por meio de relatórios que indicam qual foi o engajamento dos colaboradores em treinamentos.

Por fim, vem a comunicação eficaz dos valores do negócio, um momento de aplicação dos insights obtidos nas etapas anteriores.

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Estudo aponta o impacto do acesso à Internet para o crescimento econômico dos países

O mais recente Índice de Banda Larga Cisco (Broadband Index), divulgado hoje, revela que as pessoas nunca valorizaram tanto o acesso à Internet. De acordo com a pesquisa global sobre o acesso, a qualidade e o uso de banda larga doméstica, realizada com quase 60 mil trabalhadores em 30 países, incluindo o Brasil, o crescimento econômico e social não acontecerá sem acesso universal à internet rápida e confiável.

Três em cada quatro entrevistados, globalmente, acreditam que ter acesso à internet rápida e confiável é fundamental para o crescimento econômico e para uma população bem-instruída. No Brasil, 81% acreditam que a qualidade do acesso à internet é importante para o crescimento econômico do país, e para 78% dos entrevistados, uma boa rede é fundamental para garantir que a população esteja bem-informada e bem-instruída.

Os dados da pesquisa Broadband Index da Cisco ressaltam as preocupações com a exclusão digital: 65% dos entrevistados afirmam que o acesso à banda larga confiável e com preço acessível se tornará um grande problema, pois a conectividade se tornará ainda mais essencial para o acesso a oportunidades de emprego e educação. Mais da metade (58%), no mundo todo, diz que não conseguiu acessar serviços essenciais, como consultas médicas on-line, educação on-line, assistência social e serviços de utilidade pública durante o lockdown, devido a uma conexão de banda larga não confiável – índice parecido no Brasil, com 60% dos entrevistados.

Trabalho híbrido depende de Internet de qualidade
O sucesso do trabalho híbrido depende da qualidade e disponibilidade da internet. Globalmente, 75% dos trabalhadores afirmam que os serviços de banda larga precisam melhorar drasticamente para suportar essa nova maneira de trabalhar. No Brasil, essa visão é a de 82% dos entrevistados. Na média global, quase oito em cada 10 trabalhadores (78%) entrevistados afirmam que a confiabilidade e a qualidade das conexões de banda larga são importantes para eles, enquanto no Brasil esse número aumenta para 82%.

A dependência do acesso à Internet de alto desempenho é enfatizada pelo fato de que oito em cada 10 entrevistados (84%), sendo 88% no Brasil, usam ativamente sua banda larga em casa por quatro horas ou mais por dia. Enquanto isso, três ou mais pessoas usam a internet ao mesmo tempo em 60% dos lares.

Muitos profissionais que atuam remotamente precisam de mais do que um nível básico de conectividade para sustentar seus trabalhos. Para atender às demandas de conexão de banda larga, quase metade dos entrevistados (44%) planeja atualizar seu serviço de internet nos próximos 12 meses, globalmente. 

No Brasil, cerca de 4 em cada dez respondentes afirmam que seu uso de Internet deve aumentar no próximo ano e quase metade (49%) confirma que vai atualizar seu atual serviço de internet para o mesmo período.

“Internet segura, de alta qualidade e confiável é fundamental para que o trabalho híbrido funcione”, diz Jonathan Davidson, vice-presidente executivo e gerente geral de Mass-Scale Infrastructure Group da Cisco. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes provedores de serviços globais para mudar a economia da Internet e ajudá-los a redefinir essa infraestrutura, tornando a Internet melhor e mais acessível para conectar mais pessoas e empresas que dependem dela.”

Crucial para pequenas e médias empresas
Quase metade (48%) dos profissionais agora depende de sua internet doméstica para trabalhar ou administrar seu próprio negócio em casa. Isso é especialmente indispensável para as pequenas e médias empresas (PMEs), que não possuem os mesmos recursos e infraestrutura de TI das grandes corporações. Com o surgimento de um novo ambiente de negócios digital, os empreendedores e startups podem prosperar, promovendo a inovação em todos os setores. 

No Brasil, mais que a metade (56%) dos pesquisados afirma trabalhar ou gerir seus próprios negócios de casa.

De acordo com o Banco Mundial, as PMEs representam cerca de 90% das empresas e mais de 50% dos empregos em todo o mundo. Nos mercados emergentes, as PME criam sete em cada 10 empregos. A banda larga irá desempenhar, portanto, um papel fundamental no crescimento e evolução desta categoria de negócio essencial.

Segurança é vital
Para trabalhar de qualquer lugar, os profissionais precisam se conectar às redes e aplicativos de sua empresa também fora do escritório, acessando dados privados em vários locais, por meio de vários dispositivos e de redes públicas e privadas.

Os trabalhadores estão se tornando cada vez mais conscientes de que segurança e proteção, bem como velocidade e confiabilidade, serão vitais para o bom desempenho do trabalho híbrido. Mais da metade das pessoas que trabalham remotamente em período integral ou de forma híbrida pagariam mais para garantir uma conexão de banda larga segura e veloz.

Uma banda larga rápida e segura é chave para impulsionar o sucesso dos negócios, o crescimento econômico e as oportunidades sociais em todo o mundo. “A conectividade é um dos pilares da verdadeira cidadania, já que permite o acesso da população a diversos serviços públicos, e a indústria e governos têm um papel fundamental neste processo”, afirma Giuseppe Marrara, diretor de Políticas Públicas da Cisco do Brasil.

“Enquanto os provedores de serviços devem focar no aumento da velocidade e confiabilidade das conexões de banda larga no Brasil, o governo tem o papel importante para criar políticas para fomentar esse desenvolvimento e garantir o acesso universal à população”, completa.

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PODCAST – Ford continua presente no Brasil e deve faturar R$ 500 milhões em 2022. Saiba como.

Neste Podcast conversei com André Oliveira, diretor de engenharia da Ford para a América do Sul e falamos qual é o posicionamento atual da empresa no país.

Hoje ela tem 1.500 profissionais no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil na Bahia e está com planos de expansão para o Brasil, não na fabricação de automóveis, mas sim em pesquisa e desenvolvimento e deve faturar R$ 500 milhões em 2022.

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Podcast – Uma história de sucesso: de esportista e músico a dono de uma Statup bem sucedida


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Neste Podcast eu conversei com João Cruz, fundador e CEO da Startup Eye, que opera e oferece soluções de automação comercial para o micro e pequeno varejo.

A história de vida do empresário de 34 anos é uma aula de empreendedorismo, pois ele teve que enfrentar muitas adversidades e superá-las para chegar onde está agora e vale a pena você ouvir este Podcast.

Com certeza irá tirar muitas lições de vida que poderão ajudar você a não desistir e empreender com mais confiança.

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Como trabalhar com streaming analytics?

Por Ricardo Monteiro *

Para começar a conversa, é preciso primeiro falar sobre a importância do Analytics para os negócios. É a possibilidade de compreender o comportamento da audiência no ambiente online. Muito mais do que ter acesso ao número de visitas no site, os dados permitem avaliar a experiência do usuário com uma campanha, interesse, engajamento e conexão. Dito isso, voltamos à pergunta inicial. Como trabalhar com streaming analytics?

O anunciante tem como objetivo vender um produto ou serviço, seja isto em decorrência de construção de marca ou como objetivo principal. Mas, para que as estratégias de marketing digital atinjam os resultados esperados, é preciso um conjunto de etapas funcionando em sintonia entre o conceito da marca, a mensagem da campanha, os canais de veiculação e, principalmente, a conexão com o público.

O monitoramento de tráfego no ambiente digital é fundamental para posicionar o anúncio de maneira adequada à jornada do consumidor. A digitalização trouxe inúmeros canais de comunicação com o público e saber como mensurar, conversar a partir de cada um deles, é essencial para os anunciantes. No último ano, acompanhamos no Brasil a solidificação do mercado de plataformas de streaming, sejam áudio, como o Spotify, Deezer, ou vídeo, com a chegada de novos players como a Pluto TV e a Disney+. Alguns destes têm modelos de publicidade e outros assinatura.

