Phishing ainda é principal causa de preocupação no que se refere à segurança corporativa

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Riscos ligados à cibersegurança continuarão sendo um aspecto que demanda atenção das empresas em 2022 e, dentre as principais táticas utilizadas pelo cibercrime para atingir seus objetivos, a engenharia social e o phishing ainda ocupam um lugar de destaque.

Dados do relatório Strategic Security Survey produzido pela Dark Reading apontam que, em 2021, 53% das organizações citaram o phishing (táticas que induzem o clique em links maliciosos) como causa direta de incidentes de segurança (em 2020 o percentual era de 51%). Para 58% das empresas consultadas, o phishing é a principal causa de preocupação no que se refere à segurança de endpoints e para 48% esta seria a causa mais provável de um incidente, caso ele ocorra.

Ataques miram todas as esferas da organização, e estão mais complexos
Dentre as muitas modalidades de phishing são dignas de destaque as que miram os CEOs e outros executivos de alto nível dentro das corporações, como o spear phishing (ou pesca com arpão) que ocorre a partir de um estudo prévio e coleta de dados sobre determinados usuários no intuito de fazer uma abordagem personalizada, que pode culminar com o roubo da credencial de um destes executivos (BEC ou Business Email Compromise).

De posse da credencial de um CEO o criminoso pode, por exemplo, solicitar recursos, transferências financeiras ou informações sigilosas sem levantar suspeitas em um ataque conhecido como CEO Fraud. A depender do alvo e do interesse, estes ataques podem atingir um alto grau de complexidade.

Um relatório recente divulgado pela Tempest Security Intelligence resgata o caso de um executivo de uma empresa do Reino Unido que relata uma conversa telefônica com o CEO da matriz da empresa (sediada na Alemanha), o qual solicitou a transferência urgente de mais de €200 mil para um fornecedor húngaro. Segundo o depoimento, a voz no telefone parecia em tudo com a do CEO da empresa, no entanto, a vítima na verdade conversou com um fraudador usando um sistema de deep fake.

De acordo com registros do IC3 (Internet Crime Complaint Center), órgão do FBI que centraliza queixas de golpe na Internet, o roubo de contas (de executivos ou não) gerou perdas financeiras de mais de US$ 1,7 bilhão no ano de 2019 e mais de US$ 1,8 bi em 2020. Tendo essa problemática em vista, há um consenso entre especialistas em segurança de que é fundamental que as empresas tenham soluções de Security Awareness, incluindo treinamento e conscientização para a segurança na rotina da empresa, de modo a posicionar os colaboradores como linha de frente da segurança do negócio.

Mesmo assim, há um longo caminho a percorrer. Uma pesquisa conduzida no final do ano passado pela National Cybersecurity Alliance detectou que 64% dos participantes não tiveram acesso a nenhum tipo de aconselhamento ou treinamento sobre cibersegurança.

Conscientização para os riscos
De acordo com o Gartner, existem três fatores de sucesso para um serviço de Security Awareness. O primeiro deles é ter a liderança alinhada a uma visão de conscientização da importância da segurança digital. O segundo são as métricas orientadas a resultados e indicadores comportamentais por meio de relatórios que indicam qual foi o engajamento dos colaboradores em treinamentos.

Por fim, vem a comunicação eficaz dos valores do negócio, um momento de aplicação dos insights obtidos nas etapas anteriores.

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Estudo aponta o impacto do acesso à Internet para o crescimento econômico dos países

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O mais recente Índice de Banda Larga Cisco (Broadband Index), divulgado hoje, revela que as pessoas nunca valorizaram tanto o acesso à Internet. De acordo com a pesquisa global sobre o acesso, a qualidade e o uso de banda larga doméstica, realizada com quase 60 mil trabalhadores em 30 países, incluindo o Brasil, o crescimento econômico e social não acontecerá sem acesso universal à internet rápida e confiável.

Três em cada quatro entrevistados, globalmente, acreditam que ter acesso à internet rápida e confiável é fundamental para o crescimento econômico e para uma população bem-instruída. No Brasil, 81% acreditam que a qualidade do acesso à internet é importante para o crescimento econômico do país, e para 78% dos entrevistados, uma boa rede é fundamental para garantir que a população esteja bem-informada e bem-instruída.

Os dados da pesquisa Broadband Index da Cisco ressaltam as preocupações com a exclusão digital: 65% dos entrevistados afirmam que o acesso à banda larga confiável e com preço acessível se tornará um grande problema, pois a conectividade se tornará ainda mais essencial para o acesso a oportunidades de emprego e educação. Mais da metade (58%), no mundo todo, diz que não conseguiu acessar serviços essenciais, como consultas médicas on-line, educação on-line, assistência social e serviços de utilidade pública durante o lockdown, devido a uma conexão de banda larga não confiável – índice parecido no Brasil, com 60% dos entrevistados.

Trabalho híbrido depende de Internet de qualidade
O sucesso do trabalho híbrido depende da qualidade e disponibilidade da internet. Globalmente, 75% dos trabalhadores afirmam que os serviços de banda larga precisam melhorar drasticamente para suportar essa nova maneira de trabalhar. No Brasil, essa visão é a de 82% dos entrevistados. Na média global, quase oito em cada 10 trabalhadores (78%) entrevistados afirmam que a confiabilidade e a qualidade das conexões de banda larga são importantes para eles, enquanto no Brasil esse número aumenta para 82%.

A dependência do acesso à Internet de alto desempenho é enfatizada pelo fato de que oito em cada 10 entrevistados (84%), sendo 88% no Brasil, usam ativamente sua banda larga em casa por quatro horas ou mais por dia. Enquanto isso, três ou mais pessoas usam a internet ao mesmo tempo em 60% dos lares.

Muitos profissionais que atuam remotamente precisam de mais do que um nível básico de conectividade para sustentar seus trabalhos. Para atender às demandas de conexão de banda larga, quase metade dos entrevistados (44%) planeja atualizar seu serviço de internet nos próximos 12 meses, globalmente. 

No Brasil, cerca de 4 em cada dez respondentes afirmam que seu uso de Internet deve aumentar no próximo ano e quase metade (49%) confirma que vai atualizar seu atual serviço de internet para o mesmo período.

“Internet segura, de alta qualidade e confiável é fundamental para que o trabalho híbrido funcione”, diz Jonathan Davidson, vice-presidente executivo e gerente geral de Mass-Scale Infrastructure Group da Cisco. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes provedores de serviços globais para mudar a economia da Internet e ajudá-los a redefinir essa infraestrutura, tornando a Internet melhor e mais acessível para conectar mais pessoas e empresas que dependem dela.”

Crucial para pequenas e médias empresas
Quase metade (48%) dos profissionais agora depende de sua internet doméstica para trabalhar ou administrar seu próprio negócio em casa. Isso é especialmente indispensável para as pequenas e médias empresas (PMEs), que não possuem os mesmos recursos e infraestrutura de TI das grandes corporações. Com o surgimento de um novo ambiente de negócios digital, os empreendedores e startups podem prosperar, promovendo a inovação em todos os setores. 

No Brasil, mais que a metade (56%) dos pesquisados afirma trabalhar ou gerir seus próprios negócios de casa.

De acordo com o Banco Mundial, as PMEs representam cerca de 90% das empresas e mais de 50% dos empregos em todo o mundo. Nos mercados emergentes, as PME criam sete em cada 10 empregos. A banda larga irá desempenhar, portanto, um papel fundamental no crescimento e evolução desta categoria de negócio essencial.

Segurança é vital
Para trabalhar de qualquer lugar, os profissionais precisam se conectar às redes e aplicativos de sua empresa também fora do escritório, acessando dados privados em vários locais, por meio de vários dispositivos e de redes públicas e privadas.

Os trabalhadores estão se tornando cada vez mais conscientes de que segurança e proteção, bem como velocidade e confiabilidade, serão vitais para o bom desempenho do trabalho híbrido. Mais da metade das pessoas que trabalham remotamente em período integral ou de forma híbrida pagariam mais para garantir uma conexão de banda larga segura e veloz.

