Embora pareça uma ideia complexa, é possível se aposentar cedo para quem se planeja corretamente. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Mas antes de falar sobre o caminho para se alcançar a aposentadoria mais cedo, é importante revisitar seu conceito para entender do que se trata. O termo se refere ao afastamento remunerado do trabalhador, depois de cumprir suas atividades. Os requisitos para aposentadoria são definidos em cada país, e os benefícios são provenientes da previdência social ou privada.

Apesar de ser um grande benefício para o contribuinte no final de sua carreira, afinal, ele continua sendo remunerado por todos os anos de contribuição com o país, muitos trabalhadores tem buscado novas alternativas.

No Brasil, muito se deve aos possíveis rumos que a aposentadoria vai tomar caso a Reforma da Previdência seja aprovada. A boa notícia é que é possível planejar uma boa aposentadoria, até mais cedo do que o previsto, sem precisar contar com o INSS, no caso do Brasil.

Assim nasceu nos EUA o movimento conhecido como FIRE, ou Financial Independence, Retire Early, traduzido como independência financeira, aposentadoria cedo. Assim como o nome já indica, o movimento propõe a independência financeira e oportunidade de aposentadoria precoce para jovens trabalhadores de qualquer parte do mundo.

O movimento FIRE é bastante forte principalmente entre homens da área de tecnologia. A sua filosofia vai contra o modelo atual capitalista, que foca no consumo descontrolado e no desperdício, tanto de capital quanto de recursos, além do excesso de trabalho e pouco proveito do que se recebe.

A ideia do FIRE é mais do que apenas parar de trabalhar cedo, e sim de realmente aproveitar o que realmente importa, que são bons momentos acima de coisas. Não é preciso ter para usufruir.

Uma das bases do movimento é  planejamento e disciplina. Para conseguir se aposentar precocemente, é necessário planejar, e muito, cada detalhe do novo plano de aposentadoria. Quanto é necessário economizar mensal e anualmente, o que precisam abrir mão e abdicar no presente, para conseguir resultados a longo prazo.

É importante ter consciência de que para alcançar um certo nível de liberdade que o FIRE propõe, alguns sacrifícios serão feitos.  No entanto essa é uma grande vantagem para se conseguir a aposentadoria precoce. Quanto mais cedo se começa a planejar, mais tempo se ganha no final.

No entanto, alguns críticos do movimento afirmam que o movimento da aposentadoria precoce pode causar problemas para a economia. Principalmente no Brasil, onde a crise previdenciária é grave.

A perda de mão de obra no auge de sua capacidade produtiva acaba por reduzir consideravelmente as possibilidades de economia crescente e bem sucedida, e também diminuir o número de contribuintes. Um estudo indica que esse tipo de movimento poderia gerar perdas anuais de até R$ 36 bilhões para a economia brasileira.

Por isso há muitas dúvidas se esse movimento de aposentadoria mais cedo funcionaria completamente no Brasil. Como não há garantias do futuro para ninguém, e o movimento ainda é recente, os resultados ainda ficam em aberto.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Saiba os benefícios de se aposentar cedo

Veja também
Oito em cada dez brasileiros não se preparam para aposentadoria, mostra pesquisa
4 dicas para alcançar o bem-estar financeiro
Quer tirar férias e o chefe não deixa? Tire essa e outras dúvidas sobre o tema