Os modelos de publicidade tem forte crescimento e interesse pelos anunciantes. Entre uma música e um podcast, voilà, um anúncio relevante de acordo com o perfil de cada pessoa. Os usuários do streaming são classificados e campanhas para determinados targets demográficos e atitudinais são então possíveis.

Como toda entrega de mídia 1:1, estamos limitados a saber o número de pessoas que receberam o anúncio. Sem acesso aos IDs, não temos como avaliar o resultado destas campanhas…ou temos? Da mesma forma que acontece com os streamings, é possível sim fazer a mensuração de impacto de campanha, com o apoio do veículo em questão para geração de dados dentro dos padrões LGPD.

Usando o streaming analytics, modelo de atribuição que compara os anúncios gerados com as respostas de KPIs online, desde a entrada do funil até a conversão, podemos entender a resposta imediata da comunicação para um determinado KPI. Da mesma forma que fazemos com lives, streamings de YouTube, Facebook etc, as marcas podem compreender o impacto dessas entregas 1:1, o que funciona para cada perfil de público e até mesmo ajustar a comunicação, se for o caso.

Esse é um mundo novo, mas, sem dúvida, em expansão por seu poder de agregar ainda mais valor na construção de histórias e diálogos entre os anunciantes e consumidores. Só não pode ficar sem métricas, seja da qualidade do conteúdo ou de performance.

* Ricardo Monteiro é CSO e COO da TunAd

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Saúde depende de pesquisas científicas para manter a humanidade saudável

Por Nelson Ozassa *

O mundo não para. As constantes e naturais evoluções do planeta não permitem que o ser humano se acomode. E se é preciso estudar e se atualizar o tempo todo até sobre as coisas mais simples da vida, imagine, então, quando o assunto é saúde. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Doenças e organismos se transformam, remédios e tratamentos são descobertos e revisitados e, assim, pesquisas e estudos seguem indispensáveis para a humanidade se manter viva e saudável.

Sem pesquisas científicas, podemos esbarrar em problemas que pareciam extintos ou controlados só porque um vírus ou uma bactéria sofreu mutação e passou a driblar anticorpos, vacinas e medicamentos.

Podemos sofrer com a falta de um tratamento adequado a um novo tipo de doença ou paralisar avanços da medicina que poderiam desenvolver curas que pareciam estar mais próximas.

Foram estudos longevos e consistentes que apresentaram à humanidade maneiras mais seguras e eficientes de diagnósticos, anestesias, cirurgias e transplantes. Procedimentos que a nossos olhos parecem simples, corriqueiros, como um exame de sangue, precisaram de anos de pesquisas aprofundadas para atingir o nível de detalhamento e precisão que a medicina pode entregar hoje.

Não deixemos de considerar, também, que o desenvolvimento da saúde não passa apenas por estudos específicos da área. É um trabalho conjunto e permanente que deve ser desenvolvido por profissionais de diversas profissões.

Há uma cadeia, um ciclo que deve ser preservado. São essas pesquisas que, em momentos críticos, se tornam a esperança de milhares e milhares de pessoas e que, aliadas a instituições e empresas, tomam rumos ainda mais altos. Elas se tornam inovações tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento de produtos que fazem a diferença no dia a dia da população.

No passado, a telemedicina era uma aposta, hoje já é uma realidade. Um ultrassom portátil que apenas pesa 5kg também era um sonho, mas hoje é uma realidade que contribui, por exemplo, com uma população ribeirinha que nunca tinha feito exames.

A evolução da ciência e da tecnologia andam lado a lado e são capazes de trazer não só mais conforto para a vida das pessoas, como também um melhor atendimento de saúde, onde quer que estejam os pacientes.

 

* Nelson Ozassa é diretor da divisão de Health & Medical Equipment da Samsung Brasil.

 

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Empresas de tecnologia em SC oferecem mais de 200 vagas

Grandes e pequenas empresas de tecnologia catarinenses estão contratando. As vagas somam 236 oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional para quem procura uma chance de entrar neste mercado que movimenta R$11,4 bilhões em Santa Catarina, de acordo com dados da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Neoway.

O ecossistema de inovação catarinense é propício para a evolução das empresas que atuam no setor tecnológico. Incubadoras, aceleradoras e fundos de investimento ajudam os pequenos negócios a se desenvolverem e contratarem desde sua fase nascente. As grandes corporações contam com uma rede conectada que fortalece o setor e favorece o crescimento das empresas, gerando mais vagas.

Além de oportunidades no estado catarinense, as empresas estão contratando em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco.

Confira a relação das vagas abertas:

A Resultados Digitais, empresa de plataformas de automação de marketing, conta com 48 vagas em aberto para Florianópolis (SC). A empresa já tem cerca de 500 funcionários e a expectativa é contratar mais de 200 funcionários no ano, aproximadamente 60 por trimestre. Os interessados podem obter mais informações e cadastrar o currículo neste link.

Administrativa Financeira: 4 vagas;
Customer Success: 10 vagas;
Vendas: 17 vagas;
Marketing: 7 vagas;
Produto: 7 vagas;
Recursos Humanos: 3 vagas.

A Softplan, de softwarel, está com 43 vagas abertas em áreas técnicas e de liderança em Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Os pré-requisitos e o cadastro de currículos estão disponíveis neste site.

Analista de Cobrança;
Analista de Contratos de TI;
Analista de Desenvolvimento de Vendas (SDR — Sales Development Representative);
Analista de Gestão e Controle;
Analista de Inovação e Novos Negócios;
Analista de Marketing Digital (Gestão de Conteúdo/Inbound Marketing);
Analista de Métricas;
Analista de Projetos;
Analista de Sistemas;
Analista de Sistemas (Scrum Master);
Analista de Sistemas (Web);
Analista de Sistemas (Ênfase em Gestão de Patrimônio e Almoxarifado);
Analista de Sistemas (Ênfase em Processos Administrativos);
Analista de Sistemas (Ênfase em Sistemas de Compras e Licitações);
Analista de Sistemas (Ênfase em Sistemas de Gestão de Obras);
Analista de Sistemas (Ênfase em Sistemas de RH);
Analista de Sistemas (Ênfase em Sistemas Financeiros);
Analista de Suporte ao Cliente;
Analista de Suporte a Sistemas (vagas em Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte);
Analista de Testes;
Analista de TI Sistemas de Mercado — Ênfase em IBM — RTC e SCCD;
Analista Educacional;
Analista Implementador — Desenvolvedor Full Stack (foco em Java);
Analista Implementador — Desenvolvedor Java Back End;
Analista Implementador — Desenvolvedor Java Front End;
Analista Implementador Delphi;
Analista Implementador Java — Angular JS;
Analista Implementador Java/BI;
Analista Implementador Pyton;
Arquiteto de Software;
Assistente Comercial;
Assistente de Suporte a Sistemas (São Paulo);
Cientista de Dados;
Coordenador de Vendas;
Designer de Inovação;
Designer UX/UI;
Engenheiro de Performance;
Executivo Comercial;
Gestor de Projetos;
Jovem Aprendiz

A IPM Sistemas, desenvolvedora de softwares para a gestão pública, está com 41 vagas abertas para as áreas técnica, jurídica, projetos e desenvolvimento. Os pré-requisitos estão disponíveis neste site. Os candidatos devem enviar o currículo para o e-mail recrutamento@ipm.com.br.