Uma banda larga rápida e segura é chave para impulsionar o sucesso dos negócios, o crescimento econômico e as oportunidades sociais em todo o mundo. “A conectividade é um dos pilares da verdadeira cidadania, já que permite o acesso da população a diversos serviços públicos, e a indústria e governos têm um papel fundamental neste processo”, afirma Giuseppe Marrara, diretor de Políticas Públicas da Cisco do Brasil.

“Enquanto os provedores de serviços devem focar no aumento da velocidade e confiabilidade das conexões de banda larga no Brasil, o governo tem o papel importante para criar políticas para fomentar esse desenvolvimento e garantir o acesso universal à população”, completa.

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Amdocs expande soluções de 5G para acelerar experiências de redes 5G standalone

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A Amdocs anunciou a expansão de suas ofertas 5G Value Plane para atender às emergentes redes 5G standalone. Ao incorporar a automação completa da rede em todos os aspectos do negócio, os provedores de serviços de comunicação (CSPs) podem liberar todo o potencial do 5G.

Embora a promessa de novos casos de uso e modelos de negócios 5G seja alta, a realidade se aproxima rapidamente à medida que os CSPs procuram oportunidades reais de monetização 5G para justificar seus investimentos. O potencial mais amplo do 5G está na capacidade de alavancar a rede 5G de diferentes maneiras, incluindo novos paradigmas de operações automatizadas e dinâmicas adaptados às necessidades específicas de aplicativos, parceiros e empresas – uma evolução da rede “tamanho único”.

Karl Whitelock, vice-presidente de operações e monetização de CSPs da IDC Research, disse: “Há muito o que considerar em relação ao futuro das redes 5G. Ao identificar novos casos de uso, um ponto importante é abordar essas oportunidades agora – não mais tarde – para garantir  a preparação de toda a empresa. Para lidar com as complexidades, áreas como orquestração, automação, IA e machine learning, em toda a rede, tornam-se cruciais à medida que novas oportunidades de negócios e monetização surgem.”

A expansão da solução 5G Value Plane da Amdocs está integrada à orquestração de serviços de ponta a ponta, a fim de fornecer gerenciamento de fatiamento e orquestração de rede orientadas para negócios em tempo real, bem como o posicionamento dinâmico e ideal de funções de rede e operações autônomas orientadas pela tecnologia IA em todo o ciclo de vida. A expansão dessa rede também impulsiona novos casos de uso em torno do Network Data Analytics (NWDAF), quando utiliza dados de rede para oferecer suporte à automação aprimorada, operações de loop fechado, autorrecuperação e garantir o desempenho de novos serviços 5G monetizáveis.

A Network Exposure Function (NEF) também fornece uma plataforma para acesso à rede e recursos “as-a-service”, que expõe a funcionalidade 5G a um rico ecossistema de parceiros.

As soluções 5G da Amdocs expandiram-se consistentemente para atender ao 5G Value Plane , que permite aos provedores de serviços de comunicação inovar, lançar, executar e monetizar novas experiência as incríveis para seus clientes. Com uma abordagem automatizada de ponta a ponta, que abrange gerenciamento de ciclo de vida completo, orquestração de serviços e rede, análise de dados, exposição de API, política e cobrança, o 5G Value Plane atua como um “cérebro” poderoso e bem distribuído. Ele capacita a integração perfeita de negócios, TI, empresas e parceiros em toda a rede 5G.

Com foco preciso no que é possível com o 5G, a Amdocs está trabalhando com o 5G Open Innovation Lab e colaboradores como a Microsoft para investir significativamente no desenvolvimento de casos de uso de última geração em torno de carros autônomos, conectividade rural, resiliência alimentar e empresas.

O esforço conjunto do Lab garante que startups em um amplo espectro de indústrias tenham a experiência necessária para construir o que há de futuro em computação de ponta, estabelecendo as bases de orquestração para futuras iniciativas que se tornarão a espinha dorsal de nossa sociedade digital.

Anthony Goonetilleke, presidente de tecnologia e chefe de estratégia do Grupo Amdocs, disse: “À medida que as redes autônomas 5G continuam sendo lançadas em todo o mundo, há imensos desafios para liberar todo o seu potencial. O sucesso requer uma estreita ligação entre os negócios e a rede, bem como recursos de automação robustos, para garantir que os provedores de serviços de comunicações possam oferecer experiências excepcionais para seus clientes e parceiros e monetizar de forma flexível esses serviços inovadores. O 5G Value Plan é a chave para desbloquear essa oportunidade para os provedores de serviços”.

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Carretas do Conhecimento da Fundação Grupo VW abrem mais de 600 vagas em São Paulo

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São mais de 630 vagas gratuitas para cidades e comunidades em todo o Estado de São Paulo

A Fundação Grupo Volkswagen está abrindo as inscrições para o projeto Carretas do Conhecimento no Estado de São Paulo, ofertando 636 vagas para cursos de capacitação profissional gratuitos nos municípios de Americana, Araraquara, Caçapava, Diadema, Matão, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião, Sumaré, Taubaté e Vinhedo. O projeto acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP). A partir deste ano, as aulas terão o seu retorno totalmente presencial em todo o Estado de São Paulo e as carretas serão levadas até comunidades, não apenas para os pátios do SENAI. 

Os cursos começam em março e haverá opções até o mês de setembro. A carga horária varia de 40 a 80 horas, com turmas de manhã, à tarde ou à noite, a depender da formação. Em 2022, são oferecidos cursos nas áreas Automotiva, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia, Nanotecnologia, Refrigeração e Climatização, Tecnologia da Informação e Vestuário.

Inscrições abertas para o curso de Nanotecnologia
A partir de hoje, já estão abertas as inscrições para 24 vagas no curso de “Nanotecnologia Aplicada a Indústria Automotiva” (SENAI Conde José Vicente de Azevedo, no Ipiranga, São Paulo/SP). As aulas têm início previsto para dia 28 de março, com turmas no período da tarde e noite. A seleção priorizará candidatos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os pré-requisitos para matrícula são:

• Ter no mínimo 16 anos de idade.

• Ter completado a 8ª série do Nível Fundamental.

• Ter disponibilidade em participar das aulas, nos horários e endereços estabelecidos.

Para matrícula e informações sobre os demais cursos no Estado de São Paulo, incluindo próximas datas de abertura de inscrições, entre em contato com as unidades abaixo (somente telefone e e-mail):

Americana – Escola Senai “Profº João Baptista Salles da Silva”

Curso: Ajuste e Reforma de Roupas (Têxtil e Vestuário)

Contato: Aline Domingos – aline.domingos@sp.senai.br

Araraquara – Escola SENAI “Henrique Lupo”

Curso: Polidor de Automóveis (Indústria Automotiva)

Contato: Tatiani Paschoal – tatiani.paschoal@sp.senai.br

Caçapava – Escola Senai “Felix Guisard”

Curso: Funileiro de Brilho (Indústria Automotiva)

Contato: Hingrid Lisboa – hingrid.lisboa@sp.senai.br

Diadema – Escola SENAI “Manuel Garcia Filho”

Curso: Técnicas para Instalação de Som Automotivo (Indústria Automotiva)

Contato: Paulo Lourenço – paulo.lourenco@sp.senai.br

Matão – Escola Senai “Oscar Lucio Baldan”

Curso: Ajuste e Reforma de Roupas (Têxtil e Vestuário)

Contato: Natália Nogueira – natalia.nogueira@sp.senai.br

Mauá – Escola Senai “Jairo Candido”

Curso: Pequenos Reparos em edificações – Elétrica (Construção Civil)

Contato: Jane dos Santos – jane.santos@sp.senai.br

Santo André – Escola Senai “A. Jacob Lafer”

Curso: Pintor de Obras (Construção Civil)

