Home Cultura Quiropraxia: Saiba tudo aqui!

Quiropraxia: Saiba tudo aqui!

Técnica refinada resolve problemas na coluna e nas costas; cuidado na escolha dos profissionais



Muitas pessoas já ouviram falar mas ainda têm dúvidas sobre o que é quiropraxia, e geralmente acabam se assustando ao ver um profissional “estalando” as costas ou o pescoço de um paciente. Mas calma, o processo é assim mesmo – e não doi!

Tivemos a possibilidade de conversar com Diego de Toledo, especialista da clínica Kumara, que esclareceu muitas dúvidas comuns de quem tem acesso a técnica e a esse tipo de tratamento.

A quiropraxia é uma profissão da área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e nos ossos por meio de um conjunto de técnicas que são capazes de ajustar as vértebras, músculos e tendões para a posição correta. “Isso no Brasil possui inclusive formação acadêmica, não sendo apenas um curso de poucas horas para formação”, afirma Diego, ressaltando a importância na escolha do profissional.

Finalidade
De acordo com Diego, a quiropraxia é um tratamento ao mesmo tempo completo e complementar, recomendado para diversas condições, mas especialmente para:

– Dor no pescoço, nos ombros, nas costas;
– Artrites e hérnias;
– Alongamento e soltura funcional de articulações;
– Enxaquecas e problemas no sono.

Como funciona
O quiroprata usa técnicas e equipamentos e faz determinados movimentos que ajudam na restauração e ajuste do posicionamento de vértebras e articulações para o local ideal – e assim aliviando dores e incômodos. Dessa forma ocorre uma diminuição da tensão muscular, aumentando o fluxo sanguíneo e dando a sensação de relaxamento e bem-estar.

Ele vai fazer uma uma avaliação completa da postura e analisar as articulações, analisando a amplitude dos movimentos. Após essa primeira avaliação, o quiroprata irá indicar um protocolo de tratamento, que consiste em uma quantidade de sessões definidas de acordo com os problemas da pessoa.

Durante a sessão o quiroprata faz uma série de manipulações na coluna, músculos e articulações, mobilizando os locais de dor. Ele também poderá te orientar a fazer exercícios para correção postural e técnicas de relaxamento muscular em casa – lembrando que o profissional não indica medicamentos e nem cirurgias. 

Quiropraxia: Saiba tudo aqui!
Diego de Toledo

“A manipulação é parte importante do atendimento, para entendermos exatamente onde está o problema e a forma correta de tratá-lo. Podemos completar a avaliação com exames de imagem, como raios-X e ressonância magnética, que geralmente o paciente traz quando nos procura”, afirma Diego.

É importante ressaltar que as técnicas da quiropraxia devem ser aplicadas por um profissional treinado, a fim de se evitar problemas desnecessários.

Contra-indicações
Se o atendimento for feito por um profissional gabaritado, os riscos para saúde são realmente muito pequenos e envolvem, basicamente, algumas dores após as sessões. Em alguns casos recomenda-se procurar primeiramente um ortopedista, principalmente quando a dor estiver acompanhada de dormência e perda de força nos braços ou pernas, e o suporte do quiropata se torna complementar.

“Nós já atendemos diversos casos graves na clínica, de pacientes que chegaram após se consultarem com diversos médicos e em todos eles tivemos uma melhora na mobilidade e especialmente na qualidade de vida do paciente. Esse deve ser sempre o foco, usar as ferramentas que temos disponíveis para auxiliar na correção de problemas, sejam posturais, sejam articulares”, conclui o especialista da clínica Kumara.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?
Previous articleSintavia contrata Brian Haggenmiller como diretor financeiro
Next articlePandemia acelerou a adoção da análise de dados nas empresas