Advogado — Licitações e contratos (Rio do Sul — SC);
Assistente comercial (Rio do Sul — SC);
Técnico em suprimentos (duas vagas em Rio do Sul — SC);
Técnico residente (Cascavel — PR);
Técnico tributário (duas vagas para Rio do Sul — SC);
Técnico contábil (três vagas para Rio do Sul — SC);
Analista de qualidade — Fiscal Web (duas vagas para Rio do Sul — SC);
Analista de sistemas — Fiscal Web (Rio do Sul — SC);
Técnico de implantação — Saúde (quatro vagas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná);
Técnico de implantação — Suprimentos (Curitiba — PR);
Técnico residente (Campo Largo — PR);
Técnico de atendimento — Procuradoria/Portal (Rio do Sul — SC);
Consultor tributário (Curitiba — PR);
Técnico residente — Tributário (Brusque — SC);
Técnico fiscal — Web (Rio do Sul — SC);
Consultor contábil (Porto Alegre — RS);
Programador — Fiscal Web (quatro vagas para Rio do Sul — SC);
Programador — mobile (duas vagas para Rio do Sul — SC);
Programador Delphi (Rio do Sul — SC);
Analista de sistemas (Rio do Sul — SC);
Programador — PHP (duas vagas para Rio do Sul — SC);
Coordenador de projetos (Florianópolis);
Técnico de implantação — Contabilidade (Porto Alegre — RS);
Técnico de implantação — Suprimentos (Porto Alegre — RS);
Técnico de implantação — Tributário (duas vagas para Porto Alegre — RS);
Técnico de implantação — Procuradoria (Porto Alegre — RS);
Técnico de implantação — Procuradoria (Curitiba — PR).

A HBSIS, empresa especializada em sistemas de logística, vendas e soluções de TI, está com 22 vagas disponíveis para atuação em Blumenau e outras três para sua sede em Campinas/SP. A empresa oferece benefícios como auxílio educação e universidade corporativa. A consulta aos pré-requisitos e o cadastro de currículos podem ser feitos pelo site da empresa (https://www.hbsis.com.br/trabalhe-conosco/).

UX Designer
Arquiteto de Software
Analista de Mudança
Prospecção (2 vagas)
Executivo de Contas
Analista de Infraestrutura
Analista de Sistemas (3 vagas)
Coordenador de Produto
Programador C# Jr
Programador C# Pl (4 vagas)
Programador C# Sr (5 vagas)
Estágio de Suporte
Analista de Negócio – Foco Logística (Campinas/SP)
Executivo de Contas – Foco Logística (Campinas/SP)
Full Stack Developer (Campinas/SP)

A Involves, empresa de tecnologia focada no segmento de trade marketing e considerada a melhor pequena empresa de TI para se trabalhar no Brasil, está com 17 vagas abertas para Florianópolis (SC). A empresa conta com espaços e políticas diferenciadas para colaboradores, como área de relaxamento, participação nos lucros, mesa de frutas e horários flexíveis para a maioria dos cargos. Mais informações podem ser conferidas no site.

Consultor em Pré-venda – 4 vagas
Analista de Qualidade Software II
Analista de Qualidade Software III
Desenvolvedor IOS III
Editor de Vídeo
Instrutor de Treinamento
Analista de Suporte e Relacionamento
Consultor Comercial Internacional
Analista Comercial Sales Ops
Analista de Suporte e Relacionamento Internacional – 2 vagas
Analista de Marketing Institucional
Assistente de Comunicação de Eventos
Desenvolvedor Front End III

A Senior, de softwares para gestão empresarial, está com 32 oportunidades abertas para atuação em Blumenau, no Vale do Itajaí, e outras 12 em filiais ao redor do país. No site da empresa, os interessados podem acessar o perfil das vagas, a política de gestão de pessoas da empresa e a área de cadastro de currículos (https://www.senior.com.br/senior/trabalhe-conosco/).

Analista de Negócios – Varejo
Coordenador de Serviços de Consultoria Especializada
Analista de Negócios
Programador de Sistemas – Delphi (3 vagas)
Analista de Processos
Arquiteto de Software
Programador de Sistemas – Back-End (2 vagas)
Programador de Sistemas – Java (2 vagas)
Projetista (2 vagas)
Programador de Sistemas (3 vagas)
Analista de Treinamento – Técnico
Analista de Sistemas – Varejo
Analista de Negócios – Manufatura
Programador de Sistemas – C#
Analista de Inteligência de Mercado
Programador de Sistemas – Front-End (2 vagas)
Arquiteto de Informação – UX
Executivo de Contas – Novos Negócios (Contas Governo)
Vendedor Interno
Analista de Negócio – ERP – Mercado
Partner Account Manager
Técnico de Suporte
Analista de Administração Comercial
Programador de Sistemas – Delphi (Joinville)
Executivo de Contas – Novos Negócios (Goiânia)
Programador de Sistemas – Front-End (Indaiatuba/SP)
Analista Técnico de Serviços de Implantação (Indaiatuba/SP)
Programador Java EE – Back-End (Indaiatuba/SP)
Executivo de Contas – Novos Negócios (Indaiatuba/SP)
Executivo de Contas – Novos Negócios (Porto Alegre/RS)
Executivo de Contas – Novos Negócios (Recife/PE)
Técnico de Suporte (Ribeirão Preto/SP)
Executivo de Contas – Novos Negócios (Ribeirão Preto/SP)
Gerente Nacional de Canais (São Paulo/SP)
Gerente de Projetos de Serviços (São Paulo/SP)

Desenvolvedora de CRM para o setor imobiliário, a Vista, de Florianópolis, tem 2 vagas de trabalho também na Capital. Indicações podem ser encaminhadas para rh@vistasoft.com.br.

Vendedor (Inside Sales);
Pré-Vendas.

A Cata Company, empresa que produz soluções tecnológicas para o varejo e mercado financeiro, como o equipamento CataMoeda e o cofre inteligente CataCash, tem uma vaga aberta para Florianópolis (SC). Os requisitos são: ensino superior em Análise de Sistemas ou cursos correlacionados e conhecimento intermediário em linguagem de programação DOT.NET, SQL, Orientação Objetos e Análise UML. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: carlos@catacompany.com.

Analista Desenvolvedor

A SumOne, desenvolvedora da primeira plataforma de local store marketing para o varejo brasileiro, tem uma vaga aberta também para Florianópolis (SC). Os candidatos interessados devem estar cursando ou ter finalizado o ensino superior completo. Para mais informações e cadastro dos currículos acesse o site.

Analista de Marketing Digital

Startups:
O Darwin Starter é um dos primeiros programas catarinenses de aceleração de startups. Foi criado em 2015, em Florianópolis, com o objetivo de investir financeiramente e contribuir com mentorias e networking para o desenvolvimento de projetos inovadores. O programa acelerou dez startups no primeiro ciclo, das quais cinco receberam novos investimentos. A segunda rodada de aceleração teve início em setembro de 2016 e selecionou 14 empresas de todo o país, voltadas para quatro áreas de atuação: Big Data, Fintech, Insurance, TI e Telecom.  Algumas das empresas aceleradas pelo Darwin estão contratando. Confira as vagas abertas:

ContaBoa: uma vaga aberta para Backend Engineer, com experiência de cinco anos ou mais com desenvolvimento de software. Conhecimento em Ruby é desejável.

Vigius: três vagas abertas. Os interessados devem enviar um e-mail com breve apresentação e link do linkedin para ola@vigius.com.br:

Xamarin Developer – Desenvolvimento Mobile utilizando C#
UX Designer – Projetista de experiência dos clientes&usuários e designer de interfaces
Data Scientist – Analista de Big Data para desenvolver e estruturar arquitetura da Plataforma Vigius. (Alguma experiência: Web Scrapy, Curl, Crawler, Data Mining, Image Recognize, Voice Recognize, MongoDb, RedShift, Spark, Pig, Hive, Cassandra, Hadoop, Kafka, Storm, Fluent, Python, Machine Learning, Java, Amazon AWS)

Repasse Rápido: uma vaga para Desenvolvedor Android Sênior. Os requisitos são: proficiência em Android, com conhecimento em Front End desejável e Reactive Native básico. O currículo deve ser enviado para felipe@repasserapido.com.br.