Contato: Camila de Souza – camila.souza@sp.senai.br

São Bernardo do Campo – Escola Senai “Almirante Tamandaré”

Cursos: Auxiliar de Eletricista (Eletroeletrônica); Programação em HTML5 e CSS3 (Tecnologia da Informação)

Contato: Daniele Macedo – danielle.macedo@sp.senai.br

São Carlos – Escola Senai “Antonio A. Lobbe”

Cursos: Funileiro de Brilho (Funileiro de Brilho); Técnicas de pequenos reparos em funilaria automotiva (Indústria Automotiva)

Contato: Jorge de Andrade – jorge.andrade@sp.senai.br

São José dos Campos – Escola Senai “Santos Dumont”

Curso: Técnicas de pequenos reparos em funilaria automotiva (Indústria Automotiva)

Contato: Silvia de Souza – silvia.souza@sp.senai.br

São Paulo (Aclimação) – Escola Senai “Carlos Pasquale”

Curso: Eficiência Energética para pequenos e médios consumidores (Energia); Projetos de Iluminação Aplicações (Energia)

Contato: Nathan Dolfini – nathandolfini@sp.senai.br

São Paulo (Brás) – Escola Senai “Francisco Matarazzo”

Cursos: Ajuste e Reforma de Roupas (Têxtil e Vestuário); Técnicas de Confecção de Rasteiras e Sandálias (Têxtil e Vestuário)

Contato: Magna de Oliveira – magna.oliveira@sp.senai.br

São Paulo (Ipiranga) – Escola Senai “Conde José Vicente de Azevedo”

Curso: Nanotecnologia Aplicada a Indústria Automotiva (Nanotecnologia); Funileiro de Brilho (Indústria Automotiva)

Contato: Lucimar Machado – lucimar.machado@sp.senai.br

São Paulo – Escola Senai “Horácio Augusto da Silveira”

Cursos: Sobremesas e Bolos Gelados (Alimentos e Bebidas); Doces e Salgados para Festa (Alimentos e Bebidas); Cookies, Petit Fours e Cupcakes (Alimentos e Bebidas)

Contato: Celeste Grangeia – celeste.grangeia@sp.senai.br

São Paulo (Santo Amaro) – Escola Senai “Ary Torres”

Cursos: Programação em HTML5 e CSS3 (Tecnologia da Informação); Instalador de Condicionador de Ar Tipo Split (Refrigeração e Climatização); Técnicas de Manutenção Preventiva de Refrigeração e Climatização (Refrigeração e Climatização)

Contato: Marcio Sousa – marcio.sousa@sp.senai.br

São Paulo (Vila Leopoldina) – Escola Senai “Mariano Ferraz”

Curso: Funileiro de Brilho (Indústria Automotiva); Polidor de Automóveis (Indústria Automotiva)

Contato: Vera Mendes – vera.mendes@sp.senai.br

São Sebastião – Escola Senai “Santos Dumont”

Cursos: Instalador de Condicionador de Ar Tipo Split (Refrigeração e Climatização); Técnicas de Manutenção Preventiva de Refrigeração e Climatização (Refrigeração e Climatização)

Contato: Silvia de Souza – silvia.souza@sp.senai.br

Sumaré – Escola Senai “Celso Charuri”

Curso: Eficiência Energética para pequenos e médios consumidores

Contato: Letícia Manegatto – leticia.menegatto@sp.senai.br

Taubaté – Escola Senai “Felix Guisard”

Cursos: Confeitaria Prática (Alimentos e Bebidas); Salgadeiro (Alimentos e Bebidas); Programação em HTML5 e CSS3 (Tecnologia da Informação)

Contato: Hingrid Lisboa – hingrid.lisboa@sp.senai.br

Vinhedo – Escola Senai de Valinhos

Cursos: Decoração de Bolos – Acabamentos com Bicos de Confeitar (Alimentos e Bebidas); Fabricação de Bombons Finos (Alimentos e Bebidas)

Contatos: Marcela Campanholi; mcampanholi@sp.senai.br

Sobre as Carretas do Conhecimento

As carretas são escolas móveis que contam com infraestrutura completa, espaços para aulas teóricas e oficinas destinadas a atividades práticas, para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento e aprimoramento das competências socioemocionais. Além do Estado de São Paulo, o projeto também acontece em Resende (RJ), realizado pela Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Firjan SENAI Resende, e no Paraná, em conjunto com a Volkswagen do Brasil, Governo do Estado e SENAI-PR.

Acesse a página da iniciativa e saiba mais.

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Conheça 5 tendências tecnológicas em nuvem para 2022

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Nos últimos anos, as empresas investiram fortemente em Transformação Digital e digitalização de seus processos, com o objetivo de ganhar mais autonomia e rapidez em seus processos. Segundo um levantamento do Gartner, a expectativa é que os investimentos corporativos de TI alcancem US$ 1,8 trilhão em 2025, impulsionados principalmente por Cloud Computing que representará mais de US$ 900 bilhões.

Um dos movimentos mais comuns visto pelo mercado de tecnologia tem sido o reforço do uso de recursos já estabelecidos, como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e tantos outros, em um ambiente em nuvem, o que aumenta muito as expectativas para os próximos anos.

De acordo com Maurício Fernandes, CEO da Dedalus, o mercado está aquecido e se apropriará ainda mais do que já foi conquistado em 2021. “Entender a importância da transformação digital dentro de uma empresa é primordial para que ela se mantenha num patamar competitivo. Independentemente de seu tamanho, as empresas que não se adequarem às tendências tecnológicas correm o risco de ficarem para trás”, diz o executivo.

De olho no mercado, veja abaixo algumas das principais tendências que devem fazer a diferença no ambiente de nuvem para 2022:

Arquiteturas multicloud
Envolve o uso de várias soluções de nuvem e vários fornecedores. A arquitetura multicloud pode ser uma mistura de nuvem pública e privada, ou pode ser composta apenas por soluções de nuvem pública.

As empresas que buscam jornadas de nuvem híbrida e multicloud tiveram maior probabilidade de gerar aumento na receita nos últimos 12 meses, concluiu a pesquisa realizada pela The Harris Poll e patrocinada pela Microsoft que aponta que 83% das empresas que operam em ambientes híbridos e multicloud relataram crescimento da receita, em comparação a apenas 58% de crescimento para os usuários que não utilizam ambientes híbridos ou multicloud.

IoT na gestão inteligente
A Internet das Coisas elevará ainda mais a penetração nos setores produtivos como agro e indústria, saúde e gestão das cidades. O ecossistema de sensores e dispositivos conectados à rede é essencial, por exemplo, para a expansão da automação das linhas de produção em larga escala.

O IoT combinado ao edge computing, machine learning, AI, 5G e softwares de gestão como o DCIM, colaboram de forma decisiva no monitoramento — frequentemente remoto – e manutenção de equipamentos, antecipando problemas e alertando quanto à necessidade de atualizações de máquinas e sistemas;

Plataforma Cloud-Native
As plataformas nativas de Cloud (Cloud-Native) fazem parte de uma tecnologia que também surge como tendência para este ano. O termo surgiu para atender técnicas exigidas por desenvolvedores de software para implementar e manter aplicativos modernos em sua própria estrutura de nuvem. Agora, essa ideia passa a ser disponibilizada a todas as empresas que desejam controlar seu próprio sistema de armazenamento de maneira segura.

Gestão virtualizada de infraestruturas de TI
Também é uma tendência. Ao ser terceirizado, o gerenciamento é profissionalizado e qualificado, reduzindo os custos fixos operacionais das empresas e entregando mais performance ao negócio. Outros setores econômicos, como imobiliário, de construção civil e de turismo também já utilizam ferramentas de virtualização para a promoção de seus produtos e serviços.

Demanda por infraestruturas híbridas
Este amplo panorama revela a imensa necessidade das companhias, cidades e países por infraestruturas de TI que combinem resiliência, disponibilidade e eficiência energética em níveis inéditos na história até aqui. E, até pela complexidade do momento, a solução não pode ser única. Não por acaso, 90% dos negócios adotarão esta estratégia até o final deste ano, segundo relatório da IDC.

Seja para melhorar a performance ou desenvolver novos produtos ou serviços, gerenciar corretamente todos estes novos devices e ferramentas tecnológicas, coletar, processar e analisar imensas cargas de dados, contar com infraestruturas de TI híbrida capazes de dar respostas a desafios tão diversos em complexidade, tamanho e tempo é, portanto, fundamental para preparar empresas e cidades a este futuro que se apressa em chegar.

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Gartner diz que o papel do líder de segurança cibernética precisa ser reformulado

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Gartner, Inc., empresa global em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que o papel do líder de segurança cibernética precisa evoluir, à medida que as responsabilidades em torno dos riscos cibernéticos avançam das áreas de TI para um ecossistema cada vez mais distribuído dentro das empresas.  

De acordo com as mais recentes análises, os líderes de Segurança e Gerenciamento de Riscos (SRM) estão investindo significativamente mais esforços na avaliação e influência da “cibersaúde” para terceiros. Os funcionários estão tomando mais decisões com implicações de risco cibernético e, ainda assim, mais comitês executivos estão sendo estabelecidos com demandas fora do escopo do líder de segurança cibernética. 

Os analistas do Gartner avaliam que este cenário, com a migração das responsabilidades de proteção para grupos e equipes fora de TI, levará a um ambiente em que o líder de segurança cibernética terá menos controle direto sobre muitas das decisões que estariam sob seu escopo hoje. 

“Os líderes de segurança cibernética estão esgotados, sobrecarregados e no modo ‘sempre ativo’”, diz Sam Olyaei, Diretor de Pesquisa do Gartner. “Este é um reflexo direto de quão elástico o papel desse especialista se tornou na última década, devido ao crescente desalinhamento das expectativas entre as partes interessadas dentro de suas organizações.” 

A responsabilidade por riscos cibernéticos se expandirá além da TI – Oitenta e oito por cento dos conselhos consideram a segurança cibernética como um risco comercial e não apenas um problema técnico de TI, indica uma pesquisa recente do Gartner. Treze por cento responderam instituindo comitês específicos de segurança cibernética supervisionados por um diretor dedicado. 

O Gartner prevê que pelo menos 50% dos executivos de nível C terão requisitos de desempenho relacionados ao risco e gestão de segurança cibernética incorporados em seus contratos de trabalho até 2026. 

Isso afeta a pontualidade e a qualidade das decisões de risco das informações, que estão sendo cada vez mais tomadas por partes interessadas e fora da linha de visão da TI ou da segurança. Em resposta, o Gartner espera ver uma mudança inevitável na prestação de contas formal aos líderes de negócios que são responsáveis ​​perante o CEO pela entrega de objetivos estratégicos, como receita e satisfação do cliente. 

À medida que a responsabilidade formal pelo risco cibernético muda para os negócios, os analistas do Gartner destacam que o papel do líder de segurança cibernética deve ser reformulado para ter sucesso. 

“O papel do CISO deve evoluir de ser a pessoa responsável ‘de fato’ pelo tratamento de riscos cibernéticos, para ser responsável por garantir que os líderes empresariais tenham as capacidades e o conhecimento necessários para tomar decisões informadas e de alta qualidade sobre riscos de informações”, afirma Olyaei. 

A segurança cibernética será incluída nas divulgações ESG – O interesse dos investidores, a pressão pública, as demandas dos funcionários e as regulamentações governamentais estão fortalecendo os incentivos para que as organizações rastreiem e relatem metas e métricas de segurança cibernética dentro de seus esforços ambientais, sociais e de governança (ESG) como um requisito de negócios. 

Como resultado, o Gartner prevê que 30% das grandes organizações terão metas ESG compartilhadas publicamente com foco em segurança cibernética até 2026, contra menos de 2% em 2021. 

“As expectativas de que as organizações deveriam ser mais transparentes sobre seus riscos de segurança aumentaram, resultando na demanda pública por maior transparência em seus relatórios ESG”, observa Claude Mandy, Diretor de Pesquisa do Gartner. “A cibersegurança não é mais apenas um risco para a organização, mas um risco social.” 

Como consequência, os líderes de SRM terão cada vez mais que demonstrar um compromisso organizacional para reduzir os problemas sociais que podem surgir de incidentes de segurança cibernética, como violações de dados de informações pessoais de clientes; potenciais preocupações de segurança do uso de sistemas ciber-físicos; potencial para uso indevido e abuso em seus produtos; e ciberatividade maliciosa contra infraestrutura crítica. 

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Startup de educação lança cinco cursos EaD sobre educação corporativa

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Campinas, SP 15/3/2022 – Localizada no Parque Tecnológico da Unicamp, empresa disponibiliza certificações nas áreas de Lean, excelência operacional, tecnologia e carreira e liderança [200 caracteres]

A educação corporativa é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades dentro das organizações, em especial para atingir as metas institucionais e fortalecer a cultura do aprendizado contínuo. Programas de capacitação, treinamentos e consultorias são algumas das estratégias que as empresas adotam para se manterem competitivas no mercado, ganhando destaque pela excelência na prestação de serviços e por seus produtos.

Mas, além de empresas, profissionais também podem ser beneficiados diretamente pela educação corporativa. Uma vez que ela possibilita atualização em relação às principais demandas de mercado, qualquer pessoa interessada em proporcionar o próprio desenvolvimento profissional pode realizar capacitações na área. A relevância deste tipo de educação se evidencia pelo seu valor como capital intelectual em um modelo de sociedade informacional como a atual.

Pensando em proporcionar uma experiência educacional única, pautada em conhecimentos sólidos e linguagem simples, a startup FM2S Educação e Consultoria, está lançando durante o mês do consumidor cinco cursos na área de educação corporativa. As certificações são sobre Lean, excelência operacional, tecnologia e carreira e liderança e estão abertas ao público geral, por tempo limitado.

Na área de formação Lean foram disponibilizados dois cursos. Design Thinking, com o objetivo de capacitar o cursista a ter uma visão inovadora sobre a resolução de problemas e melhoria de processos, e SMED – Setup rápido, uma capacitação que visa reduzir o tempo de setup de uma máquina, fazendo com que o equipamento leve menos tempo para ser ligado.

Com foco em desenvolver a carreira e liderança, o curso de Gestão do Tempo visa aperfeiçoar a gestão do tempo no ambiente corporativo, ensinando o estudante a organizar as demandas e tarefas com eficácia. Em um novo formato de ensino EaD na plataforma da FM2S, o laboratório Introdução à Linguagem Python é uma capacitação que está sendo lançada no mês de março e que possui formato prático, pois trata-se de um laboratório online. O cursista, ao fazer o exercício, imediatamente receberá o feedback sobre o código elaborado, informando se ele funciona corretamente ou não.

Na área de excelência operacional a empresa lançará no dia 22 de março o curso Tratamento de Não Conformidades (TNC), no qual o aluno irá aprender a identificar os tipos e classificar as várias não conformidades que acontecem nos processos, com base nas diretrizes das principais normas, aprimorando processos e promovendo a melhoria contínua com eficácia.

Os cursos Design Think, SMED, Gestão do Tempo e Introdução à Linguagem Python fazem parte do programa de assinaturas da empresa, e estão sendo disponibilizadas ao público, até 31 de março, garantindo certificação aos alunos que concluírem o treinamento e acesso por 1 ano à plataforma EaD. Já a capacitação Tratamento de Não Conformidades é exclusiva para assinantes. Autônomo, estudante, funcionário de uma empresa consolidada ou emergente, trainee, estagiário e outros, essa pode ser uma oportunidade de investir no aperfeiçoamento profissional.