A Exact Sales, startup especializada em gestão de vendas complexas para o mercado corporativo, tem 8 vagas abertas para trabalhar em Florianópolis:
Analista Jurídico
Analista de Testes
Analista de Sistemas
Analista de Customer Sucess Senior
Analista de Customer Sucess KAcc
Consultor de Vendas

A Geek Hunter, startup sediada em Florianópolis (SC) que desenvolve uma plataforma online para captação de profissionais no mercado para empresas de tecnologia, tem 3 vagas abertas:

Sales Representative / Inbound Sales
Tech Recruiting Manager
Content Manager – RH Tech
Customer Success

 



PODCAST – Lady Sophie e Mr. Polymath, uma dupla brasileira que ganhou o mundo

Lady Sophie e Mr. Polymath, uma
dupla brasileira que ganhou o mundo

Neste Podcast eu e Alexandre Winetzki, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Stefanini, conversamos sobre Inteligência Artificial (IA), a internacionalmente conhecida Sophie e seu companheiro Polymath, o mais recente bot da empresa.

Segundo Alex, Polymath é o estado da arte em tecnologias de processamento de linguagem natural. O sistema é treinado em poucos segundos por meio da digitação de uma URL e após esse processo a ferramenta passa a ler sites e todos os links conectados a ela, criando uma base de dados robusta e fácil de usar.

Com o crescimento da demanda por soluções de IA, existe uma corrida global por sistemas que realmente aprendam e sejam capazes de tomar decisões relevantes com pouco treinamento. Diferente da tecnologia de Machine Learning, que precisa de milhares de dados específicos para que o sistema seja capaz de distingui-los. Segundo a Stefanini, “a solução é capaz de responder às demandas de maneira rápida e eficiente.”

Para conhecer detalhes dessa dupla brasileira de bots, ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

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PODCAST – Na pandemia trabalho remoto requer estratégia, disciplina e bom senso


Na pandemia trabalho remoto requer
estratégia, disciplina e bom senso

Neste Podcast conversei com Vanessa D`Angelo, Head de Marketing para a América Latina da LogMeIn, a empresa que é a desenvolvedora do GoToMeeting e outros produtos de colaboração remota, segurança e suporte remoto.

A clareza com que ela discorre sobre qualquer assunto impressiona e por isso a conversa com ela sempre é muito gostosa, cheia de informações valiosas, e nesta não foi diferente. Falamos sobre pandemia, trabalho remoto, questões do dia a dia que passaram a existir de uma hora para outra e que transformaram a vida de todos em um curtíssimo espaço de tempo.

Vanessa tem uma visão muito clara do atual momento profissional em que estamos vivendo e não é à toa que lidera uma grande equipe na América Latina. Dona de uma personalidade forte que externa elegantemente, é muito bem humorada e com ela não tem tempo feio. Se aparecer algo novo ou tiver que mudar uma estratégia para melhor, pode acreditar que ela vai fazer acontecer.

Mesmo quando o assunto leva a boas rizadas, a seriedade do conteúdo é evidente e prende a atenção de quem está ouvindo. E além de tudo que tratamos, ela ainda dá algumas dicas de como agir e se posicionar no tão falado Home Office, que ela já praticava antes da pandemia aparecer no radar da China.

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Samsung vislumbra um “Melhor Normal” para 2021

Por Sebastian Seung *

2020 foi um ano como nenhum outro, um período que rápida e inesperadamente sacudiu nossas vidas e reinventou nosso normal. Ganhamos um novo ponto de vista sobre as coisas que realmente importam, como nossa saúde e nossos entes queridos, bem como novas e mais verdadeiras experiências.

E para nos adaptarmos à nossa nova maneira de viver, nos envolvemos ainda mais com a tecnologia, usando-a para nos conectarmos com outras pessoas e encontrar novas formas de satisfação em nosso dia a dia, direto do conforto de nossas casas. Nós a usamos para continuar avançando na educação, no trabalho e até na celebração de grandes momentos da vida, especialmente em uma época em que sentíamos que tudo estava parado.

No ano passado, a Samsung deu início a uma nova década na CES e compartilhou com o mundo o ideal de possibilitar experiências que tornam a tecnologia cada vez mais significativa em nossas vidas. Falamos sobre um mundo em que nossas salas de estar se tornariam academias e espaços de reunião, em que as cozinhas ficariam hiper personalizadas para nossas necessidades mais individuais. Mal sabíamos, entretanto, que essas experiências se tornariam tão importantes de forma tão rápida.

Agora, embora não possamos nos encontrar pessoalmente em Las Vegas, acreditamos que esta possa ser a CES mais empolgante até o momento. Nela, embarcaremos de vez na próxima fase desta jornada, na qual nos concentraremos em experiências que melhoram vidas e o mundo em que vivemos. Juntos, podemos criar um “Melhor Normal para Todos”.

Este “Melhor Normal para Todos” – ou “Better Normal for All” – é centrado na ideia de que, com a tecnologia certa, estamos prontos para um futuro melhor e mais brilhante. Mal posso esperar para recebê-los na coletiva de imprensa da Samsung na CES 2021 para revelar mais detalhes de como será esse Melhor Normal, começando com tecnologias personalizadas para você, Inteligência Artificial para melhorar sua vida doméstica e expandindo o tema para inovações que fazem diferença em nossa sociedade. Aqui, abaixo, está uma prévia do que irei anunciar:

Uma experiência melhor e mais personalizada
Nossa visão de um “Melhor Normal para Todos” começa e termina com você. Todos nós passamos mais tempo em casa, esperando e exigindo mais das nossas salas de estar e, para muitos, isso tem sido cada vez mais desafiador.

É por isso que estamos introduzindo tecnologias mais inteligentes que enriquecem sua vida por meio de experiências personalizadas e integradas – desde ajudá-lo a dominar sua técnica de ioga e atingir seus objetivos fitness em casa até a navegar por uma nova dieta com receitas personalizadas e equipamentos de cozinha conectados e intuitivos.

IA empoderando uma casa melhor
O Melhor Normal não terá, necessariamente, a mesma aparência para você ou para mim. Ele girará em torno das necessidades e hábitos únicos de cada pessoa. Devemos criar tecnologias que se adaptam aos nossos modos de vida e agregam valor a tudo o que fazemos, tornando as novas experiências mais acessíveis e emocionantes. Imagine como seria mais fácil se você tivesse um parceiro de confiança pela casa, uma extensão de você mesmo que pudesse ajudá-lo a arrumar a mesa ou a guardar mantimentos, reconhecendo e manuseando objetos com cuidado e precisão.

Bem, não imagine mais, porque na CES 2021, vamos mostrar como nossas pesquisas de ponta estão trabalhando para trazer um par extra de mãos para reforçar as tarefas domésticas. Estamos aprimorando nossas tecnologias de IA para permitir que você faça mais do que nunca, e mal podemos esperar para mostrar como a robótica nos apoiará na jornada para esse Melhor Normal.

Tecnologia moldando um futuro mais brilhante
Ao longo desta jornada, devemos reconhecer nossa responsabilidade de servir não apenas aos nossos usuários, mas também ao nosso planeta e à nossa sociedade. Embora a tecnologia possa remodelar a maneira como as pessoas se comunicam e vivenciam o mundo hoje, ela também possibilita um futuro mais brilhante. Enquanto superamos um dos maiores desafios de nossa vida, devemos permanecer juntos para garantir que nosso Melhor Normal também beneficie as gerações que estão por vir.

Na CES 2021, a Samsung compartilhará mais sobre sua visão de sustentabilidade
Como líder global em tecnologia, quebrar barreiras para um futuro melhor continuará sendo fundamental para nossa missão, pois colocamos as pessoas, a sociedade e o planeta no centro de tudo o que fazemos.

Estamos no início de uma oportunidade única de não apenas superar as adversidades do ano passado, mas de criar, justamente, um “Melhor Normal para Todos”, e estou muito animado para compartilhar mais sobre como a Samsung está tornando isso uma realidade. Espero que vocês se juntem a mim durante a coletiva de imprensa virtual da Samsung na CES 2021 na segunda-feira, 11 de janeiro.

* Sebastian Seung é Presidente e Chefe da Samsung Research

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PODCAST – Sob o comando de um jovem de 28 anos a Unentel Distribuição deve crescer mais de 100% em 2020

Neste Podcast conversei com Frederico Passos, um jovem de 28 anos que ocupa o cargo de vice presidente executivo na Unentel Distribuição, empresa baiana com matriz em Salvador e filiais em vários estados, que atua no segmento de tecnologia.

Falamos sobre a estratégia adotada pela empresa sob seu comando para enfrentar a pandemia, que deve resultar em um crescimento superior a 100% neste ano.

Além disso, conversamos sobre reeducação do mercado corporativo com os novos métodos de trabalho e as consequentes dúvidas do home-office, outros assuntos e, lógico, qual foi a trajetória acadêmica e profissional do execuivo até chegar onde está.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

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Acer anuncia Alexandre Gerardo como novo Diretor Geral para o Brasil

A Acer anunciou Alexandre Gerardo como novo Diretor Geral para a empresa no Brasil. Nos últimos meses, a marca assumiu a liderança no varejo de notebooks para games no país atingindo a marca de 75% de market share, de acordo com a GfK. Com expectativas de crescer ainda mais no curto prazo, Gerardo está à frente da operação local para reforçar o compromisso da marca com o consumidor brasileiro.

Há 10 anos na Acer, e com mais de 20 de experiência em logística, e-commerce, TI e facilities, o executivo já passou pelos cargos de Gerente de Logística, Gerente de Operações e Diretor de Operações na empresa. No novo cargo, seu principal objetivo é manter a liderança no mercado de hardware para informática no mercado local, aumentar os investimentos em educação e reforçar a cultura Customer Centric da Acer.

Segundo o Gartner e a IDC, apenas no terceiro trimestre de 2020, o mercado global de PCs cresceu 3,6%, o melhor resultado em uma década. De janeiro a agosto, apenas no Brasil, a Acer cresceu 32,7% no setor de notebooks e, se considerados apenas os produtos da linha gamer, o crescimento foi ainda maior: 62,4%. A expectativa é de que o mercado continue aquecido em 2021, e o país representa um enorme potencial para a empresa.

“O mercado se transformou bastante nos últimos meses e essas mudanças impactaram os hábitos de consumo e negócios em todo o mundo. Este é o momento ideal para ampliarmos nossa oferta de produtos e serviços no Brasil, contribuindo cada vez mais no dia a dia de nossos clientes, independentemente de onde estejam trabalhando, estudando, jogando ou se divertindo de outras formas”, pontua Alexandre Gerardo.

Além de sua experiência em negócios, Gerardo também traz sua expertise em gestão de pessoas e atendimento ao cliente para a operação local. Especialista em Inteligência Emocional pelo SBie e certificado em liderança e CX pela Disney, o executivo trará transformações na cultura corporativa da Acer no Brasil e irá reforçar o lema Customer Centric da corporação, que tem as pessoas como foco principal: de funcionários, a parceiros e clientes.

Para o futuro próximo, a prioridade da empresa será ampliar a capacidade produtiva de algumas das verticais de negócios com foco em inovar para aprimorar a experiência e facilitar o dia a dia do usuário final. As principais apostas serão nos segmentos de educação, corporativo e games, que deverão impulsionar o crescimento do setor nos próximos anos após a transformação do comportamento de consumo e das novas necessidades no pós-pandemia.

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Stefanini adquire duas unidades da Diebold Nixdorf no Brasil

Marco Stefanini

A Stefanini, referência em soluções digitais, está expandindo seus serviços para o segmento financeiro. A empresa transnacional brasileira, que acaba de comemorar seu 33º aniversário, anuncia a aquisição das unidades de negócio de detecção de fraude online e de software local da Diebold Nixdorf Brasil, com foco na prevenção de fraude de comércio eletrônico e automação de canal.

A aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). As empresas não divulgam os termos financeiros do acordo. Vale destacar que a Diebold Nixdorf continuará oferecendo suas soluções bancárias e de varejo líderes no mercado brasileiro, mantendo abrangentes canais de serviços em todo o País.

Com experiência de 18 anos no sistema financeiro e instalado em milhões de dispositivos, a suíte OFD (Online Fraud Detection) viabiliza o e-commerce, oferecendo a melhor solução para usuários e consumidores de transações eletrônicas baseadas na web via Desktop, Celular e ATM.

Ou seja, o software pode ser instalado em qualquer canal da estrutura bancária, incluindo dispositivo móvel, desktop ou caixa eletrônico, por exemplo, para detectar eventos associados a possíveis fraudes – desde clonagem de cartão de crédito até movimentações financeiras não usuais via dispositivo móvel.

“A suíte OFD complementa nossa torre financeira, que hoje é liderada pela Topaz, empresa do Grupo Stefanini que possui um núcleo bancário completo, com grande benefício de segurança e eficiência em relação a seus concorrentes, pois inclui modelos de pagamento, combate à lavagem de dinheiro, e flexibilidade para criar produtos que atendam às demandas específicas dos clientes”, afirma Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini.

Além da unidade de prevenção de fraudes, a Stefanini adquiriu alguns ativos relacionados à automação de canais de atendimento, que incluem soluções de agência/caixa, autoatendimento, mobile banking, internet banking, abertura de contas em plataforma móvel, compensação de cheques, solução biométrica e troca de chaves.

“A chegada dos recursos de antifraude e automação de canais ao Grupo Stefanini integra a estratégia da multinacional brasileira de agregar mais valor aos negócios fechados na área financeira. A expectativa é expandir a oferta para outras regiões onde a Stefanini está presente”, destaca Jorge Iglesias, CEO da Topaz e responsável pela torre financeira da Stefanini.

De acordo com Elias Rogério da Silva, presidente da Diebold Nixdorf no Brasil, a empresa decidiu vender o OFD e a unidade de software local relacionada para aumentar o foco em seus centros de desenvolvimento mundial – incluindo suas ofertas globais do software Vynamic, que já atendem e continuarão a atender clientes brasileiros.

“A Diebold Nixdorf continuará sua forte presença no Brasil, e seu trabalho como líder absoluto do mercado de soluções bancárias, incluindo hardware, software e serviços de ATM”, destaca o presidente. Após a venda, a Diebold Nixdorf também planeja trabalhar em colaboração com o Grupo Stefanini como um fornecedor de soluções digitais para continuar atendendo às necessidades gerais dos clientes bancários no Brasil.

“A aquisição do software antifraude da Diebold e das soluções de automação de canais reforça os planos da Stefanini de ser reconhecida como uma empresa full-banking, com soluções financeiras ponto a ponto”, acrescenta Stefanini.

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Praticidade e atendimento qualificado estimulam a locação de equipamentos de TI

A pandemia mudou a forma de trabalhar de muitas empresas. Muitas novas empresas no mercado, startups desenvolvendo e investindo nesse momento difícil, de adaptação e mudanças para home office. No intuito de se manter atual e reduzir custos, uma das formas mais simples foi substituir a aquisição de equipamentos pela locação.

Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), desde 2015 até 2019, o número de startups no país mais que triplicou, passando de 4.151 para os atuais 12.800, sendo assim uma média de crescimento de 26,75%.

Empreendedores que acabam precisando de ajuda para equipar seu negócio buscam curadoria sobre qual o melhor equipamento, agilidade para entrega e tranquilidade do que diz respeito aos reparos. Diante da necessidade de novos produtos para a equipe trabalhar e um atendimento de melhor qualidade, a busca por empresas que fazem a locação de produtos cresceu.

Ricardo Marcelino, fundador da Aluga.com, é uma das empresas que busca atender essa demanda do mercado, principalmente em relação ao home office. “Uma das vantagens desse tipo de serviço é a entrega do equipamento na casa dos colaboradores, já que estamos todos em home office. Além disso, tanto a configuração dos equipamentos quanto o suporte técnico são oferecidos em tempo real”, diz.