Para saber mais sobre os cursos disponíveis da FM2S, basta acessar os canais:

Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/

Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/

Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/

Website: https://www.fm2s.com.br



Tecnologia é o foco do investimento das empresas em 2022

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Florianópolis 17/3/2022 – A inovação que antes ocorria num ciclo de cinco anos, hoje dura no máximo doisLíderes brasileiros entendem que o crescimento tecnológico será incontrolável nos anos seguintes e empresas brasileiras decidem que será o foco de seu investimento.

De acordo com informações divulgadas pela Deloitte em uma pesquisa intitulada “Agenda 2022”, com cerca de 500 empresas cujas receitas somadas equivalem a 35% do PIB do Brasil, constatou-se que 96% delas têm a pretensão de investir seus faturamentos em transformação tecnológica no ano de 2022. 

O levantamento, realizado entre 26 de novembro e 20 de dezembro de 2021, apontou que as principais buscas das empresas são pelo desenvolvimento de aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%); infraestrutura (96%); gestão de dados (95%); segurança digital (95%); customer marketing (81%) entre outras áreas digitais que irão agregar valor às empresas. O mesmo estudo também aponta que as tecnologias emergentes ganham cada vez mais espaço nas empresas, sendo elas robôs móveis autônomos, digitalização do parque fabril e Realidade Virtual ou Aumentada e drones.

Conforme foi divulgado pela pesquisa da PwC, que contatou líderes dos quatro cantos do mundo sobre os entraves ao crescimento de suas organizações, no ano de 2019, as principais preocupações de investimentos eram focadas na falta das competências chave que as suas empresas necessitavam e os conflitos entre a China e os Estados Unidos e, atualmente, em nova apuração, a escalada de novos casos diários de Covid-19 foi elencado como uma das novas prioridades por praticamente metade dos pesquisados (47%).

Em divulgação feita pela IEEE, os líderes brasileiros em TI acreditam que o setor de serviços financeiros (54%), seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%) foram as três áreas mais impactadas pela tecnologia em 2021. Para 64% deles o crescimento tecnológico será incontrolável para os anos seguintes, e 48% acreditam que, nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs. Com relação às perspectivas de avanço, Michel Andrade, sócio da Agência Bossa Nova, acredita que “A inovação que antes ocorria num ciclo de cinco anos, hoje dura no máximo dois. Por isso é importante que as empresas estejam sempre atentas ao mercado tecnológico”.

Os líderes de tecnologia também apontaram que com a tecnologia de banda 5G que está chegando ao Brasil, muitas áreas serão beneficiadas, além de permitirem mais facilmente a mudança do trabalho presencial para a distância ou híbrido.

Website: https://www.agenciabossanova.com/



Mulheres somam 22,5% dos cargos de liderança em TI

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São Paulo, SP 21/3/2022 – Pesquisa revela aumento no número de mulheres líderes na área de tecnologia, porém em ritmo lento.

A Forbes noticiou recentemente que a consultoria Robert Half em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) divulgou uma pesquisa que mede e compara a motivação de homens e mulheres em todos os níveis hierárquicos quanto ao alcance de cargos de liderança. 

O resultado mostrou que a média das respostas são praticamente iguais, mostrando que ambos os sexos têm as mesmas ambições e medos, ou seja, com isso, sabe-se que a pouca quantidade de mulheres em cargos de liderança não é resultado da falta de motivação. Então, o que explica a discrepante diferença entre homens e mulheres em cargos de liderança?

É sabido que algumas profissões e cargos têm mais presença masculina e vice-versa. Geralmente, mulheres são mais vistas em áreas ligadas ao cuidado, enquanto os homens ficam com as partes que exigem força ou operações matemáticas como nas áreas de engenharia e tecnologia. A prova disso está na publicação das Estatísticas de Gênero feita pelo IBGE que mostra a proporção de mulheres entre os matriculados em cursos de graduação. 

O levantamento aponta que a área com maior predominância feminina é a de Bem-Estar com 88% das matrículas compostas por mulheres enquanto as áreas com menor representatividade feminina são respectivamente Engenharia e profissões correlatas com 21,6% e Computação e Tecnologias da Informação com 13,3%. 

A área tech ainda prevalece como um universo majoritariamente masculino. Mesmo depois do crescimento de vagas relacionadas ao setor de TI após a pandemia, ainda é possível ver o abismo que há entre homens e mulheres. Gisele Zambrano, Product Owner da empresa Vsoft, afirma: “Existem empresas que prezam pela igualdade, mas infelizmente existem pessoas que não seguem o mesmo pensamento. Vejo o mercado de tecnologia muito eclético, mas que ainda precisa quebrar paradigmas”.

Se em cargos ocupados por mulheres há um déficit a ser combatido, quando afunila-se para cargos de liderança, a situação acirra-se ainda mais. Estatística divulgada pela Statista mostra que no período entre 2015 e 2021, o número de mulheres em cargos de diretoria em escala global foi de 12,5% para 22,5%, um aumento de 10%. O aumento pode parecer expressivo, no entanto mostra que a diferença entre homens e mulheres segue significativa. 

Felizmente, algumas empresas de tecnologia estão enxergando esse cenário, seja através de oportunidades, direcionando vagas para mulheres, ou as promovendo a cargos de liderança. Um ponto importante a ser destacado é que não adianta receber mulheres se o ambiente de trabalho permanece o mesmo. É necessário que a mudança parta de dentro para fora, para que assim, outras mulheres se sintam confortáveis em ingressar no mercado tecnológico. Ana Rodrigues é uma das mulheres que atuam em empresas de tecnologia e possui cargo de líder. Ana iniciou suas atividades na empresa Vsoft como estagiária e em 2021 tornou-se a CFO da empresa e afirma que “o setor vem mudando ao longo do tempo, porém ainda é uma área onde vemos muitos homens, em todos os níveis”.

Website: https://www.vsoft.com.br/



Conheça os 4 principais tipos de liderança

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Ter colaboradores engajados com os objetivos da empresa é o sonho de qualquer gestor. Para isso, ter uma liderança no ambiente de trabalho é essencial para criar um ambiente mais saudável e engajador. Segundo um estudo da consultoria Right Management feita em 15 países, pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais. O líder tem o poder de inspirar, influenciar e desenvolver pessoas.

Um estilo de liderança impacta no clima organizacional e no comportamento dos funcionários. Mas é necessário que a formação de um líder seja qualificada para identificar a melhor forma de exercer essa função em favor da organização como um todo. Um líder que inspira confiança, desperta nas atitudes de um funcionário a mesma vontade de trabalhar para atingir, por exemplo, uma ascensão de cargo. Colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo em comparação aos outros, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia.

Mesmo com os estilos de liderança variáveis, as habilidades devem apresentar tais competências, como: assumir responsabilidades; comunicar sua equipe; ser flexível; e saber direcionar o melhor caminho para os funcionários atingirem as metas. “O papel de um líder é de extrema importância dentro das organizações. Empresas que apoiam o papel de seus líderes e de sua equipe possuem resultados mais eficazes. Líderes que aplicam o Marketing de Incentivo no processo de trabalho possuem uma devolutiva sobre a sua performance, de forma prática e eficiente”, ressalta Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, empresa de software de incentivo.

A liderança é uma peça importante para todos os níveis da empresa: estratégico, tático e operacional. Além de tudo, os líderes representam a própria empresa para os colaboradores, levando em consideração os aspectos de satisfação dos mesmos e sobretudo do clima organizacional. Um líder precisa estar à frente das decisões e se destacar pela empatia, justiça e imparcialidade. Com foco nisso, é necessário criar ações no ambiente que porporcionem ao funcionário o sentimento de pertencimento, a partir de premiações, descontos em lojas parceiras, viagens e/ou ascensão de cargo.

É preciso construir relações de confiança e entender os anseios de cada profissional para que ele possa crescer na carreira. Muitas empresas entendem a importância de criar líderes para coordenar uma equipe e buscam reconhecer cada vez mais o papel de cada um deles, levando em consideração os métodos de incentivo. De acordo com uma pesquisa do Google, o termo “liderança de equipe” apresentou 75% das buscas, em 06 de março de 2022.

Pensando nisso, citamos os 4 tipos de liderança para o gestor e/ou líder reconhecer as suas atribuições.

Confira:

Liderança Autocrática
A centralização de decisões é uma de suas principais características, onde as ordens são impostas aos funcionários. Em empresas de grande porte, ela ainda é considerada a liderança mais utilizada. Como é usada: É uma abordagem cabível em momentos nos quais não existe muita inovação, e visa o cumprimento de tarefas de forma mais rápida, organizando os times e sem existir uma participação da equipe nas decisões. Inserida em empresas que possuem um cronograma de trabalho bem estruturado. 

Características: O líder como o único tomador de decisões; pouca ou nenhuma delegação de tarefas; impõe regras. Benefícios: Controle de fluxos; agilidade na tomada de decisão.

Liderança Liberal
Essa liderança é o oposto da autocrática. O líder dá autonomia aos colaboradores que, por sua vez, também conseguem tomar decisões. Como é usada: Este estilo de comando é ideal para empresas que querem desenvolver independência em seus colaboradores, sem a necessidade de uma constante supervisão. É a descentralização do poder com a autogestão. 

Características: Cria uma maturidade nas relações entre o líder e seus liderados, onde os colaboradores exploram suas ideias durante o trabalho. Benefícios: Estimula a criatividade; demonstra confiança no time.

Liderança Democrática
Uma atuação conjunta entre o líder e os funcionários. As decisões são debatidas com os funcionários para alcançar os melhores resultados, mas a proatividade do líder é ideal para que as coisas ocorram da melhor maneira. Como é usada: Funciona melhor em organização focada em crescimento, pesquisa e aquisição de talentos. Empresas que incentivam a colaboração. 

Características: Liderança mais participativa e compartilhada; mente justa; construtores de consenso; adaptativos. Benefícios: Bom clima organizacional; valorização da equipe.

Liderança Situacional
Diante da complexidade de situações que o ambiente de trabalho gera, este líder é capaz de entender cada grau de desafio e se adapta conforme as circunstâncias para tomar uma decisão correta. Como é usada: Pode ser inserida em empresas que conseguem acompanhar as inovações tecnológicas e o ritmo frenético da globalização. 

Características: Inteligência; emocional saudável; visão sistêmica do ambiente e das pessoas. Benefícios: Inteligência emocional; visão mais estratégica.

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Pesquisa do Gartner alerta que apenas parte dos profissionais de TI têm intenção de permanecer em seus empregos atuais

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De acordo com a mais recente pesquisa do Gartner, empresa de pesquisa e aconselhamento para empresas, os trabalhadores de Tecnologia da Informação estão mais inclinados a deixar seus empregos do que os funcionários que exercem outras funções. O estudo indica uma intenção 10,2% menor de permanecer em suas posições em relação aos números de funcionários que não são da área de TI – essa é a menor entre todas as funções corporativas.  

Globalmente, apenas 29,1% de trabalhadores de TI do mundo têm intenção de permanecer em seus empregos atuais. A média é menor quando analisamos os números da Ásia (19,6%), Austrália e Nova Zelândia (23,6%) e América Latina (26,9%). Mesmo na Europa, a região com melhor desempenho, apenas quatro em dez funcionários de TI (38,8%) possuem intenção de permanecer nas empresas que os empregam atualmente.

Para preparar a pesquisa, o Gartner entrevistou 18.000 profissionais de todo o mundo no quarto trimestre de 2021, incluindo 1.755 funcionários do setor de tecnologia. As respostas foram coletadas em 40 países e em 15 línguas diferentes.  

“Embora a retenção de talentos seja uma preocupação comum para os líderes de C-Level, os Chief Information Officers (CIOs) estão no epicentro da questão, com uma grande parte de sua força de trabalho em risco”, diz Graham Waller, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Já existem empresas de TI implementando novas políticas de retorno ao escritório apenas para enfrentar demissões em massa, revertendo o curso de suas ações. Os CIOs provavelmente terão que defender mais flexibilidade no desenho do novo formato de trabalho do que o resto de suas organizações, pois os funcionários de TI são os mais propensos a sair de seus empregos, diante da maior demanda do mercado e maior interesse pelo trabalho remoto do que outros funcionários.” 

O desafio de retenção de talentos de TI varia de acordo com a faixa etária e a região. Por exemplo, trabalhadores de TI com menos de 30 anos relatam duas vezes e meia menos probabilidade de permanecer do que aqueles com mais de 50 anos. 

Os dados mostram que políticas de trabalho mais flexíveis e centradas no ser humano podem reduzir o atrito e aumentar o desempenho. Em uma pesquisa do Gartner em 2021, feita com 3.000 funcionários de uma ampla variedade de setores, funções e geografias, 65% dos funcionários de TI disseram que a possibilidade de trabalhar de forma remota ou híbrida afetariam suas decisões de permanecer na organização. 

Analistas do Gartner indicam que os CIOs devem usar uma abordagem orientada por dados para identificar os trabalhadores que estão em maior risco, e quais são os mais valiosos, para propor adaptações nas políticas de trabalho híbridas para manter suas equipes engajadas e com alto desempenho. 

Um modelo de trabalho centrado no ser humano pode melhorar a atração e retenção de talentos, assim como os resultados dos negócios. Para alcançar estes sucessos, o Gartner aconselha os líderes a repensarem suposições desatualizadas sobre o trabalho e que são desnecessariamente limitantes, incluindo: 

– Horário de trabalho — As empresas progressistas estão capacitando pessoas e equipes para decidir quando fazem seu melhor trabalho, sendo pioneiras em novos horários e com a semana de quatro dias. 

– Uso do escritório — A pandemia quebrou o mito de que os funcionários só podem trabalhar de verdade em um escritório onde os gerentes possam vê-los. A maioria das organizações agora está planejando um futuro híbrido, com processos que reconheçam que os funcionários podem ser produtivos no trabalho remoto, como para a execução de tarefas que exijam maior foco, por exemplo, enquanto o escritório se torna mais adequado apenas para certas atividades de trabalho, como conexão humana e colaboração. 

– Reuniões — A cultura das reuniões começou na década de 1950, quando as pessoas tinham que se reunir fisicamente para tomar decisões. Agora, as ferramentas de colaboração assíncrona e síncrona permitem a tomada de decisão distribuída, colaboração e criatividade. “Os CIOs que adotam um design de trabalho centrado no ser humano irão contratar, reter e superar aqueles que retornam aos paradigmas de trabalho da era industrial”, diz o analista do Gartner. 

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Zoom abre vagas para “caçadores de bugs” com recompensas que variam de US$ 250 a US$ 50.000

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O Zoom anunciou nesta terça-feira, 05/04, a abertura de novas vagas para o programa “caçadores de bugs”, iniciativa que incentiva pesquisadores de segurança a identificar e resolver imperfeições na plataforma. A empresa já trabalha com mais de 800 pessoas globalmente por meio da plataforma HackerOne, na qual profissionais são selecionados para testar os limites e recursos do Zoom.

Quando a pandemia chegou, no início de 2020, as reuniões do Zoom atingiram 300 milhões de participantes diários em poucos meses. Ficar à frente das ameaças cibernéticas emergentes e potenciais tornou-se uma prioridade na empresa que exigiu o aumento contínuo da segurança e da integridade da plataforma para manter seus usuários seguros. 

À medida que a segurança continua a se fortalecer, o Zoom aumentou o valor máximo de recompensas para refletir com precisão o tempo e o esforço investidos pelos pesquisadores. Em 2021 conseguiu atrair e fazer parcerias com profissionais renomados para reforçar sua postura de segurança e concedeu mais de US$ 1,8 milhão em 401 relatórios de bugs.