Com toda esta movimentação de mercado, a principal vantagem em alugar um notebook ou qualquer outro equipamento tecnológico é a diminuição de custos que a empresa gera dentro do seu budget de investimentos, o que possibilita que a companhia invista no que é mais interessante para o seu negócio: economia em gestão de TI e controle de gastos, além de prevenção contra imprevistos.

Para Marcelino, as empresas, neste momento de adaptação, estão procurando por um atendimento personalizado e acelerado, além de estarem atentas à desburocratização de processos, para que o impacto perante a mudança seja o menor possível para todos os colaboradores, executivos, fornecedores e clientes.

Em 2020, segundo pesquisa da FIA (Fundação Instituto de Administração), de 139 empresas ouvidas sobre adotar o home office como definitivo, 75% afirmaram seguir com a “ideia” imposta pela pandemia Independente do cliente e do setor em que atua, a locação de equipamentos tem boas expectativas para a ampliação do mercado durante o ano de 2021.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Prestadores de serviços de TI aumentam faturamento em até 40% com solução de provedores

Estamos vivenciando uma transformação no que diz respeito à prestação de serviços de tecnologia. As companhias demandam cada vez mais disponibilidade e acompanhamento em tempo real de suas redes e dispositivos. Diante deste cenário, um modelo de negócio ganha força: os MSPs (Managed Service Providers), ou simplesmente provedores de serviços gerenciados.

Este modelo consiste em empresas fornecedoras de soluções em TI com uma nova filosofia de trabalho, voltada para a prevenção de riscos, diferente do modelo ‘tradicional’ onde as empresas de suporte eram acionadas ‘sob demanda’, apenas quando surgiam problemas.

Atenta a esta evolução, a BluePex Cyber Security tem apostado cada vez mais em soluções que atendam a este perfil de empresas e profissionais, como é o caso da Suporte JTI, empresa com 20 funcionários que atende 72 empresas na região de Limeira, Araras e região, que aumentou seu faturamento em 40% nos três primeiros meses de parceria.

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), muitos clientes da JTI procuraram a empresa para entender o que poderia ser feito neste sentido. “Isso trouxe um aumento considerável de demanda e uma possibilidade de aumentar nosso faturamento em nossa base, desde que pudéssemos entregar mais valor. Esta questão de MSP foi uma novidade para mim. Eu já havia escutado algo, mas de maneira muito superficial. Foi aí que tive contato com a BluePex, cerca de três meses atrás. Fizemos a parceria e passamos a oferecer as soluções aos nossos clientes como complemento aos serviços que nós já prestávamos”, afirma Julio Leandro Oliveira, diretor da JTI.

As soluções garantiram muita visibilidade sobre os ambientes dos clientes, possibilitando acesso a diversos indicadores que antes não existiam e isso agregou muito valor ao trabalho da JTI nos clientes.

Antes da parceria, um cliente da JTI com 10 computadores na rede, possuía com um contrato de manutenção mensal com duas visitas preventivas de 2 horas cada. “O que acontecia neste espaço de tempo entre estas visitas era uma surpresa para mim e minha equipe. Agora, com essa nova tecnologia tenho uma sala de monitoramento em tempo real que, através de indicadores, posso fazer um trabalho preventivo de fato, ao invés de reativo como acontecia”, explica Oliveira.

Esta nova realidade permitiu que a JTI aumentasse contratos com clientes ativos mantendo a mesma equipe e entregando muito mais valor.

Além da LGPD, outro fator que impulsionou os negócios da JTI como MSP foi a pandemia, com o aumento da demanda pelo PABX em nuvem. “Com o BluePex Endpoint Control podemos gerar relatórios e gráficos para mostrar o dashboard aos clientes do que acontece em todos os sistemas da empresa dele”, ressalta Oliveira.

“A pandemia gerou diversos gatilhos nas empresas que praticamente obrigaram os profissionais de TI a evoluírem a prestação de serviço. Entendendo este contexto e este cenário, nós passamos a oferecer tudo o que nossos canais e MSP´s precisam em uma única plataforma de gerenciamento centralizado”, afirma Jefferson Penteado, CEO da BluePex Cyber Security.

Pelo fato de a parceria ser muito recente, este ganho de 40% em faturamento foi atingido com poucos contratos dentro da base de clientes da empresa. A companhia ainda tem mais de 60 clientes para visitar e oferecer este upgrade. “Além disso, faz pouco tempo que eu contratei uma pessoa para focar no comercial e na prospecção de clientes. A verdade é que poucos clientes sabem que podemos entregar um firewall UTM com hardware próprio, proteção de e-mail para barrar phishing, trojan etc. A tendência é que a JTI cresça muito em pouco tempo”, considera Oliveira.

A relação entre as companhias é recente, mas os frutos são inegáveis e o futuro parece muito promissor. “Nós temos interesse em comercializar todas as soluções. O relacionamento com a empresa é excelente e a equipe nos ajuda e incentiva a construir o melhor discurso de vendas para nós, MSPs. Eles nos oferecem um excelente suporte e nos fornecem muitos materiais que nos apoiam na comercialização, além de nos repassar demandas que não são atendidas diretamente por eles”, conclui o executivo.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Gartner diz que o papel do líder de segurança cibernética precisa ser reformulado

Gartner, Inc., empresa global em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que o papel do líder de segurança cibernética precisa evoluir, à medida que as responsabilidades em torno dos riscos cibernéticos avançam das áreas de TI para um ecossistema cada vez mais distribuído dentro das empresas.  

De acordo com as mais recentes análises, os líderes de Segurança e Gerenciamento de Riscos (SRM) estão investindo significativamente mais esforços na avaliação e influência da “cibersaúde” para terceiros. Os funcionários estão tomando mais decisões com implicações de risco cibernético e, ainda assim, mais comitês executivos estão sendo estabelecidos com demandas fora do escopo do líder de segurança cibernética. 

Os analistas do Gartner avaliam que este cenário, com a migração das responsabilidades de proteção para grupos e equipes fora de TI, levará a um ambiente em que o líder de segurança cibernética terá menos controle direto sobre muitas das decisões que estariam sob seu escopo hoje. 

“Os líderes de segurança cibernética estão esgotados, sobrecarregados e no modo ‘sempre ativo’”, diz Sam Olyaei, Diretor de Pesquisa do Gartner. “Este é um reflexo direto de quão elástico o papel desse especialista se tornou na última década, devido ao crescente desalinhamento das expectativas entre as partes interessadas dentro de suas organizações.” 

A responsabilidade por riscos cibernéticos se expandirá além da TI – Oitenta e oito por cento dos conselhos consideram a segurança cibernética como um risco comercial e não apenas um problema técnico de TI, indica uma pesquisa recente do Gartner. Treze por cento responderam instituindo comitês específicos de segurança cibernética supervisionados por um diretor dedicado. 

O Gartner prevê que pelo menos 50% dos executivos de nível C terão requisitos de desempenho relacionados ao risco e gestão de segurança cibernética incorporados em seus contratos de trabalho até 2026. 

Isso afeta a pontualidade e a qualidade das decisões de risco das informações, que estão sendo cada vez mais tomadas por partes interessadas e fora da linha de visão da TI ou da segurança. Em resposta, o Gartner espera ver uma mudança inevitável na prestação de contas formal aos líderes de negócios que são responsáveis ​​perante o CEO pela entrega de objetivos estratégicos, como receita e satisfação do cliente. 

À medida que a responsabilidade formal pelo risco cibernético muda para os negócios, os analistas do Gartner destacam que o papel do líder de segurança cibernética deve ser reformulado para ter sucesso. 

“O papel do CISO deve evoluir de ser a pessoa responsável ‘de fato’ pelo tratamento de riscos cibernéticos, para ser responsável por garantir que os líderes empresariais tenham as capacidades e o conhecimento necessários para tomar decisões informadas e de alta qualidade sobre riscos de informações”, afirma Olyaei. 