Comunicação virtual segura e protegida
A comunicação virtual segura e protegida é uma das principais prioridades do Zoom. A confidencialidade e integridade de mensagens e reuniões, bem como a disponibilidade e confiabilidade da infraestrutura global, são os principais focos de centenas de engenheiros de segurança da empresa.

Para acentuar seus recursos de defesa, o Zoom testa continuamente sua infraestrutura para identificar ameaças potenciais e as vulnerabilidades. Dessa forma a plataforma garante sua segurança e a dos usuários. Embora sua base seja testada todos os dias, a empresa acredita ser importante intensificar a proteção com novas iniciativas. 

O Zoom investiu ao se juntar a comunidade ética de hackers: uma equipe global e qualificada de profissionais. A empresa considera que casos extremos só podem ser detectáveis em determinadas circunstâncias que simulem os mais fiéis cenários possíveis. Tudo é feito por meio do programa Bug Bounty na plataforma da HackerOne, que é o fornecedor líder do setor para recrutamento e envolvimento com profissionais focados em segurança.

Os programas do Zoom são apenas para convidados, o que permite que as empresas escolham pesquisadores de segurança com base em seu trabalho anterior. O HackerOne calcula estatísticas para cada pesquisador com base em sua relação sinal-ruído, impacto nos programas para os quais contribuíram e reputação, o que ajuda a medir o quão relevantes e acionáveis serão suas descobertas.

A empresa quer expandir os esforços e trabalhar com mais hackers comprometidos com a ética em 2022. Quem estiver interessado em ajudar a tornar a plataforma mais segura, pode enviar um e-mail com o nome do seu perfil no HackerOne para bugbounty@zoom.us ou visitar a página de carreiras do Zoom para ver as vagas globais abertas nas equipes de Confiança e Segurança. 

Para mais detalhes sobre o programa e planos da empresa para o futuro, leia o blog do Zoom e explore a Central de Confiabilidade.

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Empresas de TI investem em capacitação para preencher vagas

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Com o avanço da transformação digital nas empresas e o avanço no desenvolvimento de diversas tecnologias, cresceu a demanda por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Outros fatores que colaboraram para esse cenário foi o crescimento do e-commerce e da adoção do modelo de trabalho home office durante o período da pandemia.

Para acompanhar essa movimentação do mercado, as empresas encontram muita dificuldade para encontrar profissionais qualificados no mercado. Os principais desafios na hora de selecionar os candidatos é a falta de preparo e conhecimento técnico na área. Isso se deve ao fato de a velocidade de abertura de novas vagas em TI ser maior do que as instituições de ensino conseguem formar novos profissionais.

De acordo com uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), houve um aumento de 14,4% na oferta de emprego na área de TI em 2021. Em contrapartida, um outro estudo da organização estima que o déficit de profissionais de TI deverá chegar a 797 mil profissionais até 2025.

Uma das saídas encontradas pelas companhias foi investir na capacitação dos candidatos e geração de novos talentos. Essa foi uma iniciativa tomada pela integradora de soluções multitech Ninecon.

“Há algum tempo as empresas de tecnologia convivem com um déficit de profissionais capacitados no mercado. Por isso, a Ninecon investe fortemente na capacitação e certificação dos seus consultores para continuar oferecendo um trabalho qualificado aos seus clientes. Essa iniciativa também promove o desenvolvimento de novas habilidades dos nossos colaboradores, o engajamento e, consequentemente, uma melhora na produtividade”, explica Edi Carlos Andrade, diretor de Talentos Humanos da Ninecon.

No último ano, a companhia investiu em mais de duas mil horas de treinamentos, conquistou mais de 60 certificações de implementação em cloud e mais de 90 certificações de especialistas em suporte.

Neste início de ano, a empresa abriu novas vagas de trabalho remoto em TI para funções como Consultor Oracle TOA, Consultor Funcional OTC, Desenvolvedor OIC, Consultor Funcional Oracle OTM, e Vendedor. Os candidatos podem encaminhar seus currículos pelo site da Ninecon se cadastrando em https://www.ninecon.com.br/trabalhe-conosco.



Podcast – Pandemia mudou todo conceito de Segurança da Informação

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Neste Podcast eu conversei com Eduardo Gonçalves – Country Manager da Check Point Software Brasil – e falamos sobre segurança da informação e suas implicações para as empresas de qualquer tamanho.

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Indiscutivelmente a pandemia provocada pela Covid-19 e o consequente confinamento mudou todo conceito de segurança da informação, que se consolidou com o trabalho híbrido.

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Congresso de TI Pocket: Trabalho Remoto Seguro – Aprenda como trabalhar remotamente com segurança

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No próximo dia 29 de junho, o Congresso de TI – um dos maiores eventos on-line do Brasil – apresenta o seu quinto evento pocket: Trabalho Remoto Seguro, que ocorrerá 2022, a partir das 9h. Neste ano, o Congresso está realizando uma série de pocket eventos mensais, com a finalidade de abordar assuntos importantes para a carreira de TI, por meio de uma jornada de aprendizado compartilhado que culminará com o grande Congresso que acontecerá no mês de outubro e com o EvoluTI Pro que terá seu retorno para as edições presenciais em dezembro. 

O evento parte da premissa muito clara atualmente de que o Any Where Office veio para ficar, mas muitos são os desafios dessa nova modalidade de trabalho. Como exemplo de desafio, estão os constantes ataques cibercriminosos dos quais os trabalhadores estão sendo alvo dia após dia.

Por isso, é preciso adaptar as medidas de segurança para manter os dados (pessoais e da empresa) protegidos. Neste evento, o participante terá a chance de aprender com especialistas:

  • Tudo o que você precisa saber sobre como trabalhar remotamente com segurança;
  • Como você deve se comportar nessa nova realidade.

Os palestrantes são CEOs, diretores, sócios de empresas e especialistas da área, que vão trazer um pouco da sua visão e experiência, para falar sobre todas as mudanças que o Trabalho Remoto sofreu e ainda vai sofrer.

Sobre o Congresso de TI
Ao longo dos seus nove anos, o Congresso de TI já impactou mais 150.000 expectadores, produziu grandes eventos anuais, totalmente gratuitos, com palestrantes renomados do mercado de TI e com uma comunidade exclusiva para networking. 

Para participar do Congresso de TI sobre Trabalho Remoto Seguro, basta realizar a  inscrição gratuitamente pelo link do evento. Com a inscrição é garantido o recebimento do certificado de participação ao final do evento e dos materiais complementares em seu e-mail. 

Este ano o Congresso de TI também lança a sua comunidade. Assim, é importante participar de todos os eventos para não ficar de fora da @SouComTI, que será umas das maiores comunidades de TI do Brasil.



PODCAST – Ford continua presente no Brasil e deve faturar R$ 500 milhões em 2022. Saiba como.

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Neste Podcast conversei com André Oliveira, diretor de engenharia da Ford para a América do Sul e falamos qual é o posicionamento atual da empresa no país.

Hoje ela tem 1.500 profissionais no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil na Bahia e está com planos de expansão para o Brasil, não na fabricação de automóveis, mas sim em pesquisa e desenvolvimento e deve faturar R$ 500 milhões em 2022.

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Podcast – Vida Moderna e Witec disponibilizam estúdio para o mercado

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A Editora VideoPress, detentora do Portal Vida Moderna e a empresa integradora de tecnologia Witec inauguraram um estúdio para a produção de Podcasts no dia 01 de julho de 2022, que já está disponível para o mercado.

Veja e/ou escute da maneira tradicional o Podcast com Guido Orlando Jr, CEO da Editora VideoPress e diretor de conteúdo e editor do Portal Vida Moderna e Marco Lagoa, CEO da Witec.

Nós batemos um papo bem descontraído onde contamos como o estúdio foi colocado em operação em apenas 15 dias e o que pretendemos realizar com ele a partir de sua inauguração.