A segurança cibernética será incluída nas divulgações ESG – O interesse dos investidores, a pressão pública, as demandas dos funcionários e as regulamentações governamentais estão fortalecendo os incentivos para que as organizações rastreiem e relatem metas e métricas de segurança cibernética dentro de seus esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) como um requisito de negócios. 

Como resultado, o Gartner prevê que 30% das grandes organizações terão metas ESG compartilhadas publicamente com foco em segurança cibernética até 2026, contra menos de 2% em 2021. 

“As expectativas de que as organizações deveriam ser mais transparentes sobre seus riscos de segurança aumentaram, resultando na demanda pública por maior transparência em seus relatórios ESG”, observa Claude Mandy, Diretor de Pesquisa do Gartner. “A cibersegurança não é mais apenas um risco para a organização, mas um risco social.” 

Como consequência, os líderes de SRM terão cada vez mais que demonstrar um compromisso organizacional para reduzir os problemas sociais que podem surgir de incidentes de segurança cibernética, como violações de dados de informações pessoais de clientes; potenciais preocupações de segurança do uso de sistemas ciber-físicos; potencial para uso indevido e abuso em seus produtos; e ciberatividade maliciosa contra infraestrutura crítica. 

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas



Maratona digital gratuita vai capacitar mulheres para o mercado de tecnologia

A comunidade de tecnologia WoMakersCode, com apoio da Microsoft, realizará de 1º de junho a 3 de julho, a maratona digital “Hacking de Carreira”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O projeto tem o objetivo de trazer mais informação para mulheres que querem conhecer mais sobre o mercado de trabalho na área de tecnologia, apresentando as profissões e principais passos para começar uma carreira em TI.

O treinamento será gratuito e online, transmitido por meio da plataforma da WoMakersCode, com aulas semanais, organizadas em 9 módulos de conteúdo e planos de estudos.

Essa maratona digital de capacitação utilizará o Microsoft Learn como recurso de aprendizado de longo prazo para os participantes e oferecerá um voucher de certificação para os melhores participantes no ranking de aprendizagem.

O circuito de workshops abordará o planejamento de carreira, processo seletivo, storytelling profissional e a atuação nas seguintes áreas: Cloud Computing para Desenvolvimento; Cloud Computing para Infraestrutura; Cloud Computing para Dados e Inteligência Artificial (IA); e DevOps: Cultura e Aplicação.

Criada pela desenvolvedora de software Cynthia Zanoni, a WoMakersCode é uma das maiores comunidades de tecnologia formada por mulheres no país. A comunidade realiza workshops, meetups e conferências de capacitação técnica e desenvolvimento pessoal, promovendo a conscientização sobre igualdade de gênero no mercado de TI.

“As participantes irão aprender sobre planejamento de carreira e preparação para processos seletivos. Nesta primeira edição online, também aprenderão sobre algumas das áreas que têm uma alta demanda de contratação, como Cloud Computing, Inteligência Artificial e Cibersegurança”, explica Cynthia Zanoni, fundadora da organização WoMakersCode e uma das organizadoras da maratona.

Como inspiração para as mulheres que almejam iniciar nesse mercado, o evento teve o cuidado de organizar uma agenda somente com mulheres palestrantes, que são profissionais na área de tecnologia e recrutamento.

Entre elas está Alessandra Karine, Vice-Presidente de Vendas do Setor Público e Líder de Diversidade e Inclusão da Microsoft Brasil. No dia 1º de junho, a executiva falará sobre o mercado de tecnologia, as áreas com mais oportunidades e empregabilidade, e também sobre inclusão de mulheres no setor.

“Espero contribuir para a expansão do conhecimento e o estímulo de mulheres nesse mercado tão cheio de oportunidades como é o de tecnologia. Iniciativas como essa da WoMakersCode vão ao encontro do que a Microsoft acredita em relação à diversidade e inclusão. Na Microsoft não nos restringimos em ter um número maior de mulheres, nosso objetivo é ter na empresa um reflexo do que temos na sociedade”, afirma Alessandra.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres.

Com o Hacking de Carreira, a WoMakersCode pretende impactar mulheres e empresas em todo o Brasil, gerando mais oportunidades na área da tecnologia e incentivando o fortalecimento da diversidade no mercado, que ainda é muito masculino. As inscrições e a programação completa podem ser acessadas no site.

Serviço

Evento – Hacking de Carreira – Maratona de Carreira na Tecnologia para Mulheres

Quando: de 1º de junho a 03 de julho

Quanto: Gratuito

Inscrições e mais informações no site

 

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Fortnite é banido da App Store e do Google Play Store

Fortnite, um dos jogos de batalha mais conhecidos da atualidade, foi removido da App Store da Apple e do Google Play Store. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Em resumo: a Epic Games, desenvolvedora do jogo, lançou uma forma de pagamento direta no iOS e no Android para evitar a “fatia” que precisa pagar à Apple e ao Google. Assim, aqueles que comprarem direto com ela ganham um desconto de 20% em relação a quem adquire pelas lojas mobile tradicionais.

Com isso, o download foi banido faz alguns dias pelas empresas pois, segundo as gigantes, o recurso da desenvolvedora vai contra as diretrizes de suas lojas, que informa que qualquer aplicativo digital precisa usar os próprios sistemas de pagamento da Apple e do Google.

Ao disponibilizar a nova opção, a desenvolvedora ficaria com todo o lucro das transações.

Como resposta ao bloqueio, a Epic Games lançou uma campanha que levanta a hashtag “#FreeFortnite” no Twitter e redes sociais. Em nota oficial, a desenvolvedora criticou o bloqueio do jogo na loja e as taxas aplicadas pela mesma e convocou o público para apoiar a ação que chamou de “luta contra @AppStore”.

“Atualmente, não há como economizar se os jogadores usam as opções de pagamento de Apple e Google, nas quais Apple e Google ficam com a elevada taxa de 30% em todos os pagamentos”, ressaltou a companhia em nota oficial.

O Fortnite é um dos games mais populares do mundo e está disponível para baixar no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e em celulares Apple e Android. De acordo com dados do SensorTower, só no iOS o jogo fatura US$ 30 milhões mensais. Ou seja, 30% desse valor para a Apple é cerca de US$ 10 milhões.

A nova opção de pagamento direto da desenvolvedora faz parte do “Fortnite mega drop”, ação que deu descontos permanentes para os V-Bucks, moeda digital do game. Basicamente, ao comprar V-Bucks pela loja oficial, o jogador teria duas opções: o novo pagamento direto e o pagamento pelo loja digital. No entanto, o pagamento direto contaria com um preço reduzido, enquanto na loja oficial o V-Bucks custaria o mesmo preço de sempre.

Por conta da remoção, a desenvolvedora entrou com um processo na justiça de São Francisco, alegando que a dona da App Store estaria com postura anti-competitiva. O argumento da Epic é de que a gigante não pratica a mesma taxa em programas no macOS, em que desenvolvedores podem oferecer produtos com apenas 3% de taxa, ou seja, um décimo do cobrado na App Store.

A movimentação jurídica ainda indica o posicionamento da Epic, quando ela aponta que não quer compensações financeiras no caso. “A Epic não busca nem mesmo um tratamento favorável para si mesma, como uma companhia única. Pelo contrário, está buscando um alívio injuntivo que permita a competição justa nestes dois mercados, que afetam centenas de milhões de consumidores e dezenas de milhares, se não mais, de desenvolvedores terceiros”, completou a empresa.

Em resposta, tanto a Apple quanto o Google informaram que buscarão conversar com a Epic para tentar resolver a situação e colocar o Fortnite novamente em suas plataformas.

 

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Um olhar além dos números

Por Carlênio Castelo Branco *

Uma das formas mais eficazes de mostrar a eficiência da nossa empresa para o mercado é de fato apresentar o que fazemos, como fazemos e os resultados que trazemos. No entanto, em um cenário atípico como este que vivemos hoje, é inevitável repensarmos sobre nossas vitórias, inclusive para que possamos ter um olhar cada vez mais otimista para o futuro.

Dentro da realidade da empresa onde atuo hoje, lidamos diariamente com mais de 12 mil clientes, de segmentos, portes e realidades diferentes. Players de peso no mercado que confirmam a importância do nosso trabalho no cenário de negócios.

Mas, em dias de crise, isso significa muito mais do que contratos fechados. Foi pensando sobre isso que cheguei a esta pergunta: quanto a sua empresa tem sido essencial para que outros negócios se mantenham em pé diante de uma crise?

A tecnologia está ganhando ainda mais relevância neste contexto, afinal, muitas companhias estão operando à distância neste momento, lidando com colaboradores, contratações, novos projetos, e tudo que em um período normal faríamos em um ambiente físico – juntos, lado a lado.

Com inovação estamos conseguindo atender necessidades essenciais com uma excelência que tem feito muitas empresas a mudar inclusive a sua cultura.

Sem falar no e-commerce. O mercado online cresce mês a mês, e junto a ele a experiência do cliente segue no radar do marketing e da logística, que não podem falhar neste momento tão importante para todos nós.

Nós da área de inovação ganhamos espaço, mas não é só isso. Uma empresa se torna mesmo essencial a partir de um raciocínio que vê além dos números, e que enxerga as “dores” de seus clientes com o entendimento de que períodos negativos também possuem começo, meio e fim.

Independente do seu serviço e atuação, é preciso criar uma flexibilidade e uma inteligência para usar cenários negativos para atender necessidades e fortalecer relacionamentos.

Por aqui nesses mais de dez anos, o relacionamento e a parceria sempre foram ferramentas que fizeram parte do nosso crescimento. Foi por meio desta receita que atingimos e superamos as nossas metas ano a ano. Com base nesta experiência convido você a quebrar paradigmas, com um olhar que não desvia dos números, mas que sempre pode ir muito além deles.

* Carlênio Castelo Branco é CEO da Senior Sistemas

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5G, IoT e OT desafiam o profissional brasileiro de TI a se reinventar em 2022

Por Luis Arís *

Em 2022, os profissionais brasileiros de TI e Infraestrutura estarão, mais do que nunca, num intenso processo de transformação. Com seu passe cada vez mais valorizado – pesquisa da Softex de julho de 2021 mostra que o Brasil terá um déficit de 408 mil profissionais até o final deste ano – , essa categoria tem tido de antecipar várias ondas de inovações, entregando novos skills e conhecimentos técnicos às organizações onde atua. O grande desafio imposto por esse avanço ao profissional de TI é a contínua busca de integração entre pessoas, ambientes e tecnologias que ou são disruptivas ou, antes, operavam de forma isolada.

A chegada da rede 5G – a nuvem das nuvens – torna esse quadro ainda mais complexo. Uma de suas bases é o Edge Computing, com um papel cada vez mais estratégico no suporte a aplicações IoT em todas as verticais da economia. A meta é diminuir a latência de modo a reduzir em milissegundos a velocidade de resposta de aplicações críticas para as empresas e para a economia brasileira como um todo.

Complexidade das nuvens e dos data centers aumenta
A transformação da infraestrutura de rede exige que o gestor de TI conquiste visibilidade e controle sobre nuvens baseadas em data centers que vão de soluções modulares até os grandes data centers centrais.  O desafio só aumenta: trata-se de equacionar simultaneamente a nuvem privada, pública e híbrida, centralizada (Cloud) ou nas bordas (Edge), e o perfil de data center mais adequado para cada um desses formatos.

Nesse contexto, a falta de profissionais também se faz sentir: pesquisa divulgada em janeiro de 2021 pelo Uptime Institute revela que, em todo o mundo e até 2025, o segmento demandará 300 mil novos profissionais. 50% dos 1100 líderes de TI e de data center entrevistados para esse estudo disseram enfrentar dificuldade para contratar candidatos qualificados, 38% a mais do que o identificado em 2020.

Uma análise mais detalhada de um único setor da economia – a indústria – ressalta ainda mais o perfil do profissional brasileiro que as organizações estão buscando em 2022. Estudo da Delloite divulgado em novembro de 2020 mostra que a falta de integração entre os ambientes e os times de TI e OT é um grande desafio. Isso é comprovado pela vulnerabilidade das organizações OT a ataques cibernéticos – segundo esse relatório, 90% das indústrias norte-americanas sofreram invasões que exploravam as brechas criadas pela falta de visibilidade sobre todos os ambientes digitais da empresa.

Integração entre OT e TI
O mesmo documento da Delloite mostra que, nos últimos 10 anos, a bandeira da Indústria 4.0 passou a exigir que as empresas se modificassem para integrar o chão de fábrica à área de TI.

Essa jornada é complexa. O chão de fábrica continua dependendo de protocolos e tecnologias muito especializados – é o caso de dispositivos IIoT (Industrial Internet of Things) com protocolos como SCADA, Modbus TCP ou OPC UA. No modelo IIoT, dados são gerados por sensores, dispositivos e maquinaria conectada. Esses dados ajudam o gestor a identificar tendências, antecipando insights sobre o que se passa no chão de fábrica e facilitando a tomada preditiva de decisões.

Para se chegar a resultados como estes, é necessário contar com um novo perfil de profissionais – pessoas que, além de conhecer em profundidade os meandros da OT e da TI, consigam compartilhar visões e ações.

Falta de componentes e problemas de logística
E, por fim, outro fator pressiona o profissional de TI brasileiro em 2022: a falta de componentes e appliances físicos para todo tipo de infraestrutura de TI. Estudo divulgado pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) em junho de 2021 mostra que 73% de seus associados estavam enfrentando dificuldades na aquisição de componentes.

Além da indisponibilidade de dispositivos digitais, a crise mundial de logística criada pela COVID-19 segue atrasando entregas e deixa ainda mais precários todos os tipos de infraestrutura de TI e de redes. Qualquer manutenção ou troca de componentes, por exemplo, pode deflagar uma crise na organização.

Como, então, lidar com esses desafios?
Uma estratégia possível é utilizar plataformas de monitoramento “White Label” baseadas em sensores que coletam medidas sobre o status de cada um dos elementos que constituem a rede, de roteadores a Controladores Lógicos Programáveis e UPS, de aplicações a processos de gestão.  O grande diferencial dessa tecnologia é recolher bilhões de dados gerados por milhares ou milhões de componentes físicos e lógicos e, a partir daí, em tempo real, construir uma análise preditiva e com alarmes sobre o comportamento do ambiente digital.

Trata-se de uma geração de software que se reinventa sem cessar, abraçando e analisando os mais diversos protocolos e gerando dashboards que vão da visão macro a mais granular. Sua missão é ampliar o controle do profissional de TI sobre redes 5G, data centers de Edge e Cloud Computing, IoT, IIoT e OT e, desse modo, suportar a continuidade dos negócios digitais.

Maturidade digital
Nos dois últimos anos, o dinamismo da economia digital brasileira foi tal que, primeiramente, aconteceu a expansão da superfície computacional e, só num segundo momento, e em alguns casos, a maturidade veio.
2022, no entanto, será um divisor de águas.

A heterogeneidade da TI explodirá e exigirá que os profissionais estejam vários passos à frente do próximo desafio digital. A boa notícia é que a busca pelo domínio sobre tecnologias díspares e em constante transformação já é uma realidade para o novo profissional de TI. São pessoas abertas para o outro, com o desejo de aprender diferentes linguagens e criar pontes entre inovações disruptivas e ambientes que, antes, existiam em silos. Quem trilhar esse duplo caminho de integração – entre pessoas e entre tecnologias – avançará em sua carreira e suportará o crescimento do Brasil em 2022.

* Luis Arís é Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler LATAM

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