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Podcast no estúdio
Veja o primeiro Podcast produzido no estúdio


Ouça o Podcast da maneira tradicional

Nós batemos um papo bem descontraído onde contamos como o estúdio foi colocado em operação em apenas 15 dias e o que pretendemos realizar com ele a partir de sua inauguração.

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Pesquisa revela salário acima dos R$ 386.000 por ano para desenvolvedores de TI

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Nos Estados Unidos da América, onde a procura por desenvolvedores com skills em segurança digital acontece há anos, os profissionais com esses diferenciais ocupam uma outra faixa salarial. Segundo a pesquisa “Average Security Software Developer Salary”, do portal de oportunidades de trabalho Payscale, em 2022 um desenvolvedor treinado em disciplinas de cibersegurança receberá, em média, um salário anual de US$ 73.980,00. Por mês, a remuneração ficaria na faixa de US$ 6.165,00 ou R$ 32.181,30, na conversão direta, com o dólar atual valendo R$ 5,22.

Estudo do IDC Brasil, divulgado em abril de 2022, revela que, no país, o investimento em nuvem chegará a R$ 12,2 bilhões até o final do ano. O segmento que mais cresce é a nuvem pública, que avançou 36% em relação a 2021. De acordo com o relatório “State of Application Strategy 2022”, levantamento realizado pela F5 a partir de entrevistas com 1.500 líderes de ICT Security de todo o mundo – incluindo 109 profissionais da América Latina -, mais de 75% das empresas estão implementando aplicações na nuvem.

Dentro do grupo de gestores, no Brasil, 84% afirmaram estar envolvidos em ao menos um projeto de transformação digital. O foco é na modernização de aplicações como o Internet Banking de um banco, ou o engine de vendas de um portal de e-Commerce, entre milhares de plataformas que, hoje, rodam de forma distribuída na nuvem.

Andrew Oteiza, Solutions Engineer Manager da F5 LATAM, conta que de acordo com o relatório anual Octoverse, do Github, o Brasil é o quinto maior país em número de desenvolvedores, mas que por um outro lado, a falta de conhecimento dos times que desenvolvem aplicações sobre as melhores práticas em segurança digital causam perdas aos próprios desenvolvedores, às organizações onde trabalham e à economia digital do Brasil. “Do ponto de vista da carreira do desenvolvedor, esse contexto coloca o profissional numa categoria comum”. Oteiza afirma isso com base na pesquisa “Qual é o salário de Desenvolvedor De Software no Brasil?”, realizada pela Glassdoor, em julho de 2022, indicando que os salários dos desenvolvedores brasileiros ficam na faixa de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 ao mês.

Para Andrew, da F5, fica claro, portanto, que a conquista de conhecimento em segurança digital traz dividendos ao desenvolvedor. Ele explica que a nuvem em seus vários formatos – privada, pública e híbrida – é o principal ambiente onde rodam as aplicações responsáveis pelos processos de negócios das organizações brasileiras e, que as empresas no Brasil estão cada vez mais atentas a esse desafio – encontrar desenvolvedores altamente treinados com skills em segurança -, e pagar altos salários por eles.



Podcast – O Empresário brasileiro precisa se profissionalizar

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Neste Podcast conversei com André Minucci, mentor de empresários, sobre qual é o perfil dos empreendedores brasileiros e como eles devem agir para terem sucesso nos negócios.

Segundo Minucci, o primeiro passo para uma gestão de sucesso é economizar dinheiro e seguir à risca uma planilha de gastos, para saber exatamente quanto entra por mês e quanto suas despesas comprometem no seu orçamento.

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Maior evento de profissionais de TI do país retorna presencialmente a São Paulo

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TDC BUSINESS retorna à São Paulo, entre os dias 22 a 24 de agosto, com evento em formato hibrido, ocorrendo presencialmente no espaço Pro Magno, em São Paulo, e com transmissão simultânea pela plataforma Hopin.  Em sua 16ª edição, o evento que traz como tema central: “Tecnologia para negócios transformadores”, e visa repetir o sucesso das edições anteriores, com expectativa de receber cerca de 4500 mil pessoas presencialmente durante os três dias de evento e mais de 15000 participantes interagindo na plataforma digital.

Ao todo, o encontro somará mais de 500 palestras em mais de 200 horas de conteúdo. Entre as novidades, pela primeira vez o evento irá apresentar as trilhas: ESG e Negócios de Impacto Social, que pretende mostrar o que está sendo feito no mercado e como a inovação é um propulsor de novas oportunidades socioeconômicas; além de Quantum Computing, que abordará o mercado quântico e seu impacto nos negócios, com  dicas de especialista para quem quer ingressar na área. Haverá, também, as trilhas de Engenharia de Dados e UX Writing, que também estreiam no evento.

Nesta edição, vale destacar a participação da presidente da Microsoft BrasilTânia Cosentino, que fará um mini talk sobre Inclusão e Diversidade; do vice presidente sênior de Tecnologia da OracleRodrigo Galvão, que fará a palestra: “Desconstruindo paradigmas para construir nosso futuro”;  e, do  cientista, professor e empreendedor, Silvio Meira, que falará sobre o tema: “Plataformas, efeitos de rede e ecossistemas figitais”. 

Segundo Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do Evento, “Estamos muito animados com o retorno dessa edição presencial em São Paulo, sabemos como as tecnologias podem impactar diretamente o sucesso dos negócios, e como a falta de profissionais sênior tem sido um desafio para as empresas. Vamos juntar tecnologia e negócios reunindo milhares de profissionais com muita experiência e várias das principais empresas do Brasil e do mundo, fisicamente em São Paulo, mas expandimos o alcance do conteúdo e das oportunidades com o evento completamente híbrido e a transmissão de 14 salas de conteúdo paralelo para a plataforma”.

O TDC BUSINESS terá cerca de 33 Trilhas Premium – cada uma composta por várias trilhas ainda mais especializadas, com temas como Agile; Arquitetura, API & Microservices; Cloud & DevOps; Design; Inovação & Transformação Digital; Inteligência Artificial & Dados; Testes; Web & Mobile; e outros.

Além disso, a edição contará, com o Community Pass, que apresentará mais 2 trilhas – Diversidade e Acessibilidade e Carreira e Mentoria –  e o Palco Stadium, um espaço que reúne um conteúdo totalmente gratuito, especialmente pensado para trabalhar as competências para evolução das empresas brasileiras, e a valorização das pessoas, sejam profissionais de TI ou aquelas que querem entrar nessa área.

O local, comtempla, ainda, uma seleção das melhores palestras de cada trilha totalmente gratuitas e em formato digital. 

“O TDC é um ambiente voltado para valorizar as pessoas, e buscar o lado humano da tecnologia. Com conteúdo de acesso fácil e gratuito, esperamos inspirar os profissionais a usarem esse ambiente para colaborar e conquistar espaços no mercado e impulsionar suas carreiras. O TDC é um ponto de apoio para que profissionais estabelecidos e novatos busquem suas próximas jornadas,” explica Yara.

Serviço

inscrições: https://thedevconf.com/tdc/2022/business/?utm_source=assessoria&utm_medium=release&utm_campaign=releasegeral

TDC BUSINESS

Quando: 22 a 24 de Agosto

Horário: 9h às 19h

Presencial: Pro Magno

Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras- São Paulo

Online: Plataforma Hopin

Sobre – The Developer ‘s Conference
O TDC é o maior evento relacionado ao desenvolvimento de software no Brasil conectando organizadores de meetups e eventos, palestrantes, empresas e patrocinadores em uma plataforma única. O TDC é uma conferência dinâmica com objetivo de apresentar os tópicos mais importantes de acordo com as necessidades locais e internacionais e, por esta razão, existem mais do que dez trilhas paralelas por dia. Cada trilha é como um evento independente de um dia inteiro e organizado por especialistas no assunto que são responsáveis por selecionar sete ou mais palestrantes via plataforma de Call4Papers.



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